Integração deve ser parte de estratégia de desenvolvimento
Havana, 10 mar (Prensa Latina) A integração econômica na América Latina e as Caribe deve contar hoje com uma visão de longo alcance e fazer parte da estratégia de desenvolvimento nacional, segundo um experiente da ALADI.
Na opinião de Fernando Suárez, da Associação Latino-americana de Integração (ALADI), é necessário na região, também, impulsionar a facilitação do comércio e favorecer o auge de investimentos conjuntas que propiciem o desenvolvimento.
O especialista, que participou em um recente evento internacional de economistas efetuado no Palácio de Convenções de Havana, também considera muito importante nesse objetivo incentivar a cooperação no terreno social.
De acordo com Suárez, o impacto negativo da crise econômica na região provocou uma forte contração das exportações globais ante a queda da demanda externa.
Os preços de seus principais produtos básicos caíram em 2008, depois recuperaram-se ligeiramente em 2009, mas continuam deprimidos, assinalou.
O comércio intra-regional, que se expandiu um 24 por cento anual antecipadamente à crise, se reduziu 29,8 em 2009.
Isto ocorreu pela merma de 146 mil 107 milhões de dólares no montante do comércio, a segunda maior queda na área desde 1983.
O impacto da crise acarretou, também, o deterioramento das condições sociais e o incremento da pobreza, que trepou a nove milhões de pessoas como resultado da debacle.
ocs/rs/bj
Criada em Goiás associação de solidariedade a Cuba
-
*Thaís Falone, vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) |
Foto:Vinícius Schmidt Santos *
Por Sturt Silva
No último dia 23 de fevereiro, foi...
Há 6 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário