terça-feira, 15 de setembro de 2009

Celebram em Honduras dia da independência com jornada antigolpista

.
Por Raimundo Lopez, enviado especial Tegucigalpa, 15 sep (Prensa Latina) As forças populares de Honduras celebrarão hoje o dia da independência com desfiles em massa contra o golpe militar, na capital e no restante do país, anunciaram os líderes da resistência.
O secretário geral da Federação Unitária de Trabalhadores, Israel Salinas, afirmou que esta terça-feira será um dia especial, porque "o povo hondurenho virá às ruas".
Não é para celebrar a independência, mas sim para soltar o grito de libertação, que chegará quando houver uma verdadeira independência, disse Salinas durante uma marcha ontem em Tegucigalpa.
Salinas recordou que Honduras viveu 150 anos de dependência política e econômica, uma longa história de subordinação a potências como os Estados Unidos, mas sublinhou que a nação não continuará assim.
O povo acordou após o 28 de junho, sabe o que quer e isso conseguiremos na Assembleia Nacional Constituinte. A luta é nossa, é digna, de princípios, assegurou.
O coordenador geral da Frente, Juan Barahona, assinalou que a resistência está em 18 departamentos de Honduras e será mantida até que se consiga a restituição da ordem constitucional, a volta do presidente Manuel Zelaya e a constituinte.
Agregou que a luta é para reverter as privatizações neoliberais, devolver a terra aos camponeses e conseguir uma vida digna com educação e saúde de qualidade e gratuitas e uma democracia realmente participativa.
Para isso lutamos, sublinhou em um de seus discursos nas manifestações diárias da resistência, em seu 80° dia consecutivo nesta terça-feira.
Dirigentes da Frente telefonaram para a emissora Rádio Globo para anunciar desfiles antigolpistas em suas respectivas cidades e estados.
Enquanto o governo de facto anunciou um desfile com participação das forças armadas, que terminará no Estádio Nacional.
A mobilização da resistência será encerrada no parque central de Tegucigalpa, diante da estátua do herói independentista Francisco Morazán.
rc/rl/bj






Cubanos farão última despedida a Juan Almeida Bosque

Havana, 15 sep (Prensa Latina) Habitantes da oriental província de Santiago de Cuba, em nome de todo o país, farão hoje a última despedida ao Comandante da Revolução Juan Almeida Bosque, falecido aqui na sexta-feira passada.
Testemunha de inumeráveis ações heroicas, protagonizadas pelo destacado combatente durante a luta contra a ditadura de Fulgencio Batista que culminou com o triunfo revolucionário de 1° de janeiro de 1959, esse território será palco de seu sepultamento.
O cortejo fúnebre partirá às 7 horas local (11:00 GMT) do aeroporto militar da cidade santiagueira, indicou o primeiro secretário do Partido Comunista de Cuba nessa província, Lázaro Expósito.
Milhares de moradores prestarão tributo com uma multitudinária homenagem, uma caravana em trajeto até o mausoléu da III Frente Oriental Mario Muñoz Monroy, onde se realizará a cerimônia militar de sepultamento.
O percurso incluirá a prefeitura da cidade e áreas do posto três do antigo Quartel Moncada, a fortaleza que Almeida assaltou junto com um grupo de jovens, sob a orientação do líder da Revolução cubana, Fidel Castro, em 26 de julho de 1953.
Após o tributo popular será efetuada de maneira íntima o sepultamento no alto da colina da Esperança, onde se encontra o referido mausoléu.
No histórico lugar repousam os restos de 40 combatentes do destacamento guerrilheiro da III Frente Oriental, fundada em 6 de março de 1958.
Milhões de cubanos, de todas as idades, renderam homenagem a Almeida no domingo, que na opinião de vários entrevistados pela Prensa Latina estará sempre na memória de seus compatriotas.
Nascido em 17 de fevereiro de 1927, este Comandante da Revolução distinguiu-se também por sua grande sensibilidade artística ao compor centenas de canções, entre elas a famosíssima La Lupe, e escrever mais de 10 livros.
Aquelas suas palavras, “Aqui não se rende ninguém...!”, pronunciadas há quase 53 anos no batismo de fogo do Exército Rebelde, constituem-se em precisa bússola para os cubanos nas difíceis circunstâncias.
rc/dsa/bj






Chanceleres e ministros de Defesa UNASUL em busca de transparência

Por Pedro Rioseco Quito, 15 sep (Prensa Latina) Os 12 Chanceleres e ministros de Defesa da União das Nações Sul-americanas (UNASUL) enfrentam hoje, em uma segunda edição, o mesmo desafio que seus presidentes tiveram que contornar depois de fortes confrontos na recente Cúpula de Bariloche, Argentina.
A busca da confiança perdida, depois de um acordo bilateral entre Colômbia e Estados Unidos que é interpretado como uma ameaça para os governos progressistas da região, continua sendo o nó górdio para a aprofundação dos acordos integracionistas na UNASUL.
Dignatários da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Guyana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela, sob a presidência pró témpore do Equador, confirmaram sua participação nesta reunião extraordinária acordada por seus integrantes na Cúpula de Bariloche, Argentina, no dia 28 de agosto.
Difícil tarefa enfrentam hoje os chefes da diplomacia e os ministérios da defesa ao tentar não só pôr sobre a mesa toda a informação de acordos bilaterais, bases militares, efetivos, armamento e orçamento, mas também se comprometerem com um Código de Ética comum baseado em princípios.
É óbvio que os primeiros princípios que buscam reafirmar nesta reunião de Quito os representantes dos governos da sul-americanos, serão o da independência, da autodeterminação, o da não agressão e do respeito irrestrito ao território da cada país, considerando o precedente de Angostura.
Nessa zona fronteiriça do Equador no dia 1° de março de 2008 militares colombianos bombardearam e atravessaram sem autorização a fronteira, durante um operativo contra as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC),após o qual o governo de Quito rompeu relações com o de Bogotá.
A autorização aos Estados Unidos para utilizar sete bases militares em território colombiano é o ponto principal no encontro desta terça-feira, pois uma delas em particular, a base de Palanquero, permitiria ao Pentágono incursionar-se em qualquer país da região e espiá-lo com sofisticados equipamentos.
Uma das tarefas encarregadas em Bariloche aos ministros de Defesa e Exterior é o desenho de medidas de confiança mútua, incluindo mecanismos concretos de implementação e garantia para todos os países, bem como mecanismos de verificação e transparência no plano militar.
Para o chanceler equatoriano, Fander Falconí, a UNASUL é um projeto de integração regional ambicioso, capaz de resolver seus próprios problemas em matéria de segurança e esse processo deve iniciar-se hoje nesta reunião, ainda que sua culminação, todos coincidem, será um processo cheio de obstáculos a superar.
rc/prl/bj






Bolívia promoverá confiança mútua em UNASUL

La Paz, 15 sep (Prensa Latina) O governo boliviano impulsionará a confiança mútua e o respeito à integridade territorial na reunião da União das Nações Sul-americanas (UNASUL) que começa hoje em Quito (Equador).
De acordo com um comunicado da chancelaria, que a Prensa Latina teve acesso, nesse encontro a nação andina estará representada pelos ministros de Relações Exteriores, David Choquehuanca; e de Defesa, Walker San Miguel.
A postura de La Paz, detalha esse texto, é que a assistência técnica e militar extraterritorial não pode ameaçar a paz e a segurança na região.
A reunião de Quito, acrescenta a mensagem, é resultado da mais recente cúpula desse bloco na cidade argentina de Bariloche, onde vários mandatários, entre eles o boliviano Evo Morales, condenaram a futura presença na Colômbia de sete bases militares estadunidenses, segundo concordaram ambos os países.
As medidas de fomento de confiança e segurança sul-americana, agrega o comunicado, deverão plasmar-se em um documento que inclua aspectos concretos de implementação e garantias para todos os países da UNASUL.
Essa norma, agrega, deverá aplicar-se aos atuais acordos existentes sobre defesa e confronto ao tráfico ilícito de armas, o narcotráfico e o terrorismo, em correspondência com a legislação da cada país.
Ditos mecanismos deverão contemplar os princípios de irrestrito respeito à soberania, integridade e inviolabilidade territorial e não ingerência nos assuntos internos, sublinha o comunicado diplomático.
Delegados da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Guyana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela, sob a presidência pró témpore do Equador, confirmaram sua participação na reunião extraordinária de Quito.
rc/ga/bj








Prossegue debate sobre nova lei argentina de meios de comunicação

Buenos Aires, 15 sep (Prensa Latina) O plenário de três comissões da Câmera de Deputados continua hoje o debate do projeto de lei de meios de comunicação, agora sob uma nova perspectiva depois de um elemento transcendental anunciado pela presidenta Cristina Fernández.
As sessões reiniciam-se nesta tarde depois da celebração de audiências públicas durante quatro dias que permitiram a dezenas de interessados de todos os setores e esferas expressar abertamente suas opiniões sobre o conteúdo do projeo, um processo sem precedentes na história do Congresso da Nação, segundo analistas.
Precisamente um dos aspectos mais questionados por legisladores, executivos dos meios e especialistas, a participação das grandes empresas telefônicas no negócio da comunicação audiovisual, ficou livre com o anúncio de ontem da presidenta da eliminação desse artigo no projeto oficial.
A decisão, segundo Fernández, dissipa inquietudes sinceras de deputados que expressaram seus temores sobre a substituição de uns monopólios por outros novos e desarmou os adversários políticos propensos a apresentar esse parágrafo como uma luz verde do governo para uma negociação.
As reações positivas ao anúncio presidencial não se fizeram esperar e deputados das forças políticas Solidariedade e Igualdade (SE) e Projeto Sul expressaram que se trata da eliminação de um obstáculo para ampliar o consenso, o qual viabiliza o apoio à lei.
Igualmente, porta-vozes da oposição qualificaram de auspiciosas as declarações de Agustín Rossi, titular da bancada da Frente para a Vitória (FPV, de governo) sobre mudanças referidas à autoridade de aplicação da lei, outro tema em litígio e com questionamentos.
Por isso, indicaram que esperam hoje as cópias da nova versão para prosseguir o debate.
Fontes próximas ao FPV expressaram sua intenção de conciliar posições para obter a aprovação da maioria que permita elevar o projeto à Câmara Baixa para a aprovação e depois o remeter ao Senado, que o converteria em lei.
rc/rmh/bj







Filipinos lançam-se às ruas em apoio aos Cinco

Manila, 15 sep (Prensa Latina) Grupos filipinos de solidariedade a Cuba marcharam pelas ruas desta capital para demandar a liberdade imediata dos lutadores cubanos contra o terrorismo presos nos Estados Unidos.
Fontes próximas à Sociedade de Amizade Filipino-Cubana, Comitê Filipino pela Liberdade dos 5 Cubanos, Associação de Amizade Filipinas-Cuba e seu Comitê pró liberdade desses lutadores, destacaram hoje a participação de todos os agrupamentos solidários, apesar de NÃO contarem com a permissão solicitada para a demonstração.
A rigorosidade do tempo pela proximidade do tufão Nando também não diminuiu a participação no protesto de representações de diversas províncias, agregaram as fontes.
A manifestação contra o injusto encarceramento dos Cinco, como são conhecidos a nível mundial, foi convocada pelo cumprimento, em 12 de setembro passado, 11 anos de seu confinamento.
Fernando González, René González, Gerardo Hernández, Ramón Labañino e a Antonio foram presos em 1998 e condenados três anos depois em Miami com penas que ultrapassam, em conjunto, quatro prisões perpétuas por alertarem seu país sobre os planos de grupos terroristas exilados em Miami, Flórida.
A marcha avançou até concentrar-se em frente à embaixada estadunidense na capital filipina para entregar um documento em demanda da libertação desses lutadores cubanos preenchido por mais de duas mil assinaturas, e apesar da forte custódia dessa sede conseguiu-se negociar a recepção do documento.
Na própria ocasião os amigos de Cuba depositaram mais de meia dúzia de cartas dirigidas ao presidente estadunidense, Barack Obama, para que com base em suas faculdades proceda a pôr em liberdade imediata aos Cinco.
As mensagens estão dirigidas ao presidente Obama pela Aliança dos Povos da Cordilheira, agrupamento dos povos indígenas de Filipinas pela reivindicação de seus domínios ancestrais e autodeterminação, pelo Movimento de Trabalhadores Patrióticos e pela Associação Nacional de Construtores e Indústrias Aliadas (PANDAY).
Igualmente correspondem, respectivamente, a Associação da Nova Mulher Filipina, o Conselho Filipino pela Paz e Solidariedade, bem como aos grupos de solidariedade com Cuba nesta nação do sudeste da Ásia.
rc/sus/bj







Avaliam andamento de registro eleitoral na Bolívia

Por Mario Hubert Garrido La Paz, 15 sep(Prensa Latina) A um mês de que se conclua este processo, o governo boliviano e autoridades da Corte Nacional Eleitoral (CNE) avaliarão hoje o andamento do registro digital de quase quatro milhões de votantes para as eleições gerais de dezembro próximo.
Como na anterior valoração, há exatamente um mês, os especialistas do máximo organismo comicial visitarão o Palácio Queimado para se reunir com o vice-presidente, Álvaro García, presidente em funções devido à viagem de Evo Morales à Suíça e à Espanha.
Até a presente data, segundo a CNE, o programa supera os 84 por cento da meta final, ao inscrever na moderna lista nominal mais de 2,9 milhões de pessoas em idade de votar.
García disse que existe confiança em que se cumpram os objetivos antes de 15 de outubro, quando encerra o prazo para o registro.
Também nesta terça-feira começará o registro eletrônico de emigrantes bolivianos nos Estados Unidos, Argentina e Espanha, porque no Brasil adiantaram para ontem o registro dos residentes.
Este processo no exterior deverá ser concluído com a inscrição de cerca de 211 mil emigrantes nas cidades argentinas de Buenos Aires, Jujuy e Mendoza; na brasileira de Sao Paulo e nas espanholas Barcelona, Madri e Valência.
Também a lista nominal se completará com os residentes nos estados de Virgínia, Maryland e Nova York (Estados Unidos).
A metade dos bolivianos que vivem no exterior serão registrados na Argentina (105 mil), dos quais 94 mil o farão em Buenos Aires.
Luis Pereira, à frente do padrão eletrônico, detalhou à Prensa Latina que ao se cumprirem as metas previstas pela CNE, a Bolívia se converteria no terceiro país da América Latina onde mais emigrantes votam, só superada pelo Peru e pela Colômbia.
Em 6 de dezembro deste ano os bolivianos elegerão nas urnas o presidente e o vice-presidente do país, bem como os membros da Assembleia Legislativa Plurinacional (nome que adota o Congresso em 2010).
Nesse mesmo dia, seis regiões (La Paz, Cochabamba, Oruro, Chuquisaca, Potosí e Grande Chaco) decidirão seu status autonômico.
rc/ga/bj







Chega ao clímax na Guatemala comemoração do dia da pátria

Guatemala, 15 sep (Prensa Latina) A Praça Central desta capital se vestirá hoje de gala para festejar o 188° aniversário da independência nacional e de toda América Central.
Um desfile cívico escolar será o início das atividades nesse emblemático lugar do Centro Histórico, onde se localizam, entre outras instalações, a Catedral Metropolitana e o Palácio Nacional da Cultura.
Neste último, sede do governo, espera-se um discurso comemorativo do presidente da Guatemala, Alvaro Colom.
A leitura da Ata da Independência, assinada no dia 15 de setembro de 1821, será um dos momentos solenes dos atos na explanada como parte do denominado Momento Cívico, os quais se encerrarão à noite com um concerto de gala.
Um dispositivo de proteção, denominado Plano Missão, foi elaborado pela Polícia Nacional Civil, que é apoiado por efetivos do exército e que durante estes dias estiveram de plantão nos pontos de maior concentração da cidade pelos festejos.
Estes começaram em sua mais alta expressão no domingo passado, quando foi aceso o Fogo da Liberdade no Parque dos Próceres, comumente conhecido como o Obelisco.
A partir de então grupos de alunos de escolas públicas e colégios privados iniciaram uma longa jornada de marchas pelas principais avenidas portando suas tochas em alusão àquela que percorre o istmo.
Desta vez, no entanto, a tocha não tocou território de Honduras, pois as demais nações da área repudiam o golpe de Estado nessa e desconhecem às autoridades de facto instaladas em 28 de junho em Tegucigalpa.
Ontem houve um constante desfile desses estudantes, em meio a uma festa ininterrupta, própria de uma juventude incansável na hora de festejar seu dia da pátria.
O colorido normal da cidade viu-se incrementado com milhares de reproduções da bandeira nacional de todas dimensões, fixas em edifícios as maiores e móveis outras em veículos ou nas mãos daqueles que manifestavam o orgulho de ser guatemalteco.
As notas do hino, cuja letra foi composta pelo cubano José Joaquín Palma, eram ouvidas por todos os lados, tanto em atos como em lugares improvisados, muitas vezes acompanhadas musicalmente pelo instrumento símbolo do país: a marimba.
rc/jf/bj







Presidente equatoriano pede que continuem as aulas e desconheçam a greve

Quito, 15 sep (Prensa Latina) O presidente equatoriano, Rafael Correa, chamou todos os cidadãos e professores conscientes a levar adiante a educação no país, continuar as aulas e não reconhecer a greve convocada pela União Nacional dos Educadores (UNE).
Em entrevista exclusiva concedida à televisão pública, o presidente referiu-se ontem à noite a uma ampla gama de temas de interesse nacional e esclareceu que não é ele quem proíbe uma greve por decreto, mas sim a própria Constituição que proíbe paralisações em setores de serviço público como educação.
Há coisas que são evidentes, disse Correa. "Era evidente que tínhamos que reformar a educação. Teve editoriais que diziam que a avaliação dos educadores era para retirar professores de outros partidos e pôr os da Aliança País", o que qualificou de infâmias e mesquinharias.
Reconheceu que alguns professores podem ter inquietude em submeter-se a uma avaliação, como ocorre com os estudantes, mas esclareceu que as provas não objetivavam fazer dano a ninguém. De fato, disse, há uma segunda oportunidade e só uns poucos mestres fracassaram e serão capacitados durante um ano.
A grande maioria passou nas provas e inclusive 25 por cento a fizeram de forma muito boa, com altas qualificações, afirmou.
Sempre defenderemos o direito dos trabalhadores de se organizar, afirmou Correa, mas advertiu que "se um sindicato cometeu excessos vamos dizer" e pôs como exemplo a cota obrigatória que se cobrava dos professores para a UNE e a recebia por meio do próprio ministério de Educação.
A Constituição, assinalou, proíbe a filiação obrigatória a sindicatos. "Se a UNE quer recolher sua cota que a recolha como podem eles", comentou.
Por outra parte, nessa segunda-feira realizaram-se no país várias assembleias de mestres convocados pela UNE, que pretendem concentrar hoje filiados na capital e realizar uma marcha para a sede do Executivo como início de uma greve por tempo indefinido, o que foi desautorizado pelas autoridades.
A UNE reiterou suas demandas revogatórias do regulamento que suprime a comissão de serviços para os dirigentes da organização e o que proíbe as direções provinciais de educação descontem a cota de contribuição mensal que fazem os professores a essa organização.
Também exigem que o Governo suspenda e arquive os trâmites das dependências de pessoal para que saiam do magistério ativo aqueles não fizeram avaliação docente, estabelecida pelo Ministério de Educação como requisito para continuar exercendo a profissão.
O magistério público é uma força trabalhista estimada em cerca de 191 mil pessoas e deste número ao menos 40 por cento faz parte da União Nacional de Educadores.
lac/prl/bj







Presidente boliviano conclui visita à Espanha

Madri, 15 sep (Prensa Latina) O presidente da Bolívia, Evo Morales, conclui hoje sua visita oficial de três dias à Espanha, com a assinatura de vários acordos e uma reunião com o chefe do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero.
Segundo a agenda, Morales se reunirá com Zapatero no Palácio de Moncloa, sede do Executivo ibérico, depois de visitar a Prefeitura de Madri, onde seu prefeito, Alberto Ruiz-Gallardón, lhe entregará as chaves de ouro desta cidade.
O presidente aimara foi recebido ontem pelo rei Juan Carlos, que depois ofereceu um jantar em sua honra no Palácio Real, e realizou um encontro com empresários espanhóis.
Em sua reunião com os homens de negócios, Morales favoreceu o investimento estrangeiro em solo boliviano, mas advertiu que seu governo busca sócios e não patrões ou donos para explorar os recursos naturais.
Destacou nessa linha as boas relações que mantém sua administração com companhias como Repsol YPF, com cujo titular, Antonio Brufau, conversou no primeiro dia de sua estadia nesta capital.
Depois de décadas de saque seguem aparecendo riquezas naturais, mas as empresas interessadas em converter-se em nossos sócios devem acatar as normas do país, insistiu Morales.
Denunciou que as autoridades da nação sul-americana descobriu empresas conspirando contra o governo de La Paz, financiando para opositores.
Lamentou, inclusive, afirmações de certos empresários, segundo os quais têm estudado para dominar os indígenas e que não aceitam um indígena como presidente, revelou.
Admitiu que a Bolívia precisa de investimento, sócios para mudar o país, uma transformação que, sublinhou, começou com a nacionalização dos hidrocarburetos posta em marcha durante seu gerenciamento para reverter os benefícios diretamente para o povo.
Com Zapatero vistoriará o estado das relações políticas e econômicas entre ambas as nações e explorarão vias para estreitar a cooperação na luta contra o narcotráfico, de acordo com versões jornalísticas.
Os dois dirigentes analisarão, ademais, a situação na América Latina e os preparativos da Cúpula Iberoamericana, fixada para o final de novembro em Estoril, Portugal.
O chefe do Executivo ibérico e seu convidado assistirão, nesta terça-feira, à assinatura de vários convênios como o programa de troca de dívida, que contempla a perdão de 77,3 milhões de dólares e 5,55 milhões de euros, assinalou a agência estatal de notícias EFE.
Se assinaria também um documento que permitirá que os bolivianos radicados na Espanha votem nas eleições municipais.
Durante um multitudinário ato popular, Morales criticou no domingo passado a situação em que se encontram os imigrantes latino-americanos na Espanha e em toda Europa.
Evocou que seus antepassados nunca declararam ilegais os espanhóis que chegavam ao continente americano.
A seu julgamento, a causa da imigração ilegal está nas profundas assimetrias econômicas e sociais existentes entre um mundo altamente industrializado e outro subdesenvolvido.
Diante de cerca de cinco mil pessoas congregadas em Leganés, na periferia sul de Madri, o estadista condenou a instalação de bases militares na América Latina, ação que considerou um pretexto dos Estados Unidos para controlar os recursos naturais da região.
Antecipou que em seu encontro com Zapatero pedirá o apoio do país europeu para impedir o estabelecimento destas bases norte-americanas na América Latina.
lac/edu/bj




Alta do petróleo põe em perigo recuperação econômica

Genebra, 15 sep (Prensa Latina) A Agência Internacional de Energia (AIE) advertiu hoje que se continuar o aumento dos preços do petróleo se poderia danificar a frágil recuperação da economia mundial.
O diretor executivo dessa organização, o japonês Nobuo Tanaka, afirmou que o aumento das cotações do petróleo trará problemas, o que dependerá da forma em que ocorra a reanimação econômica global.
Os preços do petróleo referencial estadunidense atingiram um máximo anual de 75 dólares no fim de agosto e começaram a jornada de hoje acima dos 69 dólares.
A AIE revisou a alta em quase meio milhão de barris diários de petróleo suas previsões de demanda global para 2009 e 2010, até 84,4 milhões de barris diários e 85,7, respectivamente.
Tal melhora está respaldada pelos dados econômicos positivos registrados nos países norte-americanos da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), bem como nas economias asiáticas alheias à instituição.
O último relatório indica que as reservas de petróleo da OCDE cresceram em 12,8 milhões de barris no passado mês de julho, até 2,778 milhões de barris, 4,6 por cento a mais que em um ano, suficiente para cobrir a demanda de 61,8 dias.
lac/crc/bj





Países da ALBA fecham cerco contra bases EUA na Colômbia

Panamá, 15 sep (Prensa Latina) A rejeição à instalação de bases militares estadunidenses na Colômbia surge hoje como um elemento comum na posição dos países que integram a Alternativa Bolivariana para os Povos de Nossa América (ALBA).
Convocados no Panamá em nome do Movimento pela Unidade de Nossa América (MPUNA), diplomatas da Venezuela, Cuba, Bolívia, Nicarágua e Honduras coincidiram no perigo que representam essas instalações para os movimentos progressistas da região.
Com respeito ao tema, o embaixador de Cuba no Panamá, Reinaldo Calviac, recordou que "a folha de conduta dos Estados Unidos na América Latina é bem conhecida" e por isso, resulta incompreensível que exista quem tenta argumentar a necessidade desse passo.
Para os que pensam que essa nação tem um comportamento escrupuloso no que diz respeito à soberania dos povos, "os acontecimentos históricos demonstram o contrário", acrescentou Calviac.
O domínio dos recursos naturais da América Latina e a luta contra as mudanças sociais são os verdadeiros objetivos do estabelecimento dessas bases militares, disse o representante cubano.
Por isso, o nosso dever, e dos povos em general, é denunciar o que significam, assegurou.
Em intercâmbio com representantes de movimentos sociais panamenhos, os diplomatas coincidiram na denúncia do extenso histórico de intervenções de Washington na região, que inclui os casos do México, Guatemala, Cuba, Granada, Panamá e República Dominicana, entre outros.
O encontro faz parte do programa de atividades elaborado pelo MPUNA para denunciar as intenções de uma maior presença militar norte-americana no subcontinente com a instalação das bases na Colômbia.
lac/mem /bj







Venezuela se prepara para curso escolar com polêmica política

Caracas, 15 sep (Prensa Latina) Às vésperas do início do curso escolar, as autoridades venezuelanas permanecem hoje em alerta diante de possíveis tentativas de entorpecer o início das aulas por parte de setores opositores desagradados com uma nova lei de Educação.
A desconfiança da oposição contrasta com o beneplácito de setores populares e integrantes do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) que consideram a legislação uma garantia para a educação dos grupos de menos rendimentos.
As patrulhas (organizações de base do PSUV) cooperam com as autoridades docentes na preparação das aulas para o curso que se inicia manhã que, só em nível primário, terá matrículas acima de sete milhões de alunos.
Entre outros elementos, a lei garante a aposentadoria com 100% do salário para os educadores e proibiu a cobrança de matrícula em colégios públicos e igualou o voto de estudantes e professores nas universidades.
Dessa forma ratificou o caráter laico da educação, como é tendência mundial, e sem proibir o ensino religioso, determinou que deve realizar-se fora do currículo e não poderá determinar a aprovação dos alunos a um nível seguinte.
A decisão foi bem recebida por representantes de diversas crenças, mas motivou uma reação da hierarquia católica nacional que a considerou uma tentativa de "retirar Deus das escolas" em respaldo à oposição política.
As autoridades responderam que trata-se de dar a opção ao ser humano de decidir se professa alguma crença religiosa e qual e alertou sobre o erro dos chefes católicos de identificar religião como catolicismo.
Essa posição foi criticada por religiosos como o reverendo presbiteriano Valmore Amaris, que em declarações ao diário Cidade CCS acusou a cúpula católica de manipulação ao identificar ensino laico como um ataque a Deus.
Gamaliel Lugo, presidente da União Evangélica Pentecostal da Venezuela, estimou que a lei "põe as coisas em seu lugar, porque os pais não podem deixar para a escola a formação religiosa das crianças. O lugar para educar na fé é a família".
Ao intervir na polêmica, o presidente Hugo Chávez afirmou que "a educação deve ser para a libertação dessas crianças e não para formar escravos que terminassem sendo adoradores de seus amos", ao referir-se a um correio eletrônico atribuído ao Cardeal de Caracas, Jorge Urosa.
Nesse documento, supostamente Urosa defende uma educação que privilegie aos filhos das classes ricas em detrimento dos pobres, coincidindo com o enfoque de ensino privado aplicado tradicionalmente pela igreja católica.
"Por isso, a burguesia venezuelana tem medo (à lei), porque eles querem o modelo de educação para a dominação", sublinhou Chávez.
lac/ml/bj





Em ponto morto diálogo israelense-estadunidense sobre Palestina

Tel Aviv, 15 set (Prensa Latina) A tentativa de destravar as paralisadas negociações com os palestinos e atingir a paz na região ficou hoje em ponto morto depois de uma primeira jornada de conversas entre israelenses e estadunidenses. As previsões sobre o publicitado encontro entre o premiê israelense, Benjamín Netanyahu, e George Mitchell, representante estadunidense para o Oriente Médio, ficaram ao nu no meio de dúvidas e cepticismo após esta primeira jornada.

Informações provenientes do escritório do chefe de Governo de Israel explicaram que a reunião durou três horas e prosseguirão manhã.

O percurso do oficial de Washington pela região começou no passado domingo e tem a intenção de encontrar uma fórmula que contribua a destravar o estancado diálogo israelense-palestino, até agora paralisado pela reticencia de Tel Aviv.

Está prevista uma reunião com o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas.

Meios de imprensa publicaram que um dos objetivos de Mitchell é marcar um encontro entre Abbas e Netanyahu na cidade de Nova York, quando ambos vão a um novo período da Assembléia Geral das Nações Unidas.

Esta seria a primeira vez em que dois altos oficiais de Israel e Palestina se vissem as caras nos últimos meses mesa de por meio e desde a ascensão do presidente estadunidense, Barack Obama, quem manifestou ser partidário de encontrar uma solução ao velho conflito.

lac/jcd/bj










Polícia canadense desmantela fraude milionária

Ottawa, 15 set (Prensa Latina) A polícia de Calgary informou hoje sobre a detenção de um banqueiro canadense que defraudou a mais de três mil pessoas por um valor de 100 milhões de dólares.

Ao final de uma investigação que durou três anos, Milowe Allen foi detido na província de Alberta e se levantaram cargos contra seu cúmplice Gary Sorenson, ainda que este se fugiu do país.

Segundo o porta-voz policial Eric Mattson, ambos acusados enganaram a milhares de pessoas do Canadá, Estados Unidos, e outros países entre os anos 1999 e dezembro de 2008.

Allen e Sorenson utilizaram a antiga fraude do Esquema Ponzi, ou sistema de pirâmides, que promete a clientes ingênuos o pagamento de exagerados rendimentos e utilidades.

Os embaucadores armaram as companhias fantasmas Syndicated Gold Depository e Merendon Mining Corporation, para atrair jugosos depósitos monetários de aspirantes a inversionistas internacionais.

lac/jvj/bj










Denunciam ameaças contra vítimas de massacre na Bolívia

La Paz, 15 set (Prensa Latina) O promotor Eduardo Morales, à frente da investigação pelo massacre de camponeses em Pando, Bolívia, denunciou que vereadores dessa região ameaçam a dirigentes indígenas com exterminar-los se contribuem provas sobre o fato, ocorrido no passado ano.

De acordo com a autoridade do Ministério Público, citado hoje pela diária Cambio, subjazem ameaças de represálias contra os camponeses se falam nos interrogatórios.

Vários dos camponeses ameaçados identificaram ao vereador municipal Nilma Banegas como uma das pessoas que os amedronta.

Banegas está imputada e desfruta de medidas substitutivas à detenção, afirmou o promotor.

Na semana passada, uma comissão do Ministério Público e oficiais da polícia boliviana transladaram-se até as localidades de Porvenir e Cobija para notificar a várias pessoas no marco de uma querela iniciada pelas vítimas com apoio de ativistas.

Esse passo responde a uma denúncia apresentada em abril último por agrupamentos defensoras dos direitos humanos na nação andina contra o ex-governador de Pando Leopoldo Fernández e 70 pessoas implicadas no massacre de camponeses, nos dias 11 e 12 de setembro de 2008.

Fernández encontra-se em prisão, ainda que sem condenação, acusado de ser o principal responsável pela matança de uns 15 lavradores nas localidades de Porvenir e Filadelfia.

A querela contra todos os implicados nesse fato é por delitos de assassinato, levantamento armado, desordem e perturbações públicas, ameaças, coação, privação de liberdade, humilhações e torturas, além de violações aos direitos humanos, entre outros, explicou o promotor.

lac/por/bj










Condolências no Panamá por morte de dirigente cubano

Panamá, 15 set (Prensa Latina) A embaixada de Cuba no Panamá dispôs hoje um livro de condolências em homenagem ao Comandante da Revolução Juan Almeida Bosque, falecido na sexta-feira última devido a uma parada cardio-respiratório.

Fontes diplomáticas indicaram que o livro estará aberto até a quinta-feira próxima para o acesso de autoridades, personalidades da sociedade panamenha e povo em geral.

Nascido em fevereiro de 1927, Almeida foi um dos assaltantes ao Quartel Moncada o 26 de julho de 1953, expedicionário do iate Granma e fundador do Exército Rebelde.

Ao triunfo da Revolução ocupou diversas responsabilidades a nível de governo e do Partido Comunista de Cuba (PCC).

No momento de sua morte integrava o Burô Político do PCC e exercia ademais como Vice-presidente do Conselho de Estado.

lac/mem/bj










Reiteram comunistas russos respaldo por causa de cinco heróis cubanos

Por Antonio Rondón García

Moscou, 15 set (Prensa Latina) O Partido Comunista da Federação Russa sempre respaldou a libertação de cinco antiterroristas cubanos e para outubro próximo apresentará uma nova resolução parlamentar nesse sentido, declarou hoje o vice-chefe desse agrupamento, Ivan Melnikov.

Nossa organização realiza ações freqüentes para exigir a libertação de Antonio Guerrero, Ramón Labañino, René González, Gerardo Hernández e Fernando González, conhecidos como os cinco, declarou Melnikov em exclusiva para Prensa Latina.

Recém efetuou-se um ato de protesto frente a embaixada estadunidense para demandar a libertação dos cinco cubanos, destacou Melnikov, depois de assinar aqui o livro de condolências pela morte do comandante da Revolução Juan Almeida Bosque.

Ademais, dirigentes e personalidades de nosso partido como o prêmio nobel Zhores Alfiorov e ex-cosmonautas soviéticos, entre outros, dirigiram petições à administração norte-americana e a Corte Suprema para libertar aos cinco, recordou Melnikov.

Por outro lado, a Duma (câmara baixa russa) aprovou com o consenso de todas as facções parlamentares resoluções contra o bloqueio econômico e financeiro dos Estados Unidos contra Cuba e contra a lei extraterritorial Helms-Burton, afirmou.

Em outubro próximo proporemos uma resolução pela causa dos cinco e contra o cerco norte-americano, máxime agora que o presidente estadunidense, Barack Obama, acaba de assinar uma disposição para estender o bloqueio a mais meio século contra a ilha, sublinhou.

Outro campo de batalha ante as sanções aplicadas por Washington contra Cuba constitui-o a Assembléia Parlamentar do Conselho da Europa (APCE), onde levantamos o tema das sanções norte-americanas, destacou.

A rejeição a essa política encontrou entendimento e respaldo no marco da APCE, onde se aprovou uma resolução contra da extraterritorial lei Helms-Burton, a qual afeta o desenvolvimento dos vínculos comerciais com Cuba por parte de terceiros países, assegurou.

lac/to/bj










Buscam traficantes de armas na Guatemala

Guatemala, 15 set (Prensa Latina) O Ministério de Governação assegura estar hoje depois na pista de vendedores de armas ilegais, que traficam por um corredor descoberto na Guatemala.

Essa passa pelos departamentos de Jutiapa e Santa Rosa até esta capital, mas depois vão a outros territórios para sua comercialização.

Por isso a Direção de Inteligência Civil dessa instituição trabalha nas pesquisas para dar com os responsáveis por esse tráfico de artefatos de vários tipos de calibre.

O vice-ministro de Governação Roberto Solórzano disse à imprensa que, por exemplo, os fuzis de assalto se encontram no mercado negro a preços entre 200 e 500 dólares.

Os bandos são quem mais armas ilegais adquirem, em especial para usar nos assassinatos por encomenda, mas depois as botam e por isso em muitas ocasiões não há provas contra eles.

Solórzano afirmou que esse ministério trabalha no fortalecimento da Divisão Especializada em Investigações Criminosas da Polícia Nacional Civil para melhorar sua especialização.

Uma das prioridades é realizar operativos onde mais feitos de violência com armas de fogo se produzem.

lac/jf/bj










Avião robô estadunidense disparou sem controle no Afeganistão

Washington, 15 set (Prensa Latina) A Força Aérea dos Estados Unidos confirmou hoje que um de seus caças (avião sem tripulação) se desacoplou do controle humano e começou a patrulhar por sua conta zonas do Afeganistão.

Um comunicado da instituição militar norte-americana explicou que o MQ-9 Reaper foi visto no domingo último voando sem supervisão e pronto para disparar contra alvos afegões.

Segundo a fonte, os especialistas tinham perdido o comando do sistema em vários dias antes e pouco depois o aparelho decidiu lançar granadas contra o custado de uma montanha em uma área remota do Afeganistão.

Unidades norte-americanas cerca de Kabul tiveram que enviar a uma caça-bombardeiro, desta vez com piloto, que finalmente derrubou à robótica aeronave, indicou o site noticioso Allheadlinenews.

Os MQ-9 carregam uma variedade de armamento ultramoderno onde ressaltam o canhão GBU-12 Paveway, que lança projéteis guiados por raio laser, e os mísseis ar-terra AGM-114 Hellfire.

De acordo com porta-vozes da Air Force e o Pentágono, o incidente está sendo pesquisado porque não é a primeira vez que estes custosos aviões desligam o comando humano e prosseguem vôo por seu próprio critério.

O passado 11 de setembro um MQ-11 se chocou sem controle na base Creech, de Nevada, Estados Unidos, e em uma semana antes outro dos chamados Predator se precipitou no Iraque sem que mediara fogo hostil.

Umas cinco mil destas máquinas militares estadunidenses foram despregadas no Iraque e Afeganistão, e Washington planeja "robotizar" 15% de sua força aérea antes de 2015 a um custo de 230 bilhões de dólares.

lac/jvj/bj










Ucrânia progride rumo a Eurocopa, diz UEFA

Berna, 15 set (Prensa Latina) Ucrânia tem feito progressos nos preparativos para a organização da Eurocopa de futebol de 2012, disse hoje Theo Zwanziger, membro do comitê executivo da Associação Européia da disciplina (UEFA).

O semáforo saltou do vermelho ao amarelo, e as possibilidades de que passe a verde têm crescido, disse à imprensa o diretor desde a sede da UEFA na cidade suíça de Nyon.

A entidade internacional tinha dado três meses de prazo aos organizadores ucranianos para melhorar as condições e ao que parece puseram-se as pilhas.

Especificamente, as maiores críticas eram para os problemas na construção de estádios e na de infra-estruturas de tráfego.

Uma nova análise da situação se fará na próxima reunião do comitê da UEFA, o 10 e o 11 de dezembro em Madeira, Portugal, onde se verá se Ucrânia continua sendo co-anfitrião da Eurocopa junto a Polônia.

lac/lp/bj










Repressor boliviano mente para sair do cárcere

La Paz, 15 set (Prensa Latina) O ex-ministro boliviano de Interior Luis Arce Gómez, mão direita do ex-ditador Luis García Meza (1980-1981), tentou ser transferido do cárcere onde cumpre condenação ao Hospital Militar (Cossmil) sob supostos problemas de saúde.

Segundo um relatório do Ministério de Governo ao que teve acesso hoje Prensa Latina, no passado sábado o juiz Terceiro de Execução Penal, José Ayaviri, autorizou a transferência do réu da penitenciária de máxima segurança em Chonchocoro à citada unidade assistencial desta cidade.

Por ordens das autoridades, Arce Gómez, de 71 anos de idade, foi revisado por uma equipe médica que diagnosticou sintomas de insuficiência respiratória, situação reparada de imediato, sustenta o documento.

Uma insuficiência cardíaca foi o pretexto esgrimido inicialmente para receber atenções médicas.

Na atualidade, o ex-ministro encontra-se estável e não há razão para uma internação no hospital militar, esclarece a nota.

De acordo com o Ministério de Governo, esse método foi utilizado com freqüência pelo ex-ditador García Meza, também na mesma prisão, para evadir o cumprimento de sua pena.

No relatório, a carteira adiantou que buscará um mecanismo estrito de controle para evitar que ambos detentos utilizem desculpas médicas para obter privilégios.

O vice-ministro de Regime Interior, Marcos Farfán, exortou ao juiz Ayaviri a respeitar a norma e não favorecer aos dois réus que têm uma dívida histórica com os bolivianos, ao ter sido protagonistas de uma das ditaduras mais sangrentas do país.

Arce Gómez cumpre uma condenação de 30 anos de prisão sem direito a indulto por vários delitos de lesa humanidade cometidos durante o golpe e posterior governo de García Meza, quando cumpria funções de ministro de Interior do regime militar.

lac/por/bj










Cortejo fúnebre de Almeida percorre Santiago de Cuba

Santiago de Cuba, 15 set (Prensa Latina) O cortejo fúnebre do comandante da Revolução cubana Juan Almeida percorre hoje esta cidade em sua translado para o mausóleo onde repousarão seus restos.

Uma solene mobilização nas ruas acompanha o caixão até o mausóleo na Terceiro Frente Oriental Mario Muñoz, criado por ele em 1958 para combater contra o regime de Fulgêncio Batista, onde será inumado em cerimônia íntima.

De acordo com a emissora CMKC Rádio Revolução, a caravana partiu esta manhã desde o terminal de vôos executivos do aeroporto internacional Antonio Maceo, desta cidade.

A rota traçada pela estrada central cobre os municípios de Palma Soriano e Contramaestre, bem como os povoados de Maffo e Los Negros até Cruce de Los Baños concentram-se para dar o último adeus ao também vice-presidente cubano.

O percurso inclui a prefeitura da cidade, onde o 1 de janeiro de 1959 o líder da Revolução cubana, Fidel Castro, anunciou ao mundo o triunfo revolucionário.

Transitará ademais pela posta três do antigo Quartel Moncada, a fortaleza que assaltou o falecido dirigente junto a Fidel Castro e mais de uma centena de jovens, o 26 de julho de 1953.

Após este tributo popular se realizará de maneira íntima a cerimônia de inumação na cúspide da colina da Esperança, onde se encontra o Mausóleo, no que repousam os restos de 40 combatentes do destacamento guerrilheiro criado em março de 1958.

Em todas as províncias do país se realizaram no domingo cerimônias de peregrinação para render homenagem de reconhecimento e carinho ao também presidente da Associação de Combatentes da Revolução cubana.

O presidente cubano, Raúl Castro, encabeçou o tributo a Almeida no capitalino Memorial José Martí, lugar que visitaram combatentes das Forças Armadas Revolucionárias e o Ministério do Interior, estudantes, trabalhadores, artistas e dirigentes.

Almeida, nascido em fevereiro de 1927, junto a suas responsabilidades políticas encontrou tempo para compor mais de 300 canções, algumas delas antológicas como a Lupe, e escrever uma dúzia de livros.

lac/ro/leg/bj












Europa prepara-se para Cúpula do Grupo dos 20

Bruxelas, 15 set (Prensa Latina) Os dirigentes da União Européia (UE) buscarão na próxima quinta-feira acercar posições sobre a regulação financeira as primas bancárias, prévio à cúpula do G20 de fins de mês nos Estados Unidos.

Trata-se de uma reunião extraordinária dos chefes de Estado e Governo dos 27 sócios da UE, antes a reunião das nações industrializadas e emergentes que se realizará na cidade estadunidense de Pittsbur, na próxima semana.

A presidência sueca de turno da UE pretende que os europeus no G20 assistam com uma posição comum sobre como pôr fim aos estímulos extraordinários para fazer frente à crise, as remunerações na banca e a luta contra a mudança climática. O premiê sueco, Fredrik Reinfedlt, propôs que o tema central seja a conjuntura econômica e a evolução do emprego, bem como uma estratégia de saída da crise e um novo modelo de crescimento.

Reinfedlt indicou que é importante coincidir em como e quando retirar as medidas de reativação econômica, as quais em sua opinião foram essenciais para iniciar a recuperação, mas que não podem se aplicar por sempre.

Outro aspecto da agenda será a reforma dos mercados financeiros, com especial atenção nos salários dos executivos bancários, e do necessário reforço e revisão do sistema de governo das instituições financeiras internacionais.

Também se prevê examinar o impulso ao comércio mundial e a ajuda ao desenvolvimento, além da estratégia internacional de luta contra a mudança climática.

Nesta quarta-feira, o Parlamento Europeu também celebrará um debate preparatório sobre a reunião do G20, com participação do comissário europeu de Assuntos Econômicos e Monetários, Joaquín Almunia.

Segundo analistas, Europa quer apostar forte no palco econômico mundial, para o qual ampara-se em sua posição de primeira potência econômica mundial como bloco, com mais de 18% do volume total de importações e de exportações.

O G20, que inclui a Estados Unidos e Canadá e às mais importantes economias emergentes como Índia, China ou Brasil, representa 90% da riqueza do planeta.

lac/crc/bj










Reconhecem a especialistas cubanos por sua contribuição à etno-medicina

Havana, 15 set (Prensa Latina) Especialistas cubanos receberam o prêmio Flora Medicinal outorgado pelo Museu do sitio de plantas medicinais Galego Otero, a quem de maneira sustentada destacaram-se nesse campo.

Concepción Campa, diretora do Instituto Finlay, José Antonio González, secretário Executivo da Sociedade de Química e Marlene Puerto, diretora do Centro de Investigação e Desenvolvimento de Medicamentos, receberam o galardão durante o XVIII Congresso ítalo-latino-americano de etno-medicina, que acontece nesta capital.

O museu, único de seu tipo no mundo, está localizado em uma zona conhecida como a Sierrita de San Blas, em Cumanayagua, província central de Cienfuegos. O lugar conta com mais de 300 espécies dispostas harmonicamente interrelacionadas simulando seu estado natural.

Em declarações à imprensa, Campa manifestou que ainda que Cuba é um país onde existe um alto e reconhecido desenvolvimento biotecnológico, também se trabalha e pesquisa em medicina natural e tradicional, combinação pouco comum, mas que permite ampliar a gama de possibilidades terapêuticas.

Afirmou que existe o propósito de ampliar a gama de produtos naturais por suas amplas possibilidades e ser uma ferramenta barata, ecológica e que chega às grandes massas.

Quanto à biotecnologia, ressaltou que é uma ciência que tem favorecido a realização de inúmeros projetos, entre os que destacam vacinas contra doenças infecciosas -algumas como a da Meningite B, única no mundo-, tratamentos contra o câncer, produtos para terapias cardiovasculares, disse.

Campa ofereceu uma conferência magistral, na que explicou sobre novos compostos e estratégias a seguir nesta ciência, bem como a importância da medicina naturista e sua integração ao sistema de saúde nacional.

lac/vm/bj










Expressam condolências na Bolívia por morte de dirigente cubano

La Paz, 15 set (Prensa Latina) O ministério de Relações Exteriores da Bolívia expressou hoje suas condolências pela morte do Comandante da Revolução cubana Juan Almeida Bosque, na passada sexta-feira aos 82 anos.

Em um comunicado, a Chancelaria destaca que o outrora vice-presidente do Conselho de Estado será sempre um exemplo de compromisso para quem no mundo defendem as causas mais nobres.

Também, reconhece o labor de Almeida tanto na luta pela definitiva libertação nacional como nas diferentes responsabilidades que ocupou durante os 50 anos da etapa revolucionária da ilha caribenha.

Seu exemplo de humildade, compromisso e fidelidade ao Partido Comunista de Cuba, viverá sempre na obra que construiu o também fundador da Associação de Combatentes da Revolução Cubana, sublinha o comunicado da diplomacia boliviana.

lma/por/bj










Expressam pesar na Argentina por morte de Juan Almeida

Buenos Aires, 15 set (Prensa Latina) O Partido Comunista Congresso Extraordinário (PCCE) argentino expressou hoje profundo pesar pelo falecimento do Comandante da Revolução Juan Almeida, a quem definiu como um dos símbolos mais destacados da gesta cubana.

Em uma mensagem de condolência subscrita por seu secretário geral, Jorge Pereyra, a organização partidária afirma que a morte do vice-presidente cubano constitui uma dolorosa perda para todos os lutadores e revolucionários do mundo.

Almeida, acrescenta, é expressão genuina daquela geração de jovens patriotas, marxistas-leninistas que desde o triunfo revolucionário constituem um orgulho para todos nós, sinceros admiradores dos valores que emanam do povo de Cuba, da obra da Revolução e de seu Partido Comunista.

Hoje América Latina converteu-se em bandeira de luta anti-imperialista, destaca a nota e reconhece que "resulta difícil conceber o momento atual sem a inabalável resistência de Cuba socialista durante mais de meio século".

É por isso que rendemos honras àqueles homens de carne e osso que contribuíram sem descanso à construção de tão maravilhosa obra, pontua em alusão ao falecido revolucionário.

mgt/mpm/bj








Banco Asiático emprestará 500 milhões de dólares ao Vietnã

Manila, 15 set (Prensa Latina) O Banco Asiático de Desenvolvimento (BAD) anunciou hoje que emprestará ao Vietnã 500 milhões de dólares nos próximos cinco anos para financiar o estímulo fiscal do governo.

O fundo estará destinado ao financiamento de importantes programas de despesa pública em 2009 e 2010 e a contrarrestar o impacto da crise econômica mundial, anunciou a entidade financeira em um comunicado de imprensa.

Segundo o BAD, a situação econômica atual reduziu as perspectivas de crescimento do Vietnã ao quatro ou cinco por cento em relação aos 7,6% nos últimos quatro anos.

A crise econômica internacional afetou o acesso do governo vietnamita aos mercados financeiros, acrescentou.

O Banco Asiático sublinhou que Hanoi emitiu só um número limitado de bonos nacionais desde princípios de 2009 devido a que o rendimento dos mesmos segue sendo mais elevado que os topos fixados.

