sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Noticias classificadas de 03 a 09 de novembro.

Congresso internacional ratifica desenvolvimento cubano em biotecnologias

Havana, 3 nov (Prensa Latina)

Com inovadores produtos para a medicina, a biotecnologia cubana contribui hoje em dia para salvar vidas e melhorar a saúde humana em Cuba e vários países do mundo, divulgou-se durante a inauguração do evento Biotecnologia Havana 2009.

Ao intervir na inauguração do encontro, o doutor Luis Herrera, diretor do Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia (CIGB) de Havana, explicou como, graças à vontade política do governo cubano, os produtos do CIGB contribuem para o diagnostico, prevenção e tratamento de 26 doenças em Cuba.

Entre eles, ressaltou, se conta o Heberprot-P, uma solução injetável do fator de crescimento epidérmico patenteada por Cuba capaz de sanar complicadas úlceras (como as do pé diabético) que de outra maneira conduziriam à amputação do membro.

Ao mesmo tempo, agregou, contam-se várias vacinas contra diferentes tipos de câncer ou a Hepatite B.

Nestes momentos, revelou o especialista, o CIGB desenvolve mais de 20 novos produtos biotecnológicos, entre eles várias vacinas contra o câncer em diferentes fases de ensaios clínicos, com resultados prometedores.

Também se trabalha em outras para o combate da Hepatite C (CIGB-230) ou da Dengue, e nos inovadores compostos antitumores CIGB 300, atualmente em Fase II (de três) de estudos clínicos, e CIGB 370, de provada atividade citotóxica seletiva sobre células de câncer de pulmão, colon, mama, próstata, entre outros.

Esses avanços, disse Herrera, motivaram que neste ano a prestigiosa revista científica britânica Nature qualificasse a indústria biotecnológica cubana como a melhor estabelecida de todo o terceiro mundo.

Da mesma forma, agregou, outra mostra do avanço nesse campo é o fato de que Cuba tenha sido o primeiro país de América Latina em ser certificado como fornecedor de vacinas para a OMS.

Atualmente, sustentou Herrera, Cuba mantém estreitas relações (no marco da cooperação Sul-Sul), com várias nações de todo o mundo, entre elas Brasil, Índia, Venezuela, Argélia, Vietnã, Irã, e China.

A Biotecnologia Havana 2009, disse por sua vez o doutor Gerardo Guillén, secretário do evento, é assistida por destacados pesquisadores, entre eles Harald zur Hausen, Prêmio Nobel de Medicina ou Fisiologia 2008, e Robert Huber, Prêmio Nobel de Química 1998.

O congresso, acrescentou, divide-se em quatro simpósios dedicados a Doenças infecciosas, Biologia do câncer, Doenças neurodegenerativas, e Integração da Genômica, Proteômica e Glicômica (OMICs) no desenho de novos fármacos.

Ao mesmo tempo sessiona o encontro Nanotecnologias em biomedicina.

lac/mv/bj






Inauguram em Cuba X Salão e Colóquio de Arte Digital

Havana, 3 nov (Prensa Latina)

Criadores de várias gerações se reunirão a partir de hoje aqui no X Salão e Colóquio de Arte Digital, para analisar o desenvolvimento e futuro desta manifestação na América Latina e Europa.

O encontro, organizado pelo Centro Cultural Pablo da Torriente Brau, será assistido pela argentina Alicia Candiani, pelo mexicano Pedro Meyer, pelo espanhol Juan Miguel Morales e pelo cubano radicado no México Luis Miguel Valdés.

De Meyer, curador, editor e fundador do Conselho Mexicano de Fotografia, exibirá uma mostra que abarca parte de sua trajetória. Ademais trocará experiências com jovens artistas da ilha no Colóquio Internacional que sessionará durante três dias.

Candiani, considerada uma das figuras mais destacadas do audiovisual e da gráfica do continente, apresentará Jouissance.

Ao fazer um resumo desta década, o diretor do Centro Pablo, Victor Casaus, afirmou que a cada ano o Salão adquire maior relevo.

