sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Colômbia recusa bases militares, afirma legislador

.

Caracas

. 3 set (Prensa Latina) A localização de bases militares dos Estados Unidos é recusada na Colômbia, que se soma aos protestos contra as instalações, afirmou hoje o deputado do Pólo Democrático no Norte de Santander, Ramón Támara.
"O presidente Álvaro Uribe está violando a Constituição e desconhecendo o Congresso da República, que deve autorizar a passagem ou a circulação de tropas estrangeiras por nosso país", disse Támara ao diário La Nación do estado venezuelano Táchira.
Segundo o deputado departamental, Uribe está desconhecendo também o conceito que possa dar a Corte Constitucional, que em última instância pode validar o que o Congresso colombiano aprova.

Em sua opinião, as bases são um perigo para a democracia do país vizinho, que poderia atingir altas cotas de repetir Uribe em um terceiro período.
Támara estima que o acordo militar com os Estados Unidos será desastroso para a Colômbia, para os colombianos, para a economia, igualmente para as boas relações que devem existir com os países da América Latina e afetará a integração da América Latina.
"Um se pergunta por que esse interesse de Uribe de se ajoelhar diante do império norte-americano, e a única resposta é que aparece com o número 82, isto é, está na lista dos narcotraficantes registrados nos documentos da CIA", afirmou.
ocs/ml/lcss






Analisam em Nova Déli como reativar Rodada de Doha

Martin Hacthoun

Nova Déli, 3 set (Prensa Latina) Representantes de quase 40 países se congregaram hoje aqui para discutir durante dois dias vias conducentes a reativar as estancadas negociações da Rodada de Desenvolvimento de Doha.

Convergeram na Reunião Ministerial Re-energizando Doha, um Compromisso com o Desenvolvimento, na qual contribuirão seus critérios sobre como sacar adiante o processo multilateral iniciado em 2001 pela Organização Mundial de Comércio (OMC).

Os organizadores indianos conceberam-na como um fórum para tratar de conseguir um apoio político de ampla base internacional que conduza a eliminar os impedimentos que obstaculizam as deliberações multilaterais.

Também para brindar direções claras aos negociadores que lhes sirvam para impulsionar esse processo.

A Rodada de Doha esteve na agenda de várias reuniões nos últimos meses como a do G-20 em Londres; a do Grupo Cairns em Bali, Indonésia; a do G-8 em L’Aquila, Itália, e o dos ministros de Comércio da APEC em Cingapura.

Os líderes nelas reafirmaram seu compromisso com as negociações e em duas dessas citas fixaram de prazo para as completar em 2010, pelo que o tema tem suscitado renovado entusiasmo.

No encontro de Nova Déli participam delegados de praticamente todos os tons de opinião e interesses pertencentes a diversos grupos como G-10, G-33, G-20, NAMA-11, o dos Países Menos Desenvolvidos e das Economias Pequenas e Vulneráveis.

Igualmente, assistem membros do Grupo África e do denominado Algodão-4, entre outros, bem como representantes de nações ricas como Estados Unidos, a União Européia, Canadá, Austrália e Japão, e de países com as chamadas economias emergentes como Chinesa e Brasil.

Pela América Latina destaca a presença dos chanceleres do Brasil, Celso Amorim, e de Equador, Fánder Falconí.

Também participam representantes diplomáticos da Argentina, Bolívia, Cuba, Chile, Guatemala, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. E pelas Caraíbas de fala inglesa estão delegados de Barbados e Trinidad-Tobago.

ocs/mh/bj







França, Alemanha e Grã-Bretanha cerram fileiras

Paris, 3 set (Prensa Latina) A França, Alemanha e Grã-Bretanha cerram fileiras em torno das projeções do Grupo dos 20 (G20) a respeito da crise econômica mundial e pediram regras obrigatórias em vários pontos.

Em uma carta conjunta difundida hoje aqui, o presidente francês, Nicolás Sarkozy, o chanceler federal alemã, Angela Merkel, e o premiê britânico, Gordon Brown, pronunciaram-se de comum acordo sobre as remuneraciones no setor financeiro.

Referem-se em específico ao tema dos bônus milionários de estímulos para diretores bancários, bem como também às sanções aos paraísos fiscais que se recusam a aceitar as normas internacionais.

A carta, dirigida à presidência de turno da União Européia (UE) nas mãos da Suécia atualmente, constitui um impulso às iniciativas de Paris, agora com o importante apoio de Berlim e Londres.

Trata-se em definitiva de um aviso aos demais integrantes do G20, tendo em vista a cúpula que se efetuará 24 e 25 de setembro próximo em Pittsburgh, Estados Unidos.

"O G20 deve assegurar que existam sanções a nível nacional a bancos que não apliquem as regras. Deveríamos examinar meios para limitar a quantidade de impressões nos bancos, em proporção à remuneração total, em função dos rendimentos e/ou benefícios", disseram.

No ponto dos paraísos fiscais, os três dirigentes coincidiram na necessidade de estabelecer medidas para sancionar a partir de março de 2010 aos empórios renuentes a adotar as normas internacionais.

ocs/ft/bj






Citam a ex líder cívico por caso terrorismo na Bolívia

La Paz, 3 set (Prensa Latina) A comissão do Ministério Público que pesquisa o caso terrorismo e separatismo em Bolívia citou ao ex presidente do Comitê Cívico pró Santa Cruz Branko Marinkovic para que preste declaração nesta cidade.

Segundo informa hoje rádio Erbol, Marinkovic deverá apresentar-se amanhã ante o promotor Marcelo Soza, à frente da investigação da rede extremista, neutralizada o 16 de abril último nessa oriental região boliviana.

O nome do ex líder cívico e acaudalado empresário foi mencionado nas declarações recepcionadas pela comissão de promotor, junto ao do governador de Santa Cruz, Rubén Costa, como os supostos financiadores do grupo terrorista.

A quadrilha, encabeçada pelo boliviano-croata Eduardo Rózsa Flores, pretendia desatar uma sedição militar na oriental região, com o objetivo de levá-la para o resto de Bolívia, para o qual, segundo a investigação, recebeu apoio da elite local.

Rózsa morreu na operação policial, na qual também perderam a vida Magyarosi Arpád (húngaro-croata) e Michael Martin Dwyer (irlandês).

ocs/por/bj






Conversam ministro do Exterior da RPDC e Cuba

Pyongyang, 3 set (Prensa Latina) Os ministros de Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coréia (RPDC), Pak Ui Chun, e de Cuba, Bruno Rodríguez Parrilla, efetuaram hoje conversas nesta capital.

Bruno Parrilla chegou a Pyongyang desde China, acompanhado por uma delegação governamental da ilha.

No aeroporto capitalino, o chefe da diplomacia cubana foi recebido pelo vice chanceler da RPDC, Kim Hyong Jun, e o embaixador de Cuba neste Estado, José Manuel Galego Montano.

O chanceler cubano chegou a esta cidade depois de uma visita de dois dias a Beijing, em cumprimento de um convite de seu par chinês, Yang Jeichi.

ocs/mne/bj






Urge a Índia a completar a Rodada de Doha

Nova Déli, 3 set (Prensa Latina) Diante da atual crise econômica global, resulta vital e imperativo concluir a Rodada de Desenvolvimento de Doha, a fim de fortalecer o sistema comercial multilateral, afirmou hoje aqui o ministro índio de Comércio e Indústria, Anand Sharma.

O titular inaugurou a Reunião Ministerial, Re-energizando Doha, um Compromisso com o Desenvolvimento, à qual assistem representantes de quase 40 países convocados a contribuir critérios para sacar do estancamento as negociações desse processo multilateral.

Em recentes cúpulas, os líderes têm coincidido em que um fluxo comercial e de investimentos resulta crítico para a prosperidade futura tanto dos países desenvolvidos como os que se esforçam por conseguir o desenvolvimento, apontou sharma.

Igualmente, reconhecem que uma das principais ameaças à revitalização do comércio acentuou- radica nas crescentes pressões protecionistas e na demora em concluir as negociações empreendidas pela Organização Mundial de Comércio em novembro de 2001.

"Portanto, é de vital importância e imperativa necessidade completar o quanto antes possível a Rodada de Doha", enfatizou Sharma.

O ministro indiano advertiu no entanto que ainda expressões inequívocas de resolução política, não se traduziram em ações práticas.

Por isso urgiu- "devemos trabalhar coletivamente a fim de brindar uma guia para um claro mapa de rota para os próximos compromissos internacionais".

A intenção desta cita afirmou- é criar um consenso de base ampla que ajude a acelerar o processo de negociação, para o qual já alguns protagonistas coincidem em lhe fixar um prazo até o 2010.

No encontro que tem lugar hoje e manhã no Salão Dubar, do Hotel Taj Palace de Nova Déli, participam delegados de praticamente todos os tons de opinião e interesses pertencentes a diversos grupos e regiões.

Entre eles do G-10, G-33, G-20, NAMA-11, o dos Países Menos Desenvolvidos e das Economias Pequenas e Vulneráveis, do do Grupo África e do denominado Algodão-4, entre outros.

Também estão apresentes representantes de nações ricas como Estados Unidos, a União Européia, Canadá, Austrália e Japão, e de países com as chamadas economias emergentes como China e Brasil.

ocs/mh/bj






Chávez chegará à Síria para reforçar cooperação Damasco

3 set (Prensa Latina) O presidente venezuelano, Hugo Chávez, chegará hoje a esta capital como parte da viagem que realiza por países do norte da África, Oriente Médio e Europa para fortalecer a cooperação em matéria política e econômica.
O governante sul-americano estará dois dias aqui, onde fará um encontro com seu homólogo sírio, Bachar al Asad, com quem assinará pelo menos 15 acordos bilaterais vinculados aos setores do petróleo e a energia, segundo informações da imprensa.
Os presidentes terão primeiro uma conversa privada e depois com suas respectivas delegações no Palácio Presidencial, informaram fontes diplomáticas da nação sul-americana.
Está previsto que amanhã Chávez tenha um contato com os residentes venezuelanos neste país, na região de Sueida.
Segundo meios de imprensa, está previsto que no local, o visitante deposite a primeira pedra onde se erigirá a sede da Associação de Amizade entre Síria e Venezuela.
O chefe de Estado venezuelano foi condecorado ontem pelo presidente líbio, Muammar el Gadafi, com a Medalha 40º aniversário da Grande Revolução de Al Fateh.
Tal reconhecimento foi entregue pela primeira e única vez como expressão de respeito e agradecimento por participar, junto ao povo líbio, na maior de suas celebrações.
Chávez chegou à Líbia na segunda-feira passada como parte da viagem que o levará a países do norte da África, Oriente Médio e Europa.
A sua chegada ontem à noite a Argel expressou que Argélia e Venezuela desejam "reforçar seus vínculos econômicos, comerciais, energéticos e tecnológicos" e pôr ao nível das excelentes relações políticas.
ocs/jcd/lcss






Transferência tecnológica também é chave para países do Sul Martin Hacthoun

Nova Déli, 3 set (Prensa Latina) A Rodada de Doha não só deve centrar-se no assunto comercial, mas também abranger a transferência tecnológica que é chave igualmente para o desenvolvimento dos países do Sul, considerou hoje o chanceler do Equador, Fánder Falconí.
O ministro equatoriano, responsável também pelas pastas de Comércio Exterior e Integração, participa aqui na Reunião Ministerial Re-energizando Doha, um Compromisso com o Desenvolvimento, à qual assistem representantes de quase 40 países.
Para que a Rodada de Doha cumpra realmente seu cometido de servir ao desenvolvimento dos países do Sul deve conduzir a um reajuste dos atuais mecanismos, estruturas e laços financeiros e comerciais, afirmou Falconí em declarações à Prensa Latina.
Deve garantir –considerou- o acesso real de seus produtos aos mercados internacionais para assim garantir sua soberania alimentar, a criação de novas capacidades para o comércio que facilite a incorporação de novos atores, como as pequenas e médias economias.
Para isso é necessário, disse, que sejam reduzidas as taxas alfandegárias e os subsídios agrícolas, e terminem determinadas hipocrisias na prática do comércio internacional por nações ricas que se enriqueceram mais graças ao protecionismo que aplicam.
É essencial um reajuste das instituições internacionais, para que sejam mais abertas, inclusivas e democráticas, e sobretudo que se respeite o marco constitucional dos países do Sul, afirmou.
É necessário -acrescentou- que sejam estabelecidos mecanismos que propiciem a complementação entre as economias e que emanem fundos da liquidez internacional a fim de ser usados para promover o desenvolvimento.
A Rodada de Doha igualmente deve promover uma colaboração que contribua à diversificação e especialização produtiva, que não só se centre no aspecto comercial das relações.
"Nesse aspecto é chave também que essa cooperação internacional facilite a transferência tecnológica", afirmou o chanceler equatoriano.
Os anfitriões indianos conceberam a reunião em Nova Déli como um fórum de discussão e intercâmbio sobre vias destinadas a ativar as estancadas negociações da Rodada de Desenvolvimento de Doha.
ocs/mh/lcss





Berlusconi intimida a imprensa

Roma, 3 set (Prensa Latina) O premiê italiano, Silvio Berlusconi, iniciou ações legais contra o diário espanhol El País, o semanário francês Nouvel Observateur e outros reconhecidos meios de imprensa para silenciar ataques contra ele.
A diretora do jornal independente L´Unitá, Concita de Gregorio, opinou que "é mais uma intimidação para tampar a boca dos meios que ele não controla" através de suas empresas.
A diretora recebeu ontem duas intimações para julgamento e graves reclamações que totalizam três milhões de euros em indenização, segundo nota publicada por este meio.
Berlusconi apresentou também denúncias contra o diário romano La Repubblica e vários jornais britânicos, sem especificar.
Os meios foram centro das intimidações pelo comportamento moral do premiê, que desataram um escândalo político.
Foi informado que a diretora do L´Unitá e outras quatro jornalistas são o alvo da demanda, referente a todas as informações dedicadas ao escândalo sexual que Berlusconi protagonizou, publicadas no jornal em 13 de julho e 6 de agosto.
Na petição acusatória pretende-se que o juiz dite um auto que impeça o acesso aos materiais objeto da demanda, que permanecem públicos no site do jornal.
O L´Unitá denunciou no fim de semana passado que Berlusconi ameaçou comprar o jornal madrileno El País, em vingança pelas posições deste meio contra sua conduta e trabalho governamental.
Segundo Gregorio, a "ofensiva de outono de Berlusconi consiste em tentar amordaçar os meios livres que não pode controlar. Não quer dinheiro, nem ir ao tribunal, nem que se estabeleça a verdade dos fatos. Só amedrontar seus rivais políticos".
ocs/npg/lcss






Chamam para conseguir acordo para estabilizar temperatura global

Genebra, 3 set (Prensa Latina) O presidente do Grupo Intergovernamental sobre Mudança Climática (ICCP), Rajendra Pachauri, chamou hoje todos os governos do planeta a conseguir um acordo que permita estabilizar a temperatura média da Terra.
A sobrevivência das espécies, incluída a humana, depende disso, afirmou o especialista dentro do marco da terceira Conferência Mundial do Clima, que sessiona nesta cidade.
Tem que deixar de lado considerações e interesses políticos para atuar guiados pelo benefício comum, manifestou Pachauri ao mesmo tempo em que recordou a ameaça que representa um diminuição das geleiras na Antártida.
Se isto ocorresse haveria um aumento de vários metros do nível do mar, fenômeno que mudaria a geografia do planeta e afetaria centenas de milhões de pessoas, explicou.
Ressaltou que existem evidências de como um aumento da temperatura da Terra acima dos dois graus supõe um risco de extinção para milhares de animais e plantas.
Pachauri recordou que já é observado um aumento na intensidade, frequência e duração dos fenômenos naturais extremos (tormentas, secas, furacões), enquanto prevê que em só uma década até 250 milhões de pessoas na África sofrerão a falta de água.
A Cúpula do Clima, um espaço que busca predizer os efeitos da mudança climática e como o enfrentar, termina amanhã com a presença de especialistas e autoridades governamentais de 150 nações.
Essa conferência tentará também de estabelecer um marco global para os serviços meteorológicos, a fim de que todos acedam a informação e predições precisas neste tema.
ocs/vm/lcss






Confirmam uso de base de Palmerola em golpe em Honduras

Tegucigalpa, 3 set (Prensa Latina) O chefe do Comando Sul dos Estados Unidos, general Douglas Fraser, admitiu o uso da base militar de Palmerola durante o golpe de Estado contra o presidente de Honduras, Manuel Zelaya, publica hoje o diário Tiempo.
"O Avião que levava Zelaya sequestrado sim aterrissou em Palmerola", destaca o jornal da cidade de San Pedro Sula, ao fazer referência às declarações de Fraser durante um encontro ontem na Nicarágua com o presidente Daniel Ortega.
Ainda que o chefe do Comando Sul tenha admitido a aterrissagem nesse território do avião que levava Zelaya sequestrado, disse que o pessoal estadunidense "não teve participação nem conhecimento" da chegada e posterior decolagem da aeronave.
O presidente constitucional de Honduras foi tirado à força de sua residência por militares encapuzados em 28 de junho e levado à base, conhecida também como Soto Cano, no norte de Tegucigalpa, de onde foi levado à Costa Rica.
Esse território foi construído pelos Estados Unidos em 1980 e dali Washington apoiou à contrarrevolução nicaraguense, financiou e treinou os grupos paramilitares e esquadrões da morte.
O governo norte-americano mostrou-se reticente a declarar que o ocorrido em Honduras no passado 28 de junho foi um golpe de Estado.
ocs/car/lcss






EUA minimizou investigação sobre soldados violadores na Colômbia

Washington, 3 set (Prensa Latina) Os Estados Unidos fez mínimos e errados esforços para investigar a um sargento do Exército norte-americano e um contratista civil denunciados na Colômbia como suspeitos de violação de uma menina, informou hoje o diário El Nuevo Herald.
Os acusados, o sargento Michael Coen e o contratista César Ruiz, foram tirados do país sul-americano porque gozavam de imunidade diplomática e não enfrentam nenhum cargo criminoso neste país.
Ambos foram denunciados pela violação de uma menor de 12 anos em agosto de 2007, feito supostamente ocorrido na base Germán Olano da Força Aérea Colombiana (FAC), em Melgar, a 100 quilômetros de Bogotá.
Um exame forense da promotoria colombiana provou que a menina foi atacada sexualmente, mas não chegou a ponto de identificar responsáveis, comenta a fonte.
Sobre a base de depoimentos e provas materiais, a promotoria livrou ordens de captura contra Coen e Ruiz, mas as penalizações não foram executadas porque ambos gozavam de imunidade diplomática e, portanto, a investigação ficou truncada. Nos Estados Unidos esta manteve-se sob o mais absoluto segredo e, dois anos após os fatos, o governo colombiano não sabe dos resultados da mesma.
A embaixada de Washington em Bogotá informou na semana passada que não há provas suficientes para processar os estadunidenses envolvidos.
As capturas não foram executadas e o escritório internacional da procuradoria ordenou suspender a indagação, em consideração de que os acusados gozavam de imunidade, explicou Cristina Torres, diretora de promotorias de Melgar.
Um se sente impotente porque se dá conta do desequilíbrio e da falta de igualdade na administração de justiça nestes casos, afirmou Torres.
Os diplomatas, militares e contratistas estadunidenses na Colômbia gozam de imunidade penal, civil e trabalhista, entre outras, com base em nove acordos bilaterais que foram assinados por ambos governos, entre 1959 e 2007.
ocs/jvj/lcss






Uribe reinicia sua agenda de governo de maneira virtual

Bogotá, 3 set (Prensa Latina) O presidente colombiano, Álvaro Uribe, reiniciará hoje sua agenda de governo de forma virtual ante a decisão médica de prolongar sua incapacidade até a próxima segunda-feira, como conseqüência do processo de recuperação por ter contraído a gripe A (H1N1).

Segundo informou a Casa Nariño (sede do Executivo), o presidente cancelou toda sua agenda, exceto o aniversário do Fundo Nacional da Poupança, no qual participará através de uma teleconferência desde a Presidência.

Segundo um comunicado oficial, Uribe evolui positivamente e tem estado em contato permanente com a equipe de governo através de meios eletrônicos.

O chefe de Estado contraiu a gripe A (H1N1) e mantém-se submetido a um tratamento rigoroso domiciliar, cujos sintomas começou a sentir na passada sexta-feira durante a cúpula extraordinária da União de Nações Sul-americanas (UNASUL), que aconteceu em Bariloche, Argentina.

Ao termo da reunião e depois de seu regresso a esta capital, Uribe enfrentou um exame médico, o qual confirmou o contágio de influenza A.

Em tanto, vários oficiais do governo foram submetidos a análise de laboratório, como medida de precaução, em particular quem estiveram em contato direto com o presidente o passado fim de semana.

ocs/acl/bj






Operação de resgate de militares mortos e feridos no Peru

Lima, 3 set (Prensa Latina) As forças armadas peruanas iniciarão hoje uma operação de resgate dos cadáveres de dois militares mortos e três feridos, em choques com remanentes do grupo armado Sendero Luminoso. Segundo o ministro de Defesa, Rafael Reye, a operação se realizará depois da adoção de medidas em previsão de novas ações dos alçados, que ontem tirotearam a um helicóptero e deram morte aos maiores Ángel Bejarano e Jorge Sánchez, piloto e copiloto, respectivamente.

Reye explicou que os atacantes dispararam à aeronave armas automáticas de longo alcance, a distância, na zona Santo Domingo de Acobamba, da região central de Junín, no Vale dos rios Apurímac e Ene (VRAE).

Afirmou que as balas atingiram no motor da máquina, o que desestabilizou ao aparelho, que se encontrava a poucos metros do solo, pouco antes de aterrissar, e que caiu investido.

O helicóptero cumpria uma missão de resgate de um sargento e dois cabos feridos em uma emboscada tendida pelos alçados horas antes e cuja evacuação está também pendente da operação desta quinta-feira.

Segundo o ministro, no ataque à aeronave foi ferido o comandante do exército Eric Pasquel, quem sofreu a fratura de uma clavícula.

No VRAE, agreste território do centro do país, operam alçados que desacatam a ordem do encarcerado chefe senderista, Abimael Guzmán, de cessar a luta.

Durante os últimos três meses registraram-se no VRAE ao menos outras quatro emboscadas e um ataque a uma base contra-insurgente da polícia, com um saldo de 15 militares, três polícias e dois civis mortos.

Em diversos setores do VRAE tropas de elite das forças armadas desenvolvem faz quase em um ano uma vasta operação para controlar o território, sem tê-lo conseguido, segundo comentários.

ocs/mrs/bj






Morre soldado britânico no Afeganistão e somam 211

Kabul, 3 set (Prensa Latina) Um soldado de Grã-Bretanha morreu por uma explosão no sul afegão e eleva hoje a 211 a cifra de falecidos dessa nacionalidade desde a invasão do 7 outubro do 2001.

O militar, adscrito à força Internacional de Assistência à Segurança, operava sob o comando do corpo de batalha Light Dragoons e encontrava-se em um veículo que atravessava o distrito Babaji, na província de Helmand, quando ocorreu a explosão, segundo fontes da OTAN.

O porta-voz da Força de Tarefa, coronel Nick Richardson, lamentou essa perda e afirmou que o soldado morreu trabalhando na conflitiva província de Helmand, objeto de operações das mais de cinco militares realizadas por Estados Unidos e Grã-Bretanha.

As baixas mortais aumentaram desde começos de julho passado, quando as forças britânicas e estadunidenses lançaram ofensivas contra a insurgência para restabelecer a segurança na região, antes das eleições do passado 20 de agosto.

Uns nove mil soldados britânicos ocupam este país islâmico centro-asiático.

ocs/mne/bj






Quase 500 mil vietnamitas estão contratados no exterior

Hanoi, 3 set (Prensa Latina) Vietnã tem 45.634 trabalhadores contratados no estrangeiro no que vai de ano, de uma meta de 90 mil proposta até dezembro próximo, segundo um relatório oficial publicado hoje.

Nos oito meses decorridos, Taiwan localizou-se como primeiro mercado trabalhista desta nação indochinesa, com 13.202 vietnamitas contratados, escoltado pela Coréia do Sul com ao redor de 5.500.

Entre os principais destinos da força de trabalho contemplada no plano oficial figuram também Japão, Malásia, Emirados Árabes e Rússia, de acordo com dados do Ministério de Trabalho, Inválidos de Guerra e Assuntos Sociais.

Um programa governamental, dirigido fundamentalmente aos 62 territórios mais pobres do país, contempla a qualificação trabalhista em zonas rurais para 2020, com um orçamento a mais de 500 milhões de dólares para a construção neste ano de centros de formação vocacional.

Segundo o Ministério de Planejamento e Investimento, o projeto em marcha proverá de instrumentos de emprego e idiomas à população trabalhadora ativa das áreas rurais, sobretudo aos jovens.

Os trabalhadores no exterior geram rendimentos por uns dois bilhões de dólares anuais, de acordo com dados dessa carteira.

ocs/sus/bj






Bolívia concretiza negócios com Brasil para exportar têxteis

La Paz, 3 set (Prensa Latina) Empresários e exportadores bolivianos de têxteis concretizaram negócios com Brasil por três milhões de dólares, em um primeiro passo para consolidar o mercado desse país como destino de produtos da nação andina.

Segundo a ministra de Desenvolvimento Produtivo e Economia Plural da Bolívia, Patricia Ballivián, citada hoje pela imprensa, a missão comercial que viajou a São Paulo no final de agosto fechou contratos por dois milhões de dólares e intenções de negócios por três milhões em exportações.

Ballivián sublinhou que o mercado do vizinho país está aberto a todos os produtores de têxteis bolivianos.

Anunciou que terá uma segunda roda de negócios em outubro próximo, com o objetivo de completar o volume de exportação de 21 milhões de dólares.

Em recente visita a Bolívia, o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, deu a conhecer um decreto aprovado por seu governo para que o Estado andino exporte têxteis ao vizinho país com imposto zero, por valor de 21 milhões de dólares.

Tal cifra é equivalente à mesma quantidade dos benefícios que concedia os Estados Unidos através do Programa de Preferências Alfândegárias Andinas (ATPDEA) até dezembro passado, destacou então o presidente.

ocs/por/bj







Erradicam na Bolívia plantações ilegais de coca

La Paz, 3 set (Prensa Latina) As Forças de Tarefa Conjunta (FTC) da Bolívia erradicarão cinco mil hectares de coca excedentária e ilegal até meados de outubro próximo, informou o vice-ministro de Defesa Social e Substâncias Controladas, Felipe Cáceres.

Segundo a autoridade, citado hoje pelo jornal Cambio, essa meta será cumprida se mantém-se o ritmo atual de eliminação nas zonas do Chapare em Cochabamba, Yapacaní em Santa Cruz e os Yungas em La Paz.

No que vai do atual ano foram erradicadas mais de quatro mil hectares de coca, explicou Cáceres.

"Demonstraremos à comunidade internacional e boliviana que a luta contra o narcotráfico no território nacional se realiza de maneira responsável e eficiente", assegurou.

De acordo com Cáceres, efetivos das FTC eliminam por dia entre 20 e 26 hectares, pelo que até fins de mês se teria 780 destruídas e até meados de outubro se erradicariam as 120 restantes para cumprir com o previsto.

Um relatório do Escritório das Nações Unidas contra a Droga e o Delito (ONUDD) certificou um aumento nos cultivos de coca na Bolívia de seis por cento em 2008.

Cáceres manifestou que para erradicar as plantações excedentárias recorrem a métodos manuais para proteger o meio ambiente e a ecologia.

ocs/por/bj

Nenhum comentário:

Postar um comentário