quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Pentágono busca possíveis alvos no Iêmen

Washington, 30 dez (Prensa Latina)

Estados Unidos e Iêmen estudam possíveis objetivos militares nessa nação asiática para atacá-los em represália por ações da Al Qaeda contra objetivos norte-americanos, informa hoje a emissora de televisão CNN.



Oficiais de alto rango citados pela televisora em condição de anonimato asseguram que os alvos devem estar prontos para o caso de que o presidente Barack Obama queira se vingar pelo frustrado atentado contra um avião para Detroit.



A colaboração do governo iemenita faz parte de um acordo classificado, pelo qual os Estados Unidos atuam em silêncio, proporcionando inteligência e armas para efetuar os ataques, disse o canal.



Em Washington referem-se à nação da Península Arábica como a terceira frente da guerra contra o terrorismo, depois de que se informou o suposto envolvimento do Pentágono em bombardeios contra esse estado asiático.



Ainda que o pacto atual permite aos Estados Unidos dispararem projéteis cruzeiros ou explodir aviões de combate e bombas sobre território iemenita, a Casa Branca também quer permissão para deslocar helicópteros e tropas em terra, acrescentam as fontes.



O grupo Al Qaeda nessa nação se responsabilizou pela frustrada tentativa do jovem iemenita Umar Farouk Abdulmutallab de explodir um avião da Northwest Airlines, e acredita-se que um clérigo refugiado no Iêmen seja o responsável intelectual de uma matança em Fort Hood, Texas.



lac/iep/cc

Nenhum comentário:

Postar um comentário