segunda-feira, 14 de novembro de 2011

VI ENCONTRO CONTINENTAL DE SOLIDARIDADE COM CUBA

VI ENCONTRO CONTINENTAL DE SOLIDARIDADE COM CUBA

De 6 a 9 de outubro de 2011

“A América deve promover tudo o que as aproxime e abominar tudo o que as separe”
                                                                                                                                  José Martí


DECLARAÇÃO DE MEXICO

No marco do bicentenário da independência dos povos latino-americanos e inspirados nos mais nobres y sagrados ideais daqueles que com seu exemplo e sacrifício deram-lhes pátria a toda nossa América; convencidos da obra revolucionária desenvolvida pelo heróico povo da República de Cuba demonstrado durante mais de 50 anos, com seu exemplo de resistência, conquistas y sacrifícios.
Os representantes, personalidades da cultura e líderes políticos e da opinião que nos têm acompanhado, entre os que se distinguem, Stella Calloni, Ricardo Alarcón, Tomás Borges, Manuel Zelaya, Rodrigo Cabezas,Anthony Carter, Carlos Payán, Justino Di Celmo, entre muitos; participantes todos no VI Encontro Continental de solidariedade com Cuba, provenientes da Argentina, Barbados, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Curaçao, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Guiana, Granada, Haiti, Honduras, Jamaica, Martinica, México, Nicarágua, Panamá, Peru, Porto Rico, República Dominicana, República Bolivariana da Venezuela, Trinidad e Tobago e Uruguai; reunidos na cidade do México nos dias 6 a 9 de outubro.

DECLARAMOS:



1 -  REAFIRMAR nossa inabalável solidariedade com a Revolução Cubana e ratificar nosso compromisso inquebrável de defender junto ao seu povo a independência, soberania e autodeterminação da ilha.

2 -  CONDENAR  o genocida e ilegal bloqueio imposto á Cuba pelos Estados Unidos da América e denunciar veementemente a continuidade da política agressiva, seletiva e discriminatória da atual administração norte-americana, que não só fere ao povo cubano, senão que viola também as relações normais do livre comércio e o direito internacional, em franca agressão ao outros países pelo seu caráter extraterritorial. 

3 – DENUNCIAR a aberta política de ingerência da atual administração norte-americana, que ao igual que as precedentes, persistem no seu afã de criar uma contra-revolução internas com o marcado propósito de derrotar á Revolução Cubana, para o qual se aprovam cifras milionárias dirigidas a financiar os seus mercenários e apátridas na Cuba.

4–PERSEVERAR na exigência pela imediata e incondicional liberação dos Cinco antiterroristas cubanos que cumprem injustas condenas em cárceres do império, a vez que repudiamos firmemente a violação das mais elementares normas éticas e princípios  jurídicos com que a máfia cubano-americana, o sistema judiciário e o governo dos Estados Unidos tem manipulado seus processos legais, quebrantando abertamente  os postulados da própria Constituição norte-americana.

5. DENUNCIAR á absurda, cruel e irresponsável decisão ditada pela juíza Joan Lenard, que obriga a René González, um dos Cinco Heróis cubanos que acaba de cumprir sua injusta condena, a permanecer os próximos três anos em liberdade supervisionada, no ambiente hostil, de violência e terrorismo da cidade de Miami, pelo que responsabilizamos ao governo dos Estados Unidos de qualquer agressão que poderia sofrer.

6. DEMANDAR ao governo dos Estados Unidos para que julgue e castigue aos terroristas que residem no seu território. No caso específico de Luis Posada Carriles; autor de atos criminais como a explosão de um avião da cubana em pleno vôo que cobrou a vida de 73 pessoas inocentes e a ação terrorista que provocou a morte do jovem italiano Fabio Di Celmo, apoiamos a demanda de extradição apresentada pelo governo da República Bolivariana da Venezuela.

7. REJEITAR que o governo dos Estados Unidos se adjudique o direito de elaborar listas de países patrocinadores do terrorismo, dentro das quais tem incluso a Cuba, buscando assim desacreditar ao seu governo e continuar justificando sua política genocida do Bloqueio. O verdadeiro promotor do terrorismo no mundo é o governo dos Estados Unidos.

8. EXIGIR á administração de Obama por fim á política cruel e inumana da Lei de "Ajuste Cubano" que tanta dor tem causado nas  famílias cubanas ao estimular as saídas ilegais, em franca violação  dos acordos migratórios promovidos por Cuba e assinados por ambos os países. 

9. DENUNCIAR a manipulação distorcida da realidade cubana e o incremento das campanhas de desprestigio y subversão, levadas a cabo pelas  transnacionais da desinformação; com o marcado propósito de tergiversar e enganar a opinião pública nacional e internacional favorecendo os interesses imperialistas e suas práticas de ingerência da soberania nacional.

10. APOIAR a política do Governo e do Partido Comunista  de Cuba aprovada no seu VI Congresso e defender o processo de atualização e de reordenação da economia e a sociedade cubana que se leva a cabo na ilha, com o compromisso de manter irreversível o caráter socialista da sua Revolução.

11. RATIFICAR nosso apoio e solidariedade com todas as causas justas e nobres que lutam pelo melhoramento das condiciones econômicas, políticas y sociais a nível mundial; assim como condenamos a política agressiva e expansionista do imperialismo nas distintas áreas geográficas do planeta.

12. COMEMORAR a constituição da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos que terá lugar nos dias 2 e 3 de dezembro próximo, na Venezuela, como expressão do aprofundamento da unidade e integração para a emancipação do nosso continente.



13. EXIGIR a devolução ao povo cubano do território ilegalmente ocupado pelos Estados Unidos em Guantánamo, enclave utilizado como centro de  torturas e cárcere contra prisioneiros estrangeiros. 

14. SUBSCREVER os acordos resolutivos e planos de ação que foram recolhidos nas relatorias de cada uma das comissões, que se convertem em ferramentas de trabalho permanente para o labor do Movimento Continental de Solidariedade com Cuba.

15. COMPROMETEMOS-NOS a divulgar em nossos respectivos países de origem, os resultados alcançados neste transcendental evento e fazer-los chegar ao povo cubano e sua Revolução, como mostra da vontade e compromisso do movimento de solidariedade em nossa América e o Caribe com o heróico povo dessa ilha.

16. PARABENIZAR E AGRADECER ao Movimento Mexicano de Solidariedade com Cuba pelo acolhimento e a organização deste significativo encontro dos povos, onde nos encontramos para alcançar um maior nível de coordenação, fortalecimento e compromisso com a causa da Revolução Cubana.

                                              



Entregue na cidade do México, Distrito Federal, no dia 9 do mês de outubro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário