sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Universidade Argentina repudia a embaixador estadounidense

Buenos Aires, 16 out (Prensa Latina) A primeira incursão ao interior do país da flamante embaixadora dos Estados Unidos na Argentina, Vilma Martínez, esteve marcada pela rejeição estudantil à política exterior de seu país, afirmam hoje fontes jornalísticas.

A diplomata, quem apresentou suas cartas credenciais ao chanceler Jorge Taiana em 18 de setembro, dispunha-se a dissertar na Faculdade de Medicina da Universidade Nacional de Cujo, em Mendoza, quando os estudantes não lho permitiram, afirma o diário local Los Andes.

Segundo fontes universitárias, o tema da charla era "Olhando ao futuro: relações argentino-norte-americanas na administração Obama" que não se pôde realizar, apesar do chamado à acalma do vice-reitor Gustavo Kent.

O rotativo informa que gritos, cânticos e até uma laranjada aconselharam à chefe da missão diplomática se retirar, e insere uma foto com um cartaz no qual se lê: "Prêmio Nobel da Paz: Perpetra golpe em Honduras, instala bases na Colômbia, assassina no Iraque e Afeganistão".

Martínez, em cujo currículo destaca-se que "tem sido uma exitosa dissertante em instituições educativas de todo o território dos Estados Unidos” declarou que sempre esteve disposta a escutar aos jovens, mas não a deixaram, e se limitou a uma charla ante um reduzido grupo de servidores públicos em um escritório, ressalta o diário digital Cuyonoticias.

Também se faz referências a denúncias dos estudantes sublevados em torno do comportamento da transnacional estadunidense Kraft Foods, que demitiu a um numeroso grupo de empregados de uma de suas empresas no cone urbano bonaerense, em violação das leis argentinas, e se nega aos repor, apesar da exigência sindical a mais de um mês.

lac/rmh/bj





Dia Mundial da Alimentação com bilhões de desnutridos

Roma, 16 out (Prensa Latina) No Dia Mundial da Alimentação celebra-se hoje com a triste realidade de bilhões de pessoas desnutridas no mundo, 100 milhões mais que em 2008.

A efeméride, promovida pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) é seguida em 150 nações do planeta, onde um da cada seis indivíduos passa fome.

Um relatório da FAO divulgado ontem sobre a fome expressa que pela recessão os pobres diminuem suas comidas e ingerem alimentos menos nutritivos, além de recortar suas despesas de previdência e educação.

Para essa organização os investimentos agrícolas e as redes de segurança seguem sendo vitais em uma resposta eficaz para reduzir a insegurança alimentária.

O diretor geral da FAO, Jacques Diouf adiantou que na cerimônia pela data fará uma crítica em que o aumento dos famintos não é conseqüência de uma pobreza global nas colheitas, senão da crise econômica mundial.

Em tal sentido convocará à comunidade de doador a aumentar a ajuda à agricultura, até atingir os níveis de 1980, quando Ásia e América Latina foram salvas da devastação das fomes dos anos 70.

Agora fazem falta recursos para alimentar a mais de bilhões de pessoas que sofrem fome e assegurar que a população mundial, que passará de seis bilhões e 800 milhões a quase nove bilhões e 100 milhões em 2050, tenha suficiente reservas para os alimentar.

Em uma mensagem pela efeméride o Papa Benedicto XVI afirmou que para garantir a segurança alimentária mundial é imprescindível modificar os estilos de vida e de pensar.

Explicou que a fome será derrotada só quando se promova o desenvolvimento agrícola dos países mais pobres e o investimento em infra-estruturas rurais.

Acrescentou na missiva a urgência de garantir "o pão diário" a todos os que não o tem, bem como a necessidade de eliminar o flagelo da fome, o qual significa uma adequada e sã alimentação e um direito da vida.

lac/crc/bj













Jogador brasileiro Robinho continuará no Manchester City

Londres, 16 out (Prensa Latina) O jogador brasileiro Robinho continuará no Manchester City, revelou hoje Mark Hughes, treinador do clube inglês.

Hughes restou importância ao interesse do atacante brasileiro sul-americano pela equipe espanhola Barcelona.

É um grande garoto. Não estamos em um processo de permitir que jogadores bons deixem a equipe, disse o diretor técnico à imprensa.

Hughes explicou que o conjunto inglês quer completar um conjunto com bons jogadores e não quer desmontar a atual equipe.

A única frustração é que pelo momento não está nem recuperado nem bem, admitiu o treinador.

O brasileiro sofreu uma lesão no passado mês de setembro e Hughes espera que regresse aos campos nos próximos 10 dias.

A imprensa britânica divulgou na semana passada que o atacante queria se ir a jogar para o Barcelona com a abertura o mercado de inverno no próximo mês de janeiro.

Não é a primeira vez que se vincula o futuro de Robinho a outras equipes desde que chegou ao Manchester City procedente do Real Madri em 2008.

lac/am/bj






Arabe Unido defende liderança em futebol panamenho

Panamá, 16 out (Prensa Latina) O Arabe Unido defende hoje ante o Chepo FC sua liderança no Torneio Abertura da Liga Panamenha de Futebol (LPF), na partida que marca o início da décima segunda data da competição.

Com 21 unidades acumuladas, os líderes buscarão ampliar a brecha a costa do ocupante da nona posição, para posteriormente enfocar-se no choque contra o Pachuca do México na Liga dos Campeões da CONCACAF.

O Arabe atuará ante os mexicanos em condição de visitante, com aspirações de avançar à seguinte fase nesse evento.

Enquanto, a Plaza Amador (20 pontos) terá como rival ao Atlético Veragüense (nove), a Aliança FC jogará com o San Francisco, Atlético Chiriquí em frente ao Chorrillo e Sporting SM ante Plaza Amador.

No começo da decima-segunda data, o líder goleador do torneio é Armando Pólo (Sporting SM), com sete, seguido de Orlando Rodríguez (Arabe Unido) que acumula cinco.

Com quatro gols figuram Gabriel Avila (Atlético Chiriquí), Antonhy Basile (Plaza Amador), Johan de Avila (Atlético Veragüense), Renan Addles (Chorrillo FC), Luis Felipe Escobar (Tauro), Auriel Gallardo (Atlético Chiriqui) e Jhonny Ruiz (Chorrillo FC).

lac/mem/bj










Predizem apoio democrata a reforma sanitária em Senado dos EUA

Washington, 16 out (Prensa Latina) O influente senador democrata Max Baucus conta com que seu partido apoiará de forma unânime a proposta de reforma ao sistema de saúde quando seja discutida na câmara alta do Congresso, indica hoje o jornal USA Today.

Quando chegue o momento de votar, a cada democrata no Senado, e quiçá mais de um republicano, aprovará a iniciativa, predisse Baucus, legislador por Montana e presidente do Comitê de Finanças que certificou nesta semana o projeto.

A confiança do congressista chega em momentos em que se negocia com o líder da maioria, Harry Reid, e os oficiais da Casa Branca, para dar os toques finais a uma legislação que deve contentar a liberais e moderados para ser ratificada.

O partido dirigente controla 60 de 100 cadeiras no Senado -incluídos dois independentes-, e pudesse passar qualquer proposta de lei sempre que votasse de forma compacta, o qual não sempre sucede devido à quantidade de interesses em seu seio.

Reid também se manifestou esperançoso de receber mais apoio republicano que o da congressista Olympia Snowe, a única nas filas opositoras que disse sim à proposta de Baucus quando foi votada no Comitê de Finanças.

lac/iep/bj










Recordam tragédia em futebol guatemalteco

Guatemala, 16 out (Prensa Latina) Os guatemaltecos rememoram hoje a maior tragédia ocorrida no futebol nacional, faz agora 13 anos, pela qual morreram 78 pessoas e 140 resultaram feridas.
O 16 de outubro de 1996 se enfrentariam as seleções de Guatemala e Costa Rica pelas eliminatórias para o mundial da França-1998.

A torcida já lotava o estádio Mateo Flores, desta capital, mas uma sobre-venda de ingressos falsificados fez que a capacidade de 38 mil da instalação fosse passada até uns 46 mil, e muitos mais pugnavam por entrar.

A aglomeração, recorda a imprensa esportiva, produziu uma avalanche no setor geral sul do estádio que deixou dito saldo trágico.

O Mateo Flores, principal do país, foi suspenso então pela Federação Internacional de Futebol, até ser objeto de uma remodelagem que reduziu sua capacidade para 30 mil espectadores.

lac/jf/bj










Começa no Paraguai seminário de Povos Indígenas

Asunción, 16 out (Prensa Latina) Acesso a serviços de saúde, medicina tradicional, participação social e co-gestão, direito à água e alimentos são alguns dos temas do seminário Povos Indígenas e seu Direito à Saúde que começou hoje no Paraguai.

No encontro auspiciado pelo Ministério de Saúde Pública e Bem-estar Social, a Organização Pan-americana da Saúde e Alto TB, também se debaterá a Política Nacional de Saúde Indígena.

Os assistentes discutirão, ademais, sobre o Convênio 163 da Organização Internacional do Trabalho; o Estatuto das Comunidades Indígenas, entre outros temas relacionados com a vida das comunidades originárias de Paraguai.

Nesta nação sul-americana, segundo a Enquete de Lares Indígenas 2008, elaborada pela Direção Geral de Enquetes, Estatísticas e Censos, vivem 108 mil 308 aborígenes, dois por cento da população nacional, distribuídos em 20 etnias.

Os povos reconhecidos agrupam-se em cinco famílias lingüísticas: guaraní, zamuco, língua-maskoy, guaycurú e a família mataco-mataguayo.

Estas comunidades têm vivido por séculos submetidos aos mais diversos atropelos provenientes, primeiro, da colonização e mais tarde, dos sucessivos governos.

Um dos principais problemas que sofrem os indígenas paraguaios nestes momentos é a perda de seus territórios ancestrais.

A extensão das criações de gado e dos cultivos de soja e trigo tem feito que comunidades inteiras se desloquem de suas terras, o qual as obriga a mudar seus costumes e a viver sob a linha de pobreza

O projeto político do governo de Fernando Lugo está em função das reivindicações sociais das grandes maiorias do país, em particular dos indígenas.

No entanto, pouco tem podido fazer a um ano de mandato, por causa dos males herdados dos 61 anos de governo do Partido Colorado.

lac/otf/bj










Alertam sobre iminente explosão social no México

México, 16 out (Prensa Latina) O reitor da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), José Narro, advertiu que o país está à beira de uma crise social pelo pioramento das condições de vida de seus habitantes.

"Temos um assunto pendente muito grave que passa pelos temas de justiça social. Sou dos que acham que, efetivamente, estamos cerca de uma crise social e há muitos elementos que o configuram", sublinhou Narro, citado hoje pela imprensa nacional.

O diário La Jornada destacou as declarações do acadêmico sobre a atual situação nacional, onde a pobreza tem crescido um seis por cento no último triênio.

Há um maior número de pessoas que padece fome, doença e não encontra emprego, disse durante a apresentação das atividades que se efetuarão para festejar o centenário da prestigiosa Casa de Altos Estudos.

A respeito, considerou que o Prêmio Príncipe das Astúrias na categoria de Humanidades e Artes com o que foi reconhecida a UNAM, e que se entregará o 23 de outubro, demonstra que a instituição funciona desde faz quase 100 anos.

Narro sustentou que o México tem futuro porque conta com instituições como essa, que configura uma ponte entre a nação de hoje e a do futuro, entre os problemas e as soluções, indica o rotativo.

mgt/yea/bj






Maioria de uruguaios favorece anular Lei de Caducidade

Montevidéu, 16 out (PL) Os 48% dos uruguaios considera hoje que se aprovará o pedido de anular a Lei de Caducidade, segundo recente enquetes da casa consultora Factum.

Os resultados da última pesquisa da pesquisadora detalham que os 34% dos consultados recusará a petição, em tanto os 18% restante não opinou.

A população uruguaia terá a opção de votar pelo Sim (nulidade da citada norma jurídica) mediante uma boleta rosada, em um plebiscito fixado junto com as eleições gerais do próximo 25 de outubro.

Essa legislação foi aprovada em 1986 com os votos dos parlamentares integrantes dos Partidos Nacional e Colorado, e a oposição do hoje dirigente Frente Ampla.

A norma jurídica impede julgar a ex-militares e policiais acusados de violações dos direitos humanos nos tempos da ditadura (1973-1985).

Na própria data das eleições presidenciais dentro de nove dias, também se submeterá a consideração outra reforma constitucional para permitir o voto (epistolar) no exterior.

De acordo com Factum, os 58% mostrou-se favorável à aprovação, 27% recusa-a e os 15% restante manteve em branco sua resposta.

Para ser aprovadas, ambas propostas requerem maioria simples dos votos válidos.

mgt/wap/bj











Vice-chanceler paraguaio assistirá a Cúpula da ALBA

Asunción, 16 out (Prensa Latina) O vice-chanceler paraguaio, Jorge Lara Castro, desenvolverá na Bolívia a agenda que tinha prevista o presidente, Fernando Lugo, quem devia participar da cúpula da Aliança Bolivariana para os Povos da América (ALBA).

O ministro de Informação e Comunicação para o Desenvolvimento, Augusto Dos Santos, informou hoje que Lugo suspendeu sua viagem ao país vizinho ante a necessidade de ficar "para atender as qüestões urgentes que se apresentaram".

Dos Santos destacou que nos próximos dias o presidente Lugo se colocará em contato com seu par boliviano, Evo Morales, para tratar qüestões bilaterais pendentes.

Explicou que a suspensão da viagem a Bolívia se deve ao seqüestro do ganadeiro Fidel Zavala.

Acrescentou que o Presidente está em contato permanente com os familiares do ganadeiro seqüestrado e que aguarda informação oficial do Ministério do Interior" em decorrência do dia.

mgt/otf/bj











Diminuiu a inflação no Brasil em último estudo

Brasília, 16 out (Prensa Latina) A inflação, medida pelo Indice Geral de Preços-10 (IGP-10), localizou-se em 0,10% entre 11 de setembro e 10 de outubro passado, refere hoje um estudo da Fundação Getulio Vargas.

A investigação, que considera esses resultados pertencentes ao mês de outubro, atribui essa cota à sensível queda dos preços dos produtos por atacado, um dos 10 parámetros que permitem calcular o IGP-10. Em setembro (do 11 de agosto ao 10 de setembro últimos) esse índice foi de 0,35%.

O custo dos produtos por atacado (Indice de Preços por Atacado) passou de 0,46% em setembro para 0,09% em outubro, indica a Fundação e acrescenta que esse resultado se deveu aos alimentos, cujos preços mostraram um descenso de 6,38% no mês passado para 0,55% neste.

Também, acrescenta o informe, o Indice de Preços ao Consumidor decresceu de 0,24% no corte anterior a 0,11% no atual.

Outros seis parâmetros do IGP-10 apresentaram crescimento, sendo o mais significativo o grupo de vestuário, que passou de -0,80 a 0,77%), bem como produtos vários (de 0,22 a 0,68), habitação (de 0,29 a 0,57), transporte (de 0,11 a 0,38), educação, leitura e recreação (de -0,10 a 0,07) e saúde e cuidados pessoais (de -0,02 a 0,08).

lac/ale/bj










Jordânia e Espanha advogam por paz no Oriente Médio

Ammán, 16 out (Prensa Latina) O rei Abdulah II da Jordânia e o presidente do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, advogaram hoje pela paz no Oriente Médio, a partir da solução justa e global ao diferendo palestino-israelense.

Abdulah recebeu no palácio real de Ammán a Zapatero, quem chegou a este país árabe na penúltima etapa de sua viagem pela região, que antes o levou a Síria, Israel e Cisjordânia (território da Autoridade Nacional Palestina, ANP).

Os dois estadistas coincidiram em demandar a Israel que detenha a ampliação dos assentamentos judeus nos territórios ocupados da Ribera Ocidental e Jerusalém Este, além de defender a criação de um Estado palestino independente.

O chefe do executivo ibérico e o monarca hashemita propugnaram igualmente a reativação do processo de negociações entre a ANP e Israel, cujo estancamento se acentuou com a ascensão ao poder do premiê de direita Benjamín Netanyahu.

Durante seus três dias de percurso pela região, Zapatero pôde entrevistar com os presidentes sírio, Bashar Al-Assad; palestino, Mahmoud Abbas; e israelense, Shimon Peres, além de com Netanyahu.

Abdulah, quem iniciará na segunda-feira uma visita oficial a Itália para falar também da situação no Oriente Médio, elogiou os esforços mediadores do Egito para reconciliar aos palestinos e conseguir um arranjo entre estes e os israelenses.

A viagem de Zapatero concluiu no Líbano, onde visitou às tropas espanholas que participam no contingente de paz da ONU (FINUL), despregado ali depois de finalizar a guerra provocada por uma agressão israelense àquele país em julho de 2006.

lac/Ucl/bj






Cuba designa embaixador em El Salvador

Havana, 16 out (Prensa Latina) O Conselho de Estado de Cuba designou a Pedro Pablo Prada Quintero seu embaixador em El Salvador, informou hoje uma nota oficial divulgada pelo diário Granma.
No instante da nomeação, o diplomata desempenhava-se como subdirector da Direção da América Latina e as Caraíbas do Ministério de Relações Exteriores.

Prada integra um grupo de uns 40 cubanos designados recentemente como embaixadores em nações da América Latina, Ásia, África, Europa e entidades internacionais.

lac/dsa/bj

Resistência em Honduras volta às ruas apesar do estado de sítio

Por Raimundo López, enviado especial

Tegucigalpa, 16 out (Prensa Latina) A Frente Nacional contra o golpe de Estado de Honduras anunciou para hoje uma marcha na capital, quando cumprem 111 dias consecutivos de resistência contra o golpe militar de 28 de junho.

A manifestação coincide com a etapa final do diálogo entre representantes do presidente Manuel Zelaya e do governo de facto para encontrar uma saída pacífica à crise desatada pela ação militar golpista.

A demonstração será efetuada sob o estado de sítio decretado no dia 26 de setembro e que se mantém vigente devido à negativa do regime de publicar sua anunciada suspensão no diário oficial A Gazeta.

O coordenador geral da Frente, o líder sindical Juan Barahona, disse à Prensa Latina esperar que as negociações conduzam a uma solução pacífica do conflito.

Em um comunicado, a Frente demandou o fim das manobras dilatórias do governo de facto para a restituição de Zelaya, uma de suas exigências ao longo de quase quatro meses de luta pacífica nas ruas.

Barahona apontou que atingido esse objetivo, o povo continuará suas mobilizações para conseguir a convocação de uma assembleia nacional constituinte que garanta uma democracia participativa e uma sociedade mais justa.

No chamado Acordo de San José, base do diálogo entre representantes de Zelaya e dos golpistas, estabelece-se a reinstalação do estadista, condicionada à renúncia de promover uma constituinte durante o restante de seu mandato.

Barahona sustentou que a Frente respeita essa decisão de Zelaya, a qual -sublinhou- não compromete a luta da população para conseguir as mudanças necessárias no país mediante uma constituinte.

As conversas continuarão a partir desta manhã, quando se espera que o presidente de facto, Roberto Micheletti, apresente uma resposta definitiva ao acordo atingido pelos negociadores de ambas partes.

O ministro de Governação da administração Zelaya, Víctor Meza, disse confiar que este meio-dia se consiga uma solução do conflito na mesa de negociações, a qual, assegurou, dependerá da vontade política de Micheletti.

lgo/rl/bj









Padrão eleitoral na Bolívia supera os 4,8 milhões de registrados

La Paz, 16 out (Prensa Latina) A Corte Nacional Eleitoral (CNE) concluiu esta madrugada o registro eletrônico alcançando os 4,9 milhões de bolivianos registrados, frente às eleições gerais de dezembro.

Segundo um relatório preliminar da instituição eleitoral, a cifra aumentará com os dados ainda não contabilizados.

"Temos nos informes de ontem mais de 4,7 milhões e provavelmente nas últimas horas, antes do fechamento do registro, mais umas 50 mil pessoas foram inscritas," sublinhou Luis Pereira, servidor público da CNE.

O último dado registrado por essa entidade refere-se a 4.727.319 anotados no país e 158.976 no exterior.

Pereira indicou que, como resultado da estratégia da CNE, os cidadãos tomaram consciência de não se registrarem no último momento.

"Somente no departamento de Santa Cruz teve algumas filas, mas a nível nacional os centros tinham pouca espera", disse, e agradeceu os esforços do Exército que acompanhou as tarefas de registro.

Os resultados oficiais do número de registrados serão informados na noite desta sexta-feira.

O vice-presidente boliviano, Álvaro García, felicitou o povo por ir em massa aos centros habilitados para a inscrição, e a CNE pelo adequado trabalho e organização do processo.

Manifestou que a elevada cifra de pessoas registradas constitui um triunfo da democracia e um recorde na história eleitoral boliviana.

A moderna lista nominal, que inclui impressões digitais, assinatura e foto da cada votante, se iniciou no país no dia 1° de agosto.

Em meados de setembro passado, o processo instalou-se nos Estados Unidos, Espanha, Argentina e Brasil para beneficiar cerca de 211 mil emigrantes, que pela primeira vez participarão nas eleições de fim de ano.

No próximo dia 6 de dezembro os bolivianos elegerão nas urnas o presidente e o vice-presidente do país, bem como os 166 membros da Assembleia Legislativa Plurinacional, nome que adotará o Congresso bicamaral em 2010.

Nessa mesma data, as regiões de La Paz, Oruro, Cochabamba, Potosí, Chuquisaca e Grande Chaco, e uma dezena de municípios indígenas decidirão seus status.

lac/por/bj







Ao menos 13 mortos em outro atentado no Paquistão

Islamabad, 16 out (Prensa Latina) Ao menos 13 pessoas morreram em um atentado suicida perpetrado hoje contra uma estação de polícia de Peshawar, no que seria o quinto ataque contra objetivos policiais no Paquistão em menos de 24 horas.

De acordo com a reportagem do canal de televisão GeoTV, uma mulher-suicida explodiu na entrada da instalação quando os agentes de segurança trataram de impedir sua entrada.

A suicida estava com o rosto coberto pela tradicional burka que utilizam as mulheres em alguns países muçulmanos, e segundo testemunhas tinha descido minutos antes de uma motocicleta, com cujo motorista os guardas trocaram disparos, informou a televisora.

A explosão destruiu grande parte do edifício, bem como alguns veículos que se encontravam no lugar.

Entre os feridos figuram várias pessoas que guardavam prisão na instalação policial.

O desta sexta-feira foi o mais recente ataque armado contra instalações da Polícia do Paquistão, depois dos quatro ocorridos ontem de maneira quase simultânea nas cidades de Lahore e Kohat.

Ao menos 40 pessoas perderam a vida nesses incidentes, os que -segundo as autoridades- foram reivindicados pelo Tehreek-e-Taliban Pakistan (TTP), organização armada que luta para impor no país a interpretação literal do compendio de leis islâmicas ou sharia.

O TTP advertiu dias atrás que aumentaria os ataques suicidas em protesto pelos bombardeios que realizam aviões teledirigidos dos Estados Unidos nas imediações da fronteira com o Afeganistão.

Com essas ações também pretende obrigar o Exército paquistanês a deter sua ofensiva militar na zona tribal de Waziristán.

lgo/nm/bj







Brasileiros no exterior atualizarão Ata de Reivindicações

Brasília, 16 out (Prensa Latina) A segunda Conferência sobre as comunidades brasileiras no exterior terminará hoje com a atualização da Ata de Reivindicações e uma decisão sobre a proposta de criar um Conselho de Representantes.

Os participantes do encontro, que se realiza desde a quinta-feira no Palácio do Itamaraty, do Rio de Janeiro, centraram seus debates nas políticas governamentais nas áreas de cultura, emprego, segurança, regularização migratória, os serviços consulares e a representação política.

Sob o título de Brasileiros no mundo, o encontro é organizado pela subsecretaria geral das comunidades brasileiras no exterior da chancelaria, com o apoio da Fundação Alexandre de Gusmão.

Durante o primeiro dia, a representante da subsecretaria Adriana Telles revelou o interesse da chancelaria de incentivar a participação dos nacionais residentes no exterior nas próximas eleições gerais, previstas para outubro de 2010.

A ideia, precisou, é aumentar em cinco por cento o número de eleitores, o que representa 135 mil pessoas do total estimado de três milhões de brasileiros emigrantes.

Temos uma aliança com o Tribunal Superior Eleitoral para aumentar o número de eleitores no exterior, porque as atuais cifras são muito baixas, apontou Telles e agregou que na concientização dos compatriotas em outras nações se utilizarão meios de comunicação de brasileiros no exterior.

Telles adiantou possibilidades como a votação desses brasileiros residentes nos mais diversos países por correio ou por internet.

A presidenta da Empresa Brasil Comunicação, Tereza Cruvinel, anunciou a criação de um canal internacional da TV Brasil destinado aos emigrantes e precisou que África será o primeiro continente a receber as transmissões em 2010.

A respeito, o chanceler Celso Amorim considerou que por meio de uma televisão pública, o governo pode ampliar o diálogo com os residentes no exterior, favorecer a divulgação de serviços consulares, realizar campanhas como o incentivo a participação nas eleições e na educação, com cursos a distância.

A primeira conferência, efetuada em julho de 2008, congregou representantes das principais comunidades brasileiras nos Estados Unidos, América do Sul, Europa, Japão, Austrália e Oriente Médio, e contou com a participação da Organização Internacional para as Migrações.

arc/ale/bj








Marcharão no Uruguai contra Lei de caducidade

Montevideo, 16 out (Prensa Latina) A Coordenadora Nacional por Anular a Lei de Caducidade iniciará hoje um programa de eventos que culminará em uma grande marcha no dia 20 de outubro, aqui, em apoio ao plebiscito para invalidar esse regulamento.

Encontros, elaboração de murales e atos em diferentes espaços de Montevideo fazem parte da campanha que contará com a participação de diferentes personalidades, entre elas, o escritor Eduardo Galeano.

A manifestação da próxima semana está convocada pela Organização de Familiares e Desaparecidos, a Federação de Estudantes Uruguaios e a Coordenadora pela Anulação.

Os organizadores definem a caminhada como "o último 20 que marchamos", já que a cada vigésimo dia de mês desfilavam contra essa legislação conhecida também como "Lei da Impunidade".

A deste mês será a atividade final antes da consulta popular, quando o eleitorado uruguaio terá a opção de votar pelo Sim mediante uma boleta rosada, em um plebiscito fixado junto com as eleições gerais de 25 de outubro.

Aprovada em 1986 com os votos legislativos dos partidos Nacional e Colorado, e a oposição do hoje dirigente Frente Ampla, a norma impede que se julgue ex-militares e policiais violadores dos direitos humanos nos tempos da ditadura (1973-1985).

O dirigente sindical e diretor da Coordenadora Luis Puig expressou "fecha-se um ciclo em que todos os poderes do Estado opinou que a lei de Caducidade é inconstitucional".

Puig confia que a imensa maioria dos eleitores uruguaios vote Sim no referendo.

arc/wap/bj






Índia registra 405 mortes por gripe A(H1N1)

Nova Delhi, 16 out (Prensa Latina) O ministério indiano de Saúde confirmou hoje a morte de 405 pessoas por causa do vírus da influenza A(H1N1), desde que detectou-se o primeiro caso no país em maio passado.

De acordo com o relatório, os estados de Maharashtra e Karnataka, do sul, registram o mais alto número de mortes, com 171 e 112, respectivamente.

Em Delhi só se registram 15 mortes até o momento, mas ao menos 3.206 pessoas contraíram a doença.

A nível nacional, o número de infestados chegou aos 12.486 casos, informaram as autoridades de Saúde, que temem um aumento da pandemia com a próxima chegada do inverno.

Segundo cifras da Organização Mundial da Saúde, no mundo registraram-se mais de 378 mil casos, e 4.525 mortes por causa do vírus.

O continente americano é o mais afetado até o momento, com 3.292 falecidos.

arc/nm/bj






Venezuela homenageia herói vietnamita Nguyen Van Troi

Hanói, 16 out (Prensa Latina) O embaixador da Venezuela no Vietnã, Jorge Rondón, e autoridades da Cidade Ho Chi Minh, evocaram em ato solene a figura do herói vietnamita Nguyen Van Troi, caído na guerra contra os Estados Unidos.

Diplomatas de Caracas destacaram hoje a emocionante atividade, promovida pela União de Associações de Amizade da cidade meridional, centro econômico deste país.

Com uma singela cerimônia, o chefe de missão venezuelana inaugurou na rua homônima uma placa em memória de Van Troi, morto aos 24 anos de idade e que foi preso em 1963 pelo então regime pró norteamericano de Saigón depois de um frustrado atentado contra o então secretário de Estado estadunidense, Robert McNamara.

Em uma tentativa de conseguir sua libertação, guerrilheiros venezuelanos que combatiam o governo ditatorial de então na nação sul-americana , sequestraram um alto oficial do exército estadunidense para trocá-lo pelo patriota vietnamita.

A negociação fracassou porque Van Troi foi recapturado de imediato em uma manobra premeditada e executado em outubro de 1964.

Em homenagem ao jovem herói da luta pela libertação e reunificação deste país indochinês, a inscrição da placa reafirma a homenagem do povo venezuelano ao vietnamita, une-se-lhe "ombro a ombro na luta pela liberdade e comemoração ao herói Nguyen Van Troi."

Entre outras atividades realizadas na Cidade Ho Chi Minh, o embaixador Rondón e funcionários da embaixada entregaram também uma coleção da Biblioteca Ayacucho.

Numerosas obras de autores latino-americanos, como os venezuelanos Andrés Belo e Rómulo Galegos com seu Dona Bárbara, José Martí e Nossa América, o brasileiro Machado de Assis, o Prêmio Nobel guatemalteco Miguel Angel Astúrias e o poeta cubano José Lezama Lima estão incluídos nessa coleção, agora patrimônio da Biblioteca desta cidade.

lgo/seus/bj







Vietnã rechaça acusações dos EUA sobre direitos humanos

Hanói, 16 out (Prensa Latina) O Vietnã rechaçou acusações relativas aos direitos humanos e liberdades religiosas divulgadas pela embaixada dos Estados Unidos nesta capital, qualificadas pelo Ministério de Relações Exteriores local de intromissão nos assuntos internos.

Declarações da porta-voz da chancelaria, Nguyen Phoung Nga, divulgadas hoje por todos os meios informativos nacionais, refutam as versões da missão norte-americana difundidas no último dia 14 de outubro sobre as sentenças aplicadas a várias pessoas envolvidas em delitos contra a segurança de Estado.

Uma nota de imprensa dessa embaixada comenta assim mesmo um incidente ocorrido em um monastério budista entre uma ordem local e membros de outra baseada na França.

A porta-voz sublinhou que o Estado vietnamita respeita sempre os direitos de seus cidadãos à democracia, liberdade de crença e religião e promove condições favoráveis para seu exercício.

No entanto, enfatizou Phoung Nga, "como em outros países, todas as violações da lei, bem como qualquer coisa que atente contra a segurança, a ordem e a estabilidade do país deve ser tratada estritamente conforme à lei."

O processo judicial dos tribunais contra vários violadores das leis foi conforme convenções internacionais sobre direitos humanos tais como a de 1966 sobre direitos civis e políticos, afirmou.

A porta-voz do Ministério de Relações Exteriores do Vietnã qualificou também de "incorretas" as informações que a embaixada estadunidense em Hanói difundiu na nota emitida e comentou que "lamentavelmente não refletiu a realidade do país."

As demandas mencionadas no comunicado de imprensa dessa sede diplomática constituem "uma ingerência nos assuntos internos do Vietnã", concluiu.

lgo/sus/bj







Negociadores de Zelaya esperam proposta definitiva de Micheletti

Tegucigalpa, 16 out (Prensa Latina) Os representantes do presidente constitucional Manuel Zelaya aceitaram um pedido de um novo prazo do governo de facto para concluir o diálogo e declararam-se otimistas sobre hoje chegar-se um acordo pacífico da crise hondurenha.

O Ministro de Governo da administração Zelaya, Víctor Meza, informou que durante esta manhã esperam uma resposta definitiva do governante de facto, Roberto Micheletti, em torno do texto acordado.

Decidimos dar-lhe uma nova oportunidade ao diálogo, ao acordo, apontou ao ser consultado sobre o vencimento do prazo dado até esta meia-noite por Zelaya para concluir as negociações começadas no dia 7 deste mês.

Meza não deu detalhes do documento entre os negociadores para evitar atrapalhar a marcha das conversas, que se alongaram durante todo o dia de ontem em meio a expectativa nacional.

Apontou que o diálogo se desenvolve sobre a base do chamado Acordo de San José, o qual disse que o presidente constitucional está disposto a assinar de imediato.

O plano é uma proposta do chefe de Estado de Costa Rica, Oscar Arias, apresentada em meados de julho passado, pouco depois de ser promovido pelos Estados Unidos como mediador da crise desatada pelo golpe militar do dia 28 de junho.

Estabelece a volta de Zelaya à presidência condicionada à aceitação de um governo de reconciliação e à renúncia de promover a convocação de uma assembleia nacional constituinte, entre outras.

Meza agregou que o diálogo não foi concluído e será retomado a partir das 10:30, hora local, desta sexta-feira, segundo solicitaram os três representantes de Micheletti.

Estamos a um ponto do acordo definitivo para solucionar esta crise, disse ao assegurar que já está confirmado 95 por cento dos aspectos da proposta apresentada por Arias.

Recordou que o consenso sobre o documento foi atingido na última quarta-feira, mas tanto Zelaya quanto Micheletti fizeram algumas observações, das quais não deu detalhes.

Assegurou ser otimista em que ao meio dia seja assinado o acordo e respondendo a perguntas dos jornalistas, advertiu que caso contrário a crise se agudizará e aumentará o clima de ingovernabilidade em Honduras.

lgo/rl/bj







Metade das crianças na Índia sofre com desnutrição, segundo ONG

Nova Deli, 16 out (Prensa Latina) Com a metade de suas crianças desnutridas, a Índia tem muito pouco que comemorar, pela ocasião, hoje, do Dia Mundial da Alimentação, destacou a organização não governamental internacional ActionAid.

De acordo com um relatório da entidade divulgado nesta sexta-feira, 47 por cento das crianças indianas menores de seis anos de idade padecem de desnutrição, o pior índice no continente asiático, inclusive abaixo de Bangladesh e Nepal.

A cifra, que significa 60 milhões de crianças com fome crônica, diz muito pouco de um país emergente, com capacidade nuclear e um incessante desenvolvimento científico-técnico, e que se orgulha de manter seu crescimento econômico, mesmo em tempos de crise. É o papel que joga o Estado e não o nível de riqueza que determina o sucesso na luta contra a fome, assegurou a diretora de política internacional de ActionAid, Anne Jellema, em declarações ao Serviço Indo-Asiático de Notícias (IANS).

