segunda-feira, 14 de novembro de 2011

VI Encontro Continental de Solidariedade com Cuba

VI Encontro Continental de Solidariedade com Cuba
México, D.F. 08 de outubro de 2011.

Relatório e propostas da Mesa II
“A Batalha pela Liberação dos 05 Heróis prisioneiros do Império”.

Países participantes na mesa:

El Salvador
Costa Rica
Honduras
Venezuela
Equador
Canadá
Estados Unidos
Uruguai
Cuba
Chile
Porto Rico
México


RELATÓRIO

 
El Salvador.
Jornadas no mês de setembro pela liberação dos 05.
Mostras fotográficas em diferentes cidades onde tem Comitê de Solidariedade.
Programas de rádio.
Concentração massiva frente á Embaixada Norte-Americana (aproximadamente 3.000 pessoas)
Encontro de jovens convocada pela Frente Farabundo Martí com o tema da situação dos 05 heróis do império.

Costa Rica.
Mês de setembro jornadas com show, atos culturais, distribuição de panfletos, campanha de assinaturas.

Honduras.
O Comitê pela liberação dos 05 da Associação Honduras Cuba:
Organizou jornadas no mês de setembro. Plantão frente á Embaixada Norte-Americana, a qual foi reprimida. Foram utilizados meios alternativos similares usados quando o golpe de Estado.
Tem logrado influir nos veículos de comunicação levando materiais informativos sobre a situação dos 05 heróis.
Tem se aproximado dos professores de ciências sociais, advogados e juristas explicando e dando informação.

Venezuela
Os veículos de difusão do Estado mantêm o tema vigente em todos os canais de rádio e televisão e imprensa escrita.
Tem se colocado grandes e chamativos outdoors para denunciar a injusta situação dos 05 heróis, principalmente na cidade de Maracaibo, nas mãos da oposição.
Envio de postais e campanha de 90.000 mil assinaturas pela liberação dos 05.
Envio de matérias ao New York Times e Washington Post denunciando o viciado processo jurídico ao que se há submetido aos cinco heróis.
Realizou-se um ato cultural dedicado aos nossos heróis com presença do Ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Nicolás Maduro.


Equador.
Cumprimenta e parabeniza ao comitê organizador e expõe que a juventude revolucionária do Equador depois de uma visita a Cuba, iniciou este ano o trabalho de difusão sobre os 05 heróis prisioneiros do Império. 
Realizou uma campanha de difusão no mês de setembro nas cidades de Guayaquil e Quito com uma coletiva de imprensa, campanha de assinaturas, utilizando as redes sociais e de porta em porta, assim também com alunos de ensino meio.
Através dos contatos nos veículos privados de comunicação lograram inserir notas informativas.  Realizaram eventos culturais nos municípios. 
Proximamente se realizará um “Quadrangular de Beisebol” vinculando-lo ao tema dos 05 e a realidade cubana.
Realizou-se uma noite cultural em frente ao Consulado na cidade de Guayaquil.

Canadá.
Realizaram em Vancouver e outras cidades, noites cultural em frente ao Consulado dos Estados Unidos fazendo pronunciamentos e lemas.
Realizam difusão através de panfletos, cartazes e broches sobre a injusta situação dos 05 heróis.

Estados Unidos
A colega do Partido Socialista dos Trabalhadores dos Estados Unidos informou que mantêm uma rede nacional pela liberação dos 05 difundindo o processo legal e informando sobre as mobilizações que se realizam no país
Explica que a situação política e económica dos Estados Unidos têm gerado um movimento de resistência contra os abusos do sistema legal que afetam os latinos; as greves patronais para romper sindicatos que tem jogado á rua milhares de trabalhadores, as leis contra os estudantes que tem provocado que saiam á rua em grandes manifestações e nelas, têm se aproveitado para difundir a causa dos 05.
Frente ao Capitólio tem se manifestado a classe trabalhadora pela liberação dos 05.
Os companheiros Pastores pela Paz, mencionaram que a caravana número 23, visitará  130 cidades e ira expor o tema dos 05 e as experiências nos Estados Unidos, das mobilizações dos líderes sociais como os indígenas y os imigrantes que também tem-se mobilizado em nossa causa.

Uruguai
Participaram membros da comissão nacional de organizações sociais, leu-se um cumprimento do comitê dos 05, realizam campanhas de coleta de assinaturas em apoio á liberação dos 05 e eventos massivos em diferentes praças públicas.

Cuba
A colega Elizabeth Palmeiro, esposa de Ramón Labañino, manifesta o respeito que ele ganhou dentro da prisão pelo comportamento e a sua dignidade, assim como pelo apoio expressado na correspondência que recebe de todos os povos do mundo. Expõe uma série de importantes propostas que se incluirão mais tarde.




Chile
Informou que existe uma mesa da Coordenadoria Internacional pela Liberação dos 05, ao qual podemos aproximar-nos para estabelecer um contato direto através dos meios eletrônicos, já que o intercâmbio é muito importante para enriquecer as ações que se empreendam.

Porto Rico
O comitê de solidariedade com Cuba de Porto Rico menciona que os dois países têm compartido momentos de estreita relação, e outros difíceis.
Explica que os Estados Unidos tem disfarçado a situação de Porto Rico como colônia tratando de enganar ao mundo. 
Tem-se somado á luta pela liberdade dos lutadores porto-riquenhos, aproveitando a campanha para liberação dos 05 heróis cubanos.  Com suas mobilizações tem logrado a liberação de vários lutadores porto-riquenhos. Como disse Tomas Borges: “há que duplicar os esforços, não deixar-nos cair, a vitória ao final será nossa”.

México
Intervieram por México: o representante do Movimento Mexicano de Solidariedade com Cuba (nível nacional) e representantes de Nayarit, Sinaloa, Chihuahua (nível estadual).
No México existem 32 comitês de solidariedade com Cuba, um por cada estado da República, e se realizam anualmente atividades pela liberação dos 05. Neste ano, no mês de setembro, a fundação Rosa de Luxemburgo e o governo do DF organizaram um foro sobre o tema dos 05, convidando a intelectuais e membros da Embaixada de Cuba no México.
Efetua-se um jejum de 24 horas em frente á Embaixada Norte-Americana.
Logrou-se que a Câmara de Deputados e Senadores se manifestasse e fizessem uma declaração contra o injusto processo ao qual tem submetido aos heróis cubanos.
O movimento Mexicano de Solidariedade com Cuba tem uma rede eletrônica de 34 mil destinatários aos quais se enviam informações sobre a situação atual dos 05 e as atividades que se realizam no país.
Além disso, se conta com uma página eletrônica sobre os 05 onde pode- se encontrar documentais, cartazes e outros materiais para reprodução.
Tem-se organizado tournées pelos estados que fazem fronteira com os Estados Unidos. Em Ciudad Juárez se colocaram cartazes na ponte internacional com lemas pela liberação dos 05.
Tem se efetuado encontros bilaterais em cidades fronteiriças com a participação de estudantes do ELAM, a Embaixada de Cuba, familiares dos 05 e a imprensa latina.
Também têm se realizado tournées pelo país, difundindo a situação.  Têm se realizado programas de rádio e TV nas cidades fronteiriças com difusão dentro dos Estados Unidos.

Resoluções:
·         Incrementar todas as ações de informação e denúncia da situação atual dos 05 colegas heróis, destacando-se o iminente perigo de segurança do companheiro René Gonzales Sehwerert. Fazer uma campanha de bombardeio informativo em todos os meios possíveis.
·         Enviar cartas a Obama, Hilary Clinton e ao Fiscal Geral dos Estados Unidos exigindo a liberação imediata dos heróis prisioneiros do Império, e o retorno á pátria do Companheiro René Gonzales Sehwerert. Exigindo que se respeitem seus direitos enquanto se faz realidade sua saída da prisão e possam ser visitados pelos seus familiares.
·         Enviar cartas aos filhos de Obama e á Sra. Obama, expressando a injusta situação das famílias dos 05.
·         Enfatizar em cada ação que se realize o risco que corre o companheiro René enquanto permaneça em território Norte-Americano pelas hostilidades dos grupos violentos contra-revolucionários 
·         Enviar aos nossos heróis irmãos, cartas, postais e informes das atividades realizadas em cada canto do mundo, para que seus captores saibam que não estão sozinhos, assim como também para que o mundo esteja pendente deles. Esta ação visa o fortalecimento da moral revolucionária dos colegas.
·         Utilizar todos os veículos de difusão massiva convencional: rádio, televisão, imprensa, incluindo as rádios comunitárias, emissoras culturais e contestatórias para dar a conhecer a situação dos prisioneiros do império.
·         Realizar foros, encontros, concentrações massivas, atos culturais em espaços públicos, frente a Consulados e Embaixadas com motivo de dar difusão e exigir a saída da prisão dos 04 heróis cubanos e o retorno de René Gonzales Sehwerert.
·         Utilizar os veículos eletrônicos de difusão, redes sociais, para manter a informação atualizada sobre a situação dos 05 e as atividades realizadas nas diferentes regiões do mundo.
·         Por todos os meios apoiar a mobilização da opinião pública Norte-Americana para que conheçam a situação de injustiça que se da no país, que prega o respeito aos direitos humanos e a luta contra o terrorismo, julgando e libertando a quem arriscando sua própria seguridade salvaram vidas humanas na sua pátria.
·         Influir para que os governos, os parlamentos, os intelectuais e representantes dos direitos humanos, prêmios novéis de cada um de nossos países, se pronunciem a favor da liberdade e a justiça dos 05 heróis prisioneiros do império e o retorno imediato a Cuba.
·         Elaborar e distribuir material impresso: Panfletos, folhetos, revistas, jornais, denunciando a política de dois gumes dos Estados Unidos com sua política terrorista de Estado, e castigando aos heróis que deram exemplo de ações de luta antiterrorista, evitando atos contra a vida do povo cubano.
·         Aproximar-se aos professores de ciências sociais, advogados e juristas, proporcionar e manter-los informados sobre a situação dos 05.
·         Vincular eventos esportivos e culturais á difusão e resposta da população para somar-se á campanha da liberação dos 05.
·         Melhorar a coordenação internacional sobre a luta pela liberação dos companheiros cubanos presos do Império.
·         Nas mobilizações de causas locais, informar sobre o caso dos 05.
·         Que neste encontro se recolham assinaturas de todos os assistentes e sejam enviadas de imediato a Obama.
·         Continuar com a campanha de assinaturas em nossas localidades e enviar-las ao governo Norte-Americano.
·         Realizar atividades simultâneas nas diferentes cidades do mundo pela liberação dos 05.
·         Realizar as mobilizações o dia 05 de cada mês, com o lema “05 pelos 05”
·         Continuar com as tournées, convidando personalidades e especialistas no tema dos 05 heróis cubanos prisioneiros do império nas cidades fronteiriças com os Estados Unidos tanto do lado mexicano como do canadense.
·         Continuar as tournée ao interior da República Mexicana e Canadá, com personalidades expertas no tema dos 5 heróis cubanos prisioneiros
·         Continuar com os encontros binacionais dos Estados Unidos e México em cidades fronteiriças.
·         Continuar com os programas nos meios de difusão nas cidades fronteiriças, que impactam também á população dos Estados Unidos.
·         Participação no 7° Colóquio sobre os 05 Heróis prisioneiros do Império que vai ser realizado de 16 a 20 de novembro do presente ano, na cidade de Holguin, Cuba.
·         Colocar cartazes -onde seja possível- exigindo a proteção da integridade do companheiro René Gonzales Sehwerert, denunciado o enlace de Obama com os grupos terroristas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário