sábado, 22 de janeiro de 2011

Contra o cerco midiático a Cuba

Reproduzo artigo de Stela Pastore, publicado no Maragata's Blog:

Cuba precisa vencer um obstáculo informativo: mostrar a realidade para o mundo sem distorções. “Temos que derrotar o muro do silêncio que se estabelece sobre o país. Queremos a verdade e tudo faremos para denunciar as agressões do império e das políticas neoliberais sobre todos os povos”, destacou a coordenadora do Instituto Cubano de Amizade entre os Povos (ICAP), Kenia Serrano.

A dirigente reforçou que na guerra de informação a rede web 2.0 – mais interativa – possibilita que cada um seja um veículo de informação. As declarações foram feitas na abertura da I Brigada Mundial contra o Terrorismo Midiático, realizada de 16 a 26 de novembro, em Caimito, a 45 km de Havana, reunindo mais de 60 comunicadores de 19 países. Vários jornalistas gaúchos integraram a atividade, entre eles o presidente e vice do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul, José Nunes e Milton Simas.

Combater as mentiras e manipulações nos meios de comunicação internacionais foi o objetivo do encontro que encerrou na véspera da publicação de dados no Wikileaks, por Julian Assange, que vem transtornando o conceito de informação e segurança no mundo.

Uma das primeiras ações da Brigada foi publicizar uma ampla lista de sites cubanos (veja os endereços no site do sindicato). “A internet foi feita para Cuba”, disse Fidel Castro ainda 1989. A frase ilustra um quadro no Palácio da Computação, em Havana, onde os jornalistas foram convidados a conhecer o programa de inclusão digital do país. Esta ilha comprida e estreita de 110 992 km2 é bordada de cabos de fibra ótica em todo o solo dos 169 municípios de suas 14 províncias. Há centros de formação – www.jovenclub.cu – tanto nas áreas urbanas como rurais, incentivando a familiarização com a informática. O estímulo ao setor garante que país tenha a exportação de sofwares como segundo item na balança comercial.

EUA impede cubanos de acessar internet

A internet talvez seja a principal arma deste combate midiático. Uma guerra feita de batalhas diárias, sistemática, usando a manipulação, a distorção, a desinformação e o preconceito para atacar a experiência socialista dentro e fora do país. Porém, o bloqueio americano limita o acesso a rede na ilha. Não há qualquer censura ao acesso a sites por parte do governo. O que há é banda estreita, o que determina prioridades de acesso aos setores sociais, de educação, de pesquisa e governamentais.

Grandes esforços estão sendo feitos para garantir banda larga à população. Atualmente a conexão é via satélite por meio de dois provedores, meio mais lento e caro. Mesmo que os cabos de fibra ótica estejam a 5 km da costa, os cubanos estão impedidos pelos EUA de fazer uso. Para ampliar o acesso, um cabo de fibra ótica está sendo instalado desde a Venezuela e deve entrar em operação até junho de 2011.

Bloqueio econômico é mantido apesar da ONU

O bloqueio econômico, vigente desde 1962, já causou um prejuízo estimado em US$ 751 bilhões ao pequeno país de 11 milhões de habitantes. A Assembleia-Geral da ONU condenou, em outubro o embargo comercial americano. Foi a 19ª que isso ocorreu sem qualquer avanço. A resolução teve apoio de 187 dos 192 países membros. Antes da revolução de 1959, 70% das importações vinham dos EUA, país destino de 67% dos produtos cubanos.


O embargo proíbe que empresas americanas tenham relações comerciais com Cuba, ou se associem a outras, de outros países, que mantenham comércio com Cuba. Um estudo recente divulga os danos do bloqueio (www.cubavsbloqueo.cu). “Estas sanções são as mais prolongadas da história e privam o povo cubano de desenvolver-se como poderia. Castiga-se também os que comerciam conosco”, registra a subdiretora para a América do Norte do Ministério das Relações Exteriores, Johana Tablada.

Os EUA buscam historicamente anexar a ilha ao seu território e transformá-la na sua colônia de férias, a exemplo de Porto Rico. Os cubanos têm muito orgulho de sua resistência mantida há 50 anos, mesmo sofrendo os abalos climáticos e uma guerra econômica que penaliza toda a população. “Chamam Fidel Castro de ditador, mas são os Estados Unidos que proíbem que seu povo visite Cuba”, exemplifica o jornalista Milton Simas. Esta guerra para dominar a ilha já matou mais de 3.500 cubanos, e incapacitou outros dois mil. Fidel Castro sofreu mais de 600 atentados neste período.

Denúncia de cerco rádio-eletrônico americano a ilha

A tentativa de minar a resistência cubana também é feita diariamente por um circuito rádio-eletrônico. As transmissões de rádios e tevê chegam facilmente a ilha, distante apenas 180 Km de Miami. Tubal Paez, presidente da União dos Periodistas Cubanos, denuncia a ofensiva dos vizinhos do norte: “são geradas 1900 horas semanais de programação para semear o descontentamento, dúvida, desânimo e desconfiança para instigar mudanças internas”.

Tubal destaca que o ataque midiático ocorre tanto pelo fator psicológico como pelos limites materiais. “Nos bombardeiam com uma política de entretenimento consumista abusiva. Este esforço dos comunicadores de nos conhecer e defender é muito útil”, registrou. Para ele, a revolução é fruto da resistência dos cubanos em construir o socialismo e a solidariedade internacional. “Cuba não teria sobrevivido sem isso. Não vivemos num mar de rosas, mas saber que se preocupam conosco nos alenta”, conclui Paez.

Jornalistas desmascaram farsa da blogueira Yoani

Um diversificado grupo de jornalistas blogueiros cubanos (veja links abaixo) participou das atividades e lamenta que as inverdades divulgadas por Yoani Sánchez tenham ganho notoriedade, num despropósito diante do que se passa. Em seu blog, traduzido para 18 idiomas, ela fala mal de Cuba e das condições de vida. Mesmo podendo viver na Suíça, voltou a morar na ilha. Tem recebido prêmios e distinções de meios conservadores e inventou uma agressão da polícia nacional, conhecida por ser a mais pacifica do mundo.

Norelys Morales Aguilera é jornalista e blogueira, criadora de uma rede internacional de comunicadores latino-americanos e confirma que Yoani é uma empregada da ciberdissidência: “é uma espécie de contratada virtual. Está no lugar dos fatos, fala de repressão, dá entrevistas à direita e à esquerda, posta qualquer conteúdo sem ser incomodada e queixasse de censura. Muito típico da ‘refinada repressão’ da qual se diz vítima, a pobre”, ironiza Norelys. Numa de suas postagens, intitulada de “Si los blogs son terapêuticos, quién paga la terapia de Yoani Sánchéz?”, Norelys lista evidências do financiamento internacional desta falsa perseguida em seu país.

Uma luta de todos

O presidente do Sindicato dos Jornalistas do RS, José Nunes, expressou a posição da delegação gaúcha aos mais de 300 delegados de 56 países reunidos no 6º Colóquio pela Libertação de Cinco cubanos detidos ilegalmente há 12 anos nos Estados Unidos por combaterem o terrorismo contra Cuba. O Colóquio, realizado em Holguín, terceira maior cidade de Cuba, integrou a programação da Brigada. Fernando Gonzalez, Ramon Labañino, Antônio Guerrero, Gerardo Hernandez e René Gonzalez estão detidos desde 1998 por terem evitado atos de grupos terroristas norte-americanos contra a ilha.

O sindicalista alerta sobre a necessária ação dos profissionais de comunicação. “A profissão de jornalista é uma função social para mostrar a verdade. Viemos ver de perto os estragos que o imperialismo causa aos povos e, de forma mais escancarada e raivosa, ao povo cubano. O imperialismo não hesita em valer-se da grande mídia, dos recursos de marketing e demais tecnologias para intervir na sociedade e disseminar sua visão equivocada do mundo, impondo valores que interessam as classes dominantes e a Washington. É o capitalismo se contrapondo aos princípios humanistas do socialismo”, registrou.

O professor de jornalismo da Universidade de Havana, Santiago Feliu, fala da importância dos meios digitais neste embate, porém sem descuidar dos demais, como o rádio, ainda o meio mais popular e acessível. Em Cuba, há 55 emissoras, seis canais de tevê, centenas de sites e blogues. Cerca de 3500 jornalistas atuam nos diferentes meios. Também estão no país dezenas de correspondentes internacionais de 25 agências de notícias.

“Esta luta pela informação democrática é de todos. Devemos estar juntos em todos os lugares e promover o esclarecimento. A luta informativa e as mobilizações são fundamentais para garantir a soberania dos povos”, conclamou o radialista peruano, Carlos Vasquez, da rádio Cielo, em Lima.

A ciberguerra começou

Che Guevara e o exército rebelde sabiam do valor de ganhar a guerra da informação e criaram a Rádio Rebelde em 1958, denunciando os crimes da ditadura, os combates na Sierra Maestra e as ações necessárias para libertar a ilha. Esta luta continua no campo informativo. Após a prisão de Julian Assange, do Wikileaks, o sociólogo Manuel Castells, acadêmico mais citado na área da comunicação, escreveu que a ciberguerra já começou. Ainda em 1988, quando a rede web engatinhava, afirmou: o poder tem medo da Internet.

Mudanças na economia mobilizam país

A atualização do modelo econômico cubano é a principal pauta. Todas as propostas de mudança estão colocadas para debate em um texto de 32 páginas ou em meio digital e serão definidas no 6º congresso do Partido Comunista de Cuba em abril. Serão medidas duras, mas necessárias. Estão sendo debatidas com a população com o objetivo de reduzir o paternalismo estatal e garantir maior equilíbrio econômico. “A revolução é mudança permanente”, orienta o presidente Raul Castro.

Estima-se que 20% dos servidores públicos, de um total de 5,6 milhões de trabalhadores economicamente ativos, estejam em funções obsoletas e serão realocados para outras atividades estatais ou estimulados a atuar em 178 serviços autorizados para o trabalho privado em forma de cooperativas. Também estuda-se eliminar a cartela de abastecimento – “libreta” – sistema de alimentação subsidiado.

“Não podemos seguir adiante sem estas transformações. Precisamos produzir mais comida e mais bens”, reconhece o líder da Central de Trabalhadores de Cuba, Raymundo Fernandez. E esclarece: ”É uma atualização do socialismo e não uma migração ao capitalismo, como tenta-se fazer acreditar.”

O bloqueio econômico, os impactos climáticos e a crise do capitalismo mundial são fatores que estimulam as mudanças. Na última década, 16 furacões devastaram a ilha, com grandes prejuízos. A crise mundial reflete-se na redução do preço pago ao níquel, produto número um na balança comercial de exportação de Cuba, que reduziu de 54 mil dólares para 8 mil dólares a tonelada no mercado internacional.

Por outro lado, a expectativa de vida aumentou: passou de 51, em 1955, para 78 anos, o que também obrigou a ampliar a idade de aposentadoria de 60 para 65 anos, já em vigor. Em 1989, havia sete cubanos ativos para um aposentado. Atualmente, este número reduziu para a metade.

Para muitos cubanos, as medidas são a regularização de algo que hoje está na clandestinidade. E há muito tranqüilidade em áreas fundamentais que dão ao país os melhores dados no Índice de Desenvolvimento Humano. Antes da Revolução, a taxa de analfabetismo era de 18% e atualmente é zero; o número de professores subiu de nove mil para 137 mil. O total de médicos aumentou de 6.280 para 72 mil. A mortalidade infantil, que era de 60 a cada mil nascidos vivos, reduziu para 5,3, uma das menores do mundo. Não está prevista qualquer mudança nos sistemas de saúde e educação, que continuam integralmente gratuitos, de qualidade e referência global. Por enquanto, o que diferencia Cuba do resto do mundo está resguardado.

*****

Sobre Yoani:

http://islamiacu.blogspot.com/2010/04/yoani-sanchez-cuba-manipulacion.html

Alguns blogues cubanos

www.haciendolascosasmal.blogspot.com
www.islamiacu.blogspot.com
www.paquitoeldecuba.wordpress.com
www.cambiosencuba.blogspot.com
www.yoandry.wordpress.com
www.la-isla-desconocida.blogspot.com
www.bloguerosrevolucion.ning.com
www.lapolillacubana.nireblog.com
www.blogcip.cu

Periodicos y revistas

Granma www.granma.cubaweb.cu www.granma.co.cu
Granma Internacional www.granma.cu www.granmai.co.cu
Juventud Rebelde www.juventudrebelde.cu
Trabajadores www.trabajadores.cubaweb.cu
Bohemia www.bohemia.cubasi.cu www.bohemia.cu
Opciones www.opciones.cubaweb.cu
El Caimán Barbudo www.caimanbarbudo.cu
Somos Jóvenes www.somosjovenes.cu
Juventud Técnica www.juventudtecnica.cu
Pionero www.pionero.cu
Zun Zun www.zunzun.cu
Alma Máter www.almamater.cu
Mujeres www.mujeres.co.cu
El Economista www.eleconomista.cubaweb.cu
Tricontinental www.tricontinental.cubaweb.cu
Cine Cubano www.cinecubano.cu/revista
Temas www.temas.cult.cu
Cubaliteraria www.cubaliteraria.com
Energía y Tú www.cubasolar.cu/biblioteca/energiaytu.html
Giga www.giga.islagrande.cu
El Nuevo Fénix www.fenix.islagrande.cu
Jitweb www.inder.co.cu/jit/
La Jiribilla www.lajiribilla.cu

Periodicos Provinciales

Guerrillero (Pinar del Río) www.guerrillero.co.cu
El Habanero www.habanero.co.cu
Tribuna de La Habana www.tribuna.islagrande.cu
Girón (Matanzas) www.giron.co.cu
5 de septiembre (Cienfuegos) www.5septiembre.cu
Vanguardia (Villa Clara) www.vanguardia.co.cu
Escambray ( Sancti Spíritus) www.escambray.islagrande.cu
Invasor (Ciego de Ávila) www.invasor.cu
Adelante (Camagüey) www.adelante.cu
26 (Las Tunas) www.periodico26.cu
Ahora (Holguín) www.ahora.cu
La Demajagua (Granma) www.lademajagua.co.cu
Sierra Maestra (Santiago de Cuba) www.sierramaestra.cu
Venceremos (Guantánamo) www.venceremos.cubaweb.cu
Victoria (Isla de la Juventud) www.victoria.islagrande.cu

Periodicos provinciales

Prensa Latina www.prensa-latina.cu www.plenglish.com
Agencia de Información Nacional www.ain.cubaweb.cu www.ain.cu
AIN Camagüey www.adelante.cu/AIN
Génesis Multimedia www.prensa-latina.cu/genesisi/index.htm
Tienda virtual www.latincuba.com

Radioemissoras

Radio Rebelde www.rrebelde.cu
Radio Habana Cuba www.radiohc.cu
Radio Progreso www.radioprogreso.cu
Radio Reloj www.radioreloj.cu
Notinet del Cubaweb www.nnc.cubaweb.cu
Radio Taíno www.radiotaino.cu www.radiotaino.cubasi.cu
Radio Enciclopedia www.radioenciclopedia.co.cu
CMBF www.cmbfjazz.cu
Radio Metropolitana (Ciudad de la Habana) www.metropolitana.cu
Radio Ciudad Habana www.habanaenlinea.cu
Radio Cadena Habana www.cadenahabana.islagrande.cu
Radio COCO (Ciudad de la Habana) www.radiococo.cu
Radio Guamá (Pinar del Río) www.rguama.co.cu www.rguama.cubasi.cu
Radio 26 (Matanzas) www.radio26.co.cu
Radio Ciudad del Mar (Cienfuegos) www.rcm.cu
CMHW (Villa Clara) www.cmhw.co.cu
Radio Sancti Spíritus www.radiosanctispiritus.islagrande.cu
Radio Surco (Ciego de Ávila) www.radiosurco.islagrande.cu
Radio Morón (Ciego de Ávila) www.radiomoron.cu
Radio Cadena Agramonte (Camagüey) www.radiocadenagramonte.cubaweb.cu
Radio Guaimaro www.radiocadenagramonte.cubaweb.cu
Radio Nuevitas www.cadenagramonte.cubaweb.cu
Radio Florida www.cadenagramonte.cubaweb.cu
Radio Victoria (Las Tunas) www.tiempo21.islagrande.cu
Radio Libertad (Puerto Padre, Las Tunas) www.radiolibertad.cu
Radio Angulo (Holguín) www.radioangulo.cu
Radio Taíno (Holguín) www.891fm.cu
Radio Bayamo www.radiobayamo.islagrande.cu
Radio Granma www.radiogranma.co.cu
Radio CMKC (Santiago de Cuba) www.cmkc.co.cu
Trinchera Antiimperialista (Guantánamo) www.cmksradio.islagrande.cu
Radio Caribe (Isla de la Juventud) www.radiocaribe.co.cu www.gerona.inf.cu/sites/webradioc/index.htm
Habanaradio www.habanaradio.cu

TV Nacional

Cubavisión (TV Cubana) www.cubavision.cubaweb.cu www.media.islagrande.com
Televisión Serrana www.tvserrana.islagrande.cu/index.htm

Telecentros provinciales

CHTV (Ciudad de La Habana) www.chtv.cubasi.cu
TV Yumurí (Matanzas) www.tvyumuri.co.cu
Perla Visión (Cienfuegos) www.perlavision.cu www.perlavision.co.cu
Centrovisión Yayabo (Sancti Spíritus) www.centrovision.cu
TV Avileña (Ciego de Ávila) www.tvavila.co.cu
Tele Camagüey http://www.tvcamaguey.co.cu
Tele Cristal (Holguín) www.aldia.cu
Tele Granma www.cnctv.islagrande.cu
Telecentro Las Tunas www.visiontunera.co.cu
Telecentro Isla de la Juventud www.islavision.co.cu
Telecentro de Villa Clara www.telecubanacan.co.cu

Otros sitios

www.cubahora.cu
www.alcaabajo.cu
www.nautica.cubasi.cu
www.cubavsbloqueo.cu
www.cubaminrex.cu www.cubagob.cu
www.cubasocialista.cu
www.cubasindical.cubaweb.cu
www.nacionyemigracion.cu
www.infomed.sld.cu

Dedicados a enfrentar la campaña mediática

www.cubadebate.cu
www.antiterroristas.cu www.mesaredonda.cu
www.elian.cu

Portales cubanos

www.cuba.cu
www.cubasi.cu
www.islagrande.cu www.cubaweb.cu
www.cubarte.cult.cu

OCORRE EM CUBA A XVIII BRIGADA SUL AMERICANA DE SOLIDARIEDADE

ACJM/RS, em 21 de janeiro de 2011

Em “Playa Girón” Cuba protagonizou a primeira grande derrota do imperialismo na AL.

Por Vânia Barbosa – DRT 8927

Entre os dias 24 de janeiro e 6 de fevereiro, 278 brigadistas do Brasil, Chile, Uruguai Argentina e Costa Rica participam, em Cuba, a convite do Instituto Cubano de Amizade entre os Povos – ICAP, da XVIII Brigada de Solidariedade e Trabalhos Voluntários.Muitas das atividades ocorrem no Acampamento Internacional Julio Antonio Mella - CIJAM, dirigido por Juan Carlos Machado. O Acampamento esta localizado na cidade de Caimito, a 45 km de Havana,
A Brigada será dedicada aos 50 anos da vitória de “Playa Girón”, quando o governo impediu a invasão da Ilha por mercenários cubanos treinados pela Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos. Os mercenários entraram pela Baía dos Porcos, na costa sul – ocidental, na Província de Matanzas, em 17 de abril de 1961. Em 72 horas Cuba protagonizou uma grande derrota do imperialismo estadunidense na América Latina.

A delegação brasileira - que participa com 106 brigadistas, representando nove estados - tem como responsável pela sua organização e orientação Fabio Simeón González, do ICAP, e coordenação nacional de Edison Puente, presidente da Associação Cultural José Marti, de Santa Catarina. Essa brigada de janeiro é a única que funciona através de cotas e coube ao Rio Grande do Sul 15 vagas, preenchidas por estudantes, sindicalistas e simpatizantes da Revolução Cubana.Todos selecionados por meio de inscrição e entrevista.

Durante 14 dias e para que os brigadistas tenham uma visão mais global e real da Ilha, a programação prevê duas conferências: a primeira sobre atualidade e economia cubanas e outra sobre a campanha midiática contra Cuba, em especial a dos EUA. As delegações viajam por províncias e visitam, entre outros, a Escola Latino Americana de Medicina – ELAM; o Museu da Revolução/Memorial José Martí e o Complexo Histórico “Ernesto Che Guevara” e Trem Blindado. Participam, ainda, da Jornada de Trabalho voluntário, junto com a CTC (Central de Trabalhadores Cubanos.

O encontro com os Comitês de Defesa da Revolução – CDRs vão permitir que os participantes tenham um melhor entendimento sobre o processo revolucionário que implantou o socialismo no País.Assim como o Colóquio dedicado aos 50 anos da vitória de “Playa Girón” - com a presença de protagonistas desta ação revolucionária.

No evento com os familiares dos “Cinco”, os brigadistas terão a oportunidade de conhecer de perto o drama vivido há mais de12 anos pelos heróis cubanos Antonio Guerrero, Fernando González, Gerardo Hernandez, Ramon Labañino e René González. Presos desde setembro de 1998, de forma ilegal e injusta, em cárceres estadunidenses, os “Cinco” são penalisados por monitorar ações terroristas do imperialismo contra Cuba, no território da Flórida. Na época eles conseguiram evitar 170 atos terroristas de agressão a Ilha.

As delegações também poderão conhecer de perto as manifestações de carinho e gratidão do governo e da sociedade cubana com os “Cinco” e, entender melhor, a indignação de Cuba - apoiada pelas comunidades internacionais - com a farsa montada para o julgamento do terrorista cubano – americano, Luís Posada Carriles.

Os esclarecimentos mostram a escancarada proteção que o governo dos Estados Unidos dá a esse terrorista que tem notórias ligações com a CIA (Central de Inteligência dos EUA). E também com a Operação Condor - que prendeu e assassinou milhares de militantes políticos latino - americanos. Carriles estranhamente não está sendo acusado pela autoria de vários assassinatos, nem por afrontar governos democráticos na América Latina, mas sim por ser considerado “mentiroso”.

Segundo a coordenadora da Brigada no estado gaúcho, Maria Cezira Mainieri, “quando os brigadistas retornarem ao Brasil deverão atuar como multiplicadores da solidariedade com Cuba, pois o contato com a realidade da Ilha certamente vai desmentir o que a grande mídia faz questão de esconder ou distorcer”.

Para o presidente da Associação Cultural José Marti, Ricardo Haesbaert, “a participação na Brigada possibilita um salto qualitativo na luta dos brasileiros em defesa da soberania de Cuba, e se contrapõe a campanha midiática que a imprensa de direita realiza contra a Revolução na tentativa de descaracterizá- la”.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

CARAVANA EN MIAMI EN CONTRA DEL TERRORISMO, Y EXIGIENDO LA LIBERTAD DE LOS CINCO MAÑANA, SÁBADO, 22 DE ENERO.

NOTA DE PRENSAALIANZA MARTIANAMIAMI, 21 DE ENERO DE 2011

Envía: Andrés Gómez

 

Las organizaciones que integran la Alianza Martiana: la Brigada Antonio Maceo, la Alianza Martiana (como organización individual), la ATC, la Asociación José Martí, el Círculo Bolivariano de Miami y la Asociación de Mujeres Cristianas en Defensa de la Familia, convocan a todas las personas de buena voluntad de nuestras comunidades a una próxima caravana este sábado, 22 de enero, en contra del terrorismo, para exigir que los terroristas de la extrema derecha cubano americana, como la ley establece, sean enjuiciados por sus monstruosos crímenes, así como para reclamar la inmediata libertad de los Cinco.Este próximo sábado los participantes comenzarán a reunirse a partir de las 10:30 de la mañana, más tarde en la mañana la caravana recorrerá importantes calles de Westchester.Con esta acción se le dará seguimiento a la puesta de la valla que reclamaba la libertad de los Cinco, que sólo la intolerancia y el avasallamiento por parte de la extrema derecha en nuestra comunidad permitió por 24 horas.Ahora más que nunca antes, hay que denunciar a los terroristas y a sus odiosos crímenes y reclamar que se haga justicia reclamando la inmediata libertad de los Cinco que infiltraron sus organizaciones para saber sobre sus monstruosos planes.//

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Declaração do Ministério de Relações Exteriores de Cuba.

Redação Cuba Viva 17 jan, 2011


No dia 14 de janeiro de 2011, o Governo dos Estados Unidos anunciou novas medidas sobre Cuba. Ainda teremos que esperar pela publicação das regulações para conhecer seu verdadeiro significado, de acordo com a informação preliminar dada a conhecer pela Secretaria de Imprensa da Casa Branca, as medidas consistem em:

• Autorizar as viagens de norte-americanos a Cuba com fins acadêmicos, educacionais, culturais e religiosos.

• Permitir a cidadãos norte-americanos enviar remessas a cidadãos cubanos em quantidades limitadas.

• Autorizar os aeroportos internacionais dos EUA a solicitar permissão para operar vôos charters diretos a Cuba sob determinadas condições.

A adoção destas medidas é o resultado do esforço de amplos setores da sociedade norte-americana que durante anos tem exigido, em sua maioria, o levantamento do bloqueio genocida contra Cuba e a eliminação da absurda proibição das viagens ao nosso país.

Também expressa o reconhecimento do fracasso da política dos Estados Unidos contra Cuba e de que procura novas vias para conseguir seus objetivos históricos de dominação de nosso povo.


Apesar das medidas serem positivas, ficam muito abaixo destes justos reclamos, tem um alcance muito limitado e não modificam a política contra Cuba.


O anúncio da Casa Branca se limita, fundamentalmente, a restabelecer algumas das disposições que estiveram em vigor na década de noventa sob o governo do presidente Clinton e foram eliminadas por George W. Bush a partir de 2003.
As medidas somente beneficiam determinadas categorias de norte-americanos e não restituem o direito de viajar a Cuba de todos os cidadãos norte-americanos, que continuarão sendo os únicos em todo o mundo que não podem visitar nosso país livremente.

Estas medidas confirmam que não existe vontade de mudar a política de bloqueio e desestabilização contra Cuba. Ao anunciá-las, os funcionários do Governo dos Estados Unidos deixaram bem claro que o bloqueio se manterá intacto e que se propõem usar as novas medidas para fortalecer os instrumentos de subversão e ingerência nos assuntos internos de Cuba. Isto confirma a denúncia exposta na declaração do MINREX de 13 de janeiro passado.


Cuba sempre favoreceu os intercâmbios com o povo norte-americano, suas universidades, suas instituições acadêmicas, científicas e religiosas. Todos os obstáculos que entorpecem as visitas dos estadunidenses a Cuba sempre foram e seguem sendo hoje, do lado do governo dos Estados Unidos.


Se existisse um interesse real em ampliar e facilitar os contatos entre nossos povos, os Estados Unidos deveriam levantar o bloqueio e eliminar a proibição que faz de Cuba o único país que os norte-americanos não podem viajar.
Havana, 16 de janeiro de 2011

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

União da Ilha da Magia se prepara para apresentar Cuba

 

terça-feira, 18 de janeiro de 2011,

Alexandre Brandão

 

Fotos: Alexandre Brandão / Blog Solidários ACJM_SC [clique para ampliar]

Pela primeira vez no Brasil, uma escola de samba vai tratar do tema Cuba durante o desfile do Carnaval de 2011. A iniciativa é da União da Ilha da Magia e o samba-enredo é “Cuba sim! Em nome da verdade”.


 

Para o sucesso dessa empreitada, a escola já está desde maio do ano passado, através de ensaios reservados, se preparando para fazer bonito na Passarela do Samba Nego Quirido, local onde as escolas de samba da capital catarinense desfilam.
Os ensaios para o público começaram na primeira semana de dezembro do ano passado e acontecem todas sextas-feiras e domingos, a partir das 20 horas, na  Praça Bento Silvério, da Lagoa da Conceição.

No domingo 16/01, a praça ficou pequena para abrigar todos os foliões, turistas e admiradores da escola. A noite teve ainda a apresentação da rainha de bateria, Catarina Andrade, do casal de mestre-sala e porta-bandeira, e de integrantes das alas das baianas e das passistas. Até mesmo os representantes da escola Consulado do Samba fizeram uma visita de cortesia.

 

 

Já estão agendados também dois ensaios técnicos na Passarela Nego Quirido antes do desfile: 22 de janeiro (sábado) e 19 de fevereiro (sábado) - nos dois dias às 20 horas. Esses ensaios servem para organizar as diversas alas entre si.
Está programado ainda um desfile-ensaio na Praça XV, no Centro de Florianópolis, no dia 23 de fevereiro (quarta-feira) para apresentar a escola, gratuitamente, para o público de Florianópolis.
Samba-enredo: Cuba
A identidade com a Revolução Cubana é evidente em cada parte da escola, desde a música que conduz o samba-enredo até as fantasias, passando pelas camisetas de propaganda e o discurso em defesa da autodeterminação cubana.

 


Para desenvolver o tema, uma delegação da escola e da Associação Cultural José Martí de Santa Catarina visitaram Cuba em julho do ano passado para conhecer melhor a Ilha de Fidel Castro e trocar experiências culturais com autoridades cubanas da área. O grupo conheceu museus, monumentos históricos e casas de shows.
Segundo o presidente da escola, Valmir Braz de Souza, um dos motivos da escolha do tema é a proximidade cultural entre Brasil e Cuba. "A alegria cubana e brasileira são muito parecidas", compara. Além disso, a diretoria da escola quer aproveitar a oportunidade para mostrar a realidade do país caribenho para o Brasil. O presidente também esteve em Cuba em janeiro de 2010, participando da Brigada de Solidariedade, quando teve oportunidade de conhecer de perto o país.
As 17 alas estão representando diversos momentos do período anterior e posterior à Revolução Cubana, em especial as conquistas e a cultura, como exemplo: Tio Sam; Ditadura comprometida; Paraíso de ricos e milionários; Sofrimento de muitos - o povo; Nacionalização das empresas estrangeiras; Saúde para todos; Reforma agrária; Esporte - conquista de medalhas; A pesca; Indústria farmacêutica e biotecnologia; A Santeria; O carnaval de Cuba; Cabaré tropicana; e Rumba - Música e Dança.
O sucesso do escola já ficou evidente durante a escolha do samba-enredo. Depois de escolhida a temática, a União da Ilha da Magia recebeu 28 propostas de sambas-enredo de todo país. No ano passado, foram apenas oito. Para se ter uma idéia, a carioca Estação Primeira de Mangueira, a maior escola do Brasil, recebeu menos de 20 propostas.
No barracão da escola, localizado em Palhoça, os carros alegóricos estão sendo preparados para surpreender o público que vai comparecer na passarela ou assistir pela televisão. Segundo o diretor de Carnaval, Joel Brigido da Costa Junior, as peças vão emocionar o público, principalmente aqueles que acreditam em um mundo diferente através da transformação social.
A escola

 

Formada no bairro Lagoa da Conceição, um dos principais pontos turísticos e tradicionais de Florianópolis, a União da Ilha da Magia é a mais nova escola da cidade. Em maio de 2011, comemora apenas três anos de vida. No Carnaval do ano passado, a União ficou em segundo lugar.


 

O financiamento da União é o mesmo que das demais escolas: patrocínio dos governos municipal e estadual. A diretoria também vai buscar apoio com Lei Rouanet, através do Ministério da Cultura. Além disso, o desfile é financiado com a própria venda das fantasias, camisetas e com o dinheiro levantado com os ensaios.
O desfile
Cerca de 2.500 moradores da Lagoa da Conceição vão participar do desfile. Entre esses foliões também estão incluídos admidores da escola de outros bairros e até pessoas de outros Estados ligadas ao movimento de solidariedade à Cuba.
Todos esses integrantes, divididos em alas, vão ter apenas uma hora e vinte minutos para desfilar. Além de fazer de desenvolver uma temática inédita, a escola quer fazer um desfile tecnicamente primoroso - e vai brigar pelo título. De acordo com o presidente Valmir Braz, a ideia é não cometer erros para fazer um "desfile perfeito". Joel Brigido também promete empenho no quesito harmonia da escola.
Todo o percurso vai ser transmitido ao vivo pela TV, sem cortes.
Todos aqueles que defendem a autodeterminação de Cuba e os amantes da cultura e da liberdade estão convidados a participar, ou mesmo assistir, do desfile da União da Ilha da Magia.
Veja mais fotos no álbum:

Créditos:
Texto e fotos: Alexandre Brandão / Blog Solidários ACJM_SC