sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

QUÉM É YOANI SANCHEZ



Yoani Sánchez é graduada em filosofia e letras pela Universidade de Havana, especialista em literatura Latinoamericana. Tem atualmente 34 anos de idade.
Yoani Sánchez é a nova personalidade da oposição cubana, uma agente americana infiltrada  que tenta desestabilizar  o  Governo cubano.

O caso da blogueira Yoani Sánchez é um exemplo dos novos métodos de subversão que utiliza os inimigos para desacreditar ao  processo e ao governo cubano.
A fabricação da blogueira contrarevolucionária Yoani Sánchez tem como objetivo forjar novos líderes de opinião entre os mercenários cubanos, a serviço de uma potencia estrangeira.
O enfoque midiático de seu blog “Generación Y” é uma evidencia da intenção de inimigos da revolução de fomentar uma campanha  sobre a confrontação de gerações em Cuba.
A suposta violação dos direitos humanos, no caso da blogueira Yoani Sánchez, é uma manobra mais para acusar a Cuba ante a opinião pública internacional.
Yoani Sánchez é uma mostra de que em Cuba existe liberdade de expressão. É uma blogueira com opiniões opostas ao da revolução e seu blog não tem sido bloqueado nem fechado, se mantem circulando na internet e é parte de mais de 100 blogs que discorre sobre diversos temas  que conforman a blogosfera cubana.
Seu blog “Generación Y” é abertamente contrarevolucionário. Surgiu em abril de 2007 e se encontra hospedado em um servidor na Alemanha. O nome do Site é Desde Cuba (www.desdecuba.com/generaciony) e também se pode acessar a partir da revista c/r “Consenso”.
Tem relações com certas embaixadas européias em Havana e mantem estreitos vínculos com reconhecidos contrarevolucionários radicados no país, os quais mantem comprovadas relações com a representação diplomática dos Estados Unidos no País.
Está casada com o contrarevolucionário Reinaldo Escobar, que trabalha para a revista contrarevolucionária “Consenso” e também tem  m blog na internet.
Yoani Sánchez é o centro de um projeto midiático orquestrado contra a revolução cubana. É uma blogueira construída  de fora e desde o surgimento do seu blog “Generación Y” meios internacionais como o perióridco “El País” ,  “El Nuevo Herald” e a Agência espnhola EFE, se encarregam da sua promoção na Web.
Yoani Sánchez se declara apolítica e diz que sua intenção não é fazer pronunciamentos políticos. Sem dúvida, em seus trabalhos e em suas entrevistas que tem realizado tem afirmado que em Cuba é necessário uma mudança de sistema e uma reimplantação do capitalismo.
Yoani Sánchez diz também ser uma blogueira pacifista. Sem dúvida, vale assinalar que através do seu blog “generación Y”, Yoani tem incitado abertamente a violencia em Cuba.  Um exemplo é seu post incitando a uma noite  de duas facas longas  em Cuba e outro em que se entrusiasma com a agressão midiática organizada e dirigida pelo governo dos Estados Unidos e seus serviços de inteligencia contra a nação iraniana e de onde manifesta suas intenções de que em alguns anos “a onda verde cubana seja mais intensa”.
Yoani Sánchez alega ser vítima de uma intensa perseguição e sem dúvida existem fotografías e vídeos de como a jovem blogueira atualiza  seu blog , sem dificuldade, nos principais e mais centrais hotéis cubanos e de como tem sido entrevistada pelos correspondentes estrangeiros, nesses mesmos hotéis, em ambientes totalmente pacíficos.
Os prêmios outorgados a Yoani Sánchez constituem uma manipulação midiática para dar-lhe reconhecimento e fama, buscar sua legitimidade e chamar a atenção internacional como parte de uma campanha para fazer ver ante a opinião pública que em Cuba existe uma intelectualidade oposta à Revolução.
Em 2008 recebeu o premio Ortega e Gasset (15.000 euros), outorgado pelo periódico espanhol “El País”, em jornalismo digital. Esta decisão foi questionada por numerosos profissionais dos meios de imprensa internacionais ao considerar-se que a entidade e importancia da personalidade não estava em correspondencia com o nível, o profissionalismo e a seriedade do que faz a pessoa premiada.
Em abril de 2008, após apenas um ano de haver criado o blog “Generaciónm Y”, a Revista Time selecionou Yoani entre as 100 personalidades mais influentes do mundo. Nesta seleção Yoani Sánchez compartilhou espaço com figuras como Brat Pitt, Angelina Jolie,  Oprah Winfrey e Mia Farrow,  entre outros e com políticos como George W. Bush, Evo Morales, Hu Jintao e o Dalai Lama.
Yoani Sánchez também recebeu em 2008 o premio “Agustín Tamargo”, premio  que homenageia o periodista miamense que solicitou em uma rádio da Flórida uma licença de três dias para matar comunistas em Cuba
Foi  também selecionada em fevereiro de 2009 entre as 10 intelectuais mais influentes da América Latina, mediante uma sondagem realizada pela revista Foreing Polici. Resulta em um  paradoxo que a simples blogueira cubana Yoani Sánchez tenha ficado em 5º. Lugar, só antecedida por Gabriel Garcia Marques, Mário Vargas Llosa, Fidel Castro e José Saramago. Ademais, que figuras como Eduardo Galeano, Fernando Savater, Carlos Fuentes e Felipe Gonzalez tenham ficado em lugares posteriores a ela, na lista.
Recentemente Yoani Sánchez recebeu mensão no premio Maria Moors Cabot que outorga a Universidade  norteamericana de Colúmbia e que se considera o premio mais antigo do jornalismo internacional. Uma análise sincera dos demais premiados e dos anos de experiencia que acumulam no exercício do jornalismo indicam que a mensão outorgada a Yoani Sánchez não se justifica.
Os prêmios outorgados a Yoani Sánchez constituem uma maneira “límpida” de pagar-lhe pelos seus serviços e de outorgar-lhe legitimidade internacional.
Esta blogueira, admite que sua midiatização no Ocidente não é uma causalidade, mas se deve ao fato de ela quer instaurar um “capitalismo sui generis” em Cuba.

Yoani Sánchez goza de condições de vida materiais privilegiadas quando comparadas às da imensa maioria de seus compatriotas. Ela diz passar fome, mas  é frequentadora de restaurantes de primeiro nível.

A blogueira fez uma reportagem sobre “os 10 melhores restaurantes da renovada cozinha cubana” e descreve com muitos detalhes os suculentos cardápios propostos por um preço médio de “20 euros”, ou seja, o equivalente a um mês de salário em Cuba.

Desde que integrou o universo da dissidência, já foi retribuída com a quantia de 250 mil euros pelas múltiplas distinções que recebeu todas financeiramente remuneradas.

Jamais nenhuma pessoa se beneficiou de uma exposição midiática tão massiva e nem de um reconhecimento internacional de semelhante dimensão em tão pouco tempo.  

Yoani não tem nada de “jornalista independente”. Seus vínculos com o governo dos EUA, são amplamente conhecidos. O Wikileaks datado 9/4/09, o chefe da SINA, Jonathan Farrar, escreveu ao Departamento de Estado: “Pensamos que a jovem geração de dissidentes não tradicionais, como Yoani Sánchez, pode desempenhar papel em longo prazo em Cuba pós-Castro”. Ele ainda aconselha o governo dos EUA a aumentar os subsídios financeiros à blogueira “independente”.

Anualmente, o Departamento de Estado destina cerca de 20 milhões de dólares para incentivar a subversão contra o governo cubano. Nos últimos anos, boa parte deste “subsídio” é usada para apoiar “líderes” nas redes.

No Brasil, poucos conhecem a blogueira cubana e sua "militância", regiamente paga pelos EUA, com a falsa etiqueta de "defensora do direito de expressão. 

O jornal O Estado de São Paulo, a revista Veja, as Organizações Globo de rádio e TV, ou seja, o chamado PIG (Partido da Imprensa Golpista), são os quem estão divulgando a blogueira, os mesmos que estão há 9 anos fazendo papel de partido político, manipulando, mentindo e tentando derrubar o governo liderado pelo Partido dos Trabalhadores.

Blogueira Yoani Sánchez é colaboradora do Instituto Millenium financiado pelos grupos midiáticos Estado de São Paulo ( Abril e RBS, entre outras empresas);

Na página da entidade, Yoani Sánchez desfruta a companhia de articulistas como Reinaldo Azevedo, Ali Kamel, Merval Pereira, Marcelo Madureira e Carlos Alberto Di Franco, um dos integrantes mais ilustres da Opus Dei no Brasil

En noviembre 2012,  a Sociedade Interamericana de Imprensa a designou como vicepresidenta regional por Cuba da Comissão de Liberdade de Imprensa e Informação. Esta organização patronal, conhecida  por sua ativa participação na difusão de propaganda contrarevolucionária, desinformação e guerra suja da CIA contra governos progresistas, designou uma blogueira caluniosae a serviço da CIA como guardiã da liberdade de imprensa em Cuba.

Ainda que  “Generación Y” pudesse parecer um blog simples quanto ao seu discenso, uma análise mais profunda evidencia que não é um blog comum e corrente, desde o ponto de vista técnico.
O suporte técnico do blog, as sofisticadas ferramentas de administração e o serviço de personalização deste siftwarwe, evidenciam que por tras de “Generación Y” existe toda uma maquinaria que custeia estes serviços.
O Portal “Desde Cuba” donde se encontra alojado o blog de Yoani , utiliza o sistema Joomla, que é um sistema complexo de gerência de portais dinâmicos e sistema de gestão de conteúdos, cujos módulos só pode habilitar alguém com conhecimentos avançados em informática, que não é o caso de Yoani Sánchez, filósofa de profissão.
Ademais, seu blog tem versões em 18  idiomas e conta com recursos suficientes para a publicidade na Internet e para armazenar a memoria do site por um bom tempo.
O suporte técnico deste site oferece um serviço quase que exclusivo ao blog “Generación Y” e é do tipo ferramenta desenhada a mão e custa hoje no mercado,  centenas de milhares de dólares.
O blog possui também uma estratégia publicitária intencional que o proporciona tanto aos sistemas do Google como em outros meios digitais e tradicionais.
Como outro elemento tenhamos em conta que o registro do dominio do blog de Yoani Sánchez se faz através da empresa GoDaddy, que é uma das companhias que utiliza o Pentágono para a Ciberguerra.
Yoani Sánchez, desinforma, mente, tergiversa, oculta e como a SIP, actua em concordância com a agend  a agenda subversivaey desestabilizadora da CIA.

O caso da Blogueira Yoani Sánchez é um exemplo de como o financiamento e a prefabricação de uma “ciberdissidência” em Cuba forma parte de uma estratégia dos Estados Unidos  contra  Cuba, utilizando a  internet como mecanismo de intervenção política.
As mentiras de Yoani
    Entrevista a Obama e Raúl
Yoani Sánchez mantém estreita relação com a diplomacia estadunidense em Cuba, assim demostrou uma mensagem, classificada como secreta emitido pela SINA.
Em 2009, a imprensa ocidental propagandeou massivamente a entrevista que o presidente Barack Obama havia concedido a Yoani Sánchez, o que foi considerado um feito excepcional. À época, Yoani também havia afirmado haver mandado um questionário similar ao presidente cubano Raúl Castro e que este não havia se dignado a responder a sua solicitação. No entanto, os documentos confidenciais da Sina, publicados pelo Wikileaks, contradizem essas declarações.     
Na realidade, descobriu-se que foi um funcionário da representação diplomática estadunidense em Havana quem se encarregou de redigir as respostas para a dissidente e não o presidente Obama. Mais grave ainda, o Wikileaks revelou que Yoani, diferentemente de suas afirmações, jamais mandou um questionário a Raúl Castro. O chefe da Sina, Jonathan D. Farrar, confirmou essa realidade em uma mensagem ao Departamento de Estado: “Ela não esperava uma resposta dele [Raúl], pois confessou que nunca enviou [as perguntas] ao presidente cubano”.   
    A conta no twitter
Em seu perfil, Sánchez se apresenta do seguinte modo: “Blogueira, que conto a minha realidade em textos de 140 caracteres. ‘Twitto’ via SMS sem acesso à rede”.   Ela tem mais de 214 mil seguidores e apenas 32 deles residem em Cuba. Por seu lado, ela segue mais de 80 mil pessoas e resulta absolutamente impossível seguir essa quantidade de pessoas só por SMS. Um acesso diário à rede é indispensável para tanto.    
Uma análise dos dados da conta Twitter da blogueira cubana, revela que a partir de junho de 2010, Yoani se inscreveu para seguir mais de 200 contas Twitter diferentes por dia, com picos que podiam alcançar 700 contas em 24 horas. A menos que se passe horas inteiras do dia e da noite nisso,  resulta impossível inscrever-se em tantas contas em tão pouco tempo. Parece, então, que as assinaturas tenham sido geradas por meio de um robô.    
Do mesmo modo, descobre-se que cerca de 50 mil seguidores de Yoani são, na realidade, contas fantasmas ou inativas, que criam a ilusão de que a blogueira cubana goza de uma grande popularidade nas redes sociais. Com efeito, dos 214.063 seguidores da conta @yoanisanchez, 27.012 são “ovos” (perfis sem foto) e cerca de outros 20 mil revestem-se com características de contas fantasmas com uma atividade inexistente na rede.
Essa operação destinada a criar uma popularidade fictícia via Twitter é impossível de se realizar sem acesso a internet
    Suposto sequestro
Em 6 de novembro 2009, Yoany disse em seu blog que foi sequestrada pelo governo por 25 minutos e que sofreu “golpes e empurrões”, que colocaram um “joelho sobre o seu peito”, que a golpearam “nos rins e na cabeça” e que estava cheia de “marcas roxas”.
Três dias depois, ela convocou a imprensa internacional para denunciar o que lhe havia feito. Yoany só não esperava que essa imprensa, supostamente hostil a Cuba, pedisse para ver as tais marcas. Resumindo: não havia marca alguma. Yoani apareceu na coletiva sem qualquer traço de agressão no corpo, não soube explicar como as manchas sumiram num intervalo de 24 horas e não apresentou qualquer testemunha.
     “Show midiático” pelo acidente de Carromero

A blogueira diz que foi presa com seu marido, o jornalista Reinaldo Escobar, e outro blogueiro chamado Agustín Díaz,. Os três esperavam poder acompanhar a audiência como jornalistas, já que Yoani é colaboradora do jornal espanhol “El País” e Escobar é repórter do “Diário de Cuba”. O espanhol é acusado de ter causado a morte do ativista Oswaldo Payá em um acidente de carro. O mesmo Elizardo Sánchez, porta-voz da Comissão Cubana de Direitos Humanos e Reconciliação Nacional — acrescentou ao GLOBO que Yoani e Escobar não foram creditados pelo governo como repórteres que poderiam assistir à audiência de Carromero, por esso foram parados por os policias que tinha como objetivo deter ativistas que pudessem participar de manifestações relacionadas ao julgamento do espanhol.

Associação José Martí Bahia / Cebrapaz – Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz
ARTIGOS DE REFERÊNCIA SOBRE ESTE TEMA  - busque na web
“Yoani Sánchez”:   a filha de PRISMA” . Enrique  Ubieta Gómez.
“Si los blogs son terapéuticos”. Quién paga la terapia de Yoani Sánchez?”  Norelis Morales Aguilera.
“Cibercomando y ciberdissidentes, más de lo mismo”. Rosa Miranda Elizalde.
“Las omisiones de la bloguera de moda, Yoani Sánchez”  Gianni Miná.
“Yoani Sánchez: Romance a la polonesa?” M.H. Lagarde.
“De nuevo los medios españoles y Yoani Sánchez”.Antonio J. Anton.
“Sorprendida Yoani en plena faena mercenaria”. M. H. Lagarde.
“La corta noche de los cuchilos largos” .Yoani Sánchez.
“Yoani Sánchez: Del periodismo diudadano al terrorismo mediatico” Idelfonso González.
“Yoani Sánchez:  Del toque de sartén a los cuchilos largos”. M.H.Lagarde
“Yoani and company, banjo la presión del águila” M.H.Lagarde
“Quiém le paga a la “extraordinaria” mercenaria Yoani Sánchez” M.H. Lagarde
“Yoani Sánchez y la blogosfera color camuflage” M.H.Lagarde
“Usa Yoani iglesia en Santiago de Cuba para esparcir propaganda subversiva”. M.H.Lagarde
“Represedntantes de Yoani al borde del ataque de nervios”. M.H.Lagarde
“Las mentiras de Yoani Sánchez” M.H.Lagarde
“Iráne los llamados a la  subversión en Cuba” M.H.Lagarde
“Yoani Sánchez: Nostalgias polacas?” M.H.Lagarde


Nenhum comentário:

Postar um comentário