Ainda que sua abertura seja hoje, ontem inaugurou-se, na Oficina de Gráfica de Havana, uma exposição em homenagem ao falecido artista gráfico cubano José Gómez Fresquet (Frémez).

Para celebrar estes 10 anos os organizadores prepararam um programa que inclui debates teóricos, projeções de audiovisuais e exposições individuais e coletivas.

Uma delas será Sharing dreams, que há cinco anos junta criadores estadunidenses e cubanos.

Desde sua fundação, do Salão participaram artistas, desenhadores e fotógrafos de mais de 30 países.

lac/may/ag/bj






Nicaragüenses destacam trabalho humanitária de médicos cubanos

Manágua, 3 nov (Prensa Latina)

Meios nicaragüenses destacam hoje o trabalho humanitário dos especialistas cubanos que integram a brigada "Todos com Voz" no estudo para detectar os casos de deficiência no país.

O canal 4 Multinoticias abordou aspectos do trabalho dos médicos no departamento de Matagalpa, a uns 150 quilômetros ao norte da capital, onde em um prazo de 28 dias tentarão visitar todos os lares onde habitam pessoas com deficiência.

Moradores entrevistados destacam a solidariedade dos médicos cubanos, quem em sua opinião, levam esperança a milhares de famílias em Matagalpa, o segundo departamento do país, após Masaya, que é objeto do estudo de deficiência.

Outros meios, como Carteira de Notícias, resenham o início da atividade da brigada sob condições de chuva e em uma zona de montanha.

Em Masaya, em cerca de 20 dias a brigada composta por 68 cubanos e um grupo de nicaragüenses graduados da Escola Latino-americana de Medicina (ELAM) de Cuba, encontraram 4.862 pessoas com deficiência e ao partir para seu novo destino constataram que a maioria dos municípios resolveram os casos mais críticos.

Depois de concluir nesta região eminentemente montanhosa, o grupo integrado por genetistas e outros especialistas da saúde marcharão para os departamentos de Chinandega e León, ambos ao noroeste da capital.

lma/lb/bj






Comissário europeu elogia conversa com Raúl Castro

Havana, 5 nov (Prensa Latina)

O comissário europeu para o Desenvolvimento e Ajuda Humanitária, Karel de Gucht, qualificou aqui de muito aberta, franca e construtiva a conversa sustentada com o presidente cubano, Raúl Castro.
Realizamos uma avaliação positiva da cooperação entre ambas partes que começou em 2008 e continuará até 2010, expressou o diplomata a repórteres antes de concluir sua visita de três dias à ilha caribenha.
Centramos-nos, declarou, entre outros temas, na agricultura, o melhoramento da segurança alimentária e o enfoque setorial para o cuidado do meio ambiente.
De Gucht afirmou que durante o encontro debateram sobre as atuais relações de Cuba e a União Europeia (UE), e ressaltou sua satisfação e agradecimento pelo jeito que Raúl Castro levou o diálogo.
Indicou que a nação antilhana busca a mudança da posição comum de 1996 do bloco europeu para "termos um formato de relações muito similar ao que possuímos com o resto do mundo".
Nesse sentido, enfatizou, depende do trabalho das duas partes que devem criar as condições para uma nova fórmula de vínculos a partir do consenso.
O propósito da UE não é mudar o sistema político de Cuba, apontou Gutch, que defendeu por concentrar os esforços bilaterais nas muitas possibilidades existentes com o fim de desenvolver uma cooperação mais próxima.
Interrogado sobre o bloqueio imposto por Estados Unidos à nação caribenha, sustentou que essa política norte-americana, de quase 50 anos de existência, é uma ferramenta inútil para as relações internacionais.
Não existe um cerco europeu, e somos um dos maiores sócios comerciais de Cuba, disse o substituto no mencionado cargo de Louis Michel.
Esta visita, concluiu, foi muito interessante, receberam-nos de forma excelente, e estou muito agradecido pela hospitalidade e a qualidade do debate político.
leg/dsa/bj






Debatem na Venezuela sobre ingerência estadunidense na região

Caracas, 5 nov (Prensa Latina)

Deputados e especialistas venezuelanos debatem hoje sobre a estratégia geopolítica dos Estados Unidos na América Latina, em particular os objetivos perseguidos com o incremento de sua presença em bases militares de Colômbia.
O encontro organizado pelo Parlamento Latinoamericano (Parlatino) conta com apresentações do vice-presidente do Grupo Venezuela dessa instância, Carolus Wimmer, o Contra-Almirante aposentado Luis Cabrera e o analista em temas petroleiros Fernando Travieso.
Segundo a convocação, no centro das valorações está a recente materialização do acordo Washington-Bogotá, que por sua flexibilidade permite a uma cifra indeterminada de militares e meios norte-americanos operar de qualquer ponto do território neogranadino.
Além do acesso aos sete enclaves aéreos, terrestres e navais divulgado em primeiro lugar (Palanquero, Malambo, Apiay, Larandia, Tolemaida, Cartagena e Baía Málaga), o pacto válido por pelo menos uma década abre a possibilidade de estender ao resto, após prévio consentimento das partes.
Para Venezuela, o deslocamento busca cercá-la militarmente por seus enormes recursos energéticos e o exemplo representado pelo processo de mudança chamada aqui Revolução Bolivariana.
A iniciativa do Parlatino se caracteriza por uma campanha nacional e internacional para denunciar diante da opinião pública os objetivos do acordo Washington-Bogotá e sua ameaça para a estabilidade da região.
Outra das ações em marcha é o estabelecimento de bases de paz, espaços propostos pelo presidente Hugo Chávez para debater o perigo.
ocs/wmr/bj






Estreará companhia francesa versão de Hamlet em festival Habana 2009

Havana, 5 nov (Prensa Latina)

O debut da companhia francesa Boyokani Kyeseli com sua versão de Hamlet, de Shakespeare, interpretada por atores africanos será um dos momentos mais esperados hoje no festival teatral habaneiro.
Ainda que este clássico seja um dos mais abordados tanto no teatro como no cinema, continua merecendo as mesmas expectativas.
No programa do oitavo dia ressalta-se também a estreia de Memórias de um velho porco, do grupo italiano Comuna Baires Teatro Laboratório, inspirada em Reportagem ao pé da forca, de Julius Fucik.
Nas sessões teóricas, a dramaturga alemã Dea Loher dará uma oficina sobre a posta de seu país, Nascidos com ira, e seu colega italiano Lorenzo Pasquil, de Ordadurto Teatro. iniciará um ciclo sobre a comédia dell arte, um gênero gestado no século XVI.
Um conversatório sobre teatro chileno contemporâneo oferecerão as companhias dessa nação participantes neste XIII festival: As rainhas do mambo, Plancton, Imagem e Teatro na mosca.
Nas salas o público desfrutará novamente de Nascidos com ira, de Teatro Maximo Gorki, que dirige Armin Petras, sobre a resistência francesa contra a ocupação alemã.
Pelo segundo dia, a companhia espanhola Albanta Teatro subirá em cena com Flores arrancadas ao nevoeiro, e o grupo francês Ruby Theatre encenará Rita et lua in extremis, baseada na viagem de duas palhaças por um mundo hostil e complexo.
Para os mais jovens, o Teatro das Estações, que lidera o cubano Rubén Darío Salazar, encenará Federico de noite , enquanto o grupo Papalote o fará com Três somos três.
Inaugurada no passado 29 de outubro, o encontro, organizado pelo Conselho Nacional das Artes Cênicas será encerrado no próximo domingo.
lac/alb/ag/bj




Cuba e Brasil buscam ampliar colaboração econômica e comercial

Por Joel Michel Varona

Havana 5 nov (Prensa Latina) Autoridades de Cuba e do Brasil realizarão hoje a primeira reunião do grupo de trabalho para assuntos econômicos e comerciais, com o objetivo de ampliar a cooperação nesses setores.

Será uma oportunidade para examinar o ponto em que nos encontramos e traçar novas metas para o futuro, afirmou o ministro cubano de Comércio Exterior e Investimentos Estrangeiros, Rodrigo Malmierca.

Durante a inauguração do Pavilhão do Brasil no contexto da 27ª edição da Feira Internacional de Havana que se efetua na ExpoCuba, Malmierca explicou que ambas as nações trabalharão juntas na zona de desenvolvimento integral da localidade do Mariel, nas proximidades da capital, que se converterá na obra insígnia de nossas relações.

Pontualizou que o projeto inclui a ampliação do porto de Mariel, construção e reparo de ferroviárias e estradas para facilitar um melhor acesso e a criação de uma zona de atividades logísticas e entre outros objetivos estratégicos.

O setor turístico -agregou- será beneficiado com a aquisição de equipamento para remodelar hotéis e ampliar a gama de serviços, além de que se avança em outros planos que abarcam a indústria básica, agricultura e as áreas de biotecnologia e farmacêutica.

De acordo com dados do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil, no período janeiro-setembro 2009, a cesta de exportação do país sul-americano para a maior das Antillas foi de 61,8 por cento de bens industrializados e 38,2 por cento de produtos básicos.

A importação é concentrada em poucos produtos, sobretudo extratos biológicos para uso medicinal (72,9 por cento do total) e cimento Portland (23,5 ), informa um relatório entregue à Prensa Latina.

Até setembro do ano em curso, 364 empresas brasileiras efetuaram vendas para Cuba e 15 compraram de entidades da ilha caribenha, indica o documento.

lac/joe/bj







Grupo do Rio condena bloqueio a Cuba em reunião na Jamaica

Montego Bay, Jamaica, 6 nov (Prensa Latina)

Os chanceleres dos países membros do Grupo do Rio
recusaram aqui de maneira enérgica o bloqueio dos Estados Unidos contra Cuba e exigiram pôr-lhe
fim e que seja abolida a Lei Helms-Burton.
A condenação do organismo regional efetua-se apenas uma semana depois que a Assembleia Geral
da ONU aprovou pela 18ª ocasião consecutiva uma Resolução que condena a medida punitiva.
O bloqueio afeta a paz e a segurança do povo de Cuba e as relações entre as nações americanas,
sublinha a Declaração Especial "que recebeu um respaldo total" dos titulares reunidos nesta cidade
do noroeste jamaicano, disse à Prensa Latina uma fonte diplomática que solicitou anonimato.
Os Chefes de Estado e de Governo do Grupo do Rio expressaram sua mais enérgica rejeição às
medidas econômicas coercitivas e unilaterais aplicadas por motivos políticos contra países
soberanos, diz o texto.
Acrescenta a seguir que "essas medidas afetam o bem-estar de seus povos e estão concebidas para
lhes impedir que exerçam seu direito de decidir, por sua própria vontade, seus próprios sistemas
políticos, econômicos e sociais".
O documento reclama de Washington que "em cumprimento das sucessivas
pela Assembleia Geral das Nações Unidas, ponha fim ao bloqueio econômico, comercial e
financeiro que mantém contra Cuba, que é contrário ao Direito Internacional, causa danos
numerosos e injustificáveis ao bem-estar do povo cubano e afeta a paz e a convivência entre as
nações americanas".
Desta mesma forma os ministros debateram o tema das bases militares de Washington no continente
e a situação criada em Honduras pela ruptura da ordem constitucional desde o golpe de estado
contra o presidente Manuel Zelaya em junho passado.
A reunião decidiu ratificar as resoluções condenatórias do golpe de estado no país centro-americano
e os textos de organismos regionais e internacionais que demandam o restabelecimento da ordem
constitucional.
A reunião começou com a aceitação da Jamaica, que até hoje representava o CARICOM, como
membro de pleno direito do Grupo do Rio pelo conclave, o número XXVIII que celebra o
agrupamento a nível de chanceleres.
lac/msl/bj





