sábado, 5 de março de 2011

Aleida Guevara / UIM

Caros companheiros/as,



A Associação Cultural José Martí (SC) expressa os mais sinceros agradecimentos aos companheiros que até agora nos ajudaram na colaboração com a “União da Ilha da Magia” e aos que ainda vão se somar. Lutas como estas aguçam nossa capacidade de solidariedade entre os sonhadores de uma nova sociedade - que só pode ser construída coletivamente.

Jamais pensamos que no Carnaval de Florianópolis uma escola de samba poderia falar sobre temas de nossas lutas de libertação, e mais ainda dos países irmãos. Fomos surpreendidos por jovens que não temeram a crítica feroz dos conservadores e reacionários desta cidade.

Pudemos acompanhar desde o início as certezas e incertezas desta rapaziada que queriam falar sobre os povos de nossa América que lutam pela soberania e autodeterminação, sobre todas essas lutas. O que iria sintetizar melhor estes vínculos na passarela?

Acreditamos que o tema desse Carnaval é consequência direta da participação de um diretor da escola nas Brigadas de Solidariedade a Cuba, que a ACJMSC organiza há algum tempo.

Uma tarde, dois diretores da UIM nos comunicaram que tinham decidido falar sobre Cuba. E a emoção que nos tomou foi indescritível, os olhos brilhavam de júbilo e emoção. Neste momento tivemos certeza que a UIM seria vitoriosa e que todo esforço que faríamos seria uma forma de compensar historicamente a dívida que temos com este povo. Uma forma de demonstrar nossa respeito a quem lutou contra o império e conquistou sua independência, mantendo-se como uma estrela no firmamento, com seu exemplo e determinação.

A seriedade da UIM teve conseqüências prática, a pesquisa foi in louco. Visitamos Cuba durante 12 dias, pesquisamos em museus, casas de música, e mergulhamos nas mais diferentes manifestações culturais e religiosas. Assistimos ao maior e mais antigo espetáculo de Havana, o “Tropicana”, convidados pelo diretor e coreógrafo da Casa, acompanhado pela sua esposa. São dois personagens muito especiais, que nunca sairão da minha memória. Também estivemos no Memorial do Che, no Museu da Revolução, entre outros locais.

Não podemos deixar de agradecer ao Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP), que nos acompanhou todos os dias, facilitando o transporte e o contato com intelectuais, gente das artes, diretores do carnaval de Havana, com todo carinho e dedicação. Andamos livremente pelas ruas conhecendo da cidade e a idiossincrasia de seu povo.

Agora é momento de nos somar a esta programação, ao desfile, cuidar para que todo dê certo.

Chegou Aleida Guevara, que tivemos a honra de conhecê-la pessoalmente durante a visita a Cuba, uma lutadora como o seu pai, digna de todos os elogios. Ela participará do Carnaval e também de vários debates, nesta data especial que é o “Dia Internacional da Mulher”. A homenagem a ela a todas as mulheres será feito na quarta-feira, 9 de março, às 19 horas no Teatro Álvaro de Carvalho.

Mais uma vez conclamamos aos companheiros e camaradas para somar-se nesta importante programação que acontecerá na nossa cidade de Florianópolis.



Saudações solidárias,

Edison Puente



Programação de Aleida Guevara



04/03 (sexta-feira)

07:15 - Chegada no Aeroporto Hercílio Luz e recepção da Bateria da União da Ilha da Magia

11:00 - Visita a Passarela Nego Quirido

15:00 - Entrevista Coletiva na Estação UIM

19:00 - Palestra: Faculdade Municipal de Palhoça (Ponte do Imaruim)



05/03 (sábado)

11:00 - Preparativos para o desfile da escola de samba União da Ilha da Magia

22:00 - Desfile das escolas de samba, na Passarela Nego Quirido



07/03 (segunda-feira)

10:00 - Visita ao condomínio Che Guevara em Tijucas

15:00 - Apuração do Carnaval, na Passarela Nego Quirido



08/03 (terça-feira)

9:00 - Reunião com lideranças populares

17:00 - Ato em defesa da Lei Maria da Penha, na Praça XV de Novembro

20:00 - Desfile das escolas campeãs



09/03 (quarta-feira)

13:30 - Palestra sobre pediatria no Hospital Infantil Joana de Gusmão, Agronômica

19:00 - Palestra “O papel da mulher na transformação social”, no Teatro Álvaro de Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário