sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Bloqueio contra Cuba de novo na mira da ONU

Por Victor M. Carriba
Nações Unidas, 18 set (Prensa Latina)

Uma nova etapa na corrente de condenações das Nações Unidas ao bloqueio estadunidense contra Cuba começa tomar forma hoje, aqui, depois do começo de outro período de sessões da Assembleia Geral da ONU.
O máximo fórum da organização mundial votará no próximo dia 28 de outubro um relatório apresentado pela ilha caribenha sob o título “Necessidade de pôr fim ao bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos da América contra Cuba”.
O tema aparece no ponto 19 da lista de assuntos que serão analisados pela assembleia, presidida neste ano pelo diplomata líbio Alí Abdussalam Treki, três vezes embaixador de seu país diante da ONU e eleito em junho passado como titular do máximo órgão das Nações Unidas.
Este será o décimo oitavo ano consecutivo que o bloqueio provoca um pronunciamento da comunidade internacional deste fórum.
Desde 1991 essa medida recebeu uma crescente condenação dos integrantes da ONU, repúdio que no ano passado veio de 185 Estados, a cifra mais alta registrada em todas as votações realizadas nesse tempo.
Há três dias, o chanceler cubano, Bruno Rodríguez, criticou em Havana a posição do atual presidente estadunidense, Barack Obama, por manter intacta como seus predecessores "uma política genocida, criminosa, eticamente inaceitável, frustrada e obsoleta".
A chegada de Obama à Casa Branca não significou uma mudança na aplicação do bloqueio contra Cuba, disse o ministro cubano. O próprio presidente acaba de reiterar a postura de Washington com a prorrogação da lei que o mantém, apesar de contar com amplas faculdades executivas para mudar esta política, afirmou o titular do exterior.
Uma nota de imprensa difundida na ONU pela missão permanente de Cuba diante da organização mundial alerta sobre uma campanha midiática lançada pelos Estados Unidos sobre recentes medidas anunciadas por Washington com relação ao bloqueio à ilha.
O texto assinala que essa ofensiva também abrange o campo diplomático e trata de semear a crença de que o bloqueio implantado há quase 50 anos começou a ser desfeito, quando, na realidade, "nada está mais longe da verdade". O comunicado explica que essas disposições da Casa Branca referem-se a temas muito pontuais, como a eliminação de certas restrições quanto às visitas dos cubanos residentes nos Estados Unidos a seus familiares em Cuba e ao envio de remessas, artigos e presentes, entre outras.
A respeito, a missão cubana diante da ONU precisa que se trata de medidas que devolvam direitos que foram retirados pelo anterior governo do ex-presidente George W. Bush.
São insuficientes e de alcance muito limitado e não vão para além da intenção de retornar à situação existente no plano das relações familiares no ano de 2004, quando o bloqueio contra Cuba já estava em pleno vigor e aplicação, agrega.
Outro detalhe está em que a atual administração estadunidense mantém a proibição dos cubanos residentes nos Estados Unidos, que não tenham familiares em Cuba, e aos cidadãos estadunidenses de viajarem à ilha.
Desta forma, explica que no caso do outorgamento de licenças para que empresas dos Estados Unidos ampliem determinadas operações de telecomunicações com Cuba não constitui uma medida nova, pois desde 1992 existe um marco legal que permite oferecer esses serviços ao país antilhano.
Ao mesmo tempo, sustenta que nada do anunciado agora por Washington modifica as limitações e restrições impostas pelas diferentes administrações estadunidenses em matéria de comunicações telefônicas.
Esses e muitos outros elementos estão contidos no relatório preparado por Cuba, o qual situa em 96 bilhões de dólares o total das perdas sofridas pela ilha por causa do bloqueio estadunidense desde sua implantação há quase meio século.
rc/vc/bj





Resistência em Honduras manterá presença nas ruas
Por Raimundo Lopez, enviado especial
Tegucigalpa, 18 set (Prensa Latina)

A Frente Nacional contra o golpe de Estado de Honduras afirmou que manterá a mobilização popular nas ruas do país, ao cumprir hoje 83 dias consecutivos de luta contra o golpe militar.
Esta resistência está muito fortalecida, muito motivada, e isso nos diz que a vitória se aproxima, expressou o coordenador geral da Frente, Juan Barahona, presidente da Federação Unitária de Trabalhadores.
Barahona assinalou que a oposição aos golpistas abarca os 18 estados do país e tem múltiplas formas de expressão, além das manifestações diárias da população.
O canal 36 da televisão transmitiu ontem em seus espaços noticiosos vídeos, enviados pela população, sobre as demonstrações populares nas cidades do interior, entre elas longas caravanas de veículos.
A Frente, constituída horas depois do golpe militar de 28 de junho, exige a restituição da ordem constitucional e do presidente eleito pelo povo, Manuel Zelaya.
Luta também pela convocação de uma assembleia nacional constituinte que elabore uma carta magna que estabeleça uma democracia participativa e um modelo de justiça social e distribuição equitativa da riqueza.
Zelaya recordou, no último dia 15, que em Honduras três por cento da população detém 90 por cento da riqueza de Honduras, enquanto 75 por cento da população vive na pobreza.
No dia em que Zelaya foi sequestrado pelos militares e levado para a Costa Rica, estava prevista a realização de uma pesquisa nacional sobre a possibilidade de convocar um referendo sobre a convocação de uma constituinte.
Durante a jornada desta quinta-feira, milhares de membros da resistência antigolpista marcharam por bairros populares da capital.
A demonstração coincidiu com o início de uma greve de 48 horas convocada pela Federação de Organizações Magisteriais (FOMH), coincidindo com o dia de homenagem nacional aos professores.
Barahona destacou que a data de ontem era especial, pois os docentes decidiram celebrar a data junto à resistência e ao povo.

Isso nos alegra, porque o magistério é uma força dentro da resistência, ressaltou Barahona.
Os educadores iniciaram uma greve nacional na segunda-feira 29 de junho contra o golpe e a mantiveram por quase um mês. Posteriormente decidiram retornar às aulas com três dias por semana.
rc/rl/bj





Mobilizações na Venezuela contra presença da SIP

Por Waldo Mendiluza
Caracas, 18 set (Prensa Latina)

Fóruns sobre comunicação popular e uma mobilização caracterizam hoje a resposta de setores sociais venezuelanos à presença, aqui, da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), entidade que critica o gerenciamento do presidente Hugo Chávez.
O Centro de Estudos Latinoamericanos Rómulo Gallegos acolherá um encontro de conselhos comunais e organizações sociais para debater sobre a liberdade de expressão.
De acordo com os promotores da reunião, os debates terão ocorrerão sob o princípio da necessidade de democratizar os meios de comunicação, com o objetivo de atingir uma verdadeira independência em matéria de opinião.
Trata-se de levar a cabo uma reforma midiática que gere espaços em que a guerra não seja uma boa notícia e a informação não seja mercadoria, apontaram.
Por sua vez, os organizadores da concentração na fonte da Praça Caracas chamaram todos a recusar a postura da SIP de representar interesses privados, alheios à missão de servir o grande público.
Em declarações à Prensa Latina, a ativista Rossi Alarcón anunciou a participação de setores populares.
Lançamos uma convocação aberta para protestar -informou- contra as atividades dessa Sociedade que nesta sexta-feira organiza em Caracas um fórum sobre liberdade de expressão.
O encontro da SIP reúne proprietários de meios privados e ex-dirigentes políticos do Peru, da Bolívia e do México.
Um dos critérios esgrimidos por esta entidade é a suposta campanha de Chávez para silenciar a imprensa crítica.
Paralelo a estas atividades, o Ministério para a Comunicação e Informação da Venezuela desenvolve hoje e manhã nesta capital o Primeiro Encontro Latinoamericano de Contra-informação e Comunicação Popular.
O intercâmbio conta com a presença de representantes de meios de rádios e impressos da Argentina, Colômbia, Chile, Equador, Honduras, México e Uruguai, além dos anfitriões.
rc/wmr/bj




Comissão intergovernamental Cuba-Nicarágua inicia seus trabalhos

Managua, 18 set (Prensa Latina)

Delegações de Cuba e Nicarágua iniciaram hoje os trabalhos da XI Comissão Mista Intergovernamental para estreitar as relações entre as duas nações, membros da Aliança Bolivariana para os povos de nossa América (ALBA).
Ontem o ministro de Comércio e de Investimento Estrangeiro de Cuba, Rodrigo Malmierca Díaz, quem preside a delegação de seu país ao encontro, viajou para esta capital.
A delegação local estará presidida pela Coordenadora do Conselho de Comunicação e Cidadania, Rosario Murillo, e espera-se que o encontro seja clausurado por Daniel Ortega, presidente da Nicarágua.
Em declarações a meios de comunicação, o ministro de Comércio nicaraguense, Orlando Solórzano abordou os alcances da reunião.
Temos, indicou, produtos agro-pecuários, agro-pecuários transformados e alguns produtos agro-industriais, que podem ser parte do intercâmbio.
Há várias empresas que estão interessadas em exportar alguns produtos que são puramente industriais. Há um interesse do setor público e também do setor privado para aumentar as exportações, assegurou.
Já no ano passado, esteve em Cuba uma missão da Câmara de Indústrias (CADIN) da Nicarágua, quando foram estabelecidos alguns contatos. Agora, assinalou, vamos formalizar alguns acordos.
Agora o que estamos fazendo é conversar para adiantar a aplicação de acordos de complementariedade econômica, produtiva e comercial, acrescentou.
Por sua vez, Malmierca pontualizou que vão avaliar o andamento de alguns dos projetos que já estão funcionando como, por exemplo, a saúde, que é um dos setores mais importantes junto a educação.
Vamos conversar sobre muito sobre outros setores que têm a ver com a produção, vamos falar sobre o desenvolvimento do comércio, acrescentou.
"Vamos impulsionar a relação econômica e de cooperação entre os dois países ao mesmo nível que as relações políticas, que têm um excelente nível", pontualizou.
rc/lb/bj

]




Evo Morales destaca protagonismo do povo no processo de mudança

Por Mario Hubert Garrido
La Paz, 17 set (Prensa Latina)

O presidente boliviano, Evo Morales, destacou hoje que o povo é o principal protagonista do processo de mudança que encabeça desde janeiro de 2006 e das atuais e futuras transformações.
Na apresentação do livro “Todos somos Evo”, dos jornalistas cubanos Luis Báez e Pedro de la Hoz, o presidente explicou que essa é a lição dos movimentos sociais, dos primeiros lutadores pela soberania nacional.
O dignatário assinalou que frente às eleições gerais de dezembro, na elaboração do programa de governo do Movimento ao Socialismo, a apresentação de candidatos a parlamentares e dos preparativos da campanha, as principais decisões surgiram do debate com as bases.
Todos nos juntamos e se impõem as razões, detalhou ao comentar sobre a estratégia que apresentarão à nação sul-americana caso ganhem nas urnas para um segundo mandato 2010-2015.
Os bolivianos e seus movimentos sociais, antes lutadores por um melhor país, agora somos construtores e depois seremos condutores da nova Bolívia, remarcou.
Nesse sentido, agradeceu os mais de 100 depoimentos de personalidades que estavam na segunda entrega de Báez e de Hoz sobre a Bolívia, -antes escreveram "Evo: espuma de prata"- ainda que tenha sugerido que o melhor título seria "Todos somos Povo".
Na celebração, na sede do Banco Central da Bolívia, o vice-presidente do país andino, Álvaro García, elogiou a ideia da obra literária por sua diversidade de critérios, porque apresenta as virtudes mais importantes do atual chefe de Estado de origem aimara.
García destacou que Morales, com esse grande carisma e liderança, consegue unir os diferentes setores da sociedade para impulsionar o desenvolvimento e o bem-estar de todos os bolivianos, sua principal preocupação, agregou.
Também ponderou como virtudes do estadista sua sinceridade, espírito crítico e autocrítico, bem como sua generosidade e sua entrega aos deveres como presidente, sem deixar de ser um ser humano extraordinário, afirmou.
O jornalista cubano Hoz, ao apresentar o título de 202 páginas e um anexo de fotografias, afirmou que as entrevistas sobre a apreciação que têm a Evo Morales e a mudança, incluem esportistas, filósofos, dignatários, simples vendedores da cidade de La Paz e também colaboradores próximos do presidente, entre outros.
Antes de entregar-lhe um quadro do pintor Manolo Comas, o escritor ratificou o compromisso dos intelectuais da ilha, da mesma forma que os médicos, professores, trabalhadores sociais e outros cooperantes de seguirem acompanhando a Revolução democrática e cultural que lidera Evo Morales.
rc/ga /bj





OPEP busca preços do petróleo acima dos 70 dólares
Viena, 18 set (Prensa Latina)

A Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) se contentará com o preço do barril de petróleo entre 70 e 75 dólares em 2009, por conta da severidade da crise econômica, indicou hoje o secretário geral do organismo, Abdalá o Badri.
O ano de 2009 é o mais difícil em termos de crescimento econômico, remarcou Badri nos preparativos da próxima cúpula da OPEP que será celebrada em dezembro, nesta capital.
Quiçá os 12 integrantes da OPEP podem viver com esse preço de 70 dólares a unidade, por conta das circunstâncias econômicas atuais, acrescentou.
Não estamos contentes de ter um barril a 50 dólares, mas 2009 é o ano mais difícil e devemos ver como podemos viver com o novo preço que buscamos, indicou o Badri.
Os preços do petróleo superavam a casa dos 72 dólares nesta sexta-feira, estimulado pela esperança de que o organismo consiga um acordo importante que ajude a reativar a economia mundial, que atravessa sua pior crise em mais de 70 anos.
lac/Rcg/bj






Manifestação em Praga por Cuba e pelos Cinco

Praga, 18 set (Prensa Latina)

Parlamentares, políticos e integrantes da Associação Martiana de cubanos residentes na República Checa realizaram uma manifestação em frente à sede da embaixada dos Estados Unidos nesta capital.
A atividade teve como foco o caso dos cinco lutadores antiterroristas cubanos que cumprem injustas condenações em cárceres estadunidenses, a propósito de seus já 11 anos de prisão, e em solidariedade com a Revolução da Ilha.
Marta Semelova, candidata a deputada, realizou a leitura do "Apelo ao Departamento de Estado dos Estados Unidos", que ofereceu detalhes do caso de Antonio Guerrero, Fernando González, Gerardo Hernández, Ramón Labañino e René González, os Cinco.
"Nos unimos de forma unânime ao movimento mundial de solidariedade a esta causa. Há mais de 11 anos que os Cinco encontram-se encarcerados ilegalmente nas prisões dos Estados Unidos", destacou.
Os órgãos da justiça estadunidense negam-se a ouvir a verdade e a emitir um veredito objetivo. Esses heróis não são terroristas, afirmou Semelova, presidenta do comitê praguense do Partido Comunista de Bohemia e Moravia.
"Foram precisamente eles que estavam cumprindo a tarefa extraordinariamente difícil de lutar contra o terrorismo que há 50 anos ameaça a sua pátria", apontou.
Para todos nós, os cidadãos de pensamento progressista da República Checa e membros de nossa Associação de Amizade Checo-Cubana, esses homens constituem um paradigma da decisão, compromisso pessoal e heroísmo, comentou.
A Associação Martiana também realizou um concerto em Praga com a atuação do quarteto "Santy e seu marabú" e celebrará outro em Brno, a segunda cidade checa, no próximo dia 26 de setembro, com similares propósitos pelos Cinco.
A estas atividades assistiram o deputado comunista e membro do comitê de Exteriores do Parlamento, Vaclav Exner, Milan Krajca, integrante do movimento pela Paz, e o titular da associação de amizade e presidente do comitê pelos Cinco, Ladislav Stransky.
lac/ft/bj







Explosão causa 32 mortos no noroeste do Paquistão

Islamabad, 18 set (Prensa Latina)

Ao menos 32 pessoas perderam a vida hoje e dezenas ficaram feridas durante um atentado com um carro bomba registrado em um coincidido mercado da convulsa Província Fronteira Noroccidental (PFN), informaram fontes oficiais paquistanesas.
Esse ataque ocorreu nas proximidades da cidade de Kohat quando o atacante bateu seu veículo carregado com 150 quilogramas de explosivos em um ponto de ônibus no mercado de Kacchapakka.
Segundo o canal televisivo Geo, um hotel e várias lojas foram avariadas pela explosão, em que se teme que existam pessoas preses entre os escombros.

Pouco depois da explosão, as autoridades declararam o estado de emergência em todos os hospitais da cidade para atender os feridos, cerca de 40 de acordo com as fontes, mas os centros sanitários elevaram a cifra a 50 e o porta-voz policial, a 60.
O ataque é o segundo em dois dias em Kohat, uma população na fronteira com o Afeganistão, que tem antecedentes de distúrbios causados por choques entre seitas e grupos rebeldes.
Na quinta-feira uma bomba feriu seis pessoas. Kohat encontra-se cerca de 60 quilômetros ao sul da cidade de Peshawar, capital de PFN.
lac/mne/bj






Morrem soldados dos EUA e Canadá no Afeganistão

Kabul, 18 set (Prensa Latina)

Um soldado estadunidense e outro canadense da Força Internacional de Assistência à Segurança (ISAF), sob comando da OTAN, morreram em dois ataques diferentes no conflituoso território do sul do Afeganistão, comunicou hoje o comando militar.
Ambos os atentados foram com bombas colocadas no caminho da província de Kandahar, somando 358 militares da OTAN e dos Estados Unidos mortos em 2009 nesta nação islâmica da Ásia Central contra 294 no ano de 2008.
A porta-voz do exército estadunidense, capitão Elizabeth Mathias, afirmou aos meios de comunicação que o soldado morreu na quinta-feira quando sua patrulha passou sobre uma mina antipessoal no caminho no sul do Afeganistão, sem especificar a província.
Do Pentágono, dos que perderam a vida neste ano, este foi o número 208 e no total, desde que Estados Unidos invadiu a este país, em 7 de outubro do 2001, este ocupa aposição número 753.
Enquanto o general canadense Jonathan Vance confirmou a morte do cabo Jonathan Couturier, que regressava de uma missão e seu veículo passou uma bomba na província de Kandahar. Outros 11 militares ficaram feridos.
Com essa baixa ascende a 131 a cifra de efetivos canadenses mortos no Afeganistão desde de 2002 e é o segundo que perdeu a vida nesta semana.
O Canadá mantém cerca de 2.500 militares ocupando o Afeganistão, em sua maioria na província meridional de Kandahar.
lac/mne/bj





Próxima Constituição dominicana proscreverá aborto por completo

Santo Domingo, 18 set (Prensa Latina)

Semanas de debates, protestos e controvérsias culminaram na aprovação do controvertido Artigo 30 da Reforma Constitucional dominicana que proíbe de maneira determinante o aborto "desde o início mesmo da vida".
O título estabelece que o direito à vida a partir do momento da concepção é inviolável, o que, na opinião de grupos feministas, abre as portas para os excessos como a proibição dos anticonceptivos e não leva em conta a gravidez por estupro, incesto e em caso de risco para a vida da gestante.
No início da semana delegados de dependências da ONU e entidades de direitos humanos alertaram que a promulgação do artigo em sua forma atual põe em risco a vida das dominicanas.

O debate estendeu-se por mais de três horas, segundo informes de testemunhas, e a lei, que terá o número 38 na próxima Carta Magna, foi aprovada por 127, com 34 votos contra.
Entre os adversários da lei foram enumerados Julio César Valentín, presidente da Câmera Baixa, e pelos menos sete legisladoras.
Os debates prévios à discussão do artigo tornaram-se tão intensos que os partidos optaram por dar a seus legisladores liberdade de se pronunciar de acordo com suas convicções em vez de estabelecer uma linha uniforme.
Assim que soube-se a notícia, representantes de organizações feministas reagiram com críticas ao governo enquanto a igreja expressou sua aprovação.
Fátima Portorrea, do Centro de Gênero Intep, disse que a próxima Constituição dominicana será mais atrasada que a imposta pelos Estados Unidos ao termo de sua ocupação militar em 1917.
Desta forma, culpou o governo de ter cedido às pressões das igrejas católica e protestante, que se opôs a inclusão de qualquer possibilidade à proibição dos abortos.
Por sua vez, o sacerdote Luis Rosario, da Pastoral Juvenil, disse que "o povo tomou seu próprio caminho e não o da desordem internacional."
A interrogativa agora é se os facultativos e outras pessoas que realizam os milhares de abortos que são feitos de uma maneira ou de outra neste país caribenho se absterão de prosseguir suas atividades.
lac/msl/bj








Cubanos residentes na China homenageiam o Comandante Almeida

Beijing, 18 set (Prensa Latina)

A Associação de Cubanos Residentes na China (ACRCH) rendeu hoje tributo ao Comandante da Revolução Juan Almeida, a quem qualificou de grande homem e defensor da unidade como raiz da liberdade e da independência.
Em uma declaração entregue na embaixada cubana nesta capital e a que teve acesso a Prensa Latina, a ACRCH ressaltou que o legado do ex-vice-presidente do Conselho de Estado "fará com que esteja sempre entre nós e continue sendo um exemplo para as novas gerações".
O agrupamento reitera ademais o compromisso de defender a cultura e identidade nacionais, ao recordar que o autor da canção "La Lupe" também dedicou sua vida a essa tarefa.
Esta homenagem somou-se a rendida pelos trabalhadores da missão estatal de Cuba, autoridades chinesas e representantes do corpo diplomático residentes nesta capital.
As condolências e mostras de respeito para com o comandante guerrilheiro da Sierra Maestra foram expressas também mediante mensagens recolhidas em um livro que a embaixada abriu com esse fim depois de se conhecer o falecimento de Almeida, no dia 11.
rc/lam/bj






Grande festival de pianistas na Bolívia

Cochabamba, Bolívia, 18 set (Prensa Latina)

O Sexto Festival Nacional de Piano da Bolívia abre hoje aqui suas portas com a participação dos melhores intérpretes do país sul-americano.
Segundo o comitê organizador, o festival ocorrerá até o próximo domingo na central localidade de Totora.
O prefeito dessa região, Nicolás Hojas, agregou que apesar do encontro se desenvolva nas categorias de estudantes, professores, intérpretes de música folclórica e popular, também serão executados temas do repertório nacional e internacional.
Totora, a 142 quilômetros de Cochabamba, tem uma forte tradição musical e era chamada antes de a cidade dos pianos, explicou o prefeito.
O pianista de Totora, agregou, conserva um estilo peculiar para sua interpretação.
rc/ga/bj






Bachelet preside atividades pelo aniversário de independência

Santiago de Chile, 18 set (Prensa Latina)

A Presidenta Michelle Bachelet participará hoje, acompanhada de autoridades civis, militares e religiosas, do tradicional Te Deum na Catedral Metropolitana pela comemoração do 199° aniversário da Independência Chilena.
Segundo o programa, a presidenta -que ontem à noite assistiu a um grande evento cultural em frente ao palácio da Moeda, que deu início às festividades- sairá da sede governamental às 10:50 horas, depois de posar para fotografias com seus colaboradores.
Depois de um percurso de cinco quadras -previsto para ser feito em oito minutos- Bachelet, acompanhada pelo ministro do Interior, Edmundo Pérez Yoma, ingressará na Catedral Metropolitana de Santiago.
As autoridades dispuseram medidas de segurança para o público e de cobertura para a imprensa ao longo do percurso e em todas as atividades.
O solene Te Deum Ecumênico de Ação de Graças, presidido pelo Cardeal Francisco Javier Errázuriz Ossa, Arcebispo de Santiago, deve culminar às 12:15 horas, ocasião em que Bachelet retornará à Moneda.
Esta noite, a presidenta assistirá a uma apresentação de gala da ópera Turandot de Giácomo Puccini no Teatro Municipal de Santiago.
Amanhã sexta-feira, presidirá o tradicional desfile militar, que nesta ocasião contará com a participação a mais de 11 mil efetivos, incluídos 173 militares dos Estados Unidos, Grã-Bretanha, Canadá, Argentina, Equador e Paraguai.
Segundo informou-se, a parada militar -a última do mandato de Bachelet- começará às 14:40 horas e terminará às 18:00 horas no Parque Higgins desta capital.
rc/jl/bj





Base estadunidense de Manta de novo é território de Equador

Por Pedro Rioseco

Quito, 18 set (Prensa Latina)

Ao retirar-se hoje o último efetivo estadunidense da Base Militar de Manta, esse território voltará a ser do Equador, de forma como estabelece a Constituição Política aprovada pelo povo deste país andino.
"Além da satisfação e alegria que nos dá recuperar um pedaço de nosso território, eu acho que é uma reafirmação clara de nossa soberania", afirmou na terça-feira passada o chanceler equatoriano antecipando o esperado acontecimento previsto para esta sexta-feira na província de Manabí.
Quando efetivos do Posto estadunidense de Operações Avançadas (FOL por sua sigla em inglês) assinarem a ata de entrega das instalações à força Aérea Equatoriana (FAE), será concluído um longo processo de luta por sua recuperação iniciado no próprio ano de 1998, quando foi assinado o convênio.
O então presidente equatoriano, Jamil Mahuad, autorizou às Forças Armadas dos Estados Unidos utilizarem esta base para operações relacionadas com a luta contra o narcotráfico por um prazo de 10 anos, que concluía em novembro deste ano.
O presidente Rafael Correa anunciou em 2007, ao assumir seu primeiro mandato, que não renovaria o convênio com Washington para o uso da base, e a nova Constituição do Equador, aprovada no ano passado, proíbe todo tipo de bases militares estrangeiras em seu território.
A saída oficial dos militares estadunidenses se concretiza dois meses após que se realizara pela FOL em Manta o último vôo com o objetivo declarado de combater o narcotráfico, em 17 de julho.
As operações militares do Pentágono poderiam ser transferidas agora a três das sete bases que lhes ofereceu a Colômbia, localizadas em Palanquero, Apiay (centro do país) e Malambo (norte), em um convênio que mantém em tensão os outros governos sul-americanos por considerar uma ameaça a sua soberania.
Após Guayaquil, Manta é um importante porto marítimo, bem como uma das cidades economicamente mais importantes do Equador devido à indústria pesqueira onde se destaca a pesca de atún, e contará depois de sua adaptação com um aeroporto internacional e uma pista de quase três mil metros para potencializar seus atrativos turísticos.
rc/prl/bj






Aumenta para 65,47 dólares preço de barril de petróleo venezuelano

Caracas, 18 set (Prensa Latina)

O preço do barril de petróleo venezuelano aumentou para 65,47 dólares nesta semana, com um incremento de 0,25 dólares com relação à sexta-feira passada, informou hoje o Ministério de Energia e Petróleo.
Segundo este ministério, os preços médios dos hidrocarbonetos subiram com respeito à semana passada devido, principalmente, a notícias macroeconômicas mais animadoras nos países industrializados, a mudança de valores e a queda nos balances comerciais do petróleo nos Estados Unidos.
O preço do barril venezuelano intermediou-se em 65,14 dólares em setembro e 52,04 dólares em 2009 até a data.
O petróleo é o principal recurso econômico da Venezuela, quinto exportador mundial do hidrocarboneto e membro fundador da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

As vendas de petróleo proporcionam ao Estado venezuelano cerca da metade dos rendimentos ordinários do orçamento fiscal e quase 80 por cento das divisas.
lma/rsm/bj







Ex-chanceler critica ministro de Defesa por "disparate"
Lima, 18 set (Prensa Latina)

O ex-chanceler peruano, Diego García Sayán, qualificou hoje como "um disparate" o chamado do ministro de Defesa, Rafael Rey, ao governo do Chile para suspender manobras militares que realizará em outubro.
“Uma das coisas que não há que fazer isto é disparates e este pedido de 'faz favor não façam manobras militares' é obviamente um disparate; não tem nenhum sentido", afirmou o ex-ministro.
Lançou similar qualificativo ao fato de que Rey disse que fez a proposta a título pessoal, sendo ministro de Defesa, e pediu que dedique-se a seu trabalho para não cometer mais indiscrições.
Rey afirmou que seu país suspendeu manobras militares que ia realizar neste ano no sul de seu território e o fez para não ferir a sensibilidade do Chile.
O ex-chanceler Luis Gonzáles Posada, do governante Partido Aprista, repudiou em comentar as declarações de Rey, ainda que tenha assinalado que o tema tratado corresponde ao âmbito da Chancelaria e só esta pode se pronunciar oficialmente.
lma/mrs/bj







Apresentam demanda judicial nos EUA por matança cometida pela Blackwater

Washington, 18 set (Prensa Latina)

A empresa de segurança estadunidense Blackwater enfrenta hoje uma nova demanda judicial pelo massacre cometido faz dois anos em Bagdá, na que morreram 17 civis iraquianos.

Os advogados que representam às famílias de várias das vítimas mortais e de três feridos no ataque apresentaram a querela na Carolina do Norte.

O 16 de setembro de 2007 guardas da empresa abriram fogo indiscriminado contra os transeuntes na praça Nissour, ação que causou 17 mortos e dezenas de feridos.

A matança provocou uma dura reação do governo iraquiano e obrigou ao Departamento de Estado norte-americano a cancelar seu contrato com a companhia, que proporcionava segurança a seus oficiais no Iraque.

Contudo, Blackwater, rebatizada como Xe, se viu envolvida em outros escândalos tanto no Iraque como no Afeganistão.

Em maio último quatro de seus contratistas assassinaram a um civil afegão em Kabul, pese a carecer permissão a portar armas.

Recentemente o diário The Washington Post revelou que Blackwater ganhou bilhões de dólares sob a administração de George W. Bush, a maior parte por seus trabalhos no Iraque.

mgt/rob/bj








Merkel espera resposta política ao poder dos bancos

Berlim, 18 set (Prensa Latina)

O chanceler alemã, Angela Merkel, considerou hoje que a reunião da próxima cúpula do Grupo dos 20 deve dar uma resposta política que freie o poder dos grandes bancos.

Em declarações à imprensa destacou o consenso da União Européia para que na cita do 24 e 25 próximo na cidade estadunidense de Pittsburg, se regule ao setor financeiro e limitem os pagamentos de bonificações aos altos executivos bancários.

Mekel apontou que fazem falta resultados concretos nesses temas, pois não deve ter nem um sozinho produto financeiro, instituto e lugar sem regras e controles estritos para evitar novas crises financeiras.

Apontou que a reunião de Pittsburg deve servir para medir o alcance das medidas adotadas a respeito pela União Européia, Estados Unidos, Ásia e o resto das nações membros do G20.

Nesta quinta-feira em Bruxelas, os chefes de Estado e de governo dos 27 países da UE lembraram propor nessa reunião limitar drasticamente as altas bonificações aos banqueiros, elemento considerado detonante da atual crise financeira e econômica.

A mandatária alemã, iniciadora da proposta junto com o presidente francês, Nicolas Sarkozy, e o premiê britânico, Gordon Brown, sustentou que era um imperativo buscar uma resposta política ao poder ilimitado dos bancos.

Opinou que alguns grandes bancos assumem negócios de alto risco com a segurança de que, em caso de necessidade, os estados irão em sua ajuda com dinheiro do contribuinte, o qual se reiterou na atual crise na Europa e EUA.

Também fez qüestão de que o G20 deve ser no futuro um fórum internacional para debater problemas econômicos e financeiros mundiais, enquanto o G8 deve se manter como um espaço de caráter político.

lac/crc/bj







Cozinha cubana protagonizará Congresso internacional culinário

Santiago de Cuba, 18 set (Prensa Latina)

A cozinha cubana será protagonista do Primeiro Festival Culinário Internacional que se desenvolverá aqui nos dias 20 ao 25 próximos, com a participação de chefs de uns 20 países, informou hoje o comitê organizador.

Eddy Fernández Monte, presidente da Federação de Associações Culinárias de Cuba, explicou que durante o evento se enfatizará na projeção educativa, com a participação de estudantes e autoridades de numerosas instituições docentes do giro nessas nações.

Considerou que é uma oportunidade para mostrar as virtudes da cozinha cubana e a preservação nela do patrimônio recebido de práticas ancestrais, do qual se encarregarão mais de 100 cozinheiros da Ilha que participarão no encontro.

Ressaltou as classes magistrais que darão personalidades de relevo internacional e a feira expositiva, na qual se mostrarão novidades em produtos, equipamentos e serviços da indústria do bom comer.

A cozinha artística será uma das atrações, com o realização da fantasia e criatividade por reconhecidos especialistas mundiais na elaboração de alimentos.

Os hotéis Meliá Santiago, Casagranda e Las Américas, o cabaré Tropicana e o Centro de Convenções Heredia estarão entre as sedes principais, onde também exibirão suas dotes profissionais os cantineiros locais e chegados de outras latitudes.

lac/mc/bj






Empresa brasileira disporá de alta tecnologia em extração de petróleo

Brasília, 18 set (Prensa Latina)

As empresas Petróleos do Brasil (PETROBRAS) e a noruega Framo Engineering (FRAMO) assinaram um acordo de cooperação tecnológica para a instalação do primeiro sistema de bombeamento multifásico submarino neste país sul-americano.

De acordo com um informe da companhia brasileira, divulgado em sua página site, o protótipo, que será instalado na Cuenca de Campos, bombea fluído multifásico -petróleo, água e gás- desde o poço até a plataforma.

Será o primeiro do mundo do tipo helicoaxial, para exercer uma pressão diferencial superior a 60 quilos-força por centímetro cúbico, destaca a informação e acrescenta que a assinatura do acordo se realizou nesta quinta-feira no edifício sede de PETROBRAS, no Rio de Janeiro.

Assinaram o documento, a gerente executiva de Engenharia de Produção do setor de Exploração e Produção de PETROBRAS, Solange Guedes, e o diretor comercial de FRAMO, Jon Arve Svaeren.

Durante a cerimônia, Guedes destacou a relevância do projeto, agradeceu o empenho e o compromisso assumido pela empresa noruega e indicou que sua capacidade será muito importante para ajudar à companhia brasileira.

Por sua vez, Svaeren sublinhou o fato de que pela primeira vez se utilizará esta tecnologia no Brasil e em águas profundas, pelo que -sentenciou- "marca uma nova era. Estamos seguros do sucesso desta nova tecnologia".

Svaeren também teve palavras de elogio para PETROBRAS, ao afirmar que a empresa brasileira é muito admirada no mundo por aplicar exitosamente novas tecnologias.

Entre os benefícios do novo sistema, que se instalará no segundo semestre de 2011 em um poço satélite da Cuenca de Campos a uma profundidade de 1.040 metros, sobressaem o aumento da produção de petróleo e a possibilidade de extração em poços distantes das plataformas.

lac/ale/bj










Temem autoridades carestia de gás em várias zonas da Colômbia

Bogotá, 18 set (Prensa Latina)

Ante o aumento do consumo de gás nas centrais de geração térmica, as autoridades colombianas temem hoje que o desabastecimento que se registra no oriente do país se replique em outras regiões.

Fontes do setor sustentam que de continuar esta baixa é muito provável que situações de carestia como as que apresenta o departamento de Santander se estendam para o centro do território nacional, onde se concentra o maior número de usuários deste energético.

Desde a passada terça-feira registra-se um corte no fornecimento de gás em dito departamento, o qual já afeta a 41 grandes indústrias da área metropolitana de Bucaramanga e ameaça com chegar a 220 mil lares.

Conforme com informes jornalísticos, os primeiros prejudicados com o maior uso termoeléctrico do gás foram 10 mil taxistas e cinco mil carros de particulares que utilizam o combustível em pontos como Girón, Floridablanca, Piedecuesta, Lebrija e Barrancabermeja.

Em tanto, empresas como Bavaria e as principais avícolas do país, se mantêm precariamente a flutue com reservas do gás.

Esta redução no fornecimento obedece às restrições apresentadas como conseqüência dos despachos térmicos requeridos para dar respaldo ao Sistema Interconectado Nacional, segundo especialistas.

Ante esta situação o ministro de Mineiração e Energia, Hernán Martínez, anunciou ontem que se vai diminuir a geração térmica e se aumentará a produção de energia hidráulica.

Outro dos problemas que tem diminuído a produção de gás é uma manutenção nos campos do departamento da Guajira, o qual também obrigou a suspender compromissos internacionais.

Martínez confirmou que foram suspensas temporariamente as exportações de gás a Venezuela, a raiz de um reparo na planta de Chuchupa-Baleia, no citado departamento.

Afirmou que desde o passado sábado foi suspenso o enviou de cerca de 200 milhões de pés cúbicos de gás diários ao vizinho país e confiou que no mais tardar na semana entrante se possam restabelecer as exportações.

A sua vez, as autoridades asseguraram que a interrupção nada tem que ver com as fortes tensões diplomáticas que atravessam Bogotá e Caracas, e que o corte obedece estritamente a razões operativas.

De acordo com o titular, a empresa de Chuchupa-Ballena tem uma produção de gás da ordem dos 700 milhões de pés cúbicos e nestes momentos tão só se chega aos 400 milhões.

Também, Martínez explicou que este processo de reparo é a causa principal para a suspensão no serviço de gás veicular na cidade de Bucaramanga (Santander) e seus arredores.

Por outro lado, a presidenta de Gás Natural, María Eugenia Coroado, disse que os problemas não são novos e que o setor o que precisa é uma série de ajustes estruturais para que as decisões de política vão acompanhadas de uma regulação conforme às novas realidades do mercado.

Dados estatísticos revelam que Colômbia produz cerca de um bilhão e 60 milhões de pés cúbicos diários de gás, dos quais 800 milhões se destinam para o consumo interno e o resto para a exportação.

lac/acl/bj






Governo projeta melhorar condições de vida dos paraguaios

Asunción, 18 set (Prensa Latina)

Melhorar as condições de vida de todos os habitantes de Paraguai, sem exclusões, é o principal objetivo do Plano Estratégico Econômico e Social do período 2008 - 2013.

Segundo um documento revelado hoje pelo Ministério de Fazenda, para atingir estas metas são necessários vários lucros como o aumento do investimento social, geração de empregos e o fôlego à produção, entre outros.

Detalha o texto, que para este fim o governo tratará de orientar as ações para o crescimento econômico, mas com maior geração de emprego e com melhor distribuição de rendimentos.

Ademais, diversificará as exportações para atingir uma inserção internacional da economia de maneira mais estável.

Isso permitirá manter os equilíbrios macroeconômicos fundamentais, afirma o documento.

Por outra pare, pede fortalecer as instituições do Estado para melhorar a eficácia das políticas públicas.

Também, aumentar e melhorar o investimento em áreas sociais, fundamentalmente em educação e saúde.

Nesse parágrafo, o estado centrará a despesa pública no combate contra a pobreza extrema.

O documento de Fazenda, explica entre outros pontos, que o governo de Fernando Lugo estimulará a diversificação da estrutura produtiva, com respeito ao meio ambiente e sobre a base do aproveitamento dos recursos energéticos.

lac/otf/bj











Medidas do G20 preservam emprego afetado pela crise

Genebra, 18 set (Prensa Latina)

Entre 11 e sete milhões de empregos foram criados ou preservados pelas medidas de proteção social, adotadas pelas nações industrializadas e emergentes que conformam o Grupo dos 20.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) indicou que desde o início da crise econômica global esse bloco tem prestado atenção especial à redução das taxas de desocupação, disparadas pela recessão.

O diretor geral da OIT, Juan Somavía, indicou que na próxima cúpula do G20, na cidade estadunidense de Pittsburg nos próximos dias 24 e 25, serão apresentadas as estimações da organização sobre o desemprego mundial.

Acrescentou que esse índice poderia atingir a cifra recorde de 241 milhões de pessoas sem trabalho em 2009.

A Organização de Nações Unidas prevê que os desempregados aumentem entre 2007 e 2009 de 39 a 61 milhões.

Só nos países que integram a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, denominada como a zona mais rica do planeta, a crise econômica provocará 57 milhões de desocupados em 2010, 25 milhões mais que em 2007.

Isso ameaça com criar uma nova geração perdida como ocorreu na grande depressão dos anos 30.

Para essa zona a recessão converteu-se rapidamente em uma crise do desemprego, durante a qual a taxa do 5,6 em julho de 2007 passou a um recorde do 8,5% neste ano.

lac/crc/bj










Denunciam sabotagem golpista sobre canal em Honduras

Tegucigalpa, 18 set (Prensa Latina)

Executivos do canal hondurenho sustentam que suas transmissões são vítimas hoje de sabotagens a conta do regime militar imposto faz mais de dois meses pelo golpe de Estado.

Dirigentes do Canal 36 indicaram que os sinais ao ar sofrem interrupções devido ao ataque de terroristas piratas", contratados pelo governo de Roberto Micheletti, instalado depois da ilegal deposição do presidente constitucional, Manuel Zelaya.

A denúncia divulgou-se mediante comunicado transmitido em várias ocasiões pelo espaço noticioso "Assim se informa" do referido canal, que também responsabiliza como cúmplices do fato à Comissão Nacional de Telecomunicações (CONATEL) e à empresa hondurenha do setor (HONDUTEL).

"A nossos clientes, aos sistemas de cabo em todo o país e à comunidade internacional, Canal 36 comunica que as suspensões temporárias das transmissões em diferentes partes de Honduras são ocasionadas pela sabotagem de nosso sinal satelital", explica a mensagem.

O texto alerta sobre o contrato de terroristas piratas por parte do governo golpista de Roberto Micheletti em cumplicidade com CONATEL e HONDUTEL, pelo que os responsabilizamos das suspensões reiteradas de nossas transmissões".

Com o comunicado, explicou o canal, deixa-se constância dos incidentes "aos organismos internacionais, defensores dos direitos humanos e governos amigos".

Depois do golpe militar do passado 28 de junho, meios de imprensa hondurenhos e internacionais deram conta de diversas represálias a fim de impedir a resenha dos acontecimentos nesta nação centro-americana, onde cresce a resistência popular contra os usurpadores.

lac/mjm/bj










Projeto da ALBA monta fábrica de guardanapos em Cuba

Havana, 18 set (Prensa Latina)

Fundos da Aliança Bolivariana para os povos de nossa América (ALBA) permitiram a Cuba a aquisição de uma fábrica de guardanapos encaminhada à substituição de importações desse rubro, disseram hoje meios de imprensa.

A um custo de 1,5 milhões de pesos convertíveis (a cada CUC igual a 0,81 dólares), a produtora instalada na central província de Ciego de Ávila começará sua produção no último trimestre do ano, expressou a diário Juventude Rebelde em uma nota.

Rosario Zabala, diretora da entidade, informou que nestes momentos se asseguram as 109 toneladas de papel necessárias para iniciar as operações em outubro e cobrir o volume de produção previsto para os três meses finais do ano.

Apesar da existência de outras duas fábricas, o país deve efetuar importações ante a demanda do turismo e correntes de serviços atacadista, ainda que não esclareceu as quantias.

De acordo com os estimados de produção e a potencialidade do mercado o investimento poderia recuperar em um ano.

A fábrica pode elaborar umas dois mil guardanapos por hora em três tamanhos e a tecnologia italiana instalada pode imprimir uma ou ambas caras do papel, de acordo com as necessidades do cliente.

lac/ro/bj








Congresso dos EUA retira respaldo de organismo comunitário ACORN

Washington, 18 set (Prensa Latina)

O Congresso estadunidense retirou o apoio federal à organização comunitária ACORN, após difundir-se a suposta responsabilidade de empregados seus com o tráfico de mulheres. Com o impulso da bancada republicana, a Câmara de Representantes decidiu nesta quinta-feira suprimir o apoio do governo à Associação de Organizações Comunitárias para a Nova Reforma (ACORN, por suas siglas em inglês).

Faz duas semanas transcendeu por um vídeo que alguns empregados desta instituição aconselharam a importação a Estados Unidos de meninas do México e El Salvador para prostituir-las e obter ganhos com isso.

A ACORN, organismo não governamental dedicado ao apoio de imigrantes e pessoas de alta marginalização para adquirir moradia própria nos Estados Unidos, anunciou que dará início a uma investigação independente.

Eric Cantor, o número dois dos republicanos na Câmara baixa, sublinhou que os contribuintes norte-americanos não devem seguir pagando para manter negócios de uma organização corrupta.

A medida foi certificada no Congresso depois de uma votação que concluiu 345 a 75 sufrágios e criticou à administração do grupo imputado por não detectar a fraude dantes de que saísse à luz pública.

Na segunda-feira anterior, o Senado votou por 83-7 para negar financiamento e subvenções comunitárias à Associação de Organizações Comunitárias.

Republicanos redobraram seus ataques contra o grupo de tendência liberal desde faz em um ano quando a entidade foi acusada de fornecer formas de registro falsas ao dirigir uma operação para atualizar catálogos de votantes.

lac/jvj/bj










Iniciou trabalhos comissão Mista Intergovernamental Cuba-Nicarágua

Manágua, 18 set (Prensa Latina)

A XI Comissão Mista Intergovernamental Cuba-Nicarágua iniciou hoje aqui seus trabalhos com vista a fortalecer as relações entre ambos países.

Em opinião do ministro de Comércio da Nicarágua, Orlando Solórzano, o encontro é um acontecimento extraordinário após 20 anos sem que este tipo de reuniões se efetuasse.

O titular nicaragüense preside uma ampla delegação de vários ministros entre eles o de Educação, Miguel de Castilla; Ariel Bucardo, de Agropecuário e Florestal; Guillermo González, de Saúde; Mario Salinas, de Turismo, entre outros.

Por sua vez, Rodrigo Malmierca Díaz, ministro de Comércio Exterior e do Investimento Estrangeiro de Cuba, afirmou durante seu discurso de abertura que após 20 anos temos melhores condições para desenvolver a cooperação em diferentes setores.

Explicou que nossas economias não estão em capacidade de influir na crise global desenvolvida no norte, mas se nos unir em mecanismos como a Aliança Bolivariana para os povos de nossa América (ALBA).

Esta iniciativa de integração é uma boa demonstração de como os países do sul podemos fazer frente a um meio negativo, afirmou.

Manifestou sua esperança de que esta sessão responda aos anseios de cooperação entre ambos povos.

Malmierca advogou porque estas negociações permitam criar os mecanismos e impulsionar os projetos de colaboração e fazê-los realidade.

Ambas delegações se encontram reunidas na sede da Chancelaria local e se espera que em horas da tarde se produza a clausura do encontro com a presença do presidente Daniel Ortega e a Coordenadora do Conselho de Comunicação e Cidadania, Rosario Murillo, quem encabeça a delegação de seu país.

Pela parte cubana participam no encontro o Encarregado de Negócios de Cuba na Nicarágua, René Ceballo, o diretor de Relações Internacionais do Ministério de Comércio Exterior, Roberto Rivas, e oficiais dos Ministérios de Indústria Básica, Saúde e Educação, entre outros.

lma/lb/bj










Agridem e ameaçam em Quito a agência da Telesul

Quito, 18 set (Prensa Latina)

A agência da corrente Telesul no Equador, Elena Rodríguez, foi assaltada por desconhecidos nesta capital, aparentemente com propósitos de furtar seu celular e documentos, mas um ameaçante mensagem posterior divulgada hoje indica fins intimidatórios.

O77777777777s assaltantes abordaram a Rodríguez em seu auto a noite da quarta-feira, no setor norte capitalino quando fazia gerenciamentos pessoais junto a uma amiga que resultou ilesa. A chutaram com sanha e deram-lhe com uma pistola na cabeça provocando-lhe um trauma cranioencefálico leve e alguns hematomas.

Rodríguez afirmou que em um princípio pensou que se tratava de um assalto devido a que se levaram sua carteira, as chaves do carro e segundos depois os sujeitos fugiram em um veículo, o qual aproveitaram os vizinhos para levar a um posto de primeiros socorros.

No entanto, ao passar nesta quinta-feira por seu escritório, pese a estar com 72 horas de repouso, a jornalista encontrou à saída no parabrisas um cartaz escrito com letras de jornal no que dizia "A próxima não te salvas p... de Correa" e sob o texto uma foto do presidente de Venezuela, Hugo Chávez.

Rodríguez, de 24 anos de idade, trabalha como correspondente de Telesul desde faz três anos, e antes foi relacionista pública do Clube Esportivo Aucas e jornalista do canal nacional de notícias RTU. Nesta sexta-feira chegará ao país Andrés Izarra, presidente da Telesul, para oferecer sua solidariedade à jornalista e dar uma conferência referente a estes graves fatos.

lma/prl/bj










Venezuela apreende 623 quilos de cocaína em via aérea

Caracas, 18 set (Prensa Latina)

Autoridades antidrogas venezuelanas apreenderam no aeroporto internacional de Maiquetía 623 quilos de cocaína procedentes da Colômbia com destino a Cingapura, informou hoje o ministro do Interior e Justiça, Tareck El Aissami.

