quarta-feira, 23 de junho de 2010

Cuba em preparativos de Festival Mundial Juvenil

Miércoles, 23 de junio de 2010


23 de junio de 2010, 06:49Beijing, 22 jun (Prensa Latina) Cuba ratificará seu pleno apoio ao XVII Festival Mundial da Juventude e os Estudantes numa próxima reunião preparatoria de cita-a em Coréia Democrática, adiantaram hoje membros da delegação da ilha ao encontro.


Esse é a mensagem que levamos a Pyongyang, precisou em declarações a Imprensa Latina Yoel Do Sol Deita, do departamento de Relações Internacionais da União de Jovens Comunistas (UJC), quem recordou que o respaldo inclui as experiências de seu país como participante nesses foros e organizador de suas edições de 1978 e 1997.


Integrada também pela presidenta da Organização de Pioneiros José Martí e membro do Buró Nacional da UJC, Yamilé Ramos, e sua homóloga da Federação Estudiantil Universitária (FEU), Gladys Gutiérrez, a representação cubana cumpre um trânsito nesta capital, onde será recebida por contrapartes chinesas.


Do Sol explicou que o objectivo desta gira, iniciada em Vietnã, é estrechar as relações com organizações anfitriãs e jovens cubanos que estudam no mencionado país e Chinesa para conhecer sobre seu labor e inquietudes e também lhes informar sobre o Festival que realizar-se-á em Suráfrica em dezembro próximo.


A reunião da capital norcoreana realizar-se-á a partir de amanhã quinta-feira e até o 1 de julho, com a assistência de delegados de outras nações de América, Europa, Africa e Ásia, e de agrupamentos regionais como a Organização Continental Latinoamericana e Caribeña de Estudantes, representada nesta ocasião pela titular da FEU.


O encontro analisará todo quanto se faz com vista ao Festival, incluída a constituição dos comités nacionais preparatorios, e sua promoção a fim de garantir a maior participação possível nesse foro de reconhecido carácter antiimperialista e cuja continuidade Cuba defende, segundo precisou Do Sol.


mb/mgt/lam

Nenhum comentário:

Postar um comentário