O empréstimo o fará o BAD, em qualidade de estímulo fiscal, através de sua Facilidade de Apoio Cíclica dirigida a apontar aos países membros, em via de desenvolvimento, a elevar a despesa.

lma/dor/bj









Incursão militar estadunidense na Somália mata chefe rebelde

Mogadíscio, 15 set (Prensa Latina) Um ataque de militares estadunidenses a um comboio rebelde no sul de Somália, matou a Saleh Alí Saleh Nabhan, de quem diz-se é um dos principais chefes da rede Al Qaeda na região.

O bombardeio, no que se utilizaram seis helicópteros da força área dos EUA, ocorreu ontem e em um primeiro momento reportou-se a morte de duas insurgentes e as feridas de outros dois, enquanto viajavam em um veículo com equipamentos de guerra, nas cercanias do povoado de Barawe, 250 km ao sul de Mogadíscio.

Membros não identificados do grupo rebelde Shabaab informaram que um dos falecidos no golpe era Nabhan, um queniano de 28 anos, muito apreciado como líder dentro de seu movimento, ao que juraram vingar.

Os constantes confrontos entre os rebeldes de Shabaab e efetivos do governo provisório da Somália e forças estrangeiras, mantêm ao país em uma das piores crises humanitárias dos últimos tempos.

Mais da metade da população, três milhões 700 mil pessoas, vivem sob precárias condições devido às conseqüências da guerra e à pobreza, a falta de moradias, carência de alimentos e recursos sanitários, apesar dos esforços de organizações da ONU.

Uma incursão tão direta de tropas estadunidenses, com o argumento da busca de terroristas da Al Qaeda, poderia agudizar ainda mais o conflito nesta nação do corno africano, a julgamento de especialistas.

lma/mgf/bj









Centro de manutenção de aviões russos gerará empregos na Bolívia

La Paz, 15 set (Prensa Latina) O centro de manutenção e reparos de aviões russos Antonov-148 em território boliviano permitirá criar 120 postos de trabalho de alta tecnologia, informou uma fonte dessa entidade.

Segundo o diretor geral adjunto de Marketing da Companhia, Andrey Lebedinets, a oficina será organizada entre a associação aérea russa e as autoridades de Bolívia para oferecer manutenção respectivo a essas aeronaves na América Latina.

Lebedinets explicou que, além de novos postos de trabalho, o centro trará adicionalmente rendimentos econômicos e elevará o nível tecnológico da indústria aeronáutica boliviana.

Para a criação dessa unidade de manutenção tem-se prevista a transferência de tecnologia do reparo modular de motores D-436-148 e de estrutura de materiais compostos, explicou.

A companhia russa oferecerá condições necessárias para a capacitação e treinamento do pessoal técnico, que será eleito pelo Estado boliviano entre os melhores especialistas da aviação do país.

Lebedinets anunciou também que Ilyushin Finance Co. criará uma plataforma de peças e repostos para os aviões Antonov-148 na nação andina.

lma/por/bj









Condolências de Presidente de Timor Leste por morte deJuan Almeida

Dili, 15 set (Prensa Latina) O presidente de Timor Leste, Jose Ramos-Horta, foi hoje à embaixada de Cuba nesta capital para assinar o livro de condolências pelo falecimento do Comandante Juan Almeida.

Em uma mostra de cercania plasmada nas páginas do livro, o mandatário timorense disse: "ao povo cubano e seus líderes que perderam um de seus maiores heróis, em meu nome e no do povo de Timor Leste, transmito nossas condolências mais profundas e nossa solidariedade."

Ramos-Horta enviou uma mensagem anterior ao presidente cubano, Raúl Castro, no qual manifestou grande pesar ao se inteirar do "inesperado falecimento do vice-presidente do Conselho de Estado de Cuba, Juan Almeida Bosque, Comandante da Revolução, quem sempre foi um homem grande, ainda que singelo, pelo que previvirá nos corações de seus compatriotas e de tantos que o admiramos."

Acrescentou que o comandante Almeida será sempre recordado como a voz que no momento crucial, entre a morte ou a liberdade gritou "Aqui não se rende ninguém" e comparou a trajetória de sua vida com a de José Martí.

Inúmeros oficiais da Presidência e do ministério de Educação, estudantes timorenses de Medicina e colaboradores cubanos, bem como o Presidente do Tribunal de Recursos e embaixadores aqui acreditados, assinaram também nesta terça-feira o livro de condolências.

lma/sus/bj







Mediador Arias busca diálogo com candidatos presidenciais hondurenhos

Tegucigalpa, 15 set (PL) O presidente costarricense, Oscar Arias, em sua condição de mediador, prevê reunir-se amanhã em seu país com os candidatos presidenciais hondurenhos para as próximas eleições em novembro.
Segundo o candidato do Partido Democrata Cristão de Honduras, Felícito Avila, o pedido foi feito por uma assistente da chancelaria de Costa Rica.
Também o Partido Nacional recebeu o convite, disse Miguel Angel Bonilla, um dos porta-vozes do candidato designado pelo Partido Nacional, Porfirio Lobo.
A imprensa local destaca o interesse de Arias de conversar francamente com os candidatos, ainda que, depois de dois meses e meio de crise institucional, os representantes dos partidos tradicionais têm perdido credibilidade diante de muitos hondurenhos, que identificam esses políticos como adeptos do golpismo.
Até o momento confirmaram sua participação quatro dos seis candidatos: Porfirio Lobo, Felícito Avila, Elvin Santos, do partido Liberal, e Bernard Martínez, de Inovação e Unidade.
Está pendente a resposta de César Ham, do Unificação Democrática, e Carlos Reis, candidato independente; ambos com ativa presença na luta popular contra o regime de facto.
De acordo com declarações de Arias, a ideia é conversar com os candidatos, pois que sentido teria para um candidato à Presidência de Honduras ganhar as eleições "se seu futuro governo não vai ser reconhecido pela comunidade internacional e continuarão as sanções, ou inclusive, aumentarão".
Eles, agregou, são os mais interessados em que o Acordo de San José seja implementado e posto em prática porque isso legitimaria o processo eleitoral e o vencedor; "esse é a mensagem que eu lhes quero transmitir".
Arias impulsiona o Acordo de San José como uma saída ao conflito desatado depois do motim castrense do último 28 de junho, mas até o momento sua intervenção resultou infrutíferas devido a postura dos golpistas.
mgt/mjm/bj






Cautela em perspectiva de diálogo entre Irã e potências europeias

Bruxelas, 15 set (PL) O alto representante da União Europeia (UE) para a Política Exterior e Segurança Comum, Javier Solana, expressou ceticismo ante avanços substanciais nas próximas conversas entre o Irã e as potências, mais o bloco regional.
Nesta capital, Solana admitiu hoje à imprensa, que não há grandes expectativas sobre os resultados da reunião proposta para o próximo primeiro de outubro, entre Saed Jalili, o negociador iraniano para o tema nuclear, e o grupo de países conhecidos como 5+1 (Rússia, França, Chinesa, Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha)e a UE.
O responsável pela política exterior comunitária informou, também, que previamente terá reuniões preparatórias em Nova Iorque, aproveitando a Assembleia Geral da ONU que terá lugar no final de setembro.
Igual tom de cautela sobre o encontro, cujo provável palco seria a Turquia, mostrou o Ministro de Exteriores sueco e presidente de turno do Conselho de Assuntos Gerais e Relações Exteriores (CAGRE) da UE, Carl Bildt, ao precisar o que se quer é começar a aclarar as intenções do programa nuclear iraniano.
Bildt confia em que se pode avançar na agenda de assuntos pendentes com Irã, ainda que reconheceu que não se resolverá tudo em um encontro. "Mas o fato de que tenhamos uma resposta e que tenhamos uma reunião, é um passo positivo", disse.
O governo iraniano tem manifestado sua disposição em estabelecer um diálogo construtivo com os governos a quem preocupa o programa nuclear pacífico da nação persa e em tal sentido, retoma as conversas com as potências e a UE depois de 14 meses sem reunir-se.
lma/npg/bj





Campanha contra congressista no Peru sofre severo golpe

Lima, 15 sep (PL) O opositor Partido Nacionalista Peruano (PNP) acusou hoje a situação de dupla moral, por contradições em suas acusações à parlamentar Nancy Obregón, de vinculações com o narcotráfico.
A porta-voz da bancada parlamentar do PNP, Marisol Espinoza, fez o comentário depois de revelar-se que os legisladores do governante Partido Aprista assinaram em 2005 uma declaração a favor de Obregón, em frente a acusações similares do governo de então.
O respaldo exonerava de culpa alguma a Obregón, então dirigente dos cultivadores de coca, por um vídeo no que afirmava que a planta ia levar de uma ou outra maneira à produção de droga e isso o sabia o governo.
O mesmo vídeo foi apresentado na semana passada para formular a mesma acusação contra a legisladora, o que, segundo Espinoza, demonstra que o aprismo tem duplo discurso e dupla moral.
O parlamentar aprista Jorge do Castillo alegou que Obregón deve ser submetida de qualquer jeito a uma investigação, por outro vídeo, de abril passado, no qual aparece intervindo em uma operação de apreensão de folha de coca e substâncias químicas para produzir a droga.
Ela alega que intercedeu para evitar uma confrontação na qual os policiais e o promotor encarregado poderiam ser linchados e que informou por escrito o incidente ao então presidente do Senado e hoje premiê, Javier Velásquez.
Enquanto o dirigente e parlamentar aprista Mauricio Mulder exigiu que Obregón seja despojada de seu imunidade parlamentar e processada, Marisol Espinoza reiterou que o PNP está de acordo com investigar o caso, mas incluindo os legisladores apristas suspeitos.
O porta-voz do grupo opositor União pelo Peru, Alberto Escudero, mencionou o caso do parlamentar aprista Elías Rodríguez, que recebeu dinheiro para sua campanha eleitoral de um narcotraficante, segundo denunciou este. O líder do PNP, Ollanta Humala, defendeu Obregón e disse que as acusações fazem parte de uma campanha para destruir seu partido e envolver a ele e até a sua família, com o narcotráfico, o que recusou de forma taxativa.
mgt/mrs/bj



Agência vietnamita de notícias avança em seu 64º aniversário

Hanoi, 15 sep (PL) No dia de hoje, em que completa 64 anos, a Agência de Notícias do Vietnã (VNA) transmitiu a declaração de independência desta nação da Indochina, data que marca o nascimento desse meio de comunicação em massa.
A proclamação independentista do presidente Ho Chi Minh foi transmitida pela VNA em vietnamita, francês e inglês no dia 14 de setembro de 1945 e seu desenvolvimento desde então permitiu-lhe sobressair-se no presente como forte enclave de profissionais da informação empenhados em servir a seu país mediante as mais avançadas tecnologias e recursos de difusão.
Nas palavras de seu diretor geral, Tran Mai Houng, a meta atual consiste em desenvolver a VNA como forte grupo mediático e prestigiosa agência da região.
Ao evocar a história deste meio de imprensa, Huong recordou que foi a única na qual mais de 260 jornalistas entregaram suas vidas para reportar as notícias das guerras de resistência e pela libertação nacional.
Pioneira na reforma tecnológica, também o foi ao abrir fogo contra os fenômenos negativos, agregou Huong.
Assinalou que em ocasião da data, o premiê Nguyen Tan Dung emitiu uma instrução dirigida a fortalecer o papel de VNA, ao conferir-lhe faculdades para recusar versões distorcidas da realidade do país e informações errôneas referentes a opiniões do Partido Comunista ou do Estado.
No futuro, os meios nacionais deverão remeter-se a VNA quanto a relatórios e documentos oficiais, ou garantir a integridade e exatidão do texto citado, segundo essa disposição governamental.
Dias dantes, o chefe de governo aprovou outro documento que referenda a criação de um canal televisivo próprio da agência vietnamita.
Em seu 64º aniversário a VNA tem o reconhecimento de todos os círculos sociopolíticos do país e também de numerosos meios e amigos em todo mundo, apontaram observadores em Hanói ao saudarem a celebração.
lma/seus/bj




Gigante bancário de EE.UU pretende desprender-se do governo

Nova Iorque, 15 sep (PL) A direção do banco estadunidense Citigroup negocia com o Departamento de Finanças a redução da participação estatal, o que implica obter no mercado cerca de cinco bilhões de dólares.
Com essas ações o gigante bancário, um dos mais golpeados pela crise econômica, pretende desprender-se do governo neste ano mediante a emissão de novas ações no valor de bilhões.
De acordo com o diário Wall Street Journal, a Casa Branca resgatou da quebra ao maior banco do mundo e entrou na entidade com 34 por cento das ações. Nessa ocasião Citigroup recebeu uma ajuda de 45 bilhões de dólares.
Algo similar fizeram outras entidades financeiras como Goldman Sachs e J.P. Morgan Chase, as quais saldaram suas dívidas com o governo.
Os analistas consideram que a liquidação dos ativos estatais é um sinal mais da recuperação do setorfinanceiro estadunidense, que também busca retirar o direito governamental de participar nas decisões relativas aos salários dos diretores e sua estratégia. Na semana passada, o Departamento do Tesouro já comprou 7.700 milhões de ações do Citigroup.
Wall Street Journal opinou que a solicitação da entidade bancária é sinal da rápida recuperação da carteira de Nova Iorque em comparação com os piores dias da crise.
No entanto, ainda que o Citigroup informou lucros brutas nos últimos dois trimestres, ainda tem que enfrentar os pagamentos de empréstimos e os milionários montantes de ativos em risco.
mgt/crc/bj






Moulin Rouge e Palácios de Paris: gratuitos no fim de semana

Por Fausto Triana Paris, 15 sep (PL) Venha a Paris no próximo final de semana e terá a oportunidade excepcional de visitar de forma gratuita o famoso cabaré Moulin Rouge e o quartel geral do Estado da França, o Palácio Elíseo.
Excelente gancho para promover o turismo em tempos de crise com o anúncio incluído dentro das Jornadas do Patrimônio europeu, uma iniciativa à qual se somam a cada ano numerosas cidades do Velho Continente.
Fundado em 1889 e, portanto, em plena celebração de seus 120 anos de existência, igual que a Torre Eiffel, o Moulin Rouge (MoinhoVermelho) foi o berço do can can, dos escandalosos espetáculos para a época e inspiração de pintores.
Em especial de Henri Toulouse-Lautrec, quem o delineou de mil maneiras e converteu o lugar em um de seus favoritos de sua vida rebelde e licenciosa. Atualmente não só é o cabaré mais renomeado do mundo, senão talvez o mais caro.
De modo que as visitas do fim de semana em horários diurnos estarão acompanhadas de longas filas no bairro erótico de Pigalle, no boulevar de Clichy, berço das cores da Cidade Luz em Montmartre. O atrativo tem maiores alcances. Ingressar ao ativo templo magno da política francesa sempre é interessante. Salões de luxo do faustuoso edifício do século XVIII, antiga propriedade de Madame Pompadur, hoje residência do presidente Nicolás Sarkozy.
Outro hermético bastião da política nacional, o Palácio de Matignon, igualmente a disposição do público sábado e domingo.
Trata-se do recinto do premiê, igualmente do século XVIII e flanqueado por formosos jardins.
Dentro de uma longa lista de museus e centros de recreação, turismo e esportes, as jornadas de patrimônio destacam os percursos pela cidade, como um que partirá do Hotel Birón, desde 1919 morada das obras do escultor Auguste Rodin.
lma/ft/bj





Ocupam plantação de maconha no México

México, 15 sep (PL) O Exército mexicano apreendeu mais de 20 mil plantas de maconha e deteve a duas pessoas que vigiavam o cultivo em Sinaloa, estado com costa no Pacífico, advertiu hoje o jornal “O Universal digital”.
Tratava-se de um moderna estufa, dotado de ar acondicionado, sistemas de luz artificial e ventiladores de pedestal, comentou-se.
Segundo o repórter, elementos da Nona Zona Militar em um percurso pela comunidade de Japuino, no município de Elota, a cem quilômetros ao sul da cidade capital, observaram as duas pessoas em atitude suspeita, os quais ao notar sua presença tentaram fugir.
Depois de ser detidos, os agentes descobriram metros adiante uma propriedade, com um enorme galpão levantado com blocos, que funcionava como narco-estufa, detalhou o jornal.
A cada dia neste país descobre-se uma plantação, um narco-laboratório, uma rede de tráfico de drogas do sul para os Estados Unidos, ou dentro do próprio território nacional, advertiram especialistas.
Na véspera, as autoridades informaram a apreensão de 11 milhões de dólares que iam com destino a Colômbia, proveniente do narcotráfico.
Na passada sexta-feira tinham-se encontrado cinco milhões e quatrocentos mil dólares, informou a Armada do México, que nesta segunda-feira confirmou que a cifra subiu a onze milhões cinquenta e quatro mil e seiscentos e noventa e cinco dólares.
A referida quantidade, junto à confiscada na Colômbia dias atrás, somou ao todo 22 milhões de dólares, o maior achado de dinheiro supostamente apreendido aos cartéis de droga mexicanos.
lma/ggr/bj

Nenhum comentário:

Postar um comentário