sexta-feira, 9 de outubro de 2009

ONU alerta sobre atividade de mercenários em Honduras

sexta-feira, 9 de outubro de 2009



Organização afirma que antigos paramilitares colombianos foram recrutados para proteger propriedades

Efe

GENEBRA - O grupo de trabalho da ONU sobre o uso de mercenários expressou disse nesta sexta-feira, 9, que está alarmado com as informações de que antigos paramilitares da Colômbia estão sendo recrutados em Honduras para proteger propriedades e indivíduos da violência que explodiu com a crise política do país.

Segundo o grupo, cerca de 40 ex-membros das Autodefesas Unidas da Colômbia (AUC) foram recrutados por fazendeiros em Honduras desde o golpe de Estado que derrubou Manuel Zelaya em 28 de junho e levou Roberto Micheletti ao poder. Outras fontes citadas pelos especialistas falam da formação de um grupo de 120 paramilitares de diversos países da região que teriam chegado para apoiar o golpe.

O grupo também demonstra preocupação com as acusações de que a Polícia e mercenários usam aparatos de escutas a longa distância contra o presidente Zelaya e seus partidários, que estão refugiados na Embaixada do Brasil em Tegucigalpa desde o dia 21, quando retornou à capital hondurenha.

"Pedimos às autoridades de Honduras para que adotem todas as medidas práticas para evitar o emprego de mercenários em seu território e para investigar suas supostas atividades", diz o grupo da ONU.

O grupo é formado por cinco especialistas independentes: a fijiana Shaista Shameem (presidente), a líbia Najat al-Hajjaji, a colombiana Amada Benavides de Pérez, o espanhol José Luis Gómez del Prado e o russo Alexander Nikitin.

Israel recebe emissário dos EUA sem vislumbrar paz com palestinos

Israel recebe emissário dos EUA sem vislumbrar paz com palestinos

Tel Aviv, 8 out (Prensa Latina)

O enviado especial dos Estados Unidos para o Oriente Médio, George Mitchell, dialogou hoje com autoridades israelenses para tratar de retomar o processo de paz com os palestinos, ainda que Tel Aviv considerou "impossível" um arranjo imediato.
Pela primeira vez desde a reunião tripartita efetuada no final de setembro nos Estados Unidos, Mitchell viajou à região com o propósito de encontrar-se com autoridades israelenses e da Autoridade Nacional Palestina (ANP) com o objetivo de estimulá-los a negociar.
Mitchell pretende forçar o início das conversas, sem conseguir ações claras de parte de Israel para deter a ampliação dos assentamentos judeus nos territórios ocupados de Cisjordânia e Jerusalém Leste; uma condição fixada pelos palestinos.
O governo de Abbas também solicitou retomar as conversas no ponto onde tinham combinado com o executivo de Ehud Olmert, mas Netanyahu se inclina a ignorar as decisões de seu antecessor no relativo a buscar a paz com os palestinos.
De fato, o chanceler Avigdor Lieberman declarou antes da chegada do emissário estadunidense que "não há possibilidade de acabar com o conflito palestino-israelense em muitos anos" e que as tentativas nesse sentido fracassaram desde o primeiro acordo assinado em 1993.
Além de descrever como "impossível" um entendimento em curto prazo, o político ultranacionalista disse que é "irreal pensar que possa se atingir um acordo de longo alcance para acabar com a disputa neste momento".
Lieberman favoreceu acordos intermediários" para supostamente fomentar a estabilidade e deixar os pontos espinhosos "para uma etapa muito posterior".
O estatuto de Jerusalém, as fronteiras do futuro estado palestino independente e a volta dos refugiados são os temas a se discutir que Tel Aviv tem feito questão de ignorar ou renegar.
Enquanto, o diário local Haaretz reproduziu fragmentos de uma entrevista com o rei Abdulah II da Jordânia na qual advertiu que o Oriente Médio"está retrocedendo para a escuridão", devido ao impasse no litígio entre palestinos e israelenses.
O soberano hashemita, cujo governo assinou um tratado de paz com Tel Aviv em 1994, advertiu que um estado palestino "é fundamental para um acordo de paz mais amplo" que finalize com décadas de litígio, e propicie "um futuro junto" para israelenses e seus vizinhos árabes.
lgo/ucl/bj






Chile e Argentina realizam exercício militar "Aurora Austral III"


Santiago do Chile, 8 out (Prensa Latina)


Efetivos dos exércitos do Chile e da Argentina realizam o exercício "Aurora Austral III" de treinamento do Estado Maior da força de paz "Cruz do Sul" em San Fernando, ao sul de Santiago.
O exercício combinado abarca a elaboração e impressão de documentos, cartas de situação e simbologia utilizada pelas Nações Unidas na execução das tarefas operativas, segundo representantes militares.
No exercício binacional, cuja inauguração foi assistida pelo Comandante Operacional do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas da Argentina, General de Divisão Daniel Camponovo, participam a II Divisão do Exército chileno e da IX Brigada Mecanizada do Exército argentino.
A cerimônia inaugural, realizada no Regimiento de Infanteria Nº 19 "Colchagua", foi presidida pelo Comandante de Operações Terrestres do Exército chileno, General Jorge Fuenzalida Rojas, com a presença de autoridades e efetivos de ambas as nações.
O chefe militar chileno destacou que a manobra permitirá "unir novamente a duas nações vizinhas através do treinamento de operações que contemplam as missões de paz".
lgo/jl/bj






México celebrará encontro de Poetas do Mundo Latino 2009

México, 8 out (Prensa Latina)

O México celebrará neste mês o Encontro de Poetas do Mundo Latino 2009 em diversas cidades sedes e com a participação de escritores de cerca de 20 países americanos e europeus, informou hoje a imprensa.
Poesia íntima, da imagem, da nova sentimentalidade, da palavra, da experiência coletiva, do silêncio, do cotidiano, dos elementos naturais e da condição humana são alguns dos registros que se reunirão, destaca A Jornada.
Esperam-se para o encontro 79 participantes que entre os dias 17 e 27 de outubro encherão diversos dias de poemas e letras, indica o diário.
Terá como sede as cidades da capital, Aguascalientes e Michoacán, onde cujo contexto serão distintos Antonio Cisneros (Lima, Peru, 1942) e Hugo Gutiérrez Vega (Guadalajara, Jalisco, 1934) com o Prêmio Poetas do Mundo Latino Víctor Sandoval.
Também será outorgado a Juan Bañuelos o Prêmio de Poesia Sabines/ Lapointe, assinala o jornal.
Entre os países convidados aparecem expressões poéticas da Argentina, Bélgica, Colômbia, Espanha, França, Haiti, Luxemburgo, Venezuela, Itália, Quebec, Porto Rico, Chile, Equador, República Dominicana, Uruguai, entre outros.
Fontes oficiais do evento indicaram que a inauguração oficial será na quarta-feira 21, no auditório do Centro Cultural Clavijero, de Morelia, Michoacán.
lgo/ggr/bj








Exigem fim incondicional do bloqueio dos EUA a Cuba

Dili, 8 out (Prensa Latina)

O embaixador cubano no Timor Leste, Ramón Hernández, denunciou hoje aqui que o bloqueio dos Estados Unidos permanece intacto e em nada mudou com a administração do presidente Barack Obama.
Em coletiva de imprensa com todos os meios nacionais, o chefe da missão diplomática de Cuba afirmou que o bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto por Washington durante quase 50 anos contra seu país não registrou modificação alguma durante o governo de Obama.
Obteve o apoio da sociedade timorense e da comunidade internacional ao projeto de resolução que seu governo apresentará no próximo dia 28 de outubro à Assembleia Geral da ONU sobre a "Necessidade de pôr fim ao bloqueio econômico, comercial e financeiro dos Estados Unidos contra Cuba."
Será a décima oitava ocasião consecutiva em que o máximo fórum das Nações Unidas considerará esse documento, aprovado em 2008 por 185 votos favoráveis, três contrários e duas abstenções entre os 192 membros da organização, destacou.
O embaixador Hernández assinalou que essa política estadunidense é um ato de genocídio, eticamente inaceitável como enfatizou o Papa João Paulo II, observou.
Constitui, disse, uma flagrante e sistemática violação dos direitos humanos do povo cubano para tratar de rendê-lo por fome e doenças.
Assim mesmo, denunciou o caráter extraterritorial dessa guerra econômica, com atributos e práticas vigentes e a toda aplicação.
Ao detalhar esse aspecto, recordou que as empresas de outras nações não podem vender bens ou serviços a Cuba, cuja tecnologia contenha mais de 10 por cento de componentes estadunidenses, apontou.
Entre outros exemplos recentes mencionou o da empresa Merck and Company que não pode vender a Cuba medicamentos para crianças com leucemia, enquanto as companhias Numed, Aga e Boston Scientific foram proibidas de vender catéteres, bobinas, guias e stents destinados ao tratamento de crianças cubanas com cardiopatias congênitas.
lgo/sus/bj







Cuba e Dominicana ressaltam na UNESCO importância da educação

Por Fausto Triana


Paris, 8 out (Prensa Latina)

Ministros de Cuba e da República Dominicana ressaltaram hoje a importância da educação como peça fundamental do desenvolvimento, em ocasião de um encontro realizado na UNESCO nesta capital.
O titular cubano de Cultura, Abel Prieto, sublinhou que a crise econômica que açoita o mundo neste momento tem um componente ético fundamental que deveria colocar o ser humano no centro do problema.
Durante o Fórum ministerial da 35ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Prieto remarcou que o panorama atual reflete a inviabilidade do modelo consumista e egoísta da órbita.
"Neste contexto falamos da sobrevivência da espécie e da transcendência da educação. Cuba volta a propor à UNESCO seu modelo 'Yo si puedo de alfabetización', empregado com sucesso em 28 países", apontou.
Por sua vez, o secretário de Educação da República Dominicana, Melanio Paredes, referiu-se aos postulados que deram origem às escolas, relegadas a um segundo plano nestes tempos.
"Quando acirrava-se a crise econômica, voltamos a constatar com angústia que se investe menos na educação e nos valores solidários tropeçam contra a insolvência moral", argumentou Paredes.
Por sua vez, o ministro de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Índia, Kapil Sibal, recordou o estancamento dos chamados Objetivos do Milênio da UNESCO e a escura expectativa de mortes de 1,5 a 2,8 milhões de crianças para o ano de 2015.
"Estamos obrigados a lutar por mudanças drásticas nos paradigmas do desenvolvimento e para isso a educação deve ocupar o lugar preponderante que lhe corresponde, ao mesmo tempo em que se freiam padrões de consumo insustentável", remarcou.
Em linhas similares também interviram os delegados da África do Sul, Malawi, Kenya, Yemén, Chipre, Macedonia e Iraque.
lgo/ft/bj










Índia descarta intimidação por atentado em Cabul

Nova Déli, 8 out (Prensa Latina)

O governo indiano advertiu hoje que não se deixará intimidar pelo atentado desta quinta-feira contra sua embaixada em Cabul, e assegurou que dará todos os passos necessários para proteger seus cidadãos no Afeganistão.

A advertência foi realizada pelo vice-chanceler Sahshi Tharoor em declarações na rede social digital Twitter.

Notícias trágicas de Cabul falam de outro atentado próximo a nossa embaixada, e ainda que os cidadãos indianos saíram ilesos, houve muitas vítimas afegãs, acrescentou Tharoor dos Emirados Árabes Unidos, onde se encontra em visita oficial.

A poderosa explosão de um carro bomba em frente à embaixada indiana em Cabul deixou até agora 17 mortos e mais de 60 feridos, segundo os informes policiais afegãos.

Em julho do ano passado, dois servidores públicos indianos morreram em um atentado similar perpetrado contra essa mesma sede diplomática que matou a outros 40 cidadãos afegãos.

A Índia não tem presença militar no Afeganistão, mas uma notável participação em projetos de reconstrução nesse país, ocupado por mais de 100 mil soldados da OTAN e dos Estados Unidos desde 2001, como parte da chamada luta contra o terrorismo.

Apesar da presença militar estrangeira, os insurgentes afegãos mantem em xeque as tropas de ocupação em mais de 70 por cento do país, e nos últimos meses aumentaram os ataques com bomba em Cabul.

lma/nm/bj









Panamá: Além das promessas

Mario Esquivel

Panamá, 8 out (Prensa Latina)

O governo do presidente Ricardo Martinelli chega hoje aos 100 dias de gerenciamento, em uma conjuntura na qual se combinam promessas de campanha cumpridas e a existência de temas vitais pendentes de uma solução definitiva.

A aprovação e colocação em marcha do bônus de 100 dólares mensais a adultos maiores de 70 anos carentes de aposentadoria, uma das peças chave na passada contenda eleitoral, destaca entre os compromissos os quais o executivo já deu resposta.

Unido a isso, a força pública recebeu um aumento salarial, de 100 dólares no caso dos agentes e até mil para os comissionados.

Martinelli dispôs, também, de medidas para reduzir os níveis de morosidade nos pagamentos por concessões do Estado, em uma estratégia que aponta a elevar os níveis de arrecadação financeira.

Nessa própria direção inserem-se os recentes ajustes fiscais aprovados no órgão legislativo unicameral, com aumentos de impostos a jogos de casualidade e a Zona Livre de Colón, entre outras disposições que geraram rejeição no setor empresarial.

No entanto, temas pontuais em matéria de saúde, transporte e segurança estão ainda à espera de políticas suscetíveis que possam contribuir com soluções definitivas.

Em comentários emitidos nesta quinta-feira, o mandatário minimizou os 100 dias de gerenciamento e atribuiu aos meios de difusão a significação dada à data.

Ao mesmo tempo, admitiu que nesse período é difícil colocar em marcha mecanismos que permitam cumprir com os objetivos propostos.

Um dos elementos alvos de questionamentos é o das contratações diretas, com aproximadamente 100 milhões de dólares em operações marcadas fora de licitação desde julho até hoje.

Também gerou rejeição a lei de reforma à Carreira Administrativa, concebida para deixar sem efeito a imobilidade de servidores públicos nas instituições públicas.

Adotada sob o argumento de revisar as nomeações realizadas durante os dois últimos anos, o regulamento compromete o emprego de milhares de pessoas que trabalham no aparelho do estado.

O transporte concentra uma parte importante dos problemas, um setor no qual até o momento a ação do governo se concentra na criação da Secretaria do Metrô e a licitação para captar empresas que assessorarão esse sistema.

Frente a isso, a Autoridade do Trânsito e Transporte Terrestre (ATTT) ficou sem diretora depois da renúncia de Sandra Escorcia e se estuda sua integração no Ministério de Obras Públicas.

Enquanto, o serviço de ônibus é branco de frequentes críticas por parte dos usuários, sem que surja um sinal que aponte a alternativas de solução.

Nas últimas semanas o palco panamenho reportou protestos de sindicatos, comunidades indígenas e estudantes, todas vinculadas com reclamos às autoridades e que poderiam ganhar espaço em curto prazo para somar assim novos elementos ao panorama político nacional.

mgt/mem/bj







México e Cuba na lista de honra da ONU

Nações Unidas, 8 out (Prensa Latina)

México e Cuba são as únicas nações latino-americanas incluídas na lista de honra de países que mais árvores semeiam, elaborada pelo Programa da ONU para o meio ambiente (PNUMA).

Essa relação foi divulgada aqui e está encabeçada pela China, com um total de dois bilhões e 600 milhões de exemplares plantadas dentro de uma campanha que propiciou a semeadura de sete bilhões em todo mundo.

México aparece no quarto posto, com 537 milhões, e Cuba na sétima posição, com 137 milhões.

Entre os primeiros 10 lugares da lista não aparece nenhum país do mundo industrializado. Deles, Estados Unidos está situado no décimo quarto lugar.

A campanha foi lançada em 2006 com a meta inicial de 1 bilhão de árvores em resposta ao aquecimento global e os problemas vinculados à sustentabilidade do planeta, como a escassez de água e a perda de diversidade biológica.

A informação do PNUMA informa que o exemplar 1 bilhão é uma oliveira africana semeada em novembro de 2007 na Etiópia.

Um balanço com fechamento no final de setembro passado contabilizou sete bilhões 300 mil árvores em 167 países, mais de uma por habitante do planeta.

Ao destacar a importância da vegetação para a vida no planeta, a agência da ONU falou de seu papel na redução dos níveis de dióxido de carbono na atmosfera.

Nesse sentido, alertou contra o crescente desmatamento e devastação de árvores que no presente destroem 13 milhões de hectares por ano, equivalentes às superfícies da Grécia ou da Nicarágua.

Os 10 países com maior riqueza florestal são a Rússia, Brasil, Canadá, Estados Unidos, China, Austrália, República Democrática do Congo, Indonésia, Peru e Índia, que em conjunto representam dois terços da superfície coberta de bosques.

mgt/vc/bj










Comprova embaixador caráter bélico de bloqueio dos EUA contra Cuba

Santo Domingo, 8 out (Prensa Latina)

A intenção bélica do bloqueio dos Estados Unidos foi substanciada em uma dissertação sobre o tema na Academia Dominicana da História por Juan Astiasarán, embaixador de Cuba aqui.

O propósito de render pela fome e semear o descontentamento está plasmado em um memorando de um subsecretario de Estado norte-americano em data longínqua de 1960, meses após o triunfo da Revolução liderada por Fidel Castro, recordou o diplomata.

Objetivos anexionistas primeiro e intervencionistas depois estavam presentes em sucessivos governos estadunidenses desde fins do século XIX e se concretizaram na intervenção militar na Guerra de Independência, quando o Exército Libertador lutava contra à Coroa espanhola.

Essa política ficou plasmada nos direitos à intervenção impostos na Constituição cubana de 1902, base do expansionismo econômico e o hegemonismo político vigentes até a queda da ditadura pró-estadunidense de Fulgêncio Batista.

O diplomata relembrou os terríveis índices de desemprego, mortalidade infantil e materna, analfabetismo e abandono das camadas populares camponesas e operárias vigentes em seu país antes do triunfo revolucionário cujas intenções de resgate nacional foram castigadas por Washington.

Falou também dos diversas regulamentos, leis e medidas, codificadas na denominada Lei Helms-Burton cuja apoteose foram as restrições impostas pela administração do ex presidente George Bush.

Explicou que as recentes medidas adotadas do atual governo norte-americano não significam um relaxamento do bloqueio, mas que retroagem à situação à que existia antes de que a equipe Bush decretasse restrições que foram recusadas por um amplo segmento dos cubanos residentes nos Estados Unidos.

Atualmente, Cuba continua impedida de adquirir bens e serviços que tenham mais de 10 por cento de componentes norte-americanos, inclusive dispositivos médicos para menores que padecem patologias cardíacas graves e leucemia, destacou Astiasarán num auditório completo apesar de uma forte chuva.

A isso há que somar que o bloqueio custou a Cuba mais de 236 bilhões de dólares à taxa atual dessa moeda, soma que constitui o orçamento de qualquer país durante décadas. No entanto, essa política, definida como bélica por convenções internacionais, não impediu que Cuba alcançasse índices de desenvolvimento humano acima da imensa maioria dos países latinoamericanos, graças à vontade popular de defender suas conquistas, afirmou.

lgo/msl/bj








Congresso dos EUA aprova transferência de presos em Guantánamo

Washington, 8 out (Prensa Latina)

Líderes do Congresso estiveram hoje de acordo em transferir prisioneiros do cárcere militar de Guantánamo, Cuba, para serem processados em tribunais civis dos Estados Unidos.

A decisão de dirigentes na Câmara de Representantes e o Senado significa uma vitória parcial para a administração do presidente Barack Obama, comenta o jornal New York Daily News.

Os congressistas incluíram a resolução em duas peças diferentes de projetos de lei: uma de 43 mil milhões de dólares para o Departamento de Segurança Interior e uma emenda sobre orçamento militar.

Apoiamos um processo no qual os detentos em Guantánamo possam ser julgados em território estadunidense, explicou o representante democrata por Carolina do Norte David Price.

Porta-vozes da Casa Branca aplaudiram a setença como um passo positivo que poderia facilitar o procedimento contra muitos reclusos que Washington cataloga como combatentes inimigos.

A administração federal estadunidense confirmou que mantém o plano de fechar o cárcere de Guantánamo em janeiro próximo, e em breve revelará mais detalhes a respeito.

Um comunicado da Casa Branca citado pelo jornal The Wall Street Journal afirma que o fechamento da prisão de Guantánamo continua sendo um ponto importante na agenda do presidente Obama.

A prisão militar estadunidense -arbitrariamente instalada na ilha antilhana- manteve-se por decisão do Congresso após seu eventual fechamento ter sido recusado inclusive por partidários de Obama.

Pressões republicanas a respeito das futuras localizações de cerca de 200 cativos induziram aos correligionários de Obama a remover os fundos deste programa para as guerras no Iraque e Afeganistão.

mgt/jvj/bj








Cresce na Venezuela mobilização indígena para fórum antiimperialista

Caracas, 8 out (Prensa Latina)

Indígenas venezuelanos dos estados de Amazonas, Anzoátegui, Bolívar, Delta Amacuro, Monagas, Sucre e Zulia mobilizam-se hoje para assistir ao III Congresso antiimperialista dos povos originários, previsto amanhã em Apure com 21 países.

De vários pontos saem caravanas e grupos em representação das 40 etnias deste país, que debaterão em San Fernando de Apure junto a dezenas de delegados visitantes estratégias conjuntas para promover a paz e recusar a instalação de novas sete bases militares norte-americanas na Colômbia.

Segundo os organizadores, o fórum nos planos venezuelanos se estenderá durante cinco jornadas e fará parte das ações para comemorar a resistência aborígene contra o colonialismo, celebrada aqui a cada 12 de outubro.

Além do tema político, os indígenas compartilharão experiências desenvolvidas em suas comunidades e coordenarão medidas em defesa de suas tradições ancestrais.

De acordo com a ministra venezuelana para Povos Indígenas, Nicia Maldonado, participarão no III Congresso representantes de Bolívia, Canadá, Colômbia, Equador, Nicarágua, Panamá, Peru e Paraguai.

O fórum servirá de palco para a entrega de títulos de terra a comunidades originárias.

lgo/wmr/bj










Alemã Herta Mueller feliz por Prêmio Nobel de Literatura

Berlim, 8 out (Prensa Latina)

A escritora alemã Herta Mueller disse aqui que a concessão hoje do Prêmio Nobel de Literatura 2009 a deixou sem palavras, ainda não acredito, declarou à imprensa.

Espero recuperar a fala cedo, disse a poeta, premiada pela Academia sueca em honra a um trabalho que, "com a concentração da poesia e a franqueza da prosa, pinta o panorama dos despossuídos".

O poeta deixou para traz grandes favoritos como os israelense Amos Oz, que encabeçava a lista de candidatos, a narradora argelina Assia Djebar e os italianos Claudio Magris e Antonio Tabucchi, entre outros.

A notícia surpreendeu o mundo literário alemão. O prêmio Nobel Günter Grass destacou que, ainda que seu favorito era Oz, a Academia fez muito boa eleição. Mueller é uma muito boa novelista, declarou o autor do tambor de Hojalata.

A Associação dos Escritores Alemães também ressaltou "sua alegria sem limites" porque o Nobel ficou em casa. A premiação tomou-nos por surpresa, é uma das grandes vozes que temos, forte e fina, destacou Gottfried Honnefelder, presidente dessa instituição.

O prêmio Nobel será entregue no próximo 10 de dezembro em uma cerimônia oficial em Estocolmo.

mgt/may/ag/bj







Bolívia organiza feira comercial para Cúpula da ALBA

La Paz, 8 out (Prensa Latina)

O ministério de Desenvolvimento Produtivo e Economia Plural de Bolívia organiza uma feira expositora no âmbito da VII Cúpula da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (ALBA), com sede na cidade de Cochabamba.

De acordo com um boletim dessa pasta a que teve acesso Prensa Latina, se habilitaram 100 stands para que os produtores e empresários bolivianos e estrangeiros convidados possam expor seus produtos aos países membros da opção integradora.

Prevê-se que no evento participem mais de 30 empresas internacionais e ao redor de uma centena de entidades bolivianas.

O documento destaca que também terá lugar uma rodada de negócios entre empresários, exportadores e importadores das nove nações que conformam a ALBA.

Entre os dias 15 e 17 de outubro, os setores produtivos ofertarão e exporão alimentos, bebidas, confecções, madeira, couros e derivados, artesanato e joalheria, medicamentos, produtos informáticos e turismo.

A convocação para participar na feira, dirigida ao setor do micro, pequena e média empresa, foi apresentada em 4 de outubro em escala nacional pela agência estatal Promove Bolívia.

O presidente Evo Morales destacou ontem o orgulho de ser anfitrião do fórum de chefes de Estado e representantes dos governos do Equador, Venezuela, Cuba, Bolívia, Nicarágua, Dominica, Honduras, San Vicente e as Granadinas, e Antigua e Barbados.

Será uma verdadeira festa antiimperialista, adiantou o mandatário em um encontro com autoridades e representantes de organizações sociais.

Nesse sentido, convocou à população a participar do fórum, que entre os dias 16 e 17 próximos tratará de importantes temas regionais e mundiais.

Segundo o Comitê Organizador da Cúpula, um dos momentos mais importantes será o encontro entre os mandatários e os movimentos sociais, previsto para a tarde de 17 de outubro no estádio cochabambino Félix Capriles, o qual servirá de encerramento ao evento regional.

lgo/por/bj













Denunciam respaldo de polícia regional a traficantes na Venezuela

Caracas, 8 out (Prensa Latina)

Parlamentares venezuelanos promovem hoje diante das autoridades a intervenção da polícia regional do estado venezuelano Zulia, segundo evidências de colaboração com paramilitares colombianos.

A deputada Íris Varela, que acusou a esse corpo armado de servir como segurança de paramilitares e narcotraficantes, anunciou que já viu a possibilidade com o ministro de Interior e Justiça, Tareck O Aissami, diante da grande quantidade de denúncias.

Ontem a prefeita do município José María Semprún, Luzia Mavarez, informou à comissão parlamentar de Política Interior que a localidade está praticamente tomada por irregulares que extorsionam e cometem outras ilegalidades com impunidade.

Mavarez explicou aos deputados que em cumplicidade com servidores públicos da Polícia Regional opera na zona uma máfia de extorsão e mercenários que pressiona a toda a colectividade com a proteção de autoridades policiais.

Segundo a denúncia, que se soma a outras similares no passado, Varela qualificou de muito graves as evidências e apontou que a própria prefeita foi ameaçada com uma pistola em sua casa, o que a levou a pedir uma investigação dos organismos correspondentes.

Denunciou que existem vídeos, fotografias e documentos sobre a presença de paramilitares colombianos no Sul do Lago de Maracaibo em Zulia, estado ocidental fronteiriço com a Colômbia.

E que, de acordo com a denúncia da prefeita, a Polícia Regional praticamente abre caminho aos paramilitares, os cobradores de propinas (extorsão e os traficantes que vendem a droga.

Para a legisladora, vice-presidenta da comissão de Política Interna, a situação é resultado da política do governador do estado, Pablo Pérez, quem disse- facilita a incursão de grupos paramilitares e narcotraficantes.

Segundo reiteradas denúncias, Pérez e outros opositores ao presidente do país, Hugo Chávez, apoiam a introdução de grupos irregulares colombianos também com fins políticos que incluem a desestabilização.

Estes constituem um elemento a mais nos planos secessionistas de alguns setores opositores que, destacado pelo próprio Chávez, tentam separar os estados fronteiriços do resto do país, com um plano similar ao da chamada meia lua na Bolívia.

lgo/ml/bj

O legado de Che

8 de outubro de 2009

Por João Pedro Stedile*

Em 8 de outubro cumpre-se o aniversário do assassinato de Che Guevara pelo exército boliviano. Após sua prisão, em 8 de outubro de 1967, foi executado friamente, por ordens da CIA. Seria ''muito perigoso'' mantê-lo vivo, pois poderia gerar ainda mais revoltas populares em todo o continente.

Decididamente, a contribuição de Che, por suas idéias e exemplo, não se resume a teses de estratégias militares ou de tomada de poder político. Nem devemos vê-lo como um super-homem que defendia todos os injustiçados e tampouco exorcizá-lo, reduzindo-o a um mito.

Analisando sua obra falada, escrita e vivida, podemos identificar em toda a trajetória um profundo humanismo. O ser humano era o centro de todas as suas preocupações. Isso pode-se ver no jovem Che, retratado de forma brilhante por Walter Salles no filme Diários de Motocicleta, até seus últimos dias nas montanhas da Bolívia, com o cuidado que tinha com seus companheiros de guerrilha.

A indignação contra qualquer injustiça social, em qualquer parte do mundo, escreveu ele a uma parente distante, seria o que mais o motivava a lutar. O espírito de sacrifício, não medindo esforços em quaisquer circunstâncias, não se resumiu às ações militares, mas também e sobretudo no exemplo prático. Mesmo como ministro de Estado, dirigente da Revolução Cubana, fazia trabalho solidário na construção de moradias populares, no corte da cana, como um cidadão comum.

Che praticou como ninguém a máxima de ser o primeiro no trabalho e o último no lazer. Defendia com suas teses e prática o princípio de que os problemas do povo somente se resolveriam se todo o povo se envolvesse, com trabalho e dedicação. Ou seja, uma revolução social se caracterizava fundamentalmente pelo fato de o povo assumir seu próprio destino, participar de todas as decisões políticas da sociedade.

Sempre defendeu a integração completa dos dirigentes com a população. Evitando populismos demagógicos. E assim mesclava a força das massas organizadas com o papel dos dirigentes, dos militantes, praticando aquilo que Gramsci já havia discorrido como a função do intelectual orgânico coletivo.

Teve uma vida simples e despojada. Nunca se apegou a bens materiais. Denunciava o fetiche do consumismo, defendia com ardor a necessidade de elevar permanentemente o nível de conhecimento e de cultura de todo o povo. Por isso, Cuba foi o primeiro país a eliminar o analfabetismo e, na América Latina, a alcançar o maior índice de ensino superior. O conhecimento e a cultura eram para ele os principais valores e bens a serem cultivados. Daí também, dentro do processo revolucionário cubano, era quem mais ajudava a organizar a formação de militantes e quadros. Uma formação não apenas baseada em cursinhos de teoria clássica, mas mesclando sempre a teoria com a necessária prática cotidiana.

Acreditar no Che, reverenciar o Che hoje é acima de tudo cultivar esses valores da prática revolucionária que ele nos deixou como legado.

A burguesia queria matar o Che. Levou seu corpo, mas imortalizou seu exemplo. Che vive! Viva o Che!

* Integrante da coordenação nacional do MST e da Via Campesina

Queremos que sejam como CHE

Publicado por:

Redação Cuba Viva 8 out, 2009

Se queremos expressar como aspiramos que sejam nossos
combatentes revolucionários, nossos militantes, nossos homens,
devemos dizer sem vacilação de nenhuma índole: que sejam como Che!
Se queremos expressar como queremos que sejam os homens das futuras
gerações, devemos dizer: que sejam como Che! Se queremos dizer
como desejamos que se eduquem nossas crianças, devemos dizer sem
vacilar: queremos que se eduquem com o espírito de Che! Se
queremos um modelo de homem, um modelo de homem que não pertence a
este tempo, um modelo de homem que pertence ao futuro, de coração
digo que esse modelo sem uma só mancha em sua conduta, sem uma só
mancha em sua atitude, sem uma só mancha em sua atuação, esse modelo
é Che! Se queremos expressar como desejamos que sejam nossos filhos,
devemos dizer com todo o coração de veementes revolucionários:
QUEREMOS QUE SEJAM COMO CHE!

(Discurso de Fidel no velório solene em memória do Comandante
Ernesto Che Guevara na Plaza de la Revolución, Havana, 18 de
outubro de 1967).





Galeria fotográfica: Che na Revolução Cubana 1955-1966
http://www.cubadebate.cu/fotorreportajes/2009/10/08/galeria-ernesto-che-guevara-revolucion-cubana-1955-1966-fotos/


Canções dedicadas a CHE (+ vídeos)

http://www.cubadebate.cu/noticias/2009/10/08/canciones-dedicadas-al-che-videos/


Centro de Estudos Che Guevara
http://www.centroche.co.cu/

DF - DECLARAÇÃO DA ANCREB-JM

Publicado por:

Redação Cuba Viva 8 out, 2009


“La ANCREB-JM (Asociación de Cubanos Residentes en Brasil - José Martí) rechaza las infamias y mentiras dichas por la bloguera cubana Yoani Sánchez en recientes entrevistas concedidas a vehículos de comunicación brasileños.
La ANCREB-JM capitulo Brasilia, repudia enérgicamente las declaraciones de la bloguera cubana y hace patente nuestra firme convicción de que en cualquier lugar del mundo que haya un cubano digno, martiano y amante de nuestras conquistas, siempre habrá un bastión inexpugnable de la Revolución.
Bien vale la pena recordarle a Yoani Sánchez que Cuba, su país, vive desde hace 50 años un horrendo y brutal bloqueo económico, impuesto por los Estados Unidos de Norteamérica, el mismo país que le paga por sus super dimensionadas informaciones, y que ha impedido recibir hasta los más elementales medicamentos, alimentos o equipos médicos para ayudar a la población, de la cual ella y su familia forman parte.
Podríamos decirle a Yoanny, ajustándonos a la más estricta verdad, que el índice de desempleo de la Cuba pre-revolucionaria era uno de los mayores en América Latina, que el índice de analfabetismo era de 23%; que la mortalidad infantil era de 62,3 por cada mil nacidos vivos, que el índice de mortalidad materna era altamente significativo y que de los aproximados 6 mil médicos que habían en Cuba al triunfo de la Revolución, la mitad abandonó el país estimulados por los Estados Unidos. Esa es la pura verdad.
Cuanta manipulación de los datos. Yoanny conoce perfectamente los excelentes resultados de Cuba en la salud. Como negar que el índices de mortalidad infantil fue reducido a valores de primer mundo, 5,3 por cada mil nacidos vivos?, que su hijo hoy con 14 años es prueba de ello…; como minimizar el esfuerzo de miles y miles de jóvenes que en 1961 eliminaron el analfabetismo en Cuba?. Como ocultar que las obras de Jose Martí, Gabriel García Marquez, Cintio Vitier, Galeano, Mario Benedetti, entre otros, son conocidas por nuestro pueblo. Como desconocer la importante Feria Internacional del Libro de la Habana, el Premio Casa de las Américas, la Bienal de Artes Plásticas y los Festivales de Cine Latinoamericano, del Ballet Nacional de Cuba y de Teatro, acontecimientos culturales que reúne lo mejor de la literatura, el cine, la danza y las artes escénicas y plásticas mundiales. Será que ella no conoce estos datos y eventos?
Quisiera recordarle a Yoany que en Cuba no hay Escuadrones de la Muerte, que no hay desaparecidos, que no se tortura en la prisiones, y que muchos ex detenidos, dejan las prisiones con títulos hasta universitarios; que Cuba contrarrestó el éxodo de los médicos desarrollando una de las más conceptuadas Escuelas de Medicina del mundo y hoy consta con un ejército de 72, 416 de estos abnegados profesionales de la salud para un índice de 1 médico para cada 155 habitantes.
Ella olvidó, también, decirle a los periodistas que Cuba colabora con los países menos desarrollados del Tercer Mundo llevando sus médicos, científicos y personal de la salud a recónditos lugares donde sólo los médicos cubanos llegan con la misma alegría con que trabajan en los hospitales de las grandes ciudades y todo a cambio del reconocimiento al internacionalismo proletario, que todos esos cubanos por todo el mundo suman aproximadamente 51 mil trabajando en 98 países del mundo.

Al parecer la Sra. Yoani ha olvidado que Cuba ha compartido sus conquistas con otras naciones del mundo. Se han graduado en Cuba a lo largo de más de cuatro décadas más de 50 000 jóvenes de 130 países, de los cuales más de 32 000 son africanos. Más de 32 mil jóvenes de 118 Estados, principalmente del Tercer Mundo, estudian gratuitamente en nuestros centros educacionales, el 78% la especialidad de Medicina. Este humanismo de la revolución cubana se refleja, entre otros aspectos, en el programa cubano de alfabetización “Yo si puedo”, que se desarrolla en más de15 países ya suma más de 2 millones 82 mil 425 alfabetizados y recibió un premio de la UNESCO por su efectividad y calidad; así como “La Operación Milagros”, consistente en la realización de cirugías gratuitas a afectados de problemas visuales, fundamentalmente cataratas, que ha beneficiado 88 mil 988 pacientes de 13 países, 305 mil 930 de Venezuela, 96 mil 855 cubanos y 24 mil 24 caribeños de 14 países de la región.
Para finalizar queremos expresarles a las Revistas VEJA y EPOCA y a la bloguera de que Cuba es Revolución, y que gracias a ella tenemos ante todos un bien ganado prestigio que ha sido reconocido hasta por las personas más reaccionarias del planeta, de que continuaremos adelante con el proceso revolucionario y que siempre estaremos al lado de las causas más nobles a lo largo y ancho del mundo.


ASOCIACION DE CUBANOS RESIDENTES
CAPITULO DE BRASILIA

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

A palavra originária no Equador [ 08.10.09 ]

.
A palavra originária no Equador
Por Elaine Tavares - jornalista

08.10.2009 - Desde o ginásio Rumiñahui até a sede da Confederação de Nacionalidades Indígenas do Equador (Conaie) são uns 15 minutos de ônibus. Toma-se o Ecovia que segue pela avenida Seis de Dezembro afora até o final, um caminho longuíssimo. Os ônibus são articulados e rápidos já que seguem por um corredor exclusivo. A passagem é 0,25 centavos de dólar. Além do que é domingo e o tráfego quitenho está um paraíso. Durante a semana quase não se pode andar pela cidade, por conta do número de carros circulando. Dizem que são mais de 500 mil automóveis e deve ser verdade, já que, apesar das largas avenidas, os engarrafamentos são uma constante.

Dentro do ônibus segue o povo, que é igual em qualquer parto do mundo. Carros lotados, gente apertada, numa cidade de dois milhões de almas. Uma mulher com uma criança no colo é completamente ignorada pelos que estão sentados e “la nave vá”. É domingo em Quito e os funcionários do hotel recomendam que não se ande sozinha pelas ruas. “Há muitos marginais”. De novo, tudo como em qualquer outro lugar do mundo. Verdades e preconceitos. Na parada recomendada desço e fico um pouco perdida. Não há viva alma na rua. Ando um pouco e logo vejo ao longe algumas mulheres, tipicamente quitenhas, com suas roupas originárias. Decido segui-las. Aperto o passo e as abordo. “Por favor, onde fica a Conaie?” Elas param e me olham desconfiadas. “Da parte de quem?” Começo a ladainha de que sou jornalista brasileira e quero conversar com o pessoal sobre o que está acontecendo na luta contra a Lei de Águas. “Conhece o MST?” Uff, estou achada. “Sim, claro”. E passo a narrar as lutas do sem-terra no Brasil. As mulheres, já mais tranqüilas, se desarmam. “Venha. Estamos indo para lá”.

A mítica Conaie, que reúne sob sua direção mais de três milhões de originários no Equador, é um prédio antigo pintado de um rosa desbotado, com um grande portão de ferro. Não há placa nem indicação de que ali está uma das mais importantes entidades do movimento originário da América Latina. Lá dentro estão dirigentes indígenas de todos os cantos do país, da serra, da costa e da Amazônia. Vieram para uma reunião na qual decidirão sobre o encontro com o presidente Rafael Correa. Mulheres e homens aguçam o olhar quando passo portão adentro. Uma rápida conversa, algumas explicações e logo se abrem todas as portas. “Vamos realizar uma reunião interna. Há muitas coisas que resolver”. Boa parte da direção da Conaie e da Ecuarunari estivera em Puyo, na área amazônica, onde se deram conflitos entre os moradores da etnia Shuar e a polícia, no dia 02 de outubro, por conta da luta dos originários contra a lei de água. Os dirigentes tinham ido para um encontro envolvendo todas as comunidades ligadas a entidade. “É que é nossa prática ouvir todo mundo antes de tomar qualquer decisão”. Um jeito muito indígena de organizar a vida.


A luta no Equador

Andando pelas ruas de Quito fica indisfarçável a cara originária da cidade e se entramos país adentro isso se torna mais forte. “Somos 45% da população”, diz Gonzalo Guzmán, da Ecuarunari. Mas, segundo ele, muitos indígenas preferem negar sua raiz. “Se for ver o censo vão dizer que somos só uns 20%, mas não é verdade. Basta andar pelas ruas e pronto, já se vê”. E assim é. Por outro lado, a questão indígena aparece como uma ondulação incomodativa na vida cotidiana. Na primeira semana de outubro, quando uma movimentação na região amazônica acabou em conflito entre polícia e indígenas, com um saldo de um morto (Basco Wizuma, da etnia Shuar) e 40 feridos, não era outro senão este assunto a tomar contas das rodas de conversa nas universidades, nos bares, na rua. “Correa está sendo um bom presidente, mas ele não conhece o povo originário. Tem muito que avançar nesta parte”, fala Lucho, um taxista de pouco mais de 30 anos, formado em Química. “O que passa é que nos vêem como índios, tudo igual, e não é assim. O povo da costa é diferente do povo da região amazônica ou da serra. Se os políticos não entendem isso, é seguro que se equivocam”

Nada podia ser mais verdadeiro. O conflito se deu na região amazônica, envolvendo basicamente a etnia Shuar, uma nação de longa tradição guerreira. Naquela terça-feira do dois de outubro, eles decidiram fechar a ponte sobre o rio Upano que interliga toda a província de Morona Santiago, na amazônia equatoriana. Ações desta natureza, os famosos “paros”, são comuns no Equador, por isso não havia maiores preocupações, afinal, as manifestações seriam pacífica. Os originários estavam em luta contra Lei de Águas que segue em discussão no país. Dizem eles que da maneira como está redigida abre brechas para a privatização e isso vai contra os princípios constitucionais. Esperava-se então que as paralisações seguissem sem maiores problemas. Mas, a governadora da província, Sonia Ortega, decidiu enviar uma guarnição policial. Eram mais de 100. Para os Shuar, aquilo apareceu como uma provocação à guerra e daí para o confronto foi um estalo. Indignados com o operativo, os Shuar partiram para a defesa de suas posições. Nas mãos levavam seus tacapes e espingardas de chumbo, usadas comumente para a caca, visto que são um povo caçador. Nada de “armas” como dizia a imprensa no dia seguinte. Apenas seus instrumentos de trabalho. Confrontados pela força desproporcional, reagiram. O resultado foi um professor de 45 anos morto e 40 feridos, entre eles muitos policiais.

A grande imprensa equatoriana não difere em nada da grande imprensa de qualquer país capitalista. Com tremendo alarde, as manchetes apontavam para os conflitos, culpando os indígenas, obviamente, pelos fatos acontecidos. As fotos gigantes mostravam os rostos originários pintados de negro e em expressões ferozes. A mensagem subliminar aparecia bem clara. De novo, a barbárie indígena se sobrepondo aos interesses do país. O presidente Correa foi à televisão no final do dia lamentar os fatos e chamar para o diálogo. Também repetia velhas fórmulas de esperar a catástrofe para comportar-se como estadista. É que os movimentos originários estavam há tempos discutindo que a lei tinha problemas e que havia que dialogar. Mas, foi preciso um morto para que as portas se abrissem.

Água: expressão do sagrado

Entre alguns grupos de intelectuais críticos, ligados a universidade, a opinião era de que Correa havia dado uma “pateada”, ao fazer declarações na imprensa dizendo que as manifestações eram inúteis e que a Conaie não tinha representatividade. Não mostrou tato. Tivesse agido de maneira menos prepotente, os protestos não precisariam acontecer. A lei é ainda apenas uma proposta, o que significa que é possível fazer mudanças. “O melhor era ter recebido os indígenas e escutados suas reivindicações. O movimento estava em descenso, e agora tomou corpo, vida, a ponto, inclusive, de os índios indicarem onde e quando vão falar com o presidente. Isso só fortalece o movimento”, diz Manuel Salgado, professor da Universidade Central do Equador.

Nas ruas, a reflexão é igual. Verônica, uma vendedora de flores da Plaza Mayor conta que é da etnia kichua, que gosta muito do presidente, mas que nessa questão ele se equivocou. “Devia ter escutado os índios antes. Nós só queremos defender a natureza”. E aí reside toda a problemática. Para as comunidades originárias a natureza não é uma coisa que deve ser preservada para que sirva ao turismo ou qualquer coisa assim. A natureza é parte de sua própria identidade. Assim, fazer algum dano a natureza é como cortar a própria carne. Por isso estão em alerta. A nova lei de água apresenta sutis brechas que podem conduzir a privatização e, para eles, a água não pode nunca servir como algo a ser comerciado. Assim, embora o governo diga que a constituição não permita a privatização, a lei explicita, no artigo 14, que a gestão da água pode ser pública, privada ou comunitária. Então, o que significa a palavra “privada” aí metida? Esta é uma questão que os originários querem esclarecer.

Neste contexto é muito importante que os tecnocratas que elaboram leis saibam que água tem uma significação extremamente importante, principalmente para a cultura Shuar, tanto que são chamados de povo das cascatas, porque é ali, nas quedas de água onde cultuam seus deuses, fazem seus ritos e cumprem seus rituais. Assim, para eles, ferir a água é destruir o próprio povo. Além disso, sendo a água o espaço do sagrado, morada de Arutam, o deus supremo, tampouco pode converter-se em bem privado. É também da água que saem Shakaim, para ensinar as várias formas de trabalho, Tsunki, que entrega poder de cura aos xamãs, Uwi, que renova as frutas e animais e Etsa que auxilia na caça aos animais. Assim, compreendendo a cosmovisão Shuar, fica muito mais fácil entender porque a água é uma questão inegociável. Se, num estado que se auto-intitula plurinacional (o que significa respeitar a cultura, a organização e a gestão dos territórios ocupados pelos povos originários), esta questão não é levada em conta, fica muito difícil acreditar que as mudanças possam mesmo acontecer.

Outro problema que a lei pode trazer para as comunidades originárias é a parte que tem relação com a mineração. Seguir explorando minérios de forma extensiva nas terras comunais é colocar em risco a mãe terra e, igual, toda a vida que ali vive, inclusive chegando a contaminar a água, a qual já vimos que é fundamental para os povos. Os técnicos do governo dizem que, hoje, já existem técnicas avançadas de mineração que não contaminam a natureza, mas os indígenas não tem qualquer razão para acreditar nisso, afinal são mais de cinco séculos de enganação. Além do mais, sabe-se que muito nas terras amazônicas podem ter muito ouro, o que atiça a cobiça de muita gente. E cobiça é algo muito destruidor, basta pensar no que foi a conquista. Nesse sentido, para se fazer confiar, o governo de Correia precisaria avançar muito na compreensão de quem são os povos originários e sob qual cosmovisão vivem. “Existem muitos consensos entre nós e a proposta do socialismo do século XXI, mas em uma coisa nos diferenciamos radicalmente. Eles seguem apostando num modelo de desenvolvimento que esgota os recursos naturais. Nós não aceitamos isso. Há que avançar para um modelo que leve em conta a natureza”.

Gonzalo Guzmán, Diretor de Recursos Hídricos da Ecuarunari, afirma que as comunidades não estão fechadas ao diálogo com o governo, muito pelo contrário. Para os povos originários, quanto mais se puder avançar nas conversações, melhor. Afinal, por mais guerreiros que possam ser, não lhes é agradável entrar em conflito, como igual não é bom para ninguém. Assim que agora discutem como realizar este diálogo e em que bases. “Não queremos desestabilizar governos, nada disso. Sabemos que há avanços significativos no Equador, mas queremos ser ouvidos. Dizem que somos manipulados pelos políticos, mas isso só mostra o desconhecimento da nossa causa, que não é de hoje”.

No Equador, as comunidades originárias estão organizadas em comunas. Elas são o centro da vida e é ali que tudo é decidido. São, ao todo, 3.700. Nenhuma decisão é tomada sem que toda a gente seja ouvida, por isso tudo é bem demorado. Logo depois do conflito que vitimou um professor Shuar, as comunas passaram dois dias a discutir e deliberar. Enquanto isso, outros grupos seguiam trancando estradas, pois a palavra esmorecer não consta no dicionário dos originários. Só no domingo, depois de ouvidas as comunidades, as lideranças voltaram para a capital onde decidiram como iria ser a conversa com o presidente. Para eles, é fundamental que o governo trabalhe a partir de quatro pontos fundamentais: 1) que as províncias de Pastaza e Morona sejam declaradas ecologicamente responsáveis e, por conseguinte, que cesse a exploração mineira e petrolífera; 2) que se potencialize a educação bilíngüe, 3) que se entregue às comunidades o título de propriedade dos territórios que ocupam e 4) que os projetos de desenvolvimento na região amazônica sejam administrados pela Federação Shuar.

O diálogo com o presidente

A segunda-feira começou tensa em Quito. Era dia de conversa. No palácio presidencial, uma grande mesa foi preparada para receber as lideranças das comunidades das três grandes regiões do Equador. Os 130 delegados entraram e outros dois mil ficaram no lado de fora, fazendo pressão. O presidente da Conaie, Marlon Santi, foi duro e exigiu respeito aos povos originários. “Não aceitaremos que nos chamem de loucos ou que digam que nossas manifestações sejam inúteis”. E Rafael Correa rebateu: “Quem foi o estúpido que disse isso?” Ao que Santi esclareceu, olhando firme nos olhos do mandatário: “O senhor mesmo, presidente!” Ouviram-se risos e Correa fechou a cara. Outro momento de tensão ocorreu quando o presidente passou a interromper a fala de Humberto Cholango, da Ecuarunari. “O senhor escute, presidente, que quando o senhor falar nós escutaremos com atenção”. Ninguém ali estava para brincadeira. Passada a tensão, governo e entidades começaram a discutir a pauta. Os originários levaram 25 pontos de debate, inclusive alertando ao presidente sobre alguns de seus assessores, apontados como “neoliberais”, os quais nominaram.

Foram seis horas de um tenso diálogo que terminou com o consenso sobre seis pontos. 1) Impulsionar os princípios constitucionais que legalizem o Estado Plurinacional e intercultural; 2) que o diálogo entre originários e governo se dê em comissões com gente que tenha capacidade de mando; 3) se fomentará a educação bilíngüe e as autoridades serão eleitas; 4) haverá uma comissão mista para discutir mudanças na Lei de Água; 5) haverá uma comissão mista para investigar a morte de Bosco Wizuma; 6) haverá uma comissão mista para revisar a Lei sobre a Mineração.

As lideranças indígenas decidiram dar um voto de confiança ao governo de Rafael Correa e saíram com o propósito de suspender os levantamentos. Mas esta não é uma questão que tenha terminado. O tema indígena no Equador não é fácil de ser resolvido. Como em toda América Latina, o racismo é ainda muito grande e há receios de traição por parte dos brancos, coisa bastante comum quando se iniciam negociações. A história mostra claramente que sempre que os originários decidiram unir-se aos brancos, acabaram traídos. Por isso, os diálogos sempre se dão num clima tenso.

Já o movimento dos povos originários também está matizado com muitas correntes de pensamento, algumas sobre as quais a direita avança. Há os comunistas, os socialistas, os da esquerda cristã. Algumas tendências são inclusive acusadas de “racistas” por dirigentes e intelectuais brancos e cholos (mestiços). Ao que Guzmán, da Ecuarunari, rebate com energia: “Racistas são os brancos que tentam nos manter submetidos desde há quinhentos anos. Quem diz uma coisa dessas mostra não ter a capacidade de nos conhecer”.

O futuro

O fato é que as entidades mais etnicistas da luta originária tampouco descartam as propostas socialistas, até porque este tipo de forma de organizar a vida é muito parecido com sua organização ancestral. O poder está sempre na comunidade e na organização territorial. É ali, na comuna, que a vida se decide de forma participativa. Então, para eles, a questão política parece estar clara. O que ainda precisa avançar é o conhecimento dos brancos sobre sua cultura e cosmovisão. E, se a direita tem se incrustado neste nicho, abrindo brechas organizativas e políticas, a responsabilidade é de quem? Dos originários ou de uma esquerda que também se apresenta incapaz de compreender a complexidade do mundo originário?

Um exemplo bem claro das diferenças culturais pode-se ver na cidade de Quito. Apesar da grande população originária, a cada dois passos que se dê esbarra-se em uma igreja. São impávidas e espetaculares, representando a cultura invasora. Agora imaginem se a alguém ocorresse entrar numa delas e destruir as imagens dos santos e de Jesus Cristo. Que passaria? Qual seria a reação da sociedade católica? Pois essa é a expressão imagética do que hoje está acontecendo nas entranhas do Equador, provocando esta onda de protestos. Para os originários, contaminar a água com mineração e petróleo, privatizar a água que é um bem social, insistir num modelo de desenvolvimento predador, tem o mesmo significado de se pisar e destruir seus deuses. Para as comunidades indígenas a água é espaço sagrado e não entender isso é não estar inteirado do que seja o novo estado plurinacional. Há, então, que haver por parte do governo e de toda a sociedade a compreensão sobre o significado das coisas nas comunidades originárias. Esse diálogo não pode estar medido unicamente pelas questões econômicas.

Uma coisa boa é que a Assembléia Nacional está formada em sua maioria por gente sensível às questões populares. É inegável que é uma maioria aliada ao governo, mas ao mesmo tempo comprometida com as lutas do povo, daí a possibilidade de serem realizadas mudanças nas leis que forem questionadas pelas gentes, tal e qual fazem os originários agora.

É certo que no mosaico originário pode-se perceber a intervenção – por vezes também destruidora – de ONGs estrangeiras, de igrejas protestantes, de políticos de direita. Mas, nas entidades, as lideranças tem isso muito presente e frequentemente debatido. Os interesses que movem a questão indígena no Equador são muito diversos. No meio de toda esta polêmica está o fato de as terras amazônicas serem as mais ricas em petróleo e minerais. Então, o conflito pela gestão destas riquezas é freqüente. O que os originários querem, dentro do conceito de estado plurinacional, é ter o direito de decidir sobre como explorar estas riquezas. “Ninguém quer barrar o desenvolvimento do país e muito menos apresentar teses separatistas, como as da gente de Santa Cruz, Bolívia. Nós só queremos poder decidir a partir da nossa cultura”.

Os conflitos deste novo Equador, hoje caminhando na trilha de mudanças estruturais, se dão sob uma complexidade política, econômica e cultural que precisa ser melhor compreendida. O presidente Correa ainda precisará superar muitos preconceitos, além da sua conhecida arrogância, assim como os originários também haverão de desfazer-se de influências fundamentalistas que vez ou outra permeiam algumas correntes de pensamento. Outro ponto é a discussão efetiva sobre o poder. Como passar da oposição ao poder? Como transformar a crítica em espaços criadores? Tudo isso é uma longa marcha para o futuro que só a gente do Equador saberá dizer onde vai dar. É por isso que nas ruas nervosas da grande Quito, cada herdeiro do mundo originário que caminha ligeiro, escuta, sussurrada no ouvido, a frase histórica de Daquilema Apu, fuzilado em 1872 por lutar contra o governo de Garcia Moreno: Shuya, mana kewaychu, ñuka churi.

“Esperem sem abaterem-se, filhos meus”... E assim é! Esta silenciosa força segue resistindo.

********************
Para ouvir a entrevista com Gonzalo Guzmán, da Ecuarunari, acessar:

Parte I - http://www.youtube.com/watch?v=uGYoyji0eTE
Parte II - http://www.youtube.com/watch?v=Lx0yuxecrTA

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

UMA SEGUNDA MISSÃO DA OEA VIAJARÁ HOJE A HONDURA

.
Tegucigalpa, 7 out (Prensa Latina)

Uma segunda missão da OEA viajará hoje a Honduras em uma nova tentativa de solucionar mediante o diálogo a crise criada pelo golpe de Estado de 28 de junho contra o presidente Manuel Zelaya.

POUCO ANTES DA CHEGADA DA DELEGAÇÃO, ZELAYA E O MOVIMENTO DE RESISTÊNCIA ANTIGOLPISTA ADVERTIRAM QUE QUALQUER SAÍDA AO CONFLITO PASSA INEXORAVELMENTE PELA RESTITUIÇÃO EM SEU POSTO DO PRESIDENTE LEGÍTIMO ELEITO PELO POVO.

NO ENTANTO, O CHEFE DO REGIME, ROBERTO MICHELETTI, MANTÉM-SE RENUENTE EM ACEITAR O ACORDO DE SAN JOSÉ, QUE PROPÕE COMO PRIMEIRO PONTO A VOLTA DE ZELAYA À PRESIDÊNCIA, E SEGUE EMPENHADO EM CONTINUAR USURPANDO O CARGO.

APESAR DAS POSIÇÕES ENCONTRADAS, O ASSESSOR DA ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS (OEA) JOHN BIEHL CONSIDEROU QUE EXISTE UM AMBIENTE PROPÍCIO PARA QUE REPRESENTANTES DE AMBAS AS PARTES SE REÚNAM HOJE MESMO, COM A MEDIAÇÃO DO ORGANISMO.

SEGUNDO BIEHL, JÁ FOI ACORDADA UMA AGENDA PARA A MESA DE DIÁLOGO INICIAL, NA QUAL ESTARÃO TRÊS REPRESENTANTES DO GOVERNO CONSTITUCIONAL E IGUAL NÚMERO DO REGIME GOLPISTA, E ACRESCENTOU QUE EM UMA SEGUNDA REUNIÃO PODERIAM PARTICIPAR MAIS MEMBROS.

O PRESIDENTE ZELAYA, QUE DESDE SUA VOLTA DE SURPRESA AO PAÍS NO DIA 21 DE SETEMBRO ENCONTRA-SE NA EMBAIXADA DO BRASIL, PEDIU À DELEGAÇÃO DA OEA QUE ESTEJA ALERTA PARA NÃO CAIR NAS MANOBRAS DA DITADURA.

A MISSÃO DA OEA ESTARÁ LIDERADA POR SEU SECRETÁRIO GERAL, JOSÉ MIGUEL INSULZA, E INTEGRAM-NA OS CHANCELERES DO EQUADOR, FANDER FALCONÍ; DA COSTA RICA, BRUNO STAGNO; DO MÉXICO, PATRICIA ESPINOSA; DE EL SALVADOR, HUGO MARTÍNEZ; E DA GUATEMALA, HAROLDO RODAS.

TAMBÉM FARÃO PARTE O SUBSECRETÁRIO DE ESTADO ESTADUNIDENSE PARA ASSUNTOS DO HEMISFÉRIO OCIDENTAL, TOM SHANNON, E OS MINISTROS DE ESTADO PARA AS RELAÇÕES EXTERIORES DO CANADÁ, PETER KENT, E DA JAMAICA, RONALD ROBINSON.

INTEGRAM ADEMAIS A DELEGAÇÃO OS REPRESENTANTES PERMANENTES DA ARGENTINA E DO BRASIL DIANTE DA OEA E VÁRIOS VICE-CHANCELERES.

ESTA É A SEGUNDA MISSÃO DA OEA QUE CHEGARÁ A HONDURAS, APÓS UMA PRIMEIRA VIAGEM NO DIA 24 DE AGOSTO QUE TERMINOU EM UM FRACASSO PELA NEGATIVA DOS GOLPISTAS DE RENUNCIAR.

O PRESIDENTE DO BRASIL, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, DECLAROU, DE ESTOCOLMO, QUE A SOLUÇÃO DA CRISE SERIA SIMPLES SE MICHELETTI SAÍSSE DO PODER E PERMITISSE QUE O PRESIDENTE ZELAYA ASSUMISSE E CONVOCASSE AS ELEIÇÕES.

OCS/CAR/BJ





SINDICATOS FRANCESES UNIDOS PELA JORNADA MUNDIAL POR UM TRABALHO DECENTE

PARIS, 7 OUT (PRENSA LATINA)

SETE SINDICATOS FRANCESES SE UNIRÃO HOJE PELA SEGUNDA JORNADA MUNDIAL PELO TRABALHO DECENTE, EM RESPOSTA A UM CHAMADO DA CONFEDERAÇÃO SINDICAL INTERNACIONAL (CSI).

DEPOIS DE UMA ÚLTIMA COORDENAÇÃO EM 28 DE SETEMBRO, AS ORGANIZAÇÕES CGT, CFDT, CFE-CGC, CFTC, SOLIDÁRIOS, UNSA E FSU REIVINDICARÃO NOVAMENTE UMA MUDANÇA DA POLÍTICA ECONÔMICA E SOCIAL QUE PROTEJA OS EMPREGOS E DEFENDA OS ASSALARIADOS.

NESTA OCASIÃO A FORÇA OPERÁRIA NÃO PARTICIPARÁ DA QUE SE CONSIDERA TAMBÉM A PRIMEIRA JORNADA DE AÇÃO INTERPROFISSIONAL APÓS AS FÉRIAS.

POR TODO O PAÍS SE ORGANIZARÃO CONJUNTAMENTE REUNIÕES, COLETIVAS DE IMPRENSA, AÇÕES NAS EMPRESAS, PIQUE-NIQUE, DEBATES E OUTRAS ATIVIDADES QUE SERÃO ECO DE MOBILIZAÇÕES SIMILARES EM DIFERENTES PARTES DO MUNDO.

NESTA CAPITAL, OS ASSALARIADOS SE REUNIRÃO EM FRENTE À SEDE DO MOVIMENTO DE EMPRESAS NA FRANÇA (MEDEF) NA PRESENÇA DO LÍDER DA CONFEDERAÇÃO GERAL DOS TRABALHADORES (CGT), BERNARD THIBAULT.

ASSIM MESMO ESTÃO PREVISTAS MANIFESTAÇÕES EM MARSELHA LYON, GRENOBLE, CLERMONT-FERRAND, MONTPELLIER, NANCY, ENTRE OUTRAS GRANDES E PEQUENAS CIDADES.

EM UM COMUNICADO CONJUNTO, OS SINDICATOS ASSINALAM QUE A CRISE EM SUA DIMENSÃO ECONÔMICA E SOCIAL, CONSTITUI UM DURO GOLPE PARA OS TRABALHADORES, OS JOVENS DESEMPREGADOS E PENSIONADOS.

À PRESSÃO EXERCIDA PELAS EMPRESAS SOBRE OS EMPREGADOS, À DESTRUIÇÃO DE POSTOS NOS SETORES PÚBLICO E PRIVADO, AO AUMENTO DA PRECARIEDADE E ÀS DESIGUALDADES ACRESCENTA-SE O AUMENTO DE IMPOSTOS DO GOVERNO, PROPÕEM.

"FALAR DE TRABALHO DECENTE, SIGNIFICA FALAR DE SALÁRIOS, DE EMPREGO, DE CONDIÇÕES DE TRABALHO", INDICARAM OS SINDICATOS QUE FIZERAM REFERÊNCIA AOS 24 SUICÍDIOS OCORRIDOS NA OPERADORA DE TELECOMUNICAÇÕES FRANCE TELECOM.

AS ASSOCIAÇÕES ATRIBUEM AS MORTES AO PLANO DE REESTRUTURAÇÃO DA EMPRESA E À PRESSÃO PERMANENTE EXERCIDA SOBRE OS TRABALHADORES QUE LHES IMPÕE METAS DIFÍCEIS DE ATINGIR.

LMA/MBZ/BJ







BLOQUEIO ESTADUNIDENSE OBSTACULIZA DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL CUBANO

Havana, 7 out (Prensa Latina)

O bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos a Cuba afeta hoje o desenvolvimento da educação desta ilha ao obstaculizar o processo de aprendizagem, a investigação e o trabalho científico.

Os efeitos danificadores do cerco, de quase meio século de existência e recusado pela maioria dos países do mundo, estão relacionados com carências diárias de materiais necessários para o ensino em diferentes níveis.

De maio de 2008 a abril do presente ano, indicam cifras oficiais, o montante total dos produtos importados para dito setor atingiu um valor aproximado de 40 milhões de dólares.

Segundo o mais recente relatório de Cuba à Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas sobre a necessidade de pôr fim ao bloqueio, 8,7 por cento dessa cifra destinou-se ao pagamento de fretes no caso dos produtos procedentes de mercados da Ásia.

Se a nação antilhana, pontualiza o texto, tivesse efetuado estas compras nos Estados Unidos só teria desembolsado 3,9 por cento do mesmo valor à mencionada liquidação.

Com o dinheiro que representou a despesa, a educação cubana teria adicionalmente 40 milhões de lápis e um milhão de caixas de massinha, e outras 550 mil de lápis-cera para escolas primárias e creches.

Ao anterior soma-se a impossibilidade dos professores do país caribenho em acessar bibliografias atualizadas de escritores ou centros de investigação e ensino estadunidenses.

Paralelamente, os editoriais estadunidenses e seus filiais em outras nações negam vendas de livros a Cuba, que, além disso, está impossibilitada de adquirir um conjunto de instrumentos psicopedagógicos correspondentes às técnicas WPPISI, WAIS e GRACE.

Esses meios utilizam-se com o propósito de determinar o nível de desenvolvimento intelectual, emocional e motor que atinge uma criança, adolescente ou jovem com necessidades educacionais especiais.

O assédio econômico contra Cuba, informam dados oficiais, causou-lhe danos materiais calculados em mais de 96 bilhões de dólares, custo ascendente ao preço atual dessa moeda a 236,221 bilhões.

ocs/dsa/bj








Chávez e Correa revisarão instrumentos bilaterais de cooperação

Caracas, 7 out (Prensa Latina)

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, e seu par do Equador, Rafael Correa, checarão hoje aqui os 34 instrumentos bilaterais de cooperação, como parte dos esforços para impulsionar a integração regional.

De acordo com o presidente anfitrião, durante a breve estada de Correa, 12 horas, revisarão um por um os convênios vigentes. Vem com uma grande delegação para analisar o cumprimento, a parte jurídica e quais desses mecanismos marcham lentos, porque estamos empenhados na unidade sul-americana, adiantou ontem quando confirmou a visita.

Segundo Chávez, o encontro com o chefe de Estado equatoriano ocorrerá na Academia Militar, onde abordarão assuntos políticos e econômicos.

Entre os temas estão a agrícola; a materialização do Sucre (moeda virtual integradora); a presidência pró tempore da União das Nações Sul-americanas (UNASUL), a cargo de Correa, e outros próprios do seguimento trimestral de nossas relações, comentou.

Fontes da chancelaria venezuelana marcaram a reunião no interesse mútuo de potencializar ademais a Aliança Bolivariana para os povos de nossa América, também formada por Antigua y Barbuda, Bolívia, Cuba, Dominica, Honduras, Nicarágua e San Vicente y Las Granadinas.

ocs/wmr/bj








Homenagem no Chile pelo aniversário do instituto cinematográfico cubano

Santiago do Chile, 7 out (Prensa Latina)

Obras clássicas e contemporâneas do cinema cubano, bem como documentos cinematográficos chilenos conservados em Cuba durante a ditadura de Augusto Pinochet, serão projetadas aqui em homenagem ao 50° aniversário do ICAIC.

A mostra, que será inaugurada na próxima terça-feira pela ministra chilena de Cultura, Paulina Urrutia, e pela embaixadora de Cuba no Chile, Ileana Díaz-Arguelles, durará todo outubro na Cineteca Nacional do Chile, do Centro Cultural Palácio da Moeda.

Na inauguração será apresentada o vídeo A idade da peseta (2006), de Pavel Giroud, segundo anunciaram os organizadores.

A homenagem ao Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográficos (ICAIC) inclui uma dúzia de documentários de Santiago Álvarez, como Now (1965), Meu irmão Fidel (1977) e A guerra necessária (1980).

Assim mesmo, obras de Humberto Solás, como Luzia (1968), Cecilia (1981), Um homem de sucesso (1986) e Mel para Oshún (2001).

Também estarão presentes Memórias do subdesenvolvimento (1968), de Tomás Gutiérrez Alea, O homem de Maisinicú (1973), de Manuel Pérez, Retrato de Teresa (1979), de Pastor Vega, e Vampiros em Havana (1985), de Juan Padrón.

Ademais, O brigadista (1977), de Octavio Cortázar, Galego (1987), de Manuel Octavio Gómez, A bela do Alhambra (1989), de Enrique Pineda Barnet, e Kangamba (2008), de Rogelio Paris.

Também destacam na mostra, vídeos de dois chilenos: Ata geral do Chile (1986), de Miguel Littín, e Uma foto percorre o mundo (1981), de Pedro Chaskel, além de um compacto do arquivo chileno conservado em Cuba.

ocs/jl/bj








TENSÃO EM HONDURAS ANTES DO GERENCIAMENTO DE DIÁLOGO DA OEA

Por Raimundo López, enviado especial

TEGUCIGALPA, 7 OUT (PRENSA LATINA)

DENÚNCIAS SOBRE MANOBRAS RETARDATÁRIAS DO GOVERNO DE FACTO ENFATIZAM UM TENSO AMBIENTE QUE PRECEDEM O INÍCIO HOJE DOS GERENCIAMENTOS DA OEA PARA PROPICIAR UM DIÁLOGO SOBRE A CRISE EM HONDURAS.

O SECRETÁRIO GERAL DA ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS (OEA), JOSÉ MIGUEL INSULZA, OS CHANCELERES DE QUATRO PAÍSES, OS VICE-MINISTROS DE OUTROS TANTOS, CHEGARÃO NESTA QUARTA-FEIRA AO PAÍS DEPOIS DE UMA FRUSTRADA MISSÃO EM AGOSTO.

A OEA ELUDIU DAR DETALHES DOS MECANISMOS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA MISSÃO, PARA ALÉM DE SEU INTERESSE EM CONSEGUIR A ASSINATURA DE UMA PROPOSTA DO PRESIDENTE DE COSTA RICA, OSCAR ARIAS, CONHECIDA COMO ACORDO DE SAN JOSÉ.

ENQUANTO ISSO, O PRESIDENTE DO GOVERNO DE FACTO, ROBERTO MICHELETTI, FEZ ONTEM À NOITE UMA TRANSMISSÃO NACIONAL DE RÁDIO E TELEVISÃO PARA FAZER PÚBLICA SUA CONVOCAÇÃO A UMA MESA DE DIÁLOGO PARA ABORDAR -DISSE- O DOCUMENTO DE SAN JOSÉ.

SEGUNDO MICHELETTI, ESTE PROCESSO SERÁ INAUGURADO EM TEGUCIGALPA ÀS 10:30 HORA LOCAL, CADA DELEGAÇÃO DEVE ESTAR REPRESENTADA POR TRÊS DELEGADOS E CONVIDOU A MISSÃO DA OEA PARA A CERIMÔNIA.

ONTEM À NOITE, NÃO HAVIA MAIORES DETALHES SOBRE O ANUNCIADO DIÁLOGO, PARA ALÉM DE ESPECULAÇÕES DE TODO TIPO.

NO ENTANTO, UM DOS LÍDERES DA RESISTÊNCIA, RASEL TOMÉ, DENUNCIOU QUE O GOVERNO DE FACTO EXECUTA UMA MANIPULAÇÃO MIDIÁTICA PARA SE FAZER CRER QUE PROPICIA O DIÁLOGO, ENQUANTO ADOTA MEDIDAS PARA DIFICULTÁ-LO.

TOMÉ, UM DOS COLABORADORES PRÓXIMOS DO PRESIDENTE MANUEL ZELAYA, DISSE QUE COM ISSO SE BUSCA FAZER COM QUE COMUNIDADE INTERNACIONAL ACREDITE NA EXISTÊNCIA DE UMA ABERTURA DO REGIME.

EM DECLARAÇÕES VIA TELEFONE À PRENSA LATINA, EXPLICOU QUE UM DOS PASSOS DE MICHELETTI FOI ANUNCIAR NA ÚLTIMA SEGUNDA-FEIRA A SUSPENSÃO DO ESTADO DE SÍTIO DE 45 DIAS, SEM QUE SE APLIQUE NA REALIDADE.

RECORDOU QUE ESSA DECISÃO, PARA SER EFETIVADA, DEVE SER PUBLICADA NA GAZETA OFICIAL, O QUE NÃO OCORREU.

AGREGOU QUE TAMBÉM NÃO SE PERMITIU O REINICIO DA EMISSORA RÁDIO GLOBO E DO CANAL 36 DA TELEVISÃO, PARTIDÁRIOS DA LUTA ANTIGOLPISTA.

ISSO NOS INDICA ENTÃO QUE É CLARO QUE AS AÇÕES QUE ESTÁ EMPREGANDO (MICHELETTI) SÃO EVIDENTEMENTE PARA DAR UMA MASCARADA DIANTE DA OPINIÃO PÚBLICA INTERNACIONAL, EXPRESSOU TOMÉ, QUE SE ENCONTRA JUNTO A ZELAYA NA EMBAIXADA DO BRASIL.

A FRENTE NACIONAL CONTRA O GOLPE DE ESTADO CONVOCOU PARA ESTA QUARTA-FEIRA UM PLANTÃO DIANTE DA EMBAIXADA DOS ESTADOS UNIDOS, UMA CARAVANA DE VEÍCULOS NA TARDE E UM "PANELAÇO" A PARTIR DAS 20:00 HORAS LOCAL.

EM SUA PUBLICAÇÃO OFICIAL, RESISTÊNCIA, NÃO ABRIU MUITAS EXPECTATIVAS SOBRE OS ANÚNCIOS DE MICHELETTI.

NADA HÁ QUE NOS CONVENÇA DAS "SINCERAS" INTENÇÕES DO USURPADOR GOLPISTA NESTA PARÓDIA ONDE A REALIDADE CONTRADIZ O INFAME DISCURSO DA OLIGARQUIA", EXPRESSA EM SEU EDITORIAL.

OCS/RL/BJ










UM MILITAR ESPANHOL MORTO E OUTROS CINCO FERIDOS NO AFEGANISTÃO

Madri, 7 out (Prensa Latina)

Um militar espanhol morreu e outros cinco ficaram feridos hoje no Afeganistão, quando o veículo em que viajavam passou por uma mina próximo da cidade de Herat, informou o ministério de Defesa.

DE ACORDO COM O MINISTÉRIO MILITAR, NO MOMENTO DO ATENTADO, OCORRIDO NOS ARREDORES DE SYAH WASHAN, PRÓXIMO DE HERAT, AS VÍTIMAS REALIZAVAM UMA PATRULHA DE RECONHECIMENTO E SEGURANÇA PARA FAZER PRESENÇA E DESMANTELAR PONTOS DE CONTROLE ILEGAIS.

DEPOIS DA EXPLOSÃO DA MINA, OS SEIS MILITARES FORAM IMEDIATAMENTE LEVADOS PARA O HOSPITAL, ONDE FALECEU O CABO CRISTO ANCOR CABELLO SANTANA, PERTENCENTE AO REGIMENTO DE INFANTERIA, PRECISOU O COMUNICADO OFICIAL.

O VEÍCULO EM QUE VIAJAVAM FAZIA PARTE DE UM COMBOIO INTEGRADO POR NOVE BMR, UM VAMTAC E UM CAMINHÃO DE RECUPERAÇÃO DE VEÍCULOS, PERTENCENTES À FORÇA OPERATIVA FUERTEVENTURA, DO REGIMENTO DE INFANTERIA LIGEIRA SORIA 9, AGREGOU A PARTE.

COM ESTA BAIXA ASCENDEM A SETE OS MILITARES ESPANHÓIS FALECIDOS NA NAÇÃO CENTROASIÁTICA, INVADIDA EM 2001 PELOS ESTADOS UNIDOS E SEUS ALIADOS.

SEGUNDO CIFRAS OFICIAIS, ATÉ A HOJE, UM TOTAL DE 87 SOLDADOS DESTE ESTADO EUROPEU PERDERAM A VIDA NO AFEGANISTÃO, SETE DELES EM CONFRONTOS, 79 EM DOIS ACIDENTES AÉREOS, UM EM UM ACIDENTE DE TRÂNSITO E OUTRO COMO CONSEQUÊNCIA DE UM INFARTO.

NA ATUALIDADE, O PAÍS IBÉRICO TEM MOBILIZADOS NO AFEGANISTÃO 1.230 MILITARES, COMO PARTE DA FORÇA INTERNACIONAL DE ASSISTÊNCIA À SEGURANÇA (ISAF) DA OTAN, QUE AGRUPA 64.500 EFETIVOS. AS TROPAS DA ESPANHA ENCONTRAM-SE EM HERAT, NO OESTE DO PAÍS CENTROASIÁTICO.

EM SETEMBRO, O CONGRESSO DOS DEPUTADOS APROVOU O ENVIO DE OUTROS 220 SOLDADOS.

PREVIAMENTE E CONTRÁRIO AO SENTIR DE UM AMPLO SETOR DA SOCIEDADE E DE UMA PARTE DA DIREÇÃO POLÍTICA, O GOVERNO DO PRESIDENTE JOSÉ LUIS RODRÍGUEZ ZAPATERO DEU LUZ VERDE A ESSE AUMENTO DO CONTINGENTE QUE OCUPA O AFEGANISTÃO.

A COALIZÃO ESQUERDA UNIDA (IU, POR SUA SIGLA EM ESPANHOL) ADVERTIU AO PRESIDENTE QUE DESPACHAR MAIS MILITARES À CONVULSA ZONA É OS DEIXAR EM TERRA DE NINGUÉM E PÔR EM PERIGO AINDA MAIS SUA SEGURANÇA.

PARA OS EXÉRCITOS AFEGÃO E ESTADUNIDENSE NÃO SOMOS COMBATENTES, MAS PARA OS INSURGENTES E CADA VEZ MAIS CIDADÃOS SOMOS OCUPANTES, E ISSO DEIXA EM TERRA DE NINGUÉM A SEGURANÇA DE NOSSAS TROPAS, ADVERTIU IU A ZAPATERO.

A JULGAMENTO DA TERCEIRA FORÇA POLÍTICA EM VOTOS, AUMENTAR A PRESENÇA NA ÁREA É INSISTIR NO ERRO E ACEITAR UMA LÓGICA QUE ESTA ADMINISTRAÇÃO RECUSOU: A DA OCUPAÇÃO E A GUERRA CONTRA O TERRORISMO.

LGO/EDU








ONU PEDE INVESTIMENTOS PÚBLICOS EM ENERGIAS RENOVÁVEIS

NAÇÕES UNIDAS, 7 OUT (PRENSA LATINA)

O SECRETÁRIO GERAL DAS NAÇÕES UNIDAS, BAN KI-MOON, CHAMOU HOJE OS GOVERNOS E EMPRESÁRIOS A IMPULSIONAR PLANOS DE INVESTIMENTO PÚBLICO PARA O CONSUMO DE ENERGIA RENOVÁVEL COM UMA APROPRIADA TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA.

O MÁXIMO RESPONSÁVEL PELA ONU CHAMOU A INVESTIR EM ESQUEMAS DE DESENVOLVIMENTO DA CHAMADA ENERGIA VERDE PARA DIMINUIR A UTILIZAÇÃO DO CARVÃO NAS ESTRATÉGIAS ENERGÉTICAS DOS PAÍSES.

EM UMA MENSAGEM A UM FÓRUM SOBRE ENERGIAS RENOVÁVEIS INAUGURADO NESTA QUARTA-FEIRA NO MÉXICO, BAN DESTACOU QUE "O CRESCIMENTO VERDE" BENEFICIA EM TERMOS DE CRIAÇÃO DE EMPREGO, MENOS CONTAMINAÇÃO, MELHOR SAÚDE DA POPULAÇÃO E MAIOR SEGURANÇA ALIMENTAR.

TRABALHAR PELA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E PELA EXPANSÃO DE FONTES RENOVÁVEIS PERMITEM UM DESENVOLVIMENTO LIMPO E ROMPE A RELAÇÃO ENTRE O CRESCIMENTO ECONÔMICO E O AUMENTO DAS EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA, APONTOU.

ASSIM MESMO RESSALTOU A IMPORTÂNCIA DA CONFERÊNCIA SOBRE MUDANÇA CLIMÁTICA DE DEZEMBRO EM COPENHAGUE, ONDE SE ESPERA UM ACORDO QUE SUBSTITUA O PROTOCOLO DE KYOTO DE 1997 SOBRE ESSE ASSUNTO.

MGT/VC/BJ

terça-feira, 6 de outubro de 2009

RESISTÊNCIA MANTÉM LUTA PACÍFICA E RATIFICA VONTADE DE DIÁLOGO

.
Por Raimundo López, enviado especial

Tegucigalpa, 6 out (Prensa Latina) A Frente Nacional contra o golpe de Estado de Honduras confirmou que manterá sua luta em defesa do estado de direito, à expectativa dos anúncios sobre resolver a crise mediante o diálogo.

Essa aliança das forças populares convocou uma nova manifestação nesta terça-feira, ainda em meio ao estado de sítio decretado pelo governo de facto e uma vasta presença da polícia.

Os membros da resistência cumprem 101 dias de jornadas de lutas nas ruas, que mantiveram inclusive no meio do tenso clima da suspensão das garantias constitucionais desde 27 de setembro.

A Frente pronunciou-se por um processo de negociação no qual tomem parte os três atores da situação atual: o derrocado presidente Manuel Zelaya, a resistência popular e os autores do golpe militar de 28 de junho.

Sustentamos que o diálogo é um meio adequado para resolver diferenças, mas não é possível sob medidas de repressão, sublinha essa aliança de forças populares em um comunicado divulgado nessa segunda-feira.

Em uma coletiva de imprensa na rua, durante um protesto antigolpista em frente à embaixada dos Estados Unidos, recordou que o governo de facto viola os direitos humanos e as leis desde a ação militar golpista.

Enquanto se mantêm essas medidas de força não há um ambiente propício para que o diálogo seja válido, aponta.

O presidente do governo de facto, Roberto Micheletti, anunciou ontem à noite a abolição do decreto sobre o estado de sítio, ainda que tenha mantido o fechamento dos meios opositores, a Rádio Globo e o canal 36 da televisão.

Uma missão de chanceleres de países da Organização dos Estados Americanos (OEA) está prevista para chegar amanhã a Tegucigalpa, em uma segunda tentativa de encontrar uma saída à crise.

A OEA espera sentar às partes em conflito, não mencionadas expressamente, e conseguir a assinatura de um arranjo proposto pelo presidente da Costa Rica, Oscar Arias, promovido como mediador pelos Estados Unidos.

O plano prevê a volta à presidência de Zelaya, condicionado à renúncia de promover uma assembleia constituinte, sendo um governo de conciliação, formado pelos partidos tradicionais, entre outros.

Zelaya adiantou sua intenção de assinar o chamado Acordo de San José e inclusive esclareceu que a constituinte é uma iniciativa que ficaria nas mãos do próximo governo.

A Frente propõe que o diálogo deve ter como resultado em primeiro lugar a saída do poder da ditadura militar-civil. Sustenta que deve concluir com a restituição de Zelaya em seu cargo sem condições, de forma imediata e segura. Também, a definição de mecanismos para a convocação de uma assembleia nacional constituinte democrática, inclusiva e participativa.

rc/rl/bj







Obama convoca congressistas, tema: Afeganistão

Washington, 6 out (Prensa Latina)

O presidente Barack Obama reúne-se hoje com líderes de ambos os partidos no Congresso para discutir sobre a maior controvérsia política da atualidade nos Estados Unidos: a intervenção no Afeganistão.

A JUNTA EXTRAORDINÁRIA DO PRESIDENTE DEMOCRATA E PARLAMENTARES OCORRE QUANDO A CASA BRANCA PRETENDE CONDUZIR UMA REVISÃO E EVENTUALMENTE UMA MUDANÇA DE ESTRATÉGIA NA GUERRA LIDERADA PELO PENTÁGONO.

ESTÁ PREVISTO QUE OBAMA SE SENTE PARA CONVERSAR COM A PORTA-VOZ DIRETIVA DA CÂMARA DE REPRESENTANTES, NANCY PELOSI, O CHEFE MAIORITÁRIO DO SENADO, HARRY REID, E OS INFLUENTES SENADORES REPUBLICANOS JOHN BOEHNER E MITCH MCCONNELL.

VÁRIOS ALTOS OFICIAIS, MILITARES E PERSONALIDADES DA OPOSIÇÃO ESTÃO PRESSIONANDO O EXECUTIVO PARA QUE AUMENTE O ATUAL CONTINGENTE DE 68 MIL EFETIVOS EM AO MENOS 40 MIL ADICIONAIS.

NO ENTANTO, O SECRETÁRIO DE DEFESA, ROBERT GATES, NÃO MOSTROU ENTUSIASMO COM ESSA OPÇÃO E DISSE NA SEGUNDA-FEIRA QUE "DEVEMOS CALIBRAR BEM AS RECOMENDAÇÕES ANTES DE EXPRESSÁ-LAS INGENUAMENTE DIANTE DO PRESIDENTE".

O CHEFE DAS TROPAS ESTADUNIDENSES E DA OTAN, GENERAL DE CINCO ESTRELAS STANLEY MCCHRYSTAL, RECONHECEU QUE O PENTÁGONO ESTÁ MAL SITUADO NO AFEGANISTÃO E URGE MODIFICAR A ESTRATÉGIA DE GUERRA.

SEGUNDO O COMANDANTE DOS EXÉRCITOS DE OCUPAÇÃO, A SITUAÇÃO BÉLICA DE WASHINGTON É SIMILAR À DE UM "TOURO FERIDO CARREGANDO CONTRA UM MATADOR (TOREIRO)".

MCCHRYSTAL EXPLICOU QUE A SITUAÇÃO PIORA DEVIDO AOS CRESCENTES ATAQUES DOS INSURGENTES TALIBÃS E O DESCONTENTAMENTO DA POPULAÇÃO.

EM UM COMUNICADO ENVIADO AO COMANDO CENTRAL, CONSIDEROU QUE AS OPERAÇÕES NO AFEGANISTÃO ENFRENTAM UMA CRISE DE CONFIANÇA E NÃO TERÃO SUCESSO SE O DEPARTAMENTO DE DEFESA FIZER QUESTÃO DE MANTER AS ATUAIS TÁTICAS.

MCCHRYSTAL LIDERA 100 MIL SOLDADOS ALIADOS, ENTRE ELES 68 MIL ESTADUNIDENSES. ESTÁ PREVISTO QUE PARA DEZEMBRO AS TROPAS AUMENTEM EM 10 MIL ELEMENTOS, CINCO MIL DELES NORTE-AMERICANOS.

OBAMA PEDIU PACIÊNCIA AO POVO EM RELAÇÃO COM A GUERRA, E DISSE QUE AINDA FALTA BASTANTE PARA DERROTAR COMPLETAMENTE ÀS FORÇAS LEVANTADAS CONTRA A INTERVENÇÃO ESTRANGEIRA.

O APOIO CIDADÃO À EXPEDIÇÃO MILITAR CAIU A UM NOVO NÍVEL CRÍTICO, SEGUNDO UMA PESQUISA DE OPINIÃO DIFUNDIDA PELO DIÁRIO USA TODAY E PELA AGÊNCIA GALLUP.

NA INDAGAÇÃO, 42 POR CENTO DOS CONSULTADOS RESPONDEU QUE OS ESTADOS UNIDOS TINHA COMETIDO UM ERRO AO ENVIAR SOLDADOS, CONTRA 30 POR CENTO QUE OPINOU O MESMO EM FEVEREIRO.

AS OCUPAÇÕES DE IRAQUE E AFEGANISTÃO CUSTARAM A WASHINGTON MAIS DE CINCO MIL SOLDADOS MORTOS EM SETE ANOS, UNS 30 MIL FERIDOS E CUSTOS SUPERIORES A 12 BILHÕES DE DÓLARES MENSAIS.

RC/JVJ/BJ






ORTEGA DEFENDERÁ BRIGADA MÉDICA CUBANA

Manágua, 6 out (Prensa Latina)

O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, receberá hoje a brigada médica cubana que realizará diagnósticos e estudos em pessoas com descapacidade como parte dos programas de atenção solidária dentro da Aliança Bolivariana para os povos de nossa América (ALBA).

Durante um ato que será celebrado na praça da Biblia, nesta capital, o presidente receberá um grupo de 62 especialistas cubanos que chegaram aqui ontem com o propósito de empreender um trabalho científico e humanitário com os setores mais despossuídos que comentaristas consideram próprio das elites por seu custo.

Em suas palavras de boas-vindas a coordenadora do Conselho de Comunicação e Cidadania, Rosario Murillo, disse que a ocasião é muito especial para todos os nicaraguenses, em um dia de realização de sonhos das pessoas descapacitadas de nosso país.

Destacou que este grupo de especialistas cubanos cumpriu investigações das causas da descapacidade na Venezuela e no Equador.

Quero agradecer, sublinhou, o gerenciamento, o pensamento e a guia permanente do Comandante em Chefe Fidel Castro, que, disse, vive pendente das causas, das lutas, dos problemas e das batalhas dos povos da região.

Agradeceu e reconheceu o apoio de Cuba à Nicarágua na esfera da saúde e anunciou uma proposta para contar com uma assessoria da Ilha permanente para aperfeiçoar os Centros de Desenvolvimento Infantil (CDI).

A brigada cubana se deslocará para o departamento de Masaya onde realizará este primeira missão casa por casa, sem distinção de filiação política nem de nenhum outro tipo, a partir de 7 de outubro.

É uma brigada formada por especialistas com experiência adquirida também no trabalho na Venezuela e no Equador, disse um de seus integrantes, o doutor Gustavo Redondas. Pensamos que tudo seja um sucesso, agregou.

A vice-ministra de Saúde de Cuba, Marcia Cobas, que chegou à frente do grupo, anunciou que os medicamentos que os médicos levarão serão doados por Cuba aos pacientes que tenham problemas de saúde. Estamos compartilhando, informou, o que temos, não o que nos sobra.

Informou que trazemos o tesouro que temos. Formar um genetista custa tempo e muitos recursos. A Nicarágua só tem um genetista. Esta especialidade é elitista e formar um especialista custa muito caro. Vamos trabalhar em função do povo e não dos ricos, sustentou.

O ministro de Saúde nicaraguense, Guillermo González, disse que este trabalho permitirá reforçar as políticas na esfera sanitária e ir a fundo da descapacidade, graças à tradição de solidariedade de Cuba com a Nicarágua.

rc/lb/bj







Renderão tributo a Che em encontro social alternativo na Bolívia

La Paz, 6 out (Prensa Latina)

Delegações de oito países tomarão parte no V Encontro Social Alternativo que começará hoje em Vallegrande, departamento de Santa Cruz, onde permaneceram em segredo os restos do legendário guerrilheiro Ernesto Che Guevara durante três décadas (1967-1997).

SEGUNDO CONFIRMOU O COMITÊ ORGANIZADOR, O EVENTO RENDERÁ HOMENAGEM AO CHE E CONSTITUIRÁ UM CHAMADO À UNIDADE E À SOBERANIA DOS POVOS.

NO ENCONTRO, REPRESENTANTES DA ARGENTINA, PARAGUAI, COLÔMBIA, VENEZUELA, EQUADOR, CUBA, HONDURAS E BOLÍVIA DEBATERÃO SOBRE AS RELAÇÕES HUMANAS, AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E A SOBERANIA ALIMENTAR.

TAMBÉM FARÃO REFLEXÕES SOBRE OS NOVOS PARADIGMAS DIANTE DA CRISE ECONÔMICA MUNDIAL E DAS CAMPANHAS DE SOLIDARIEDADE COM OS POVOS QUE LUTAM CONTRA O TERRORISMO.

O ENCONTRO TERMINARÁ NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA COM UMA PEREGRINAÇÃO À HUMILDE LOCALIDADE DA HIGUERA, A 15 QUILÔMETROS DE VALLEGRANDE, PARA RENDER TRIBUTO A CHE GUEVARA, JUSTO NO MESMO LUGAR ONDE SEUS INIMIGOS SOMENTE PUDERAM O FAZER DESAPARECER FISICAMENTE HÁ 42 ANOS.

RC/POR/BJ







CUBA RECORDA ATO TERRORISTA E EXIGE JUSTIÇA

Por Diony Sanabia Abadia

HAVANA, 6 OUT (PRENSA LATINA) O TERRORISMO CONTRA CUBA COMPLETOU NO DIA DE HOJE 33 ANOS APÓS SEU MAIOR ATO QUANDO PERDERAM A VIDA 73 PESSOAS NA VIAGEM DE UM AVIÃO DESTA ILHA CARIBENHA EM BARBADOS.

DESDE ENTÃO, TODO 6 DE OUTUBRO É MOTIVO DE DOR NESTE PAÍS, MAS TAMBÉM DE DENÚNCIA PERMANENTE CONTRA OS AUTORES DO ENORME CRIME PARA QUE PAGUEM POR SEUS CRIMES, POIS AMPARADOS PELO GOVERNO DOS ESTADOS UNIDOS PASSEIAM LIVREMENTE EM TERRITÓRIO DA NAÇÃO NORTE-AMERICANA.

ORLANDO BOSCH E LUIS POSADA CARRILLES FORAM OS RESPONSÁVEIS PELO NEFASTO ACONTECIMENTO, E A VERDADEIRA JUSTIÇA CONTINUA SEM CONCRETIZAR-SE PELO USO DE DUPLA MEDIDA DE SUCESSIVAS ADMINISTRAÇÕES QUE SE PROCLAMAM ANTITERRORISTAS.

AQUELES QUE CONHECEM ESTE CASO NO MUNDO MOSTRAM TAMBÉM SUA INDIGNAÇÃO E JUNTO AOS CUBANOS EXIGEM CASTIGO PARA OS TERRORISTAS, QUE PARTICIPARAM DE OUTROS SANGRENTOS ATOS TERRORISTAS.

COMO MOSTRA DA INDIGNANTE ATITUDE ESTADUNIDENSE, ENQUANTO TAIS TERRORISTAS PERMANECEM LIVRES, CINCO CUBANOS ESTÃO HÁ MAIS DE 11 ANOS ENCARCERADOS POR DEFENDER SEU PAÍS DE AÇÕES VIOLENTAS.

GERARDO HERNÁNDEZ, ANTONIO GUERRERO, FERNANDO GONZÁLEZ, RAMÓN LABAÑINO E RENÉ GONZÁLEZ PROTEGIAM-NOS DE PERSONAGENS COMO POSADA, MANIFESTARAM À PRENSA LATINA VÁRIOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO.

ESSES JOVENS JUNTO A CONTEMPORÂNEOS DE TODA CUBA ALÇARÃO NESTA TERÇA-FEIRA SUAS VOZES NOS CENTROS EDUCACIONAIS PARA CONDENAR NOVAMENTE O CRIME DE BARBADOS E EXIGIR OUTRA VEZ QUE SE FAÇA JUSTIÇA.

RC/DAS/BJ







PRESIDENTE LULA ASSISTE A TERCEIRA CÚPULA BRASIL-UNIÃO EUROPEIA

BRASÍLIA, 6 OUT (PRENSA LATINA)

O PRESIDENTE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA ASSISTE HOJE EM ESTOCOLMO À TERCEIRA CÚPULA DA PARCERIA ESTRATÉGICA BRASIL-UNIÃO EUROPEIA (UE), QUE CONSTITUI UMA MOSTRA DA INTENSIFICAÇÃO DAS RELAÇÕES BILATERAIS.

ALÉM DE LULA, PARTICIPARÃO NA REUNIÃO O PREMIÊ DA SUÉCIA E ATUAL PRESIDENTE DO CONSELHO DA UE, FREDRIK REINFELDT, E O PRESIDENTE DA COMISSÃO EUROPEIA, JOSÉ MANUEL DURÃO BARROSO.

O PRESIDENTE BRASILEIRO E AS AUTORIDADES DA UE AVALIARÃO A IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO DA PARCERIA ESTRATÉGICA, APRESENTADO NA CÚPULA DO RIO DE JANEIRO, NO DIA 22 DE DEZEMBRO DE 2008, DOCUMENTO QUE É A COLUNA VERTEBRAL DO DIÁLOGO E A COOPERAÇÃO BILATERAIS.

DE ACORDO COM A CHANCELARIA BRASILEIRA, O PLANO CONTA COM PROPOSTAS CONCRETAS DE AÇÃO NAS ÁREAS DE: PROMOÇÃO DA PAZ E DA SEGURANÇA POR MEIO DO FORTALECIMENTO DO SISTEMA MULTILATERAL, PROMOÇÃO DA PARCERIA ECONOMIA, SOCIAL E AMBIENTAL, E PROMOÇÃO DA COOPERAÇÃO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO.

TAMBÉM INCLUI A PROMOÇÃO DA COLABORAÇÃO REGIONAL E TRIANGULAR EM BENEFÍCIO DE PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO, INTERCÂMBIO NAS ESFERAS DE EDUCAÇÃO E CULTURA E APROXIMAÇÃO DAS SOCIEDADES CIVIS.

DURANTE O ENCONTRO, REFERE À CHANCELARIA, SERÃO ABORDADOS ADEMAIS TEMAS DE INTERESSE COMUM DA AGENDA BILATERAL E GLOBAL, COMO A CRISE FINANCEIRA INTERNACIONAL, A MUDANÇA CLIMÁTICA, ENERGIA, DESARMAMENTO E NÃO PROLIFERAÇÃO, BEM COMO AMBAS AS PARTES TROCARÃO AVALIAÇÃO DAS RESPECTIVAS SITUAÇÕES REGIONAIS.

NO CONTEXTO DA REUNIÃO DE ESTOCOLMO SERÁ EFETUADA A TERCEIRA CÚPULA EMPRESARIAL BRASIL-UE, NA QUAL SE DISCUTIRÁ AS OPORTUNIDADES DE AMPLIAÇÃO E DIVERSIFICAÇÃO DO COMÉRCIO E DOS INVESTIMENTOS NOS DOIS SENTIDOS.

A CHANCELARIA RECORDA QUE ENTRE 2002 E 2008, O INTERCÂMBIO COMERCIAL BRASIL-UE TEVE UM CRESCIMENTO DE 183,8 POR CENTO, JÁ QUE AS EXPORTAÇÕES AUMENTARAM 197,2 POR CENTO E AS IMPORTAÇÕES 168,2 POR CENTO.

ENTRE JANEIRO E AGOSTO DESTE ANO, O COMÉRCIO BILATERAL CHEGOU A 40 BILHÕES DE DÓLARES.

RC/ALE/BJ








MORREM 10 SOLDADOS AFEGÃOS EM FORTES COMBATES NO AFEGANISTÃO

KABUL, 6 OUT (PRENSA LATINA)

VIOLENTOS COMBATES LIVRARAM NAS ÚLTIMAS HORAS SOLDADOS E INSURGENTES NA CONFLITUOSA PROVÍNCIA DO SUL HELMAND QUE DEIXARAM 10 MILITARES AFEGÃOS MORTOS, COMUNICARAM HOJE FONTES OFICIAIS.

SEGUNDO O CHEFE DA REGIÃO SUDOESTE AFEGÃ, GENERAL SHIR MOHAMMAD ZAZAI, OS REBELDES FIZERAM UMA EMBOSCADA ÀS TROPAS, NO ATAQUE MAIS MORTÍFERO CONTRA O EXÉRCITO EM VÁRIOS MESES.

ZAZAI EXPLICOU A MEIOS INFORMATIVOS QUE DURANTE O CONFRONTO OUTRO SOLDADO FICOU FERIDO E QUE OS ANTIGOVERNAMENTAIS TIVERAM UM NÚMERO DESCONHECIDO DE BAIXAS.

OUTRAS FONTES MILITARES INFORMARAM QUE MAIS DE 100 INSURGENTES PERDERAM A VIDA OU FICARAM LESIONADOS EM VÁRIOS COMBATES OCORRIDOS NO PAÍS DESDE SEGUNDA-FEIRA.

AINDA QUE O MINISTÉRIO AFEGÃO DE DEFESA TENHA INDICADO QUE OS REBELDES MORRERAM NO SÁBADO PASSADO EM UM COMBATE OCORRIDO NO DISTRITO DE KAMDISH, SITUADO NA REGIÃO ORIENTAL DE NURISTÁN.

DE ACORDO COM ESSA VERSÃO, UNS 500 OU 600 INSURGENTES ATACARAM POSTOS DO EXÉRCITO AFEGÃO E DAS TROPAS DOS ESTADOS UNIDOS, QUE SE DEFENDERAM E RECORRERAM AO APOIO DA AVIAÇÃO.

A EXISTÊNCIA DESSE CONFRONTO DIVULGOU-SE NESTE DOMINGO, QUANDO A FORÇA INTERNACIONAL DE ASSISTÊNCIA À SEGURANÇA (ISAF) ADMITIU AS MORTES DE OITO SOLDADOS ESTADUNIDENSES E DOIS AFEGÃOS NO ATAQUE.

SITUADA NOS CONTRFORTES MERIDIONAIS DA CORDILHEIRA DO HINDU KUSH E FRONTEIRIÇA COM O PAQUISTÃO, NURISTÁN É UMA REGIÃO MUITO ISOLADA COM UMA FORTE PRESENÇA DOS INSURGENTES, QUE CONTROLAM POR COMPLETO SEU FLANCO OCIDENTAL.

NOS ÚLTIMOS DIAS, AS TROPAS DA ISAF, DIRIGIDA PELA OTAN E AFEGÃS PROTAGONIZARAM VÁRIAS OPERAÇÕES CONTRA OS INSURGENTES, QUE AUMENTARAM A FREQUÊNCIA, A INTENSIDADE E O ALCANCE DE SUAS AÇÕES NESTE PAÍS ISLÂMICO CENTROASIÁTICO.

LGO/MNE/BJ










MUNICÍPIOS INDÍGENAS BOLIVIANOS A ELEIÇÕES SOBRE AUTONOMIAS

La Paz, 6 out (Prensa Latina)

A Corte Nacional Eleitoral (CNE) da Bolívia deverá valorizar a proposta de 14 municípios indígenas que esperam decidir o próximo 6 de dezembro, nas urnas, seu estatuto autonômico, confirmaram hoje fontes oficiais.

NESSE MESMO DIA, EXPLICOU A PRENSA LATINA A VOGAL DA CNE ROXANA IBERNAGARAY, JUNTO ÀS ELEIÇÕES GERAIS, SEIS REGIÕES -LA PAZ, ORURO, COCHABAMBA, POTOSÍ CHUQUISACA E GRANDE CHACO- VOTARÃO SOBRE AS AUTONOMIAS.

TAMBÉM NESSA DATA, PRECISOU, OS BOLIVIANOS ELEGERÃO AO PRESIDENTE E VICE-PRESIDENTE DO PAÍS E AOS 166 MEMBROS DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVO PLURINACIONAL, NOME QUE ADOTARÁ O CONGRESSO EM 2010.

AS COMUNIDADES ORIGINARIAS QUE CUMPRIRAM OS REQUISITOS PARA INSCREVER SUAS PROPOSTAS AUTONÔMICAS SÃO SALINAS DE GARCI MENDOZA, PAMPA AULLAGAS, CHIPAYA, SAN PEDRO DE TOTORA, CURAHUARA DE CARANGAS E CORQUE (ORURO).

EM LA PAZ, CHARAZANI E INQUISIVI; TAMBÉM FORAM APROVADOS CHAYANTA (POTOSÍ), GUTIÉRREZ E CHARAGUA (SANTA CRUZ), E HUACOYO, MOJOCOYA E TARABUCO (CHUQUISACA).

IBERNAGARAY DESTACOU QUE ENTRE OS REQUISITOS SOBRESSAI A APRESENTAÇÃO DE AO MENOS 10% DE ASSINATURAS DA POPULAÇÃO HABILITADA PARA VOTAR APOIANDO A CONSULTA, A CERTIFICAÇÃO DO MINISTÉRIO DE AUTONOMIAS E A CONVOCAÇÃO À CONSULTA EMITIDA PELO CONSELHO MUNICIPAL RESPECTIVO.

NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA, DISSE, A CNE PUBLICARÁ A LISTAGEM OFICIAL DOS MUNICÍPIOS QUE DECIDIRÃO NAS URNAS SOBRE AS AUTONOMIAS INDÍGENAS.

TAMBÉM, SE DECIDIRÁ SOBRE O DESENHO DE UMAS SEIS BOLETAS QUE SE UTILIZARÃO NOS SUFRÁGIOS DE FIM DE ANO, ENTRE ELAS A DA ELEIÇÃO DO PRESIDENTE E O VICE-PRESIDENTE DO PAÍS, A DOS MEMBROS DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA, E AS DAS REGIÕES E MUNICÍPIOS INDÍGENAS.

ONTEM, OITO PARTIDOS POLÍTICOS, ALIANÇAS E AGRUPAMENTOS CIDADÃS DERAM INÍCIO À PROPAGANDA ELEITORAL CAMINHO ÀS ELEIÇÕES GERAIS DO 6 DE DEZEMBRO.

SEGUNDO CONSTATOU PRENSA LATINA, ALGUNS AGRUPAMENTOS, COMO A DO EX-PREFEITO DE POTOSÍ RENÉ JOAQUINA, DA ALIANÇA SOCIAL, OPTARAM POR REALIZAR MISSAS, OUTROS SACARAM SPOTS TELEVISIVOS DESAFIANTES E OUTROS APRESENTARAM PEÇAS MUSICAIS.

ENQUANTO ERA VAIADO POR TRANSEUNTES NA CENTRAL PRAÇA MURILLO, DA CIDADE DE LA PAZ, JOAQUINO PONDEROU OS RESULTADOS DAS ÚLTIMAS ENQUETES, QUE O LOCALIZAM EM UM QUARTO LUGAR NA PREFERÊNCIA.

OUTRO DOS CANDIDATOS A PRESIDENTE, SAMUEL DORIA MEDINA, DE UNIDADE NACIONAL, CELEBROU UM ATO NA CIDADE DE SANTA CRUZ; AO IGUAL QUE O GOVERNAMENTAL MOVIMENTO AO SOCIALISMO (MAS).

POR SUA VEZ, O PORTA-VOZ PRESIDENCIAL, IVÁN CANELAS, PEDIU AOS PARTIDOS POLÍTICOS OPOSITORES E CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA NÃO UTILIZAR A FÉ RELIGIOSA EM SUAS CAMPANHAS ELEITORAIS.

"HÁ GENTE QUE UTILIZA A FÉ PARA GANHAR VOTOS, A CADA CIDADÃO TEM SUA CRENÇA RELIGIOSA E ELES SABERÃO AVALIAR QUEM UTILIZAM DE MANEIRA JEITOSA À IGREJA. A BÍBLIA DISSE: "QUANDO QUEIRAS ORAR, FECHA AS PORTAS DE TUA CASA E ORA, NÃO COM PALAVRAS VÃS", INDICOU.

CRITICOU ADEMAIS QUE O PARTIDO PLANO PROGRESSO PARA BOLÍVIA- CONVERGÊNCIA NACIONAL, DO EX-GOVERNADOR OPOSITOR MANFRED REYES VILLA, USE A DEFICIENTES PARA FAZER CAMPANHA.

LGO/GA/BJ






SOMAM 220 OS SOLDADOS BRITÂNICOS MORTOS NO AFEGANISTÃO

Kabul, 6 out (Prensa Latina)

Um soldado britânico morreu na conflitiva província de Helmand, que elevou hoje a 220 as baixas mortais dessa nacionalidade desde a invasão e ocupação do Afeganistão o 7 de outubro do 2001.

SEGUNDO PORTA-VOZES DA FORÇA INTERNACIONAL DE ASSISTÊNCIA À SEGURANÇA (ISAF), LIDERADA PELA OTAN, O MILITAR DO PRIMEIRO BATALHÃO DO REGIMENTO DOS GUARDAS GRANADEIROS FALECEU ONTEM COMO CONSEQÜÊNCIA DE UMA EXPLOSÃO DURANTE UMA PATRULHA CERCA DO DISTRITO DE NAD ALI.

TAMBÉM, NESSA DETONAÇÃO MORREU UM SOLDADO DOS ESTADOS UNIDOS POR CAUSA DAS FERIDAS RECEBIDAS QUE REPRESENTOU O 774 FALECIDO EM OITO ANOS.

A CIFRA DE MORTOS ACELEROU-SE SOBRETUDO DESDE COMEÇOS DE JULHO PASSADO, QUANDO AS FORÇAS BRITÂNICAS E ESTADUNIDENSES LANÇARAM UMA OFENSIVA NA PROVÍNCIA DE HELMAND PARA TRATAR DE ASSEGURAR AS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DO 20 DE AGOSTO.

GRÃ-BRETANHA TEM MAIS DE 8.300 OCUPANTES NO AFEGANISTÃO, A MAIORIA NO TERRITÓRIO ADSCRITOS À ISAF.

LGO/MNE/BJ












CONSTRUIRÃO ESTRATÉGICO PORTO NAS CARAÍBAS NICARAGÜENSE

Manágua, 6 out (Prensa Latina)

As autoridades nicaragüenses esperam pela aprovação da Lei de Portos para iniciar a construção de uma rada na região das Caraíbas, anunciou hoje uma fonte oficial.

O PRESIDENTE EXECUTIVO DA EMPRESA PORTUÁRIA NACIONAL (EPN), VIRGILIO SILVA, AFIRMOU QUE SÓ ESPERAM PELA AUTORIZAÇÃO DA ASSEMBLÉIA NACIONAL PARA INICIAR A CONSTRUÇÃO EM MONKEY POINT, O QUE PERMITIRIA QUE O PAÍS TENHA UM PORTO DE ÁGUAS PROFUNDAS NO ATLÂNTICO.

CÁLCULOS CONSERVADORES INDICAM QUE O INVESTIMENTO ASCENDERIA A 450 MILHÕES DE DÓLARES.

SILVA DECLAROU QUE SE REALIZARÁ A LICITAÇÃO DO PROJETO, POIS ESTÃO INTERESSADOS INVERSIONISTAS DO URUGUAI, CHINA E CORÉIA DO SUL.

COMO COMPLEMENTO À OBRA SE PLANIFICA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESTRADA DE 73 QUILÔMETROS QUE FACILITARÁ O ACESSO E A SAÍDA DE PRODUTOS DESSE PONTO DA REGIÃO AUTÔNOMA DO ATLÂNTICO NORTE (RAAN).

NA ATUALIDADE, A MAIORIA DO COMÉRCIO NICARAGÜENSE REALIZA-SE ATRAVÉS DO PORTOS LIMÃO, NA COSTA RICA, E CORTÊS, EM HONDURAS, O QUE ELEVA OS CUSTOS DE FLETES E TRANSPORTE.

ONTEM, O PRESIDENTE DANIEL ORTEGA SAAVEDRA SUSTENTOU UM ENCONTRO COM O MINISTRO DE ASSUNTOS EXTERIORES DOS EMIRADOS ÁRABES UNIDOS, SUA ALTEZA ABDULLAH ZAYED AL NAHYAN, ONDE ENTRE OUTROS TEMAS SE ABORDOU A COOPERAÇÃO E O INVESTIMENTO ESTRANGEIRO NO CAMPO ENERGÉTICO E PORTOS.

NO ENTANTO, A PRÁTICA CENTROU-SE NA EXECUÇÃO DO PROJETO DO CANAL INTEROCEÂNICO ATRAVÉS DO RIO SAN JUAN E IMPULSIONAR A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS

LGO/LB/BJ










MINISTRO DE CULTURA CUBANO PRESIDE DELEGAÇÃO A CONFERÊNCIA UNESCO

Paris, 6 out (Prensa Latina)

O ministro cubano de Cultura, Abel Prieto, preside a representação de seu país que participa em 35 Conferência Geral da UNESCO inaugurada hoje aqui e que acontecerá até o próximo 16 de outubro.

PRIETO PARTICIPARÁ NA QUINTA-FEIRA PRÓXIMA COMO ORADOR EM UM DEBATE SOBRE POLÍTICA GERAL QUE SE DESENVOLVERÁ DURANTE VÁRIOS DIAS E NO QUAL SE PREVÊ A INTERVENÇÃO DOS CHEFES DE DELEGAÇÕES.

O TITULAR ESTARÁ ACOMPANHADO DO EMBAIXADOR ANTE A ORGANIZAÇÃO, HÉCTOR HERNÁNDEZ PARDO, E A REPRESENTANTE ANTE O CONSELHO EXECUTIVO, MARÍA DE LOS ÁNGELES FLOREZ.

TAMBÉM ASSISTEM O PRESIDENTE DA COMISSÃO CUBANA DA UNESCO, JUAN ANTONIO FERNÁNDEZ, A DIRETORA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO, EVA ESCALONA E OUTROS MEMBROS SUPLENTES DA DELEGAÇÃO.

PELA AMÉRICA LATINA E AS CARAÍBAS PARTICIPAM TAMBÉM OUTRAS REPRESENTAÇÕES DE ALTO NÍVEL DA ARGENTINA, BRASIL, COLÔMBIA, VENEZUELA, BOLÍVIA, EQUADOR, GUATEMALA, PARAGUAI, REPÚBLICA DOMINICANA E MÉXICO, ENTRE OUTROS.

A 35 CONFERÊNCIA GERAL DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO) FOI INAUGURADA ESTA MANHÃ POR SEU PRESIDENTE, GEORGES N. ANASTASSOPOULOS.

À MESMA ASSISTEM AO REDOR DE DUAS MIL CONVIDADOS, ENTRE ELES, UNS 150 MINISTROS DE RELAÇÕES EXTERIORES, EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E CULTURA.

ESTE EVENTO REÚNE A CADA DOIS ANOS AOS REPRESENTANTES DOS 193 ESTADOS MEMBROS DA UNESCO PARA DETERMINAR AS POLÍTICAS E PRINCIPAIS LINHAS DE TRABALHO DA ORGANIZAÇÃO.

NA ABERTURA DESTE ACONTECIMENTO INTERVIERAM ADEMAIS O DIRETOR GERAL, KOICHIRO MATSUURA, E O PRESIDENTE DO CONSELHO EXECUTIVO, OLABIYI BABALOLA.

ESTA TARDE, SE ELEGERÁ AO SUCESSOR DE ANASTASSOPOULOS, CARGO PARA O QUAL ESTÁ PROPOSTO O DOUTOR DAVIDSON L. HEPBURN, DE BAHAMAS, COM MAIS DE 15 ANOS DE EXPERIÊNCIA EM NAÇÕES UNIDAS.

TAMBÉM, SERÃO SELECIONADOS OS VICE-PRESIDENTES DA CONFERÊNCIA GERAL E OS PRESIDENTES, VICE-PRESIDENTES E RELATORES DAS COMISSÕES E OS COMITÊS.

EM DECORRÊNCIA DO EVENTO SE ADOTARÁ O PROGRAMA E ORÇAMENTO PARA 2010 E 2011.

SE LEMBRARÃO, DO MESMO MODO, INSTRUMENTOS JURÍDICOS INTERNACIONAIS NOS ÂMBITOS DE CONCORRÊNCIA DA ORGANIZAÇÃO E SE ELEGERÃO NOVOS MEMBROS DO CONSELHO EXECUTIVO E O NOVO DIRETOR GERAL.

PARA ESTE CARGO, O PRÓXIMO 15 DE OUTUBRO ESPERA-SE A CONFIRMAÇÃO DA EMBAIXADORA BÚLGARA IRINA BOKOVA, EM SUBSTITUIÇÃO DO JAPONÊS MATSUURA.

LGO/MBZ/BJ






Obama ordena silêncio a comandantes militares

Washington, 6 out (Prensa Latina)

O presidente estadunidense, Barack Obama, fez circular ordens discretas para evitar que comandantes militares falem com a imprensa sobre a guerra no Afeganistão, revelaram hoje fontes informativas.

SEGUNDO O SITE NEWSMAX, A ADMINISTRAÇÃO FEDERAL PRETENDE CONTROLAR AOS GENERAIS NO TEATRO DE OPERAÇÕES E BUSCA QUE CRITÉRIOS PESSOAIS NÃO SEJAM DIFUNDIDOS SEM PRÉVIA CONSULTA COM A CASA BRANCA.

NOVA MOVIDA DE OBAMA PORIA FOCINHEIRAS A MÁXIMOS CHEFES MILITARES, COMENTA IRONICAMENTE O MEIO NOTICIOSO.

O PRIMEIRO OBJETIVO É O GENERAL DE CINCO ESTRELAS STANLEY MCCHRYSTAL, QUEM APARENTEMENTE FALOU DEMASIADO EM LONDRES NA SEMANA PASSADA E SURPREENDEU AO ESCRITÓRIO OVAL COM A GUARDA BAIXA.

DE ACORDO COM O DIÁRIO BRITÂNICO THE DAILY TELEGRAPH, OS CONSELHEIROS DE OBAMA ESTIVERAM FURIOSOS E ESTUPEFATOS DEPOIS DO DISCURSO DO ALTO OFICIAL NORTE-AMERICANO.

O PRESIDENTE OBAMA TENTOU COTEJAR OPINIÕES COM SEU PRINCIPAL GENERAL NO AFEGANISTÃO, MCCHRYSTAL, DEPOIS QUE ESTE EXPRESSOU CEPTICISMO SOBRE TÁTICAS CASTRENSES, REPORTOU NESTA SEGUNDA-FEIRA LOS ANGELES TIMES.

SEGUNDO O JORNAL CALIFORNIANO, O PRESIDENTE DEMOCRATA SUSTENTOU UMA CONVERSA TELEFÔNICA DE 25 MINUTOS COM MCCHRYSTAL DEPOIS QUE A CASA BRANCA NÃO PARECIA CONTENTE COM DECLARAÇÕES DO ALTO OFICIAL.

O GENERAL DISSE EM LONDRES QUE NÃO COMPARTILHAVA CRITÉRIOS DO VICE-PRESIDENTE JOSEPH BIDEN SOBRE UMA SUPOSTA REORGANIZAÇÃO DE TROPAS NO PAÍS ASIÁTICO.

O CONSELHEIRO DE SEGURANÇA JAMES JONES EXPLICOU QUE A PRÁTICA OBAMA-MCCHRYSTAL PÔDE TER SIDO AMIGÁVEL MAS EM UM TOM SECO DE INTERCÂMBIO DE ARGUMENTOS DIRIGIDO PELO EXECUTIVO.

LGO/JVJ/BJ









Grupo talibã reivindica ataque a ONU no Paquistão

Islamabad, 6 out (Prensa Latina)

O grupo islamista Tehreek-e-Taliban Pakistan (TTP) reivindicou hoje a autoria do atentado de ontem contra a sede do Programa Mundial de Alimentos (PMA) nesta capital que deixou cinco mortos, entre eles um estrangeiro.

ACEITAMOS COM ORGULHO A RESPONSABILIDADE PELO ATAQUE SUICIDA CONTRA O ESCRITÓRIO DA ONU EM ISLAMABAD, ASSEGUROU O PORTA-VOZ DA ORGANIZAÇÃO INSURGENTE, AZAM TARIQ, EM UMA CHAMADA TELEFÔNICA A MEIOS DE IMPRENSA LOCAIS.

UM HOMEM DISFARÇADO DE GUARDA DE SEGURANÇA E COM CERCA DE OITO QUILOS DE EXPLOSIVOS ATADOS A SEU CORPO FEZ-SE DETONAR ONTEM NA RECEPÇÃO DO EDIFÍCIO DO ORGANISMO INTERNACIONAL.

CINCO OFICIAIS DO PMA, ENTRE ELES UM CIDADÃO IRAQUIANO E DUAS MULHERES PAQUISTANESAS, FALECERAM NA EXPLOSÃO.

O PORTA-VOZ DO TTP APONTOU QUE O ATENTADO FOI EM VINGANÇA PELOS BOMBARDEIOS SISTEMÁTICOS QUE REALIZAM AVIÕES NÃO TRIPULADOS DOS ESTADOS UNIDOS E A AVIAÇÃO PAQUISTANESA EM WAZIRISTÁN DO SUL, CERCA DA FRONTEIRA COM AFEGANISTÃO.

ANUNCIOU ADEMAIS QUE A ORGANIZAÇÃO ARMADA QUE LUTA PELA IMPLANTAÇÃO EM PAQUISTÃO DA INTERPRETAÇÃO RADICAL DA LEI ISLÂMICA OU SHARIA, REALIZARÁ MAIS ATAQUES CONTRA OBJETIVOS PAQUISTANESES, ESTADUNIDENSES E DA ONU DENTRO DO TERRITÓRIO NACIONAL.

O MINISTRO DO INTERIOR, REHMAN MALIK, ADVERTIU POR SUA VEZ QUE AS FORÇAS DE SEGURANÇA TÊM INICIADO UMA OPERAÇÃO CONTRA OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO TTP EM WAZIRISTÁN DO SUL.

RC/NM/BJ