Venezuela fortalece Operação Sentinela para proteger suas fronteiras

Por Waldo Mendiluza
Caracas, 6 nov (Prensa Latina) Mais de 15 mil efetivos dos corpos armados venezuelanos
participam hoje em missões da Operação Sentinela, iniciativa reforçada para enfrentar o
paramilitarismo, o narcotráfico e a mineração ilegal na fronteira com a Colômbia.
A Guarda Nacional Bolivariana (GNB), o Exército, a Armada e a Força Aérea contribuem tropas e
meios ao plano iniciado em abril deste ano para resguardar os 2.300 quilômetros que separam
ambas as nações.
De acordo com o primeiro vice-presidente, Ramón Carrizález, a iniciativa ainda que permanente
tem momentos nos quais é fortalecida, a partir de determinadas ameaças à soberania e a integridade
territorial.
Nas últimas semanas, o governo da Venezuela vem denunciando infiltrações de grupos irregulares,
grandes carregamentos de drogas e espiões procedentes da vizinha nação, incursões marcadas pelo
executivo num projeto para desestabilizá-lo.
Tais ações pretendem semear violência e preocupações em regiões limítrofes, para depois estender
ao restante do território nacional com o objetivo de derrocar a Revolução Bolivariana, advertiram
dirigentes.
Segundo Carrizález, diante de semelhante situação aumentará a quantidade de efetivos mobilizados
na fronteira e em áreas estratégicas ao redor.
Mobilizaremos quantos sejam necessários para manter a mobilização ali, com o objetivo de garantir
nossa soberania, afirmou ontem na comunidade indígena El Palomo, estado de Bolívar, onde
conversou com jornalistas.
Nessa zona, a GNB montou diversas unidades de campanha para impedir, mediante o operativo
Ouro Azul, a exploração ilegal e o transporte, para a Colômbia, do coltan, um recurso de alta
demanda na indústria moderna, constatou Prensa Latina.
Sentinela abarca ademais atividades militares na Sierra de Perijá, Zulia, para buscar e destruir
cultivos ilícitos de coca, maconha e amapola; bem como o plano Brecha destinado a encontrar vias
clandestinas para o tráfico de drogas.
Também inclui o movimento de tropas para o limítrofe estado de Táchira, o mais açoitado pelo
paramilitarismo procedente da Colômbia.
Para o Executivo, encabeçado pelo presidente Hugo Chávez, o impacto dos problemas presentes em
regiões fronteiriças aumentará como resultado da decisão do governo neogranadino de permitir
maior acesso dos Estados Unidos as suas bases aéreas, terrestres e navais.
ocs/wmr/bj






Orquestra Sinfônica da Venezuela a quatro cidades cubanas

Caracas, 6 nov (Prensa Latina)

A Orquestra Sinfônica da Venezuela, Patrimônio Artístico da Nação,
anunciou hoje um giro por Cuba neste mês para oferecer cinco concertos na Cidade de Havana,
Santiago de Cuba, Las Tunas e Holguín.
A orquestra oferecerá dois concertos no Teatro Amadeo Roldán da capital cubana nos dias 12 e 13
de novembro, no teatro Dolores de Santiago de Cuba no dia 14, no teatro Las Tunas no dia 17 e
concluirá no teatro Ismaelillo de Holguín no dia 21.
Na segunda apresentação na Cidade de Havana, o diretor Ángelo Pagliuca alternará batuta com o
maestro cubano Enrique Pérez Mesa, com uma programação diferente para cada atuação, que inclui
Copyright(c) Prensa Latina, Proibida a cópia ou distribuição de qualquer forma ou meio deste material sem prévia
consulta à Direção Comercial da Agência no Brasil (plbrasil@inverta.com.br).
autores venezuelanos e internacionais.
Entre as obras a apresentar está Obertura 1812 de Tchaikovski, Sensemayá de Silvestre Revoltas,
Danzón Nº2 de Arturo Márquez, Pajarillo de Aldemaro Romero, interpretado pelos solistas do
Grupo do Cubiro e Carrao, Carrao de José "Cheo" Ramírez.
Moliendo Café de Hugo Blanco, Alma Llanera de Pedro Elías Gutiérrez, Fantasía Cubana de Sergio
Elguin, Caballo Viejo de Simón Díaz compartilharão em cena com Caballeria Ligeira de F. Von
Suppé, entre outras peças, na variada programação anunciada.
lma/Ml/bj





Operativos de segurança nacional dominaram semana na Venezuela

Por Waldo Mendiluza

Caracas, 7 nov (Prensa Latina) O governo venezuelano fortaleceu nesta semana a proteção de suas fronteiras com a Colômbia, através de operativos destinados a detectar e neutralizar atividades de narcotráfico, paramilitarismo e contrabando procedentes do país vizinho.

Estados limítrofes como Táchira, Zulia e Apure receberam reforços de efetivos da Guarda Nacional Bolivariana e outros corpos armados como parte de ações da Operação Sentinela.

Trata-se de um plano permanente que em determinadas situações potencializamos em função da salvaguarda de nossa soberania e integridade territorial, assinalou o vice-presidente executivo, Ramón Carrizález.

De acordo com o dirigente, o governo não poupará esforços para garantir a segurança em regiões atingidas por fenômenos próprios do conflito interno colombiano, entre eles a proliferação de grupos irregulares e o sicariato.

Mobilizaremos quantos efetivos forem necessários, advertiu nesta quinta-feira o também ministro de Defesa, que assegurou a presença de ao redor de 20 mil homens nos lugares selecionados.

Com respeito às ações antiparamilitares, um dos estados priorizados foi Táchira, onde a violência e extorsão semeou preocupação em municípios como San Antonio.

Em Zulia, o governo aumentou a busca de cultivos ilegais de coca, maconha e papoula, para manter a condição de território livre dessas plantações, reconhecida nos três últimos anos pela ONU.

A operação realizada na Sierra de Perijá, região de Zulia, denomina-se Sierra 21.
Mais ao sul, em Apure, patrulhas e reconhecimentos aéreos caracterizaram o plano Brecha, iniciativa encaminhada para descobrir pistas clandestinas para a aterrissagem e decolagem de aviões vinculados ao narcotráfico.

Segundo Carrizalez, tais medidas permitiram em vários meses detectar umas 80 pistas que serão paulatinamente destruídas.

Por sua vez, o estado Bolívar, muito próximo a Colômbia, resultou palco do operativo Ouro Azul para cortar a exploração ilícita de jazidas do estratégico coltan.

Esse muito escasso recurso natural era sistematicamente retirado para solo colombiano, onde operam empresas envolvidas em sua comercialização.

A partir de sua condutividade (até 80 vezes superior ao cobre), resistência a altas temperaturas e pouco peso, o coltan tem grande demanda nas indústrias aeroespacial, militar, de telefonia celular, do transporte e da saúde.

lma/wmr/cc






Bloqueio dos EUA centra encontro de residentes cubanos na Bolívia

Santa Cruz, Bolívia, 8 nov (Prensa Latina)

As atividades de condenação ao bloqueio que Washington impõe a Havana há mais de 50 anos centram hoje aqui as deliberações do segundo encontro de residentes cubanos na Bolívia.

No encontro tratarão as diferentes iniciativas realizadas neste ano e que contribuíram para que nas Nações Unidas, 187 países respaldassem uma resolução apresentada pela diplomacia cubana que recusa essa medida hostil, destinada ao fracasso.

Os participantes na reunião também aprofundarão nas ações deste ano e em 2010 a favor da libertação dos cinco jovens antiterroristas cubanos presos nos Estados Unidos desde 1998.

As violações dos elementares direitos humanos que têm sido vítimas Gerardo Hernández, René González, Ramón Labañino, Antonio Guerrero e Fernando González, serão expostas nesse fórum.

A cultura cubana e a identidade nacional, bem como o funcionamento das diferentes associações de residentes na nação sul-americana e seus vínculos com os movimentos de solidariedade com a ilha serão outros temas abordados no encontro.

ocs/ga/cc





Chávez reitera que socialismo solucionará problemas da Venezuela

Caracas, 8 nov (Prensa Latina) Os problemas que ainda afetam a Venezuela se solucionarão pelo caminho do socialismo, reiterou hoje o presidente Hugo Chávez, ao assegurar que os próximos três anos serão de dura batalha.

Serão três anos de dura batalha para continuar elevando o nível de vida de todo o povo para satisfazer suas mais sentidas necessidades, e isso só será possível pelo caminho do socialismo, asseverou Chávez em suas Linhas dominicais.

Hoje domingo, exemplificou, que em Portuguesa será entregue "um importante número de moradias ao povo desse estado, que fazem parte de um grande lote de mais de 80 mil novas casas que atualmente estão sendo construídas pela Revolução".

Espaçosos apartamentos de 70 e 80 metros quadrados com todos os serviços e muito humano urbanismo, cujo preço não supera 180 mil bolívares (uns 83 mil dólares), menos da metade do que cobra o mercado capitalista.

Ademais, asseverou, o governo subsidia parte desse preço, cobra taxas de juros de 4,5 por cento a 30 anos de prazo.

Recordou que ao entrar em novembro de 2009 é preciso "ter consciência de que estamos chegando à mera metade deste período constitucional de governo".

Dentro de apenas em um mês se cumprirão três anos daquela ressonante vitória nas eleições presidenciais de 2006, relembrou, e em janeiro de 2010 se iniciará então a segunda metade do período.

Este seu governo, nosso governo, seguirá junto a vocês, ao calor da alma popular, com o combustível inigualável do amor do povo, enfrentando todas as tarefas e dificuldades que atrevessem o caminho, manifestou o líder venezuelano.

Ratificou também que a Revolução socialista tem como fim essencial o de dar a todos e todas a maior soma de felicidade possível, para assim dizer, com Simón Bolívar.

ocs/rsm /cc





Alta Comissária da ONU para Direitos Humanos visita o Brasil

Brasília, 9 nov (Prensa Latina) A Alta Comissária da Organização das Nações Unidas para os
Direitos Humanos, Navanethem Pillay, inicia hoje uma visita oficial ao Brasil até a sexta-feira para
constatar a situação das liberdades individuais.
Esta é a primeira estadia nesta nação sul-americana da sul-africana Pillay, que antes do cargo atual
era juíza no Tribunal Penal Internacional e no Tribunal Penal Internacional para Ruanda.
Esta é a quarta visita ao Brasil de um alto comissionado da ONU para os Direitos Humanos.
Durante esta jornada, Pillay será recebida pelo vice-governador do estado da Bahia, Edmundo
Pereira Santos, e percorrerá a comunidade Quilomba de Jatimane, em Salvador, acompanhada pelo
ministro-chefe da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Edson Santos.
Pillay, que chegou no sábado ao Brasil, sustentará na Bahia uma reunião com representantes de
organizações da sociedade civil de proteção e promoção dos direitos humanos.
Amanhã, a alta comissária embarcará para o Rio de Janeiro, onde será recebida pelo governador
Sérgio Cabral e outras autoridades estaduais, visitará projetos sociais no Morro Dona Marta e terá
encontro com membros da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Justiça, bem como com
representantes da sociedade civil.
Na quarta-feira, Pillay se reunirá nesta capital com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o
ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, e os ministros-chefes da Secretaria Especial de
Políticas para as Mulheres, Nilcéia Freire, e da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Paulo
Vannuchi.
Depois de inaugurar o Seminário Nacional sobre Defensores de Direitos Humanos, no Palácio do
Itamaraty, sede da chancelaria, na quinta-feira, a alta comissária e Amorim assinarão um
Memorando de Intenções para a Promoção da Cooperação Sul-Sul no campo dos Direitos
Humanos.
Para a sexta-feira, na agenda da visitante tem prevista uma reunião com representantes da sociedade
civil.
tgj/ale/bj

Nenhum comentário:

Postar um comentário