segunda-feira, 9 de maio de 2011

Conselho Eleitoral do Equador confirma vitória do Sim

Conselho Eleitoral do Equador confirma vitória do Sim
  
Imagen activaQuito, 8 mai (Prensa Latina) O presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Omar Simon, confirmou hoje o triunfo do Sim nas 10 perguntas submetidas a plebiscito, segundo um relatório único baseado em um resultado amostral, cujos resultados foram qualificados por ele de sólidos ainda que não oficiais.

  Segundo Simon, os resultados oficiais serão divulgados no curso da próxima semana, mas considerou muito pequena a margem de erro da amostra, cerca de 0,5 por cento, o que mantém a a vitória do Sim nas 10 perguntas.

Este primeiro recorte amostral reflete uma porcentagem de votos brancos entre 4,8 e 7,2 por cento e uma flutuação de nulos entre 4,9 e 5,6 por cento.

Os resultados amostrais do CNE quanto ao voto pelo Sim e o Não confirmam a tendência da pesquisa feita em boca de urna, mas diminuem em várias perguntas as diferenças entre a maioria favorável e o voto pelo Não.

Enquanto isso, os principais porta-vozes da oposição reconheceram publicamente a derrota do Não, e alguns deles se pronunciaram na emissora de televisão Ecuador Decide a favor de um processo de acordo nacional.

Por sua vez, o presidente Rafael Correa comemorou desde ontem a vitória nas urnas junto centenas de militantes do Movimento Aliança PAIS, em frente a sua sede nesta capital no meio de uma grande alegria e cantando canções revolucionárias.

Correa destacou o cumprimento dos objetivos propostos de ganhar em 10 perguntas, em ao menos 18 das 24 províncias e de forma contundente, motivo pelo qual agradeceu o trabalho a mais de um milhão e meio de militantes do Aliança PAIS e das organizações afins.

Há um grupo da população que foi assustada, comentou Correa ao se referir à campanha da oposição, e lhes vamos demonstrar que tudo o que lhes disseram era falso.

Teremos, afirmou, uma justiça melhor, qualidade da comunicação social, lutar mais devidamente contra o crime organizado, contra a corrupção, vamos eliminar a exploração trabalhista, e dar um melhor ambiente aos jovens e adolescentes.

mem/prl/cc
Modificado el ( domingo, 08 de mayo de 2011 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário