sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Bloqueio contra Cuba de novo na mira da ONU

Por Victor M. Carriba
Nações Unidas, 18 set (Prensa Latina)

Uma nova etapa na corrente de condenações das Nações Unidas ao bloqueio estadunidense contra Cuba começa tomar forma hoje, aqui, depois do começo de outro período de sessões da Assembleia Geral da ONU.
O máximo fórum da organização mundial votará no próximo dia 28 de outubro um relatório apresentado pela ilha caribenha sob o título “Necessidade de pôr fim ao bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos da América contra Cuba”.
O tema aparece no ponto 19 da lista de assuntos que serão analisados pela assembleia, presidida neste ano pelo diplomata líbio Alí Abdussalam Treki, três vezes embaixador de seu país diante da ONU e eleito em junho passado como titular do máximo órgão das Nações Unidas.
Este será o décimo oitavo ano consecutivo que o bloqueio provoca um pronunciamento da comunidade internacional deste fórum.
Desde 1991 essa medida recebeu uma crescente condenação dos integrantes da ONU, repúdio que no ano passado veio de 185 Estados, a cifra mais alta registrada em todas as votações realizadas nesse tempo.
Há três dias, o chanceler cubano, Bruno Rodríguez, criticou em Havana a posição do atual presidente estadunidense, Barack Obama, por manter intacta como seus predecessores "uma política genocida, criminosa, eticamente inaceitável, frustrada e obsoleta".
A chegada de Obama à Casa Branca não significou uma mudança na aplicação do bloqueio contra Cuba, disse o ministro cubano. O próprio presidente acaba de reiterar a postura de Washington com a prorrogação da lei que o mantém, apesar de contar com amplas faculdades executivas para mudar esta política, afirmou o titular do exterior.
Uma nota de imprensa difundida na ONU pela missão permanente de Cuba diante da organização mundial alerta sobre uma campanha midiática lançada pelos Estados Unidos sobre recentes medidas anunciadas por Washington com relação ao bloqueio à ilha.
O texto assinala que essa ofensiva também abrange o campo diplomático e trata de semear a crença de que o bloqueio implantado há quase 50 anos começou a ser desfeito, quando, na realidade, "nada está mais longe da verdade". O comunicado explica que essas disposições da Casa Branca referem-se a temas muito pontuais, como a eliminação de certas restrições quanto às visitas dos cubanos residentes nos Estados Unidos a seus familiares em Cuba e ao envio de remessas, artigos e presentes, entre outras.
A respeito, a missão cubana diante da ONU precisa que se trata de medidas que devolvam direitos que foram retirados pelo anterior governo do ex-presidente George W. Bush.
São insuficientes e de alcance muito limitado e não vão para além da intenção de retornar à situação existente no plano das relações familiares no ano de 2004, quando o bloqueio contra Cuba já estava em pleno vigor e aplicação, agrega.
Outro detalhe está em que a atual administração estadunidense mantém a proibição dos cubanos residentes nos Estados Unidos, que não tenham familiares em Cuba, e aos cidadãos estadunidenses de viajarem à ilha.
Desta forma, explica que no caso do outorgamento de licenças para que empresas dos Estados Unidos ampliem determinadas operações de telecomunicações com Cuba não constitui uma medida nova, pois desde 1992 existe um marco legal que permite oferecer esses serviços ao país antilhano.
Ao mesmo tempo, sustenta que nada do anunciado agora por Washington modifica as limitações e restrições impostas pelas diferentes administrações estadunidenses em matéria de comunicações telefônicas.
Esses e muitos outros elementos estão contidos no relatório preparado por Cuba, o qual situa em 96 bilhões de dólares o total das perdas sofridas pela ilha por causa do bloqueio estadunidense desde sua implantação há quase meio século.
rc/vc/bj





Resistência em Honduras manterá presença nas ruas
Por Raimundo Lopez, enviado especial
Tegucigalpa, 18 set (Prensa Latina)

A Frente Nacional contra o golpe de Estado de Honduras afirmou que manterá a mobilização popular nas ruas do país, ao cumprir hoje 83 dias consecutivos de luta contra o golpe militar.
Esta resistência está muito fortalecida, muito motivada, e isso nos diz que a vitória se aproxima, expressou o coordenador geral da Frente, Juan Barahona, presidente da Federação Unitária de Trabalhadores.
Barahona assinalou que a oposição aos golpistas abarca os 18 estados do país e tem múltiplas formas de expressão, além das manifestações diárias da população.
O canal 36 da televisão transmitiu ontem em seus espaços noticiosos vídeos, enviados pela população, sobre as demonstrações populares nas cidades do interior, entre elas longas caravanas de veículos.
A Frente, constituída horas depois do golpe militar de 28 de junho, exige a restituição da ordem constitucional e do presidente eleito pelo povo, Manuel Zelaya.
Luta também pela convocação de uma assembleia nacional constituinte que elabore uma carta magna que estabeleça uma democracia participativa e um modelo de justiça social e distribuição equitativa da riqueza.
Zelaya recordou, no último dia 15, que em Honduras três por cento da população detém 90 por cento da riqueza de Honduras, enquanto 75 por cento da população vive na pobreza.
No dia em que Zelaya foi sequestrado pelos militares e levado para a Costa Rica, estava prevista a realização de uma pesquisa nacional sobre a possibilidade de convocar um referendo sobre a convocação de uma constituinte.
Durante a jornada desta quinta-feira, milhares de membros da resistência antigolpista marcharam por bairros populares da capital.
A demonstração coincidiu com o início de uma greve de 48 horas convocada pela Federação de Organizações Magisteriais (FOMH), coincidindo com o dia de homenagem nacional aos professores.
Barahona destacou que a data de ontem era especial, pois os docentes decidiram celebrar a data junto à resistência e ao povo.

Isso nos alegra, porque o magistério é uma força dentro da resistência, ressaltou Barahona.
Os educadores iniciaram uma greve nacional na segunda-feira 29 de junho contra o golpe e a mantiveram por quase um mês. Posteriormente decidiram retornar às aulas com três dias por semana.
rc/rl/bj





Mobilizações na Venezuela contra presença da SIP

Por Waldo Mendiluza
Caracas, 18 set (Prensa Latina)

Fóruns sobre comunicação popular e uma mobilização caracterizam hoje a resposta de setores sociais venezuelanos à presença, aqui, da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), entidade que critica o gerenciamento do presidente Hugo Chávez.
O Centro de Estudos Latinoamericanos Rómulo Gallegos acolherá um encontro de conselhos comunais e organizações sociais para debater sobre a liberdade de expressão.
De acordo com os promotores da reunião, os debates terão ocorrerão sob o princípio da necessidade de democratizar os meios de comunicação, com o objetivo de atingir uma verdadeira independência em matéria de opinião.
Trata-se de levar a cabo uma reforma midiática que gere espaços em que a guerra não seja uma boa notícia e a informação não seja mercadoria, apontaram.
Por sua vez, os organizadores da concentração na fonte da Praça Caracas chamaram todos a recusar a postura da SIP de representar interesses privados, alheios à missão de servir o grande público.
Em declarações à Prensa Latina, a ativista Rossi Alarcón anunciou a participação de setores populares.
Lançamos uma convocação aberta para protestar -informou- contra as atividades dessa Sociedade que nesta sexta-feira organiza em Caracas um fórum sobre liberdade de expressão.
O encontro da SIP reúne proprietários de meios privados e ex-dirigentes políticos do Peru, da Bolívia e do México.
Um dos critérios esgrimidos por esta entidade é a suposta campanha de Chávez para silenciar a imprensa crítica.
Paralelo a estas atividades, o Ministério para a Comunicação e Informação da Venezuela desenvolve hoje e manhã nesta capital o Primeiro Encontro Latinoamericano de Contra-informação e Comunicação Popular.
O intercâmbio conta com a presença de representantes de meios de rádios e impressos da Argentina, Colômbia, Chile, Equador, Honduras, México e Uruguai, além dos anfitriões.
rc/wmr/bj




Comissão intergovernamental Cuba-Nicarágua inicia seus trabalhos

Managua, 18 set (Prensa Latina)

Delegações de Cuba e Nicarágua iniciaram hoje os trabalhos da XI Comissão Mista Intergovernamental para estreitar as relações entre as duas nações, membros da Aliança Bolivariana para os povos de nossa América (ALBA).
Ontem o ministro de Comércio e de Investimento Estrangeiro de Cuba, Rodrigo Malmierca Díaz, quem preside a delegação de seu país ao encontro, viajou para esta capital.
A delegação local estará presidida pela Coordenadora do Conselho de Comunicação e Cidadania, Rosario Murillo, e espera-se que o encontro seja clausurado por Daniel Ortega, presidente da Nicarágua.
Em declarações a meios de comunicação, o ministro de Comércio nicaraguense, Orlando Solórzano abordou os alcances da reunião.
Temos, indicou, produtos agro-pecuários, agro-pecuários transformados e alguns produtos agro-industriais, que podem ser parte do intercâmbio.
Há várias empresas que estão interessadas em exportar alguns produtos que são puramente industriais. Há um interesse do setor público e também do setor privado para aumentar as exportações, assegurou.
Já no ano passado, esteve em Cuba uma missão da Câmara de Indústrias (CADIN) da Nicarágua, quando foram estabelecidos alguns contatos. Agora, assinalou, vamos formalizar alguns acordos.
Agora o que estamos fazendo é conversar para adiantar a aplicação de acordos de complementariedade econômica, produtiva e comercial, acrescentou.
Por sua vez, Malmierca pontualizou que vão avaliar o andamento de alguns dos projetos que já estão funcionando como, por exemplo, a saúde, que é um dos setores mais importantes junto a educação.
Vamos conversar sobre muito sobre outros setores que têm a ver com a produção, vamos falar sobre o desenvolvimento do comércio, acrescentou.
"Vamos impulsionar a relação econômica e de cooperação entre os dois países ao mesmo nível que as relações políticas, que têm um excelente nível", pontualizou.
rc/lb/bj

]




Evo Morales destaca protagonismo do povo no processo de mudança

Por Mario Hubert Garrido
La Paz, 17 set (Prensa Latina)

O presidente boliviano, Evo Morales, destacou hoje que o povo é o principal protagonista do processo de mudança que encabeça desde janeiro de 2006 e das atuais e futuras transformações.
Na apresentação do livro “Todos somos Evo”, dos jornalistas cubanos Luis Báez e Pedro de la Hoz, o presidente explicou que essa é a lição dos movimentos sociais, dos primeiros lutadores pela soberania nacional.
O dignatário assinalou que frente às eleições gerais de dezembro, na elaboração do programa de governo do Movimento ao Socialismo, a apresentação de candidatos a parlamentares e dos preparativos da campanha, as principais decisões surgiram do debate com as bases.
Todos nos juntamos e se impõem as razões, detalhou ao comentar sobre a estratégia que apresentarão à nação sul-americana caso ganhem nas urnas para um segundo mandato 2010-2015.
Os bolivianos e seus movimentos sociais, antes lutadores por um melhor país, agora somos construtores e depois seremos condutores da nova Bolívia, remarcou.
Nesse sentido, agradeceu os mais de 100 depoimentos de personalidades que estavam na segunda entrega de Báez e de Hoz sobre a Bolívia, -antes escreveram "Evo: espuma de prata"- ainda que tenha sugerido que o melhor título seria "Todos somos Povo".
Na celebração, na sede do Banco Central da Bolívia, o vice-presidente do país andino, Álvaro García, elogiou a ideia da obra literária por sua diversidade de critérios, porque apresenta as virtudes mais importantes do atual chefe de Estado de origem aimara.
García destacou que Morales, com esse grande carisma e liderança, consegue unir os diferentes setores da sociedade para impulsionar o desenvolvimento e o bem-estar de todos os bolivianos, sua principal preocupação, agregou.
Também ponderou como virtudes do estadista sua sinceridade, espírito crítico e autocrítico, bem como sua generosidade e sua entrega aos deveres como presidente, sem deixar de ser um ser humano extraordinário, afirmou.
O jornalista cubano Hoz, ao apresentar o título de 202 páginas e um anexo de fotografias, afirmou que as entrevistas sobre a apreciação que têm a Evo Morales e a mudança, incluem esportistas, filósofos, dignatários, simples vendedores da cidade de La Paz e também colaboradores próximos do presidente, entre outros.
Antes de entregar-lhe um quadro do pintor Manolo Comas, o escritor ratificou o compromisso dos intelectuais da ilha, da mesma forma que os médicos, professores, trabalhadores sociais e outros cooperantes de seguirem acompanhando a Revolução democrática e cultural que lidera Evo Morales.
rc/ga /bj





OPEP busca preços do petróleo acima dos 70 dólares
Viena, 18 set (Prensa Latina)

A Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) se contentará com o preço do barril de petróleo entre 70 e 75 dólares em 2009, por conta da severidade da crise econômica, indicou hoje o secretário geral do organismo, Abdalá o Badri.
O ano de 2009 é o mais difícil em termos de crescimento econômico, remarcou Badri nos preparativos da próxima cúpula da OPEP que será celebrada em dezembro, nesta capital.
Quiçá os 12 integrantes da OPEP podem viver com esse preço de 70 dólares a unidade, por conta das circunstâncias econômicas atuais, acrescentou.
Não estamos contentes de ter um barril a 50 dólares, mas 2009 é o ano mais difícil e devemos ver como podemos viver com o novo preço que buscamos, indicou o Badri.
Os preços do petróleo superavam a casa dos 72 dólares nesta sexta-feira, estimulado pela esperança de que o organismo consiga um acordo importante que ajude a reativar a economia mundial, que atravessa sua pior crise em mais de 70 anos.
lac/Rcg/bj






Manifestação em Praga por Cuba e pelos Cinco

Praga, 18 set (Prensa Latina)

Parlamentares, políticos e integrantes da Associação Martiana de cubanos residentes na República Checa realizaram uma manifestação em frente à sede da embaixada dos Estados Unidos nesta capital.
A atividade teve como foco o caso dos cinco lutadores antiterroristas cubanos que cumprem injustas condenações em cárceres estadunidenses, a propósito de seus já 11 anos de prisão, e em solidariedade com a Revolução da Ilha.
Marta Semelova, candidata a deputada, realizou a leitura do "Apelo ao Departamento de Estado dos Estados Unidos", que ofereceu detalhes do caso de Antonio Guerrero, Fernando González, Gerardo Hernández, Ramón Labañino e René González, os Cinco.
"Nos unimos de forma unânime ao movimento mundial de solidariedade a esta causa. Há mais de 11 anos que os Cinco encontram-se encarcerados ilegalmente nas prisões dos Estados Unidos", destacou.
Os órgãos da justiça estadunidense negam-se a ouvir a verdade e a emitir um veredito objetivo. Esses heróis não são terroristas, afirmou Semelova, presidenta do comitê praguense do Partido Comunista de Bohemia e Moravia.
"Foram precisamente eles que estavam cumprindo a tarefa extraordinariamente difícil de lutar contra o terrorismo que há 50 anos ameaça a sua pátria", apontou.
Para todos nós, os cidadãos de pensamento progressista da República Checa e membros de nossa Associação de Amizade Checo-Cubana, esses homens constituem um paradigma da decisão, compromisso pessoal e heroísmo, comentou.
A Associação Martiana também realizou um concerto em Praga com a atuação do quarteto "Santy e seu marabú" e celebrará outro em Brno, a segunda cidade checa, no próximo dia 26 de setembro, com similares propósitos pelos Cinco.
A estas atividades assistiram o deputado comunista e membro do comitê de Exteriores do Parlamento, Vaclav Exner, Milan Krajca, integrante do movimento pela Paz, e o titular da associação de amizade e presidente do comitê pelos Cinco, Ladislav Stransky.
lac/ft/bj







Explosão causa 32 mortos no noroeste do Paquistão

Islamabad, 18 set (Prensa Latina)

Ao menos 32 pessoas perderam a vida hoje e dezenas ficaram feridas durante um atentado com um carro bomba registrado em um coincidido mercado da convulsa Província Fronteira Noroccidental (PFN), informaram fontes oficiais paquistanesas.
Esse ataque ocorreu nas proximidades da cidade de Kohat quando o atacante bateu seu veículo carregado com 150 quilogramas de explosivos em um ponto de ônibus no mercado de Kacchapakka.
Segundo o canal televisivo Geo, um hotel e várias lojas foram avariadas pela explosão, em que se teme que existam pessoas preses entre os escombros.

Pouco depois da explosão, as autoridades declararam o estado de emergência em todos os hospitais da cidade para atender os feridos, cerca de 40 de acordo com as fontes, mas os centros sanitários elevaram a cifra a 50 e o porta-voz policial, a 60.
O ataque é o segundo em dois dias em Kohat, uma população na fronteira com o Afeganistão, que tem antecedentes de distúrbios causados por choques entre seitas e grupos rebeldes.
Na quinta-feira uma bomba feriu seis pessoas. Kohat encontra-se cerca de 60 quilômetros ao sul da cidade de Peshawar, capital de PFN.
lac/mne/bj






Morrem soldados dos EUA e Canadá no Afeganistão

Kabul, 18 set (Prensa Latina)

Um soldado estadunidense e outro canadense da Força Internacional de Assistência à Segurança (ISAF), sob comando da OTAN, morreram em dois ataques diferentes no conflituoso território do sul do Afeganistão, comunicou hoje o comando militar.
Ambos os atentados foram com bombas colocadas no caminho da província de Kandahar, somando 358 militares da OTAN e dos Estados Unidos mortos em 2009 nesta nação islâmica da Ásia Central contra 294 no ano de 2008.
A porta-voz do exército estadunidense, capitão Elizabeth Mathias, afirmou aos meios de comunicação que o soldado morreu na quinta-feira quando sua patrulha passou sobre uma mina antipessoal no caminho no sul do Afeganistão, sem especificar a província.
Do Pentágono, dos que perderam a vida neste ano, este foi o número 208 e no total, desde que Estados Unidos invadiu a este país, em 7 de outubro do 2001, este ocupa aposição número 753.
Enquanto o general canadense Jonathan Vance confirmou a morte do cabo Jonathan Couturier, que regressava de uma missão e seu veículo passou uma bomba na província de Kandahar. Outros 11 militares ficaram feridos.
Com essa baixa ascende a 131 a cifra de efetivos canadenses mortos no Afeganistão desde de 2002 e é o segundo que perdeu a vida nesta semana.
O Canadá mantém cerca de 2.500 militares ocupando o Afeganistão, em sua maioria na província meridional de Kandahar.
lac/mne/bj





Próxima Constituição dominicana proscreverá aborto por completo

Santo Domingo, 18 set (Prensa Latina)

Semanas de debates, protestos e controvérsias culminaram na aprovação do controvertido Artigo 30 da Reforma Constitucional dominicana que proíbe de maneira determinante o aborto "desde o início mesmo da vida".
O título estabelece que o direito à vida a partir do momento da concepção é inviolável, o que, na opinião de grupos feministas, abre as portas para os excessos como a proibição dos anticonceptivos e não leva em conta a gravidez por estupro, incesto e em caso de risco para a vida da gestante.
No início da semana delegados de dependências da ONU e entidades de direitos humanos alertaram que a promulgação do artigo em sua forma atual põe em risco a vida das dominicanas.

O debate estendeu-se por mais de três horas, segundo informes de testemunhas, e a lei, que terá o número 38 na próxima Carta Magna, foi aprovada por 127, com 34 votos contra.
Entre os adversários da lei foram enumerados Julio César Valentín, presidente da Câmera Baixa, e pelos menos sete legisladoras.
Os debates prévios à discussão do artigo tornaram-se tão intensos que os partidos optaram por dar a seus legisladores liberdade de se pronunciar de acordo com suas convicções em vez de estabelecer uma linha uniforme.
Assim que soube-se a notícia, representantes de organizações feministas reagiram com críticas ao governo enquanto a igreja expressou sua aprovação.
Fátima Portorrea, do Centro de Gênero Intep, disse que a próxima Constituição dominicana será mais atrasada que a imposta pelos Estados Unidos ao termo de sua ocupação militar em 1917.
Desta forma, culpou o governo de ter cedido às pressões das igrejas católica e protestante, que se opôs a inclusão de qualquer possibilidade à proibição dos abortos.
Por sua vez, o sacerdote Luis Rosario, da Pastoral Juvenil, disse que "o povo tomou seu próprio caminho e não o da desordem internacional."
A interrogativa agora é se os facultativos e outras pessoas que realizam os milhares de abortos que são feitos de uma maneira ou de outra neste país caribenho se absterão de prosseguir suas atividades.
lac/msl/bj








Cubanos residentes na China homenageiam o Comandante Almeida

Beijing, 18 set (Prensa Latina)

A Associação de Cubanos Residentes na China (ACRCH) rendeu hoje tributo ao Comandante da Revolução Juan Almeida, a quem qualificou de grande homem e defensor da unidade como raiz da liberdade e da independência.
Em uma declaração entregue na embaixada cubana nesta capital e a que teve acesso a Prensa Latina, a ACRCH ressaltou que o legado do ex-vice-presidente do Conselho de Estado "fará com que esteja sempre entre nós e continue sendo um exemplo para as novas gerações".
O agrupamento reitera ademais o compromisso de defender a cultura e identidade nacionais, ao recordar que o autor da canção "La Lupe" também dedicou sua vida a essa tarefa.
Esta homenagem somou-se a rendida pelos trabalhadores da missão estatal de Cuba, autoridades chinesas e representantes do corpo diplomático residentes nesta capital.
As condolências e mostras de respeito para com o comandante guerrilheiro da Sierra Maestra foram expressas também mediante mensagens recolhidas em um livro que a embaixada abriu com esse fim depois de se conhecer o falecimento de Almeida, no dia 11.
rc/lam/bj






Grande festival de pianistas na Bolívia

Cochabamba, Bolívia, 18 set (Prensa Latina)

O Sexto Festival Nacional de Piano da Bolívia abre hoje aqui suas portas com a participação dos melhores intérpretes do país sul-americano.
Segundo o comitê organizador, o festival ocorrerá até o próximo domingo na central localidade de Totora.
O prefeito dessa região, Nicolás Hojas, agregou que apesar do encontro se desenvolva nas categorias de estudantes, professores, intérpretes de música folclórica e popular, também serão executados temas do repertório nacional e internacional.
Totora, a 142 quilômetros de Cochabamba, tem uma forte tradição musical e era chamada antes de a cidade dos pianos, explicou o prefeito.
O pianista de Totora, agregou, conserva um estilo peculiar para sua interpretação.
rc/ga/bj






Bachelet preside atividades pelo aniversário de independência

Santiago de Chile, 18 set (Prensa Latina)

A Presidenta Michelle Bachelet participará hoje, acompanhada de autoridades civis, militares e religiosas, do tradicional Te Deum na Catedral Metropolitana pela comemoração do 199° aniversário da Independência Chilena.
Segundo o programa, a presidenta -que ontem à noite assistiu a um grande evento cultural em frente ao palácio da Moeda, que deu início às festividades- sairá da sede governamental às 10:50 horas, depois de posar para fotografias com seus colaboradores.
Depois de um percurso de cinco quadras -previsto para ser feito em oito minutos- Bachelet, acompanhada pelo ministro do Interior, Edmundo Pérez Yoma, ingressará na Catedral Metropolitana de Santiago.
As autoridades dispuseram medidas de segurança para o público e de cobertura para a imprensa ao longo do percurso e em todas as atividades.
O solene Te Deum Ecumênico de Ação de Graças, presidido pelo Cardeal Francisco Javier Errázuriz Ossa, Arcebispo de Santiago, deve culminar às 12:15 horas, ocasião em que Bachelet retornará à Moneda.
Esta noite, a presidenta assistirá a uma apresentação de gala da ópera Turandot de Giácomo Puccini no Teatro Municipal de Santiago.
Amanhã sexta-feira, presidirá o tradicional desfile militar, que nesta ocasião contará com a participação a mais de 11 mil efetivos, incluídos 173 militares dos Estados Unidos, Grã-Bretanha, Canadá, Argentina, Equador e Paraguai.
Segundo informou-se, a parada militar -a última do mandato de Bachelet- começará às 14:40 horas e terminará às 18:00 horas no Parque Higgins desta capital.
rc/jl/bj





Base estadunidense de Manta de novo é território de Equador

Por Pedro Rioseco

Quito, 18 set (Prensa Latina)

Ao retirar-se hoje o último efetivo estadunidense da Base Militar de Manta, esse território voltará a ser do Equador, de forma como estabelece a Constituição Política aprovada pelo povo deste país andino.
"Além da satisfação e alegria que nos dá recuperar um pedaço de nosso território, eu acho que é uma reafirmação clara de nossa soberania", afirmou na terça-feira passada o chanceler equatoriano antecipando o esperado acontecimento previsto para esta sexta-feira na província de Manabí.
Quando efetivos do Posto estadunidense de Operações Avançadas (FOL por sua sigla em inglês) assinarem a ata de entrega das instalações à força Aérea Equatoriana (FAE), será concluído um longo processo de luta por sua recuperação iniciado no próprio ano de 1998, quando foi assinado o convênio.
O então presidente equatoriano, Jamil Mahuad, autorizou às Forças Armadas dos Estados Unidos utilizarem esta base para operações relacionadas com a luta contra o narcotráfico por um prazo de 10 anos, que concluía em novembro deste ano.
O presidente Rafael Correa anunciou em 2007, ao assumir seu primeiro mandato, que não renovaria o convênio com Washington para o uso da base, e a nova Constituição do Equador, aprovada no ano passado, proíbe todo tipo de bases militares estrangeiras em seu território.
A saída oficial dos militares estadunidenses se concretiza dois meses após que se realizara pela FOL em Manta o último vôo com o objetivo declarado de combater o narcotráfico, em 17 de julho.
As operações militares do Pentágono poderiam ser transferidas agora a três das sete bases que lhes ofereceu a Colômbia, localizadas em Palanquero, Apiay (centro do país) e Malambo (norte), em um convênio que mantém em tensão os outros governos sul-americanos por considerar uma ameaça a sua soberania.
Após Guayaquil, Manta é um importante porto marítimo, bem como uma das cidades economicamente mais importantes do Equador devido à indústria pesqueira onde se destaca a pesca de atún, e contará depois de sua adaptação com um aeroporto internacional e uma pista de quase três mil metros para potencializar seus atrativos turísticos.
rc/prl/bj






Aumenta para 65,47 dólares preço de barril de petróleo venezuelano

Caracas, 18 set (Prensa Latina)

O preço do barril de petróleo venezuelano aumentou para 65,47 dólares nesta semana, com um incremento de 0,25 dólares com relação à sexta-feira passada, informou hoje o Ministério de Energia e Petróleo.
Segundo este ministério, os preços médios dos hidrocarbonetos subiram com respeito à semana passada devido, principalmente, a notícias macroeconômicas mais animadoras nos países industrializados, a mudança de valores e a queda nos balances comerciais do petróleo nos Estados Unidos.
O preço do barril venezuelano intermediou-se em 65,14 dólares em setembro e 52,04 dólares em 2009 até a data.
O petróleo é o principal recurso econômico da Venezuela, quinto exportador mundial do hidrocarboneto e membro fundador da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

As vendas de petróleo proporcionam ao Estado venezuelano cerca da metade dos rendimentos ordinários do orçamento fiscal e quase 80 por cento das divisas.
lma/rsm/bj







Ex-chanceler critica ministro de Defesa por "disparate"
Lima, 18 set (Prensa Latina)

O ex-chanceler peruano, Diego García Sayán, qualificou hoje como "um disparate" o chamado do ministro de Defesa, Rafael Rey, ao governo do Chile para suspender manobras militares que realizará em outubro.
“Uma das coisas que não há que fazer isto é disparates e este pedido de 'faz favor não façam manobras militares' é obviamente um disparate; não tem nenhum sentido", afirmou o ex-ministro.
Lançou similar qualificativo ao fato de que Rey disse que fez a proposta a título pessoal, sendo ministro de Defesa, e pediu que dedique-se a seu trabalho para não cometer mais indiscrições.
Rey afirmou que seu país suspendeu manobras militares que ia realizar neste ano no sul de seu território e o fez para não ferir a sensibilidade do Chile.
O ex-chanceler Luis Gonzáles Posada, do governante Partido Aprista, repudiou em comentar as declarações de Rey, ainda que tenha assinalado que o tema tratado corresponde ao âmbito da Chancelaria e só esta pode se pronunciar oficialmente.
lma/mrs/bj







Apresentam demanda judicial nos EUA por matança cometida pela Blackwater

Washington, 18 set (Prensa Latina)

A empresa de segurança estadunidense Blackwater enfrenta hoje uma nova demanda judicial pelo massacre cometido faz dois anos em Bagdá, na que morreram 17 civis iraquianos.

Os advogados que representam às famílias de várias das vítimas mortais e de três feridos no ataque apresentaram a querela na Carolina do Norte.

O 16 de setembro de 2007 guardas da empresa abriram fogo indiscriminado contra os transeuntes na praça Nissour, ação que causou 17 mortos e dezenas de feridos.

A matança provocou uma dura reação do governo iraquiano e obrigou ao Departamento de Estado norte-americano a cancelar seu contrato com a companhia, que proporcionava segurança a seus oficiais no Iraque.

Contudo, Blackwater, rebatizada como Xe, se viu envolvida em outros escândalos tanto no Iraque como no Afeganistão.

Em maio último quatro de seus contratistas assassinaram a um civil afegão em Kabul, pese a carecer permissão a portar armas.

Recentemente o diário The Washington Post revelou que Blackwater ganhou bilhões de dólares sob a administração de George W. Bush, a maior parte por seus trabalhos no Iraque.

mgt/rob/bj








Merkel espera resposta política ao poder dos bancos

Berlim, 18 set (Prensa Latina)

O chanceler alemã, Angela Merkel, considerou hoje que a reunião da próxima cúpula do Grupo dos 20 deve dar uma resposta política que freie o poder dos grandes bancos.

Em declarações à imprensa destacou o consenso da União Européia para que na cita do 24 e 25 próximo na cidade estadunidense de Pittsburg, se regule ao setor financeiro e limitem os pagamentos de bonificações aos altos executivos bancários.

Mekel apontou que fazem falta resultados concretos nesses temas, pois não deve ter nem um sozinho produto financeiro, instituto e lugar sem regras e controles estritos para evitar novas crises financeiras.

Apontou que a reunião de Pittsburg deve servir para medir o alcance das medidas adotadas a respeito pela União Européia, Estados Unidos, Ásia e o resto das nações membros do G20.

Nesta quinta-feira em Bruxelas, os chefes de Estado e de governo dos 27 países da UE lembraram propor nessa reunião limitar drasticamente as altas bonificações aos banqueiros, elemento considerado detonante da atual crise financeira e econômica.

A mandatária alemã, iniciadora da proposta junto com o presidente francês, Nicolas Sarkozy, e o premiê britânico, Gordon Brown, sustentou que era um imperativo buscar uma resposta política ao poder ilimitado dos bancos.

Opinou que alguns grandes bancos assumem negócios de alto risco com a segurança de que, em caso de necessidade, os estados irão em sua ajuda com dinheiro do contribuinte, o qual se reiterou na atual crise na Europa e EUA.

Também fez qüestão de que o G20 deve ser no futuro um fórum internacional para debater problemas econômicos e financeiros mundiais, enquanto o G8 deve se manter como um espaço de caráter político.

lac/crc/bj







Cozinha cubana protagonizará Congresso internacional culinário

Santiago de Cuba, 18 set (Prensa Latina)

A cozinha cubana será protagonista do Primeiro Festival Culinário Internacional que se desenvolverá aqui nos dias 20 ao 25 próximos, com a participação de chefs de uns 20 países, informou hoje o comitê organizador.

Eddy Fernández Monte, presidente da Federação de Associações Culinárias de Cuba, explicou que durante o evento se enfatizará na projeção educativa, com a participação de estudantes e autoridades de numerosas instituições docentes do giro nessas nações.

Considerou que é uma oportunidade para mostrar as virtudes da cozinha cubana e a preservação nela do patrimônio recebido de práticas ancestrais, do qual se encarregarão mais de 100 cozinheiros da Ilha que participarão no encontro.

Ressaltou as classes magistrais que darão personalidades de relevo internacional e a feira expositiva, na qual se mostrarão novidades em produtos, equipamentos e serviços da indústria do bom comer.

A cozinha artística será uma das atrações, com o realização da fantasia e criatividade por reconhecidos especialistas mundiais na elaboração de alimentos.

Os hotéis Meliá Santiago, Casagranda e Las Américas, o cabaré Tropicana e o Centro de Convenções Heredia estarão entre as sedes principais, onde também exibirão suas dotes profissionais os cantineiros locais e chegados de outras latitudes.

lac/mc/bj






Empresa brasileira disporá de alta tecnologia em extração de petróleo

Brasília, 18 set (Prensa Latina)

As empresas Petróleos do Brasil (PETROBRAS) e a noruega Framo Engineering (FRAMO) assinaram um acordo de cooperação tecnológica para a instalação do primeiro sistema de bombeamento multifásico submarino neste país sul-americano.

De acordo com um informe da companhia brasileira, divulgado em sua página site, o protótipo, que será instalado na Cuenca de Campos, bombea fluído multifásico -petróleo, água e gás- desde o poço até a plataforma.

Será o primeiro do mundo do tipo helicoaxial, para exercer uma pressão diferencial superior a 60 quilos-força por centímetro cúbico, destaca a informação e acrescenta que a assinatura do acordo se realizou nesta quinta-feira no edifício sede de PETROBRAS, no Rio de Janeiro.

Assinaram o documento, a gerente executiva de Engenharia de Produção do setor de Exploração e Produção de PETROBRAS, Solange Guedes, e o diretor comercial de FRAMO, Jon Arve Svaeren.

Durante a cerimônia, Guedes destacou a relevância do projeto, agradeceu o empenho e o compromisso assumido pela empresa noruega e indicou que sua capacidade será muito importante para ajudar à companhia brasileira.

Por sua vez, Svaeren sublinhou o fato de que pela primeira vez se utilizará esta tecnologia no Brasil e em águas profundas, pelo que -sentenciou- "marca uma nova era. Estamos seguros do sucesso desta nova tecnologia".

Svaeren também teve palavras de elogio para PETROBRAS, ao afirmar que a empresa brasileira é muito admirada no mundo por aplicar exitosamente novas tecnologias.

Entre os benefícios do novo sistema, que se instalará no segundo semestre de 2011 em um poço satélite da Cuenca de Campos a uma profundidade de 1.040 metros, sobressaem o aumento da produção de petróleo e a possibilidade de extração em poços distantes das plataformas.

lac/ale/bj










Temem autoridades carestia de gás em várias zonas da Colômbia

Bogotá, 18 set (Prensa Latina)

Ante o aumento do consumo de gás nas centrais de geração térmica, as autoridades colombianas temem hoje que o desabastecimento que se registra no oriente do país se replique em outras regiões.

Fontes do setor sustentam que de continuar esta baixa é muito provável que situações de carestia como as que apresenta o departamento de Santander se estendam para o centro do território nacional, onde se concentra o maior número de usuários deste energético.

Desde a passada terça-feira registra-se um corte no fornecimento de gás em dito departamento, o qual já afeta a 41 grandes indústrias da área metropolitana de Bucaramanga e ameaça com chegar a 220 mil lares.

Conforme com informes jornalísticos, os primeiros prejudicados com o maior uso termoeléctrico do gás foram 10 mil taxistas e cinco mil carros de particulares que utilizam o combustível em pontos como Girón, Floridablanca, Piedecuesta, Lebrija e Barrancabermeja.

Em tanto, empresas como Bavaria e as principais avícolas do país, se mantêm precariamente a flutue com reservas do gás.

Esta redução no fornecimento obedece às restrições apresentadas como conseqüência dos despachos térmicos requeridos para dar respaldo ao Sistema Interconectado Nacional, segundo especialistas.

Ante esta situação o ministro de Mineiração e Energia, Hernán Martínez, anunciou ontem que se vai diminuir a geração térmica e se aumentará a produção de energia hidráulica.

Outro dos problemas que tem diminuído a produção de gás é uma manutenção nos campos do departamento da Guajira, o qual também obrigou a suspender compromissos internacionais.

Martínez confirmou que foram suspensas temporariamente as exportações de gás a Venezuela, a raiz de um reparo na planta de Chuchupa-Baleia, no citado departamento.

Afirmou que desde o passado sábado foi suspenso o enviou de cerca de 200 milhões de pés cúbicos de gás diários ao vizinho país e confiou que no mais tardar na semana entrante se possam restabelecer as exportações.

A sua vez, as autoridades asseguraram que a interrupção nada tem que ver com as fortes tensões diplomáticas que atravessam Bogotá e Caracas, e que o corte obedece estritamente a razões operativas.

De acordo com o titular, a empresa de Chuchupa-Ballena tem uma produção de gás da ordem dos 700 milhões de pés cúbicos e nestes momentos tão só se chega aos 400 milhões.

Também, Martínez explicou que este processo de reparo é a causa principal para a suspensão no serviço de gás veicular na cidade de Bucaramanga (Santander) e seus arredores.

Por outro lado, a presidenta de Gás Natural, María Eugenia Coroado, disse que os problemas não são novos e que o setor o que precisa é uma série de ajustes estruturais para que as decisões de política vão acompanhadas de uma regulação conforme às novas realidades do mercado.

Dados estatísticos revelam que Colômbia produz cerca de um bilhão e 60 milhões de pés cúbicos diários de gás, dos quais 800 milhões se destinam para o consumo interno e o resto para a exportação.

lac/acl/bj






Governo projeta melhorar condições de vida dos paraguaios

Asunción, 18 set (Prensa Latina)

Melhorar as condições de vida de todos os habitantes de Paraguai, sem exclusões, é o principal objetivo do Plano Estratégico Econômico e Social do período 2008 - 2013.

Segundo um documento revelado hoje pelo Ministério de Fazenda, para atingir estas metas são necessários vários lucros como o aumento do investimento social, geração de empregos e o fôlego à produção, entre outros.

Detalha o texto, que para este fim o governo tratará de orientar as ações para o crescimento econômico, mas com maior geração de emprego e com melhor distribuição de rendimentos.

Ademais, diversificará as exportações para atingir uma inserção internacional da economia de maneira mais estável.

Isso permitirá manter os equilíbrios macroeconômicos fundamentais, afirma o documento.

Por outra pare, pede fortalecer as instituições do Estado para melhorar a eficácia das políticas públicas.

Também, aumentar e melhorar o investimento em áreas sociais, fundamentalmente em educação e saúde.

Nesse parágrafo, o estado centrará a despesa pública no combate contra a pobreza extrema.

O documento de Fazenda, explica entre outros pontos, que o governo de Fernando Lugo estimulará a diversificação da estrutura produtiva, com respeito ao meio ambiente e sobre a base do aproveitamento dos recursos energéticos.

lac/otf/bj











Medidas do G20 preservam emprego afetado pela crise

Genebra, 18 set (Prensa Latina)

Entre 11 e sete milhões de empregos foram criados ou preservados pelas medidas de proteção social, adotadas pelas nações industrializadas e emergentes que conformam o Grupo dos 20.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) indicou que desde o início da crise econômica global esse bloco tem prestado atenção especial à redução das taxas de desocupação, disparadas pela recessão.

O diretor geral da OIT, Juan Somavía, indicou que na próxima cúpula do G20, na cidade estadunidense de Pittsburg nos próximos dias 24 e 25, serão apresentadas as estimações da organização sobre o desemprego mundial.

Acrescentou que esse índice poderia atingir a cifra recorde de 241 milhões de pessoas sem trabalho em 2009.

A Organização de Nações Unidas prevê que os desempregados aumentem entre 2007 e 2009 de 39 a 61 milhões.

Só nos países que integram a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, denominada como a zona mais rica do planeta, a crise econômica provocará 57 milhões de desocupados em 2010, 25 milhões mais que em 2007.

Isso ameaça com criar uma nova geração perdida como ocorreu na grande depressão dos anos 30.

Para essa zona a recessão converteu-se rapidamente em uma crise do desemprego, durante a qual a taxa do 5,6 em julho de 2007 passou a um recorde do 8,5% neste ano.

lac/crc/bj










Denunciam sabotagem golpista sobre canal em Honduras

Tegucigalpa, 18 set (Prensa Latina)

Executivos do canal hondurenho sustentam que suas transmissões são vítimas hoje de sabotagens a conta do regime militar imposto faz mais de dois meses pelo golpe de Estado.

Dirigentes do Canal 36 indicaram que os sinais ao ar sofrem interrupções devido ao ataque de terroristas piratas", contratados pelo governo de Roberto Micheletti, instalado depois da ilegal deposição do presidente constitucional, Manuel Zelaya.

A denúncia divulgou-se mediante comunicado transmitido em várias ocasiões pelo espaço noticioso "Assim se informa" do referido canal, que também responsabiliza como cúmplices do fato à Comissão Nacional de Telecomunicações (CONATEL) e à empresa hondurenha do setor (HONDUTEL).

"A nossos clientes, aos sistemas de cabo em todo o país e à comunidade internacional, Canal 36 comunica que as suspensões temporárias das transmissões em diferentes partes de Honduras são ocasionadas pela sabotagem de nosso sinal satelital", explica a mensagem.

O texto alerta sobre o contrato de terroristas piratas por parte do governo golpista de Roberto Micheletti em cumplicidade com CONATEL e HONDUTEL, pelo que os responsabilizamos das suspensões reiteradas de nossas transmissões".

Com o comunicado, explicou o canal, deixa-se constância dos incidentes "aos organismos internacionais, defensores dos direitos humanos e governos amigos".

Depois do golpe militar do passado 28 de junho, meios de imprensa hondurenhos e internacionais deram conta de diversas represálias a fim de impedir a resenha dos acontecimentos nesta nação centro-americana, onde cresce a resistência popular contra os usurpadores.

lac/mjm/bj










Projeto da ALBA monta fábrica de guardanapos em Cuba

Havana, 18 set (Prensa Latina)

Fundos da Aliança Bolivariana para os povos de nossa América (ALBA) permitiram a Cuba a aquisição de uma fábrica de guardanapos encaminhada à substituição de importações desse rubro, disseram hoje meios de imprensa.

A um custo de 1,5 milhões de pesos convertíveis (a cada CUC igual a 0,81 dólares), a produtora instalada na central província de Ciego de Ávila começará sua produção no último trimestre do ano, expressou a diário Juventude Rebelde em uma nota.

Rosario Zabala, diretora da entidade, informou que nestes momentos se asseguram as 109 toneladas de papel necessárias para iniciar as operações em outubro e cobrir o volume de produção previsto para os três meses finais do ano.

Apesar da existência de outras duas fábricas, o país deve efetuar importações ante a demanda do turismo e correntes de serviços atacadista, ainda que não esclareceu as quantias.

De acordo com os estimados de produção e a potencialidade do mercado o investimento poderia recuperar em um ano.

A fábrica pode elaborar umas dois mil guardanapos por hora em três tamanhos e a tecnologia italiana instalada pode imprimir uma ou ambas caras do papel, de acordo com as necessidades do cliente.

lac/ro/bj








Congresso dos EUA retira respaldo de organismo comunitário ACORN

Washington, 18 set (Prensa Latina)

O Congresso estadunidense retirou o apoio federal à organização comunitária ACORN, após difundir-se a suposta responsabilidade de empregados seus com o tráfico de mulheres. Com o impulso da bancada republicana, a Câmara de Representantes decidiu nesta quinta-feira suprimir o apoio do governo à Associação de Organizações Comunitárias para a Nova Reforma (ACORN, por suas siglas em inglês).

Faz duas semanas transcendeu por um vídeo que alguns empregados desta instituição aconselharam a importação a Estados Unidos de meninas do México e El Salvador para prostituir-las e obter ganhos com isso.

A ACORN, organismo não governamental dedicado ao apoio de imigrantes e pessoas de alta marginalização para adquirir moradia própria nos Estados Unidos, anunciou que dará início a uma investigação independente.

Eric Cantor, o número dois dos republicanos na Câmara baixa, sublinhou que os contribuintes norte-americanos não devem seguir pagando para manter negócios de uma organização corrupta.

A medida foi certificada no Congresso depois de uma votação que concluiu 345 a 75 sufrágios e criticou à administração do grupo imputado por não detectar a fraude dantes de que saísse à luz pública.

Na segunda-feira anterior, o Senado votou por 83-7 para negar financiamento e subvenções comunitárias à Associação de Organizações Comunitárias.

Republicanos redobraram seus ataques contra o grupo de tendência liberal desde faz em um ano quando a entidade foi acusada de fornecer formas de registro falsas ao dirigir uma operação para atualizar catálogos de votantes.

lac/jvj/bj










Iniciou trabalhos comissão Mista Intergovernamental Cuba-Nicarágua

Manágua, 18 set (Prensa Latina)

A XI Comissão Mista Intergovernamental Cuba-Nicarágua iniciou hoje aqui seus trabalhos com vista a fortalecer as relações entre ambos países.

Em opinião do ministro de Comércio da Nicarágua, Orlando Solórzano, o encontro é um acontecimento extraordinário após 20 anos sem que este tipo de reuniões se efetuasse.

O titular nicaragüense preside uma ampla delegação de vários ministros entre eles o de Educação, Miguel de Castilla; Ariel Bucardo, de Agropecuário e Florestal; Guillermo González, de Saúde; Mario Salinas, de Turismo, entre outros.

Por sua vez, Rodrigo Malmierca Díaz, ministro de Comércio Exterior e do Investimento Estrangeiro de Cuba, afirmou durante seu discurso de abertura que após 20 anos temos melhores condições para desenvolver a cooperação em diferentes setores.

Explicou que nossas economias não estão em capacidade de influir na crise global desenvolvida no norte, mas se nos unir em mecanismos como a Aliança Bolivariana para os povos de nossa América (ALBA).

Esta iniciativa de integração é uma boa demonstração de como os países do sul podemos fazer frente a um meio negativo, afirmou.

Manifestou sua esperança de que esta sessão responda aos anseios de cooperação entre ambos povos.

Malmierca advogou porque estas negociações permitam criar os mecanismos e impulsionar os projetos de colaboração e fazê-los realidade.

Ambas delegações se encontram reunidas na sede da Chancelaria local e se espera que em horas da tarde se produza a clausura do encontro com a presença do presidente Daniel Ortega e a Coordenadora do Conselho de Comunicação e Cidadania, Rosario Murillo, quem encabeça a delegação de seu país.

Pela parte cubana participam no encontro o Encarregado de Negócios de Cuba na Nicarágua, René Ceballo, o diretor de Relações Internacionais do Ministério de Comércio Exterior, Roberto Rivas, e oficiais dos Ministérios de Indústria Básica, Saúde e Educação, entre outros.

lma/lb/bj










Agridem e ameaçam em Quito a agência da Telesul

Quito, 18 set (Prensa Latina)

A agência da corrente Telesul no Equador, Elena Rodríguez, foi assaltada por desconhecidos nesta capital, aparentemente com propósitos de furtar seu celular e documentos, mas um ameaçante mensagem posterior divulgada hoje indica fins intimidatórios.

O77777777777s assaltantes abordaram a Rodríguez em seu auto a noite da quarta-feira, no setor norte capitalino quando fazia gerenciamentos pessoais junto a uma amiga que resultou ilesa. A chutaram com sanha e deram-lhe com uma pistola na cabeça provocando-lhe um trauma cranioencefálico leve e alguns hematomas.

Rodríguez afirmou que em um princípio pensou que se tratava de um assalto devido a que se levaram sua carteira, as chaves do carro e segundos depois os sujeitos fugiram em um veículo, o qual aproveitaram os vizinhos para levar a um posto de primeiros socorros.

No entanto, ao passar nesta quinta-feira por seu escritório, pese a estar com 72 horas de repouso, a jornalista encontrou à saída no parabrisas um cartaz escrito com letras de jornal no que dizia "A próxima não te salvas p... de Correa" e sob o texto uma foto do presidente de Venezuela, Hugo Chávez.

Rodríguez, de 24 anos de idade, trabalha como correspondente de Telesul desde faz três anos, e antes foi relacionista pública do Clube Esportivo Aucas e jornalista do canal nacional de notícias RTU. Nesta sexta-feira chegará ao país Andrés Izarra, presidente da Telesul, para oferecer sua solidariedade à jornalista e dar uma conferência referente a estes graves fatos.

lma/prl/bj










Venezuela apreende 623 quilos de cocaína em via aérea

Caracas, 18 set (Prensa Latina)

Autoridades antidrogas venezuelanas apreenderam no aeroporto internacional de Maiquetía 623 quilos de cocaína procedentes da Colômbia com destino a Cingapura, informou hoje o ministro do Interior e Justiça, Tareck El Aissami.

De acordo com o oficial, na operação realizada nesta quinta-feira no principal terminal aéreo deste país foram ademais detidas cinco pessoas, todas nacionais.

Este resultado obtido pela Guarda Nacional Bolivariana (GNB) e outras forças especializadas demonstra a eficiência da Venezuela em sua cruzada soberana contra o narcotráfico, afirmou a jornalistas.

Segundo El Aissami, o confisco desmascara a campanha dos Estados Unidos em torno do suposto não-cumprimento por Caracas de seus compromissos internacionais no combate ao tráfico de entorpecentes, qüestão refletida no relatório anual emitido por Washington sobre o flagelo.

Com respeito aos detalhes da detecção, o titular explicou que a droga estava oculta em várias carteiras, localizadas em um guinche marinho (carrete grande).

O embarque estava localizado na zona de ônus da linha aérea alemã Lufthansa, onde intervieram cães treinados para a busca de cocaína.

mgt/wmr/bj







Camponeses cumprem produção de alimentos em província central

Sancti Spíritus, Cuba, 18 set (Prensa Latina)

O setor camponês desta central província cubana cumpre hoje com os programas e a estratégia de garantir os alimentos à população.

O anterior foi ratificado por Orlando Lugo Fuentes, presidente da Associação Nacional de Agricultores Pequenos (ANAP), em um encontro com produtores da zona norte do território espirituano.

Entre as tarefas priorizadas - indicou- está o aumento da semeia de feijões, arroz e a produção de leite, itens que permitem reduzir as exportações.

É indispensável - exortou- ir ao resgate das terras onde tradicionalmente se cultivava o feijão, e argumentou que pela cada tonelada do grão que se colhe se estará poupando o país 900 dólares.

Conheceu-se que os camponeses espirituanos entregaram no atual período mais de 900 toneladas de feijões e aspiram copiar no próximo ano 1.300.

No setor estatal, cooperativo e camponês dos municípios de Yaguajay e Cabaiguán se semearão neste ano mais de 1.100 hectares de grãos.

Reconheceu Lugo Fuentes que também se avança no país na semeia de arroz e na extração de leite.

Revelou que 55% das lojas da nação, incluindo Cidade de Havana, ofertam aos consumidores o leite fresco.

Analisou que esta província tem condições para se converter na primeira de Cuba em entregar de forma direta o precioso alimento à população.

Na atualidade 62 municípios assumem a demanda de leite como parte do programa de melhorar a massa bovina, explicou o presidente da ANAP.

A isto se unem outros programas como o de suprir o déficit de fertilizantes químicos a partir do emprego do húmus de minhoca e outros biofertilizantes econômicos e ecológicos.

lma/rga/bj










Venezuela integra missões sociais em um sistema único

Caracas, 18 set (Prensa Latina)

O governo do presidente Hugo Chávez começa hoje o caminho para fortalecer suas missões sociais, a partir da integração em um sistema único dos programas de saúde, educação, cultura, desporto e alimentação.

De acordo com o presidente, trata-se de um relançamento que põe proa ao socialismo, em aras de garantir paz, justiça e igualdade cidadã.

A iniciativa anunciada nesta quinta-feira implica uma maior participação dos venezuelanos, quem gradualmente assumirão o protagonismo na cruzada que Chávez definiu como a busca da maior felicidade possível para as pessoas.

Cuba apóia diferentes missões empreendidas desde 1999 pelo processo de mudança chamado popularmente aqui Revolução Bolivariana.

Milhares de médicos e ativistas sociais da Ilha têm participado nos programas, entre eles Bairro Adentro e Milagre na esfera da saúde; e Sucre, Robinson e Beiras, na educativa.

Segundo o presidente, a revitalização dos projetos em forma de sistema receberá um notável impulso no último trimestre de 2009.

Um das missões reforçadas será Bairro Adentro em suas duas versões, com a chegada de uma onda de médicos e estudantes de medicina, quem serão abandeirados o 8 de outubro em Havana.

Essa força que irá diretamente às comunidades a integram 220 médicos venezuelanos graduados em Cuba, 500 alunos do sexto ano da carreira e 2.460 que regressam a seu país para realizar práticas e incidir no trabalho preventivo, explicou o chefe de Estado.

Durante um encontro do Conselho de Ministros celebrado ontem, Chávez destacou o respaldo cubano no desenvolvimento social deste país.

Por sua vez, o embaixador da nação caribenha em Caracas, Rogelio Polanco, ratificou o compromisso da Ilha de acompanhar ao povo venezuelano em seus esforços de avançar para uma sociedade mais justa e eqüitativa.

lma/wmr/bj










Doam livros cubanos à Biblioteca Nacional do Vietnã

Hanoi, 18 set (Prensa Latina)

A Biblioteca Nacional do Vietnã recebeu hoje aqui dois livros cubanos editados na língua vietnamesa, Cem Horas com Fidel e O tempo todo dos Cedros, doados pela embaixada do país caribenho.

Em cerimônia organizada pelo ministério vietnamita de Cultura, Desporto e Turismo e essa sede diplomática, o embaixador cubano, Fredesman Turró, fez entrega das obras ao diretor da biblioteca, Nguyen The Khang.

Na abertura do ato destacou-se que na história das relações internacionais é difícil encontrar as relações tão puras, fiéis e indestrutíveis como as do Vietnã e Cuba.

The Kang pôs de relevo por sua vez as tradições forjadas pelo presidente Ho Chi Minh e o líder cubano, Fidel Castro, nas relações dos dois países.

Acrescentou que esses livros sobre Cuba e seu povo são materiais valiosos para os leitores vietnamitas porque lhes oferecerão uma melhor entendimento sobre o povo irmão cubano.

lma/sus/bj







Detêm empresário que levava prostitutas a festas de Berlusconi

Roma, 18 Set (Prensa Latina)

A polícia deteve hoje no aeroporto de Bari, no sul da Itália, a Giampaolo Tarantini, empresário acusado de levar prostitutas às festas do premiê Silvio Berlusconi.

O promotor Antonio Laudati explicou que a detenção de Tarantini se executou para evitar a fuga do acusado e que as provas sejam contaminadas.

Algumas prostitutas, como Patrizia D'Addario, asseguraram recentemente ter cobrado mil euros por assistir a uma dessas festas e manter relações sexuais com o governante.

O seminário local L'Espresso informou hoje que Tarantini confessou ter organizado 18 festas privadas nas casas e vilas de Berlusconi, às quais assistiram 30 mulheres, muitas delas prostitutas profissionais.

O Premiê, por sua vez, assegurou que desconhecia quem eram as amigas de Tarantini e fez qüestão de ser vítima de um complô político para o derrubar. Pelo momento, a justiça não lhe inculpa em relação com este caso.

Segundo detalhes oferecidos pelo advogado de Tarantini, o empresário também é pesquisado por seu envolvimento em uma trama de concessões oficiais a mudança de subornos no setor da previdência.

Tarantini e seu irmão Claudio dirigiam a companhia "Tecno-hospital", pertencente ao setor da tecnologia hospitalar.

mgt/npg/bj

Brasil quer comprar aviões caças para uso estratégico-militar


.

Brasília, 16 set (Prensa Latina)


O ministro brasileiro de Defesa, Nelson Jobim, afirmou hoje que o Brasil pretende comprar 36 aviões caças para a defesa do país e pretende também buscar maior capacitação tecnológica para uso estratégico-militar.
"Não se trata de um festival de compras. É um festival de capacitação nacional", assinalou Jobim em audiência pública no Senado Federal sobre a compra pela Força Aérea Brasileira dessas aeronaves de combate, de acordo com reportagem da estatal Agência Brasil.
Assegurou que a seleção dos caças que serão comprados para as Forças Armadas leverá em conta critérios políticos e os antecedentes dos países que têm até o próximo dia 21 para apresentar suas propostas. Na disputa final estão a Suécia (Gripen NG), os Estados Unidos (F-18 Super Hornet) e a França (Rafale).
Depois de indicar que é advogado de profissão e portanto trabalha com jurisprudência e antecedentes, Jobim apontou que os Estados Unidos, além de não manifestar interesse em transferir a tecnologia de seus caças, tem maus antecedentes que inviabilizaram as operações do Super Tucano.
O ministro referia-se à negociação em que os norte-americanos mandaram GPS degradados para que fossem adaptados a esse modelo de aeronave.
Em sua intervenção na audiência pública, Jobim confirmou a preferência do governo brasileiro pelos caças franceses, bastando -agregou- que essa nação européia cumpra com o compromisso de transferir a tecnologia.
Referiu que as conversas com os franceses foi diferente, segundo ele porque é o único país europeu amazônico entre os candidatos por causa da Guyana Francesa.
O ministro brasileiro destacou que América do Sul é o maior produtor mundial de alimentos e onde se encontra a maior quantidade de água doce do planeta, na Bacia Amazônica e no Aquífero Guarani. Isso, prosseguiu, sem falar da matriz energética e dos fármacos da Amazonia.
rc/ale/bj




Presidente boliviano promulga lei de moradia


Santa Cruz, Bolívia, 17 set (Prensa Latina)

O presidente boliviano, Evo Morales, promulgou aqui a Lei de Recuperação de Créditos, Investimentos e Títulos de Soluções Habitacionais, que beneficiará 33 mil famílias no país.
Segundo informa hoje a imprensa local, a regulação tem o objetivo de recuperar os investimentos e os títulos das moradias daqueles que durante 20 anos contribuíram ao antigo Fundo Nacional de Moradia Social (Fonvis, por sua sigla em espanhol).
"Recomendei aos ministros que façam uma investigação para resolver os problemas do fundo habitacional construído pelo Estado e que pode-se apresentar um projeto de Lei ao Congresso com uma solução", manifestou o chefe de Estado durante uma visita à oriental cidade de Santa Cruz.
Morales comprometeu-se a continuar ouvindo recomendações para encaminhar da melhor maneira possível os problemas de moradias que enfrentam famílias em todo o país.

De acordo com o vice-ministro do ramo, Roberto Ballesteros, a nova lei reflete a política social do governo para cumprir os sonhos almejados por milhares de pessoas.
Também dá cumprimento à Constituição Política do Estado, no que se refere a que os bolivianos possam ter acesso a uma casa própria.

lac/por/bj






Latino-americanos debatem na Venezuela medidas anticrise alimentar

Por Waldo Mendiluza

Caracas, 17 set (Prensa Latina) O Sistema Econômico Latino-americano e do Caribe (SELA) analisa hoje na Venezuela o impacto regional da crise alimentar a fim de propor medidas para atenuá-la.
De acordo com o mecanismo fundado em 1975, representantes dos 27 países membros trocarão experiências e buscarão áreas de cooperação e coordenação diante do flagelo, sobretudo para fazer frente à alta dos preços dos produtos.
A meta é promover a instrumentação de políticas nacionais e regionais de segurança alimentar, detalha.
Segundo o SELA, o fórum organizado na sede de sua Secretaria Permanente, a caraquenha Torre Europa, acolherá ademais a especialistas da ONU para a Agricultura e a Alimentação, do Programa Mundial de Alimentos e da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe, entre outros.
Durante os debates será apresentado o documento "Crise Alimentar na América Latina e no Caribe. Proposta de ações a nível regional" elaborado pelos organizadores do encontro.
Na convocação, recorda-se as consequências causadas pela alta dos preços no setor, fenômeno agravado desde 2007 que, seguindo no atual ritmo, somará às filas da pobreza mais de 10 milhões de pessoas nesta parte do mundo.

rc/wmr/bj






III Jornada Hemisférica sobre Políticas Migratórias no Equador

Quito, 17 set (Prensa Latina)

Promovida pela Faculdade Latinoamericana de Ciências Sociais (FLACSO) começa hoje, nesta capital, a III Jornada Hemisférica sobre Políticas Migratórias, com ampla participação de instituições, organizações e redes especializadas em migração e direitos humanos.
Este evento científico da sociedade civil realiza-se com caráter prévio à IX Conferência Sulamericana sobre Migrações que ocorrerá em Quito nos dias 21 e 22 de setembro, sendo a instância superior de decisão política sobre estes processos dos 12 governos da região.
A Jornada busca originar um processo de diálogo que contribua para o fortalecimento da sociedade civil envolvida nas dinâmicas migratórias, para definir problemas, delinear acordos e contribuir para o debate de diferentes perspectivas a partir das que têm sido abordadas.
Da mesma maneira, pretende suscitar um processo de inter-relação de redes para desenhar uma agenda hemisférica sobre migrações, deslocação interna e refúgio, com enfoque de direitos, segundo informam seus organizadores.
O evento girará em torno das temáticas de políticas migratórias, desenvolvimento, crise global, integração regional, segurança, cidadania e direitos humanos.
Representantes de organizações civis da Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, México, Países Baixos, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai participarão da Jornada junto a especialistas e organizações especializadas.
As propostas e acordos atingidos servirão também de insumos para contribuir com experiências organizativas e propostas para o III Fórum Global sobre Migração e Desenvolvimento (Atenas, novembro 2009) e para o IV Fórum Social Mundial das Migrações (Quito, outubro 2010).
Participam na organização da Jornada a Associação Rumiñahui, o Centro de Documentação de Direitos Humanos, a Defensoria do Povo, o Instituto Sindical de Cooperação para o Desenvolvimento, a Mesa de Trabalho sobre Migrações Trabalhistas e a Plataforma Interamericana de Direitos Humanos.
rc/prl/bj






Morrem seis militares italianos em atentado em Kabul


Kabul, 17 set (Prensa Latina)

Ao menos seis soldados italianos morreram e outros três ficaram feridos, hoje, quando um carro bomba se projetou contra uma caravana militar da Força Internacional de Assistência à Segurança (ISAF) nesta capital afegã, comunicaram porta-vozes da OTAN.
Também, 10 pessoas perderam a vida e outras 52 ficaram feridas durante o atentado que ocorrido no centro de Kabul. As autoridades temem que ascenda o número de vítimas mortais.
A explosão ocorreu diante dos escritórios centrais da polícia, em uma estrada para o aeroporto de Kabul, a 1,5km da entrada da embaixada estadunidense, e destruiu dois veículos da ISAF e cinco automóveis.
O comunicado da ISAF confirmou que a explosão ocorreu nas proximidades da praça Masud, e também que há vítimas sem distinguir entre mortos e feridos.
Depois do atentado, as tropas do ISAF e afegãs isolaram o lugar, se deslocaram também várias ambulâncias encarregadas de transportar os feridos para os hospitais próximos.
O porta-voz do Ministério afegão de Defesa, general Zahir Azimi, informou a meios de comunicação informativos que ao menos 10 pessoas perderam a vida e outras 52 ficaram feridas.
Um representante dos insurgentes, Zabihullah Mujahid, reivindicou por sua vez o atentado e assegurou via telefônica que 13 soldados italianos morreram por causa da explosão.
Com essas baixas, somam 20 os soldados italianos falecidos no Afeganistão que ocupam o país desde 2004.
A explosão é o quarto ataque de relevância em Kabul em cinco semanas. No ataque anterior um carro bomba explodiu próximo à entrada do aeroporto militar contra um comboio da OTAN, causando a morte de três pessoas.
lac/mne/bj






Partido Conservador colombiano tenta remediar crise interna


Bogotá, 17 set (Prensa Latina)

O Partido Conservador colombiano mostra hoje sintomas de debilitamento político e fortes contradições internas, depois de postergar uma série de decisões subordinadas a acontecimentos diretamente relacionados com o resultado do referendo que busca uma nova reeleição do presidente Álvaro Uribe.

Dessa maneira, o conservadorismo, que mantém uma forte tensão com o Conselho Nacional Eleitoral, esperará por um pronunciamento da Corte Constitucional a respeito da legalidade da iniciativa que busca habilitar Uribe para um terceiro mandato consecutivo.

No caso dessa instituição dar luz verde ao referendo reeleicionista e este triunfe nas urnas, será por meio de um congresso que o Partido determinará se apoia uma eventual nova candidatura de Uribe, pois, nesse caso a consulta e as aspirações dos pré-candidatos da colectividade política ficariam canceladas.
Por sua vez, os "azueles" decidiram permitir que novos pré-candidatos se inscrevam entre hoje e o dia 25 de setembro, o que para muitos abre a porta à ex-embaixadora Noemí Sanín, cujo nome gera simpatias entre vários congressistas conservadores para a primeira magistratura do país.

Por outro lado, o Partido Conservador resolveu, com a aprovação de quatro aspirantes à presidência, adiar sua consulta interna para março de 2010.
Enquanto, o pré-candidato e ex-ministro da Agricultura, Andrés Felipe Arias, que tentou até último instante que seu partido escolhesse candidato único neste 27 de setembro, fica agora em uma espécie de incerteza.
"Se vai apoiar Uribe, a consulta não se faz. Minha tese de garantir coalizão política ao presidente, fica assim respaldada", afirmou.

Desta forma, os também pré-candidatos Álvaro Leyva e José Galat deixaram registrado que não aceitam a reeleição presidencial e consideram que o conservadorismo deve ter candidato próprio.
A verdade é que agora a consulta interna do Partido está ancorada ao que aconteça com o referendo reeleicionista, que se fosse aprovado definitivamente, de imediato ficaria descartada a eleição do candidato único desta colectividade.
lac/acl/bj





Desativam na Angola mais de 4.800 minas

Luanda, 17 set (Prensa Latina)

Mais de 4.800 minas antipessoais foram desativadas na Angola desde janeiro de 2008 até agosto deste ano, informaram hoje aqui fontes militares.
Segundo o diretor geral do Instituto Nacional de Desminagem (INAD), Leonardo Severino Sapalo, entre os artefatos destruídos encontram-se minas antitanques e munições obsoletas.
Até o momento, diversas brigadas retiraram explosivos de mais de 14.930 quilômetros de estradas e 153 quilômetros de áreas próximas a linhas de ferrovia, no país, indicou.
No esforço conjunto para livrar o território angolano das minas participam forças especializadas do INAD, da Reconstrução Nacional e das Forças Armadas e guardas-fronteiras.
Muitas áreas agrícolas angolanas permanecem sem ser cultivada por estarem ainda minadas, depois de 27 anos do fim da guerra em que esteve envolvido este país africano.
lma/obf /bj






Criticam no Vietnã política sem mudanças dos EUA com Cuba

Hanoi, 17 set (Prensa Latina)

A decisão do presidente Barack Obama de prolongar as medidas contra Cuba jogou por terra as esperanças de uma mudança de política exterior dos Estados Unidos com essa ilha e o mundo em geral.
Assim assinala hoje o diário vietnamita Quan Doi Nhan Dan para comentar ademais que a assinatura da extensão do bloqueio pelo presidente estadunidense, no último 14 de setembro, se faz contrária ao que sua administração tem promovido nesses meses recentes.
Ao menos, agrega o jornal, é o oposto às declarações feitas por Washington de escutar mais em vez de impor.
Cada vez que os Estados Unidos prolonga o bloqueio desanima o mundo e cria ainda mais dificuldades ao povo da ilha da liberdade, o que faz cada vez mais evidente a política de dois pesos estadunidense com respeito aos direitos humanos, afirma.
O periódico do Exército Popular do Vietnã recorda que desde o triunfo da Revolução, no dia 1° de janeiro de 1959, o vizinho norte-americano esteve assediando Cuba com o propósito de sabotar a Revolução e a levar novamente para o sistema econômico regido por esse país.
Depois de marcar o início da unilateral medida em 1962, acrescenta que muitas nações foram bloqueadas pelos Estados Unidos e outros países de Ocidente, mas nenhum foi torturado por tanto tempo como Cuba.
Seguidamente aponta que a nação caribenha resistiu e segue resistindo os duros embates desse bloqueio, enquanto ressalta a rejeição mundial a essas ações, em particular as 17 ocasiões nas quais o fez a Assembleia Geral da ONU, a última delas por 185 votos favoráveis à resolução cubana, três contrários e duas abstenções.
Ao citar o próprio presidente estadunidense recordou também seu reconhecimento de que a política de bloqueio contra Cuba "não tem dado os resultados esperados" e expressou que "Cuba deu aos Estados Unidos uma lição sobre os limites de uma potência militar".
O extenso comentário do Quan Doi Nhan Dan ressalta também declarações de Havana sobre sua disposição a normalizar as relações com Washington, o potencial de interesses para as empresas norte-americanas no mercado cubano e as expectativas de mudanças na política da Casa Branca para o que sempre tem considerado "seu quintal de trás".
Segundo conclui, a extensão agora do bloqueio por mais 12 meses evidência que Obama ainda não pode superar as pressões em Washington e impor uma nova forma de pensamento. É um mal aderido às raízes das políticas dos Estados Unidos com respeito ao mundo em geral e a Cuba em particular, opina.
Em termos similares opinou a emissora A Voz do Vietnã para assinalar outro ângulo do proceder estadunidense com respeito aos setores progressistas da América Latina, em particular os países da Aliança Bolivariana para as Américas, contra os quais, denunciou, preparou em silêncio uma grande campanha.
Depois das promessas feitas na última cúpula americana de Trinidad, a decisão do presidente Barack Obama de prolongar o bloqueio a Cuba mantém as dúvidas sobre o dito e o feito de sua administração, opinou a principal radio-emisora vietnamita.
lma/sus/bj






Mais de 100 milhões de dólares para agro-indústria venezuelana

Caracas, 17 set (Prensa Latina)

Venezuela assinou convênios por mais de 100 milhões de dólares depois de viagem do presidente Hugo Chávez, na semana passada, para Ásia e Europa, confirmou hoje o ministro de Agricultura e Terras, Elías Jaua.
Entrevistado pelo diário O Correio do Orinoco, o titular informou que com a Bielorrússia assinou quatro contratos comerciais e igual número de cartas de intenção, adquiriram fertilizantes e implementos agrícolas enquanto "adiantamos conversas para o apoio no âmbito florestal".
Essa nação européia nos venderá 98 caminhões para o transporte de cana de açúcar que ajudará os pequenos e médios cultivadores de cana vinculados aos centrais açucareiros recuperados pelo governo venezuelano nos estados Sucre, Trujillo e Barinas, detalhou Jaua.
Segundo o ministro, os veículos chegam em dezembro e o investimento é de 13 milhões de dólares. "Em qualquer outro país custaria três vezes mais."
Da mesma forma, com o Irã há cinco planos em andamento no campo agro-industrial que incluem plantio de hortaliças (com sementes melhoradas) e se avança em outros dois projetos.
Com essa nação, pontualizou, constituímos uma empresa mista para a fabricação de vacinas destinadas ao setor veterinário, com as quais será coberta uma parte da demanda local.
"Este investimento é de 17 milhões de dólares. Será financiado com o Fundo Binacional Irã-Venezuela", sublinhou o titular.
Com a Rússia, adiantou, nos propomos criar uma empresa de elaboração de agroquímicos de baixa toxicidade, que abasteça a América do Sul.
"A carta de intenção já está assinada, ainda que ainda não se tenha definido o lugar onde se localizará", especificou.
Também "se vai constituir uma empresa mista Venezuela-Síria para constituir uma estrutura que processe azeite de oliva, o embale e distribua em nosso país e na comunidade sul-americana", destacou.
et/rsm/bj






Venezuela combate bases com diplomacia e fortalecimento defensivo

Por Miguel Lozano

Caracas, 17 set (Prensa Latina)

Constatado o isolamento da Colômbia pela instalação nesse país de sete bases militares dos Estados Unidos, a Venezuela aumenta hoje esforços para evitar um conflito com a ação combinada de diplomacia e fortalecimento defensivo.

A ofensiva venezuelana de denúncia, unida à preocupação da região sul-americana pela decisão colombiana, ficaram expressa na recente reunião de ministros da União das Nações do Sul (UNASUL) na terça-feira passada em Quito.
Onze países criticaram o acordo de Bogotá, que também fracassou na tentativa de desviar a atenção para as ações defensivas tomadas por países como Brasil e Venezuela diante do desequilíbrio militar na região com a instalação das bases.

Para os venezuelanos, tanto autoridades como especialistas militares, uma das maiores preocupações, além da alteração do equilíbrio da região, é o segredo sobre o acordo, o que levanta suspeitas sobre seu verdadeiro objetivo.
Ainda que a Colômbia e os Estados Unidos aludem à luta contra o narcotráfico e o terrorismo, a recente reunião da UNASUL deixou claro que esses argumentos não são acreditáveis para a maioria dos governos regionais.

Na opinião do geral (r) venezuelano Alberto Muller, os Estados Unidos proíbe a Colômbia de revelar o acordo militar entre ambos, apesar de que todos os demais países sul-americanos estão dispostos a esclarecer sua despesa militar.
Em entrevista a um diário regional, Muller recordou que a transparência da compra de armas é um mecanismo acompanhado pela Organização das Nações Unidas para controlar o armamento no mundo com o fim de manter a paz.
Muller indicou que desde a chegada ao poder do presidente Hugo Chávez, em 1999, a Venezuela eliminou o segredo militar das compras e atividades dirigidas à defesa do país, como fez recentemente em um contrato assinado com Rússia.
O acordo inclui um empréstimo russo à Venezuela de 2,2 bilhões de dólares para a aquisição de 92 tanques T-72, mísseis de médio alcance Smerch e S-300, entre outros, segundo os progressos de Chávez, que reiterou seu caráter defensivo.
Este fortalecimento, que busca dissuadir um potencial atacante, se combina com a ação diplomática, que inclui ativar 7 "bases de paz", uma por cada instalação militar na Colômbia, como centros para mobilizar civis e militares a favor da paz.
mgt/ml/bj






Exigem na Malásia liberdade dos cinco anti-terroristas cubanos

Kuala Lumpur, 17 set (Prensa Latina)

A libertação dos cinco anti-terroristas cubanos presos nos Estados Unidos e a normalização das relações com Cuba, foram exigidas hoje aqui pelo Movimento Internacional por um Mundo Justo.

Em uma declaração dirigida aos meios de comunicação, Chandra Muzaffar, presidente do Movimento (JUST, em inglês), estimou que essas decisões devem ser prioridades do presidente Barack Obama, se for sério e sincero a respeito de mudar a política de Washington para a ilha caribenha.

Muzaffar afirmou que ao fim de oito meses de mandato de Obama não solucionou uma das maiores distorções da justiça na história recente das cortes norte-americanas, o caso dos cubanos que lutavam contra o terrorismo.

Observou que a causa dos Cinco, como são conhecidos a nível mundial, permanece deliberadamente ignorada pela imprensa e os estadunidenses nem sequer a conhecem.

Como exceção mencionou Miami, onde foram detidos em 1998 e depois sentenciados com desmesuradas condenações sob pressões do exílio contra-revolucionário.

Os Cinco, Fernando González, Gerardo Hernández, Antonio Guerrero, Ramón Labañino, e René González, monitoravam grupos de exilados cubanos com um recorde provado de ações terroristas contra Cuba, recordou o presidente de JUST.

Acrescentou que a informação compilada foi transladada às autoridades dos Estados Unidos e mesmo assim foram presos e encarcerados depois de um julgamento desleal e injusto.

Para compreender o por que os Cinco "fizeram o que fizeram um deve recordar que a pequena Cuba tem sido o alvo de todas as administrações dos Estados Unidos desde 1959", sublinhou o presidente de JUST.

A partir de então os serviços de inteligência, trabalhando com aliados, agentes e exilados cubanos foram direta ou indiretamente responsáveis por invasões, atentados e tentativas de assassinato contra seus líderes, em particular contra Fidel Castro, disse Chandra Muzaffar.

A libertação dos Cinco pode ser um bom começo para a normalização das relações entre os dois países, concluiu.

et/sus/bj







Oito mortos e cem feridos em acidente na Venezuela

Caracas, 17 set (Prensa Latina)

A diretora de Proteção Civil de Anzoátegui, Evelis España, confirmou hoje a morte de oito pessoas e 100 feridos depois de um caminhão ter se chocado, ontem, contra uma gandola que transportava cloro em Clarines.

Dessa localidade, 248 quilômetros ao leste de Caracas, España informou que da centena de afetados vários foram cadastrados embora ainda permaneçam cerca de 60 pessoas hospitalizadas sob tratamento.

Alguns dos pacientes estão em condições de estabilidade e outros são considerados para esperar a evolução das mesmas, explicou a oficial em contato telefônico com a Venezuelana de Televisão.

Manifestou que o governador do estado, Tarek William Saab, desde as primeiras horas da noite quando se produziu o evento tem estado à frente de coordenar as atividades com os organismos do Executivo Nacional para solicitar o apoio requerido no local.

Desde ontem à noite às 8:45 (hora local), confirmou, as vias Barcelona-Clarines e Caracas-Clarines permanecem fechadas para agilizar os trabalhos e evitar que a substância possa contaminar a mais pessoas.

Também chamou à população a ter paciência "pois é por sua segurança que as vias estão restringidas, cruzar nestes momentos seria expor sua saúde a esta substância sumamente tóxica como é o gás cloro".

Segundo especialistas, este gás pode produzir irritação nas mucosas, irritação da pele e parada respiratória.

lac/rsm/bj







Falece ator Henry Gibson, protagonista de Nashville

Los Angeles, 17 set (Prensa Latina)

O ator estadunidense Henry Gibson, quem deu vida ao cantor de country Haven Hamilton em Nashville (1975), faleceu aqui aos 73 anos vítima de câncer, anunciou seu representante, Peter Gross.

Nascido o 21 de setembro de 1935 em Pensilvânia, Gibson começou sua trajetória na televisão em séries como Embrujada e Boston legal, cuja personagem do juiz Clark Brown lhe valeu o respeito do público.

Durante mais de 40 anos trabalhou em 60 filmes com renomeados cineastas, entre eles Robert Altman, quem o dirigiu em Nashville e The long goodbye, no papel do doutor Verringer, ao lado de Elliott Gould e Nina Van Pallandt.

Também rodou sob o comando de John Landis The blues brothers (1980), e Magnolia, de Paul Thomas Anderson, na que compartilhou papéis com John C. Reilly, Tom Cruise e Julianne Moore.

Gibson esteve trabalhando até os últimos momentos. No passado ano participou na comédia romântica Big stan, de Rob Schneider.

mgt/may/bj







Aprovam em Cuba Programa Integral para Controle do Câncer

Havana, 17 set (Prensa Latina)

Cuba aprovou a posta em marcha de um Programa Integral para o Controle do Câncer, orientado a prevenir e tratar esta doença desde todos os níveis do sistema de saúde.

A estratégia está encaminhada a desenvolver ações multi-setoriais, e envolve tanto aos centros de Biotecnologia do país, até as ciências Sociais, o sistema educacional, governos locais, organizações políticas e de massas e a outros atores da sociedade cubana.

Teresa Romero, diretora da Unidade Nacional para o Controle do Câncer do Ministério de Saúde Pública, indicou ao Granma que esses esforços conjuntos melhorarão a qualidade na prevenção, diagnóstico temporão e tratamento oportuno do câncer em qualquer de suas localizações.

Particular atenção merecerá a luta antitabagista para evitar a neoplasia de pulmão.

Afirmou que nos casos de tumores de mama, cervical-uterino, reto, próstata e bucal, é possível conseguir a detecção temporã para o estabelecimento rápido de tratamento, o que possibilita o controle prolongado da doença e inclusive a cura.

Na segunda quinzena de outubro começará a capacitação escalação de 498 médicos que se desempenharão nos policlínicos, aos quais se dotará das ferramentas prático-conceituais para exercer a coordenação deste Programa na comunidade, manifestou.

O Programa Integral, que assume e aperfeiçoa os já existentes de diagnóstico precoce, se estende a todas as etapas da doença e dirige as ações ao tratamento e cuidado contínuo e de suporte humano a estes pacientes.

Em Cuba, os tumores malignos são a segunda causa de morte e a primeira em anos de vida potencialmente perdidos. Anualmente se diagnosticam ao redor de 29 mil pacientes e registram-se mais de 18 mil falecidos por esta causa.

lac/vm/bj






MPLA na Angola manifesta profunda dor por morte de Almeida

Luanda, 17 set (Prensa Latina)

O Secretariado do Birô Político do Movimento Popular para a Libertação da Angola transmitiu aqui ao governo e povo cubanos seus condolências pela morte do Comandante Juan Almeida, falecido na sexta-feira última em Havana.

Em uma nota, em nome de seus militantes e simpatizantes, a organização política ressalta que Juan Almeida sempre se destacou na luta contra a tirania e por seu elevado valor moral e intelectual.

Tais qualidades permitiram-lhe ascender como membro do Birô Político do Partido Comunista de Cuba e Vice-presidente do Conselho de Estado, cargos que desempenhou com fita-cola e dedicação durante sua vida, refere.

O Livro de Condolências na Embaixada de Cuba em Angola, por outra parte, resultou assinado pelo Vice-ministro angolano de Relações Exteriores, Carlos Alberto Teixeira de Alva, entre outras personalidades.

et/obf/bj









Confirmam existência de planeta extra-solar de consistência rochosa

Washington, 17 set (Prensa Latina)

Astrônomos europeus confirmaram a existência de um planeta extra-solar rochoso, o primeiro desse tipo e o mais parecido à Terra que se tenha descoberto até agora, destaca um estudo divulgado na revista Astronomy and Astrophysics.

No entanto, é difícil que exista vida no lugar, onde a temperatura da superfície supera os 1.900 graus centígrados, acrescenta o ensaio, que também explica como o planeta órbita sua estrela em só 20 horas, a uma velocidade de 750 mil quilômetros por hora.

Batizado como Corot-7b o astro se localiza em nossa comunidade cósmica, é de um tamanho similar à Terra, ainda que sua massa é umas cinco vezes maior.

A descoberta tem sido considerada de muito importância, pois dos mais de 300 planetas detectados fora do sistema solar, este é o único com características sólidas, o resto são só gasosos. De fato em nosso sistema, unicamente Mercúrio, Vénus, a Terra e Marte, são rochosos, indica o texto.

Os cientistas consideram imprescindível uma superfície sólida para o desenvolvimento de vida.

Vivemos sobre uma rocha, e Corot-7b é o mais parecido à Terra que temos achado até agora, apesar de que está demasiado cerca de seu sol, manifestou um de seus descobridores, Artie Hatzes, diretor do observatório Thuringer na Alemanha.

É muito quente. Chamam-no o planeta de lava, assegurou o especialista.

lac/vm/bj








Estados Unidos estimula armamentismo na América do Sul, afirma especialista

Caracas, 17 set (Prensa Latina)

A instalação de bases militares na Colômbia rompeu o equilíbrio e alenta a carreira armamentista na região para sustentar a indústria bélica dos Estados Unidos, advertiu hoje o general venezuelano (r) Alberto Muller.

O especialista indicou que Estados Unidos depende da indústria bélica, pois mais de 20% do produto interno bruto (PIB) corresponde à despesa militar, de maneira que a eles lhes interessa promover o armamentismo.

Interrogado pelo diário Panorama, de Zulia, sobre o segredo do acordo para a instalação de sete bases estadunidenses na Colômbia, Muller opinou que Washington proíbe sua divulgação como imposição ao presidente Álvaro Uribe.

Anteriormente o presidente venezuelano, Hugo Chávez, anunciou que devido à instalação dessas bases, que ameaçam a seu país e a região, decidiu fortalecer a defesa, para o qual recebeu um financiamento na Rússia a mais de dois bilhões de dólares.

lac/Ml/bj







Magistério em nova greve em Honduras contra o golpe militar

Tegucigalpa, 17 set (Prensa Latina)

Os mestres e professores de Honduras começaram hoje uma nova paralisação de 48 horas contra o golpe militar do passado 28 de junho e em exigência da restituição da ordem constitucional.

A Federação de Organizações Magisteriais (FOMH) convocou a greve no domingo último, como parte da resistência popular da Frente Nacional contra o golpe de Estado.

Os colégios profissionais da FOMH lembraram retornar nesta semana as aulas na segunda-feira e na quarta-feira e na terça-feira 15 participaram nas multitudinárias manifestações opositoras pelo dia da independência.

Dirigentes do Colégio de Professores de Ensino Médio (COPEMH) explicaram que nesta quinta-feira e amanhã sexta-feira retomarão a paralisação para somar às mobilizações da resistência durante o resto da semana.

Eulogio Chávez, presidente do COPEMH, assegurou que as manifestações prosseguirão até conseguir a restauração em Honduras do estado de direito.

A FOMH declarou uma greve geral ao dia seguinte do golpe militar que derrocou a Zelaya e o manteve quase em um mês e posteriormente adotou a estratégia de oferecer três dias de aulas à semana.

A resistência popular contra o governo interino cumpriu nesta quinta-feira 82 jornadas consecutivas. lac/rl/bj










EUA congela instalação de escudo anti-míssil europeu

Washington, 17 set (Prensa Latina)

Estados Unidos decidiu congelar planos para instalar um escudo anti-mísseis na Europa, aparentemente uma movida para aplacar críticas da Rússia, confirmou hoje a corrente CNN.

A administração do presidente Barack Obama optou por pospor o polêmico programa apresentado durante o governo de George W. Bush, depois que Moscou se tinha oposto firmemente à medida, comentou a fonte.

Durante os últimos meses especialistas norte-americanos tinham provado a capacidade interceptora de foguetes com base em terra, e pensavam apostar ditos sistemas em países como Polônia ou República Checa.

De acordo com o meio noticioso estadunidense, Obama telefonou pessoalmente ao premiê checo, Jan Fischer, para anunciar-lhe a mudança de planos.

O secretário de Defesa, Robert Gates, e o general James Cartwright, vice-comandante do Comando Conjunto das Forças Armadas, programaram uma conferência de imprensa nesta quinta-feira em Washington para explicar detalhes do tema.

O governo dos Estados Unidos planeja postergar a localização de elementos de seu escudo anti-mísseis (DAM) na República Checa e Polônia, informou por seu lado o diário Wall Street Journal.

Citando fontes da Casa Branca, o rotativo afirma que Washington considerou que já não é urgente a construção desse resguardo eletrônico e balístico.

O projeto DAM tinha previsto ativar ao menos 10 foguetes interceptores na Polônia e construir uma estação de radar na República Checa.

lac/jvj/bj










Oferece deputado russo condolências por morte de comandante Almeida

Por Antonio Rondón García

Moscou, 17 set (Prensa Latina)
O presidente do comitê parlamentar russo de Amizade com Cuba, o almirante Vladimir Komoedov, enviou hoje uma mensagem de condolência pela morte do comandante da Revolução cubana Juan Almeida Bosque.

"Meus mais sinceras condolências pessoalmente a Fidel Castro Ruz, quem perdeste a seu colega de luta e fiel amigo", afirma a nota de Komoedov, enviada à embaixada cubana nesta capital, onde continuaram hoje as mostras de respeito pelo heróico revolucionário.

"Ademais, oferecemos nossas condolências à direção de Cuba e seu Partido Comunista, que perdeu ao vice-presidente do Conselho de Estado e membro do Birô Político de seu Comitê Central", destaca.

Nossas condolências também para o povo cubano que ficou sem um dos líderes históricos da Revolução, colega próximo de Fidel Castro e quem fosse, após o triunfo revolucionário, o chefe do Estado Maior das Forças Armadas, assinala a mensagem.

Juan Almeida Bosque perdurará na memória dos patriotas cubanos como o dirigente da Associação de Combatentes da Revolução, reza a nota de Komoedov, à qual teve acesso Prensa Latina.

O povo da ilha recordará a Almeida Bosque como historiador da Revolução, conhecido por sua frase "Aqui não se rende ninguém", acrescenta.

"Os cubanos e seus amigos por muitos anos cantarão as canções escritas por Almeida e interpretarão sua música", sublinha.

Ao embaixador de Cuba na Rússia, Juan Valdés Figueroa, solicitou-lhe transmitir minhas condolências a amigos e familiares, afirma a nota.

O livro de condolências também o assinaram representantes diplomáticos de México, Peru, Argentina, Colômbia, Ghana, Angola, Uzbequistão, Bahrein, República Popular Democrática da Coréia, Vietnã, Sri Lanka, Argélia, Síria, Tadjiquistão, Uzbequistão e Guiné Bissau.

De igual forma, esta jornada renderam tributo ao revolucionário cubano parlamentares russos, organizações amigas da ilha, empresários, personalidades da cultura e membros da comunidade cubana neste país.

lac/to/bj










Convoca FMLN manifestação contra o golpe em Honduras

San Salvador, 17 set (Prensa Latina)

A Frente Farabundo Martí para a Libertação Nacional (FMLN) convidou ao presidente de Honduras, Manuel Zelaya, a uma concentração que se prepara hoje em El Salvador contra o golpe de Estado na vizinha nação.

A manifestação acontecerá no próximo 26 de setembro em uma avenida central desta capital e nela participarão autoridades legítimas de Honduras, membros da resistência e personalidades internacionais, afirmou a deputada do FMLN Nidia Díaz.

Desde que produziu-se o golpe de Estado o 28 de junho o povo irmão vive em um meio de repressão e terror, onde os direitos humanos são pisoteados dia a dia e se viola a constituição, advertiu a Frente em um comunicado.

Afirmou o partido de esquerda que a prolongação da crise em Honduras constitui um revés para os avanços democráticos na região e atenta contra o processo de integração na América Central.

O FMLN, convertido neste ano em partido de governo, condenou as tentativas da ditadura de Roberto Micheletti de legitimar-se, através da convocação a eleições para o 29 de novembro.

"Resulta impossível realizar uma campanha e umas eleições presidenciais baixo um estado de sítio que persegue aos opositores", declarou Díaz.

A Frente pediu à comunidade internacional, em particular ao Sistema de Integração Centro-americana, o Grupo do Rio e a OEA, redobrar seus esforços para conseguir a volta imediata da institucionalidade em Honduras. Além da multitudinária concentração nesta capital, está previsto um concerto em solidariedade com Honduras na estatal Universidade de El Salvador.

lac/car/bj








SELA propõe na Venezuela ações para enfrentar crise alimentária


Por Waldo Mendiluza

Caracas, 17 set (Prensa Latina) O Sistema Econômico Latino-americano e das Caraíbas (SELA) propôs hoje nestas capital medidas para aumentar a produtividade e estabilizar os preços regionais dos alimentos, em resposta à crise no setor.

A iniciativa lançada durante um foro sobre crise alimentária, inaugurado na caraquenha Torre Europa, inclui ademais ações para potenciar a agricultura, limitar a especulação financeira e reduzir as barreiras comerciais.

De acordo com o secretário permanente da entidade, Juan Rivera, exigem respostas deste tipo para enfrentar um problema que em 2009 provocou até o momento fome a 52 milhões de pessoas na área, cifra 13% superior à reportada no ano anterior.

Vivemos uma complexa situação na América Latina e as Caraíbas pelo impacto da crise econômica global sobre o custo dos produtos, o qual pudesse ser ainda pior nos próximos meses, advertiu.

Em declarações exclusivas a Prensa Latina, o oficial considerou a cooperação e o intercâmbio de experiências projeções regionais chave para atingir efetividade nas medidas apresentadas a enviados de 27 países membros do SELA, quem as debaterão hoje e manhã.

Temos recursos naturais e humanos para deixar atrás o flagelo, no entanto, semelhante lucro passa por abordar o tema desde posturas comuns, afirmou.

Segundo Rivera, existem respostas rápidas à crise alimentária, entre elas a iniciativa da Aliança Bolivariana para os povos de nossa América de criar um Banco de Alimentos.

Também resulta destacável o programa América Latina e as Caraíbas sem Fome promovida por Nações Unidas, acrescentou.

Estudos do SELA refletem que de manter na região o aumento dos preços dos produtos, uns 10 milhões de seres humanos engrossarão a fila de famintos.

lma/wmr/bj








Reportam mais de seis mil casos de dengue em Honduras

Tegucigalpa, 17 set (Prensa Latina)

Mais de seis mil casos de dengue, com três mortes por causa dessa doença, foram reportadas hoje pelo Ministério de Saúde do governo interino de Honduras.

Segundo uma parte divulgada pela emissora Rádio Globo, até o momento têm sido detectados 5.997 doentes da variante clássica do mau e 82 da hemorrágica.

As maiores afetações encontram-se na nortenha cidade de San Pedro Sula, a área metropolitana da capital e na região sul do país, segundo esses relatórios.

A incidência da dengue coincide com uma crise no setor saúde desatada depois do golpe militar do passado 28 de junho devido à carência de fundos para os hospitais públicos, denunciada por setores da oposição.

Umas cinco mil enfermeiras começaram nesta quinta-feira uma greve por tempo indefinido em demanda do pagamento de seus salários atrasados.

O presidente do sindicato, Belinda Montoya, apontou que o protesto foi lembrado em uma assembléia ontem, quando decidiram só atender as emergências.

mgt/rl/bj









Lugo recusa presença de militares dos EUA no Paraguai

Asunción, 17 set (Prensa Latina) O presidente de Paraguai, Fernando Lugo, recusou hoje a implementação da operação Novos Horizontes 2010, na qual estariam presentes 500 efetivos militares dos Estados Unidos.

Lugo detalhou em conferência de imprensa que Paraguai foi convidado para ser sede do citado exercício de ajuda humanitária.

"Não cremos conveniente que o Comando Sul dos Estados Unidos esteja presente no Paraguai com 500 efetivos para este tipo de exercícios", afirmou Lugo ao se referir ao complicado contexto de segurança da região condicionado por um acordo militar entre Colômbia e Estados Unidos.

A respeito, o estadista afirmou que no recém concluído encontro da União de Nações Sul-americanas (UNASUL) em Quito, Equador, "foi muito qüestionada a grande presença de soldados americanos na região".

Reiterou que não é o momento "prudente nem conveniente" para a realização deste tipo de operativos no país.

mgt/otf/bj












Presidente do Equador recupera-se de intervenção cirúrgica em Cuba

Quito, 17 set (Prensa Latina)
O presidente equatoriano, Rafael Correa, recupera-se de uma intervenção cirúrgica em seu joelho direito efetuada no Complexo Cientista Ortopédico Internacional "Frank País" de Havana, Cuba, informou hoje aqui uma nota oficial.

A intervenção cirúrgica, explica a nota, aconteceu ontem e mediante artroscopia diagnóstica e terapêutica encontrou-se fibrose articular importante, lesão de ambos meniscos, condromalacia e osteocondrite, mas basicamente com este procedimento se preparou à articulação para um enxerto condral.

O enxerto se efetuará em um prazo de de seis a oito semanas e a intervenção cirúrgica foi efetuada por uma equipe de médicos encabeçado pelo professor e doutor em Ciências, Rodrigo Alvarez Cambras, conclui a informação do Palácio de Carondelet, sede do Executivo.

Segundo declarou o próprio Correa antes de viajar a Cuba, seu regresso a Quito está previsto para este fim de semana.

mgt/prl/bj







França espera calcar forte nos Oscar

Fausto Triana

Paris, 17 set (Prensa Latina) Nostalgias pelos anos decorridos e o consolo do Oscar de Melhor Atriz a Marion Cotillard em 2008, mantêm o cinema francês com as ânsias contidas na ausência de estatuetas a seus filmes.

De tal modo, quer calcar forte agora com a candidatura de "Um prophéte", de Jacques Audiard, eleita hoje por um excelso jurado como a aspirante da França aos cobiçados prêmios da Academia de Hollywood.

Audiard chegará com o fôlego do Prêmio do Júri no passado Festival de Cannes, mas já a sétima arte francesa tem experiências não sempre favoráveis neste sentido.

Entre muros, de Laurent Cantet, gozou das simpatias de Sean Penn e de toda Europa com sua Palma de Ouro no passado ano, mas ficou com os desejos de atingir o Oscar.

A atriz Jean Moreau e os realizadores Costa Gavras, Jean-Jacques Annaud e Régis Wargnier foram os encarregados de fazer o ditame em nome do Centro Nacional da Cinematografia (CNC) francesa.

Precisamente Wargnier levou-se as máximas honras de Hollywood em 1993 ao conquistar o Oscar com Indochina, uma formosa metáfora com certa melancolia de características coloniais ainda que com a beleza e o fervor de um país extraordinário chamado Vietnã.

Passou muito tempo e a história do sudeste asiático recorda em todo caso que a filmografia francesa ficou nestes anos nas ombreiras das nomeações e ponto.

A vida de um imigrante em uma prisão francesa, interpretado por Tahar Rahim, oferece uma radiografia nada convencional dos vicissitudes dos reclusos e seu karma imperativo do crime.

Un prophéte deverá aguardar até janeiro de 2009 para saber se será incluída na lista definitiva de candidatas ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

mgt/ft/bj









Denunciam arranjo com golpistas de candidatos eleitorais hondurenhos

Manágua, 17 set (Prensa Latina)
O governo constitucional de Honduras denunciou o arranjo político com os golpistas que durante estes meses trataram de manter em secreto candidatos presidenciais hondurenhos, informa hoje um comunicado de imprensa.

Elvin Ernesto Santos, Pepe Lobo, Bernard Martínez e Felicito Avila colocaram em evidência seu acordo com os que usurpam o poder, diz o texto.

Denunciamos que em reuniões secretas realizadas durante este fim de semana com Carlos Flores Facussé, Camilo Atala, Luis Alberto Rubí, o cardeal Oscar Rodríguez, Arturo Corrales e Ricardo Alvarez, os candidatos mencionados se comprometeram a boicotar o Plano Arias, destaca.

A iniciativa que promove o presidente costarriquense, Oscar Arias, é um acordo de mediação criado pelo departamento de Estado norte-americano que depois de negociações estabelece como condição imprescindível para um arranjo a restituição no poder de Zelaya.

Queremos evidenciar, acrescenta, a conduta antipatriótica destes candidatos que têm preferido apoiar o plano dos golpistas de realizar a sangue e fogo umas eleições ilegítimas.

Dessa forma, acentua, dão as costas à maioria do povo hondurenho que se manifestou de maneira heroica e tem resistido com patriotismo os vexames e violações aos direitos humanos da ditadura.

A declaração das autoridades constitucionais reconhece a posição de César Ham (Partido Unificação Democrática) e Carlos H. Reis, candidato independente, que reiteraram seu apoio ao povo na resistência contra o golpe de Estado.
Assim alerta ao povo hondurenho para manter-se firme nesta luta até tirar o regime militar golpista que se associou com a elite econômica do país com o fim de manter seus privilégios em detrimento da maioria dos hondurenhos, reafirma.

Outra declaração do governo constitucional denúncia ao candidato do Partido Liberal, Santos, de sustentar uma campanha de calunias contra o mandatário e o penaliza que apresente provas de que este o ameaçou de morte.

mgt/lb/bj







Destacam valor de Museu de plantas medicinais em Cuba

Havana, 17 set (Prensa Latina) Delegados e participantes ao XVIII Congresso ítalo-latinoamericano de etnomedicina, realizado hoje nesta capital realizaram uma visita ao Museu de plantas medicinais Galego Otero.

O centro, único de seu tipo no mundo, está localizado em uma zona conhecida como a Sierrita de San Blas, em Cumanayagua, província central de Cienfuegos, e conta com mais de 330 espécies endêmicas e autóctones dispostas harmonicamente, inter-relacionadas simulando seu estado natural.

Tania Otero, diretora do Museu, explicou a Prensa Latina que no lugar se encontra uma área expositiva, onde se guardam objetos da comunidade e a história das plantas medicinais que ali se exibem.

Também se pode encontrar toda a formulação do galego Otero, um pitoresco cubano, descendente de espanhóis, nomeado Cientista Popular, que possui uma vasta cultura sobre a arte de curar com medicina verde, explicou.

A especialista manifestou que entre outras das ações que ali se realizam é a socialização desta ciência, mediante cursos, conferências, oficinas, tanto na população do lugar, como em quem visitam a finca, em escolas, centros de trabalho.

Desenvolvem exposições transitórias, e destacam as mostras mensais, ademais, trabalha-se na conservação do patrimônio natural e a preservação do meio ambiente.

Ressaltou a realização de um livro, em fase de preparação, que recolhe toda a sabedoria popular do galego, um homem de 81 anos, em plena fase criativa, com uma tradição familiar sustentada em muitos anos de estudos, experiências e pesquisas.

Trata-se de uma dissertação detalhada das doenças, seus sintomas e as plantas com as doses requeridas para curá-las, disse Tania Otero.

ETNOMEDICINA 2009 foi inaugurado na segunda-feira no Palácio de Convenções de Havana, e culminará amanhã sexta-feira. Ao evento assistem mais de 400 especialistas de uma dúzia de nações.

lac/vm/bj










Petróleo mantém tendência de ascensão

Nova Iorque, 17 set (Prensa Latina)
O petróleo manteve hoje a tendência de ascensão nos preços do barril ao situar-se sobre os 72 dólares.

Esses valores registraram-se após subir mais de um cinco por cento nesta semana, pelas volumosas reservas de combustíveis nos Estados Unidos.

O petróleo estadunidense situou-se em 72,37 dólares o barril e o Brent de Londres a 71,54 dólares.

Os analistas consideraram que os altos inventários de destilados poderiam limitar qualquer ganho durante a temporada de máxima demanda de calefação.

A Administração de Informação de Energia dos Estados Unidos mostrou que os armazenamentos de diesel subiram 2,2 milhões de barris na semana passada, superior ao previsto de 1,3 milhões de barris.

O preço da cesta de petróleos de referência da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) subiu a 68,69 dólares desde os 66,95 dólares do dia anterior, informou o grupo em um comunicado.

lac/crc/bj










ONU critica encargo a alimentos no México

México, 17 set (Prensa Latina)
O relator especial de Nações Unidas sobre o direito à alimentação, Olivier De Schutter, criticou a iniciativa do governo mexicano de aplicar impostos à comida para combater a crise econômica.

O servidor público desconheceu a medida anunciada pelo Executivo de criar um novo imposto de dois por cento ao consumo e propôs, em troca, gravar somente alguns tipos produtos, como refrigerantes, cujo baixo preço aumenta seu uso e causa danos à saúde.

De acordo com o jornal La Jornada, o representante da ONU assegurou que legislar em favor do direito à alimentação é um passo mais dentro da estratégia para enfrentar o desafio de alimentar aos povos.

Chamou a identificar à população vulnerável e monitorar as políticas que precisam os camponeses e habitantes pobres das zonas urbanas, onde em sua opinião o problema da fome é política, não técnico.

Sobre esse ponto, Schutter comentou que no século XX se achava que para acabar com a fome no mundo tinha que incrementar a produção de alimentos.

No entanto, considerou que esse era um diagnóstico equivocado. "O problema real não é a baixa produção e a falta de alimentos, senão a inequidade entre ricos e pobres", afirmou.

As declarações do servidor público coincidem com a de amplos setores da população e do Congresso mexicano, que acham que o encargo aos produtos de consumo básico como alimentos e remédios aumentará a brecha entre ricos e pobres, ao mesmo tempo em que favorecerá a fome.

Neste país mais da metade da população é pobre e gasta em comida quase o 60 por cento de seus recursos, enquanto os setores mais ricos mal destinam 13 por cento de seus rendimentos à compra desses produtos.

lac/yea/bj











Fecham no Iraque prisão estadunidense de Camp Bucca

Bagdá, 17 set (Prensa Latina)
Estados Unidos fechou hoje Camp Bucca, seu maior centro carcerário no Iraque, como parte de sua estratégia de entrega às autoridades do país de milhares de prisioneiros, confinados por suas forças desde a invasão do país em 2003.

Camp Bucca, instalação localizada na desértica faixa sul do Iraque, próxima ao Kuwait, chegou a confinar até 14 mil prisioneiros, por vários meses e inclusive anos a maioria, sem acusações e com o agravante de não poder contar com o respaldo de advogados.

Algumas dessas pessoas encarceradas arbitrariamente sofreram o suplicio de serem mantidos em contêineres metálicos.

Um pacto de segurança assinado no ano passado estabeleceu a diminuição paulatina do número de centros de detenção e prisioneiros estadunidenses no Iraque, e em virtude disso, segundo se anunciou, se cumpre o fechamento de Camp Bucca.

Igualmente, esse tratado de segurança também estipula a retirada em 2012 de todas as tropas dos Estados Unidos do Iraque, e exige ao país invasor libertar aos presos detidos arbitrariamente ou sem cargos.

Após fechar as portas de Camp Bucca, aproximadamente oito mil 300 presos continuam em poder dos efetivos estadunidense em outros dois centros dos arredores de Bagdá.

Estima-se que a transferência ou libertação de detentos culminará a princípios do próximo ano.

lac/mgf/bj










Agostinho Neto: símbolo de luta e realizações na África

Luanda, 17 set (Prensa Latina)
Angolanos celebram hoje aqui com profundas mostras de carinho e respeito o Dia do Herói, quando se completam 87 anos do nascimento de António Agostinho Neto, Pai da Pátria e primeiro presidente da República de Angola.

Não só na província de Namibe, a uns mil 200 quilômetros ao sul de Luanda, se concentraram centenas de pessoas em um ato nacional de massas em recordação da data, senão que também se reinauguraram obras sociais no país, entre elas o aeroporto de Lunda Sul.

Ao calor deste dia feriado aqui, cooperantes e representantes da Embaixada Cubana em Angola depositaram uma oferenda floral ante o monumento que perpetua a memória do independentista.

Todos recordamos a Neto porque lutou sem se render contra o colonialismo português, apesar de sofrer prisão, e não cessou em suas ações até conseguir a independência de Angola em 1975, disse a Prensa Latina na central Rua da Missão, o jovem João Sampaio.

Para o ministro do Interior, Roberto Leal "Ngongo", a figura de Neto (1922-1979) cresce a cada dia mais, pois foi um líder que mediante a unidade dos angolanos conduziu com sucesso a luta armada de libertação do país.

O filho da região de Icolo e Bengo, com uma vida sem tréguas, sempre acreditou em seus ideais revolucionários e expressou que o mais importante é resolver os problemas do povo, assegurou a Prensa Latina.

Com a contribuição de patriotas como Neto e o apoio solidário da Revolução Cubana resultou possível desterrar o oprobioso sistema racista do apartheid na África do Sul e conseguir a independência de Namíbia e Zimbábue, afirmou.

O Chefe do Estado Maior das Forças Armadas, Francisco Pereira, apontou que desde muito jovem, Neto, à frente do Movimento Popular para a Libertação de Angola, "demonstrou ter qualidades de grande estadista, um líder não somente de Angola mas também do continente africano".

As ideias revolucionárias do herói angolano estão vigentes na reconstrução de infra-estruturas e obras sociais para o progresso do país, como ele o quis sempre, referiu Pereira a Prensa Latina.

Em entrevista com esta agência, o ministro de Hotelaria e Turismo, Pedro Mutinde, afirmou que Neto é o símbolo mais eloquente de todas as realizações revolucionárias dos angolanos e os povos da África Austral.

Diante de seu legado de luta, temos a obrigação de manter sempre presente à memória o ideal humanista de Neto, o que se concretiza em que continuamos unidos de Cabinda a Cunene como um só povo, afirmou.

Para muitos angolanos, a figura de Neto como estadista eminente, médico, poeta e escritor se resume em uma só frase: revolucionário sem tacha que lutou contra a opressão imperialista, a ignorância e a exploração dos pobres do mundo.

lac/Obf/bj