terça-feira, 1 de maio de 2012

Primeiro de Maio de 2012


Comunicado Conjunto de Partidos Comunistas e Operários
Contra a exploração capitalista e as guerras imperialistas!
Pela derrubada do sistema capitalista!
Pelo poder operário-popular, o socialismo-comunismo! 

Trabalhadores de todo o mundo:

 
Os partidos comunistas e operários que assinam este manifesto por ocasião do Primeiro de Maio de 2012, que é de particular importância no momento que, em muitos países, os  trabalhadores experimentam as consequências da crise capitalista, as consequências das guerras e intervenções imperialistas, a intensificação da exploração capitalista. 
Nossa mensagem é clara: A classe operária possui a força de reverter a situação atual. Em todos os cantos do planeta, milhões devem gritar: Nenhum sacrifício por nossos exploradores. Pelo despertar, pela unidade e pela organização da classe em todas as partes. Pela luta da derrocada da política antipopular, para defender a vida da família operária da pobreza e do desemprego. Todos devem lutar por uma vida à altura de nosso trabalho e necessidades. Para que a classe trabalhadora se converta em força de poder.
Nossos partidos consideram que:
Em oposição às teorias burguesas e oportunistas, a realidade é que a classe operária não só não desapareceu como está se desenvolvendo e crescendo, em termos de quantidade e qualidade, como força básica de produção, independentemente das mudanças em sua estrutura e da composição devido às transformações no processo de produção causados pelo progresso tecnológico. A classe operária é a força motriz do desenvolvimento social e sua missão histórica é a abolição da propriedade privada sobre os meios de produção, da exploração do homem pelo homem, a eliminação total das classes. Não existe outra força social que possa desempenhar este papel.
Hoje, a realidade da crise econômica capitalista que se manifesta de forma sincronizada em vários países capitalistas, mais uma vez demonstra que o capitalismo, que está na etapa superior de seu desenvolvimento, a etapa imperialista, provoca sofrimento a milhões de trabalhadores em todo o mundo, gera pobreza e desemprego, padece de contradições incuráveis que se apresentam mediante crises cíclicas e guerras pela expansão da atividade comercial dos monopólios, divisão dos mercados, controle das fontes de riqueza.
A crise do capitalismo evidencia os limites históricos do sistema enquanto a classe operária, que não possui à sua disposição os meios de produção, é o “coveiro” do modo de produção capitalista. Este papel histórico revolucionário da classe operária requer sua organização em classe para si. A formação e o fortalecimento do Partido revolucionário são necessários para que a classe trabalhadora tome consciência de sua missão, para que estabeleça uma estratégia revolucionária, para que dirija a implacável luta de classes contra o capital.
A classe operária não pode obter êxito com a linha do “consenso social” e da “paz social”, segundo defendem as forças reformistas e oportunistas. Os muitos anos de experiência negativa demonstram que esta linha levou ao enfraquecimento do movimento sindical, o qual a socialdemocracia e as forças do oportunismo têm responsabilidade básica. Hoje em dia é necessário para o sustento do capitalismo que se desmantelem até as conquistas mais básicas obtidas nas décadas anteriores, como resultado da luta de classes a nível nacional e internacional.
A luta trabalhadora para impedir medidas antipopulares, por reivindicações e conquistas econômicas e sociais nas condições do capitalismo, não pode separar-se da luta pela sociedade socialista-comunista.
A luta por reivindicações econômicas, sociais e políticas, com base nas necessidades contemporâneas do povo e da classe operária, objetiva agrupar, concentrar e preparar as forças trabalhadoras para confrontações duras com o sistema de exploração. Não se restringe em ter algumas conquistas imediatas. A luta está vinculada à meta de derrotar a barbárie capitalista. A classe trabalhadora produz a riqueza e deve exigi-la na luta por seu próprio poder.
Este esforço se está levando a cabo em condições mais difíceis, devido à contrarrevolução na URSS e nos demais países da Europa Central e Leste, que levou, temporariamente, ao retrocesso do movimento, ao aumento das ilusões fomentadas pela burguesia de que o capitalismo é o “fim da história”. Depois de vinte anos, os impasses do capitalismo demonstram a necessidade e vigência do socialismo. Estudamos a experiência da construção socialista no século XX, sem sermos negativos e sem reduzirmos a nada sua contribuição positiva e insubstituível. Tentamos tirar conclusões que farão com que nossos partidos sejam mais capazes e que servirão como armas para os trabalhadores em todo o mundo, revitalizando sua consciência e crença no poder operário, no socialismo-comunismo.
Operárias e operários:
Trabalhadores de todo o mundo!
Rendemos homenagem ao Primeiro de Maio, aos sacrifícios, às lutas da classe trabalhadora mundial, enviando a todo o mundo uma mensagem militante de solidariedade nas manifestações da data. Comprometemo-nos a contribuir mais decisivamente na organização do proletariado e na luta de classe em nossos países, a nível regional e internacional, para derrotar o poder dos monopólios, para acabar com a barbárie capitalista, pelo socialismo.
Protestamos em todo o mundo contra a exploração capitalista, as guerras e as intervenções imperialistas em detrimento dos povos. Pelo direito de cada povo em escolher seu futuro sem a intervenção imperialista estrangeira.
Viva a classe operária mundial!

PROLETÁRIOS DE TODOS OS PAÍSES, UNÍ-VOS!

PADS, Argelia
Partido Comunista de Australia
Partido Comunista de Bangladesh
Partido Comunista Brasileño (PCB)
Nuevo Partido Comunista de Bretaña
Partido Comunista de Bulgaria
Partido Comunista en Dinamarca
Partido Comunista de los Pueblos de España
Partido Comunista Filipino – PKP–1930
Partido Comunista Unificado de Georgia
Partido Comunista de Grecia
Partido Comunista Obrero Húngaro
Partido Socialista de Letonia
Partido Comunista Libanés
Partido Comunista de Luxemburgo
Partido Comunista de México
Partido Comunista de los Países Bajos
Partido Comunista de Pakistán
Partido Comunista de la Federación Rusa
Partido Comunista Obrero de Rusia-Partido Revolucionario de los comunistas
Partido Comunista de la Unión Soviética
Partido de los Comunistas de Serbia
Partido Comunista Sirio
Partido Comunista de Turquía
Unión de los comunistas de Ucrania
Partido de los Trabajadores de Irlanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário