quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Todo apoio a Escola de Samba União da Ilha da Magia

Companheiros amigos de Cuba.

O Diário Catarinense abriu um debate no espaço chamado Mural, sobre o tema da escola de samba União da Ilha da Magia, que nesta oportunidade homenageia Cuba. Seria importante manifestar-se.

Abraços

Edison 

 

enviar mensagem

 

“Mural

Neste carnaval, a União da Ilha da Magia estreia na Nego Quirido com o enredo Cuba Sim, em Nome da Verdade, e louva as belezas, qualidade de vida e virtudes democráticas que os carnavalescos atribuem à ilha de Fidel Castro. Qual a sua opinião?

 

  • CUBA LIVRE no Carnaval de Floripa Livre do preconceito da minoria que acumula riqueza. Livre da ignorância política dos que se beneficiam com um regime desigual. Livre do bloqueio midiático. Livre para contar sua história, seus feitos, sua resistencia, o combate a fome e a ignorância e o orgulho que o povo Cubano tem do seu país. Parabéns a União da Ilha! Carnaval tem tudo haver com política sim! E vocês inovaram neste quesito. O povo da velha desterro agradece, resiste e vai fazer o samba rola forte na nego querido!

Dalva Marisa Ribas Brum Ribas Brum

dmrbrum@hotmail.com

Florianópolis - SC - Brasil
02/02/2011 - 23:56

  • Iniciativa mais que bem-vinda dessa escola de samba.O grande público terá contato com a história de Cuba contada por aqueles que a conhecem e tem um olhar diverso do que se ouve dizer deste pais. Seu samba enredo e todo o desfile deverão mostrar outros aspectos desse povo que, no mínimo, merecem nossa atenção e reflexão.Parabéns à escola.

neusa gelsleichter

neusa2707@hotmail.com

são josé - SC - Brasil
02/02/2011 - 17:33

  • Muito oportuno o tema da escola de samba da nossa lagoa. Cuba, sua revolução, seu povo, sua arte, sua música são uma referência do que de melhor temos em nossa América Latina.

glauco marques

florianópolis - SC - Brasil
02/02/2011 - 16:01

  • Parabéns Florianópolis, parabéns Santa Catarina! Cuba é um país lindo o povo é hospitaleiro e gentil e merece ser homenageado. Liberdade para os 5 heróis cubanos prisioneiros do império, fim do embargo americano a Cuba!

rosana fogaça

porto alegre - RS - Brasil
02/02/2011 - 14:45

  • Estive em Cuba, no ano passado, acompanhando os membros da Escola de Samba UIM na pesquisa de campo, que serviria de base para o tema do carnaval em 2011. Na viagem, custeada por recursos próprios, tivemos a oportunidade de conhecer a idiossincrasia do povo Cubano, sua historia, cultura, museus, memoriais, religiões. Os carnavalescos conhecerão como funciona o serviço de saúde integral. Tivemos longas conversas com historiadores, com o coordenador do carnaval de Havana, diretores de museus, escritores e com o diretor e coreógrafo do Cabaret Tropicana, Além disso, podemos andar livremente pelas ruas de Havana e conversar com seu povo. Uma viagem que confirmou a todos da legitimidade e dignidade da escolha do samba enredo e que supera toda crítica de cunho político-ideológico que ignora a realidade daquele país. A Associação Cultural José Martí de Santa Catarina apóia esta iniciativa incondicionalmente. E convida a todos a participar de este acontecimento incomum em Florianópolis.

Edison Puente

edison.p@ibest.com.br

Florianópolis - SC - Brasil
02/02/2011 - 14:23

  • Fidel Castro ficou mais de 49 anos ditador, comandando Cuba como um curral de pessoas, com liberdade vigiada. Em 2008, Raul Castro, seu irmão, começou a eliminar as proibições mais simples liberando a venda de computadores pessoais (PC´s), DVD´s, telefones celulares e televisores, a cidadãos comuns de Cuba. Um povo SEM LIBERDADE, ACABA NA INÉRCIA, fora da realidade contemporânea, onde hoje, a LIBERDADE, é fator preponderante para o desenvolvimento humano, tecnológico e, principalmente de sobrevivência neste planeta. CUBA! ABRA OS PORTÕES DA SUA REPÚBLICA, e dê o DIREITO de seu povo, de ir e vir pelas suas próprias pernas. BRASIL! O melhor pais do mundo para se viver. Isto sim merece um samba enredo

Luiz Mario Pereira

Criciúma - SC - Brasil
02/02/2011 - 10:19

  • Parabenizo a atitude da escola de samba que levantará o tema no carnaval! Realmente é importante levantar um pouco a venda que existe nos olhos das pessoas a respeito da Ilha, pois Cuba é na minha opinião um dos maiores exemplos de amadurecimento político na história. Um povo que resiste há décadas a um embargo imposto pelos EUA que não permite nenhum país comercializar nada que tenha uma parte se quer de patente estadunidense com Cuba sob pena de enormes restrições, isso é sim amadurecimento. Preferem abrir mão de certos luxos, mas vivem com a certeza de que todos tem o que comer, todos têm acesso a saúde e educação. Espero que o samba enredo explique que a pequena iha em tamanho, mas gigante em justiça e Democracia, não possui uma série de produtos devido a este embargo criminoso que os EUA insiste em manter. E se os países capitalistas tem tanta certeza da razão que há em seu modo de produção, por que não derrubam o embargo para que Cuba floresça em sua liberdade?

Thiago Augusto Divardim de Oliveira

thiago.bolinha@ibest.com.br

Ponta Grossa - PR - Brasil
02/02/2011 - 09:25

  • Quando estive em Cuba, senti ar de liberdade. Um povo livre, culto e que tem a educação acima de tudo. Mesmo sofrendo um bloqueio criminoso dos E.U.A., não existe miséria e desemprego, nenhuma criança cubana mora na rua. não existe analfabetos, as taxas de criminalidade beiram a zero, o incentivo ao esporte é espetacular e a música nem se fala. Os eventos culturais se espalham por todo o país e a todo momento e mesmo com dificuldades devido ao bloqueio a politica de saúde no país é um exemplo para o mundo.

Guilherme Fagundes da Silveira

Porto Alegre - RS - Brasil
02/02/2011 - 09:24

  • Santa Catarina está de parabéns. O Carnval de Sta Catarina está no lugar mais alto do pódium! Homenagear Cuba, contar a verdade sobre esta Ilha é um dever que os brasileiros não tem cumprido. Muitos jovens acreditma na mentira americana sobre Cuba. Espero que ações como esta se multipliquem, e mais pessoas cantem e contem a verdade sobre Cuba.

Almeri Espindola de Souza

almeri@cpovo.net

Porto Alegre - RS - Brasil
02/02/2011 - 00:29

  • Parabens à Uniao da Ilha. Uma aula de história na Passarela... Tão poucas vezes a realidade de Cuba chega aos ouvidos e olhos do povo brasileiro, sem estar carregada de preconceitos da direita mais raivosa. Lindo enredo, lindo desfile... Vivas a Uniao da Ilha, pela ousadia, originalidade, pela opção que dao ao povo.

Heloisa Pereira

Fpolis - SC - Brasil
01/02/2011 - 21:49

  • Acho legal ter Cuba como samba enredo. Cuba é um país alegre, tropical, com várias identidades culturais com o Brasil e o samba. Como Floripa, uma ilha. E também é um país que luta para manter sua independência e suas conquistas. Tem sido agredido por países imperialistas e grupos econômicos internacionais. Prestar solidariedade à Cuba e seu povo, é bastante oportuno!

Luiz Machado

Florianopolis - SC - Brasil
01/02/2011 - 20:39

  • Mesmo suscitando o aparecimento deste triste povo que vem babar sua ignorância política, sua despolitizaçao abissal e seu preconceito estúpido a respeito de Cuba,a Escola pode se considerar já vitoriosa. A ilha veio,pelo menos por algum tempo, para o debate. O que há na Ilha é o aparecimento de um novo projeto civilizatório, evidentemente imperceptível para mentalidades entorpecidas pelo consumo, pelo universo vazio e futil do xópin, pelas pulsões anestesiadas por coca(s), com a cabeça destituída de qualquer senso crítico que vá além de bigue méquis, bigue bróderis, roupa cara,...Informem-se nos livros o sentido mais profundo que possa ter a palavra solidariedade e saberão entender minimamente o novo que se gesta naquela sociedade. Leiam, leiam muito e, sobretudo, visitem a Ilha maravilhosa do povo cubano, pobre sim, mas altaneiro, festeiro e alegre como nenhum outro que conheci(e olha que conheci vários).Parabéns à Escola. A partir deste ano contam com mais um torcedor apaixonado.

Clarilton Ribas

Florianópolis - SC - Brasil
01/02/2011 - 20:04

  • A minha opinião é a seguinte: eu acho que todo o mundo deve externar a sua opinião, já que a opinião abalizada é uma opinião concisa e uma opinião é uma opinião. Aliás, quem opina é quem tem opinião e quem tem opinião é por que gosta de opinar e a opinião, para quem opina, tem um caráter opinativo. Por isso, a opinião nada mais é do que uma opinião e jamais deixará de ser uma opinião. Eu acho, que sem rodeios, eu dei a minha opinião, muito embora hajam outras opiniões, que no caso não são a minha opinião. Mas, tudo bem, cada um tem a sua opinião e eu respeito a opinião de todos, sem, entranto, desconsiderar a minha opinião.

clenio correa correa

cleniocorrea@bol.com.br

santa maria - RS - Brasil
01/02/2011 - 17:12

  • Em nenhum momento o samba fala em DEMOCRACIA, portanto o tema é um tema. Podiam falar da Austria, Dinamarca, Azerbaijão, mas Cuba???? Nao!!!!! PURO PRECONCEITO. Por isso q o mundo esta esta M**** q esta, porque ta cheio de hipocritas... Excelente o tema, sempre atual!!!!! REVOLUCAO (pessoal, politica, social, cultural...). Viva a Dignidade, a Soberania do povo cubano, nao como nós, MARIONETE dos Americanos (Lula comecou a mudar este tom de conversa, nao sou PT, mas gostei, temos q defender o q e nosso!!!!! CHEGA DE AJOELHAR PROS IANQUES). Olha q lindo a RBS = REDE GLOBO,transmitindo por 80 minutos um enredo destes. Isso é HISTÓRICO!!!!! Muitas discussoes irao acontecer, nas arquibancadas, camarotes, concetração, nas casas, bares e ouvintes das radios q transmitirao.... so isso já valeu parabens UNIAO!!!Isso e que falta pra nos, SENSO DE COMUNIDADE, CIDADANIA, IGUALDADE, ISONOMIA.....

Gustavo Linhares Linhares

floripa - SC - Brasil
01/02/2011 - 17:03

  • Parabenizo a escola União da Ilha da Magia pela ousadia em apresentar Cuba.Os ignorantes que nao conhecem a história de Cuba, continuarão criticando sem ao menos ler um livro que seja interessante. Continuam lendo Veja, isto é, Caras (entre outros) e sonhando com um mundo que não é deles. Abram os olhos para o mundo ou pelo menos vao ver Carnaval da Ilha da Magia com outros olhos, interessados em conhecer um pouco melhor a Verdade sobre Cuba.

Josefina de Carvalho

Florianópolis - SC - Brasil
01/02/2011 - 15:55

  • Lendo os comentário, tenho a certeza que a visão que alguns tem sobre Cuba é sobre a ótica dos imperialista ianke, pela cultura do povo e pelo acesso que tem as informações o povo cubano ja teria mudado o regime como fizeram na revolução cubana. Os que criticam que me mostrem em que lugar do mundo que todo o povo tem acesso gratuito a saúde e a educação, qual o governo do mundo mandou médicos, enfermeiros e tantos outros profissionais da saúde para o Haiti, o Brasil mandou soldados, o câncer do mundo USA mandou soldados etc. Só criticam Cuba os que não há conhece e podem acreditar o povo cubano amam Cuba, Fidel e a revolução.

Carlos Alberto Costa

carlos1ac@bol.com.br

São José - SC - Brasil
01/02/2011 - 13:36

  • Santa Catarina e o carnaval catarinense estão de parabéns. Para quem conhece a história e a realidade atual de Ilha,sabe o quanto ainda algumas pessoas estão equivocadas. Em Cuba não existem crianças de rua, nem cidadãos desassistidos, não existe miséria. Existem sim, dificuldades e muitas mas, quem está informado (mídia alternativa) sabe bem porque. O povo cubano é altivo, alegre, saudável, culto (aliás,"ser culto para ser livre" não é coisa de agora, é desde José Martí)- é SOBERANO, é DIGNO! Acredito que a aula de história que a União da Ilha nos proporcionará neste carnaval será inesquecível. Aqueles que ainda "vivem" no tempo do "ouvi falar" ou "li" (mas nem sabe onde...)tenho a certeza de que estarão se questionando. Também vale ressaltar a pesquisa feita pelos carnavalescos que estiveram em Cuba e ainda o samba-enredo que não pode ser melhor. Estou ansiosa para ver a "UNIÂO" entrar na avenida e dar seu recado. E que recado! UNIÃO:VENCEREMOS!

maria cezira mainieri

cezira78@yahoo.com.br

Porto Alegre - RS - Brasil
01/02/2011 - 13:14

  • Parabenizo a Escola de Samba pela audácia e coragem de ter o tema: Cuba.Médicos cubanos ajudam anonimamente no Haiti, tratando de 40.000 pacientes com cólera, sem fazer alarde na Mídia e 800 estudantes brasileiros fazem Medicina de forma gratuita, a única forma que temos de agradecer pela humanidade que Cuba transmite é homenageando este querido povo guerreiro - o cubano - que não dobra os joelhos para o Tio Sam.

MARIA ELOÁ GEHLEN GEHLEN

mariaeloa@bol.com.br

porto alegre - RS - Brasil
01/02/2011 - 13:05

  • Santa Catarina e o carnaval catarinense estão de parabéns. Só quem não conhece a história e a realidade atual de Cuba ou ainda "vivem" o que "houviram falar" nos jornais e na mídia tendenciosa é que pode ainda tecer preconceitos sôbre a Ilha e seu sistema político. Ao contrário do que alguns poucos ainda dizem, em Cuba não há miséria. Não vemos crianças de rua, cidadãos desassistidos e tão pouco fome. Existe sim, dificuldades e muitas,mas quem se informa sabe bem porque. De todo, é um povo altivo, alegre, saudável, esclarecido e principalmente, SOBERANO e DIGNO! Estou louca para ver a "Unidos" entrar na avenida e dar seu recado...aliás, grande recado! VENCEREMOS!

maria cezira mainieri

cezira78@yahoo.com.br

porto alegre-rs - RS - Brasil
01/02/2011 - 12:21

  • A PRIMEIRA COSA QUE ME VEIO A CABEÇA QUANDO SOUBE DO TEMA DO ENREDO... "VAI SER ÓTIMO SE PELO MENOS 10 PESSOAS SE PREOCUPAM EM OBTER INFORMAÇÕES DE GENTE -COM CONHECIMENTO DE CAUSA- DE AMBOS OS LADOS". PARA CUBA NÃO SE APLICAM TERMOS ABSOLUTOS. NÃO SEI QUANTO TEMPO VAI DURAR A "LEI DO PÊNDULO" MAS CERTAMENTE CHEGARÃO AO MEIO. AGORA BEM, GOSTARIA DE CHAMAR A ATENÇÃO SOBRE -PUERTO RICO- COMO NÃO TEM MAIS CUBA A `NASA´ LEIA-SE NORTE AMÉRICA SOCIEDADE ANÓNIMA,QUER OUTRO "QUINTAL". QUEM SABE OS DONOS DA VERDADE, POUSAM PREVER E OU FAZER ALGUMA COISA ANTES DE QUE SEJA TARDE. VALEU UNIÃO DA ILHA... SACUDIU O ESQUELETO

ANDRES BUELA

maracana2a1@hotmail.com

FLORIPA - SC - Brasil
01/02/2011 - 11:13

  • Meus caros, não tó aqui pra puxar a brasa pra sardinha de ninguém, mas se formos ler atentamente o enrredo da escola em questão, veremos que não há em momento algum louvação à "democracia" cubana, apenas contando parte da história do país caribenho, logo acredito que o tópico está tendensioso e desproporcional. Gente, vá lá que Cuba tenha uma história contraditória, mas é a história dela e ponto final. A Escola por sua vez, pode contar a história de quem quiser, estou certa ou errada? Então vamos lá, aprovando ou não, gostando ou não, o passado do povo cubano não mudará. Vamos respeitar a posição de um país soberano e ver sua história na Nego Quirido....vc gostando ou não!

Fedora Abdala

fefeabdala@globo.com

Fpolis - SC - Brasil
01/02/2011 - 11:04

  • Concordo com o que disse uma senhora abaixo: os incomodados que se mudem, portanto, quem está incomodado de fato com este enredo, não faltam opções de cidades pra morar no brasil ou fora dele, como são capitalistas, certamente terão condições de exercer tal opção. Melhor vestir mesmo a calça jeans e blusa branca igual a todo mundo e ter acesso a saude, educação e esporte da melhor qualidade...mesmo com o salário baixo como disse o desinformado Moacir Pereira. Aliás, quanto será que ganha esse colunista? De que adianta rios de dinheiro se um curso superior custa no minimo 800 reais mensais, um plano de saúde 200 e o acesso ao esporte no mínimo + 100? Só aí já temos 1.100...sem contar no aluguel, alimentação, entre outros gastos...e quem tem filhos sofre mais ainda. Melhor o salário igual e baixo, mas com acesso a tudo da melhor qualidade e gratuito, inclusive o pão e leite nosso de cada dia! E Viva Cuba! Vá até lá livre de políticas e preconceitos e depois me conte!!!

Manoela do Carmo Soledad

soledad62@hotmail.com

Florianópolis - SC - Brasil
01/02/2011 - 01:03

  • Com um tópico irônico e tendencioso como este só poderia resultar em vários comentários intolerantes e preconceituosos. Muitos deixaram transparecer a completa falta de conhecimento, pois não tiveram o trabalho de consultar o enredo da escola antes de demonstrarem tanta negatividade. Acho LOUVÁVEL a proposta da escola para o carnaval de 2011. BRAVO! E pelo que a escola apresentou nos últimos anos e entrando na avenida quebrando paradigmas, estará sim na briga pelo título.

Frida Catarina Mastrângela de Suplicy da Maia

Floripa - SC - Brasil
31/01/2011 - 21:49

  • Qualidade de vida? Na ilha de Fidel? Quanta desinformação. Há 50 anos os Cubanos, vivenciam a miséria coletiva, independentemente de seu grau de escolarização. Francamente. Este terminantemente, a cultura passou ao largo.

LUIZ HENRIQUE ALVES

dickalvesprimo@yahoo.com.br

Curitiba - PR - Brasil
31/01/2011 - 21:06

  • Respeito todas as opiniões que foram expostas nesse debate. Espero que respeitem a minha, que é a seguinte: só mesmo uma sátira carnavalesca poderia dizer que em Cuba existe democracia. Se desdobrarmos a palavra democracia, teremos: demo=povo, cracia=governo. Ou seja, o povo governa. Logicamente, nem em Cuba e em nenhum outro país do mundo é o povo que governa, mas, ao menos, a população pode praticar cidadania, manifestando-se com total liberdade. Ao que consta, em Cuba o ditador fala e o povo escuta e cala. Isso é democracia?

Natal Marchi

natal_marchi@yahoo.com.br

Rio do Sul - SC - Brasil
31/01/2011 - 20:40

  • Salve ao queridos leitores... Eu como membro da UIM... Digo; antes de julgar é importante se informar... Qual o objetivo do carnaval? O carnaval tem como principal objetivo levar informação através dos seus enredos, assim como divertir e encantar o grande público amante da festa. Sabemos que cuba tem seus problemas e não é nenhum paraiso socialista, porem precisamos mostrar ao mundo que cuba precisa ser vista sem olhar de preconceitos... Mostrar a beleza de seu povo que sofre mas que porem luta! CUBA SIM, EM NOME DA VERDADE! Aos que não gostam e não acham certo o enredo... Espero vcs na avenida para juntos vermos a beleza de cuba que seram engrandecidas pela minha escola! “A melhor maneira de ser livre é ser culto.” José Martí A graça paz e bem, BIG Clauner.

Big Clauner da França

claunerf@yahoo.com.br

Florianopolis - SC - Brasil
31/01/2011 - 19:59

  • No início fiquei apreensiva com o enredo, mas depois vi que realmente o que está ali é a realidade de Cuba hoje. Muitos amigos que já foram para lá para eventos e também para passeio tiveram a mesma impressão. "A voz do povo pela igualdade." Essa igualdade foi conquistada com muita luta. Os serviços de saúde e educação são considerados os melhores do mundo, vamos falar o quê? Todos entram na fila do pão e leite todos os dias, não passam fome e são muito felizes. É um país alegre, colorido, cheio de vida...belíssimo...e agora sim vive um novo momento. Acredito que o enredo não fere o lado político dos cidadãos cubanos, pelo contrário, enaltece a Cuba que encontramos hoje. E viva este povo! E viva o carnaval...pq o que é bonito tem que ser mostrado! Dá-lhe, Cuba! Ainda terei a oportunidade de conhecer este lugar magnífico! Abraços, Paula

Paula Garcia

Floripa - SC - Brasil
31/01/2011 - 19:37

  • Nunca tinha visto manifestações com tanto desconhecimento da história e da realidade de cuba... e pior, calcadas em preconceitos... Eis a mais perigosa combinação: ignorância + preconceito + discriminação = intolerância... conheçam, investiguem, pesquisem sobre cuba e o povo cubano para depois refletir sobre as informações que são vinculadas por terceiros... que pouco tem a ver com a realidade... e com fácil marketing nos meios de comunicação... chega de papagaios da ignorância... é hora de seriedade com os fatos e com a história...

Barulio Saraf

Floripa - SC - Brasil
31/01/2011 - 18:18

  • Acho ótimo! Estamos acostumados a ouvir só um lado da história sobre Cuba: o lado dos EUA. Apesar das dificuldades e limitações, Cuba é um país muito melhor que seus vizinhos Honduras, Haiti, República Dominicana, Nicarágua... (todos esses capitalistas). Que bom que a União da Ilha teve essa coragem!

Rodrigo da Silva

pj.rodrigo@gmail.com

Florianópolis - SC - Brasil
31/01/2011 - 15:44

  • Apenas para conhecimento aos direitistas de plantão: A escola de samba União da Ilha da Magia esteve com uma comitiva em Cuba, durante 10 dias, pesquisando, conhecendo, registrando e elaborando o enredo 2011. A fonte de pesquisa foi in loco, ou seja, não há nada influenciado por meios que falam parcialmente. E meus caros, antes de comentar vão pesquisar sobre o processo e o que está sendo dito no enredo ou no samba de enredo, porque mais absurdo que qquer coisa é criticar sem nem mesmo ter ido à Cuba ver de perto, apenas por posição política ou porque assiste demais a rede Globo! Mas td bem, ninguém nasce sabendo...Vão estudar ao invés de perder tempo na frente da telinha ou lendo a Veja!

Nelson Espíndola

nelsynhopin@bol.com.br

Floripa - SC - Brasil
31/01/2011 - 15:38

  • "Esta noite milhares de crianças dormirão nas ruas: nenhuma é cubana" (Fidel Castro)

Idelfonso Nunes

Laguna - SC - Brasil
31/01/2011 - 15:37

  • É louvável que pela primeira vez o Diário Catarinense abra espaço para um assunto tão importante como é Cuba e que outros pontos de vista tenham espaço. Um país latino-americano, com 11 milhões de pessoas e uma história tão trágica, de colonização, dependência, saqueio e humilhação, como os outros países de Nossa América, que enfrentou com coragem e determinação seus algozes, muitas vezes com a própria vida. A diferença de Cuba com os outros países latino-americanos é  sua luta histórica de vencer a dominação: primeiro do Império Espanhol e depois, Norte-americano, com uma revolução que expulsou, desapropriou e nacionalizou todos seus recursos naturais em benefício de seu povo, que hoje tem os melhores índices em mortalidade infantil, educação, saúde, esporte, cultura e segurança publica. A Organização das Nações Unidas, por 19 vezes consecutivas, votou quase por unanimidade contra o criminoso bloqueio impetrado pelos EUA contra Cuba. Quem hoje é contra Cuba é contra a humanidade.

Edison Puente

edison.p@ibest.com.br

Florianópolis - SC - Brasil
31/01/2011 - 15:10

  • Isso é resultado de um país contraditório que proíbe o nazismo e permite o comunismo. Espero que os próximos a serem perseguidos não sejam os cristãos e democratas, pois este é o desejo dos comunistas, assim como os nazistas. Por que temer a verdade?, como disse Lênin: "Verdade é um conceito burguès". A revolução mais cruel é a que vem pela cultura.

Paulo Saint Marie

paulodesaint@gmail.com

Criciuma - SC - Brasil
31/01/2011 - 14:21

  • Mais um "absurdo previsível" que só ocorre no país das maravilhas. Isso é sintoma claro de loucura, psicopatia grave. O uso da palavra "verdade" no título da coisa só reforça o caráter genocída da proposta. Outra coisa: dizer que isso é posição ideológica ou política é outra loucura. Se contra o comunismo assassino não é posição política, mas posição humana pela vida. Os milhares de fuzilamentos que Fidel comandou seriam então todos em nome da verdade? Que lindo isso! emocionante! Chocante! Apavorante!

Cristian Derosa

Fpolis - SC - Brasil
31/01/2011 - 14:16

  • Nunca vi tanta hipocrisia reunida e tanta mente insana também!! Acho que essa diretoria da escola nem cogitou que se aqui vigorasse esse regime, nem carnaval teria, muito menos o luxo que as escolas ostentam por ele. A maioria do pessoal que desfila nas escolas, são pessoas humildes, porém, exercem o direito a alegria e liberdade pelo menos no carnaval. Enumerar o por quê desse regime não ser o ideal, faltará espaço. Portanto digo: Os incomodados que se mudem!

Dilma Pereira Duarte

dilmapduarte@hotmail.com

Florianópolis - SC - Brasil
31/01/2011 - 11:30

  • A União da Ilha falar das belezas da Ilha de Cuba, tudo bem, agora falar em DEMOCRACIA EM CUBA, tá brincando, é coisa de gente que nunca foi lá, é uma DITADURA. Que pena estão fazendo política no carnaval, carnaval com política não combina. Só pode ser coisa de petista.

Paulo Datarram Datarram

São Jose - SC - Brasil
31/01/2011 - 09:54

  • Não deixa de ser sintoma da imbecil comunização do brasil, fruto ou do desconhecimento (ignorancia) ou de má intenção sobre o que se passa naquele país. Será que as vidas ceifadas por aquele nefasto regime não contam como seres humanos, ou são apenas os mortos do Araguaia que eram gente?

Adelino Renuncio

adelino.renuncio@gmail.com

Florianópolis - SC - Brasil
31/01/2011 - 09:02

  • Nao sei qual o objetivo da escola, na contra mao da historia, porque qualquer enaltecimento e pura utopia de uma realidade lentamente em transicao, ate entao acorrentada pela ditadura que desde a tomada pelo poder por (in) Fidel em 1959,"o povo ainda e privados desde as primeiras necessidades como, produtos básicos de limpeza, de higiene pessoal e comida por serem artigos de luxo em Cuba, mercado negro, sonegação, corrupção, prostituição, malandragem, roupas vendidas em pesos são usadas - o preço varia conforme o número de vezes que elas foram recicladas, sem entrar no quesito moradia, transporte, carros onde o atraso e total e absoluto.Fonte Veja.com." Com tantas riquezas na historia de Santa Catarina o pessoal da escola perdeu uma boas oportunidade de valorizar nosso chao e cultura.

Joao Luiz Miguel

expressofloripa@gmail.com

Sao Jose - SC - Brasil
30/01/2011 - 19:52

  • Virtude democrática num pais comunista, acho um pouco estranho!

Jean D`March

São josé - SC - Brasil
30/01/2011 - 18:15

  • Cuba e o povo cubano merecem a homenagem. É corajosa a proposta e está muito bem colocada no samba enredo.

Edgar Ferretti Ferretti

edgarferretti@hotmail.com

Florianópolis - SC - Brasil
30/01/2011 - 15:27

  • Não tenho simpatia por ditadores. Quem está no poder há 50 anos sem ter recebido sequer 1 voto, jamais mereceria esta homenagem. O comunismo já esta falido havia muito tempo. Leiam mais! estudem e trabalhem mais!

marcio peixe

malhariacaricia@hotmail.com

florianópolis - SC - Brasil
30/01/2011 - 10:11

  • POR ESTAS E POR OUTRAS É QUE SE SABE COMO ESTA A CABEÇA DESTE POVO, QUE BRINCA DE ELEIÇÃO, E AGORA CULMINANDO,BRINCAM, COM VIDAS ALHEIAS DEMONSTRANDO NITÍDAMENTE O DESCONHEIMENTO DA HISTÓRIA, É AQUELA VELHA ESTÓRIA FAZER GUERRA COM O SANGUE DOS OUTROS É BOM.,E ISSO PARA MIM É PURA APOLOGIA..e desmerecer a própria vida.

JOSE WILTON REBELO REBELO

LAGES SC - SC - Brasil
30/01/2011 - 09:55

  • MANDEM ELES PARA LÁ.

Luiz Mario Pereira

Criciúma - SC - Brasil
30/01/2011 - 07:36

  • Estes caras da União da Ilha não estão regulando muito bem. Democracia em Cuba ? por amor de Deus gente. Não sabem o que é ditatura e das braba mesmo.

ivaldo dos santos

ivaldo1804@gmail.com

Joaçaba - SC - Brasil
29/01/2011 - 21:14

  • Parafraseando Neguinho da Beija Flôr... olha a União da Ilha da Magia ahiiii gente fazendo sua estreia na Nego Quirido com o tema Lambanças de um Carnavalesco mal informado. Alô Cara Pálida ..qualidade de vida e virtudes democráticas em Cuba??? Tais é dioidio (doido para os estrangeiros)Belezas sendo louvadas aonde??? só se forem em algumas praias por que no resto é uma imundice só.Pena que seja tarde demais para o carnavalesco revisar todo o enredo proposto caso contrário mostrar a realidade do povo cubano seria sensacional.Será que ele imagina mais cubanos refugiados em Miami do que em Cuba?? E os presos políticos do regime de Fidel ??? e as filas enormes para comprar generos de primeira necessidade ?? Na saúde a nota pode ser até 10 mas o que seria do povo sem atendimento público?? Com certeza os poucos que lá ficaram morreriam e então Fidel e seu irmão iriam subjugar a quem.. os homens do Exército Revolucionário que dão força ao regime.Enredo infeliz faltou lerem jornais......

oscar varella

Palhoça - SC - Brasil
29/01/2011 - 11:51

  • Qualidade de vida? Virtude democrática? Posso até imaginar a fonte da pesquisa...

Carmen Nelcy Correa

Floripa - SC - Brasil
29/01/2011 - 10:30

  • É realmente uma pena. Tantas coisas para se homenagar no Brasil a União da Ilha, que em outros carnavais sempre prestigiou a cultura loca, dessa vez pisou e feio na bola. Não tenho nada contra o povo cubano, mas não podemos criar oportunidades para que seus ditadores Fidel e Raúl sejam vistos como bons presidentes. São ditadores e a escola não pçoderia fazer isso tipo de homenagem. É uampena, pois a escola poderia ser uma das candidatas ao título. Mas com esse enredo com certeza não vai ganhar o carnaval.

Fredy Silva

Florianópolis - SC - Brasil
29/01/2011 - 10:08”

Nenhum comentário:

Postar um comentário