quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Sistema neoliberal educativo provoca crise no Chile

Oi caros colegas e amigos.

Por fim o sistema neoliberal no Chile está em crise, milhares de pessoas estão saindo às ruas para demostrar seu descontentamento, protestos e passeatas feitas principalmente por adolescentes e jovens Chilenos. Exigindo uma educação pública que seja gratuita, de qualidade e laica e de responsabilidade do estado (e não da especulação e do regulamento do mercado, como é hoje em dia).  O interessante deste processo é que além  de dar conta da crise das transformações neoliberais deixada por Pinochet durante a ditadura militar (1973- 1990) as propostas feitas pelos estudantes apontam fazer mudanças estruturais no sistema político do chile, como a nacionalização dos recursos naturais (todos em mãos de multinacionais e que quase não pagam tributação nenhuma)  e uma nova constituição política pro país (a constituição atual protege a liberdade de empresas e desconhece a educação como direito).

Os graus de repressão e criminalização do movimento cidadão e estudantil por parte do estado do Chile está  transformando as ruas em um verdadeiro campo de batalha, milhares de estudantes e organizações no mundo neste momento estão solidarizando com o movimento Chileno, entendendo que é uma luta não só pela dignidade humana, senão também frente a deshumanização que o capital mundial faz com direitos tão básicos como a educação. 

Cabe destacar, que no Chile hoje existe um cerco comunicacional do conflito, pois a grande maioria da mídia está em mãos das principais cooporações econômicas do chile, pelo que as pessoas estão se informando por jornais e emissoras de t.v. do exterior, mas também o apoio internacional tem sido importante para manter o espírito de luta frente à grande repressão da qual estamos sendo vítimas. Na argentina, Peru, Espanha, frança, México e muitos países mais, inclusive o Brasil, estudantes estão solidarizando fazendo protestos nos consulados do chile, hoje em São Paulo esudantes brasileiros se apresentaram no consulado Chileno fazendo um protesto pacífico em sinal de solidariedade. 

Tem uma campanha internacional onde diferentes cidadãos do mundo estão mandando suas fotografias em sinal de apoio, aqui tem um clipe: http://www.youtube.com/watch?v=QMQEuKv-pII se alguém quer participar pode enviar sua foto de apoio a mrcalle13@hotmail.com.ar tem uma página no facebook também http://www.facebook.com/MRC13Oficial para todos os que tenham vontade de solidarizar 

Para Maior informação:
- Porque estamos lutando (português) 

- Hay razones para creer en una educación gratuita y de calidad (Há razões para acreditar numa educação gratuita e de qualidade)
http://www.youtube.com/watch?v=fOHY4SZwVGc&feature=related

- Documentario em espanhol que explica a situação no Chile:

- Video Clipe das mobilizações no Chile (tem medo de nós, porque não lhes temos medo) 

Por favor sintam-se na liberdade de difundir isto.
 Abraços gigantes e Fraternos Boris. 



.

__,_._,___







Nenhum comentário:

Postar um comentário