quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Fidel Castro alerta sobre perigos para espécie humana

 

Escrito por Bianka de Jesus

miércoles, 16 de febrero de 2011

Imagen activa

16 de febrero de 2011, 06:27Havana, 16 fev (Prensa Latina) O líder da revolução cubana, Fidel Castro, reafirmou hoje que a espécie humana está em perigo real de extinção e que se pode e se deve fazer um esforço para o evitar.

  Acho que há que fazer neste momento e é um tema fundamental que queria discutir com os visitantes, disse Fidel Castro em um encontro com intelectuais participantes na XX Feira Internacional do Livro de Havana, transmitido pelo programa radiotelevisivo Mesa Redonda.


Se conseguimos que os intelectuais compreendam o risco que estamos vivendo neste momento em que a resposta não se pode pospor, indicou, talvez consigam persuadir às criaturas mas autossuficientes e incapazes que têm existido nunca: nós, os políticos.


Ressaltou que lhe correspondeu há quase 20 anos a desagradável tarefa de advertir o mundo na conferência de Nações Unidas sobre meio ambiente e desenvolvimento que a espécie humana estava em perigo de extinção.

Fundamentei, então, que o perigo ainda não era iminente como agora, se me escutaram com atenção, ainda que talvez séria melhor dizer: com benevolência.

Após apenas 19 anos e hoje vejo coisas perturbadoras que já estão sucedendo e não admitem adiamento algum, expressou, e se pensamos que estamos já a um passo do abismo e nosso cálculo não foi exato, nenhum dano faríamos à humanidade.

Recordou as nefastas consequências das bombas nucleares lançadas em 1945 sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, que desataram o terror e provocaram a morte a centos de milhares de pessoas instantaneamente. Ressaltou que entre os fatores que ameaçam ao mundo se encontram as guerras, pelas colossais energias que os cientistas foram capazes de colocar nas mãos do homem.


Ressaltou que bastariam 100 dessas armas para provocar um inverno nuclear, com o qual o sol não apareceria.

rc/as/bj

Modificado el ( miércoles, 16 de febrero de 2011 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário