sábado, 3 de outubro de 2009

Em Honduras artistas retomam a cultura para a resistência

Por Raimundo López, enviado especial

Tegucigalpa, 3 out (Prensa Latina)

Os artistas da Frente Nacional contra o golpe de Estado dedicarão hoje um dia para acompanhar a resistência popular antigolpista, que neste sábado cumpre 98 dias consecutivos.

A Frente anunciou atos culturais na capital e em outras cidades, destinados também a comemorar o natalício do prócer centro-americano, Francisco Morazán, que é considerado o símbolo das lutas populares.

Nesse sentido, porta-vozes dessa aliança de organizações sociais e políticas desqualificaram a pretensão das forças armadas de tomar o natalício de Morazán como o dia do soldado hondurenho.

No ato da resistência em Tegucigalpa, no campo de futebol da colônia El Pedregal, a partir de 10:00 hora local, anunciou-se que haverá música ao vivo, poesia, entrega de banderinhas morazánicas e uma tribuna aberta.

A emissora Rádio Globo, que transmite apenas por Internet depois de ser fechada na segunda-feira passada pelo governo golpista, convidou a resistência a vestir hoje peças verdes, como símbolo da esperança do povo em sua vitória.

A rádio-emissora anunciou que também haverá comitês que estarão distribuindo fitas de cor verde para serem colocadas nos automóveis, cujos motoristas solicitam circular com as luzes acesas.

As demonstrações da resistência ocorrem no meio de um vasto deslocamento militar e policial na capital, reforçado desde a imposição do estado de sítio pelo governo golpista no domingo passado.

Contingentes policiais, com apoio de tropas do exército, isolaram as manifestações realizadas pela resistência nesta semana, cujos participantes foram dispersados com gases lacrimogêneos na quarta-feira e ontem.

Apesar do cerco policial, a Frente conseguiu fazer plantões e duas marchas na capital, uma delas reprimida minutos após sua partida.

Este sábado será sepultado um dos dois membros da resistência assassinados ontem por desconhecidos, o professor Mario Contreras, de 30 anos, subdiretor de um dos colégios da capital.

A outra vítima fatal é o dirigente camponês Mateo Antonio Leiva, assassinado em Santa Bárbara, um destacado ativista da resistência.
Erasmo Contreras, irmão do docente assassinado, afirmou ontem à noite no velório que o povo deve continuar a resistência. É agora ou nunca, destacou.

lma/rl/cc












Pobreza açoita o México no meio de crise

México, 3 out (Prensa Latina)

Fontes oficiais do México destacaram aqui que seis em cada 10 crianças mexicanas vivem na pobreza e três delas em condições de extrema pobreza.

Os dados foram conhecidos durante as sessões da II Mesa Regional sobre Direitos das Meninas, Meninos e Adolescentes conduzidas pela presidenta do Sistema Nacional para o Desenvolvimento Integral da Família, Margarita Zavala.

A diretora do organismo, Cecilia Larrecha, informou ademais que dois em cada 10 menores entre 12 e 17 anos fazem parte da população economicamente ativa e cinco em cada 100 menores de 17 anos enfrentam a paternidade ou maternidade prematura.

O 63 por cento da população tem menos de 18 anos, situação que é invejável para muitos países, principalmente os europeus, mas aqui representa um problema, disse a servidora pública.

Por sua vez Zavala, esposa do presidente, Felipe Calderón, advertiu que não são apenas as cifras importantes, senão os rostos e as histórias humanas dos meninos, meninas e adolescentes do país.

Ontem, o presidente do México assinalou que as crises de alimentos e econômica mundiais deixaram no país nos últimos anos ao redor de seis milhões de mexicanos na pobreza.

Um aumento do preço de insumos em ao redor de 20 por cento em 2008 implicou que as famílias tivessem aumentado sua situação de pobreza pelo menos 10 por cento, advertiu o governante, que enfrenta uma das piores crises dos mercados mexicanos em muitas décadas.

Dados recentes difundidos pelo Banco do México previram para finais de 2009 uma contração econômica acima de sete por cento, a pior do continente.

Igualmente, a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe detalhou que a taxa de desemprego subiu com a piora das condições de 5,5 a 7,2 por cento.

Organismos internacionais avaliam que ao redor da metade da população mexicana vive na pobreza, e um terço desta na pobreza extrema.

lma/ggr/cc











É realizado na Bolívia congresso de solidariedade com Cuba

Vallegrande, Bolívia, 3 out (Prensa Latina)

A região oriental da Bolívia onde descansaram por três décadas os restos do mítico revolucionário Ernesto Che Guevara, é hoje cenário das sessões do IX Congresso de Solidariedade com Cuba.

O fórum, ao que participam representantes de grupos fraternos com a Ilha dos nove estados, tem entre suas principais temáticas a campanha nacional pela libertação dos cinco jovens cubanos presos nos Estados Unidos por combater o terrorismo.

No encontro, uma das mesas de trabalho e no projeto de Declaração final se destaca a necessidade de um julgamento justo e a volta à Pátria de Gerardo Hernández, René González, Ramón Labañino, Fernando González e Antonio Guerrero.

Também será foco das deliberações a condenação ao bloqueio econômico, comercial e financeiro que Washington impõe a Havana há mais de 50 anos.

Os participantes do encontro, sob o lema "50º aniversário da Revolução cubana", avaliarão também o apoio e fortalecimento dos programas de cooperação de Cuba com a Bolívia em esferas como a saúde e a educação.

Igualmente respaldarão, junto às organizações sociais, ao atual processo de mudança que o presidente Evo Morales lidera desde janeiro de 2006.

O Congresso, que contará também com a participação de trabalhadores sociais comunitários e familiares de estudantes e graduados bolivianos na ilha, elegerá ao novo diretório do Movimento de Solidariedade com Cuba.

Também prestarão homenagem ao Che Guevara com uma vigília na humilde localidade de La Higuera, onde o assassinaram em 1967.

lma/ga/cc











Equador entrega Medalha Bicentenária a Casa das Américas

Quito, 3 out (Prensa Latina)

O Ministério de Cultura do Equador deu ontem a noite aqui a Medalha Bicentenária para a Casa das Américas e ao recentemente falecido escritor Jorge Enrique Adoum, em uma coincidência que reitera a irmandade durante os 50 anos dos ambos homenageados.

Assim o destacou a vice-presidenta primeira da Casa das Américas, Marcia Leiseca, ao agradecer o gesto do Governo equatoriano e suas autoridades culturais, pois o primeiro poemário que a instituição criada em 1959 publicou foi do então jovem escritor Adoum.

Leiseca destacou o maravilhoso lugar escolhido para este ato, a Fundação Guayasamín, que representa um dos sonhos de integração cultural na América Latina do desaparecido Pintor da Ibero-américa e cujos familiares estiveram presente junto a numerosos intelectuais, funcionários públicos e artistas.

Nicole Adoum, viúva do premiado escritor e poeta equatoriano Jorge Enrique Adoum (1926-2009) ao agradecer a distinção recordou os laços que lhe uniram a Cuba e, em particular à Casa, como todos a chamam, e a sua fundadora Haydée Santamaría.

O ministro de Cultura encarregado, Francisco Salazar, destacou o fato de que só se entregou em três ocasiões a medalha Bicentenária, a primeira a Tránsito Magaña, a segunda a Jorge Enrique Adoum, falecido em julho passado, e a terceira a Casa das Américas.

Na atividade foi distribuído um disco compacto com os poemas de Adoum em sua própria voz, que faz parte da coleção Palavras desta América da instituição homenageada esta noite nesta capital.

O embaixador cubano, Benigno Pérez, esteve presente, junto a outros funcionários públicos dessa sede diplomática, na homenagem que concluiu com a atuação do grupo musical equatoriano Caminho e Canto.

lma/prl/cc










Autoridades venezuelanas enfrentam fenômeno do paramilitarismo

Caracas, 3 out (Prensa Latina)

A atividade de paramilitares colombianos na Venezuela é hoje o foco de atenção das autoridades e instituições que anunciaram a criação de uma milícia camponesa, enquanto a Promotoria iniciou investigações sobre o tema.

A denúncia de que mais de 200 camponeses têm sido assassinados desde 2001, em uma tentativa de frear a lei de reformar agrária ditada nesse ano, se somaram nesta semana a evidências de sua participação em um plano de assassinatos e na repressão aos indígenas.

O deputado e dirigente camponês Braulio Álvarez acusou a latifundiários e dirigentes da Federação de Câmaras do Comércio (Fedecámaras) de utilizar os grupos de extermínio, diante do qual se prepara a formação das milícias de defesa.

Ao respeito, o ministro de Agricultura e Terras, Elías Jaua, anunciou que esse corpo armado começará a funcionar em dezembro próximo no marco da institucionalidade da Força Armada, sem anarquia e sob a ordem do presidente Hugo Chávez.

Paralelamente a Promotora Geral da República, Luisa Ortega, designou um promotor para investigar o plano magnicida denunciado pelo ex-paramilitar Geovanny Velásquez, quem revelou gerenciamentos para contratar o assassinato do presidente Chávez.

Segundo Velásquez, o ex-prefeito de Maracaibo e prófugo da justiça Manuel Rosales ofereceu 25 milhões de dólares a um grupo de paramilitares para realizar o crime.

A revelação apontou denúncias de Rafael García, um ex-chefe de Informática do departamento Administrativo de Segurança (DAS) da Colômbia, quem assegura que altas autoridades de seu país sabem da infiltração paramilitar na Venezuela.

Outro aspecto do fenômeno foi manifestado também pelo presidente da subcomissão parlamentar de Direitos Humanos, Reinaldo García, quem denunciou o acosso por paramilitares à etnia Bari no estado Zulia.

García apontou que os indígenas foram obrigados por paramilitares e narcotraficantes a sair de sua zona de residência habitual, com a complacência de autoridades regionais, especialmente do governador, Pablo Pérez.

"Não nos resta a menor dúvida, um número importante de paramilitares tem conseguido se instalar no estado Zulia", expressou o deputado, quem fez parte de um grupo de parlamentares que viajou até a zona para comprovar as denúncias.

tgj/Ml/cc














Dirigentes indígenas pedem postergar diálogo com Governo do Equador

Quito, 3 out (Prensa Latina)

A Confederação de Nacionalidades Indígenas do Equador (CONAIE) solicitou ao presidente Rafael Correa uma postergação da reunião prevista a ser realizada no Palácio de Carondelet nesta sexta-feira, informaram fontes governamentais.

O Ministro de Segurança Interna e Externa, Miguel Carvajal, explicou que a CONAIE informou que, no interior dessa organização, não existe acordo sobre a agenda de dita reunião e que chegar a um consenso lhe levaria ao movimento indígena em alguns dias mais.

"Por este motivo os dirigentes da CONAIE, mediante o presidente do Movimento de Camponeses do Equador (ECUARUNARI), Humberto Cholango, em conversa com o Presidente da República, solicitaram uma postergação desta reunião", indicou o servidor público.

Carvajal insistiu em que o Governo nacional sempre tem solicitado que pela via do diálogo, do debate e a discussão se resolvam os pontos de vista diferentes e as aspirações das organizações membros da CONAIE, antes, durante e após a greve da segunda-feira.

Nesse sentido, manifestou, o Governo não tem nenhum inconveniente em postergar esta reunião para a data que assinale a organização indígena.

Não obstante, noticiários televisivos refletiram ontem à noite a continuação do fechamento de estradas por grupos indígenas em algumas zonas das províncias amazônicas e apresentaram imagens com homens armados de lanças e de vias obstruídas com pedras e pneus ardendo.

Um dos problemas, segundo indicou Marlon Santi, presidente da CONAIE, é que "as bases da nossa organização também querem conversar com Correa", e deu a entender que é muito difícil escolher uma delegação reduzida de representantes para a mesa de diálogo.

tgj/prl/cc









Crescimento da economia angolana

Luanda, 3 out (Prensa Latina)

O ministro angolano de Economia, Manuel Nunes Júnior, confirmou hoje que o PIB do país cresceu nos últimos cinco anos a um ritmo médio anual de 17,4 por cento, comportamento favorável depois de estabelecida a paz em 2002.

Ao informar os resultados do estudo Análise da Banca em Angola 2009, o servidor público indicou que o Produto Interno Bruto (PIB) experimentou um aumento médio de nove por cento nos 19 anos anteriores.

Como dado importante apontou que o crescimento do país não se deve à expansão petroleira já que desde 2006 até a data o PIB não petrolífero aumentou a um ritmo superior ao do setor dos combustíveis.

Também disse, nesse sentido, que esse logro demonstra um sinal positivo no processo de diversificação da economia angolana.

O ministro admitiu, no entanto, que o vigoroso crescimento do país foi afetado no curso deste ano pelo impacto da crise econômica e financeira globalizada.

Na diminuição da renda na economia deste estado africano incidiu a diminuição dos preços do petróleo no mercado internacional e o deterioro dos termos de intercâmbio comercial, entre outros fatores, indicou.

tgj/obf/cc







Síria ratificou vitalidade e crescente solidariedade mundial com Cuba

Por Ulisses Canales

Damasco, 3 out (Prensa Latina)

Cuba aumenta cada vez mais suas relações no mundo e seu exemplo é impossível de ser escondido, assegurou hoje aqui a servidora pública cubana Kenia Serrano, ao avaliar uma reunião de apoio à ilha no Oriente Médio.

Serrano, presidenta do Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP), comentou à Prensa Latina sua satisfação pelo primeiro encontro regional de solidariedade com Cuba, que durante dois dias reuniu uma centena de pessoas de 11 países árabes e do Irã.

Pouco antes de partir de Damasco rumo a Havana, a diretora do ICAP destacou que os estreitos vínculos entre os governos e povos de seu país e da Síria fizeram possível a realização do evento no qual o bloqueio econômico estadunidense recebeu uma forte condenação.

Além de reprovar o cerco econômico dos Estados Unidos, o encontro demandou a libertação dos cinco cubanos presos naquele país há 11 anos por seu trabalho para impedir atentados terroristas contra a ilha, e reconheceu o histórico apoio da Revolução às causas árabes.

"Uma mensagem que nos fica clara - e pensamos que tem sido o essencial- é que Cuba cada vez amplia mais suas relações de amigos e de cooperação, de solidariedade no mundo", insistiu Serrano ao elogiar o exemplo internacionalista e a firmeza de seu país.

"Não é possível já, por muito fortes que sejam os meios (de informação) e os inimigos, calar o exemplo de Cuba, nem sequer em regiões tão remotas como esta", afirmou.

Em sua opinião, o encontro de Damasco foi "a demonstração de que no mundo inteiro, nos lugares mais afastados de nossa geografia, existem amigos de Cuba e esse é o resultado da firme posição que temos tido em frente às causas justas".

Apontou que essas causas são resultado da resistência ante as políticas sionistas de Israel e o hegemonismo militar estadunidense na zona, "e também estão presentes e latentes na solidariedade com Cuba, porque se identificam com nossa luta".

Serrano reconheceu que existe heterogeneidade entre os amigos da ilha, e o ativismo solidário se reflete de maneira muito específica em base à realidade de cada nação do Oriente Médio, desde o norte da África até o Irã.

Com respeito as propostas concretas feitas pelos delegados, a diretora do ICAP destacou como a mais importante a de continuar estes encontros e adiantou que "dentro de dois anos teremos outro".

"É um bom sinal, um bom sintoma do movimento de solidariedade nesta região, que já mais de um esteja pensando em isso", assinalou.

tgj/Ucl/cc

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Anunciam novos protestos em Honduras apesar do estado de sítio

.
Por Raimundo López, enviado especial

Tegucigalpa, 1 out (Prensa Latina) A Frente Nacional contra o golpe de Estado de Honduras anunciou a realização de novos protestos na capital do país apesar do estado de sítio de 45 dias decretado pelo governo de facto.

No interior do país, em cidades como San Pedro Sula e outras, as manifestações da resistência também prosseguem, de acordo com relatórios da direção dessa ampla aliança de forças populares.

Os relatórios do que acontece no restante da república são esporádicos, depois que a polícia e os militares fecharam, na última segunda-feira, a emissora Rádio Globo e o canal 36 da televisão.

O canal 36 continua fora do ar, mas a rádio iniciou transmissões por Internet num esforço de manter o povo informado, disse seu diretor, David Romero.

A Frente denunciou que a prolongada suspensão das garantias constitucionais tem o propósito de confinar em suas casas os membros da resistência, ao proibir suas marchas diárias.

Em um comunicado na segunda-feira, sublinhou que a população não se deixará intimidar e continuará a mobilização em demanda da restituição do estado de direito e do presidente Manuel Zelaya e pela convocação de uma constituinte.

Vamos seguir. O que querem é desmobilizar o povo, mas não conseguirão, disse ontem à noite à Prensa Latina o coordenador nacional da Frente, o líder sindical Juan Barahona.

Os membros da resistência concentraram na segunda-feira e na terça-feira nas proximidades da Universidade Pedagógica Nacional, onde foram cercados por um forte contingente policial, mas realizaram um plantão no lugar.

Nesta quarta-feira se congregaram em frente a Rádio Globo, rodeados por tropas do exército e da polícia antimotins, que finalmente os dispersaram com o lançamento de granadas lacrimogêneas.

Os opositores estrearam ontem à noite uma nova forma de expressar seu repúdio ao governo de facto, fazendo todo tipo de ruídos durante meia hora a partir das 10 da noite.

A ideia do "grande alvoroço" surgiu na cidade do norte Progresso, do estado de Yoro, explicou o jornalista Félix Molina, motorista do programa radial Resistência, representante da Frente.
lma/rl/bj






Condenam violações dos direitos humanos em Honduras

Genebra, 1 out (Prensa Latina) O Conselho de Direitos Humanos da ONU (CDH) condenou hoje com unanimidade as violações e humilhações cometidas em Honduras depois do golpe de Estado que em junho destituiu o presidente Manuel Zelaya.

Uma declaração votada nesta quinta-feira por todos os membros "condena energicamente as violações aos direitos humanos como consequência do golpe" e demanda a restauração da democracia no território hondurenho.

O documento recusa os excessos cometidos pelo governo de facto por causa da volta de Zelaya a essa nação centro-americana no dia 21 de setembro e pede o respeito incondicional às liberdades fundamentais.

Faz questão de que seja respeitada a integridade do presidente constitucional hondurenho, que desde seu regresso a Honduras permanece na embaixada do Brasil em Tegucigalpa.

A respeito, o CDH condena os atos de intimidação contra essa missão diplomática e manifesta sua solidariedade com a conduta da mesma ao proteger o governante, o qual considera coerente com o Direito Internacional.

Segundo o texto, as recentes violações de direitos civis em Honduras foram comprovadas por vários relatores especiais do CDH e por organismos da Organização dos Estados Americanos.

Faz questão de que a declaração aprovada por consenso nesta quinta-feira se una aos enormes esforços encaminhados para restaurar a democracia e o estado de direito nesse país.

Finalmente, solicita-se à Alta Comissionada para os Direitos Humanos da ONU, Navi Pillay, um relatório sobre as violações em Honduras desde o golpe de Estado que deverá ser apresentado diante da Assembleia Geral.

lgo/ls/bj







Zelaya critica declarações de embaixador estadunidense na OEA

Tegucigalpa, 1 out (Prensa Latina) O presidente constitucional de Honduras, Manuel Zelaya, criticou hoje as declarações do embaixador alterno dos Estados Unidos na OEA, Lewis Amselem, sobre sua volta ao país.

"As palavras do representante estadunidense na OEA foram pelo meno desafortunadas e grosseiras", afirmou Zelaya em uma entrevista telefônica concedida ao diário uruguaio O Observador.

Amselem tinha dito em uma reunião do Conselho Permanente do organismo hemisférico que o regresso de surpresa de Zelaya a Honduras foi uma decisão irresponsável e idiota.

O presidente legítimo, expulso de Honduras depois do golpe de Estado de 28 de junho, decidiu regressar em 21 de setembro a Tegucigalpa para buscar, mediante o diálogo, uma saída ao conflito.

Interrogado sobre o papel dos Estados Unidos na crise, Zelaya disse que "o que tem feito para o restabelecimento da democracia não tem sido suficiente".

O presidente, que encontra-se na embaixada do Brasil nesta capital, considerou pouco provável que o regime de facto de Roberto Micheletti assalte a sede para o retirar dali.

A sede encontra-se fortemente rodeada por efetivos militares e policiais por ordem dos golpistas, que reprimiram manifestantes concentrados em seus arredores e lançaram gases tóxicos contra a embaixada.

mgt/car/bj








Bolívia impulsiona lei contra o racismo

La Paz, 1 out (Prensa Latina) O Vice-ministério de Descolonização da Bolívia impulsiona a partir de hoje um anteprojeto de Lei contra o racismo e a discriminação, resultado de uma oficina internacional sobre o tema iniciado em setembro.

De acordo com a diretora de Luta Contra o Racismo, Mónica Rey, esse texto inclui as propostas dos movimentos sociais da nação sul-americana, que defendem os direitos fundamentais da pessoa junto a sua liberdade, dignidade e seu sentido de humanidade.

Rey anunciou que se prevê apresentar a proposta à Assembleia Legislativa Plurinacional, nome que adotará o Congresso em 2010.

O conteúdo da norma foi valorizado no fórum sobre temas de racismo, que permitiu selar um pacto entre a sociedade e o Governo boliviano para lutar contra a segregação.

Esse encontro, que contou com o apoio do Escritório do Alto Comissionado para Direitos Humanos da ONU, recolheu experiências de organizações locais com propostas inovadoras para a luta contra as práticas racistas.

lma/ga/bj







Nova China celebra 60° aniversário com mensagem de paz

Beijing, 1 out (Prensa Latina) A Nova China celebrou hoje o 60° aniversário de sua fundação com uma mensagem de paz ao mundo no meio de muita alegria pelos avanços desses anos e a segurança de um futuro melhor para seu povo.

A reafirmação de uma política de paz e desenvolvimento comum com todas as nações ressaltou no discurso do presidente Hu Jintao pronunciado diante das máximas autoridades do país e dezenas de milhares de participantes nos desfiles militar e popular convocados para a Praça Tian 'anmen.

A China continuará trabalhando com todos os povos para impulsionar a nobre causa da paz e do desenvolvimento e construir um mundo harmonioso e de prosperidade comum, assinalou o presidente.

Reiterou que o governo chinês seguirá realizando esforços pela reunificação pacífica da pátria, o quê qualifico de aspiração comum desta nação, já conseguida com a recuperação da soberania sobre os territórios de Hong Kong e Macao.

Hu agregou que também será impulsionado o desenvolvimento pacífico das relações entre ambos os lados do Estreito de Taiwán e chamou o povo a reforçar a unidade para construir uma sociedade socialista próspera, poderosa, democrática, civilizada e harmoniosa.

Esta celebração na praça Tian 'anmen teve entre suas atrações um desfile militar no qual foram exibidos mais de 50 tipos de armamento, a maioria pela primeira vez e todos de fabricação nacional.

Mísseis intercontinentais, veículos blindados, tanques de nova geração, radares, equipes de comunicação e naves não tripuladas confirmaram a capacidade defensiva do país para preservar as conquistas atingidas ao longo de sua milenar história, incluído o período posterior ao 1° de outubro de 1949.

O multicolorido desfile popular foi uma oportunidade para recordar e apreciar os avanços econômicos e científico-técnicos desta nação, que a partir de bases semifeudais e semicoloniais em apenas seis décadas se converteu na terceira economia do mundo.

Lucros na indústria espacial, transporte, educação, saúde, esportes e outros ramos contribuíram para um ambiente festivo que atingiu seu clímax neste dia, ainda que a capital chinesa como muitas outras zonas o desfrutavam há semanas com os ensaios das atividades programadas.

O compromisso de proteger o meio ambiente e a garantia de futuro representada por milhares de crianças também se fizeram presentes na praça.

Carros representativos da pluralidade étnica da China contribuíram com alegria e cor para os festejos como reafirmação de uma das mensagens reforçadas pelo presidente Hu em seu discurso: um povo dono de seu destino e unido superará todas as dificuldades e atingirá grandes sucessos.

A festa continuará na noite com um espetáculo de canto e danças e um outro de fogos de artifício superior em quantidade e qualidade ao dos jogos olímpicos, de acordo com os organizadores.

tgj/Lam/bj







Beijing celebra por toda China

Beijing, 1 out (Prensa Latina) Com uma alegria bem justificada, a capital chinesa está hoje em festa pelo 60° aniversário da fundação da República Popular - gente sorridente, bandeiras e adornos por todos os lados assim o anunciam.

O encontro é na Praça Tian 'anmen. Ali se concentrarão dezenas de milhares de pessoas para contribuir para o ambiente festivo que inundou a cidade desde o início dos ensaios das atividades para comemorar o nascimento da Nova China, em 1° de outubro de 1949.

Parecia que a Natureza se opunha à celebração. A noite da quarta-feira choveu em zonas de Beijing e outras próximas e até anunciou-se trovão e relâmpagos, mas tudo melhorou e a festa segue.

Um desfile militar que se avalia como o maior da história deste país é anunciado no programa que iniciará às 10:00 horas local. Naves da força aérea, armamento de avanço, incluídos tanques e veículos blindados, serão exibidos nesta ocasião, muitos pela primeira vez.

Primeiro uma parada militar diante das máximas autoridades do país, lideradas pelo presidente Hu Jintao, que pronunciará um discurso pela ocasião. Depois um desfile popular ao que se somarão dezenas de carros.

Dese de muito cedo, milhares de pessoas buscam se localizar em lugares que lhes permitam ao menos ver passar aos participantes nestes festejos, os quais permitirão visualizar seis décadas de avanços apreciáveis no crescente papel da China, tanto na economia mundial como na área internacional.

Assim, chega o momento de comprovar se os preparativos iniciados há meses funcionam na prática.

Mas o programa tem uma segunda parte. À noite haverá um espetáculo. Quase duas horas de dança, canto e outras manifestações artísticas com um espetáculo também de fogos de artifícios superior ao realizado em ocasião dos jogos olímpicos do ano passado.

Tudo isso precedido de uma mensagem pronunciada pelo premiê Wen Jiabao numa recepção pela comemoração:

Dentro de 40 anos, quando a Nova China celebrar o centenário de sua fundação, esta será próspera e civilizada, refletindo uma modernização socialista harmoniosa. Este aniversário toma-se como ponto de partida para isso.

lma/lam/bj







Começa na Venezuela encontro sobre violência contra a mulher

Caracas, 1 out (Prensa Latina) O III Encontro Nacional sobre violência contra a mulher começa hoje com cerca de 400 delegadas de várias instituições governamentais e não governamentais da Venezuela que atendem o tema.

A coordenadora geral do evento, Elida Aponte, valorizou a importante ação da Venezuela com a aprovação e aplicação da Lei sobre o Direito das Mulheres a uma Vida Livre de Violência. Desta forma, Elida Aponte destacou a criação dos Tribunais de Violência pelo Tribunal Supremo de Justiça e de outras medidas legislativas que favorecem às mulheres e defendem seus direitos.

De acordo com a também vice-ministra para a Transversalidade Política de Gênero, as 400 participantes trarão as experiências de suas regiões em matéria de prevenção e atenção da violência contra as mulheres e os mecanismos para sua erradicação.

Anunciou que aspiram a que em 2009 este encontro adquira categoria internacional em que participem todos os países integrantes da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (ALBA).

A ALBA está integrada por Antigua y Barbuda, Bolívia, Cuba, Dominica, Equador, Honduras, Nicarágua, San Vicente y las Granadinas e Venezuela.

lma/rsm/bj









Começa em Quito o X Fórum de Biarritz com delegados de 25 países

Quito, 1 out (Prensa Latina) O X Fórum de Biarritz começa hoje nesta capital, com o objetivo de analisar o estado das relações entre Europa e América Latina e a participação de delegados de 25 países, incluindo presidentes e ex-presidentes, parlamentares e prefeitos.

Na sessão de abertura no Teatro Nacional, prevêem-se os discursos do Prefeito de Quito, Augusto Barrera, o de Biarritz (França), Didier Borotra, bem como dos presidentes do Equador, Rafael Correa, e do Paraguai, Fernando Lugo.

Neste ano os debates serão efetuados no capitalino Centro de Convenções Eugenio Espejo e se referirão aos efeitos sociais da crise econômica e financeira mundial, ao acesso à água, às novas tecnologias e ao desenvolvimento social. Também serão tratados temas sobre a restauração dos centros históricos e a renovação urbana.

Desde o ano 2000 celebra-se anualmente o Fórum de Biarritz como um palco privilegiado de intercâmbios e reflexões entre responsáveis políticos, econômicos, universitários e comunicadores da Europa e América Latina, para fortalecer relações entre ambos os continentes.

O Fórum, criado pelo Centro de Management Europa América Latina e da cidade de Biarritz, veio se consolidando com o tempo. Sua presença interinstitucional situa-se na linha dos mais representativos intercâmbios entre as duas regiões.

Segundo os organizadores, está prevista nesta edição, a participação dos ex-presidentes: Alejandro Toledo (Peru), Armando Calderón (El Salvador), Carlos Mesa (Bolívia), Ernesto Samper (Colômbia), Rodrigo Borja, Gustavo Noboa e Osvaldo Hurtado (Equador).

Também se espera os ex-presidentes Juan Carlos Wasmosy (Paraguai), Martín Torrijos (Panamá), Rodrigo Carazo (Costa Rica), e Vinicio Cerezo (Guatemala), todos que participam no tema Diálogo intergeracional: uma janela aberta sobre o futuro.

Em edições anteriores assistiram os presidentes em exercício de República Dominicana, Colômbia, Chile, Guatemala e México, bem como ex-presidentes do Chile, Costa Rica, Bolívia, Guatemala, Equador, Colômbia, Portugal, Peru e Brasil.

lma/prl/bj








Anunciam nova aliança política no Iraque

Bagdá, 1 out (Prensa Latina) Uma nova aliança de partidos iraquianos foi anunciada hoje nesta capital, presidida pelo premiê Nuri Al Maliki, a qual irá como plataforma política às eleições legislativas de janeiro.

A coalizão integram-na quatro dezenas de organizações das doutrinas chiítas e sunitas, além de curdos e cristãos, informaram meios de comunicação televisivos.

Al Maliki manifestou, da superprotegida Zona Verde em Bagdá, que a nova plataforma estará a serviço do povo e sua intenção é conformar um Estado, independente e federal, a fim de garantir a liberdade, justiça e igualdade dos iraquianos, noticiou a tevê Al Iraquiya.

Esta nação árabe foi invadida e ocupada em 2003 por tropas estrangeiras, encabeçadas pelos Estados Unidos, e desde então padece as consequências de uma guerra interna que deixou já mais de um milhão de civis mortos e outros milhares de feridos e mutilados.

A denominada Coalizão do Estado de Direito surge poucas semanas após se ter constituído a Aliança Nacional Iraquiana (ANI), dirigida pelo ex-premiê Ibrahim ao Yafari, e da qual se afastou o partido Dawa, que representa o premiê iraquiano.

Entre outros grupos, a ANI está composta pelo influente Conselho Supremo Islâmico do Iraque e os seguidores do clérigo Moqtada Sader, que opõe-se à presença militar estrangeira no Iraque.

Nas próximas eleições legislativas, programadas para janeiro de 2010, será eleito um novo governo para os próximos quatro anos e prevê-se uma forte disputa pela tomada do poder, afirmam observadores.

tgj/jcd/bj







Presidente de Zâmbia conclui visita a Cuba

Havana, 1 out (Prensa Latina) O presidente de Zâmbia, Rupiah Bwezani Banda, concluiu hoje uma visita de três dias a Cuba, durante a qual dialogou com seu homólogo Raúl Castro.

Bwezani Banda foi recebido pela vice chanceler Ana Teresita González no aeroporto internacional José Martí, nas redondezas desta capital.

Durante sua estância na nação caribenha, o mandatário rendeu homenagem ao Herói Nacional cubano, José Martí, e aos próceres africanos.

E distinguiu ao líder da Revolução cubana, Fidel Castro, com a Ordem da Águia de Zâmbia em primeiro grau, a que foi entregue a Raúl Castro. Como parte de uma agenda intensa, o governante percorreu lugares de interesse social, econômico e cientista, como os Laboratórios Biológicos Farmacêuticos (LABIOFAM).

mgt/ro/bj









Morrem nove civis em ataque aéreo dos EUA no Afeganistão

Cabul, 1 out (Prensa Latina) Pelo menos uma dezena de civis perderam a vida durante um ataque da aviação dos Estados Unidos no território ocidental afegão, comunicaram hoje fontes civis e militares.
Entre os mortos ontem à noite figuram um pecuarista, sua esposa e quatro crianças, informou aos meios informativos o chefe tribal afegão, Ghulam Mohammad Khan.

Khan explicou que o bombardeio a uma edificação matou à família afegã e três convidados.

O exército dos Estados Unidos alegou que forças terrestres eram atacadas do interior de um complexo e que solicitaram apoio aéreo.

Enquanto, a Força Internacional de Assistência à Segurança (ISAF), sob comando da OTAN, indicou que pesquisa a morte de civis em um bombardeio de sua aviação no território sul afegão.

Segundo um comunicado, um avião da ISAF lançou na terça-feira passada uma bomba sobre um edifício no distrito de Nad Ali, na província de Helmand, após um intenso combate livrado com supostos insurgentes.

De acordo com essa versão, depois do confronto receberam-se informações que a bomba lançada por essa aeronave destruiu o edifício e que várias pessoas morreram entre elas mulheres e crianças. A ISAF admitiu também que brindou assistência médica a vários civis feridos.

As mortes de civis em ações bélicas da ISAF e Estados Unidos são objeto de duras controvérsias nos últimos anos, e o Governo afegão qualificou-a no passado de inaceitáveis.

No dia 4 de setembro, a aviação da ISAF causou a morte de 90 civis ao bombardear dois caminhões cisterna capturados pelos rebeldes afegãos na província norte de Kunduz.
Estatísticas da ONU estimam que mil 500 civis afegãos perderam a vida entre janeiro e agosto de 2009, vítimas dos ataques dos Estados Unidos e a OTAN e os antigovernamentais.

Mais de dois mil 118 civis morreram devido o conflito em 2008, quase 40 por cento mais que em 2007.

tgj/mne/bj








Chegará a Cuba chanceler de Emirados Árabes Unidos

Havana, 1 out (Prensa Latina) O ministro de Assuntos Exteriores dos Emirados Árabes Unidos, Abdullah Bin Zayed Al Nahyan, chegará hoje a Cuba para realizar uma visita oficial, anunciou a imprensa nacional.

Convidado pelo chanceler cubano, Bruno Rodríguez Parrilla, Al Nahyan sustentará conversas com seu homólogo e anfitrião desta ilha caribenha.

Também, de acordo com o programa previsto, percorrerá lugares de interesse histórico e cultural.

tgj/dsa/bj








Cuba e Oriente Médio dão mostras de solidariedade recíprocas

Ulisses Canales, enviado especial

Damasco, 1 out (Prensa Latina) Cuba ratificou hoje aqui sua defesa histórica e invariável do direito dos povos do Meio Oriente à resistência frente à ocupação israelense, e recebeu emotivas mostras de solidariedade frente à hostilidade norte-americana.

Ao inaugurar o primeiro encontro regional de solidariedade com a nação caribenha, que se realiza no complexo turístico-sindical Sahara, nas redondezas de Damasco, delegados de Cuba e de organizações políticas e sociais árabes trocaram o apoio e a amizade.

O presidente da Associação de Amizade Sírio-Cuba, Osama Adi, destacou a importância do caráter revolucionário da reunião pela presença, junto a representantes cubanos, de membros de agrupamentos da resistência síria, libanesa e palestina.

Além de destacar a fortaleza dos vínculos de amizade entre Damasco e Havana, Adi enalteceu a unidade revolucionária e a irmandade de cubanos e árabes “além de iranianos- na luta contra "a hegemonia e agressão do imperialismo".

O também membro do Comitê Regional do Partido Baas (dirigente) expressou a vontade de levar os laços com a ilha "ao mais alto nível em todas as esferas", o qual recebeu um amplo aplauso de mais de uma centena de ativistas solidários com Cuba.

Por sua vez, Kenia Serrano, presidenta do Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP), agradeceu as manifestações de respaldo e recordou que desde seu mesmo início, em 1959, a Revolução de seu país se alinhou com as causas mais nobres e progressistas.

"Defendemos o direito dos povos a resistir e lutar contra a ocupação estrangeira", destacou Serrano, ao reivindicar a criação de um Estado palestino independente com capital em Jerusalém Leste e a volta das centenas de milhares de palestinos deslocados por Israel.

Recordou que o governo cubano rompeu relações diplomáticas com Israel em 1973 em protesto pelos ataques contra os palestinos e reafirmou- "não as retomará até que cessem essas agressões".

Assim, expressou sua convicção de que a diversidade na solidariedade com Cuba beneficiará ao evento que concluirá manhã com um pronunciamento unânime de condenação ao bloqueio econômico imposto a essa ilha pelo governo dos Estados Unidos.

Espera-se que o encontro de solidariedade também reclame a libertação de cinco antiterroristas cubanos presos nos Estados Unidos.

Serrano apontou que sete em cada 10 cubanos nasceram sob a aplicação da medida punitiva norte-americana e, por outro lado, ressaltou a capacidade de resistência de seu povo.

Com respeito aos cinco antiterroristas presos há mais de 11 anos em território estadunidense, destacou que são símbolo de todos nós, mas também em cada um deles estão os prisioneiros palestinos, os do Golán sírio e os saharauies em cárceres de Israel e Marrocos".

tgj/Ucl/bj







Governo boliviano garantirá soberania em região amazônica

La Paz, 1 out (Prensa Latina) O ministro da Presidência de Bolívia, Juan Ramón Quintana, assegurou que o Governo sentará plena soberania no próximo ano nas fronteiras da Amazonia para fortalecer seu desenvolvimento.

"Nosso propósito é desenvolver as regiões permanentemente esquecidas", disse Quintana ao intervir na celebração pelos 101 anos de criação da comunidade Remanso, no departamento do Beni.

Destcaou que a atual administração constrói soberania nessa região, onde funda novos povos para incrementar a população amazônica nos espaços interculturais que são a base territorial do novo Estado.

Remanso é uma comunidade dispersa localizada ao longo da bacia do rio Iténez, fronteira com Brasil, que junto com outras localidades como Cafetal, Porto Villazón, Andar Firme, San Simón e Tikin têm uma população aproximada de cinco mil habitantes.

Esses territórios enfrentam atualmente necessidades básicas que estão devidamente atendidas pelo Governo central, disse o ministro.

Durante a celebração, Quintana entregou um flamante quartel de Capitania Naval, construído com cerca de 50 mil dólares provenientes do Executivo.

tgj/por/bj








Desestimam renúncia de diretor de France Telecom apesar de suicídios

Paris, 1 out (Prensa Latina) A ministra francesa de Economia, Christine Lagarde, renovou hoje aqui sua confiança no presidente do operador telefônico France Telecom, Didier Lombard, para solucionar a crise desatada depois dos 24 suicídios acontecidos na empresa.

Sindicatos, socialistas, comunistas e o Novo Partido Anticapitalista (NPA) pediram a demissão do diretor depois da onda de mortes que envolve à companhia há 18 meses dos quais se culpa o stress trabalhista.

Em um comunicado emitido pelo Ministério de economia após um encontro de Lagarde com o diretor , a titular manifestou segurança de que surta efeito o plano de ação proposto pela assinatura para terminar a corrente macabra de mortes.

Medidas que incluem uma equipe reforçada de psicólogos a disposição de familiares e assalariados, a definição de um novo contrato social em acordo com os coletivos trabalhistas e as instâncias representativas do pessoal, entre outras.

Os sindicatos atribuem as mortes ao plano de restruturação de France Telecom e à pressão exercida sobre os trabalhadores aos quais lhes situam metas difíceis de atingir.

O último suicida, um empregado de 51 anos de idade de uma central telefônica situada na região de Alta Saboya (este), culpou o ambiente trabalhista existente por sua decisão, segundo explicou em uma carta deixada a sua esposa.

Os sindicatos do grupo telefônico que convocaram a uma paralisação nesta tarde quando serão inumados os restos de seu colega, entraram com uma ação jurídica por se colocar em perigo a vida dos trabalhadores.

France Telecom aplica uma política de mobilidade de quadros a cada três anos, em teia de julgamento atualmente por reconhecer-se como causa de muitas das mortes.
Depois deste último suicídio, Lombard anunciou que suspendia momentaneamente esta medida.

tgj/mbz/bj








Reitera FMI papel da China como locomotora de economias asiáticas

Beijing, 1 out (Prensa Latina) China será a locomotora que tirará os países asiáticos da recessão econômica apoiada em um crescimento de 8.5 por cento neste ano e do nove no próximo, previu hoje o FMI.

De acordo com um relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI) conhecido nesta capital, recentes indicadores apontam para uma recuperação na Ásia, encabeçada por um rápido avanço na China, que registrou uma expansão em seu produto interno bruto de 7.1 por cento no primeiro semestre do ano.
Acrescenta que o auge da região chegará na segunda metade do 2009, o que sentará as bases para um melhoramento moderado em 2010.

Entre as economias que também crescerão neste ano menciona a Índia, com 5.4 por cento, impulsionada, igualmente como China, por uma política de estímulo que aumenta a demanda interna.

Recorda que enquanto a Coréia do Sul e Cingapura caíram até atingir baixas de 25 por cento ao fechamento de 2008, China, Indonésia e Índia conseguiram escapar a uma severa recessão.

O FMI revisou à alta sua previsão de crescimento da economia mundial para o próximo ano a 3.1 por cento, de 2.5, e considerou que a recessão global "está terminando", critério questionado por especialistas.

tgj/Lam/bj








Indústria turística cubana destaca gastronomia de luxo

Havana, 1 out (Prensa Latina) Com a celebração da X Festa Internacional do Vinho no Hotel Nacional de Cuba, a indústria turística deste país destaca hoje uma gastronomia de luxo em sua espiral crescente de desenvolvimento sustentável.

Este encontro, já tradicional no fim de cada ano, é significativo para mostrar uma hoteleria e serviços dispostos a receber ao viajante mais exigente, sobretudo europeus, acostumados a acompanhar suas comidas com vinhos das melhores adegas do mundo.

Precisamente, nesta oportunidade, essa reunião vitivinícola terá a presença de vinhos do Chile, Espanha, França, Itália e outros países do 1 a 3 de outubro, no hotel insígnia da hoteleria desta nação, inaugurado em dezembro de 1930.

Oportunamente, o executivo de eventos do Hotel Nacional, Damián Fuentefría, mostrou sua satisfação pela continuidade do encontro, em que participam produtores, especialistas, distribuidores e consumidores com a finalidade de trocar experiências e participar em provas.

Esse também é momento para a apresentação de novos produtos, ou especialidades dispostas ao turismo desta Ilha que neste ano tem um crescimento acumulado em dita indústria do 2,9 de acordo com cifras oficiais.

Para esta oportunidade, a cifra fechada de 10 anos de festa do vinho é considerada pelos especialistas como um momento oportuno para revitalizar reuniões sobretudo do Clube de Sommelier (presentadores de vinhos) que começou suas funções profissionais desde 1995, também no Nacional.

Entre as adegas convidadas ao evento estão Investimentos Pucara S.A., Freixenet, Torres, Joan Sardá, e Adegas das Caraíbas, muitas delas fiéis em sua presença nesta reunião e cujos produtos há vários anos estão na maioria dos hotéis desta nação.

tgj/Rcg/bj








Representante ONU sai do Afeganistão

Nações Unidas, 1 out (Prensa Latina) Peter Galbraith conclui hoje seu desempenho como vice-representante especial de Nações Unidas para o Afeganistão, removido por contradizer a seu superior em torno das alegadas denúncias sobre fraude nas recentes eleições no país asiático.

Depois de duas semanas de versões sobre esse movimento, o servidor público norte-americano foi cessado nessa responsabilidade pelo secretário geral da ONU, Ban Ki-Moon, que deu a conhecer sua decisão através de seu porta-voz oficial, Michele Montas.

Galbraith enfrentou de maneira pública a opinião de seu chefe imediato em Cabul, o norueguês Kai Eide, quem no meio de crescentes sinais de irregularidades nas eleições do passado 20 de agosto, saudou a consulta como um grande sucesso dos afegãos.

No entanto, Galbraith exigiu à comissão eleitoral uma ampla recontagem de votos.

A declaração oficial sobre a demoção explica que Ban Ki-Moon determinou sua saída em interesse do trabalho da ONU no Afeganistão e expressou sua respaldo a Eide como titular da missão de Nações Unidas.

O mandato dos representantes da organização no Afeganistão está definido como um apoio ao governo desse país na realização das eleições e assistir às autoridades na reconstrução nacional, o combate à corrupção e outros objetivos.

Ao anunciar o cessar de Galbraith no cargo, o máximo responsável pela ONU agradeceu seu duro trabalho e dedicação profissional e elogiou sua importante contribuição ao trabalho da missão.

tgj/vc/bj








Paquistão nega acusações dos EUA sobre presença de Bin Laden

Islamabad, 1 out (Prensa Latina) Paquistão qualificou hoje de especulações sem fundamento as acusações feitas pelos Estados Unidos relativas à suposta presença de Osama bin Laden e de vários líderes do Talibã na cidade de Quetta.

Em declarações nesta quinta-feira ao canal de televisão Geo News, o porta-voz da chancelaria paquistanesa, Abdul Basit, disse que de ter alguma prova, Washington deveria entregar ao governo do Paquistão.

Basit saiu ao passo às declarações públicas feitas nesta quinta-feira pelo segundo chefe da embaixada dos Estados Unidos em Islamabad, Gerald Feierstein.

Segundo o diplomata, o líder da Al Qaeda, Osama bin Laden, e o mulá Omar, entre outros chefes afegões do Talibã, encontram-se escondidos nos subúrbios de Quetta, desde onde dirigem as operações contra as tropas de ocupação lideradas pelos Estados Unidos.

Quetta é a capital da província paquistanesa de Baluchistán, e está localizada cerca das fronteiras com Irã e Afeganistão.

tgj/nm/bj







Mais de 20 petroleiras interessadas na Faixa do Orinoco

Caracas, 1 out (Prensa Latina) Mais de 20 petroleiras aspiram à exploração do campo Carabobo na Faixa Petrolífera do Orinoco, informou hoje o ministério de Energia e Petróleo da Venezuela.

O ministro do ramo e presidente de Petróleos da Venezuela, (PDVSA), disse em nota de imprensa que se fixou o 12 de novembro de 2009 como a data para a entrega da versão final das condições e o 28 de janeiro de 2010 para a recepção das ofertas.

O projeto é parte do plano de desenvolvimento das reservas da Faixa Petrolífera do Orinoco, com 235 bilhões de barris de petróleo pesado e extra-pesado, das quais se têm certificado 93 bilhões.

Venezuela projeta, com participação de empresas mistas com firmas estrangeiras, levar a produção atual nessa região dos atuais 600 mil barris diários a 1,2 milhões de barris diários com investimentos superiores a 30 bilhões de dólares.

As empresas interessadas, segundo o informe são BP, de Reino Unido; Chevron, dos Estados Unidos; China National Petroleum Corporation, da China; Eni da Itália e Galp Energia S.G.P.S., S.A, de Portugal.

Também Inpex Corporation, Japan Oil Gás Metals National Corporation, JOGMEC e Mitsubishi Corporation do Japão; ONGC Videsh Limited, da Índia; Petrobras do Brasil; PC Venezuela Ltd. , de Malásia; Repsol, de Espanha e Shell de Holanda.

Também; Sinopec International Petroleum Exploration and Production Corporation, da China; StatoilHydro, da Noruega; Suelopetrol, da Venezuela; Total, da França e um consórcio de várias firmas da Rússia.

PDVSA anunciou que as condições do Projeto Carabobo serão equiparadas às do convênio assinado com a Federação Russa e outros acordos adiantados para o desenvolvimento conjunto de vários blocos.

Ramírez adiantou que uma vez culminados isso desenvolvimentos não se atribuirão novas áreas e PDVSA se concentrará no desenvolvimento destes blocos, com os quais se espera legar ao futuro a uma produção de 2,8 milhões de barris diários.

Para a extração petroleira a Faixa foi dividida em quatro áreas: Boyacá, Junín, Ayacucho e Carabobo, segmentados em 27 blocos de uns 500 quilômetros quadrados a cada um. Como resultado do atual processo de certificação se espera para 2010 que a Venezuela se converterá na primeira reserva mundial de hidrocarbonetos, com 316 bilhões de barris para deslocar a Arábia Saudita (264 bilhões de barris).

tgj/Ml/bj







Mais de 51 mil cubanos somam-se a organização universitária

Havana, 1 out (Prensa Latina) Mais de 51 mil jovens cubanos iniciaram hoje suas aulas como membros da Federação Estudantil Universitária (FEU), fundada o 20 de dezembro de 1922 pelo destacado revolucionário Julio Antonio Mella.

De acordo com a presidenta nacional da organização, Gladys Gutiérrez, esses educandos pertencem, de maneira voluntária, a um coletivo que agrupa, representa e faz valer os direitos conquistados pelos universitários desta ilha antilhana.

O apoio à reflorestamento do país e a vinculação aos programas de produção de alimentos, aparecem este curso escolar entre as principais tarefas colaterais de quem realizam estudos superiores.

A FEU é membro da Organização Continental Latino-americana e Caribenha de Estudantes (OCLAE) e da União Internacional de Estudantes (UIE).

tgj/dsa/bj









Evo Morales busca ponte de confiança entre setores sociais

La Paz, 1 out (Prensa Latina) O presidente boliviano, Evo Morales, destacou a importância de construir laços de confiança entre o Governo e setores empresariais, profissionais, meios, intelectuais e juventudes locais.

Segundo informa hoje o jornal Cambio, o chefe de Estado pediu durante uma cerimônia em La Paz que sua campanha eleitoral ponha ênfase nos departamentos de Beni e Santa Cruz, especialmente nas cidades, com a divulgação dos lucros do Executivo e o plano de gerenciamento para os seguintes anos.

Durante o encontro, ao que assistiram vários candidatos do Movimento Ao Socialismo (MAS) à futura Assembléia Legislativa Plurinacional, Morales se referiu a pesquisas eleitorais que minimizam a preferência popular dessa agrupação política.

Nesse sentido, disse que em base a experiências eleitorais passadas, no caso de seu partido teria que acrescentar a essas cifras uns 20 pontos.

Muitas pesquisas minimizam a presença do MAS e agrandam a preferência eleitoral para setores opositores", sublinhou.

Enfatizou que o atual gerenciamento governamental conseguiu sólidas relações com os movimentos sociais, trabalhistas e sindicais.

"E o setor que me falta para ter confiança é o da classe média, os profissionais das cidades", sublinhou o presidente.

Nesse sentido solicitou à ex-defensora do Povo e candidata à primeira senadora por La Paz do MAS, Ana María Romero, que o apóie desde o Senado para construir laços cordiais com empresários e intelectuais, com o fim de servir ao povo.

Durante a reunião, grupos de profissionais fizeram entrega de um simbólico Prêmio Nobel pela Paz ao presidente e atual candidato à reeleição presidencial.

tgj/por/bj

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

AFIRMAM QUE RESISTÊNCIA SEGUIRÁ EM HONDURAS APESAR DO ESTADO DE SÍTIO

Por Raimundo Lopez, enviado especial

Tegucigalpa, 30 set (Prensa Latina) A resistência antigolpista de Honduras afirmou que continuará hoje a mobilização popular em demanda da restauração da ordem constitucional apesar do estado de sítio decretado pelo governo de facto.

Nos manteremos nas ruas apesar de toda a repressão deste regime usurpador, afirmou à Prensa Latina Juan Barahona, coordenador geral da Frente Nacional contra o golpe de Estado.

A suspensão das garantias constitucionais foi anunciada no domingo passado e no dia seguinte soldados e policiais fecharam a emissora Rádio Globo e o canal 36 de televisão, opositores à ação golpista militar.

A polícia antimotins isolou a área de concentração dos membros da Frente nos dois últimos dias, para aplicar as restrições à liberdade de reunião e movimento impostas pelo estado de sítio.

O que eles querem é que nós não saiamos, que fiquemos em nossas casas, mas não conseguirão isso, vamos seguir saindo até romper esse cerco, disse Barahona.

Agregou que o povo não renunciará as suas demandas de conseguir a restituição da ordem constitucional e do presidente legítimo, Manuel Zelaya, e a convocação a uma assembleia nacional constituinte.

A manifestação desta quarta-feira foi marcada para os arredores da emissora Rádio Globo, fechada na madrugada de segunda-feira, mas que conseguiu, horas depois, começar suas transmissões via Internet.

Enquanto isso, a tensão aumentou no Instituto Nacional Agrário, ocupado pelos camponeses, desde o golpe militar de 28 de junho, que receberam ontem exigências da polícia de abandonar a edificação e a ameaça de desalojá-los.

Líderes do movimento responsabilizaram o presidente do governo de facto, Roberto Micheletti, e o chefe das forças armadas, general Romeo Vázquez, das consequências de uma agressão aos homens do campo.

Explicaram que permanecem no Instituto para proteger a documentação de 40 anos de luta pelo direito à terra, que pela primeira vez em décadas encontrou apoio em um governo, o de Zelaya.
lma/rl/bj







Deputados brasileiros viajam a Honduras

Brasília, 30 set (Prensa Latina) Um grupo de seis deputados federais viajará hoje a Honduras para verificar a situação na embaixada deste país em Tegucigalpa e a de cerca de 500 brasileiros que residem nessa nação centro-americana.

O presidente da Câmara de Deputados, Michel Temer, confirmou a viagem dos seis legisladores, que chegarão a El Salvador em um avião da Força Aérea Brasileira e ali embarcarão em um vôo comercial até Tegucigalpa, onde esperam reunir-se com o presidente do Parlamento e alguns de seus colegas hondurenhos.

Temer, que esta manhã qualificou de inconveniente essa visita dos deputados brasileiros a Honduras, disse poucas horas depois que mudou de ideia após a participação do chanceler Celso Amorim em uma reunião extraordinária da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal.

O líder parlamentar apontou que os deputados devem pregar a concórdia e a harmonia para o povo hondurenho, pois eles vão para fazer presença e aquilo que vem realizando a Câmara com frequência, que é uma espécie de diplomacia parlamentar.

A mensagem dos integrantes do grupo será de harmonia, de fazer cumprir a Constituição, isto é, de fazer com que o presidente José Manuel Zelaya retorne ao posto para o qual foi eleito pelos hondurenhos nas urnas.

A delegação está integrada pelos deputados Raúl Jungmann, do Partido Popular Socialista; Ivan Valente, do Partido Socialista e Liberdade; Mauricio Rands, do Partido dos Trabalhadores, Marcondes Gadelha, do Partido Socialista Brasileiro; Claudio Cajado, do Partido Democrata; e Bruno Araújo, do Partido da Social Democracia Brasileira.

Rands falou à imprensa que a missão é de diplomacia parlamentar para ajudar a preservar a segurança dos quase 500 brasileiros que moram em Honduras e a inviolabilidade da embaixada em Tegucigalpa.

Por sua vez, Valente sustentou que exigirão respeito para a embaixada brasileira, atacada com gases tóxicos na semana passada, bem como defenderão os direitos humanos e a inviolabilidade da sede diplomática.

lma/ale/bj







Constante chamada contra bloqueio a Cuba na Assembleia da ONU

Por Victor M. Carriba

Nações Unidas, 30 set (Prensa Latina) A chamada pelo levantamento do bloqueio dos Estados Unidos contra Cuba aparece hoje como uma das demandas mais constantemente escutadas durante os seis dias que durou o debate geral da Assembleia das Nações Unidas.

Ao fazer um balanço dos pronunciamentos que foram quase um denominador comum nos discursos do plenário, a questão do cerco estadunidense contra a ilha caribenha foi exposta de maneira direta por várias dezenas de delegações de todas as regiões do mundo.

As últimas manifestações nesse sentido foram registradas ontem, na sessão final do debate geral, feitas pelos chanceleres da Nicarágua, Samuel Santos, e Granada, Peter Charles David, entre outros.

O primeiro a denunciar esse bloqueio, ao intervir no turno de abertura dos debates na quarta-feira passada, foi o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, justo antes do início do fórum anual da ONU do presidente estadunidense, Barack Obama.

Ao longo dos dias de discursos, também exigiram o fim do assédio a Cuba os chefes de Estado do Uruguai, Tabaré Vázquez, El Salvador, Mauricio Funes, Bolívia, Evo Morales, Venezuela, Hugo Chávez, Paraguai, Fernando Lugo, e Líbia, Muammar Gadafi.

Igualmente os governantes da África do Sul e Sao Tomé y Príncipe, Jacob Zuma e Fradique Bandeira Melo de Menezes, bem como os chefes das delegações de Lesotho, Egito, República Democrática Popular Lao, Vietnã, Guiné Bissau, Namibia, Síria, Belice, Honduras, Equador, Chipre e Zimbabwe, entre muitos outros.

Antes de todos eles, o presidente do atual período da Assembleia Geral, Alí Treki, manifestou, ao assumir esse cargo, que os embargos e os bloqueios são infrutuosos, socavam a vontade da comunidade internacional e só afetam às populações.

Ao mesmo tempo, na ilha venezuelana de Margarita, presidentes, ministros e representantes de 60 países participantes da II Cúpula da América do Sul-África pediram o fim do bloqueio econômico, comercial e financeiro contra Cuba e o cumprimento das resoluções da ONU a respeito.

Durante sua intervenção aqui diante do plenário da ONU, o chanceler cubano, Bruno Rodríguez, reiterou que esse cerco dos Estados Unidos contra a ilha se mantém intacto e constitui "um ato de agressão unilateral a que se deve pôr fim de maneira unilateral".

O ministro disse que as recentes medidas anunciadas pelo atual governo estadunidense relacionadas com Cuba constituem um passo positivo, mas extremamente limitado e insuficiente, e explicou que algumas delas não se podem aplicar porque perduram sem modificação outras restrições que o impedem.

A agenda de trabalho da 64ª Assembleia Geral inclui pelo décimo oitavo ano consecutivo a votação de 28 de outubro de um relatório elaborado pelo país antilhano e intitulado Necessidade de pôr fim ao bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos da América contra Cuba.

Desde 1991 o assédio estadunidense recebeu uma crescente condenação dos integrantes da ONU, repudio que no ano passado proveio de 185 Estados, a cifra mais alta registrada em todas as votações realizadas nesse tempo.

lma/vc/bj







Oficializam denuncia de plano para assassinar o presidente Chávez

Caracas, 30 set (Prensa Latina) O deputado pelo Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) Reinaldo García apresenta hoje ao Ministério Público uma denúncia sustentada por recentes revelações de planos para assassinar o presidente Hugo Chávez.

De acordo com a promotora geral, Luisa Ortega, com o ato do legislador pelo Distrito Capital fica oficializado o caso, que desencadeará as investigações pertinentes.

É uma questão formal, sem a denúncia não podemos fazer nada, explicou a servidora pública.

Depois das declarações do ex-diretor do Departamento Administrativo de Segurança da Colômbia (DÁS), Rafael García, e do confesso assassino desse próprio país Geovanny Velásquez, dirigentes do PSUV e de outras forças políticas exigiram pesquisas a respeito.

Ambos os neogranadinos asseguraram a existência de projetos para assassinar Chávez, envolvendo em sua organização o presidente colombiano, Álvaro Uribe, e o opositor ex-governador do estado venezuelano de Zulia, Manuel Rosales.

Segundo Velásquez, Rosales manteve reuniões com paramilitares para planificar o magnicídio.

Lugares, datas e o montante pago para cometer esse crime (25 milhões de dólares) foram mencionados pelo outrora membro de grupos irregulares, que cumpre 40 anos de prisão por participar em massacres na Colômbia.

Nas revelações também ficou claro a suposta cumplicidade de empresários venezuelanos.

Homens ricos estiveram ali, assinalou o outrora paramilitar.

A partir das afirmações do ex-DÁS e de Velásquez, o governo e o PSUV consideram que com elas se ratificam denúncias de ultimar ao Chávez para destruir o processo de mudança chamado aqui Revolução Bolivariana.

Setores opositores costumavam qualificar de show político os comentários do chefe de Estado e de outros dirigentes em torno da existência de conspirações para assassiná-lo.

tgj/wmr/bj












Missão Milagre chega a 93 mil pacientes operados no Equador

Quito, 30 set (Prensa Latina) Especialistas cubanos da Missão Milagre operaram em três anos e médio 93 mil pacientes equatorianos nas três clínicas que mantém neste país, informou hoje seu coordenador nacional, o doutor Hugo Almeida.

Em entrevista à Prensa Latina, Almeida informou que a missão conta no Equador com 55 colaboradores, dos quais 10 são oftalmólogos ou especialistas em medicina geral integral (MGI), e o restante engenheiros em eletro-medicina e licenciados em enfermaria.

Com pessoal e equipamentos cubanos, a primeira clínica foi inaugurada em maio de 2006 em Latacunga, província de Cotopaxi; a segunda começou em julho desse mesmo ano em Ballenita, província de Santa Elena, e a terceira em julho de 2007 em Machala, província El Oro.

Antes desses centros funcionarem, desde outubro de 2005, um grupo de especialistas da Ilha veio à província Esmeraldas, fronteiriça com a Colômbia, e enviaram cerca de quatro mil pacientes e acompanhantes a Havana, onde foram realizados 2.500 operações.

"Estamos entre os países da Missão Milagre que mais pacientes operou. Como é conhecido, ao todo os casos resolvidos são mais de um milhão e meio, e se somarmos os 93.235 aos operados antes em Cuba, o Equador contribuiu para essa cifra global com mais de 95 mil", assinalou Almeida.

Nossos centros são docentes, enfatizou o coordenador, para informar depois que todos os colaboradores cursam mestrado, e um segundo grupo de nove médicos cubanos do último ano da especialidade de oftalmologia, fazem aqui sua última residência antes de graduarem-se como especialistas.

Ademais, agregou, atendemos 31 médicos equatorianos, graduados da Escola Latinoamericana de Medicina (ELAM), que cursam nas três clínicas a especialidade de MGI e, 18 deles, estudam nestes centros a especialidade de oftalmologia.

"Temos uma aceitação muito grande na população equatoriana, especialmente a de muito escassos ou nenhum recurso econômico, pois o serviço é totalmente gratuito, com uma qualidade muito alta e um nível de complicações pós-cirúrgicas abaixo de 0,5 por cento."

Existe também, apontou Almeida, um ganhado respeito entre os profissionais de saúde do Equador, porque este 0,5 por cento está muito abaixo dos parâmetros de complicações aceitos internacionalmente para este tipo de cirurgias, que podem chegar a 3 por cento.

Como este país tem fronteiras com Peru e Colômbia, também operamos pacientes dessas duas nacionalidades, apontou. Da Colômbia vieram a Latacunga para serem atendidos, e mais de 10 mil peruanos foram operados em Machala que fica bem perto, concluiu Almeida.

lma/prl/bj






Aplacado incidente em Michoacلn, México

México, 30 set (Prensa Latina) Dois veículos tentaram hoje violar cercas de segurança
no centro histórico de Morelia, Michoacán, tendo sido os ocupantes dos automóveis detidos por um retém militar, informaram fontes oficiais.

UM REPRESENTANTE DA PRESIDÊNCIA MANIFESTOU À PRENSA LATINA QUE NÃO SE TRATOU DE UM GRUPO COM ARMAS DE FOGO, E DESCARTOU AS COINCIDÊNCIAS DO INCIDENTE COM A VISITA DO PRESIDENTE, FELIPE CALDERÓN, À CAPITAL DE MICHOACÁN.

SEGUNDO A FONTE, OS OCUPANTES DOS VEÍCULOS HAVIAM CONSUMIDO ÁLCOOL E NÃO RESPEITARAM AS CERCAS, MOTIVO PELO QUAL MEMBROS DO EXÉRCITO, AO DETÊ-LOS, FERIRAM UM DELES.

OS FATOS OCORRERAM ÀS 06:00 HORAS LOCAL, DUAS HORAS ANTES DO CAFÉ DA MANHÃ DO PRESIDENTE NA CASA DE SUA MÃE, QUE RESIDE EM MORELIA, PROGRAMADO DUAS HORAS DEPOIS.

O PORTA-VOZ PRESIDENCIAL ACRESCENTOU QUE, POSTERIORMENTE, OS TRÊS OCUPANTES DOS VEÍCULOS NÃO IDENTIFICADOS FORAM LEVADOS A UM HOSPITAL DA CIDADE.

DESDE ONTEM, TERÇA-FEIRA, CALDERÓN REALIZA UMA VISITA À CAPITAL MICHOACANA, ONDE DUANTE A MANHÃ PRESIDIU UMA CERIMÔNIA CÍVICA COM MOTIVO DO NATALÍCIO DE JOSÉ MARÍA MORELOS.

O PROCURADOR GERAL DA JUSTIÇA DA ENTIDADE, JESÚS MONTEJANO RAMÍREZ, QUALIFICOU DE LAMENTÁVEL O SUCEDIDO, DE ACORDO COM UMA REPORTAGEM DE ÚLTIMA HORA DO SERVIÇO NOTICIOSO DIGITAL DO DIÁRIO EL UNIVERSAL.

DE JEITO NENHUM VULNEROU-SE A SEGURANÇA DO PRESIDENTE NO INCIDENTE NA RETENÇÃO, LOCALIZADO A UNS METROS DE ONDE SE CELEBRARIA A CERIMÔNIA, CONFIRMOU O SERVIDOR PÚBLICO MICHOACANO.

LGO/FA/GGR/BJ










DESQUALIFICAM NA VENEZUELA GREVE DE FOME DE ESTUDANTES OPOSITORES

Caracas, 30 set (Prensa Latina) O ministro venezuelano de Educação, Héctor Navarro, considerou hoje um show midiático a greve de fome que estudantes opositores mantêm pelo sexto dia consecutivo em frente ao escritório local da Organização dos Estados Americanos.

QUANDO AS GREVES DE FOME SÃO SÉRIAS EXISTE INCOMUNICAÇÃO, NO ENTANTO, ESTES RAPAZES TÊM UM CONSTANTE ACESSO AOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, ADVERTIU AO COMPARECER NA RÁDIO NACIONAL DA VENEZUELA.

SEGUNDO O SERVIDOR PÚBLICO, OS CIDADÃOS DEVEM PRESTAR ATENÇÃO NOS ACONTECIMENTOS PARA NÃO SE DEIXAREM CONFUNDIR.

DEVEMOS TER CUIDADO PORQUE ESTE É UM TEMA FUNDAMENTAL DE OPINIÃO PÚBLICA E ELES O ESTÃO MANEJANDO COMO UM SHOW, APONTOU NAVARRO, QUE PEDIU À POPULAÇÃO CAPACIDADE DE DIFERENCIAR ATOS POR COMPROMISSO DE OUTROS QUE SÃO MONTAGENS.

PARA O TITULAR, A ABSTINÊNCIA ALIMENTAR DESENVOLVIDA POR 70 JOVENS DE DIFERENTES UNIVERSIDADES PRESTA-SE PARA FINS DESESTABILIZADORES.

A GREVE EM FRENTE À OEA BUSCA PRESSIONAR ESSA ENTIDADE PARA O ENVIO A VENEZUELA DE UMA DELEGAÇÃO DA COMISSÃO INTERAMERICANA DOS DIREITOS HUMANOS, POR SUPOSTAS VIOLAÇÕES DOS MESMOS.

NO CENTRO DA CRUZADA ANTIGOVERNAMENTAL ESTÃO ACUSAÇÕES DE IMPEDIR A LIBERDADE DE EXPRESSÃO MEDIANTE A CRIMINALIZAÇÃO DOS PROTESTOS E A EXISTÊNCIA DE PRESOS POLÍTICOS.

A RESPEITO, A PROMOTORA GERAL DA REPÚBLICA, LUISA ORTEGA, FAZ QUESTÃO DA LEGALIDADE DOS PROTESTOS, DESDE QUE AQUELES QUE OS EXECUTEM NÃO VIOLEM A LEI E DESATEM VIOLÊNCIA.

AS PESSOAS DETIDAS VIOLARAM A LEI, NÃO FORAM PRESAS POR SE MANIFESTAR, PRECISOU.

MGT/WMR/BJ

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Kangamba / Quinta feira 01/10/2009 As 18:30 hs

O drama bélico cubano "Kangamba" é exibido em Florianópolis pela
primeira vez como parte da programação cultural-cinematográfica da
ACJM-SC. O mais recente filme do cineasta Rogelio Paris recria o
imemorável combate das tropas angolanas e cubanas contra forças
contra-revolucionárias numericamente superiores, assistidas pelo
regime de apartheid da África do Sul, na localidade de Cangamba, em
Angola. Durante mais de uma semana, se desenvolve um batalha desigual,
que também atinge a população civil.
Nos primeiros dias de agosto de 1983 um grupo de 82 assessores cubanos
junto a algo mais de 800 combatentes das Forças Armadas para a
Libertação de Angola foram fustigados num espaço físico menor ao de um
campo de futebol e saíram vitoriosos

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Resistência popular continuará em Honduras apesar do aumento da repressão

Tegucigalpa, 28 set (Prensa Latina) A resistência contra o golpe militar de Honduras e em demanda do restabelecimento da democracia continuará apesar do aumento da repressão, afirmou hoje um dos líderes do movimento popular.

O dirigente camponês Rafael Alegría sublinhou que a Frente Nacional contra o golpe de Estado prosseguirá sua luta pacífica nas ruas, amparado na Constituição do país.

Nossa legislação é clara e garante que todo cidadão pode se reunir com outro sem necessidade de pedir permissão a ninguém, disse.

A Frente baseia também sua luta no artigo três da Carta Magna, que estabelece que nenhuma pessoa deve obediência a um governo imposto pela força das armas.

Alegría condenou o fechamento dos dois únicos veículos de imprensa na capital com cobertura dos protestos populares, a Rádio Globo e o canal 36 da televisão, executado esta manhã pela Polícia e pelo Exército.

Querem ter o controle absoluto da informação, denunciou Alegría.

Ambos os meios foram ocupados pelas Forças Armadas no dia 28 de junho, quando militares encapuzados sequestraram o presidente desse país, Manuel Zelaya, e o transferiram em um avião para a Costa Rica.

Zelaya retornou de surpresa a Tegucigalpa no último dia 21 e pediu proteção à embaixada do Brasil, onde se encontra sitiado pelo Exército e pela Polícia junto a umas 100 pessoas, entre jornalistas nacionais e estrangeiros.

O dirigente da Frente Nacional qualificou de inconstitucional e ilegal um decreto do governo de facto que suspende as garantias constitucionais por 45 dias, o que ainda não foi considerado pelo Congresso, controlado pelos partidários do golpe militar.

Um decreto, ontem à noite, autorizou as Forças Armadas e a Polícia a dispersarem manifestações públicas, deterem pessoas e intervirem em meios de comunicação, quando considerem que alteram a ordem e a paz cidadã.

Alegría alertou que o país vive um momento delicado e não descartou que comecem as detenções dos dirigentes da Frente, em outra tentativa de deter a mobilização popular em demanda da restituição da ordem constitucional e de Zelaya.

A Frente acordou ontem, em uma assembleia, continuar a luta em todo o território a fim de conseguir esses objetivos e convocou para uma marcha na capital, com ponto de concentração em frente à Universidade Pedagógica Nacional Francisco Morazán.

lgo/rl/bj






Candidato presidencial em Honduras analisa saída das eleições

Tegucigalpa, 28 set (Prensa Latina) O candidato presidencial independente de Honduras, Carlos H. Reyes, anunciou hoje que analisa a saída das próximas eleições ante a carência de condições para sua realização.

Reyes e seus colaboradores chamaram respeitosamente aos demais aspirantes a postos de eleição popular nas eleições do 29 de novembro próximo opostos ao golpe militar "a tomar em consideração esta posição".

Em um comunicado divulgado nesta segunda-feira Reyes aponta que "qualquer diálogo prévio ao processo eleitoral de novembro tem que ter por premissa a restituição à Ordem Constitucional sem condições e de imediato".

Um diálogo somente para legitimar as eleições sem voltar à ordem constitucional é uma armadilha, acrescenta.

O texto, tudo indica, é anterior à decisão ontem à noite do governo interino de impor a suspensão de garantias por 45 dias e a clausura de Rádio Globo e o canal 36 de televisão executada esta manhã pelo exército e a polícia.

O melhor espaço para resolver o fundo desta crise é em uma Assembléia Nacional Constituinte que elabore uma nova Constituição que será um Pacto Social para sair do atraso e a dependência, aponta o documento.

Continuamos de maneira urgente - acrescenta- um processo de análise e consulta entre simpatizantes e estruturas organizativas para decidir o retiro da Candidatura do processo eleitoral de não ter restituição da Ordem Constitucional, porque para nós a Constituição NÃO é "pura baboseira".

Denuncia que os empresários golpistas em sua estratégia de legitimar-se para aprofundar o neoliberalismo e abortar a constituinte, qualificam o golpe de Estado do 28 de junho como "sucessão constitucional".

Fazem-no assim, para poder realizar as eleições do 29 de novembro como se aqui não tem passado nada, adverte.

Com as eleições - sublinha- pretendem não só legitimar o golpe de Estado, senão garantir a continuidade dos golpistas no poder, sepultar a Constituinte e baixar o perfil da Resistência.
mgt/rl/bj







Exigem da Europa postura firme contra golpistas hondurenhos

Bruxelas, 28 set (Prensa Latina) Centenas de filiados de organizações não governamentais internacionais cominaram hoje à União Européia (UE) a endurecer as sanções contra o governo interino de Honduras e a tomar clara distância do processo eleitoral nesse país.

O protesto levou-se a cabo justo quando se cumprem três meses do seqüestro, expulsão do presidente Manuel Zelaya por militares golpistas e a usurpação do poder por Roberto Micheletti, a quem a comunidade internacional exige a restituição da ordem constitucional nesse país centro-americano.

O secretário geral da Federação Internacional de Direitos Humanos (FIDH), Luis Guillermo Pérez, declarou durante um comício em frente à embaixada hondurenha em Bruxelas, que chegou a hora de que a UE assuma publicamente uma posição de rejeição às manobras eleitorais dos golpistas e adote represálias econômicas.

Seguidos de consignas de apoio ao deposto presidente hondurenho, Manuel Zelaya, os manifestantes exigiram uma postura firme às autoridades comunitárias para reclamar a Micheletti a volta do presidente constitucional ao poder.

Pérez acrescentou que a UE e Bélgica têm que expulsar ao embaixador de Tegucigalpa, quem foi acusado de se somar aos golpistas.

É inadmissível que continue em território europeu um interlocutor dessa natureza, Ramón Custodio tem que ser expulso, reiterou o dirigente da FIDH.

Denunciou igualmente que recebeu informações sobre pessoas lastimadas e humilhadas pelo governo de facto. A FIDH exigiu a Corte Penal Internacional uma investigação dos crimes perpetrados pelos golpistas em Honduras.

mgt/oda/bj







Espanha descarta reconhecimento a golpistas hondurenhos

Madri, 28 set (Prensa Latina) O ministro de Relações Exteriores, Miguel Angel Moratinos, afirmou hoje que Espanha descarta um reconhecimento ao governo interino de Honduras e continuará o respaldo ao deposto presidente constitucional, Manuel Zelaya.

Moratinos disse contudente em declarações à Rádio Nacional de seu país que não reconhecerão às autoridades interinas hondurenhas e prosseguirão os esforços para a volta de seu embaixador a essa nação centro-americana, convulsionada desde faz três meses, depois do seqüestro e expulsão de Zelaya.

Ao reafirmar a posição da Moncloa, o chanceler pontuou que fazem qüestão do restabelecimento da ordem constitucional com Zelaya como presidente, mas recusou intenções do governo espanhol de agudizar as tensões com o governo interino.

Explicou, contudo ante pronunciamentos o executivo golpista, que Espanha não rompeu as relações diplomáticas com Honduras, só "retirou e chamou a consultas a seu embaixador", depois da usurpação do poder por Roberto Micheletti, o 28 de junho último.

Madri figura entre um grupo de países latino-americanos e europeus que tentam mediar em uma solução à complicada situação que vive esse país, onde os setores populares exigem o regresso de seu presidente.

O diplomata criticou a negativa de Micheletti a negociar com a Organização de Estados Americanos e a proibição à entrada de uma missão de embaixadores com o objetivo de dispor um diálogo.

tgj/oda/bj










Concluem alegações da Argentina e Uruguai em Haia

Montevidéu, 28 set (Prensa Latina) Argentina e Uruguai fecham entre hoje e na quinta-feira a segunda rodada de alegações ante a corte Internacional de Justiça (CIJ) por suas discrepâncias sobre uma firma de celulosa junto a um rio fronteiriço.

Buenos Aires exporá seus argumentos durante segundas-feiras e terças-feiras, enquanto Montevidéu o fará quartas-feiras e quintas-feiras, dentro do "procedimento oral", o que deixará pronto o palco para que o tribunal de Haia emita seu veredicto, provavelmente em meados do próximo ano.

Esta etapa iniciou-se o 14 de setembro com as alegações da Argentina, segundo os quais o funcionamento da firma supõe uma "violação flagrante" do Estatuto do Rio o Uruguai (1975) e provocará danos irreparáveis" ao ecossistema desse limítrofe leito fluvial.

Na segunda-feira 21 foi o turno do Uruguai, que alegou ter dado conta a sua contraparte da localização da indústria, propriedade da finlandesa Botnia, e sustentou que esta funciona segundo os melhores estândares conservacionistas.

tgj/asg/bj










Cai apoio a reforma de saúde nos EUA

Washington, 28 set (Prensa Latina) Cerca de 41% dos estadunidenses apóiam a reforma da saúde apresentada pelo presidente Barack Obama, a cifra mais baixa desde que lançou-se o projeto, revelou hoje uma enquete.

Uma pesquisa da firma Rasmussen destacou que 56% dos entrevistados recusa a proposta, que daria cobertura médica aos 47 milhões de pessoas que carecem dela neste país.

A opinião sobre o tema segue linhas partidárias, enquanto 68% dos democratas respaldam a ideia, 71% dos republicanos criticam-na.

Scott Rasmussen, presidente da firma, comentou que a crescente oposição à reforma se deve a que 68% dos norte-americanos estima que têm bons seguros de saúde.

As mudanças no setor converteram-se na principal prioridade do presidente Barack Obama, mas a iniciativa encontra-se estancada no Congresso.

A bancada republicana fechou filas para impedir sua aprovação, com o argumento de que aumentará a cifras recorde o já de por se avultado déficit fiscal.

tgj/rob/bj










Cubanos na Guatemala festejam por aniversário dos CDR

Guatemala, 28 set (Prensa Latina) As missões de Cuba na Guatemala somaram-se à homenagem que hoje recebe na Ilha sua maior organização popular, os Comitês de Defesa da Revolução (CDR), ao cumprir 49 anos de existência.

Reunidos na embaixada cubana aqui, quem na Guatemala realizam trabalhos tanto diplomáticas como de colaboração e outros ramos celebraram em um dia qualificado como de extraordinária cubana porque é uma festa de todo o povo.

O embaixador, Omar Morales, referiu-se aos reptos mais imediatos que enfrenta seu país, encarados - disse- com a mesma confiança de sempre em seguir colhendo sucessos e do qual os CDR são uma mostra eloqüente.

Foi uma velada na qual integrantes da brigada médica, a cooperação esportiva, a missão de alfabetizadores com o método Eu, sim posso e da legação diplomática festejaram como cederistas.

O 28 de setembro de 1960 nasceu esta organização criada pelo líder da Revolução cubana, Fidel Castro, com o objetivo de aglutinar bairro por bairro a seus moradores em defesa das conquistas ameaçadas pelas agressões orquestradas nos Estados Unidos.

Com o passar do tempo os CDR ampliaram seu trabalho a outras esferas e converteram-se em pilar no apoio para a solução de problemas de todo tipo que afetam às comunidades, e cujo membros já soma mais de oito milhões.

tgj/jf/bj







Desenvolvem projeto para gerar energia eólica na Bolívia

La Paz, 28 set (Prensa Latina) A Empresa Nacional de Eletricidade (ENDE) da Bolívia desenvolve um projeto piloto para gerar energia eólica na região altiplanigráfica e espera instalar o modelo aerogerador antes que conclua no presente ano.

De acordo com o gerente geral dessa entidade, Rafael Alarcón, neste momento definem a localização específica onde colocarão o módulo.

O projeto terá uma capacidade de geração de cinco mega-watts e atualmente consideram-se várias opções de financiamento, tomando em conta que se trata de uma tecnologia relativamente custosa, indicou Alarcón ao jornal Cambio.

Produzir um mega-watt de energia eólica tem um custo aproximado de 2,5 milhões de dólares, portanto, sublinhou o empresário, para gerar cinco se requer um investimento próximo aos 12,5 milhões, sem incluir o custo do terreno onde será instalado o aerogerador.

O projeto tem como base a informação proporcionada por uma investigação conjunta entre o Vice-ministério de ramo e a Transportadora de Eletricidade SA (TDE), que identifica as zonas com grande potencial para gerar energia pela força do vento na Bolívia.

tgj/por/bj








Governo boliviano evitará plantações ilegais de coca

La Paz, 28 set (Prensa Latina) O governo boliviano anunciou que garantirá segurança no território indígena do Parque Nacional Isiboro Sécure (Tipnis), no departamento de Cochabamba, para evitar as plantações ilegais de coca.

Segundo o ministro de Governo, Alfredo Rada, citado hoje pelo jornal Cambio, nas próximas horas se sacará aos assentados no lugar com esse propósito.

No passado sábado, grupos de indígenas a etnia Yuracaré enfrentaram-se aos camponeses que avassalaram seu território, onde semeiam coca de maneira ilegal.

De acordo com a autoridade, essa disputa deixou um morto e três feridos.

Rada mencionou que há alguns detentos por esses fatos os quais serão entregues ao Ministério Público para que se lhes processe pelos delitos correspondentes.

"Não vamos tolerar que tenham assentamentos ilegais ou cultivos de coca proibidos nessa zona", acrescentou o ministro.

A possibilidade de um novo confronto no Tipnis continua vigente, já que os avassaladores pretendem manter no lugar com o uso de armas e artefatos dinamiteiros.

Por sua vez, o vice-ministro de Regime Interior, Marcos Farfán, manifestou que a presença de 65 policiais enviados ao lugar do conflito conseguiu apaziguar os ânimos de ambos bandos, mas os sembradores de coca ilegal mantêm uma atitude agressiva com o fim de amedrentar aos indígenas.

Farfán afirmou que os assentados pela força no parque nacional continuam alertas, apesar que o grupo de Yuracaré foi transferido a sua localidade de origem, onde permanecem protegidos pelos efetivos policiais enviados ao lugar.

O vice-ministro explicou que um indígena apareceu com uma ferida de bala, enquanto outros dois têm lesões causadas por uma arma branca.

tgj/por/bj










Vietnã doa três mil toneladas de arroz a Cuba

Havana, 28 set (Prensa Latina) Vietnã realizou hoje uma doação de três mil toneladas de arroz a Cuba, como mostra da amizade entre seus respectivos povos, partidos e governos.

Nguyen Minh Triet, presidente vietnamita, fez a entrega oficial ao vice-presidente do Conselho de ministros cubano Ricardo Cabrisas, depois de encabeçar ambos a assinatura de vários convênios de cooperação econômica e comercial.

Ademais, outras instituições de dita nação asiática doaram 500 televisores, 500 computadores, oito mil livros e 600 pares de calçado, no marco do IV Foro Empresarial Cuba-Vietnã.

Pouco antes, Cabrisas destacou o apoio incondicional do Vietnã a este território, depois do açoite de três furacões no passado ano, patentizado com a visita então da vice-presidenta Nguyen Thi Doan.

Esse país do sudeste asiático é o segundo sócio comercial de Cuba na Ásia, o máximo provedor de arroz e um importante subministrador de computadores, destacaram participantes neste quarto foro empresarial.

Entre os convênios subscritos nesta segunda-feira destacam vários acordos para desenvolver o cultivo de arroz na ilha caribenha, para ampliar a infra-estrutura vial e para potenciar a produção têxtil.

Minh Triet realiza uma visita oficial a este país e ontem reuniu-se com seu homólogo e anfitrião, Raúl Castro, quem impôs-lhe a Ordem José Martí, máxima distinção que outorga o Estado cubano.

lgo/cmv/bj










Destacam posição de Lugo a favor de unidade África-América

Asunción, 28 set (Prensa Latina) A união da África e América levará a uma saída mancomunada dos problemas similares que padecem ambas regiões, afirmou o presidente paraguaio, Fernando Lugo, na II cúpula América do Sul-África, concluída na Venezuela.

A agência IP paraguay destaca hoje a posição de Lugo em na cúpula de Ilha Margarita e reproduz o discurso em sua portada.

Em sua falação ante chefes de Estado e chanceleres de ambos continentes, sublinhou que foi no continente africano onde a fúria do colonialismo e a escravatura realizou seus piores malfeitorias contra a espécie humana.

"Os últimos cinco séculos unem-nos, a África e América Latina, na dor provocada pelas políticas coloniais e fazem-nos ressurgir na rebeldia e a esperança de que outra relação é possível, necessária e urgente entre nós", remarcou.

Recordou que muitos dos africanos trazidos a estas terras em seu confronto à escravatura "fermentaram as lutas de nossos próceres por nossas independências nacionais".

O fim deste flagelo, não chegou por razões altruístas, senão simplesmente porque a trata de africanos a partir de mediados do século XIX deixou já de ser um negócio próspero, ressaltou o presidente paraguaio.

Do mesmo modo, acrescentou, a ocupação das potências coloniais da época atomizou ao território africano, retardou o processo de sua independência e demorou seu desenvolvimento intelectual e humano, despojando de suas raízes e de sua acervo cultural.

Lugo enfatizou em que a situação pela que atravessa o continente africano é similar à da América Latina.

Isso, mais as fortes raízes comuns leva necessariamente a buscar uma saída conjunta, mancomunada aos problemas que enfrentamos, reiterou.

Este contexto, disse, põe-nos em uma "situação até de necessidade por uma luta conjunta a favor da vida e romper com ataduras que se nos impõem desde longínquos centros de poder, desde âmbitos financeiros e por aqueles que querem manter sua hegemonia na política internacional."

Para isso, disse, requeremos de políticas conjuntas, centradas em aspectos como a luta contra a pobreza, a discriminação de toda ordem, a recuperação do ambiente e a capacidade de investir em matéria de novas tecnologias em energias renováveis e as compartilhar.

"As velhas hegemonias mundiais se racharam e abrem-se espaços novos. Mas só a união da Africa e América do Sul nos dará o peso político e econômico suficiente para intervir nessas disputas."

"Retomemos nosso Sul, pois alguns Nortes, antes que indicadores de desenvolvimento, nos levaram à situação que sofremos, concluiu Lugo.

mgt/otf/bj










Raúl Castro recebe a presidente do Chipre

Havana, 28 set (Prensa Latina) O presidente de Cuba, Raúl Castro, recebeu hoje nesta capital a seu homólogo do Chipre, Dimitris Christofias, quem realiza uma visita oficial à nação caribenha.
Depois da cerimônia protocolar, efetuada no Palácio da Revolução, ambos presidentes sustentaram conversas.

Momentos antes, o dignatário cipriota rendeu homenagem ao Herói Nacional cubano, José Martí, ao depositar uma oferenda floral ante o busto do patriota no memorial erigido em sua memória na praça da Revolução.

A agenda de Christofias inclui nesta segunda-feira sua assistência à inauguração da embaixada da Chipre em Cuba, o qual, afirmou, contribuirá ao melhoramento ainda mais das relações entre os dois países.

mgt/dsa/bj








Comissão de Direitos Humanos mexicana revive caso de tortura

México, 28 set (Prensa Latina) A Comissão Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) do México emitiu hoje uma recomendação à Secretaria da Defesa Nacional (Sedena) por violações militares cometidas faz cinco meses em Cidade Juárez, Chihuahua.

Segundo essa instituição, várias pessoas presentes em um funeral em Villa Ahumada, localidade de Chihuahua -o estado mais violento do país-, em abril deste ano, resultaram golpeadas e ameaçadas.

Na recomendação, a Comissão solicitou o reparo do dano ocasionado aos agravados.

Também exigiu garantias para que as pessoas que sejam detentas nos operativos do Exército não sejam transferidas a instalações militares e não se utilizem estas como centros de detenção, retenção e tortura.

A CNDH pediu ademais uma investigação adequada sobre os delitos cometidos pelo pessoal militar e médico que interveio nos referidos fatos.

A Comissão solicitou dar a conhecer esta recomendação à Unidade de Inspeção e Controladoria Geral do Exército e Força Aérea Mexicana, para pesquisar ao pessoal do 76 Batalhão de Infantaria de Cidade Juárez, Chihuahua, que participou nas torturas.

El Universal recorda que oito dos detentos nessa localidade durante o funeral foram levados a instalações dos soldadoos para que confessassem ter cometido delitos de portar armas proibidas e traficar drogas.

Ali receberam golpes, choques elétricos e tentativas de asfixia com sacos de plástico no rosto. Fontes oficiais informaram que 24 horas após suas apreensões os levaram a disposição da autoridade ministerial.

Na queixa feita faz cinco meses e que ainda não recebe resposta, figura que pese a todas as violações que receberam os detentos, conseguiram mediante um amparo sua liberdade por falta de provas.

Desde então, a CNDH acreditou violações aos direitos à legalidade, à segurança jurídica, à integridade e à segurança pessoal, previstos na Constituição mexicana.

Documentou-se ademais detenção arbitrária, retenção ilegal, incomunicação e tortura, atribuídas a oficiais da Sedena.

lgo/ggr/bj









Comunistas franceses exigem retiro de tropas do Afeganistão

Paris, 28 set (Prensa Latina) O Partido Comunista Francês (PCF) exigiu aqui novamente o retiro das tropas do Afeganistão após o registro da morte acidental de quatro militares franceses nesse país asiático.

Em consonância com o grupo socialista, o PCF solicitou em um comunicado um debate no Parlamento a respeito.

Este acontecimento dramático questiona de novo a participação da França em uma guerra dos Estados Unidos e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), enquanto cada vez ouvem-se mais vozes dizerem que não há solução militar à crise afegã, indica o texto.

Os comunistas, assinalam no escrito que lamentam a morte de dezenas de franceses sem poder ver o princípio de uma saída desta situação trágica piorada a cada dia.

A França e seus sócios europeus devem tomar as iniciativas necessárias para redefinir a natureza de um compromisso internacional, sob a proteção das Nações Unidas, em favor da reconstrução, da segurança e da soberania para esse povo. Há urgência, acrescenta o PCF.

A presidência informou ontem a morte de três soldados no Afeganistão, e confirmou mais tarde o falecimento do quarto, somando 35 militares deste país caídos ali desde sua chegada em dezembro de 2001.

Por sua vez, o ministro de Relações Exteriores, Bernard Kouchner, insistiu hoje na necessidade de manter as tropas francesas nesse território apesar das perdas recentes.

tgj/mbz/bj








Brasil cresce como destino de exportações vietnamitas

Hanoi, 28 set (Prensa Latina) O Vietnã exportará pescado para o Brasil, que consentiu as inspeções sobre as condições higiênicas das granjas aquícolas deste país indochino, confirmaram hoje aqui fontes do setor.

Cerca de 60 empresas vietnamitas estão em condições de satisfazer a demanda potencial dos importadores brasileiros, estimada em 40 mil toneladas métricas de peixe-gato, informou o presidente do comitê encarregado das vendas do setor ao exterior, Duong Ngoc Minh, disse o cotidiano Tuoi Tre.

Por outra parte, informou-se que o primeiro embarque de fornos de vapor fabricados pelas indústrias pesadas Doosan Vina partiu para o país sul-americano.

O ônus, avaliado em 1,9 milhões de dólares saiu no último fim de semana do porto da zona econômica de Dung Quat, província central de Quang Ngai.

Encarregados por um projeto a companhia mista luso-brasileira EDP Brasil, os fornos foram produzidos com mais de quatro mil toneladas de materiais importados.

Fontes da empresa vietnamita indicaram que até julho de 2010 está previsto a manufatura de 6.200 toneladas desses sistemas de vapor para complementar o pedido.

tgj/sus/bj







Começa segmento de alto nível de fórum sobre desertificação

Buenos Aires, 28 set (Prensa Latina) A IX Conferência das Partes (CdP.9) da Convenção da ONU de Luta contra a Desertificação (CNULCD) entra hoje em sua segunda semana com o segmento de alto nível que trabalhará em três mesas redondas.

Ao menos 20 ministros e chefes de delegações dos 193 países partes da Convenção participam nesta etapa do fórum, iniciado nesta capital no dia 21, com cerca de 2.500 delegados.

A cerimônia de abertura, na qual não se descarta a presença da presidenta Cristina Fernández, será iniciada com discursos de boas-vindas do presidente da CdP.9, Homero Bibiloni, titular da Secretaria de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Argentina, e o secretário executivo da CNULD, Luc Gnacadja.

Os presidentes dos três comitês da Conferência (Exame da Aplicação da Convenção, Ciência e Tecnologia e do Plenário) apresentaram breves relatórios sobre o resultado de suas deliberações na semana passada, os quais serão seguidos de declarações dos grupos regionais e de interesses.

A Mesa Redonda Um começa na sessão da tarde sobre o tema Tendências mundiais da desertificação, da degradação das terras e da seca: vinculações com outros problemas e desafios para as autoridades e os interessados.

Amanhã, na jornada matutina, será celebrada a Mesa Redonda Dois sobre Desertificação e degradação das terras e mudança climática: que papel devem desempenhar as terras nas atuais negociações para a adoção de um novo regime climático em (a Conferência da ONU sobre Mudança Climática em dezembro em) Copenhague?.

Pela tarde, os ministros e chefes de delegações abordarão o tema Associações e instituições para combater a desertificação, a degradação da terra e a seca: a forma de melhorar, na Mesa Redonda Três, a qual seguirá uma cerimônia de clausura e uma roda de imprensa.

tgj/rmh/bj