Babu Matthew, máximo representante dessa ONG no país, considerou por sua vez, que o lado obscuro do crescimento econômico da Índia é que os grupos sociais tradicionalmente excluídos foram ainda mais marginalizados desde que a nação sul-asiática optou pela liberalização econômica nos anos 90 do século passado.

Esta situação agrava os níveis de fome, desnutrição, e inclusive provoca mortes por inanição dentro deste segmento da população, apontou Matthew.

Para ilustrar ainda mais o paradoxo, ActionAid recorda que a Índia destaca-se por contar com uma das melhores legislações sobre proteção social entre todos os países em via de desenvolvimento.

No entanto, revela que a implementação dessas políticas, que em teoria garantem uma nutrição adequada, alimentação escolar grátis e subsídios para os pobres, aposentados e grupos vulneráveis, segue sendo um desafio para o Estado devido à ausência de reconhecimento social que sofrem as classes marginadas.

lgo/nm/bj






Seminário no Chile pelo Dia Mundial da Alimentação

Santiago de Chile, 16 out (Prensa Latina) Especialistas internacionais debaterão hoje o tema "Alcançar a Segurança Alimentária em tempos de crise" em um seminário organizado nesta cidade pela FAO por ocasião do Dia Mundial da Alimentação.

Ao convocar o seminário, José Graziano da Silva, Representante Regional da FAO na América Latina e Caribe, destacou a necessidade de frear o incremento da fome na região. Assinalou que, na América Latina e Caribe, a segurança alimentar de milhões de pessoas se viu afetada pelos efeitos combinados da alta dos preços dos alimentos e da crise financeiro-econômica.

Recordou assim mesmo a importância da Cúpula Mundial de Segurança Alimentária da FAO, que Roma acolherá do dia 16 ao 18 de novembro.

Participarão também o senador chileno Jorge Pizarro, membro da Frente Parlamentar contra a Fome, o Subsecretario de Agricultura, Iván Nazif, e a Representante da FAO no Chile, Margarita Flores.

Também participarão Luis Mayol, presidente da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Rigoberto Turra, presidente do Movimento Unitário Camponês e Etnias do Chile (MUCECH), Héctor Tejada, presidente da Associação Chilena de Organizações de Feiras Livres (ASOF), e Donna Hrinak, vice-presidenta para assuntos de governo para Latinoamérica de PEPSICO.

Na ocasião, se lançará o Segundo Livro de Receita dos Chefes contra a Fome, baseado em pratos autóctones de legumes.

Pela primeira vez, na final do Campeonato Nacional de Futebol de Chile, os jogadores entrarão ao campo portando a mensagem "Futebol chileno contra a fome, jogue-a".

Entre outras iniciativas para estimular a luta contra a fome, a FAO promove um concurso fotográfico intitulado "Captando a segurança alimentária em época de crise", uma "Corrida pelos alimentos", bem como várias exibições de hortas familiares e feiras.

arc/jl/bj





Equatorianos exigem de Obama libertação dos Cinco

Por Pedro Rioseco

Quito, 16 out (Prensa Latina) Em um em massivo e representativo ato, equatorianos exigiram do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a imediata libertação dos cinco patriotas cubanos, prisioneiros há uma década neste país por defender seu povo do terrorismo.

O amplo anfiteatro do Colégio de Jornalistas de Pichincha acolheu ontem à noite nesta capital mais de uma centena de convidados à celebração no Equador do Dia Mundial Contra o Bloqueio e o fim da primeira etapa da Jornada Mundial de Solidariedade com Os Cinco Heróis Cubanos.

A atividade recordou igualmente o 141° aniversário do início das Guerras de Independência em Cuba, e foi encerrada pelo embaixador da Ilha nesta capital, Benigno Pérez, quem afirmou que não se pode entender a luta dos Cinco sem se remeter aos 50 anos de agressões.

Sem conhecer a guerra terrorista financiada e executada durante cinco décadas por grupos terroristas a partir do território dos Estados Unidos contra o povo cubano e sua Revolução, não é possível entender o sacrifício desses cinco heróis para evitar mais mortes e danos, reforçou.

Na atividade fizeram também uso da palavra o escritor Angel Hierrezuelos, que fez uma apresentação das guerras de independência de Cuba, e do professor e jornalista Alberto Maldonado, com uma clara exposição dos efeitos genocidas do bloqueio ao povo irmão da Ilha.

O poeta José Regato leu décimas nas quais questionou Obama se por ratificar o mais prolongado e criminoso bloqueio da história a um povo, foi um dos avales para receber o prêmio Nobel da Paz.

O presidente da Coordenadora Nacional de Solidariedade com Cuba, o advogado Fidel Chiriboga, leu mensagens de solidariedade com Os Cinco e contra o bloqueio enviadas por numerosas organizações sociais e populares de toda a geografia deste país andino.

Por sua vez, o jurista Hernán Rivadeneira, presidente do Comitê pela Liberdade dos patriotas cubanos, fez um resumo das atividades realizadas durante a jornada que concluiu-se e anunciou a continuação da coleta de assinaturas em uma mensagem do povo equatoriano a Obama.

Na atividade rendeu-se homenagem musical ao recentemente falecido compositor e Herói da República de Cuba, Juan Almeida, pelo trovador Arnaldo Martínez, e um casal de dança da academia Smirnov interpretou peças tradicionais do irmão país.

arc/prl/bj







Brasil busca pentacampeonato mundial sub-20 de futebol

O Cairo, 16 out (Prensa Latina) A seleção sub-20 do Brasil buscará hoje contra Gana o pentacampeonato da Copa Mundial de futebol dessa categoria, com sede aqui.

Os sul-americanos sairão ao campo do estádio Internacional do Cairo com o objetivo de ganhar o título e igualarem-se a sua seleção oficial, máximos ganhadores em copas do mundo da FIFA.

Para isso os canarinhos se apoiarão nas habilidades do atacante do Vasco da Gama, Alan Kardec, bem como da segurança de sua defesa, a melhor do campeonato, ao permitir apenas que três jogadores acertassem o gol defendido pelo goleiro Rafael.

O time brasileiro tem também o incentivo adicional de aproximar-se de seu mais forte rival, Argentina, dona de seis coroas nestas competições.

Brasil chega a final depois de derrotar a Costa Rica por 1 a 0, e Gana o faz depois de bater a Hungria por 3 a 2.

Precisamente, o elenco africano pretende superar sua derrota por 2 a 1 diante do Brasil na final da Austrália em 1993.

Dirigidos pelo técnico Sellas Tetteh, os jogadores de Gana, pretendem dar a sua região o primeiro troféu neste campeonato, mas antes deverão superar seus rivais e melhorar a defesa de seu gol, balançado oito vezes em seis encontros.

No entanto, as deficiências defensivas dos ganeses bem poderiam suprir-las com o melhor ataque da competição, capaz de acertar o gol dos adversários em 16 oportunidades.

Sua principal figura de ataque é o atacante Dominic Adiyiah, autor de oito gols.

arc/rws/bj





Programas alimentários beneficiam a quase 13 milhões de venezuelanos

Caracas, 16 out (Prensa Latina) O governo venezuelano celebra hoje o Dia Mundial da Alimentação ao beneficiar quase 13 milhões de cidadãos diariamente com diferentes programas alimentários, indicou o ministro do ramo, Félix Osório.

De acordo com Osório, 10 milhões de pessoas garantem sua cesta básica com a iniciativa MERCAL (Mercado de Alimentos) e dois milhões com a PDVAL (Produtora e Distribuidora de Alimentos) com preços subvencionados e regulados respectivamente.

Também o ministro destacou que o Estado criou seis mil Casas de Alimentação, nas quais 900 mil cidadãos almoçam e lancham de segunda-feira a sábado de maneira gratuita em comedores populares.

Durante um Conselho de Ministros Presidencial transmitido pelo canal Venezuelana de Televisão, na véspera, Osório informou que hoje por ocasião do Dia Mundial da Alimentação, estão previstas exposições e feiras populares MERCAL e PDVAL em todo o país.

A esse respeito, Chávez destacou nesta quinta-feira que os preços dos alimentos no MERCAL e PDVAL (mercados fixos e ambulantes) pouco tem mudado, apesar da alta mundial vivenciada nos últimos anos.

Na opinião do estadista é inaceitável que semelhante benefício social seja excluído dos indicadores tradicionais, como a inflação e o Produto Interno Bruto (PIB).

O Dia Mundial da Alimentação foi proclamado em 1979 pela Conferência da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO).

Os objetivos da celebração são conscientizar as populações sobre o problema alimentário mundial e fortalecer a solidariedade na luta contra a fome, a desnutrição e a pobreza.

A data coincide com o dia da fundação da FAO em 1945.

arc/rsm/bj







Governo chinês mantém estratégia de desenvolvimento de zonas pobres

Beijing, 16 out (Prensa Latina) O governo chinês reiterou hoje o compromisso de continuar fomentando o desenvolvimento das regiões ocidentais do país, de acordo com uma estratégia adotada em 2000.

A posição neste sentido foi reafirmada pelo premiê Wen Jiabao ao inaugurar a Décima Feira Econômica e Comercial Internacional do Oeste da China e o Segundo Fórum de Cooperação Internacional em Chengdu, capital da província de Sichuán.

Recordou que essas zonas sofrem desde o ano passado as consequências dos desastres e a crise econômica global, face a qual o governo central mantém invariável sua Estratégia de Desenvolvimento para as referidas regiões.

Explicou que mais de 43 por cento dos investimentos atribuídos pelo executivo para estimular a demanda interna se destinaram a projetos direcionados a elevar o nível de vida da população dessas áreas.

Também a melhorar projetos de infra-estrutura, reconstrução e de inovação tecnológica, entre outros.

Ao exemplificar os avanços obtidos nos últimos anos, precisou que o produto interno bruto dessas zonas cresceu 11.8 por cento no primeiro semestre deste ano, enquanto a taxa nacional foi de 7.1 por cento.

A mencionada estratégia está dirigida a promover o desenvolvimento sócio-econômico também das províncias de Gansu, Guizhou, Qinghai, Shaanxi e Yunnan, bem como das regiões autônomas de Guangxi, Mongolia Interior, Ningxia, Tibete e Xinjiang e do município especial de Chongging.

Esses territórios, incluído o de Sichuán, constituem 71 por cento da superfície da China continental e neles vivem cerca de 30 por cento da população do país.

A referida feira e o fórum de cooperação fazem parte da política do governo que visa reduzir as diferenças sócio-econômicas entre essas zonas e as da parte oriental, em uma situação melhor.

arc/lam/bj

COMUNICADO DEL CELA A LA COMISION DE CONSTITUCION, JUSTICIA Y CIUDADANIA DEL SENADO BRASILEÑO.

La Señora Yoani, y su Blog en internet, está a servicio y siendo usada en una clara acción de guerra psicológica, visando desinformar el pueblo Brasileño sobre los avances de la Revolución Cubana. Seguros de la importancia de esta Comisión del Senado Federal (Constitución, Justicia y Ciudadanía), manifestamos lo necesario que es la vigilancia y recuento de las acciones de servicios de inteligencia extranjeros en nuestro país, a partir de guerras psicológicas de intereses solamente de naciones extranjeras, u otras acciones ilegales. Seguros de la necesidad de la construcción de un nuevo nivel de relaciones entre los pueblos de América Latina solicitamos a los miembros del SENADO FEDERAL no permitir acciones ilegales en favor de intereses extranjeros en nuestro País – BRASIL.


Señoras y Señores SENADORES de la Comisión de Constitución, Justicia y Ciudadanía del Senado Brasileño.


Acerca de las entrevistas de la Señora Yoani a las revistas Época y Veja nos gustaría expresar el siguiente.


El Bloqueo a Cuba es hecho de forma criminal, con explosión de avión, atentados de bomba, tentativas de asesinatos de Fidel Castro, transmisiones ilegales de radio y TELE, entre incontables otros atentados comprobados. A pesar de eso la Revolución Cubana presenta datos impresionantes, índice de mortalidad infantil de 5,3 (mejor de América Latina), analfabetismo erradicado, en el área de salud cuenta con reconocimiento internacional de los avances, llegando inclusive a llevar 51 mil profesionales de salud para 98 países del mundo.


La Señora Yoani, y su Blog en internet, está al servicio y siendo usado en una clara acción de guerra psicológica, dirigida a desinformar al pueblo Brasileño sobre los avances de la Revolución Cubana. Hoy día 14 de octubre será la fecha del lanzamiento del canal de fibra óptica de 1.630 quilómetros de extensión, conectando Cuba a Venezuela, con capacidad de 640 Gigabytes, elevando así en 3.000 veces la capacidad de conexión de la isla con internet, facilitando la integración del pueblo Cubano con los pueblos de América Latina. Integración dificultada en la verdad por el Bloqueo Norte Americano que solamente posibilita acceso veía satélite a la internet en la isla caribeña, lo que encarece demasiado y dificulta el uso por la población.


Seguros de la importancia de esta Comisión del Senado Federal (Constitución, Justicia y Ciudadanía), manifestamos lo necesario que es la vigilancia y recuento de las acciones de servicios de inteligencia extranjeros en nuestro país, a partir de guerras psicológicas de intereses solamente de naciones extranjeras, u otras acciones ilegales. Casos como del Señor Paul Lir Alexander (ex agente del DEA – Departamento Anti Drogas de Estados Unidos) actualmente preso en Minas Gerais por el tráfico de más de una tonelada de Cocaína para los EUA deben ser investigados.


Aún esta semana el Coronel Norteamericano Lawrence Wikesson (miembro del equipo de Colin Power) en entrevista al periódico The La Habana Note afirma sobre el bloqueo “el embargo es un fracaso total con gran costo para el pueblo Cubano y para el pueblo Americano”. Seguros de la necesidad de la construcción de un nuevo nivel de relaciones entre los pueblos de América Latina solicitamos a los miembros del SENADO FEDERAL no permitir acciones ilegales en favor de intereses extranjeros en nuestro País – BRASIL.


CENTRO DE ESTUDOS LATINO AMERICANO (CELA)


Fuente: centrodeestudoslatinoamericano@gmail.com

Brasil de novo ao Conselho de Segurança ONU

.
Por Victor M. Carriba

Nações Unidas, 15 out (Prensa Latina)

Pela décima vez desde 1946, o Brasil foi eleito hoje, com 182 votos de 190 possíveis, como membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas para o biênio 2010-2011.

Os outros países selecionados por voto secreto da Assembleia Geral da ONU foram Líbano (Ásia), Nigéria e Gabão (Africa), e Bósnia e Herzegóvina (Europa oriental), com 180, 186, 184 e 183 votos, respectivamente.

Esses cinco passarão, em janeiro, a ocupar os postos que abandonarão Burkina Faso, Líbia, Vietnã, Costa Rica e Croácia e se somarão ao México, Japão, Uganda, Áustria e Turquia, que foram eleitos no ano passado.

O Conselho se Segurança está integrado ademais pelos Estados Unidos, Rússia, China, Grã-Bretanha e França, países que ostentam o privilégio de membros permanentes do Conselho de Segurança e do exclusivo direito do veto.

Para a votação desta quinta-feira, o Brasil contou com o respaldo do grupo de países latinoamericanos e do Caribe. A última vez que o gigante sul-americano desempenhou essa responsabilidade foi no período 2004-2005.

Através da história, a América Latina e o Caribe estiveram representados no Conselho de Segurança pelo Brasil (em nove ocasiões), Argentina (oito), Colômbia (seis) e Panamá (cinco).

Também pelo Chile, México, Peru e Venezuela (quatro), Costa Rica, Cuba e Equador (três), Bolívia, Guyana, Jamaica e Nicarágua (duas) e Honduras, Paraguai, Trinidad y Tobago e Uruguai (uma).

As normas das Nações Unidas estabelecem que o Conselho de Segurança conta com uma presidência que se alterna mensalmente e por ordem alfabética entre seus diferentes membros.

Desta forma, cada integrante do órgão tem um voto e as decisões sobre questões são tomadas pelo voto afirmativo de nove dos 15 integrantes, ainda que os membros permanentes tenham poder de veto.

Para se ocupar um assento no Conselho é necessário que se obtenha as duas terceiras partes dos votos no máximo órgão da ONU.
ocs/vc/bj






Retomarão diálogo em Honduras em ambiente de incerteza

Por Raimundo López, enviado especial

Tegucigalpa, 15 out (Prensa Latina)

Representantes do presidente constitucional Manuel Zelaya e do governo de facto anunciaram que continuarão hoje o diálogo para encontrar uma solução à crise provocada pelo golpe militar.

As conversas foram adiadas ontem ao meio-dia por solicitação dos delegados do presidente de facto, Roberto Micheletti, depois de ter analisado várias situações de solução, segundo os designados por este último.

O pedido foi apresentado nas vésperas de uma partida de futebol contra El Salvador, o quê deu finalmente a classificação ao país para o mundial de futebol de 2010, o quê desatou um grande festejo na capital.

Ao término da sessão da manhã de ontem, um dos representantes de Zelaya, Víctor Meza, anunciou que se tinha consensualizado um documento sobre a restituição dos poderes do Estado à situação anterior ao golpe.

Se o consensualizamos é porque parece-nos aceitável, porque concordamos em que um texto dessa natureza poderia ser a porta para encontrar a saída, expressou Meza, ministro de Governação e Justiça de Zelaya.

Vilma Morales, da delegação do governante de facto, assegurou ontem que os negociadores tinham acordado um recesso para analisarem separadamente as propostas de solução e fazer as consultas necessárias.

Ao final da tarde, os delegados do governo de facto não se apresentaram no hotel sede das conversas e solicitaram continuar o diálogo nesta quinta-feira.

Depois de uma reunião com Micheletti, Morales desmentiu em coletiva de imprensa que se tivesse consensualizado um texto sobre o ponto seis, relacionado com a volta ao cargo do presidente Zelaya. Até este momento não há uma posição definitiva sobre este ponto, mas estão sobre a mesa interessantes alternativas sobre as quais estamos trabalhando, disse.

As conversas foram iniciadas no dia 7, em uma cerimônia que contou com a presença de uma missão de chanceleres da Organização dos Estados Americanos (OEA).

As conversas realizam-se sobre o chamado Acordo de San José, uma proposta do presidente da Costa Rica, apresentada em meados de julho passado, quando foi promovido como mediador no conflito pelos Estados Unidos.

Enquanto isso, a Frente Nacional contra o golpe de Estado anunciou uma nova concentração hoje na capital, próximo à sede das conversas, em sua jornada 110 consecutiva contra o golpe de Estado.

lgo/rl/bj







ONU elege novos membros do Conselho de Segurança

Nações Unidas, 15 out (Prensa Latina)

A Assembleia Geral da ONU elegerá hoje cinco novos membros não permanentes do Conselho de Segurança em substituição de Burkina Faso, Líbia, Vietnã, Costa Rica e Croácia que concluem em dezembro seu mandato de dois anos.

Fontes diplomáticas informaram que os candidatos com mais força para ocupar esses assentos são o Brasil (América Latina), o Líbano (Ásia), a Nigéria e o Gabão (Africa) e a Bósnia (Europa oriental).

Para ser eleito é necessário obter as duas terceiras partes dos votos no máximo órgão da ONU.

Os que forem selecionados nesta quinta-feira se somarão ao México, Japão, Uganda, Áustria e Turquia (eleitos no ano passado) na categoria de não permanentes e aos Estados Unidos, Rússia, China, Grã-Bretanha e França que ostentam o privilégio de membros permanentes do Conselho de Segurança.

No caso do Brasil, esta seria a décima ocasião que o gigante sul-americano ocupa um assento nesse órgão da ONU. A última foi no biênio 2004-2005.

As normas das Nações Unidas estabelecem que o Conselho de Segurança conta com uma presidência que se altera mensalmente e por ordem alfabético entre seus diferentes integrantes.

Desta forma, cada membro do órgão tem um voto e as decisões são tomadas pelo voto afirmativo de nove dos 15 integrantes, ainda que os membros permanentes tenham o poder de veto.

arc/vc/bj








Destacam participação cubana em encontro empresarial da ALBA

Cochabamba, Bolívia, 15 out (Prensa Latina)

A vice-presidenta da Câmara de Comércio de Cuba, Odalys Seijo, destacou a presença de oito empresas cubanas no Primeiro Encontro de Complementariedade Produtiva da ALBA, que abre suas portas hoje nesta cidade.

De acordo com Seijo, a Feira-Exposição e Roda de Negócios como parte da VII Cúpula da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (ALBA), ajudará a fortalecer as relações bilaterais e diversificar o intercâmbio entre os nove integrantes do bloco.

Aproveitaremos a presença de representantes da Bolívia, Venezuela, Equador, Nicarágua, Honduras, Dominica, San Vicente y Granadina e Antigua y Barbuda, informou, para apresentar as potencialidades de exportação de Cuba e seus interesses na importação de produtos.

Até o próximo sábado este encontro empresarial, explicou, centra seu interesse em setores como alimentos e bebidas, têxteis, confecções, madeira e derivados, artesanato, joalheria, medicamentos, produtos de informática e turismo.

Na ordem institucional, agregou a servidora pública, pretendemos trocar com a Câmara de Comércio da Bolívia, a de Cochabamba e a de outros países da ALBA.

Também aproveitaremos nossa visita à capital, que é um vale, para convidar às nações do bloco à XXVII Feira Internacional de Havana, de 2 a 9 de novembro.

Entre as empresas e instituições cubanas que participam do encontro empresarial em Cochabamba sobressaem Suchel Camacho, Copextel, Labiofam, Pólos Científicos, Alimport, e o Ministério da Indústria Sideromecánica (SIME), entre outras.

Martin López, diretor de Promove Bolívia, que patrocina esta reunião, afirmou que das quase 200 entidades que participam em 110 stands nessa feira, esperam um movimento econômico superior a 30 milhões de dólares.

arc/ga/bj







Bolívia: apresentarão denúncias sobre mudança climática no fórum social

Cochabamba, Bolívia, 15 out (Prensa Latina)

As conclusões de um Tribunal Internacional de Justiça Climática serão apresentadas hoje aqui como parte das atividades colaterais da VII Cúpula da ALBA.

Os abusos de uma multinacional mineira no Peru, o desmatamento de países empobrecidos para que as potências industriais sigam contaminando o meio ambiente, o desgelo do nevado do Illimani, são alguns dos casos de países e entidades divulgados ontem nessa instância.

No segundo dia do Encontro Regional Frente à Mudança Climática, os membros do júri que são ativistas de organizações sociais e de direitos humanos escutaram cada uma das intervenções dos delegados, provenientes de mais de 12 países da América Latina.

Tom Kucharz, júri do Tribunal Internacional de Justiça Climática e servidor público da organização espanhola Ecologistas em Ação, explicou à Prensa Latina a importância do encontro.

"Está se iniciando um caminho de justiça porque os países do norte e poderosos são os responsáveis pela mudança climática que está afetando o Sul e sobretudo as populações mais pobres e vulneráveis", indicou.

Por sua vez, Elizabeth Peredo, representante da Fundação Solón, sugeriu aos governos que constituam um sistema vinculante entre o Protocolo de Kyoto e o macro convênio da mudança climática das Nações Unidas.

"Há que avançar em um modelo que proteja os direitos da Mãe Terra e chamar a atenção dos governos do primeiro mundo para que aprendam com os povos indígenas porque há duas constituições na América Latina que estão levando à vanguarda nessa perspectiva: a da Bolívia e a do Equador", sustentou.

As conclusões do Júri Internacional serão recebidas pelo presidente Evo Morales, que apresentará o documento diante dos presidentes da ALBA para serem incluídas na Declaração de Cochabamba, que assinarão no próximo sábado as nove nações membros desse bloco.

Por sua vez, Cristian Domínguez, secretário de Defesa de Recursos e Meio Ambiente da Plataforma Boliviana de Mudança Climática, disse que o Tribunal lerá os julgamentos tratados na cidade espanhola de Barcelona, posteriormente se levará a Copenhague (Dinamarca) para que se emitam sentenças éticas, políticas e morais contra os países ou governos que alteram o meio ambiente.

Entre as denúncias sobressaem a da Ação Ecológica do Equador contra a fundação holandesa Bosques para a Absorção de Emissões de Dióxido de Carbono por adquirir 23 mil hectares mediante a assinatura de contratos e convênios com proprietários privados.

Também a Fundação Ponte Entre Culturas denunciou, para os 12 governos sul-americanos, vários bancos e empresas pela realização do projeto Iniciativa para a Integração Regional da América do Sul (Iirsa, por sua sigla em espanhol), cuja finalidade é executar 500 megaprojetos entre as que destacam a construção de estradas que causam desmatamento e emissão de carbono.

No fórum leram uma carta do Prêmio Nobel da Paz, o argentino Adolfo Pérez Esquivel, que saudou este tipo de iniciativa.

arc/ga/bj









Morre soldado italiano no Afeganistão

Kabul, 15 out (Prensa Latina)

Um militar italiano morreu e outros dois ficaram feridos em um acidente do blindado que os transportava na cidade de Herat a Shindad no noroeste afegão, confirmaram hoje fontes militares da ISAF.

O porta-vozes da Força Internacional de Assistência à Segurança (ISAF, por sua sigla em inglês), liderada pela OTAN, informou que o acontecimento ocorreu ontem à noite quando o veículo Lince capotou devido às más condições do terreno.

O militar falecido, de 25 anos, pertencia ao Quarto Regimento de Alpinistas Pára-quedistas de Bolzano e os outros dois tiveram lesões e foram atendidos no hospital de Herat.

Trata-se do quinto militar italiano que perde a vida por causa de acidentes e outros 20 em consequência de ataques dinamiteiros desde que as tropas italianas ocuparam este país islâmico centroasiático em 2004.

O último atentado aconteceu em 17 de setembro, quando seis soldados morreram e outros quatro ficaram feridos em uma ação perpetrada diante dos escritórios da polícia afegã nas proximidades da embaixada dos Estados Unidos em Kabul.

Enquanto isso, o governo italiano desmentiu o pagamento de dinheiro aos chefes insurgentes no Afeganistão para evitar ataques à base de Surobi, a uns 65 quilômetros de Kabul, como divulgou o diário britânico The Times.

Uma nota das autoridades de Roma, difundida nesta capital afegã, informa que o premiê Silvio Berlusconi não autorizou nem permitiu nenhuma forma de pagamento a favor dos rebeldes afegãos e também não tem conhecimento de iniciativas similares do governo precedente.

Segundo The Times, os pagamentos clandestinos dos serviços secretos italianos aos insurgentes afegãos contribuíram para a morte de 10 soldados franceses em um atentado na base de Surobi, onde substituíram os italianos em 2008.

Outras fontes informaram que forças de segurança afegãs e tropas da ISAF asseguraram que mataram ou prenderam os membros de um grupo numeroso de supostos insurgentes em duas operações militares feitas nas províncias de Maydan Wardak e Zabul, no centro e sul do Afeganistão.

lac/mne/bj







Ratificam condenação da empresa estadunidense Monsanto na França

Paris, 15 out (Prensa Latina)

As autoridades judiciais francesas ratificaram hoje a condenação ao pagamento de 15 mil euros pelo gigante agroquímico estadunidense Monsanto por publicidade enganosa, depois de um longo processo com numerosas apelações.

De acordo com fontes do Supremo Tribunal da França, foi recusado um recurso apresentado pela Monsanto em torno da utilização de seu herbicida Roundup, que propagandearam como sendo biodegradável, o quê é falso.

A sentença foi fixada no dia 26 de janeiro de 2007 pelo Tribunal Correcional de Lyon (centro-leste), que ademais sancionou a empresa Scotts France, que distribui esse herbicida na França, a pagar igualmente uma multa de 15 mil euros.

A seguir foi interposto um recurso, também recusado pelo Tribunal de Apelação de Lyon no dia 29 de outubro de 2008.

Desde 1991, a Comissão Europeia qualificou de perigoso para o meio ambiente o Roundup, um glifosato de amplo espectro. Assim mesmo, o milho OGM (geneticamente modificado) da Monsanto foi criticado por organizações ecologistas na França.

A Associação da Água e dos Rios da Bretaña (norte francês) qualificou de triunfo o parecer final da justiça e pediu ao Governo que respeite o catálogo de restrições em torno de produtos fitosanitários.

Até o momento não se conheceu a reação da Monsanto.

lac/ft/bj







Bolívia e Rússia criarão empresa mista para exploração de gás

La Paz, 15 out (Prensa Latina)

O consórcio energético russo Gazprom e o Yacimientos Petrolíferos Promotores Bolivianos (YPFB) consolidarão a criação de uma empresa mista para a exploração e exportação de gás natural em território nacional.

Segundo declarações do vice-presidente da entidade russa, Alexander Medvédev, citadas hoje pelo diário Cambio, as negociações para conformar a empresa têm um grande avanço e estão a ponto de serem concluídas.

Planejamos terminar sua criação em dois ou três meses", manifestou o executivo da entidade euroasiática.

Gazprom, a francesa Total e a estatal YPFB assinaram em setembro de 2008 um memorando sobre a exploração e exportação conjunta de poços de gás na Bolívia e a possível criação de uma sociedade mista.

A empresa boliviana tem o direito exclusivo de representar o Governo em projetos de petróleo e gás, e efetuar a distribuição de hidrocarbonetos dentro e fora do país.

De acordo com o ministério de Hidrocarbonetos, a nação sul-americana conta com importantes reservas de gás, principalmente no sudeste do país.

Em dias passados, durante a Conferência Mundial do Gás, realizada na Argentina, o presidente da YPFB, Carlos Villegas, chamou os representantes do setor privado da indústria petroleira a investirem para a produção de gás natural na Bolívia, em um esquema de associação com a empresa estatal.

Com um investimento próprio de dois milhões de dólares, Gazprom atualmente realiza estudo para quantificar o potencial de gás que tem a Bolívia.

Segundo autoridades bolivianas do setor, o estudo iniciou-se em abril deste ano e é elaborado pela VNIIGAZ, entidade tecnológica cientista dependente do consórcio russo, que consolidou em março um convênio com a YPFB para executar a medição respectiva.

lac/por/bj











Austrália descarta envio de mais tropas ao Afeganistão

Canberra, 15 out (Prensa Latina)

O premiê australiano, Kevin Rudd, descartou o envio de mais tropas de seu país ao Afeganistão e reiterou que finalizada a missão que cumprem as que já estão nesse país, retornarão para casa.

Apesar do aumento dos efetivos britânicos nessa nação asiática e o chamado de Londres aos aliados para seguir essa linha, em um gesto bem acolhido pelos Estados Unidos, a Austrália não tem intenção de mandar mais soldados, disse Rudd à imprensa na cidade de Adelaida, no sul.

Ratificou que os destacamentos australianos regressarão quando terminarem na província de Oruzgan, no sul, onde cerca de 1.500 homens cumprem a tarefa de treinar o exército e as forças de segurança afegãs para que tomem o controle desse território.

Temos o compromisso de formar uma brigada do exército afegão, estamos treinando a Polícia e também contribuímos com as autoridades locais no desenvolvimento de instituições, setores econômico e social, informou.

"Quando finalizar essa missão e entregarmos nossa responsabilidade às autoridades provinciais, a tarefa terá terminado e, depois disso, nossas tropas voltarão para casa", insistiu o chefe de governo.

Sobre o chamado britânico aos aliados a "compartilhar limpamente" no Afeganistão, Kevin Rudd declarou que não sente obrigação alguma de aumentar o número de soldados australianos por essa razão.

Agregou que a posição de Canberra a respeito ficou bem clara há vários meses em termos da quantidade adequada de efetivos para cumprir a tarefa necessária.

Recordou que "tenho falado a nossas tropas ali sobre o terreno em várias ocasiões e contínuo temeroso por sua segurança no futuro, é um lugar muito perigoso para estar."

lgo/sus/bj







Celebram no México fórum debate Honduras resiste

México, 14 out (Prensa Latina)

O fórum debate "Honduras resiste", organizado no México por organizações de solidariedade, demandou aqui o rápido restabelecimento da democracia na nação centroamericana.

No debate, transmitido por várias rádios alternativas e comunitárias da América Latina, em emissora como a Rádio do Sul, participaram os embaixadores da Venezuela, Trino Alcides; da Bolívia, Jorge Mansilla; do Brasil, Sergio Augusto de Abreu; de Honduras, Rosalinda Bueso e Ana Esther Ceceña, da Rede de Intelectuais e Artistas em Defesa da Humanidade.

Durante o encontro celebrado ontem à noite, o representante da Venezuela considerou que o golpe de estado em Honduras constitui o primeiro elemento da corrente de ações planejada pela direita na América Latina.

O servidor público alertou que de não ser restituído o presidente legítimo Manuel Zelaya no poder, sobrevirá no continente uma ofensiva dos setores dominantes similar à da segunda metade do século passado.

Por trás dessa política de guerra, que quer implantar bases militares na Colômbia e sustenta o golpe em Honduras, estão os interesses de manter dominados os nossos países; e tratar de evitar o acordar dos povos, sublinhou Alcides.

Por sua vez, com seu humor clássico na hora de narrar fatos históricos, o embaixador da Bolívia no México, Jorge Mansilla, saudou a resistência, o dever civil de Zelaya e ao povo hondurenho, que protagoniza 110 dias de luta pacífica nas ruas contra o golpe militar.

O também escritor e poeta reivindicou o humor como arma da resistência popular com episódios relativos ao "intelecto" dos ditadores latinoamericanos da segunda metade do século passado.

"Se os tiranos tiram-nos ou mutilam direitos e liberdades, há que perder por eles não somente o medo, senão o respeito. Pinochet, Banzer, Videla, Stroessner não mereceram nenhuma consideração de nossos povos subjugados, mas despertados", afirmou Mansilla.

Durante sua intervenção, o embaixador do Brasil reiterou a condenação de seu país ao governo de facto e qualificou a decisão de alojar Zelaya na sede diplomática de Tegucigalpa como um ato de coerência política de seu governo.

Esse fato tem duas dimensões: a coerência do Brasil na condenação ao golpe de Estado e a esperança de que esta decisão possa contribuir para abrir um caminho na solução da crise atual, considerou Abreu.

Ana Esther Ceceña destacou por sua vez que na América Latina há povos como o hondurenho que luta por sua libertação e reivindicação.

A pesquisadora da Universidade Nacional Autônoma do México relatou que no contexto do bicentenário da independência da América Latina os povos têm que celebrar com resistência, ao mesmo tempo em que chamou a defender os recursos vitais que na atualidade estão a serviço da reprodução da hegemonia estadunidense.

A embaixadora de Honduras encerrou o fórum, no qual agradeceu a solidariedade expressada no continente frente à situação política que vive seu país.

lac/yea/bj







Mortes por terremoto em Sumatra subiram para 1.115

Yakarta, 15 out (Prensa Latina)

O número de cadáveres achados depois do terremoto de magnitude 7,9 ocorrido em Sumatra Ocidental segue hoje aumentando e segundo os últimos dados oficiais a cifra ascende a 1.115.

A ONU e outras instituições internacionais estimam em três mil o total de pessoas presas sob os escombros nas cidades de Padang, a capital provincial, e no distrito de Padang Pariaman, com 675 mortos, o mais alto saldo fatal.

As mortes no município da capital somam 313, seguido por Agam, com 80, entre as sete localidades sacudidas pelo tremor, indicou a Defesa Civil ao detalhar as últimas cifras dos danos ocasionados pelo terremoto.

Segundo a fonte, 1.115 são os falecidos, 1.214 feridos graves, 1.688 com lesões menores e um desaparecido.

As casas quase destruídas totalizam 135.299, outras 65.306 com danos parciais e as menos afetadas são 78.591.

lac/sus/bj










Revista Vietnã é premiada em seu 55 aniversário

Hanoi, 15 out (Prensa Latina)

O trabalho internacional da Revista Ilustrada do Vietnã mereceu hoje a Ordem da Independência de primeira classe, prêmio que coincidiu aqui com o 55° aniversário da publicação.

Em cerimônia efetuada nos salões de sua casa editorial, a agência VNA, o vice-presidente da Assembleia Nacional, Uong Chu Luu, entregou a condecoração e destacou os avanços e o papel da revista entre os meios de comunicação do país.

O dirigente parlamentar pediu ao coletivo da entidade que segam trabalhando para elevar sua profissionalidade para ocupar a primeira linha da difusão de informações e imagens do Vietnã para o exterior.

Por sua vez, o diretor geral de VNA, Tran Mai Huong, afirmou que se trata de uma publicação importante no sistema informativo internacional dessa agência.

A revista, editada em diferentes idiomas e em numerosos países, conta com uma equipe de repórteres e editores de alta qualificação, ressaltou Huong.

Assistiram ao ato altos dirigentes do Partido Comunista, do Estado e do governo, bem como diplomáticos creditados nesta nação indochina, informou VNA.

lac/sus/bj









Movimentos sociais têm sua própria Cúpula na Bolívia

Por Mario Hubert Garrido

Cochabamba, Bolívia, 15 out (Prensa Latina)

Mais de 700 delegados dos movimentos sociais e povos indígenas dos países membros da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (ALBA), iniciam hoje aqui sua primeira Cúpula.

As deliberações na Casa Campestre, a uns 10 quilômetros do centro de Cochabamba, são assistidas também por representantes de 40 países da Europa, África e Ásia.

Entre os temas desse encontro, que faz parte da VII Cúpula da ALBA, sobressaem economia comunitária, mudança climática, soberania alimentar, autonomia-autodeterminação, consulta e participação sistemática em projetos e megaprojetos.

Também debaterão sobre a fundamentação da ALBA e o Tratado de Comércio dos Povos (TCP), esta última uma iniciativa do presidente boliviano, Evo Morales.

Segundo declarou à Prensa Latina, Isaac Ávalos, secretário da Confederação Sindical Única de Trabalhadores Camponeses da Bolívia (CSUTCB) e membro do comitê organizador, os mandatos e lineamentos estratégicos que emergirem desse fórum serão entregados aos chefes de Estado ou de Governo das nações da ALBA.

Com essa finalidade, as organizações sociais se reunirão no próximo sábado no Estádio Felix Capriles com os chefes das delegações de Bolívia, Cuba, Venezuela, Equador, Nicarágua, Honduras, Dominica, San Vicente y Granadina e Antigua y Barbuda.

Essa concentração popular, ocorrida em festa nacional e a que se espera a participação de umas 30 mil pessoas, será a conclusão da reunião desse mecanismo de integração.

arc/ga/bj







Uruguai considera Mercosul pilar de inclusão no mundo

Uruguai, 15 out (Prensa Latina)

Como um pilar de inclusão no mundo, catalogou hoje o ministro uruguaio de Relações Exteriores, Pedro Vaz, o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) em coletiva de imprensa com corresponsáveis de agências estrangeiras.

Vaz afirmou que seu país continuará na busca da integração e de melhorar a entidade criada em 1991 por Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai, com Chile e Bolívia como sócios, e os outros países andinos em acordos complementares.

O chanceler informou que o Uruguai pensa em manter-se no organismo subregional e trabalhar por um mais e melhor MERCOSUL, cuja presidência rotativa está agora em Montevideo.

"O trabalho não se interrompe, não está parado nem é singelo", enfatizou.

Em outros temas da agenda internacional, Vaz assinalou o prolongado problema com Argentina por uma fábrica de celulose na orla uruguaia do compartilhado rio homônimo, diferendo que se analisa na Corte Internacional de Haia.

No entanto, esclareceu, as relações com a Argentina vão para além deste tema e trabalha-se em comum de forma normal.

Reiterou o interesse do país em fazer parte do Conselho de Segurança da ONU como membro não permanente no biênio 2016-2017.

mgt/wap/bj







Aumentará pobreza na América Latina em 2009

Roma, 15 out (Prensa Latina)

América Latina e as Caraíbas aumentarão neste ano em três milhões as pessoas em extrema pobreza ou indigência, segundo a Organização de Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO).

Vésperas do Dia Mundial da Alimentação, essa agência adiantou que os famintos nessa região serão 71 milhões, ao conjugar-se uma crise alimentária com uma econômica global.

As previsões da FAO indicam que a recessão provocará a fim de ano um retrocesso dos subnutridos ao nível que se registrou faz 20 anos, ou seja de 45 milhões entre 2004 e 2006, aos 53 milhões que se contaram a inícios da década dos 10.

O relatório titulado Panorama da Segurança Alimentária e Nutricional na América Latina e as Caraíbas 2009, explicou que os avanços dos últimos 20 anos, praticamente desapareceram.

De acordo com a Comissão Econômica para a América Latina e as Caraíbas (CEPAL), citada pela FAO, a atual crise obstaculizou que entre 10 e 11 milhões de pessoas abandonassem as filas da pobreza em 2008.

Igualmente provocou que os cidadãos em situação de pobreza extrema aumentassem em três milhões na América Latina e as Caraíbas, fundamentalmente pela alta do preço dos alimentos.

Tais condições limitaram em quase duas décadas o progresso no combate contra a fome na região, apontou a FAO.

A brusca volta da fome causada pela crise econômica tem golpeado com maior força às pessoas mais pobres nos países em desenvolvimento.

As cifras citadas põem em evidência a fragilidade do sistema alimentário mundial e a necessidade urgente de sua reforma.

lac/crc/bj







Não há idade para deixar de fazer amor, segundo franceses

Paris, 15 out (Prensa Latina)

Mais de oito em cada 10 franceses consideram que não há idade para deixar definitivamente de ter relações sexuais, segundo uma pesquisa publicada em meios de imprensa galos.

Só 17%, cuja média oscila sobre os 73 anos, pensa que há limites para renunciar a fazer o amor, indica a exploração realizada por IFOP.

Por outra parte, o tato aparece como o sentido mais importante em uma relação sexual (87%) para ambos gêneros.

No entanto, para 53% dos homens a vista é mais significativa por 27% de mulheres. Estas últimas dão-lhe maior prioridade ao olfato e ao ouvido.

Também, o gosto segue deixado pra trás para fmulheres e homens.

As caricias sobre o corpo (97%) e o beijo lânguido (93%) são os gestos que suscitam mais o desejo sexual.

lac/mbz/bj









Bolívia recebe ajuda financeira para combater o HIV-AIDS

La Paz, 15 out (Prensa Latina)

O Fundo Mundial de Luta contra o aids aprovou a favor da Bolívia 26,2 milhões de dólares para o manejo da prevenção, promoção e tratamento gratuito de quatro mil 343 soropositivos registrados no país.

Segundo o ministro de Saúde, Ramiro Tapia, citado hoje pelo jornal Cambio, a cada ano se empregarão 5,3 milhões de dólares na luta contra essa doença.

Bolívia apresentou a proposta "País para a prevenção e tratamento de HIV-aids em grupos vulneráveis", que foi eleita pela organização internacional, com sede em Genebra, para a entrega da ajuda financeira.

O Governo, a 25 anos do aparecimento desse flagelo, considera importante que os portadores do vírus acedam a uma atenção e tratamento para melhorar sua qualidade de vida e evitar a elevada mortalidade.

De acordo com Tapia, conquanto o número de portadores do HIV-aids aumentou-se nos últimos anos, também se deve tomar em conta que pelo menos se tem registrado 90% de casos existentes no país.

"Temos melhorado o diagnóstico e conseguimos um registro mais rápido, e as mais de quatro mil pessoas com aids que temos na Bolívia vão receber o tratamento anti-retroviral totalmente gratuito", enfatizou o ministro.

lac/por/bj










Protestam no Chile declarações xenofóbicas de candidato a deputado

Santiago de Chile, 15 out (Prensa Latina)

Agrupamentos religiosos, sociais e políticas somaram-se hoje à rejeição geral provocada por declarações xenofóbicas de um candidato a deputado contra a comunidade de imigrantes peruanos no Chile.

O aspirante a deputado Cristián Espejo, da de direita União Democrata Independente (UDI) propôs na semana passada "deportar" aos peruanos que estivessem em situação irregular e os acusou de estar vinculados a atividades delitivas no país, o qual provocou a rejeição imediata de porta-vozes dessa comunidade.

Também, pessoas do Governo e de vários partidos políticos criticaram a intolerância manifestada por Espejo.

Hoje somou-se à rejeição o Partido Humanista (PH), que convocou, junto a refugiados peruanos, a uma manifestação hoje em frente à sede da UDI, para entregar uma carta com mais de 200 assinaturas na que lhe expressarão seu repúdio a Espejo.

A missiva afirma que "Falar de pessoas ilegais, é, além de uma aberração jurídica, uma expressão discriminatória inaceitável e incoerente com nossa História".

Recorda que a sociedade chilena está baseada na contribuição de múltiplas colônias de migrantes
que têm ajudado na construção de sua cultura.

Também, Rodrigo Aguayo, capelão do Serviço Jesuita a Migrantes no Chile, lamentou a proposta de Espejo e sustentou que "um esperaria de uma autoridade que está postulando a ser representante de nosso país de nos ajudar mais bem a visualizar soluções".

É um pouco fácil, acelerado, uma resposta como a deportação, porque isso a fins de conta rompe todos os acordos internacionais que Chile tem assinado com respeito aos direitos humanos ou o devido processo das pessoas, sublinhou.

Para o sacerdote, chama a atenção que na avaliação que faz Espejo "não inclui o diálogo, a opinião de outras organizações".

"Quiçá -agregou- não se tenha informado melhor sobre a realidade que vivem, não somente os peruanos, senão outras comunidades equatorianas e bolivianas que chegam a nosso país".

O religioso disse hoje a Rádio Cooperativa que os imigrantes poderiam viver em lugares mais dignos, mas "por um tema de discriminação" não são acolhidos.

lac/jl/bj














Soldados estadunidenses feridos regressam ao Iraque para eliminar trauma

Washington, 15 out (Prensa Latina)

Veteranos estadunidenses feridos no Iraque regressam hoje aos campos onde uma vez estiveram destacados como parte de um tratamento para fechar as feridas psicológicas, informa o jornal The New York Times.

Ainda que ex-combatentes da Primeira Guerra Mundial, da agressão ao Vietnã, e de outros conflitos nos que participou os Estados Unidos retornam a seus antigos postos de batalha por igual razão, esta seria a primeira vez que se faz em um terreno ainda em conflito.

O programa, chamado Operação Saída Apropriada, organiza visitas de sete dias ao Iraque para que os ex-soldados entrem em contato com os elementos que lhes eram familiares durante o tempo que estiveram mobilizados e sofreram seus traumas.

A iniciativa, implementada por uma pequena fundação de Maryland, já facilitou a segunda viagem à nação árabe com a vinha do alto comando militar e médicos do Pentágono, refere o rotativo nova-iorquino.

lac/iep/bj










Quinta-feira sangrenta deixa 40 mortos no Paquistão

Ismalabad, 15 out (Prensa Latina)

Ao menos 40 pessoas perderam a vida hoje no Paquistão como resultado de ataques quase simultâneos lançados por insurgentes islamistas contra quatro instalações policiais em duas cidades do país.

Em Lahore, que nesta quinta-feira foi palco de várias operações comandos bem sincronizadas contra a Agência de Investigação Federal e dois centros de treinamento policial, se reportam 29 falecidos.

Nos três casos, um número ainda indeterminado de rebeldes vestidos com uniformes militares atacou as dependências das forças da ordem com armas automáticas e granadas.

Segundo o canal de televisão GeoTV, nove dos atacantes foram abatidos pelos policiais, quem tiveram que lamentar 12 baixas dentro de suas filas.

Ao redor de oito civis morreram no fogo cruzado, acrescentou.

Minutos antes de que se iniciassem os ataques em Lahore, um condutor suicida explodiu um veículo carregado de explosivos contra a porta de uma estação de polícia em Kohat, ao oeste de Islamabad.

Onze pessoas, incluídos três agentes da ordem, faleceram no lugar da explosão, enquanto outras 20 resultaram feridas.

Os ataques desta quinta-feira foram reivindicações pelo grupo fundamentalista Tehreek-e-Taliban Pakistan (TTP), que luta por impor no país a interpretação literal do compendio de leis islâmicas ou sharia.

Quatro dias atrás, um comando do TTP atacou e tomou reféns em um quartel do exército em Rawalpindi, a 15 quilômetros de Islamabad, com saldo a mais de 30 mortos.

A organização armada advertiu a princípios de outubro que aumentará os ataques suicidas em protesto pelos bombardeios que realizam aviões teledirigidos dos Estados Unidos nas imediações da fronteira com Afeganistão.

Também pretende obrigar ao Exército paquistanês a deter a ofensiva militar que mantêm na zona tribal de Waziristão.

lac/nm/bj













Parlamento venezuelano apóia investigação de crime de yukpas

Caracas, 15 out (Prensa Latina)

Parlamentares venezuelanos somaram-se às autoridades policiais na investigação em curso hoje do assassinato de dois indígenas ocorrido em uma zona limítrofe com a Colômbia que o presidente Hugo Chávez ordenou esclarecer.

A presidenta da comissão parlamentar de Povos Indígenas, Noelí Pocaterra, informou que três legisladores partiram ontem para a Sierra de Perijá, onde o passado 13 de outubro morreram dois indígenas yukpas em um fato de violência.

Ontem Chávez lamentou o crime e assegurou que se pesquisarão as mortes ocorridas poucas horas após a entrega de títulos de propriedade coletiva nessa região de 41.630 hectares de terra a comunidades yukpa.

Até o momento há duas versões, a dos indígenas que acusam a pistoleiros contratados por ganadeiros e latifundiários opostos à demarcação de terras e a de porta-vozes deste setor que se tratou de um confronto entre os moradores locais.

Membros da Guarda Nacional na zona, oficiais da Prefeitura de Machiques de Perijá, a Promotoria e representantes de outros órgãos de segurança que se transferiram ao lugar desde o mesmo dia dos fatos.

O processo de demarcação e entrega de terras aos indígenas na zona, pertencente ao estado Zulia, tem sido complicado e no ano passado reportou-se a morte um idoso yukpa, supostamente a mão de sicários pagos por latifundiários e ganadeiros.

Estima-se que na região vivem uns dois mil yukpas e mais de 300 ganadeiros em cerca de 245 mil hectares de terra, parte delas com duvidosos títulos de propriedade, litígios e uma história de desalojamentos dos habitantes originários.

Segundo os informes da imprensa regional, os mortos no passado dia 13 foram Ever Romero, de 20 anos de idade e Mireya Romero, de só 16 anos de idade e grávida.

Denúncias anteriores de deputados e representantes indígenas e camponeses estimam que mais de 200 pessoas têm sido assassinadas por sicários desde 2001, quando se decretou uma lei de Reforma Agrária.

Como responsáveis por estas mortes se afirma a ganadeiros e latifundiários que tentam impedir o cumprimento dessa lei e do processo de demarcação de terras indígenas obtidas ilegalmente para sua devolução aos donos originais.

lac/Ml/bj







Presidente libanês realizará visita de Estado a Espanha

Madri, 15 out (Prensa Latina)

O presidente libanês, Michel Sleiman, iniciará na próxima segunda-feira uma visita de Estado a Espanha para aumentar as relações bilaterais e analisar a situação no Oriente Médio, informaram hoje fontes oficiais.

Sleiman, quem a partir da próxima segunda-feira manterá reuniões ao mais alto nível, chegará a Madri em um dia antes em companhia de sua esposa, depois de um convite cursada pelos reis deste país ibérico, confirmou o Ministério espanhol de Assuntos Exteriores.

O presidente árabe será recebido com honras na que será sua residência durante os três dias de estância, o Palácio do Pardo, lugar no que a família real aloja aos estadistas estrangeiros e onde sustentará seu primeiro encontro com o Rei Juan Carlos.

Um segundo recebimento por parte do chefe de Estado se concretizará na segunda-feira no Palácio da Zarzuela, residência privada do atual monarca, mas desta vez em presença de sua majestade Sofía e os Príncipes das Astúrias.

Sleiman conversará também com o presidente do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, quem precisamente dentro de dois dias visitará no Líbano às tropas desta nação européia que integram uma missão de paz de Nações Unidas.

Zapatero começou nesta semana sua primeira viagem pelo Levante, que inclui, além de Beirut,

escalas na Síria, Israel, Palestina e Jordânia.

ac/edu/bj






Ultimam detalhes de Encontro de Solidariedade com Cuba no Panamá

Panamá, 15 out (Prensa Latina)

Representantes de organizações panamenhas ultimam hoje detalhes do Encontro Nacional de Solidariedade com Cuba, a efetuar-se nos dias 16 e 17 de outubro nesta capital como parte das ações para fortalecer o apoio à ilha.

Jose Prieto, diretor da América Latina e as Caraíbas no Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP), afirmou a Prensa Latina que esta é a décima edição da cita que acolherá a delegados das estruturas de solidariedade existentes neste país.

A agenda do evento, acrescentou, contempla a abertura oficial na tarde do 16 de outubro, com sede nas instalações da Universidade do Panamá.

A instalação do encontro contará com intervenções a cargo da Coordenadora de Solidariedade com Cuba, a missão diplomática da ilha no Panamá e uma festa cultural.

Entre os temas de maior interesse a discutir por comissões, Prieto mencionou o caso dos cinco lutadores anti-terroristas cubanos presos injustamente em cárceres estadunidenses.

Também, o bloqueio que mantém Washington por cinco décadas contra Cuba, de especial relevância tomando em conta a próxima votação nas Nações Unidas de uma resolução de rejeição a essa política.

O oficial adiantou que se prevê a adoção de pronunciamentos sobre os aspectos antes mencionados, bem como uma declaração política do fórum.

Como elemento a destacar, acrescentou que se projetará ante os participantes um documentário relacionado com o trabalho da organização Pastores pela Paz e os desafios que enfrentam as caravanas convocadas por esse agrupamento.

lac/mem/bj










Macedônia satisfeita com sua próxima entrada à UE

Skopje, 15 out (Prensa Latina)

As autoridades da Macedônia qualificaram de histórica a decisão da Comissão Européia de recomendar o início das negociações para seu rendimento à União Européia (UE), comentam hoje meios de imprensa locais.

O chefe do Estado, Gjorge Ivanov, afirmou que "este é um dia de sucesso" e acrescentou que o Governo macedônio "confirmará sua visão européia e terá a capacidade da converter em realidade".

Por sua vez, o premiê, Nikola Gruevski, declarou que as recomendações sugeridas pela Comissão Européia serão a orientação precisa para os próximos passos a seguir, com vistas a fazer parte da UE.

Um relatório do executivo comunitário de avaliação sobre os países que aspiram a ingressar no bloco, apresentado ontem na Comissão Européia, deu luz verde ao rendimento da Macedônia à UE apesar da ameaça de veto por parte da Grécia.

Em tal sentido, o comissário europeu de Ampliação, Olli Rehn, recomendou ao país balcânico aumentar seus esforços para solucionar a disputa com Grécia em torno de seu nome, o qual não aceita por ser homônimo ao de uma região helena.

A respeito, o premiê Gruevski declarou que seu país prosseguirá de forma ativa e construtiva as negociações sob mediação da ONU para que se chegue a uma solução aceitável para ambas partes.

No ano passado, Grécia bloqueou o rendimento de seu vizinho nortenho na OTAN devido a essa diferença sobre o nome, e poderia bloquear também a entrada do país balcânico à UE.

Macedônia, cujo território fazia parte da Iugoslávia, foi reconhecida pela ONU em 1991 sob o nome provisório de Antiga República Iugoslava da Macedônia até que se encontre uma solução à disputa com a Grécia.

lac/npg/bj

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Impone jueza sentencia de 22 años a Antonio Guerrero

.
La Corte del Distrito Sur de la Florida dictó este martes, 13 de octubre, una nueva sentencia contra Antonio Guerrero, preso injustamente desde hace más de 11 años en Florence, Colorado, considerada por el Guinness World Records como la prisión más segura del mundo, donde los condenados pasan la mayor parte del día en confinamiento solitario, y es calificada por algunos como "el Alcatraz de las Rocosas" y su régimen carcelario como "la tumba en vida".

Como se sabe, Antonio había sido condenado inicialmente por ese mismo tribunal a cadena perpetua más diez años de prisión. Esa sentencia fue considerada excesiva, contraria a las normas legales vigentes y declarada nula por la Corte de Apelaciones del Onceno Circuito, que estableció que el acusado no había tenido ni transmitido información alguna relacionada con la seguridad nacional de Estados Unidos.

La nueva sentencia de casi 22 años de prisión es resultado de la solidaridad internacional y del tenaz esfuerzo de su abogado defensor, Leonard Weinglass, y aunque no es tan absurdamente exagerada como la anterior, es también injusta. Es la hora de intensificar la lucha por la libertad inmediata e incondicional de nuestros Cinco compatriotas.

Este episodio es una prueba de las tantas que confirman la absoluta arbitrariedad del proceso seguido contra quienes están encarcelados en EE.UU. única y exclusivamente por luchar contra el terrorismo anticubano promovido por las autoridades norteamericanas.

La irracional desmesura de las penas impuestas era uno de los aspectos, reclamados por la defensa, respecto al cual fue posible alcanzar un logro parcial, limitado y contradictorio. En el 2008 la Corte de Apelaciones en Atlanta, que ratificó los injustos veredictos de culpabilidad de los Cinco, anuló las sentencias de Antonio, Ramón y Fernando y dispuso fuesen nuevamente sentenciados.

Como expresión de la extraña manera de hacer justicia en ese país, la Corte de Apelaciones reconoció que igualmente correspondía actuar respecto a Gerardo Hernández Nordelo, pero en vez de ordenarlo decidió ratificar la bárbara condena que pesa sobre él de dos cadenas perpetuas más 15 años de encarcelamiento.

Gerardo, Ramón, Antonio, Fernando y René son inocentes y nunca debieron ser privados de libertad. Cada día que ellos permanezcan en prisión será vergonzosa confirmación de la complicidad de la administración norteamericana con el terrorismo.


(www.antiterroristas.cu)