quinta-feira, 11 de março de 2010

ALADI:

Integração deve ser parte de estratégia de desenvolvimento

Havana, 10 mar (Prensa Latina) A integração econômica na América Latina e as Caribe deve contar hoje com uma visão de longo alcance e fazer parte da estratégia de desenvolvimento nacional, segundo um experiente da ALADI.

Na opinião de Fernando Suárez, da Associação Latino-americana de Integração (ALADI), é necessário na região, também, impulsionar a facilitação do comércio e favorecer o auge de investimentos conjuntas que propiciem o desenvolvimento.

O especialista, que participou em um recente evento internacional de economistas efetuado no Palácio de Convenções de Havana, também considera muito importante nesse objetivo incentivar a cooperação no terreno social.

De acordo com Suárez, o impacto negativo da crise econômica na região provocou uma forte contração das exportações globais ante a queda da demanda externa.

Os preços de seus principais produtos básicos caíram em 2008, depois recuperaram-se ligeiramente em 2009, mas continuam deprimidos, assinalou.

O comércio intra-regional, que se expandiu um 24 por cento anual antecipadamente à crise, se reduziu 29,8 em 2009.

Isto ocorreu pela merma de 146 mil 107 milhões de dólares no montante do comércio, a segunda maior queda na área desde 1983.

O impacto da crise acarretou, também, o deterioramento das condições sociais e o incremento da pobreza, que trepou a nove milhões de pessoas como resultado da debacle.

ocs/rs/bj

Nenhum comentário:

Postar um comentário