terça-feira, 29 de setembro de 2009

Resistência popular continuará em Honduras apesar do aumento da repressão

Tegucigalpa, 28 set (Prensa Latina) A resistência contra o golpe militar de Honduras e em demanda do restabelecimento da democracia continuará apesar do aumento da repressão, afirmou hoje um dos líderes do movimento popular.

O dirigente camponês Rafael Alegría sublinhou que a Frente Nacional contra o golpe de Estado prosseguirá sua luta pacífica nas ruas, amparado na Constituição do país.

Nossa legislação é clara e garante que todo cidadão pode se reunir com outro sem necessidade de pedir permissão a ninguém, disse.

A Frente baseia também sua luta no artigo três da Carta Magna, que estabelece que nenhuma pessoa deve obediência a um governo imposto pela força das armas.

Alegría condenou o fechamento dos dois únicos veículos de imprensa na capital com cobertura dos protestos populares, a Rádio Globo e o canal 36 da televisão, executado esta manhã pela Polícia e pelo Exército.

Querem ter o controle absoluto da informação, denunciou Alegría.

Ambos os meios foram ocupados pelas Forças Armadas no dia 28 de junho, quando militares encapuzados sequestraram o presidente desse país, Manuel Zelaya, e o transferiram em um avião para a Costa Rica.

Zelaya retornou de surpresa a Tegucigalpa no último dia 21 e pediu proteção à embaixada do Brasil, onde se encontra sitiado pelo Exército e pela Polícia junto a umas 100 pessoas, entre jornalistas nacionais e estrangeiros.

O dirigente da Frente Nacional qualificou de inconstitucional e ilegal um decreto do governo de facto que suspende as garantias constitucionais por 45 dias, o que ainda não foi considerado pelo Congresso, controlado pelos partidários do golpe militar.

Um decreto, ontem à noite, autorizou as Forças Armadas e a Polícia a dispersarem manifestações públicas, deterem pessoas e intervirem em meios de comunicação, quando considerem que alteram a ordem e a paz cidadã.

Alegría alertou que o país vive um momento delicado e não descartou que comecem as detenções dos dirigentes da Frente, em outra tentativa de deter a mobilização popular em demanda da restituição da ordem constitucional e de Zelaya.

A Frente acordou ontem, em uma assembleia, continuar a luta em todo o território a fim de conseguir esses objetivos e convocou para uma marcha na capital, com ponto de concentração em frente à Universidade Pedagógica Nacional Francisco Morazán.

lgo/rl/bj






Candidato presidencial em Honduras analisa saída das eleições

Tegucigalpa, 28 set (Prensa Latina) O candidato presidencial independente de Honduras, Carlos H. Reyes, anunciou hoje que analisa a saída das próximas eleições ante a carência de condições para sua realização.

Reyes e seus colaboradores chamaram respeitosamente aos demais aspirantes a postos de eleição popular nas eleições do 29 de novembro próximo opostos ao golpe militar "a tomar em consideração esta posição".

Em um comunicado divulgado nesta segunda-feira Reyes aponta que "qualquer diálogo prévio ao processo eleitoral de novembro tem que ter por premissa a restituição à Ordem Constitucional sem condições e de imediato".

Um diálogo somente para legitimar as eleições sem voltar à ordem constitucional é uma armadilha, acrescenta.

O texto, tudo indica, é anterior à decisão ontem à noite do governo interino de impor a suspensão de garantias por 45 dias e a clausura de Rádio Globo e o canal 36 de televisão executada esta manhã pelo exército e a polícia.

O melhor espaço para resolver o fundo desta crise é em uma Assembléia Nacional Constituinte que elabore uma nova Constituição que será um Pacto Social para sair do atraso e a dependência, aponta o documento.

Continuamos de maneira urgente - acrescenta- um processo de análise e consulta entre simpatizantes e estruturas organizativas para decidir o retiro da Candidatura do processo eleitoral de não ter restituição da Ordem Constitucional, porque para nós a Constituição NÃO é "pura baboseira".

Denuncia que os empresários golpistas em sua estratégia de legitimar-se para aprofundar o neoliberalismo e abortar a constituinte, qualificam o golpe de Estado do 28 de junho como "sucessão constitucional".

Fazem-no assim, para poder realizar as eleições do 29 de novembro como se aqui não tem passado nada, adverte.

Com as eleições - sublinha- pretendem não só legitimar o golpe de Estado, senão garantir a continuidade dos golpistas no poder, sepultar a Constituinte e baixar o perfil da Resistência.
mgt/rl/bj







Exigem da Europa postura firme contra golpistas hondurenhos

Bruxelas, 28 set (Prensa Latina) Centenas de filiados de organizações não governamentais internacionais cominaram hoje à União Européia (UE) a endurecer as sanções contra o governo interino de Honduras e a tomar clara distância do processo eleitoral nesse país.

O protesto levou-se a cabo justo quando se cumprem três meses do seqüestro, expulsão do presidente Manuel Zelaya por militares golpistas e a usurpação do poder por Roberto Micheletti, a quem a comunidade internacional exige a restituição da ordem constitucional nesse país centro-americano.

O secretário geral da Federação Internacional de Direitos Humanos (FIDH), Luis Guillermo Pérez, declarou durante um comício em frente à embaixada hondurenha em Bruxelas, que chegou a hora de que a UE assuma publicamente uma posição de rejeição às manobras eleitorais dos golpistas e adote represálias econômicas.

Seguidos de consignas de apoio ao deposto presidente hondurenho, Manuel Zelaya, os manifestantes exigiram uma postura firme às autoridades comunitárias para reclamar a Micheletti a volta do presidente constitucional ao poder.

Pérez acrescentou que a UE e Bélgica têm que expulsar ao embaixador de Tegucigalpa, quem foi acusado de se somar aos golpistas.

É inadmissível que continue em território europeu um interlocutor dessa natureza, Ramón Custodio tem que ser expulso, reiterou o dirigente da FIDH.

Denunciou igualmente que recebeu informações sobre pessoas lastimadas e humilhadas pelo governo de facto. A FIDH exigiu a Corte Penal Internacional uma investigação dos crimes perpetrados pelos golpistas em Honduras.

mgt/oda/bj







Espanha descarta reconhecimento a golpistas hondurenhos

Madri, 28 set (Prensa Latina) O ministro de Relações Exteriores, Miguel Angel Moratinos, afirmou hoje que Espanha descarta um reconhecimento ao governo interino de Honduras e continuará o respaldo ao deposto presidente constitucional, Manuel Zelaya.

Moratinos disse contudente em declarações à Rádio Nacional de seu país que não reconhecerão às autoridades interinas hondurenhas e prosseguirão os esforços para a volta de seu embaixador a essa nação centro-americana, convulsionada desde faz três meses, depois do seqüestro e expulsão de Zelaya.

Ao reafirmar a posição da Moncloa, o chanceler pontuou que fazem qüestão do restabelecimento da ordem constitucional com Zelaya como presidente, mas recusou intenções do governo espanhol de agudizar as tensões com o governo interino.

Explicou, contudo ante pronunciamentos o executivo golpista, que Espanha não rompeu as relações diplomáticas com Honduras, só "retirou e chamou a consultas a seu embaixador", depois da usurpação do poder por Roberto Micheletti, o 28 de junho último.

Madri figura entre um grupo de países latino-americanos e europeus que tentam mediar em uma solução à complicada situação que vive esse país, onde os setores populares exigem o regresso de seu presidente.

O diplomata criticou a negativa de Micheletti a negociar com a Organização de Estados Americanos e a proibição à entrada de uma missão de embaixadores com o objetivo de dispor um diálogo.

tgj/oda/bj










Concluem alegações da Argentina e Uruguai em Haia

Montevidéu, 28 set (Prensa Latina) Argentina e Uruguai fecham entre hoje e na quinta-feira a segunda rodada de alegações ante a corte Internacional de Justiça (CIJ) por suas discrepâncias sobre uma firma de celulosa junto a um rio fronteiriço.

Buenos Aires exporá seus argumentos durante segundas-feiras e terças-feiras, enquanto Montevidéu o fará quartas-feiras e quintas-feiras, dentro do "procedimento oral", o que deixará pronto o palco para que o tribunal de Haia emita seu veredicto, provavelmente em meados do próximo ano.

Esta etapa iniciou-se o 14 de setembro com as alegações da Argentina, segundo os quais o funcionamento da firma supõe uma "violação flagrante" do Estatuto do Rio o Uruguai (1975) e provocará danos irreparáveis" ao ecossistema desse limítrofe leito fluvial.

Na segunda-feira 21 foi o turno do Uruguai, que alegou ter dado conta a sua contraparte da localização da indústria, propriedade da finlandesa Botnia, e sustentou que esta funciona segundo os melhores estândares conservacionistas.

tgj/asg/bj










Cai apoio a reforma de saúde nos EUA

Washington, 28 set (Prensa Latina) Cerca de 41% dos estadunidenses apóiam a reforma da saúde apresentada pelo presidente Barack Obama, a cifra mais baixa desde que lançou-se o projeto, revelou hoje uma enquete.

Uma pesquisa da firma Rasmussen destacou que 56% dos entrevistados recusa a proposta, que daria cobertura médica aos 47 milhões de pessoas que carecem dela neste país.

A opinião sobre o tema segue linhas partidárias, enquanto 68% dos democratas respaldam a ideia, 71% dos republicanos criticam-na.

Scott Rasmussen, presidente da firma, comentou que a crescente oposição à reforma se deve a que 68% dos norte-americanos estima que têm bons seguros de saúde.

As mudanças no setor converteram-se na principal prioridade do presidente Barack Obama, mas a iniciativa encontra-se estancada no Congresso.

A bancada republicana fechou filas para impedir sua aprovação, com o argumento de que aumentará a cifras recorde o já de por se avultado déficit fiscal.

tgj/rob/bj










Cubanos na Guatemala festejam por aniversário dos CDR

Guatemala, 28 set (Prensa Latina) As missões de Cuba na Guatemala somaram-se à homenagem que hoje recebe na Ilha sua maior organização popular, os Comitês de Defesa da Revolução (CDR), ao cumprir 49 anos de existência.

Reunidos na embaixada cubana aqui, quem na Guatemala realizam trabalhos tanto diplomáticas como de colaboração e outros ramos celebraram em um dia qualificado como de extraordinária cubana porque é uma festa de todo o povo.

O embaixador, Omar Morales, referiu-se aos reptos mais imediatos que enfrenta seu país, encarados - disse- com a mesma confiança de sempre em seguir colhendo sucessos e do qual os CDR são uma mostra eloqüente.

Foi uma velada na qual integrantes da brigada médica, a cooperação esportiva, a missão de alfabetizadores com o método Eu, sim posso e da legação diplomática festejaram como cederistas.

O 28 de setembro de 1960 nasceu esta organização criada pelo líder da Revolução cubana, Fidel Castro, com o objetivo de aglutinar bairro por bairro a seus moradores em defesa das conquistas ameaçadas pelas agressões orquestradas nos Estados Unidos.

Com o passar do tempo os CDR ampliaram seu trabalho a outras esferas e converteram-se em pilar no apoio para a solução de problemas de todo tipo que afetam às comunidades, e cujo membros já soma mais de oito milhões.

tgj/jf/bj







Desenvolvem projeto para gerar energia eólica na Bolívia

La Paz, 28 set (Prensa Latina) A Empresa Nacional de Eletricidade (ENDE) da Bolívia desenvolve um projeto piloto para gerar energia eólica na região altiplanigráfica e espera instalar o modelo aerogerador antes que conclua no presente ano.

De acordo com o gerente geral dessa entidade, Rafael Alarcón, neste momento definem a localização específica onde colocarão o módulo.

O projeto terá uma capacidade de geração de cinco mega-watts e atualmente consideram-se várias opções de financiamento, tomando em conta que se trata de uma tecnologia relativamente custosa, indicou Alarcón ao jornal Cambio.

Produzir um mega-watt de energia eólica tem um custo aproximado de 2,5 milhões de dólares, portanto, sublinhou o empresário, para gerar cinco se requer um investimento próximo aos 12,5 milhões, sem incluir o custo do terreno onde será instalado o aerogerador.

O projeto tem como base a informação proporcionada por uma investigação conjunta entre o Vice-ministério de ramo e a Transportadora de Eletricidade SA (TDE), que identifica as zonas com grande potencial para gerar energia pela força do vento na Bolívia.

tgj/por/bj








Governo boliviano evitará plantações ilegais de coca

La Paz, 28 set (Prensa Latina) O governo boliviano anunciou que garantirá segurança no território indígena do Parque Nacional Isiboro Sécure (Tipnis), no departamento de Cochabamba, para evitar as plantações ilegais de coca.

Segundo o ministro de Governo, Alfredo Rada, citado hoje pelo jornal Cambio, nas próximas horas se sacará aos assentados no lugar com esse propósito.

No passado sábado, grupos de indígenas a etnia Yuracaré enfrentaram-se aos camponeses que avassalaram seu território, onde semeiam coca de maneira ilegal.

De acordo com a autoridade, essa disputa deixou um morto e três feridos.

Rada mencionou que há alguns detentos por esses fatos os quais serão entregues ao Ministério Público para que se lhes processe pelos delitos correspondentes.

"Não vamos tolerar que tenham assentamentos ilegais ou cultivos de coca proibidos nessa zona", acrescentou o ministro.

A possibilidade de um novo confronto no Tipnis continua vigente, já que os avassaladores pretendem manter no lugar com o uso de armas e artefatos dinamiteiros.

Por sua vez, o vice-ministro de Regime Interior, Marcos Farfán, manifestou que a presença de 65 policiais enviados ao lugar do conflito conseguiu apaziguar os ânimos de ambos bandos, mas os sembradores de coca ilegal mantêm uma atitude agressiva com o fim de amedrentar aos indígenas.

Farfán afirmou que os assentados pela força no parque nacional continuam alertas, apesar que o grupo de Yuracaré foi transferido a sua localidade de origem, onde permanecem protegidos pelos efetivos policiais enviados ao lugar.

O vice-ministro explicou que um indígena apareceu com uma ferida de bala, enquanto outros dois têm lesões causadas por uma arma branca.

tgj/por/bj










Vietnã doa três mil toneladas de arroz a Cuba

Havana, 28 set (Prensa Latina) Vietnã realizou hoje uma doação de três mil toneladas de arroz a Cuba, como mostra da amizade entre seus respectivos povos, partidos e governos.

Nguyen Minh Triet, presidente vietnamita, fez a entrega oficial ao vice-presidente do Conselho de ministros cubano Ricardo Cabrisas, depois de encabeçar ambos a assinatura de vários convênios de cooperação econômica e comercial.

Ademais, outras instituições de dita nação asiática doaram 500 televisores, 500 computadores, oito mil livros e 600 pares de calçado, no marco do IV Foro Empresarial Cuba-Vietnã.

Pouco antes, Cabrisas destacou o apoio incondicional do Vietnã a este território, depois do açoite de três furacões no passado ano, patentizado com a visita então da vice-presidenta Nguyen Thi Doan.

Esse país do sudeste asiático é o segundo sócio comercial de Cuba na Ásia, o máximo provedor de arroz e um importante subministrador de computadores, destacaram participantes neste quarto foro empresarial.

Entre os convênios subscritos nesta segunda-feira destacam vários acordos para desenvolver o cultivo de arroz na ilha caribenha, para ampliar a infra-estrutura vial e para potenciar a produção têxtil.

Minh Triet realiza uma visita oficial a este país e ontem reuniu-se com seu homólogo e anfitrião, Raúl Castro, quem impôs-lhe a Ordem José Martí, máxima distinção que outorga o Estado cubano.

lgo/cmv/bj










Destacam posição de Lugo a favor de unidade África-América

Asunción, 28 set (Prensa Latina) A união da África e América levará a uma saída mancomunada dos problemas similares que padecem ambas regiões, afirmou o presidente paraguaio, Fernando Lugo, na II cúpula América do Sul-África, concluída na Venezuela.

A agência IP paraguay destaca hoje a posição de Lugo em na cúpula de Ilha Margarita e reproduz o discurso em sua portada.

Em sua falação ante chefes de Estado e chanceleres de ambos continentes, sublinhou que foi no continente africano onde a fúria do colonialismo e a escravatura realizou seus piores malfeitorias contra a espécie humana.

"Os últimos cinco séculos unem-nos, a África e América Latina, na dor provocada pelas políticas coloniais e fazem-nos ressurgir na rebeldia e a esperança de que outra relação é possível, necessária e urgente entre nós", remarcou.

Recordou que muitos dos africanos trazidos a estas terras em seu confronto à escravatura "fermentaram as lutas de nossos próceres por nossas independências nacionais".

O fim deste flagelo, não chegou por razões altruístas, senão simplesmente porque a trata de africanos a partir de mediados do século XIX deixou já de ser um negócio próspero, ressaltou o presidente paraguaio.

Do mesmo modo, acrescentou, a ocupação das potências coloniais da época atomizou ao território africano, retardou o processo de sua independência e demorou seu desenvolvimento intelectual e humano, despojando de suas raízes e de sua acervo cultural.

Lugo enfatizou em que a situação pela que atravessa o continente africano é similar à da América Latina.

Isso, mais as fortes raízes comuns leva necessariamente a buscar uma saída conjunta, mancomunada aos problemas que enfrentamos, reiterou.

Este contexto, disse, põe-nos em uma "situação até de necessidade por uma luta conjunta a favor da vida e romper com ataduras que se nos impõem desde longínquos centros de poder, desde âmbitos financeiros e por aqueles que querem manter sua hegemonia na política internacional."

Para isso, disse, requeremos de políticas conjuntas, centradas em aspectos como a luta contra a pobreza, a discriminação de toda ordem, a recuperação do ambiente e a capacidade de investir em matéria de novas tecnologias em energias renováveis e as compartilhar.

"As velhas hegemonias mundiais se racharam e abrem-se espaços novos. Mas só a união da Africa e América do Sul nos dará o peso político e econômico suficiente para intervir nessas disputas."

"Retomemos nosso Sul, pois alguns Nortes, antes que indicadores de desenvolvimento, nos levaram à situação que sofremos, concluiu Lugo.

mgt/otf/bj










Raúl Castro recebe a presidente do Chipre

Havana, 28 set (Prensa Latina) O presidente de Cuba, Raúl Castro, recebeu hoje nesta capital a seu homólogo do Chipre, Dimitris Christofias, quem realiza uma visita oficial à nação caribenha.
Depois da cerimônia protocolar, efetuada no Palácio da Revolução, ambos presidentes sustentaram conversas.

Momentos antes, o dignatário cipriota rendeu homenagem ao Herói Nacional cubano, José Martí, ao depositar uma oferenda floral ante o busto do patriota no memorial erigido em sua memória na praça da Revolução.

A agenda de Christofias inclui nesta segunda-feira sua assistência à inauguração da embaixada da Chipre em Cuba, o qual, afirmou, contribuirá ao melhoramento ainda mais das relações entre os dois países.

mgt/dsa/bj








Comissão de Direitos Humanos mexicana revive caso de tortura

México, 28 set (Prensa Latina) A Comissão Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) do México emitiu hoje uma recomendação à Secretaria da Defesa Nacional (Sedena) por violações militares cometidas faz cinco meses em Cidade Juárez, Chihuahua.

Segundo essa instituição, várias pessoas presentes em um funeral em Villa Ahumada, localidade de Chihuahua -o estado mais violento do país-, em abril deste ano, resultaram golpeadas e ameaçadas.

Na recomendação, a Comissão solicitou o reparo do dano ocasionado aos agravados.

Também exigiu garantias para que as pessoas que sejam detentas nos operativos do Exército não sejam transferidas a instalações militares e não se utilizem estas como centros de detenção, retenção e tortura.

A CNDH pediu ademais uma investigação adequada sobre os delitos cometidos pelo pessoal militar e médico que interveio nos referidos fatos.

A Comissão solicitou dar a conhecer esta recomendação à Unidade de Inspeção e Controladoria Geral do Exército e Força Aérea Mexicana, para pesquisar ao pessoal do 76 Batalhão de Infantaria de Cidade Juárez, Chihuahua, que participou nas torturas.

El Universal recorda que oito dos detentos nessa localidade durante o funeral foram levados a instalações dos soldadoos para que confessassem ter cometido delitos de portar armas proibidas e traficar drogas.

Ali receberam golpes, choques elétricos e tentativas de asfixia com sacos de plástico no rosto. Fontes oficiais informaram que 24 horas após suas apreensões os levaram a disposição da autoridade ministerial.

Na queixa feita faz cinco meses e que ainda não recebe resposta, figura que pese a todas as violações que receberam os detentos, conseguiram mediante um amparo sua liberdade por falta de provas.

Desde então, a CNDH acreditou violações aos direitos à legalidade, à segurança jurídica, à integridade e à segurança pessoal, previstos na Constituição mexicana.

Documentou-se ademais detenção arbitrária, retenção ilegal, incomunicação e tortura, atribuídas a oficiais da Sedena.

lgo/ggr/bj









Comunistas franceses exigem retiro de tropas do Afeganistão

Paris, 28 set (Prensa Latina) O Partido Comunista Francês (PCF) exigiu aqui novamente o retiro das tropas do Afeganistão após o registro da morte acidental de quatro militares franceses nesse país asiático.

Em consonância com o grupo socialista, o PCF solicitou em um comunicado um debate no Parlamento a respeito.

Este acontecimento dramático questiona de novo a participação da França em uma guerra dos Estados Unidos e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), enquanto cada vez ouvem-se mais vozes dizerem que não há solução militar à crise afegã, indica o texto.

Os comunistas, assinalam no escrito que lamentam a morte de dezenas de franceses sem poder ver o princípio de uma saída desta situação trágica piorada a cada dia.

A França e seus sócios europeus devem tomar as iniciativas necessárias para redefinir a natureza de um compromisso internacional, sob a proteção das Nações Unidas, em favor da reconstrução, da segurança e da soberania para esse povo. Há urgência, acrescenta o PCF.

A presidência informou ontem a morte de três soldados no Afeganistão, e confirmou mais tarde o falecimento do quarto, somando 35 militares deste país caídos ali desde sua chegada em dezembro de 2001.

Por sua vez, o ministro de Relações Exteriores, Bernard Kouchner, insistiu hoje na necessidade de manter as tropas francesas nesse território apesar das perdas recentes.

tgj/mbz/bj








Brasil cresce como destino de exportações vietnamitas

Hanoi, 28 set (Prensa Latina) O Vietnã exportará pescado para o Brasil, que consentiu as inspeções sobre as condições higiênicas das granjas aquícolas deste país indochino, confirmaram hoje aqui fontes do setor.

Cerca de 60 empresas vietnamitas estão em condições de satisfazer a demanda potencial dos importadores brasileiros, estimada em 40 mil toneladas métricas de peixe-gato, informou o presidente do comitê encarregado das vendas do setor ao exterior, Duong Ngoc Minh, disse o cotidiano Tuoi Tre.

Por outra parte, informou-se que o primeiro embarque de fornos de vapor fabricados pelas indústrias pesadas Doosan Vina partiu para o país sul-americano.

O ônus, avaliado em 1,9 milhões de dólares saiu no último fim de semana do porto da zona econômica de Dung Quat, província central de Quang Ngai.

Encarregados por um projeto a companhia mista luso-brasileira EDP Brasil, os fornos foram produzidos com mais de quatro mil toneladas de materiais importados.

Fontes da empresa vietnamita indicaram que até julho de 2010 está previsto a manufatura de 6.200 toneladas desses sistemas de vapor para complementar o pedido.

tgj/sus/bj







Começa segmento de alto nível de fórum sobre desertificação

Buenos Aires, 28 set (Prensa Latina) A IX Conferência das Partes (CdP.9) da Convenção da ONU de Luta contra a Desertificação (CNULCD) entra hoje em sua segunda semana com o segmento de alto nível que trabalhará em três mesas redondas.

Ao menos 20 ministros e chefes de delegações dos 193 países partes da Convenção participam nesta etapa do fórum, iniciado nesta capital no dia 21, com cerca de 2.500 delegados.

A cerimônia de abertura, na qual não se descarta a presença da presidenta Cristina Fernández, será iniciada com discursos de boas-vindas do presidente da CdP.9, Homero Bibiloni, titular da Secretaria de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Argentina, e o secretário executivo da CNULD, Luc Gnacadja.

Os presidentes dos três comitês da Conferência (Exame da Aplicação da Convenção, Ciência e Tecnologia e do Plenário) apresentaram breves relatórios sobre o resultado de suas deliberações na semana passada, os quais serão seguidos de declarações dos grupos regionais e de interesses.

A Mesa Redonda Um começa na sessão da tarde sobre o tema Tendências mundiais da desertificação, da degradação das terras e da seca: vinculações com outros problemas e desafios para as autoridades e os interessados.

Amanhã, na jornada matutina, será celebrada a Mesa Redonda Dois sobre Desertificação e degradação das terras e mudança climática: que papel devem desempenhar as terras nas atuais negociações para a adoção de um novo regime climático em (a Conferência da ONU sobre Mudança Climática em dezembro em) Copenhague?.

Pela tarde, os ministros e chefes de delegações abordarão o tema Associações e instituições para combater a desertificação, a degradação da terra e a seca: a forma de melhorar, na Mesa Redonda Três, a qual seguirá uma cerimônia de clausura e uma roda de imprensa.

tgj/rmh/bj

Nenhum comentário:

Postar um comentário