sexta-feira, 21 de outubro de 2011

DECLARACIÓN DE MÉXICO


.
.. Declaración de México ...


“La América ha de promover todo lo que las acerque y abominar todo lo que los aparte”
José Martí


En el marco del bicentenario de la independencia de los pueblos latinoamericanos e inspirados en los más nobles y sagrados ideales de aquellos que con su ejemplo y sacrificio les dieron patria a nuestra América toda; convencidos de la obra revolucionaria desarrollada por el heroico pueblo de la República de Cuba demostrado durante más de 50 años, con su ejemplo de resistencia, conquistas y sacrificios.

Los delegados y delegadas, personalidades de la cultura y líderes políticos y de opinión que nos han acompañado, entre los que se distinguen, Stella Calloni, Ricardo Alarcón, Tomás Borges, Manuel Zelaya, Rodrigo Cabezas, Anthony Carter, Carlos Payán, Justino Di Celmo, entre muchos; participantes todos en el VI Encuentro Continental de solidaridad con Cuba, provenientes de Argentina, Barbados, Brasil, Canadá, Chile, Colombia, Costa Rica, Cuba, Curazao, El Salvador, Ecuador, Estados Unidos, Guatemala, Guyana, Granada, Haití, Honduras, Jamaica, Martinica, México, Nicaragua, Panamá, Perú, Puerto Rico, República Dominicana, República Bolivariana de Venezuela, Trinidad y Tobago y Uruguay; reunidos en la ciudad de México los días del 6 al 9 de octubre,

KHADAFI MORREU COMBATENDO COM DIGNIDADE E COERÊNCIA



20 Outubro 2011




Miguel Urbano Rodrigues



A foto divulgada pelos contra-revolucionários do CNT elimina dúvidas: Muamar Khadafi morreu.
Notícias contraditórias sobre as circunstâncias da sua morte correm o mundo, semeando confusão. Mas das próprias declarações daqueles que exibem o cadáver do líder líbio transparece uma evidência: Khadafi foi assassinado.
No momento em que escrevo, a Resistência líbia ainda não tornou pública uma nota sobre o combate final de Khadafi. Mas desde já se pode afirmar que caiu lutando.
A midia a serviço do imperialismo principiou imediatamente a transformar o acontecimento numa vitória da democracia, e os governantes dos EUA e da União Europeia e a intelectualidade neoliberal festejam o crime, derramando insultos sobre o último chefe de Estado legitimo da Líbia.
Essa atitude não surpreende, mas o seu efeito é oposto ao pretendido: o imperialismo exibe para a humanidade o seu rosto medonho.
A agressão ao povo da Líbia, concebida e montada com muita antecedência, levada adiante com a cumplicidade do Conselho de Segurança da ONU e executada militarmente pelos EUA, a França e a Grã Bretanha deixará na História a memória de uma das mais abjectas guerras neocoloniais do início do século XXI.

AS DUAS VENEZUELA



Ontem falei sobre a Venezuela aliada do império onde Posada Carriles e Orlando Bosch organizaram a brutal explosão de um avião de Cubana em pleno vôo, que provocou a morte e o desaparecimento de todos seus passageiros, incluindo a equipe juvenil de esgrima que conquistou todas as medalhas de ouro no Campeonato Centro-americano e do Caribe que foi realizado naquele país, os quais, hoje durante a celebração dos Jogos Pan-americanos na cidade de Guadalajara são lembrados com tristeza.

Não era a Venezuela de Rómulo Gallegos e de Andrés Eloy Blanco, senão a do trânsfuga, traidor e peçonhoso Rômulo Betancourt, invejoso da Revolução Cubana, aliado do imperialismo, que tanto cooperou com as agressões contra a nossa Pátria. Depois de Miami, aquela propriedade petroleira dos Estados Unidos foi o principal centro da contra-revolução contra Cuba; perante a história cabe a ele uma parte importante da aventura imperialista em Girón, o bloqueio econômico e os crimes contra o nosso povo. Assim iniciou-se a era tenebrosa, que findou no dia em que Hugo Chávez jurou o cargo sobre a “moribunda constituição” que tinha em suas mãos trêmulas o ex-presidente Rafael Caldera.

Lista ONU para votar el martes próximo documento de condena al bloqueo EEUU contra Cuba


Naciones Unidas, 21 oct (RHC) Naciones Unidas lanzará el martes su vigésima condena en 20 años consecutivos al bloqueo que desde hace medio siglo Estados Unidos mantiene contra Cuba con un costo para la isla superior a los 975 mil millones de dólares.
 Ese día la Asamblea General someterá a votación un documento que recoge la larga lista de afectaciones sufridas por el país caribeño a causa del férreo cerco implantado en 1962 y reforzado luego en varias ocasiones.alt
 El texto presentado por la nación antillana lleva por título Necesidad de poner fin al bloqueo económico, comercial y financiero impuesto por los Estados Unidos de América contra Cuba.
 El año pasado la condena a ese asedio norteamericano fue respaldada por 187 países, frente a los únicos votos de Estados Unidos e Israel y las abstenciones de Islas Marshall, Micronesia y Palau.
 Hace un mes, medio centenar de gobernantes reclamaron desde el plenario de la Asamblea General de la ONU el cese de ese bloqueo.
 En esa ocasión, el ministro de Relaciones Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez, denunció la intensificación del cerco estadounidense contra la isla y de los intentos de subvertir el orden constitucional elegido libremente por los cubanos.

Fidel Castro

Las dos Venezuela

19 Octubre 2011 


Ayer hablé de la Venezuela aliada al imperio donde Posada Carriles y Orlando Bosch organizaron el brutal estallido de un avión de Cubana en pleno vuelo, que originó la muerte y la desaparición de todos sus pasajeros, incluido el equipo juvenil de esgrima que obtuvo todas las medallas de oro en el Campeonato Centroamericano y del Caribe del que fue sede ese país, a los que hoy, cuando tienen lugar los Juegos Panamericanos en Guadalajara, se les recuerda con tristeza.
No era la Venezuela de Rómulo Gallegos y Andrés Eloy Blanco, sino la del tránsfuga, traidor y ponzoñoso Rómulo Betancourt, envidioso de la Revolución Cubana, aliado al imperialismo, que tanto cooperó con las agresiones a nuestra Patria. Después de Miami, aquella propiedad petrolera de Estados Unidos fue el principal centro de la contrarrevolución contra Cuba; a él corresponde ante la historia una parte importante de la aventura imperialista en Girón, el bloqueo económico y los crímenes contra nuestro pueblo. De esa forma se inició la era tenebrosa, finalizada el día en que Hugo Chávez juró el cargo sobre la “moribunda constitución” que sostenía en sus manos temblorosas el ex presidente Rafael Caldera.
Habían transcurrido 40 años desde el triunfo de la Revolución Cubana y más de un siglo de saqueo yanqui del petróleo, las riquezas naturales y el sudor de los venezolanos.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

SOLIDARIEDADE AO POVO LÍBIO E A MUAMAR KADAFFI – 20 de outubro de 2011



(Maurício Tomasoni)

Indo na “contramão” da “roda da história”, digo que hoje é um dia para se lamentar: mais uma vitória imperialista. Prenderam e mataram o “sanguinário ditador” líbio, Muamar Kadaffi, segundo recentes informativos da imprensa e do governo “rebelde” líbio. Tristes tempos em que rebeldia é sinônimo de subserviência ao imperialismo, é se vender aos interesses do grande capital que precisa do petróleo líbio. Tristes tempos em que tudo é pensado e dito de acordo com o que manda a grande mídia. Tristes tempos de subserviência, de ignorância. Tristes tempos de se reproduzir, feito papagaio, o que dizem os grandes meios de comunicação. Tristes tempos de um jornalismo nativo servil, ou melhor inservível. Tristes tempos de capachos mal pagos, mas que se orgulham de servir aos senhores da morte e da destruíção. Tristes tempos ...

Mas nestes tristes tempos temos as nossas alegrias. Continuamos a ver Cuba com todas as dificuldades construir o seu socialismo. Vemos os povos da América Latina colocarem abaixo oligarquias centenárias, criando interessantes e multifacéticos projetos de libertação nacional e de perspectiva socialista. Tivemos a vitória eleitoral do povo salvadorenho com sua vanguarda – a FMLN (Frente Farabundo Marti para a Libertação Nacional) impondo uma grande derrota ao secular domínio imperial norte-americano. Em minha opinião a maior vitória destes últimos tempos. Tivemos a vitória eleitoral da FSLN (Frente Sandinista para a Libertação Nacional) na Nicarágua, a qual terá novas eleições no final deste ano. Vencemos na Bolívia. Estamos construindo um projeto na Venezuela com todas as suas contradições e contratempos. Seguimos construindo o socialismo no Vietnam, na Coréia do Norte. Seguimos vendo em outros cantos do mundo processos políticos contrários aos interesses do imperialismo além dos citados aqui. E por terem este tipo de direção são demonizados, caluniados e combatidos. A regra tem que ser a “doce” subserviência ao império. Outros povos pagam ou poderão pagar caro por defender a soberania e autodeterminação. Sejamos, pois, vassalos do império norte-americano e europeu ou pagaremos igual está pagando o povo líbio e o líder da revolução líbia de 1969.

A ARTE É AMEAÇADA NA COLÔMBIA

05/09/2011



A ARTE É AMEAÇADA NA COLÔMBIA


“Que tempos são esses, quando
falar sobre flores é quase um crime.
Pois significa silenciar sobre tanta injustiça?
Aquele que cruza tranqüilamente a rua
já está então inacessível aos amigos
que se encontram necessitados?”

Antologia Poética - Bertolt Brecht


Doze organizações de Teatro da cidade de Bogotá, capital da Colômbia, foram ameaçadas pelas “Águilas Negras” que é um dos novos nomes que tomaram em 2006 as estruturas paramilitares (mercenários criados pelo Estado colombiano e financiados pelo narcotráfico),  após a suposta desmobilização que fizeram em troca de penas baixas de prisão (menos de 5 anos) por delitos contra a humanidade.

As ameaças foram feitas no dia 23 de agosto contra as organizações de teatro que trabalham com a prefeitura de Bogotá (Polo Democrático Alternativo), realizando atividades de promoção cultural e capacitação artísticas com crianças e jovens nas favelas de Bosa, Kennedy, Tunjuelito e Ciudad Bolivar.

Uma Mensagem de Muamar Kadafi:

 quarta-feira, 19 de outubro de 2011


Nós os Pedimos para Formar uma Frente Mundial!

 



Uma Mensagem de Muamar Kadafi:

"Povos do mundo!

O inimigo está fugindo.
Eles estão com medo de um movimento de resistência que eles não podem ver nem prever.
Nós agora escolhemos quando, onde e como atacar. E como os nossos ancestrais acenderam a primeira chama de civilização, nós agora redefiniremos a palavra “conquista”.
Hoje nós escrevemos um novo capítulo nas artes da guerra urbana.
Nós não pedimos armas ou soldados, pois já temos muitos.
Nós os pedimos para formar uma frente mundial contra a guerra e a OTAN. Uma frente que seja governada por sábios. Uma frente que traria reforma e ordem e, também, novas instituições que substituiríam o que agora está corrompido.
Povos do mundo!
Estas palavras vêm à vocês por aqueles que lutam para sobreviver aos criminosos bombardeios massivos da OTAN.

MOVIMIENTO BOLIVIANO DE SOLIDARIDAD CON CUBA


“El respeto a la libertad y al pensamiento ajenos, aun del entre más
infeliz, es en mi fanatismo: si muero o me matan será por eso”
José Martí

¡JUSTICIA, LIBERTAD Y SOLIDARIDAD…LOS CINCO VOLVERAN!

Responsable: Magaly Zambrana

AÑO 2 octubre 2011 No. 29

Comité Nacional por la
Libertad de los Cinco

Entrevista con Philip Horowitz,
el abogado de René González
Philip Horowitz, el abogado de René
González, concedió una entrevista con
Gloria La Riva del Comité Nacional por la
Libertad de los Cinco Cubanos, días despúes
de que salió René de la prisión de Marianna,
Florida (traducción al español por Juanita
López Rodríguez).

Pregunta: Sr. Horowitz, gracias por darnos la
oportunidad de entrevistarlo. Sé que ha
estado usted muy ocupado. Meses antes,
René González tenía derecho a haber sido
liberado antes para ser enviado a un centro
de reinserción social, según entiendo, pero
le fue negado. Ahora, la jueza Lenard está
exigiendo que René permanezca en Estados
Unidos para cumplir tres años de libertad
bajo supervisión. ¿Esto resulta inusual para este tipo de
caso, especialmente cuando se ha cumplido la
sentencia completa? ¿Cuál es el objetivo de la libertad
bajo supervisión, en términos generales? ¿Cómo se
aplica en el caso de René?
Respuesta: La libertad condicional (parole) fue abolida
en el sistema federal en 1987, cuando entró en vigor la
Ley de Reforma de Sentencias del año 1984. En lugar
de la libertad condicional, todo acusado, sentenciado a
un término de encarcelamiento, recibe un término de
libertad bajo supervisión después del encarcelamiento,
similar al sistema bajo "parole" que estaba antes en
vigor.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

O documento acompanha a sentença do Tribunal da Consciência e pede que o caso dos Cinco seja abordado junto a organismos internacionais que tratam do tema

ACJM/RS – 15/10/2011

ACJM/RS encaminha à presidenta Dilma Roussef pedido para que o caso  dos “Cinco” antiterroristas cubanos seja incluído entre as preocupações do governo brasileiro sobre violações aos direitos humanos



Por: Vânia Barbosa - MTB 8927





  



Na sexta-feira (14), a presidenta Dilma Rousseff veio ao Rio Grande do Sul para participar, entre outras, da cerimônia de assinatura para adesão dos três estados do Sul ao Plano Brasil sem Miséria, que ocorreu no Teatro Dante Barone do Parlamento Gaúcho, com a presença de autoridades da Federação, como a Secretária Nacional de Direitos Humanos, Maria do Rosário Nunes e a Deputada Manuela D’Ávila, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal.
Na ocasião a assessoria de Dilma Roussef recebeu documentos encaminhados pela Associação Cultural José Marti, com o pedido para que fossem entregues à governante da Nação brasileira. Além da sentença do Tribunal da Consciência e do livro “Os Últimos Soldados da Guerra Fria”, do escritor Fernando Morais, foi entregue uma carta denunciando a forma contraditória e vergonhosa de governar dos sucessivos governos estadunidenses, na medida em que apresentam um discurso de combate ao terrorismo, enquanto penalizam os Cinco cubanos que atuavam neste sentido. O documento ressalta a proteção que o imperialismo dá aos terroristas cuja missão é a de atentar contra a soberania e o bem estar dos povos e, de forma mais escancarada, ao povo cubano.