sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Cuba - Wikileaks




El derecho a la censura sobre la información de Cuba.
 
Publicado el 15 septiembre, 2011
Pascual Serrano
 

Cuando la información de Wikileaks ha dejado de ser exclusiva del cártel de periódicos al que Julian Assange cedió la información comenzamos a conocer cosas muy interesantes sobre Cuba. Se trata de informaciones que desde noviembre de 2010 los diarios El País, The Guardian, The New York Times, Le Monde y el semanario Der Spiegel tenían sobre la mesa de sus directivos y que ocultaban a los ciudadanos.

Palestina - ONU

O desconforto que sinto
por Rafiqa Salam
setembro de 2011
 
A ANP inflama a todos com  a ida a ONU para o reconhecimento da Palestina como Estado. Um reconhecimento que implica na mudança de status de observador da OLP como entidade de representação dos palestinos na ONU (adquirido em  1974)  para o de  Estado Pleno.
 
O que devemos analisar é que esta tática de reconhecimento na ONU não significa um estado independente e soberano. Também não significa que os palestinos poderão sair às ruas e ocuparem suas terras, que foram usurpadas de forma agressiva e gradativa nestes 64 anos pelos sionistas.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Junto aos 5 Cubanos ate a Victoria

mité Internacional por la Libertad de los 5 Cubanos

Junto a los 5 Cubanos hasta la Victoria

"Trece años es mucho tiempo; muchas cosas han cambiado y otras también
podrán cambiar, pero lo que nunca cambiará es la seguridad de nuestra
victoria y el agradecimiento de los Cinco a las personas que desde todas
partes del mundo nos han brindado su solidaridad."


Gerardo Hernández

September 12, 2011

Prisión de Victorville

Luiz Carlos Prestes

PATRIOTA, REVOLUCIONÁRIO E COMUNISTA

        Luiz Carlos Prestes foi um dos maiores heróis brasileiros, tendo como marcas de sua vida a coerência, a honestidade e a fidelidade a princípios e valores morais. No fim de sua vida, já após o rompimento com o PCB, costumava dizer a seus camaradas: “o que nos une são a identidade ideológica e os compromissos morais”. Desapegado a cargos e a bens materiais, levou sempre uma vida modesta, completamente voltada a seus ideais. Foi assim quando iniciou aquela que ele mesmo chamava de Marcha Invicta, e que a História popularizou como a “Coluna Prestes”. Foi também assim quando recusou de Getúlio Vargas o oferecimento para participar do movimento de 30. Na época, os tenentes haviam escolhido Prestes “chefe militar da revolução”, e Getúlio contava com ele para chegar ao poder. Na ocasião Prestes recusou o cargo argumentando que de nada adiantaria tomar o poder se não fosse para instalar um outro regime político e econômico-social. Prestes havia conhecido a fome e a miséria do povo Brasileiro nas suas andanças com a Coluna e já não se conformava com a simples mudança dos donos do poder. Após ouvir os argumentos de Prestes disse a ele Getúlio Vargas: “... o senhor tem a eloqüência da convicção”. Eloqüência essa que o acompanharia durante toda sua vida, pois já aí Prestes tinha tido contato com a ideologia comunista, a ciência do marxismo. E quem adquire essa convicção tem consciência da necessidade da mudança social, para a sobrevivência mesmo da Humanidade. Mas talvez o maior gesto de Prestes tenha sido, aos 82 anos de vida e após 37 anos como secretário-geral do PCB, não hesitar em romper com seu Comitê Central, realizando uma dura e profunda auto-crítica pública, assumindo suas responsabilidades nos erros do PCB e propondo uma nova elaboração estratégica para a Revolução Brasileira. 

       Luiz Carlos Prestes nasceu em Porto Alegre, na casa de seus pais à Rua Riachuelo, no dia 3 de janeiro de 1898. Filho de Antônio Pereira Prestes, também militar e ativo republicano na sua juventude, e de Leocádia Felizardo Prestes, uma mulher avançada e culta. Numa época em que as mulheres não trabalhavam, Leocádia foi ser professora de uma escola pública. O próprio Prestes admitia que sua mãe teve grande influência na sua formação. “Coragem e grande dignidade humana seriam traços marcantes da personalidade de Leocádia Prestes” (Anita Prestes, 2006). Desde criança Prestes já demonstrava retidão de caráter, coragem e liderança. Melhor aluno de sua época no Colégio Militar do Rio de Janeiro, para onde se mudaram em 1904, e na Escola Militar do Realengo, formou-se engenheiro em 1920, aos 22 anos.

Dois anos depois já era capitão do exército. Entretanto, sua carreira militar durou pouco, apenas até 1924. “Participa ativamente da preparação do levante de 5/7/1922 no Rio de Janeiro, do qual não chega a tomar parte diretamente por se encontrar enfermo com tifo. Após o fracasso do movimento, Prestes é punido com a transferência para o Rio Grande do Sul, onde deve inspecionar a construção de quartéis” (Anita Prestes, 2006). Mal sabiam eles que seria exatamente de lá, a partir do quartel de Santo Ângelo, que Prestes iniciaria a Marcha da Coluna Invicta... 

Universidade Popular

Carta de Porto Alegre

Aprovada no 1° Seminário Nacional de Universidade Popular

A universidade como entidade pretensamente neutra e universal já não consegue esconder suas contradições. Os conflitos sociais já não podem ser ocultados, o povo reivindica o que é seu em plena luz do dia. Entra em cena clamando por transformações profundas e já não se contenta com migalhas. Quer que as instituições – tantas vezes reprodutoras das desigualdades que o oprimem – sejam parte do grande bloco que batalha uma história protagonizada novamente pelos “de baixo”.

Em lugar da Universidade velha e arcaica, quer a Universidade do povo. Derruba a Universidade privatizada, constrói a Universidade do povo. Morre a Universidade elitizada, nasce a Universidade do povo. Não quer o “popular” como sinônimo de precariedade, mas excelência para todos. Sai a Universidade precarizada, entra a Universidade do povo. Instituição que no nome retoma o sentido do universal ao caracterizar o sujeito que a protagonizará: essa é a Universidade Popular.

Se os movimentos emancipadores encontram-se na defensiva, não implica que não haja resistências amplas e também localizadas. Mas as classes dominantes tremem ante a possibilidade de seu domínio global ser contraposto por um projeto igualmente global. É parte da sua estratégia impedir-nos de constituir a nossa. E justamente na unidade dos diferentes agentes, táticas de atuação nos vários âmbitos, e um objetivo estratégico comum é que reside a possibilidade de derrotar o atual modelo de Universidade.

Marcos Frota viaja a Cuba

2011-08-19 19:47

Com a mesma leveza que imprime em suas personagens, o ator brasileiro Marcos Frota chegou a Cuba para presenciar o que tanto tinha escutado desde pequeno, e encontrou "a calidez de sua gente, sua espiritualidade, sua esperança, sua forma de atuar e expressar seus sentimentos, algo totalmente diferente do resto dos países que conheci até agora". Entre Brasil e Cuba existe uma sinergia pela celebração da vida, destacou.

Marco Frota foi à ilha como presidente de um dos júris do recém-concluído Festival Internacional Circuba 2011 e constatou o sentido de igualdade social que impera em Cuba.

Nada dura para siempre si nos movilizamos por los Cinco, afirma Danny Glove


Do portal Cubadebate
15 Septiembre 2011
El actor norteamericano Danny Glover momentos antes de recibir el Premio Internacional de Cine Tomás Gutiérrez Alea, en la sala Villena de la Unión de Escritores y Artistas de Cuba (UNEAC), el 14 de septiembre de 2011.  AIN FOTO/Omara GARCIA MEDEROS

El actor norteamericano Danny Glover momentos antes de recibir el Premio Internacional de Cine Tomás Gutiérrez Alea, en la sala Villena de la Unión de Escritores y Artistas de Cuba (UNEAC), el 14 de septiembre de 2011. AIN FOTO/Omara GARCIA MEDEROS

Nada dura para siempre, reconoció Danny Glover este miércoles en La Habana en una entrevista exclusiva que realizara la periodista cubana Arleen Rodríguez y transmitirá próximamente Telesur.
“Hay una cita maravillosa de Martin Luther King, que dice ‘Nada dura para siempre’. Creo que en la medida en que movilicemos al mundo, en particular a mi país, alrededor de los actos heroicos de los Cinco cubanos, entonces se hará justicia. Los hombres y las mujeres escucharán, porque a menudo es posible que la gente pueda oír con el corazón”, dijo el actor, productor y activista norteamericano
Invitado al I Encuentro de Cineastas de África, el Caribe y sus Diásporas, celebrado en La Habana, Glover comentó que ha visitado tres veces en la cárcel de Victorville (California) a Gerardo Hernández -de los Cinco el que tiene la condena mayor, con dos cadenas perpetuas más 15 años-: “Cada vez que visito a mi hermano Gerardo, salgo con más inspiración, no solo contagiado de su deseo de la libertad, sino contagiado de su manera de ver este país, Cuba, que es la manera en que debería verse la Isla en el mundo”, confesó.
Aseguró que Gerardo tiene “una energía es increíble, un espíritu siempre está arriba, siempre hace preguntas, parece estar al tanto de todo lo que está pasando en el mundo entero. Nuestras conversaciones suelen durar hasta tres horas”. Y afirmó: “Gerardo es un hombre muy especial”.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

“un importante suceso intelectual, llamado a dejar huella trascendente entre sus lectores”

Boletin Ocean Sur
8 de septiembre de 2011

Presenta Ricardo Alarcón libro "Cuba-USA", de Sánchez-Parodi

Es “una nueva contribución que agradecemos a Ocean Sur, empeñada siempre en divulgar textos valiosos para la lucha de los pueblos por su emancipación”, expresó el presidente de la Asamblea Nacional del Poder Popular de Cuba

Como “un importante suceso intelectual, llamado a dejar huella trascendente entre sus lectores”, calificó Ricardo Alarcón de Quesada ―presidente de la Asamblea Nacional del Poder Popular de Cuba― el libro Cuba-USA. Diez tiempos de una relación (Ocean Sur, 2011), del diplomático cubano Ramón Sánchez-Parodi, presentado en la tarde de este miércoles 7 de septiembre en La Habana.

Es “una nueva contribución que agradecemos a Ocean Sur, empeñada siempre en divulgar textos valiosos para la lucha de los pueblos por su emancipación”, expresó Alarcón, ante una multitud que abarrotó la Casa del ALBA, distinguida por numerosos embajadores y miembros del cuerpo diplomático acreditado en la capital cubana, dirigentes de los ministerios de Relaciones Exteriores y de Cultura, familiares de los Cinco luchadores antiterroristas presos en los Estados Unidos, así como representantes de la prensa nacional y extranjera.

Cuba-USA. Diez tiempos de una relación es una novedad editorial de Ocean Sur, perteneciente a su colección 50 aniversario de la Revolución Cubana. Sobre la base de documentos históricos y de sus vivencias personales, su autor ahonda en la política de hostilidad imperialista que durante cinco décadas ha proyectado Washington hacia la Isla, y en las posiciones de resistencia del pueblo cubano.

Sánchez-Parodi participó en las conversaciones confidenciales entre los gobiernos de los Estados Unidos y de Cuba, con vistas a la posible normalización de relaciones oficiales, en 1974; y, posteriormente, en el proceso de negociaciones entre ambas naciones, que dio lugar al establecimiento de las llamadas Secciones de Intereses en cada país. Fue jefe de la Sección de Intereses de Cuba en Washington, cargo que ocupó hasta abril de 1989, cuando fue designado viceministro de Relaciones Exteriores para el área de las Américas.

PALESTINA LIVRE JÁ

Contribuímos ao debate pela defesa da Palestina Livre apresentando os textos abaixo, aguardamos comentários e contribuições!

A mídia global e a industria cinematográfica sempre colocam os EUA e Israel como os vigilantes da democracia e da liberdade.
Usam o holocausto e o 11 de setembro como cortina de fumaça contra os povos. Falam das mortes ...de 11/09. Mas não falam das mortes de Hiroshima e Nagazaki, dos inocentes mortos no Iarque, no Vietnam, no Afeganistão, no Paquistão...
Falam da necessidade de derrubar Kadaffi pela violação de direitos humanos. Mas escondem e acobertam o regime mais tirano e genocida da história da humanidade, que é o apartheid de Israel contra palestinos. Querem derrubar o presidente da Síria, mas fecham os olhos para os reis tiranos da Arábia Saudita Abdallah bin Abdul Aziz Al-Saud, e do Bahreim Hamad bin Isa al-Khalifa.

PALESTINA LIVRE JÁ!

Vídeo-apelo ao governo brasileiro: Libertad para los cinco!


Pessoal,

Durante a Brigada de Solidariedade deste ano, na atividade com os familiares dos cinco heróis cubanos, tive a oportunidade de fazer pequenas entrevistas com as mães e esposas dos presos políticos cubanos. Aproveitando que ontem fizeram 13 anos da prisão, editei um pequeno vídeo-apelo dos familiares ao governo brasileiro, em especial à presidenta Dilma Rousseff. A idéia é que o vídeo chegue em suas mãos.
Um abraço,
Tina

13 ANOS DE INJUSTIÇA!


LEVANTEMOS NOSSAS VOZES PELOS 5!
Companheira/os,

Hoje completam-se 13 anos da injusta prisão dos 5 patriotas cubanos em cárceres estadounidenses.

Todas as forças de revolucionárias, de esquerda, progressistas e democráticas do mundo clamam por justiça e exigem a libertação dos 5. Unamos nossas vozes nessa campanha internacional, divulguemos o caso, assinemos pelos 5!

Assista o vídeo produzido pelo MPSC e o blog Tarjeta Cubana no nosso site.
Clique aqui!


segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Cuba continuará mostrando su verdad


2 Septiembre 2011 42 Comentarios
Bandera. Foto: Kaloian
Bandera. Foto: Kaloian
Una nueva escalada de agresiones del gobierno de Estados Unidos se gesta contra Cuba a partir de una  campaña de prensa que pone énfasis en un supuesto  clima de violencia y represión dentro de nuestro país.
El momento no es casual, se escoge un escenario particularmente convulso en Europa y el mundo árabe, en especial por el desarrollo de los acontecimientos en Libia y Siria.
La actual cruzada generada desde la Florida pretende crear una matriz de opinión en los medios internacionales para proyectar la imagen distorsionada de un supuesto aumento de la represión policial en la isla, para lo cual se sirven, como siempre, de sus históricos asalariados, tal y como quedó demostrado en la denuncia las Razones de Cuba.
Las presuntas mujeres “reprimidas” son las autotituladas Damas de Blanco, cuyo aval al servicio de los intereses de una potencia extranjera es conocido, al igual que las sumas de dinero que reciben de grupos terroristas que sufragan sus planes provocadores.