terça-feira, 22 de setembro de 2009

Presidente Manuel Zelaya regressou a Honduras


Escrito por Carmen Esquivel Sarría


Tegucigalpa, 21 set (Prensa Latina)

O presidente constitucional de Honduras, Manuel Zelaya, regressou hoje a Tegucigalpa e encontra-se na sede da ONU nesta capital, segundo informou seu assessor, Eduardo Reina.
"Podemos confirmar que o presidente Zelaya encontra-se aqui", disse Reina à cadeia de televisão Telesul.
A informação também foi confirmada pela vice-chanceler, Beatriz del Valle.
Milhares de hondurenhos estão chegando à sede da organização internacional em Tegucigalpa para dar as boas-vindas a seu presidente constitucional.
Zelaya foi retirado à força do país por militares golpistas no dia 28 de junho.
mgt/car/bj


EUA confirma volta de Zelaya a Honduras


Washington, 21 set (Prensa Latina)

Estados Unidos confirmou hoje o regresso do presidente Manuel Zelaya a Honduras, para retomar seu cargo, depois do golpe militar perpetrado em junho.
Sabemos que Zelaya está em seu país, em que lugar exatamente desconhecemos. Estamos tratando de possuir mais detalhes, manifestou o porta-voz do Departamento de Estado, Ian Kelly.
Nossa embaixada verifica informes para conhecer a situação, manifestou o servidor público.
Zelaya informou nesta segunda-feira que nas próximas horas iniciará em Tegucigalpa um processo de diálogo para restabelecer o fio constitucional quebrantado pelo golpe de Estado.
Em declarações telefônicas à rede multinacional Telesur, o presidente confirmou que se encontra na capital hondurenha para cumprir a vontade do povo.
rc/rob/bj


Resistência em seu 86° dia de protestos antigolpistas em Honduras


Tegucigalpa, 21 set (Prensa Latina)

As forças populares de Honduras realizam hoje seu 86° dia consecutivo de luta contra o golpe militar de 28 de junho e pela restituição da ordem constitucional e do presidente Manuel Zelaya.
A Frente Nacional contra o golpe de Estado acordou ontem novas manifestações populares em todo o país, numa reunião no Sindicato de Trabalhadores da Indústria de Bebidas e Similares (STIBYS, por sua sigla em espanhol).
Decidimos manter a resistência nas ruas, pacífica, mas ativa, e as mobilizações nos 18 estados do país, afirmou o coordenador geral da Frente, Juan Barahona.
Recordou que na próxima quarta-feira Zelaya falará diante da Assembléia Geral das Nações Unidas como o presidente legítimo da nação, fato que descreveu como confirmação do repúdio mundial ao golpe militar.
Acrescentou que a Frente fará, durante os três primeiros dias da semana, marchas para confirmar o que todo mundo sabe: a rejeição dos hondurenhos aqueles que usurparam o poder pela força das armas.
Barahona assinalou que nesta segunda-feira os membros da resistência se concentrarão no Instituto Central Vicente Cáceres, o maior de Honduras, onde professores e estudantes se somarão para uma marcha na capital.
Acrescentou que nesse lugar os organismos de direitos humanos apresentarão denúncias de violações a essas garantias contra alunos e educadores desse centro de estudos.
Israel Salinas, secretário geral da Federação Unitária de Trabalhadores, explicou que durante uma visita de dirigentes da Frente pelo norte deste território puderam constatar a fortaleza da resistência.
Não há dúvidas de que os golpistas estão acurralados, disse ao reiterar denúncias de treinamentos de soldados e policiais hondurenhos pelos militares de Israel.
Salinas e o dirigente camponês Rafael Alegría pontualizaram que as lutas populares continuarão depois da restituição de Zelaya para se conseguir uma assembléia constituinte "para refundar Honduras".
Durante o ato, dirigentes de base informaram sobre a constituição das organizações da Frente em várias aldeias, comunidades e municípios, como parte do fortalecimento da resistência popular antigolpista.
lgo/rl/bj

Nenhum comentário:

Postar um comentário