segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Vergonha no país da liberdade

 

.10/01/2011

Faz mais ou menos dez dias que o governador do Mississippi, Haley Barbour libertou da prisão, duas mulheres: Gladys Scott e Jamie Scott, elas são irmãs e haviam sido condenadas à prisões perpetua por um assalto, no qual roubaram 11 dólares, se fosse no Brasil equivaleria a 25 reais.

O que levou o governador Haley Barbour liberar as duas foi uma insuficiência renal de uma delas, mas com a condição de que a outra doasse um rim à irmã enferma. Segunda ele a medida tem o objetivo de economizar dinheiro público; haja vista, que a hemodiálise gerava um prejuízo de 200 mil dólares ao ano.

Esse episódio contém dois absurdos: o primeiro se refere a condenação perpetua de duas pessoas por haverem roubado a fabulosa quantia de 11 dólares e o segundo, a forma como foram libertadas; simplesmente para retirar a responsabilidade do Estado em relação a saúde de uma das prisioneiras.

Caso esse mesmo episódio tivesse acontecido em Cuba, em vez dos Estados Unidos; certamente a imprensa aética e venal estaria dizendo: “o ditador Fidel Castro envergonha o mundo, pela forma cruel com que trata aos seus prisioneiros.

Independente do silencio ou covardia da imprensa o mundo haverá de repudiar esse fato, que verdadeiramente é incompatível com qualquer preceito de dignidade humana.

Antonio Ibiapino da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário