sexta-feira, 15 de abril de 2011

ACJM-SC promove exibição de filme sobre a vitória de Playa Girón


ACJM-SC promove exibição de filme sobre a vitória de Playa Girón


Em comemoração aos 50 anos da vitória de Playa Girón e da declaração do caráter socialista da Revolução Cubana, a Associação Cultural José Martí de Santa Catarina realiza a exibição do documentário "Girón: Gran derrota del imperialismo yanki en América Latina".

O evento vai ser no Instituto Arco-Iris (Travessa Ratclif, 56, Centro de Florianópolis), no dia 15 de abril, às 9 horas.

Haverá também mostra de fotografias da XVIII Brigada Internacional de Solidariedade a Cuba, música ao vivo e chopp.

Depois da exibição, será realizado um debate com Maurício Tomazoni, presidente da ACJMSC.

O quê: Exibição do documentário: Girón: Gran derrota del imperialismo yanki en América Latina. Diretor: Otto Guzmán, 2006. 52 min.

Quando: Sexta-feira, 15 de abril, 19h

Sinopse: O documentário realizado por Otto Guzmán e baseado nos textos do jornalista cubano Luis Báez narra os pormenores dos antecedentes e desenvolvimento da invasão mercenária a Cuba realizada pela CIA-EUA em 1961. Playa Girón, situada a menos de 200km de Havana, foi cenário de uma batalha feroz, em que as forças inimigas foram derrotadas em 66 horas, entre o amanhecer de 17 e a tarde de 19 de abril. Testemunhos de protagonistas da resistência, bem como imagens daqueles momentos se entrelaçam, dando origem a um dos trabalhos mais integrais já realizados sobre o acontecimento que constituiu a primeira grande derrota do imperialismo ianque na América Latina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário