quinta-feira, 22 de julho de 2010

Chamam a respeitar direito de Cuba a construir seu futuro

Escrito por Erica Soares

miércoles, 21 de julio de 2010

 Os integrantes da 39 Brigada Europeia de Solidariedade a Cuba, José Martí, chamaram os governos de seus respectivos países a respeitar o direito da ilha caribenha a construir seu próprio futuro.

Também expressaram a alegria pela reaparição pública do líder da Revolução Cubana Fidel Castro, que adverte de maneira oportuna e esclarecedora sobre os perigosos conflitos que ameaçam a paz mundial, destaca a declaração final da brigada.

A José Martí, integrada por 153 pessoas de 15 nações, concluiu ontem sua estadia no Acampamento Internacional Julio Antonio Mella, localizado no havaneiro município de Caimito.

Como parte de sua agenda sustentaram um encontro com uma representação dos familiares dos cinco antiterroristas cubanos presos desde 1998 em cárceres dos Estados Unidos, para os quais exigiram seu pronta libertação dos cárceres.

Fernando González, Ramón Labañino, Antonio Guerrero, Gerardo Hernández e René González, cumprem severas condenações por informar sobre planos de ações violentas contra Cuba fraguados por grupos terroristas radicados em território estadunidense.

Os brigadistas também demandaram o fim do bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos à maior das Antilhas há quase meio século.

Os amigos do velho continente -segundo o Instituto Cubano de Amizade com os Povos- trabalharam na agricultura de maneira voluntária, conversaram com a população, com organizações políticas e sociais, e visitaram lugares de interesse histórico cultural.



mv/joe/es

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Camisa 2011 Escola de Samba Unidos da Ilha da Magia / Florianópolis

Chávez viajará a Cuba para o aniversário do assalto ao Quartel Moncada

Julho 20, 2010 4 comentários

O presidente venezuelano, Hugo Chávez , anunciou terça-feira que viajará na segunda-feira "Cuba revolucionária " para participar no "grande dia" de aniversário do assalto ao Quartel Moncada e assinar vários acordos bilaterais económicos.

"Eu anuncio que será em 26 de julho na Cuba revolucionária no grande dia é o aniversário do assalto ao Quartel Moncada , com Raúl , Fidel, o povo cubano ", disse em uma cerimônia de formatura de agentes da Polícia Nacional Bolivariana (PNB).

O presidente da Venezuela descreveu como ridículo, as opiniões da oposição que o acusa de ter transformado a Venezuela em uma colônia cubana.

"A burguesia atinge duramente a Cuba. O absurdo final é que somos uma colônia de Cuba ", disse ele depois de propor a publicação de um texto chamado "Os absurdos da burguesia venezuelana ".

"Cuba está livre , a Venezuela é livre, estamos nos dois países livres, estão se unindo nossos esforços aqui na ALBA ( Aliança Bolivariana para as Américas) ", acrescentou.

Durante o evento televisionado , o líder do " Socialismo do Século XXI ", disse : " Não ser surpreendido ", que Fidel Castro , a quem ele considera seu pai político ", aparece aqui a qualquer momento. "

"Graças a Cuba pelo apoio! " chorou e disse que os planos de Cuba para assinar novos acordos " união económica " bilateral , mas no quadro da ALBA, em sectores " da educação e da saúde. "

ALBA , uma organização regional liderada pela Venezuela , que se rege por princípios de solidariedade e de complementaridade econômica, e não a concorrência, como explicou Chávez, também consiste em Bolívia , Equador, Nicarágua , Antígua e Barbuda, Dominica e São Vicente e Granadinas.