quinta-feira, 17 de setembro de 2009

China pressionará por reformas no sistema financeiro na Cúpula do G-20

.
Beijing, 16 sep (Prensa Latina)

A China defenderá novamente mudanças nas instituições financeiras internacionais na próxima cúpula do Grupo dos 20 (G-20) a fim de garantir iguais direitos para as nações em desenvolvimento.
Essa será a mensagem que levará o Presidente Hu Jintao à referida reunião nos dias 24 e 25 deste mês, em Pittsburgh, Estados Unidos, analisando as declarações de autoridades financeiras que denunciaram a desigual representação característica do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial.
Segundo essas fontes, trata-se de conseguir que ambas as entidades reflitam melhor a geografia econômica mundial, pois nelas as nações ricas controlam hoje 57 por cento e 56 por cento dos direitos de voto, respectivamente.
Também a reivindicação do presidente chinês de uma maior regulação nos organismos financeiros internacionais será um dos temas principais do encontro dos líderes das maiores economias do mundo.
O vice-ministro de finanças Zhu Guangyao disse que seu país espera que os direitos de votos nesses organismos com o tempo se distribuam equitativamente entre as nações ricas e as subdesenvolvidas. Essa posição foi reiterada pelo vice-governador do Banco da China, Guo Qingping, que assinalou que a cúpula deve fixar novas metas específicas para outorgar maiores prerrogativas aos países em desenvolvimento, incluindo cargos importantes nas mencionadas entidades.
Os temas foram abordados em uma reunião governamental prévia à participação do presidente Hu também na Cúpula da ONU sobre Mudança Climática, nos debates da Assembleia Geral dessa organização e nas conversas sobre desarmamento e a não-proliferação nuclear, a partir da próxima segunda-feira.
rc/lam/bj







Resistência anuncia novas manifestações em Honduras

Por Raimundo Lopez, enviado especial Tegucigalpa, 16 sep (Prensa Latina)

A Frente Nacional contra o golpe de Estado em Honduras anunciou que hoje continuarão as manifestações pela restituição da ordem constitucional e regresso do presidente Manuel Zelaya.
As demonstrações desta quarta-feira continuam as gigantescas marchas de ontem em todo o país pelo dia da independência, constituindo o 81° dia consecutivo contra o golpe militar de 28 de junho.
O coordenador geral da Frente, Juan Barahona, disse ontem que os protestos prosseguirão até que se consiga a convocação de uma assembleia nacional constituinte para a refundação do país.
Em uma mensagem lida por Barahona, diante de uma multidão reunida no parque central de Tegucigalpa, a Frente sublinhou que a nova carta magna que for aprovada deve "fixar as bases da verdadeira independência da nação".
Nossa Pátria está em insurreição não violenta contra o regime usurpador que assaltou com armas as instituições do Estado no dia 28 de junho, sublinha o texto.
O povo de Honduras -acrescenta- está em pé de luta. A resistência ao golpe militar segue crescendo de forma desenfreada, apesar do assassinato, torturas, prisões ilegais e inúmeros assédios impostos diariamente pela ditadura, assinala.
Proclamamos que nossa luta começa com a restituição de Zelaya no poder, seguida da convocação de uma Constituinte democrática, inclusive e popular, assegura.
O povo hondurenho em resistência à violência dos usurpadores afirma, mais uma vez, o não reconhecimento do processo eleitoral militarizado com que pretendem legalizar a barbárie de 28 de junho, enfatiza.
Convoca também à nação a continuar recusando de forma ativa essa farsa do Supremo Tribunal Eleitoral, prevista para o próximo dia 29 de novembro. Os líderes da resistência popular qualificaram as gigantescas marchas da população de verdadeiro grito de libertação do país para atingir sua segunda e verdadeira independência.
Hoje celebramos o Grito da Libertação, afirmou Israel Salinas, secretário geral da Federação Unitária dos Trabalhadores.
Salinas sublinhou que a Frente Nacional contra o golpe de Estado, criado horas após a ação militar, é a plataforma das massas de Honduras para atingir as transformações na nação.
Luis Morel, da aliança Bloco Popular, apontou que nas multidões, que nesta terça-feira foram às ruas de todo o país, "já se sente aroma de triunfo". Já se sentem os passos, vem caminhando a revolução, agregou em seu discurso no ato, celebrado ao pé da estátua do líder independentista hondurenho Francisco Morazán.
rc/rl/bj








Membros do MERCOSUL buscarão aumentar comércio no Brasil

Brasília, 16 sep (Prensa Latina)

Representantes dos setores públicos e privados da Argentina, do Brasil, do Paraguai, do Uruguai e da Venezuela -que ainda não é membro pleno- participam hoje do primeiro Encontro de Comércio Exterior do Mercado Comum do Sul (ENCOMEX MERCOSUL).
O encontro, que terminará amanhã, está sendo realizado no Centro de Convenções do Rafain Palace Hotel, em Foz de Iguaçu, no estado brasileiro do Paraná, e tem o objetivo que os participantes discutam a importância da cultura exportadora para o aumento de suas vendas.
De acordo com o Ministério brasileiro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o ENCOMEX MERCOSUL está dirigido a empresários com potencial exportador nas áreas de bens e serviços.
A programação do evento inclui nove painéis, oficinas, seminários e conferências. Também está prevista a realização de um encontro do Fórum Binacional dos Municípios Limítrofes e de uma reunião de governadores do MERCOSUL.
Paralelo ao encontro, agrega o MDIC, serão efetuados encontros de negócios entre representantes de empresas dos cinco países com compradores europeus e encontros das nações do bloco regional, coordenado pela Confederação Nacional das Indústrias, com apoio da Federação das Indústrias do estado de Paraná.
Empresários dos setores de alimentos e bebidas, metal mecânico e dos têxteis e confecções estarão nessa reunião, que é patrocinada pela AL-INVEST IV, um programa de cooperação empresarial entre a América Latina e a União Européia para o desenvolvimento de pequenas e médias empresas.
Durante o primeiro dia de sessões, o secretário de Comércio Exterior do MDIC, Welber Barral, apresentará o ALICEWEB MERCOSUL, um sistema que permite a consulta por internet dos dados de exportações e importações dos países do bloco com diversas combinações de resultados.
rc/ale/bj








Inicia-se curso escolar na Venezuela com nova Lei de Educação

Por Randy Saborit Mora Caracas, 16 sep (Prensa Latina)

Hoje, com a abertura do curso escolar Venezuela inaugura-se uma Lei de Educação que gera simpatizantes e opositores à proposta de levar o ensino a todos sem exclusão, como afirma o presidente Hugo Chávez.
Cerca de oito milhões de crianças estão matriculados no curso 2009-2010, cifra que representa um aumento de 24 por cento em relação há uma década atrás, quando começou o processo revolucionário liderado por Chávez.
O presidente solicitou, nesta segunda-feira, aos educadores, pais e à comunidade em geral que assumam o objetivo de promover uma educação formadora de valores para criar nos cidadãos o compromisso de defender, ilustrar, santificar e embelezar a Pátria.
Façamos de toda a Pátria uma escola neste 16 de setembro, acompanhemos nossos filhos percorrer o caminho que temos conquistado para eles, pediu o presidente em um editorial do diário El Correo do Orinoco.
No último domingo, no programa Alô Presidente, o Chávez mencionou ganhos atingidos no setor desde sua chegada ao poder, há dez anos.
Em 1998 havia 65 mil docentes adscritos ao Ministério de Educação, hoje já somam 343 mil. Antes da Revolução tínhamos 44,3 alunos por professor e agora são 13, remarcou.
Em dias recentes o governo realizou uma feira na qual pôs à venda utensílios escolares a preços acessíveis ao nível de rendimento da população venezuelana.
Nesta terça feira setores da oposição venezuelana marcharam depois de chamadas ao confronto e pediram que se inicie nesta quarta-feira em “paz e concordância” a volta às aulas.
José Luis Farías, representante de uma chamada Mesa de Unidade que agrupa várias organizações opositoras, pediu que se "coincida às aulas com a melhor disposição de harmonia, de paz e de concordância".
Essa posição contrasta com projeções iniciais de representantes desses setores e escolas privadas que expressaram que não acatariam a legislação, aprovada pelo Parlamento em agosto.
A ameaça levou partidários de Chávez a mobilizar-se para garantir a tranquilidade, com iniciativas como a do governo do Distrito Capital que pôs à disposição dos pais uma rede telefônica para denunciarem irregularidades.
O Partido Socialista Unido da Venezuela colocou, em função do curso escolar, seus 102.064 patrulhas (organizações de base) integradas recentemente por 2,5 milhões de venezuelanos como parte do processo de organização do partido mais numeroso do país.
O novo regulamento provocou um forte confronto entre grupos políticos e setores que, como a hierarquia católica nacional, defendem a educação privada em detrimento da proposta de impulsionar um ensino público de qualidade.
rc/rsm /bj








Instalam comissões parlamentares sobre petróleo no pré-sal

Brasília, 16 sep (Prensa Latina)

As quatro comissões especiais para analisar os projetos legais do marco regulatório da exploração de petróleo no pré-sal ficarão instaladas hoje na Câmara de Deputados do Brasil.
O presidente desse corpo legislativo, Michel Temer, deu prazo até ontem à noite para que os líderes das diferentes bancadas apresentem suas respectivas listas e para assim instalar as comissões com a designação da cada um de seus presidentes, vice-presidentes, relatores e a aprovação da agenda de trabalho.
Há duas semanas, o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, entregou os projetos de lei com suas respectivas mensagens de urgência constitucional, o que obriga o Congresso Nacional a votá-los em um prazo não superior a 90 dias, 45 dias para o Senado Federal e igual quantidade de tempo para a Câmara dos Deputados.
Desde que o presidente anunciou a urgência constitucional, os legisladores da oposição e alguns da base aliada do governo adiantaram que bloqueariam as sessões para impedir a discussão, ao considerarem que 45 dias são insuficientes para analisar com profundidade essas legislações.
Temer conseguiu que o presidente brasileiro retirasse a urgência, mas com o compromisso de que as comissões especiais votem essas iniciativas antes de 10 de novembro, junto com as propostas de emenda do relator e as dos legisladores.
Fontes parlamentares indicaram que já concluíram as negociações para escolher os presidentes e vice-presidentes da cada uma das comissões especiais, ainda que podessem surgir novas candidaturas.
Os quatro projetos de lei referem-se às regras para a exploração e produção de petróleo: a criação da empresa PETROSAL; a criação de um fundo social com uma parte dos ganhos para o combate à pobreza e projetos em educação, cultura, ciência e tecnologia; e a autorização à União para capitalizar a empresa Petróleos do Brasil (PETROBRAS).
Há dois anos, a PETROBRAS descobriu imensas reservas de petróleo e gás na zona do pré-sal (em águas ultraprofundas) a cerca de 300 quilômetros da costa atlântica deste país, em uma área de 149 mil quilômetros quadrados, que se estende desde o estado de Espírito Santo até o de Santa Catarina.

Estimativas preliminares indicam que as reservas nessa zona seriam de trilhões de barris de petróleo, o que colocaria o Brasil entre as primeiras nações do mundo quanto às reservas desse precioso recurso natural.
rc/ale /bj








UNASUL avança em medidas de confiança, mas Colômbia freia

Por Pedro RiosecoQuito, 16 sep (Prensa Latina)

A União das Nações Sul-americanas (UNASUL) amanheceu hoje com avanços significativos em medidas de confiança aprovadas ontem nesta capital por seus ministros de Exterior e de Defesa, mas o tema essencial foi novamente postergado pela Colômbia para outro encontro.
"O motivo desta reunião é a preocupação legítima que existe na região sobre o convênio de caráter militar entre Colômbia e Estados Unidos", reforçou o chefe da diplomacia equatoriana, Fander Falconí, ao resumir os resultados da reunião diante da imprensa por delegação de todos os participantes na mesma.
Os presidentes da região, reunidos no passado 28 de agosto na Cúpula de Bariloche, Argentina, decidiram que tivesse um seguimento ao tema de segurança, cooperação militar e garantias com respeito à não utilização de bases militares estrangeiras na região para agredir ou ameaçar países da área.
Com esse objetivo, o Equador, em sua condição de presidente pró témpore do bloco regional de 12 países, preparou um documento de medidas para restabelecer a confiança mútua e as garantias de segurança exigidas em Bariloche pelos Chefes de Estado e Governo.
Examinado previamente pelo Conselho de Delegados, os ministros receberam um documento com pontos de consenso e outros de discrepâncias claramente definidos, o que finalmente fez com que se aprovasse, aproximadamente, 70 por cento das medidas propostas e ficasse pendente o ponto central.
Muito importante foi a aceitação pelos dignatários do compromisso de não permitir a extra territorialidade no alcance da atividade de forças militares estrangeiras.
Não obstante, o tema medular a se estudar os detalhes do convênio entre os governos de Bogotá e Washington para permitir que os Estados Unidos utilize sete bases militares no território da Colômbia, foi negado alegando que devia consultar-se com este último antes do torná-lo público.
Em declarações ao termo do encontro, o chanceler colombiano, Jaime Bermúdez, justificou sua atitude alegando que a confiança se constrói gradualmente e que as garantias e transparência eram válidas para todos os países, bem como os compromissos de lutar contra o terrorismo e não apoiar os grupos armados.
Um primeiro resultado da reunião de hoje, enfatizou Falconí, foi demonstrar que UNASUL é capaz de processar os problemas regionais, que não temos que ir a outros organismos fora do bloco para resolver temas tão importantes como os de segurança ou as medidas de criação da confiança mútua.
Estamos vivendo um momento importante na região, no qual se requer a criação de medidas de confiança e, evidentemente, existem dificuldades claras na negociação, apontou, ainda que tenha esclarecido que a UNASUR é de recente criação e criar essa confiança se necessita de um processo para atingi-la.
Os pontos nos quais se conseguiu consenso, enumerados por Javier Ponce, ministro de Defesa do Equador, foram os relacionados ao intercâmbio de informação e transparência sobre efetivos, armas e equipes militares, bem como sobre a homologação das despesas de defesa e relatório das atividades nas fronteiras.
A continuação da discussão do documento elaborado pelo Equador sobre medidas de confiança e garantias para todos os países do bloco integracionista será em uma próxima reunião, que será convocada pela presidência pró témpore para ddepois da Assembleia Geral das Nações Unidas.
lac/prl/bj









Desmantelam rede de narcotráfico em vôos comerciais EUA

Washington, 16 set (Prensa Latina)


Uma vintena de suspeitos foram detidos por transportar um milionário carregamento de cocaína em vôos comerciais dos Estados Unidos, confirmou hoje o Birô Antinarcóticos.

Ao menos uma dezena dos sujeitos sob custodia eram empregados da linha aérea norte-americana American Airlines (AA), e transportavam um contrabando de drogas por valor de 20 milhões de dólares.

O controlador principal de vôos de AA, Manuel Alvarado, está entre os 23 presos depois de um operativo da polícia federal com impacto em San Juan, Porto Rico, e Miami, Flórida, informou a corrente CNN.

A rede de contrabando funcionava desde 1999, segundo indagações da Drug Enforcement Administration (escritório antinarcóticos) e o Birô Federal de Investigações (FBI).

Paralelamente o Departamento de Justiça emitiu uma ordem para confiscar propriedades dos implicados por valor de 18 milhões de dólares, entre elas um condomínio de apartamentos e três pequenas empresas.

A firma American Airlines admitiu em um comunicado a participação delitiva de vários de seus trabalhadores e colaborou com as autoridades para desmantelar a organização.

De ser achados culpados, os incriminados enfrentam sentenças de 10 anos de cárcere até corrente perpétua, além de multas pessoais de quatro milhões de dólares.

lac/jvj/bj








Destacam variedade de candidatos oficialistas a legislativo boliviano

La Paz, 16 set (Prensa Latina)


A presidenta da Confederação Nacional de Mulheres Camponesas Bartolina Sisa da Bolívia, Leonida Zurita, destaca hoje a variedade da lista de candidatos à futura Assembléia legislativa Plurinacional pelo governamental Movimento Ao Socialismo (MAS).

Em entrevista publicada pela diária Cambio, Zurita também sublinha a participação da mulher na política do país.

Reconheceu o difícil que resulta conseguir espaços visíveis nessa frente pelo machismo ainda imperante no país, ainda que ressaltou a decisão do presidente Evo Morales de praticar uma democracia ampla e participativa de acordo a usos e costumes da cada região, organização social e sindicato.

A inclusão de intelectuais e classe média na nomeação de candidatos dá-se pela necessidade de contar com especialistas em direito, economia e técnicos que contribuam ao aprofundamento do processo de mudança, sublinhou a líder camponesa.

Adiantou que as eleições gerais do próximo 6 de dezembro são cruciais para o futuro do país porque se definirá entre o voltar ao passado ou continuar com as mudanças estruturais.

lac/por/bj









Cuba nomeia embaixadores em Portugal e Zimbábue

Havana, 16 set (Prensa Latina)


O Conselho de Estado de Cuba nomeou a Eduardo Carlos González e Enrique Antonio Prieto embaixadores em Portugal e Zimbábue, respectivamente, destacaram hoje meios de imprensa.

De acordo com uma nota do diário Granma, o novo representante diplomático em Lisboa desempenhava-se como diretor de Segurança e Proteção do Ministério de Relações Exteriores.

Ambos países estabeleceram relações diplomáticas em maio de 1919, mas não as elevaram ao escalão de embaixadores até abril de 1974.

Em tanto, a própria fonte deu conta que Prieto no momento de sua designação se desempenhava como oficial da Direção da América do Norte da chancelaria.

Harare e Havana estabeleceram seus vínculos diplomáticos em abril de 1980.

lac/ro/bj









Debate hoje Câmara Baixa argentina nova lei de imprensa

Buenos Aires, 16 set (Prensa Latina)


A Câmara Baixa começa a tratar hoje em plenário o projeto de nova lei de imprensa, depois de que os deputados do pró-governamental Frente para a Vitória (FPV) conseguissem o ditame de maioria em comissões.

Depois de uma longa sessão conjunta ontem das comissões de Comunicações, Orçamento e Liberdade de Expressão, que se estendeu até altas horas da noite, a bancada do FPV conseguiu reunir 57 assinaturas que garantiram o passe do rascunho para seu tratamento em deputados, o qual se inicia no curso da manhã.

A transcendental decisão, depois de intensas discussões que se caracterizaram pela rejeição absoluta do documento pela oposição conservadora, foi possível devido a emendas introduzidas pelo governo que o fizeram aceitável para vários grupos parlamentares.

As modificações receberam o respaldo dos blocos de deputados das forças políticas Encontro Popular e Social, Solidariedade e Igualdade, Partido do Acordo e Partido Socialista.

Em primeiro lugar, se enumera o anúncio realizado pela presidenta Cristina Fernández na segunda-feira de eliminar a participação das grandes empresas telefônicas na exploração de sinais de TV e permitir só cooperativas desse setor no interior do país.

A essa importante mudança seguiram-lhe o da composição da Autoridade de Aplicação, que será de sete membros em lugar de cinco como estabelecia o projeto original, com dois pelo governo, três a proposta da comissão bicameral de seguimento da comunicação audiovisual e duas pelo Conselho Federal de Comunicação Audiovisual.

Outra modificação neste ponto estabelece que será um organismo autárquico e descentralizado no âmbito do poder executivo e não dependente da Secretaria de Imprensa sob a égide do Chefe de Gabinete de Ministros, como se propunha.

Igualmente mudou-se do 20 para o 30% a produção local independente nos meios audiovisuais nas estações deslocadas em cidades com mais de um milhão 500 mil habitantes e um mínimo de 15% quando se trate de de populações a mais de 600 mil pessoas.

lac/rmh/bj








Oferecem na Rússia condolências por falecimento de comandante Almeida

Por Antonio Rondón García

Moscou, 16 set (Prensa Latina)


O Conselho Político da Organização Social Venceremos expressou hoje suas condolências nesta capital pelo falecimento do comandante da Revolução cubana Juan Almeida Bosque.

Uma missiva dirigida pelo agrupamento à embaixada de Cuba, a Assembléia Nacional do Poder Popular e ao Comitê Central do Partido Comunista de Cuba transmite o pesar pela morte do "prominente revolucionário, político e militar de Cuba".

Almeida foi, ademais, um fervente lutador pela felicidade e a liberdade do povo de Cuba, fiel colega de luta de Fidel Castro e Raúl Castro, um dos comandantes do exército rebelde e vice-presidente do Conselho de Estado da República de Cuba, destaca a mensagem.

Lamentamos a perda junto a vocês e todo o povo cubano, expressamos nossas condolências aos familiares e pessoas próximas, amigos e colegas de Almeida Bosque, sublinha a missiva.

Recebam as expressões de nosso mais profundo pesar e dor, o qual compartilhamos junto a vocês e todo o povo de Cuba, destaca a nota subscrita pelos membros do Conselho Político desse agrupamento.

Ao assinar o livro de condolências na sede diplomática cubana, Serguei Jristienko, do referido conselho, recordou a célebre frase de Almeida: Aqui não se rende ninguém. Com essa frase nos solidarizamos todos os comunistas honestos porque nossa causa vencerá, afirmou.

Por seu lado, Anatoli Vlashev, dirigente de Venceremos, remarcou que como enardecido revolucionário, Almeida deixou um legado fabuloso e os colegas de partido que trabalharam com ele, comunistas, dirigentes sindicais e operários, o recordam como verdadeiro revolucionário.

Estamos seguros que a causa do colega Almeida terá continuação em Cuba e esse país se desenvolverá com sucesso pelo caminho do socialismo, expressou Vlashev.

lac/to/bj









Bomba danifica veículo blindado alemão no Afeganistão

Kabul, 16 set (Prensa Latina)


Uma bomba colocada ao lado do caminho danificou hoje um veículo militar blindado das tropas da Alemanha na província norte-ocidental afegã de Takhar, indicaram hoje porta-vozes militares.

Um comunicado do mando alemão em Kunduz explica que esse incidente ocorreu ontem à noite em Taliqan, capital provincial de Takhar, nas cercanias de um aeroporto militar e como resultado o blindado armado resultou danificado.

Segundo essa versão, entre o pessoal do veículo não se contaram baixas.

Mais de três mil soldados alemães adscrito à força Internacional de Assistência à Segurança (ISAF), comandado pela OTAN, ocupam a região nortenha afegã de Kunduz.

Outras fontes reportaram que nove supostos insurgentes morreram e outros cinco resultaram feridos durante um combate contra a Polícia livrado no norte do Afeganistão.

Esse confronto desenvolveu-se no distrito de Imam Sahib, situado na nortenha província de Kunduz, após que os rebeldes atacassem um posto das forças de segurança. Só três polícias resultaram feridos.

Também, um novo combate entre as forças de segurança afegãs e os insurgentes no oeste do Afeganistão causaram 20 pessoas mortas, segundo informou o jornal Rah-e-Nejat.

O confronto teve lugar na zona Band-e-Sabzak entre as províncias de Herat e Badghis e durou várias horas.

lac/mne/bj









Presidente croata chega para ampliar vínculos com Cuba

Havana, 16 set (Prensa Latina)


O presidente da Croácia, Stjepan Mesic, iniciará hoje uma visita oficial a Cuba por convite de seu homólogo Raúl Castro com o propósito de ampliar os vínculos entre Havana e Zagreb.

De acordo com a agenda, o dirigente croata de 76 anos dialogará com Raúl Castro e participará em V Sessão da Comissão Intergovernamental para a Colaboração Econômico Comercial e Científico-Técnica entre ambos países.

Igualmente percorrerá lugares de interesse histórico e social entre os que destacam a Escola Latino-americana de Medicina, base do projeto mediante o qual estudam na ilha uns 10 mil estudantes de 24 países.

Graduado em 1961 como advogado, Mesic ocupou cargos na antiga Iugoslávia da que seu país fez parte. Em 2000 foi eleito presidente da Croácia, cargo para o que foi reeleito em janeiro de 2005.

lac/ro/bj









Inaugurarão em Cuba sede da Mostra Itinerante das Caraíbas

Havana, 16 set (Prensa Latina)


Os atores norte-americanos Danny Glover e Harry Belafonte assistirão aqui na sexta-feira próximo da abertura da sede permanente da Mostra Itinerante das Caraíbas, anunciou hoje seu diretor, o cineasta Rigoberto López.

Em declarações à publicação digital do Instituto da Arte e Indústria Cinematográficos, explicou que a inauguração se efetuará no central bairro havaneiro do Vedado, mal a uns metros da sala Charles Chaplin, refúgio da Cinemateca de Cuba e um dos pontos de atração dos festivais do novo cinema latino-americano. A Mostra tem como objetivo divulgar a produção fílmica das Caraíbas entre os países pertencentes a essa área geográfica. Até agora se realizaram duas edições, cuja programação se estendeu inclusive a praças européias. A posta em marcha de seus escritórios em Cuba permitirá consolidar o projeto, afirma López.

O ato que as oficializará inclui uma gala com a atuação dos grupos Yoruba Andabo e Desandance, integrado por descendentes de imigrantes das Caraíbas que residem na oriental província de Camagüey.

lac/ag/bj









Italianos promovem reabilitação paisagística de cidade cubana

Por Adalys Pilar Mireles

Pinar del Río, Cuba, 16 set (Prensa Latina) Professores de arquitetura da universidade de Reggio Calabria promovem hoje a reabilitação ambiental e paisagística de parques emblemáticos desta cidade, como parte de um projeto de cooperação entre acadêmicos da Itália e Cuba.

As propostas para redesenhar os espaços públicos onde se reencontra e recreia a história, surgirão de uma oficina internacional no que participam especialistas de ambas nações.

Desde faz duas décadas animamos-nos a colaborar com iniciativas locais, mas esta oportunidade é muito gratificante pois poderemos ver os frutos do trabalho conjunto durante um passeio pelo meio urbano, afirmou a Doutora em Arquitetura Daniela Colafranceschi.

É possível, acrescentou, mudar a imagem desses lugares, de vindos centros de confluência e pluralidade, sem romper o diálogo entre tradição e inovação, entre passado e modernidade.

Comentou que os parques e praças são uma sorte de prolongamento da vida privada, aos que todos têm direito e acesso. "Uma parte importante dos acontecimentos vividos na Europa e em outras regiões do mundo tem decorrido nesses âmbitos".

Motiva-nos a possibilidade de contribuir a recuperar palcos simbólicos de Pinar del Río, antes de que o tempo e os ciclones apaguem definitivamente deles a memória coletiva, expressou Gianpiero Donin, catedrático da universidade mediterrânea de Reggio Calabria.

O projeto, financiado por Itália, resgatará a primeira praça deste ocidental território, o parque José Martí, erigido no lugar fundacional da província e La Independência, um dos mais antigos da localidade vinculado às contendas libertarias do século XIX.

Artistas da plástica, integrantes da União de Arquitetos e Engenheiros da Construção de Cuba e historiadores, conformam também as equipes encarregadas de esboçar a remodelagem desses e outros dois espaços públicos citadinos com um enfoque poli funcional.

lma/ap/bj









Governo jamaicano rende tributo a falecido dramaturgo Trevor Rhone

Kingston, 16 set (Prensa Latina)


O premiê jamaicano, Bruce Golding, rendeu tributo hoje a Trevor Rhone, falecido na segunda-feira nesta capital aos 69 anos, ao que qualificou de gigante do teatro jamaicano.

Sem dúvidas foi "um dos mais caracterizados e destacados de nossos autores e diretores", disse o chefe de governo em uma alocução ante o Parlamento.

Porta-vozes da oposição coincidiram com Golding e instaram ao governo a buscar a melhor forma de enaltecer sua vida.

Fundador do grupo teatral -77, criado em 1965, com cujos esforços se construiu o teatro The Barn (O estábulo) nesta capital durante a década dos 70 no qual difundia suas obras.

Rhone escreveu o guião do filme policial The Harder they come, a qual contribuiu a difundir nos Estados Unidos o ritmo reggae, cuja divulgação atingiu grandes proporções na comunidade afroamericana na voz e a música de Bob Marley.

lma/msl/bj









ONU exige mais ações contra a mudança climática

Nações Unidas, 16 set (Prensa Latina)


A falta de ações contra a mudança climática pode provocar profundas perturbações de caráter social, econômico e ambiental, advertiu hoje o secretário geral da ONU, Ban Ki-Moon.

Em uma mensagem com motivo do Dia Internacional da Preservação da Camada de Ozônio, Ban chamou a conseguir um acordo de grande alcance na próxima cimeira de Copenhague sobre o clima.

Destacou que Timor Leste acaba de aderir ao Convênio de Viena e o Protocolo de Montreal sobre a camada de ozônio, o que outorga caráter universal a esse convênio.

A decisão desse país do oceano Pacífico, que conquistou sua soberania em maio de 2002, faz que os tratados sobre essa matéria sejam os únicos que contam com a aceitação de todos os Estados membros da ONU.

Em opinião do Secretário Geral, o conseguido com esses instrumentos constitui um exemplo do que se pode conseguir a nível internacional com respeito a outros problemas multilaterais diligentes, em especial a mudança climática.

Disse que desde 1990 até o presente a eliminação gradual dos clorofluorcarbonetos (substâncias destruidoras da camada de ozônio) tem retardado em uns 12 anos o avanço da mudança climática.

Para Ban Ki-Moon a cooperação internacional nesta matéria constitui uma lição com vistas à conferência da ONU sobre mudança climática, a celebrar-se em dezembro na capital dinamarquesa.

O exemplo do Protocolo de Montreal mostra que não só é possível fazer frente aos principais problemas globais, senão que os benefícios financeiros e humanos superam invariavelmente o custo, apontou.

mgt/vc/bj










Nenhum comentário:

Postar um comentário