De acordo com o oficial, na operação realizada nesta quinta-feira no principal terminal aéreo deste país foram ademais detidas cinco pessoas, todas nacionais.

Este resultado obtido pela Guarda Nacional Bolivariana (GNB) e outras forças especializadas demonstra a eficiência da Venezuela em sua cruzada soberana contra o narcotráfico, afirmou a jornalistas.

Segundo El Aissami, o confisco desmascara a campanha dos Estados Unidos em torno do suposto não-cumprimento por Caracas de seus compromissos internacionais no combate ao tráfico de entorpecentes, qüestão refletida no relatório anual emitido por Washington sobre o flagelo.

Com respeito aos detalhes da detecção, o titular explicou que a droga estava oculta em várias carteiras, localizadas em um guinche marinho (carrete grande).

O embarque estava localizado na zona de ônus da linha aérea alemã Lufthansa, onde intervieram cães treinados para a busca de cocaína.

mgt/wmr/bj







Camponeses cumprem produção de alimentos em província central

Sancti Spíritus, Cuba, 18 set (Prensa Latina)

O setor camponês desta central província cubana cumpre hoje com os programas e a estratégia de garantir os alimentos à população.

O anterior foi ratificado por Orlando Lugo Fuentes, presidente da Associação Nacional de Agricultores Pequenos (ANAP), em um encontro com produtores da zona norte do território espirituano.

Entre as tarefas priorizadas - indicou- está o aumento da semeia de feijões, arroz e a produção de leite, itens que permitem reduzir as exportações.

É indispensável - exortou- ir ao resgate das terras onde tradicionalmente se cultivava o feijão, e argumentou que pela cada tonelada do grão que se colhe se estará poupando o país 900 dólares.

Conheceu-se que os camponeses espirituanos entregaram no atual período mais de 900 toneladas de feijões e aspiram copiar no próximo ano 1.300.

No setor estatal, cooperativo e camponês dos municípios de Yaguajay e Cabaiguán se semearão neste ano mais de 1.100 hectares de grãos.

Reconheceu Lugo Fuentes que também se avança no país na semeia de arroz e na extração de leite.

Revelou que 55% das lojas da nação, incluindo Cidade de Havana, ofertam aos consumidores o leite fresco.

Analisou que esta província tem condições para se converter na primeira de Cuba em entregar de forma direta o precioso alimento à população.

Na atualidade 62 municípios assumem a demanda de leite como parte do programa de melhorar a massa bovina, explicou o presidente da ANAP.

A isto se unem outros programas como o de suprir o déficit de fertilizantes químicos a partir do emprego do húmus de minhoca e outros biofertilizantes econômicos e ecológicos.

lma/rga/bj










Venezuela integra missões sociais em um sistema único

Caracas, 18 set (Prensa Latina)

O governo do presidente Hugo Chávez começa hoje o caminho para fortalecer suas missões sociais, a partir da integração em um sistema único dos programas de saúde, educação, cultura, desporto e alimentação.

De acordo com o presidente, trata-se de um relançamento que põe proa ao socialismo, em aras de garantir paz, justiça e igualdade cidadã.

A iniciativa anunciada nesta quinta-feira implica uma maior participação dos venezuelanos, quem gradualmente assumirão o protagonismo na cruzada que Chávez definiu como a busca da maior felicidade possível para as pessoas.

Cuba apóia diferentes missões empreendidas desde 1999 pelo processo de mudança chamado popularmente aqui Revolução Bolivariana.

Milhares de médicos e ativistas sociais da Ilha têm participado nos programas, entre eles Bairro Adentro e Milagre na esfera da saúde; e Sucre, Robinson e Beiras, na educativa.

Segundo o presidente, a revitalização dos projetos em forma de sistema receberá um notável impulso no último trimestre de 2009.

Um das missões reforçadas será Bairro Adentro em suas duas versões, com a chegada de uma onda de médicos e estudantes de medicina, quem serão abandeirados o 8 de outubro em Havana.

Essa força que irá diretamente às comunidades a integram 220 médicos venezuelanos graduados em Cuba, 500 alunos do sexto ano da carreira e 2.460 que regressam a seu país para realizar práticas e incidir no trabalho preventivo, explicou o chefe de Estado.

Durante um encontro do Conselho de Ministros celebrado ontem, Chávez destacou o respaldo cubano no desenvolvimento social deste país.

Por sua vez, o embaixador da nação caribenha em Caracas, Rogelio Polanco, ratificou o compromisso da Ilha de acompanhar ao povo venezuelano em seus esforços de avançar para uma sociedade mais justa e eqüitativa.

lma/wmr/bj










Doam livros cubanos à Biblioteca Nacional do Vietnã

Hanoi, 18 set (Prensa Latina)

A Biblioteca Nacional do Vietnã recebeu hoje aqui dois livros cubanos editados na língua vietnamesa, Cem Horas com Fidel e O tempo todo dos Cedros, doados pela embaixada do país caribenho.

Em cerimônia organizada pelo ministério vietnamita de Cultura, Desporto e Turismo e essa sede diplomática, o embaixador cubano, Fredesman Turró, fez entrega das obras ao diretor da biblioteca, Nguyen The Khang.

Na abertura do ato destacou-se que na história das relações internacionais é difícil encontrar as relações tão puras, fiéis e indestrutíveis como as do Vietnã e Cuba.

The Kang pôs de relevo por sua vez as tradições forjadas pelo presidente Ho Chi Minh e o líder cubano, Fidel Castro, nas relações dos dois países.

Acrescentou que esses livros sobre Cuba e seu povo são materiais valiosos para os leitores vietnamitas porque lhes oferecerão uma melhor entendimento sobre o povo irmão cubano.

lma/sus/bj







Detêm empresário que levava prostitutas a festas de Berlusconi

Roma, 18 Set (Prensa Latina)

A polícia deteve hoje no aeroporto de Bari, no sul da Itália, a Giampaolo Tarantini, empresário acusado de levar prostitutas às festas do premiê Silvio Berlusconi.

O promotor Antonio Laudati explicou que a detenção de Tarantini se executou para evitar a fuga do acusado e que as provas sejam contaminadas.

Algumas prostitutas, como Patrizia D'Addario, asseguraram recentemente ter cobrado mil euros por assistir a uma dessas festas e manter relações sexuais com o governante.

O seminário local L'Espresso informou hoje que Tarantini confessou ter organizado 18 festas privadas nas casas e vilas de Berlusconi, às quais assistiram 30 mulheres, muitas delas prostitutas profissionais.

O Premiê, por sua vez, assegurou que desconhecia quem eram as amigas de Tarantini e fez qüestão de ser vítima de um complô político para o derrubar. Pelo momento, a justiça não lhe inculpa em relação com este caso.

Segundo detalhes oferecidos pelo advogado de Tarantini, o empresário também é pesquisado por seu envolvimento em uma trama de concessões oficiais a mudança de subornos no setor da previdência.

Tarantini e seu irmão Claudio dirigiam a companhia "Tecno-hospital", pertencente ao setor da tecnologia hospitalar.

mgt/npg/bj

Nenhum comentário:

Postar um comentário