sexta-feira, 2 de agosto de 2013

IV Semana Paulo Freire na UFSC

 Semana Paulo Freire na UFSC


02.08.2013  - Entre os dias 19 a 21 de agosto será realizada a IV Semana Paulo Freire, com o tema “Pedagogias latino-americanas para a transformação social”. O evento será realizado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A conferência de abertura será na segunda-feira, 29 de agosto, às 18h30min, no Auditório da Reitoria. O professor Carlos Rodriguez Almaguer (Icap/Cuba) ministrará a conferência “Pensamento Pedagógico Latino-Americano de José Martí”.

No dia 20 de agosto, às 9h, no auditório do Centro de Ciências da Educação (CED) será realizada a conferência “As ideias e as Contribuições de Paulo Freire ao pensamento pedagógico latino-americano”, com o professor Telmo Adams, da Unisinos (RS).

A jornalista Elaine Tavares (IELA/UFSC) fará a conferência do dia 21 de agosto, às 9h, com o tema “Simón Rodriguez e as alternativas pedagógicas latino-americanas”, no auditório do Centro de Desportos (CDS).

A programação também conta com minicursos e café filosófico. O evento é organizado pelo Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA), pelo Vitral Latino-Americano, Associação Cultural José Martí de Santa Catarina (ACJM/SC), Núcleo de Estudos sobre as Transformações do Mundo do Trabalho (TMT/CFH/UFSC), Núcleo de Estudos e Pesquisas Trabalho e Questão Social na América Latina (NPTQSAL/PPGSS/UFSC). Apoiam o evento: Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP), Instituto Paulo Freire, CDS e CED e Secretaria de Relações Internacionais (Sinter) da UFSC.

Mais informações:
Paulo Capela - 48. 96196276

Texto - Agecom/UFSC

terça-feira, 30 de julho de 2013

Cartilha do GTNUP sobre Produção do Conhecimento

 

 
Está disponível no sítio do Grupo de Trabalho Nacional de Universidade Popular a cartilha sobre Produção do Conhecimento, que inclui uma análise crítica do PL2177, que visa a instituir o Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.
A cartilha pode ser acessada e baixada no menu esquerdo do sítio do GTNUP:http://gtnup.wordpress.com/
O GTNUP foi criado em setembro de 2011 após o primeiro SENUP (Seminário Nacional de Universidade Popular) e tem como objetivo "o desenvolvimento da discussão iniciada em 2011 com o intuito de consolidar o debate de Universidade Popular e desdobrá-lo em ações práticas que acumulem forças para a ofensiva do movimento universitário". O GTNUP prioriza a discussão da estratégia para o movimento universitário, sem afastar-se da luta real e da construção concreta desta estratégia na própria luta diária pela transformação da universidade brasileira. Com isso cria-se "a necessidade de travar permanentemente essas lutas em novas formas, com mais fôlego e organização formando um bloco ofensivo", diz o texto de apresentação do GTNUP na referida cartilha.
--
Polo Comunista Luiz Carlos Prestes (PCLCP)
www.cclcp.org
imprensa@cclcp.org