terça-feira, 25 de janeiro de 2011

50 anos da morte de Patrice Lumumba

Estimados,

há 50 anos o dirigente congolês Patrice Lumumba foi assassinado por agentes do colonialismo belga e do imperialismo estadunidense.
Lumumba é certamente um herói africano, mas também um exemplo para a luta pela libertação de todos os povos subjugados e espalhados pelo mundo.
Viva Lumumba! Viva a luta contra todas as formas de opressão!
Remeto um trecho da carta que escreve para a esposa, desde o cárcere e pouco antes de morrer

«(...) Não estamos sós. A África, a Ásia e os povos livres e libertados de todos os cantos do mundo estarão sempre ao lado dos milhões de congoleses que não abandonarão a luta senão no dia em que não houver mais colonizadores e seus mercenários no nosso país. Aos meus filhos, a quem talvez não verei mais, quero dizer-lhes que o futuro do Congo é belo e que o país espera deles, como eu espero de cada congolês, que cumpram o objectivo sagrado da reconstrução da nossa independência e da nossa soberania, porque sem justiça não há dignidade e sem independência não há homens livres.
«Nem as brutalidades, nem as sevícias, nem as torturas me obrigaram alguma vez a pedir clemência, porque prefiro morrer de cabeça erguida, com fé inquebrantável e confiança profunda no destino do meu país, do que viver na submissão e no desprezo pelos princípios sagrados. A História dirá um dia a sua palavra; não a história que é ensinada nas Nações Unidas, em Washington, Paris ou Bruxelas, mas a que será ensinada nos países libertados do colonialismo e dos seus fantoches. A África escreverá a sua própria história e ela será, no «Norte e no Sul do Sahara, uma história de glória e dignidade.
«Não chores por mim, minha companheira, eu sei que o meu país, que sofre tanto, saberá defender a sua independência e a sua

Não existem fronteiras na luta contra a opressão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário