sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Carta de amor de Adriana a Gerardo


Reproduzimos, traduzido de Granma Internacional, uma carta que Adriana Pérez O’Connor enviou ao seu marido Gerardo Hernández, preso em Victorville, Califórnia, e condenado a duas prisões perpétuas mais 15 anos.

http://www.granma.cubaweb.cu/2012/02/10/nacional/adriana_perez.jpgAmor, se aproxima o Dia dos Namorados e uma vez mais continuamos separados. Todos os anos dizemos o mesmo: este será o último!
Desejo despertar a teu lado e te abraçar como o fará a maioria dos casais, de quem hoje sinto inveja. Direito que nos arrebataram por muito tempo. Mais de catorze anos sem te beijar, sem te tocar, conformando-me apenas com ouvir tua voz em uma chamada, quando é possível, um postal ou algum detalhe graças à criatividade que te caracteriza e ao apoio solidário daqueles que oferecem seus esforços para arrancar de nós um sorriso de felicidade.
Revisando uns papeis e fotos, me detive nas últimas que nos tomamos no dia de meu aniversário em janeiro de 1998 e não pude deixar de pensar quão felizes nos encontrávamos e éramos nessa ocasião. Nossos olhos diziam tudo.
"Onde está minha primavera? Onde se escondeu o sol que meu jardim esqueceu, que a alma me secou?", como diz a canção.
Me descobri sonhando que já estavas livre, de volta para casa junto a mim e que com forte abraço te pedia que não voltasses a me deixar sozinha. Chega, tempo! Como costumas dizer.
Por isso, neste dia de felicidade, romance e oferendas não encontro melhor presente para ti que oferecer-te meu futuro, porque já és dono de meu passado e de meu presente.
FELICIDADES!!!
Por favor, regressa logo, te necessito, te amo.
Tua Bonsái,
7 de fevereiro de 2012
 

Ficha de inscrição / VI Brigada Internacional 1° de Maio

               
                                                 
                               -
Nome do brigadista :                                                        Sexo:
Local de nasc:                                                                   Data de nasc:  
Nacionalidade  e  Cidadania -
Endereço residencial:
    

Síntese da Programação da VI Brigada Internacional 1º de Maio

 23-04 a 06-05-2012

Abertura
Oferenda Floral  ao busto de Julio Antonio Mella
Atividade Oficial de Boas Vindas –
Plantar uma àrvore no Bosque Martiano
Apresentação Cultural
Noite Cubana

Síntese da Programação

                
                            VI Brigada Internacional 1º de Maio -2012

Informações Gerais sobre VI Brigada Internacional 1º de Maio

  Cuba - 2012

Esta Brigada é dedicada a 40º aniversário da fundação do CIJAM - Acampamento Julio Antonio Mella, local onde ficam os brigadistas.
Data: 22-04- 2012  a  06-05-2012

El Pentágono analiza el potencial militar sirio y prepara una nueva guerra


Publicado el 8 Febrero 2012

pentagono

El Pentágono está analizando el potencial del Ejército sirio con el objetivo de preparar una operación militar contra este país.
Según revela la cadena estadounidense CNN, el Departamento de Defensa de EE. UU. busca desarrollar una lista completa de todas las Fuerzas Armadas de Siria y averiguar tanto las tareas como objetivos concretos que tiene el ejército sirio, así como los riesgos que correrían las tropas norteamericanas en caso de que Washington decida desatar un nuevo conflicto armado.
“El Ministerio de Defensa está observando muy atentamente el desarrollo de la situación en Siria. Ninguna operación puede empezarse sin una planificación previa”, explicó a la cadena una fuente no revelada del Pentágono, al subrayar al mismo tiempo, que todas las investigaciones tienen un carácter previo y que todavía no se ha tomado una decisión final respecto a un posible ataque militar contra Siria.
Actualmente Siria, que padece desde hace casi un año un conflicto interno, se encuentra bajo una presión internacional que no deja de aumentar.
Hace tan solo unos días Hillary Clinton calificó el veto, impuesto a la nueva resolución sobre Siria por parte de Rusia y China en el seno del Consejo de Seguridad, de “una parodia” y reiteró que EE. UU. seguirá presionando al presidente sirio Bashar al Assad para que dimita.
A principios de febrero la Casa Blanca anunció el cierre de su embajada en Damasco, lo que hizo que varios países occidentales y del Golfo Pérsico también llamaran a sus embajadores a consultas.
Assad, por su parte, sigue asegurando que no piensa abandonar su cargo y continuará luchando contra “las bandas terroristas” que siembran la violencia y la muerte en su país.



URL del artículo : http://www.cubadebate.cu/noticias/2012/02/08/el-pentagono-analiza-el-potencial-militar-sirio-y-prepara-una-nueva-guerra/

Declaração de Solidariedade. XIX Brigada, 2012







DECLARAÇÃO DE SOLIDARIEDADE
 
Em 1959 Cuba fez a sua Revolução o que estimulou o surgimento de diversos movimentos de contraposição ao imperialismo em toda América Latina. Outra sociedade começava a se tornar realidade para um “outro mundo” possível. A partir de optar pela posição no campo socialista, neste momento os EUA iniciaram e ainda impõem um bloqueio econômico rigoroso e desumano. Há 50 anos o sistema politico socialista cubano é caluniado, difamado e descaradamente distorcido pela grande mídia mundial. Este resiste a todas as mentiras da imprensa dominante e manipuladora, a todas as investidas terroristas arquitetadas pelo governo dos Estados Unidos, resiste também com força e criatividade à escassez de bens, alimentos e a proibição de importar ou exportar novas tecnologias.
Apesar destas dificuldades, Cuba optou em diversas ocasiões por desenvolver ações solidárias junto a vários países, principalmente os mais pobres, como dar asilo político a companheiros latino-americanos perseguidos nos período duros da ditadura, ou o envio de profissionais cubanos de alta competência em missões humanitárias.
Cuba é hoje um país onde a seguridade social está garantida. Todos os cubanos e cubanas, de qualquer idade, tem direito à educação, em todos os níveis, sendo esta gratuita, totalmente subsidiada, de qualidade e avançada. O mesmo ocorre com demais direitos sociais: alimentação, saúde, pesquisa, habitação, lazer, aposentadoria, cultura, esportes.
Por tudo isso, os e as brigadistas da XIX Brigada Internacional de Solidariedade a Cuba nos colocamos em favor e a disposição para o enfrentamento, através da denúncia aberta dos seguintes pontos:
- Contra as campanhas caluniosas promovidas pelos monopólios imperialistas midiáticos;
- Pela libertação dos 5 heróis cubanos presos injustamente por lutarem em contra do terrorismo;
- Pelo fim do criminoso Bloqueio Econômico;
- Pela desativação da Base Militar de Guantánamo;
- Pelo respeito ao direito de escolha politica do povo cubano.
Para alcançar nossos propósitos nos comprometemos a:
- Desmistificar, a partir de nossa experiência vivida, a realidade cubana tergiversada, construída pelos meios de comunicação em função do imperialismo;
- Difundir o caso dos cinco heróis através de todos os instrumentos de comunicação que temos a disposição em cada território, para assim trabalhar pela libertação dos mesmos;
- Compromisso e adesão com a Revolução cubana e suas propostas democráticas, através de reavaliação de nossos valores e prioridades centrando-as mais na essência de “ser” em lugar do “ter”, dando sentido a nossa ação a partir de uma prática comprometida;
- Promover a participação e organização de novos movimentos com o fim de conscientizar e somar novos companheiros para as próximas brigadas e estimular a união dos povos latino-americanos.
- Denúncia massiva das condições desumanas vividas pelos prisioneiros da base militar de Guantánamo, sua origem e permanência imperialista através da emenda Platt.
Celebramos a criação recente da organização CELAC – Comunidade de Estados Latino Americanos e do Caribe, que encontrará a Cuba presidindo o seu governo proximamente. Esperamos que esta união de nossos povos seja o reflexo do desejo de heróis libertadores de nossas terras cujos pensamentos coincidem com os de José Martí, herói nacional cubano.
 
 
Caimito, Artemisa, 04 de fevereiro de 2012.
 
 

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

NOSSO FUTURO É O NOVO MUNDO


            As Organizações Juvenis Comunistas que assinam o documento abaixo dirigem-se aos jovens da Europa, e de todo o mundo, na ocasião do 20° aniversário da dissolução da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e a queda do socialismo.
            Esse aniversário, na visão dos governos e partidos burgueses e das forças do capital, é uma chance para caluniar o socialismo e sua contribuição, para projetar a “eternidade” e o “bem-estar” do capitalismo. Eles que com suas políticas têm retrocedido em todos os direitos da juventude; que têm feito dúzias de guerras imperialistas e estão planejando ainda mais; que têm nos condenado à pobreza e ao desemprego; são eles os mesmos que penalizam a ideologia comunista.
            Na nossa compreensão, na visão dos trabalhadores, dos povos e da juventude do mundo, esse aniversário é uma chance para lembrar e ressaltar as conquistas do socialismo, sua contribuição para a humanidade; é uma chance para tirar conclusões importantes sobre a sua derrota nos anos 1989-1991.
            Nos dirigimos a todos os jovens, para aprender e conhecer a verdade sobre o socialismo; para dizer que nosso futuro é o novo mundo, o Socialismo-Comunismo.

            O século XX trouxe o sucesso da Revolução Socialista de Outubro na Rússia em 1917, que foi o ponto de partida para uma das mais importantes realizações da civilização na história da humanidade, a abolição da exploração do homem pelo homem. Depois da Segunda Guerra Mundial, o poder foi conquistado com a meta de construção do socialismo em muitos países da Europa, Ásia e também na América, aproximadamente 1/3 do mundo.

Reportagem especial sobre Cuba, parte II


Max Altman 
maxalt@uol.com.br



O portal Opera Mundi publica, pelo segunda dia, mais duas reportagens assinadas por Daniella Cambaúva e Breno Altman, na série especial sobre Cuba, que continua ate sábado. O tema de hoje é agricultura: as reformas em curso para ampliar a produção de alimentos através da distribuição de terras para os camponeses, com liberdade de produção e comércio. Para ler, difundir, compartilhar, discutir, debater. Links abaixo:


 

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Reportagens especiais sobre Cuba



Max Altman


para Max



O portal Opera Mundi começou a publicar hoje e o seguirá fazendo até sábado, série de reportagens escrita por Daniella Fernandes e Breno Altman, sobre as reformas e ajustes em Cuba cinquenta anos após o estabelecimento do bloqueio norte-americano contra a ilha caribenha. Compartilhem, divulguem, discutam, debatam. Os links para as primeiras quatro reportagens seguem abaixo:




 

Pinheirinho

“O que houve em Pinheirinho foi um estupro social”

“Primeiro levaram os negros
Mas não me importei com isso
Eu não era negro
Em seguida levaram alguns operários
Mas não me importei com isso
Eu também não era operário
Depois prenderam os miseráveis
Mas não me importei com isso
Porque eu não sou miserável
Depois agarraram uns desempregados
Mas como tenho meu emprego
Também não me importei
Agora estão me levando
Mas já é tarde.
Como eu não me importei com ninguém
Ninguém se importa comigo.”

Com o entusiasmo de uma menina, Conceição de Oliveira protestava sem parar sob o sol escaldante: “o povo unido jamais será vencido”.  O grito da mulher de 53 anos vinda de Minas Gerais na infância para São Paulo em busca de uma vida melhor juntava-se à multidão de quase 6 mil pessoas que percorreu as ruas centrais de São José dos Campos, no interior de São Paulo, dia 2 de fevereiro, durante a passeata nacional em apoio aos moradores de Pinheirinho. Conceição lembra com terror da madrugada de 22 de janeiro, quando os tratores derrubaram a casa construída com sacrifício pela catadora de lixo. Temeu pela queda das paredes atingirem o próprio corpo. Mas não é a perda do patrimônio material que a leva às lágrimas. Ela se comove ao falar do vizinho cujo desaparecimento segue sem solução. Desde o dia da invasão da polícia não teve notícias do aposentado, que não foi encontrado em nenhum dos cinco abrigos. A solidariedade que sobra a Conceição torna as ações da polícia, da justiça e dos governos Geraldo Alckmin e Eduardo Cury (ambos do PSDB) ainda mais covardes: escancara a discrepância entre “o ato de se preocupar com o outro” e a postura de quem é incapaz de se sensibilizar com o próximo e perdeu as noções de humanidade em nome de interesses econômicos.
As 1,7 mil famílias (cerca de 9 mil pessoas) foram expulsas de suas casas de forma brutal e truculenta.

Pela Paz no Médio Oriente


Não À ingerência na Síria e no Irão

07.Fev.12 :: Outros autores

É com grande preocupação que assistimos ao alastramento da agitação política em grande número de países do Norte de África e Próximo e Médio Oriente, sendo essa agitação e violência apresentada como estando justificada, ou até falsamente determinada, por condições culturais, incluindo étnicas e religiosas.
A realidade é que o mapa de países que resultaram da descolonização desses espaços foi traçado pelas potências ocidentais colonizadoras, e que os respectivos regimes políticos foram aí inicialmente impostos. O potencial de conflitualidade é grande, e pode e está a ser manipulado, quer aberta quer dissimuladamente, pelas velhas e novas potências coloniais.

Siria: Intervención del Partido Comunista Sirio en la reunión de Atenas


(extracto)


por Partido Comunista Sirio

Domingo, 05 de Febrero de 2012 21:19



Siria: Intervención del Partido Comunista Sirio en la reunión de Atenas (extracto)
Debemos tener en cuenta que las fuerzas de oposición no constituyen una alternativa democrática. La fuerza de choque reaccionaria es la organización de los Hermanos Musulmanes, mientras los liberales de todos los pelajes son usados como cortina de humo por estas fuerzas oscurantistas.

Queridos camaradas:
El movimiento de liberación nacional árabe se coloca en primera línea contra el imperialismo global. El imperialismo, y sobre todo su fuerza de ataque que es el imperialismo estadounidense, ha recibido golpes dolorosos de las facciones del movimiento de liberación nacional árabe, desde la agresión sionista de Israel contra Líbano en 2006 hasta una serie de levantamientos populares contra los regímenes árabes reaccionarios fieles a Estados Unidos y que mantuvieron relaciones estrechas con el sionismo, como los regímenes egipcio y tunecino, cuyas cabezas han caído, aunque los pueblos egipcio y tunecino todavía tienen que hacer más para profundizar y desarrollar su liberación y su revolución nacional.
El imperialismo global lanza hoy un feroz contrataque contra el movimiento de liberación nacional árabe. El rostro más visible de este ataque, en términos de objetivos de expansión, es la agresión de la OTAN contra Libia en plena coordinación con los regímenes reaccionarios árabes. Ha habido un intento de cubrir esta agresión con una fachada de palabras manidas y eslóganes falsarios como «difundir la democracia» y «derechos humanos».

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

A genialidade de Chávez!

Fidel Castro: A genialidade de Chávez!


REFLEXÕES DO COMPANHEIRO FIDEL
O presidente Chávez apresentou ao Parlamento da Venezuela seu informe sobre a atividade realizada em 2011 e o programa a executar no ano atual. Depois de cumprir rigorosamente as formalidades que essa importante atividade demanda, falou na Assembleia às autoridades oficiais do Estado, aos parlamentares de todos os partidos e aos simpatizantes e adversários que o país reúne em seu ato mais solene.
O líder bolivariano foi amável e respeitoso com todos os presentes, como é habitual nele. Se alguém lhe solicitava o uso da palavra para algum esclarecimento, ele concedia de imediato essa possibilidade. Quando uma parlamentar, que o havia saudado amavelmente, assim como outros adversários, pediu para falar, interrompeu seu informe e lhe cedeu a palavra, em um gesto de grande estatura política. Chamou minha atenção a dureza extrema com que o presidente foi increpado com frases que puseram à prova seu cavalheirismo e sangue frio. Aquilo constituía uma inquestionável ofensa, embora não fosse a intenção da parlamentar. Só ele foi capaz de responder com serenidade ao insultuoso qualificativo de “ladrão” que ela utilizou para julgar a conduta do presidente pelas leis e medidas adotadas.

Depois de verificar sobre o termo exato empregado, respondeu à solicitação individual de um debate com uma frase elegante e tranquila “Água não caça moscas”, e sem acrescentar uma palavra, prosseguiu serenamente sua exposição.
Foi uma prova insuperável de mente ágil e autocontrole. Outra mulher, de inquestionável estirpe humilde, com emotivas e profundas palavras expressou o assombro pelo que tinha visto e arrancou o aplauso da imensa maioria ali presente, que pelo estampido dos mismos, parecia proceder de todos os amigos e muitos dos adversários do presidente.

Lembram da Condoleezza Arroz

Condoleezza Rice anuncia más medidas contra Cuba: No habrá transición a la “americana”

22 Diciembre 2005
 
Descargue los videos de la Mesa Redonda Informativa sobre las actividades provocadoras de la Oficina de Intereses de Estados Unidos en La Habana y sus mercenarios.

Mesa Redonda Informativa y Noticiero Nacional de Televisión (21 de diciembre del 2005) Mesa Redonda Informativa y Noticiero Nacional de Televisión (20 de diciembre del 2005)

El Gobierno de los Estados Unidos ha anunciado ayer, en voz de su Secretaria de Estado Condoleezza Rice, el propósito de adoptar medidas adicionales para derrocar a la Revolución y provocar una supuesta transición “a la americana” en nuestro país, en una segunda fase del llamado Plan Bush para Cuba.
Frustrado por los continuos fracasos de sus acciones anticubanas, contrariado por el contundente rechazo internacional al bloqueo, furioso por los avances económicos y sociales que mañana debatirá nuestra Asamblea Nacional, convencido de que no pueden con Fidel, el Gobierno yanki busca desesperado todas las armas a su alcance para intentar subvertir el orden en nuestro país.

Fracasa campaña mediática contra Cuba en Brasil

29 Enero 2012 23 Comentarios
 
El canciller brasileño, Antonio de Aguiar Patriota
El canciller brasileño, Antonio de Aguiar Patriota

A pesar del interés de algunos medios de comunicación por dañar la imagen de Cuba en Brasil, a propósito de la vista que realizará la presidenta brasileña a la Isla, importantes personalidades de ese país han desmentido esa campaña y reafirmado su respeto por la Revolución cubana.
El diario O Globo publicó declaraciones realizadas en Davos por el canciller brasileño Antonio Patriota:
“…en Davos, el ministro de Relaciones Exteriores, Antonio Patriota, dejó claro que no habrá manifestaciones públicas de crítica a los cubanos en este campo [derechos humanos], y dio un pinchazo a Estados Unidos, cuando dijo:
“- No hay una situación que nos parezca de emergencia en Cuba. Hay otras situaciones muy preocupantes, incluida la situación en Guantánamo - dijo, refiriéndose a la prisión en la que los EE.UU. mantiene prisioneros sospechosos de terrorismo.
(…)
“Hay zonas muy interesantes en que trabajar en conjunto con Cuba para mejorar la situación de los derechos humanos y la situación de las poblaciones vulnerables, como los haitianos. Gracias a la acción de los médicos cubanos en Haití, la epidemia de cólera fue controlada.”

Yoani Sámchez é um fraude

La traducción como fraude: De cómo se fabrica el mito de Yoani Sánchez

5 Febrero 2012 58 Comentarios
yoani-dinero-yankyPor Machetera y Manuel Talens
Tlaxcala 
 
“Los accidentes no existen”. Sigmund Freud

Como era de esperar, Bloomberg y Reuters han difuminado su información sobre la reciente visita a Cuba de la presidenta brasileña Dilma Rousseff con sendas alusiones a la campaña de Yoani Sánchez en Twitter, en la que esta trató de presionar a Rousseff para que convenza al gobierno cubano de que le conceda una visa de salida que le permita asistir a un acto de propaganda en Salvador de Bahia (Brasil).

Uma verdade escondida da Internet






Uma verdade escondida da Internet

AMELIA DUARTE DE LA ROSA, enviada especial ao Haiti

06.02.2012 - 

Há vários dias, circula na Internet um infográfico que o Cubadebate divulgou em seu portal, para mostrar o apoio de muitos às mentiras expostas sobre a Ilha em meio à nova campanha midiática anti-cubana. A imagem, publicada em vários sites, foi criada em abril de 2010 pelo designer e blogueiro madrilense Francisco Arnau.
Com o título Haiti: tem quem te ajuda e tem quem te USA, Arnau colocou no seu blog Ciudad Futura e na rede social Twitter a ilustração que exterioriza o que os jornalistas Emily J. Kirk e John M. Kirk chamaram, em um artigo, um dos segredos melhor guardados do mundo: a cooperação médica cubana no Haiti.
Os veículos informativos internacionais ignoraram durante anos os esforços e a solidariedade de Cuba. Em compensação, souberam sim dar cobertura, insuflar e tergiversar acontecimentos para satanizar a Ilha. A presença da colaboração médica durante 13 anos no Haiti é um dos esforços vítimas do silenciamento e a censura midiática arbitrária e premeditada.
Logo depois do terremoto, quando a tragédia do Haiti encabeçava as manchetes de todas as notícias, vários governos e organizações não governamentais aproveitaram a circunstância para se mostrar caridosos e ganhar pontos no protagonismo humanitário. No entanto, apesar de 744 médicos cubanos estarem trabalhando nesta terra em janeiro de 2010 —produto da colaboração iniciada em 1998, quando o furacão George arrasou o país—, a imprensa apresentava a ajuda norte-americana como a primeira na fila de respostas.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Brigada Sul Americana de novo solidaria

Suramérica de nuevo solidaria

Por Rosa C. Báez


En días pasados, tuvimos el privilegio de asistir al Campamento Internacional Julio Antonio Mella (CIJAM), en Caimito -en la actualidad un municipio de la Provincia Artemisa- que celebra por estos días su 40 Aniversario, donde compartí con varios grupos de la XIX Brigada Suramericana de Solidaridad con Cuba.
Como cada año,  el CIJAM recibe a hermanos de numerosos países, que en gesto de solidaridad y apoyo a Cuba y a la revolución, realizan jornadas de trabajo voluntario en la esfera agrícola y productiva, y visitan además lugares de interés económico, histórico, cultural y social en La habana y otras provincias.
Visita obligada es, en estos encuentros, la que realizan los brigadistas al Monumento al Che en Villa Clara, así como el encuentro con cederistas, federadas y también con intelectuales cubanos.