sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Anunciam novos protestos em Honduras apesar do estado de sítio

.
Por Raimundo López, enviado especial

Tegucigalpa, 1 out (Prensa Latina) A Frente Nacional contra o golpe de Estado de Honduras anunciou a realização de novos protestos na capital do país apesar do estado de sítio de 45 dias decretado pelo governo de facto.

No interior do país, em cidades como San Pedro Sula e outras, as manifestações da resistência também prosseguem, de acordo com relatórios da direção dessa ampla aliança de forças populares.

Os relatórios do que acontece no restante da república são esporádicos, depois que a polícia e os militares fecharam, na última segunda-feira, a emissora Rádio Globo e o canal 36 da televisão.

O canal 36 continua fora do ar, mas a rádio iniciou transmissões por Internet num esforço de manter o povo informado, disse seu diretor, David Romero.

A Frente denunciou que a prolongada suspensão das garantias constitucionais tem o propósito de confinar em suas casas os membros da resistência, ao proibir suas marchas diárias.

Em um comunicado na segunda-feira, sublinhou que a população não se deixará intimidar e continuará a mobilização em demanda da restituição do estado de direito e do presidente Manuel Zelaya e pela convocação de uma constituinte.

Vamos seguir. O que querem é desmobilizar o povo, mas não conseguirão, disse ontem à noite à Prensa Latina o coordenador nacional da Frente, o líder sindical Juan Barahona.

Os membros da resistência concentraram na segunda-feira e na terça-feira nas proximidades da Universidade Pedagógica Nacional, onde foram cercados por um forte contingente policial, mas realizaram um plantão no lugar.

Nesta quarta-feira se congregaram em frente a Rádio Globo, rodeados por tropas do exército e da polícia antimotins, que finalmente os dispersaram com o lançamento de granadas lacrimogêneas.

Os opositores estrearam ontem à noite uma nova forma de expressar seu repúdio ao governo de facto, fazendo todo tipo de ruídos durante meia hora a partir das 10 da noite.

A ideia do "grande alvoroço" surgiu na cidade do norte Progresso, do estado de Yoro, explicou o jornalista Félix Molina, motorista do programa radial Resistência, representante da Frente.
lma/rl/bj






Condenam violações dos direitos humanos em Honduras

Genebra, 1 out (Prensa Latina) O Conselho de Direitos Humanos da ONU (CDH) condenou hoje com unanimidade as violações e humilhações cometidas em Honduras depois do golpe de Estado que em junho destituiu o presidente Manuel Zelaya.

Uma declaração votada nesta quinta-feira por todos os membros "condena energicamente as violações aos direitos humanos como consequência do golpe" e demanda a restauração da democracia no território hondurenho.

O documento recusa os excessos cometidos pelo governo de facto por causa da volta de Zelaya a essa nação centro-americana no dia 21 de setembro e pede o respeito incondicional às liberdades fundamentais.

Faz questão de que seja respeitada a integridade do presidente constitucional hondurenho, que desde seu regresso a Honduras permanece na embaixada do Brasil em Tegucigalpa.

A respeito, o CDH condena os atos de intimidação contra essa missão diplomática e manifesta sua solidariedade com a conduta da mesma ao proteger o governante, o qual considera coerente com o Direito Internacional.

Segundo o texto, as recentes violações de direitos civis em Honduras foram comprovadas por vários relatores especiais do CDH e por organismos da Organização dos Estados Americanos.

Faz questão de que a declaração aprovada por consenso nesta quinta-feira se una aos enormes esforços encaminhados para restaurar a democracia e o estado de direito nesse país.

Finalmente, solicita-se à Alta Comissionada para os Direitos Humanos da ONU, Navi Pillay, um relatório sobre as violações em Honduras desde o golpe de Estado que deverá ser apresentado diante da Assembleia Geral.

lgo/ls/bj







Zelaya critica declarações de embaixador estadunidense na OEA

Tegucigalpa, 1 out (Prensa Latina) O presidente constitucional de Honduras, Manuel Zelaya, criticou hoje as declarações do embaixador alterno dos Estados Unidos na OEA, Lewis Amselem, sobre sua volta ao país.

"As palavras do representante estadunidense na OEA foram pelo meno desafortunadas e grosseiras", afirmou Zelaya em uma entrevista telefônica concedida ao diário uruguaio O Observador.

Amselem tinha dito em uma reunião do Conselho Permanente do organismo hemisférico que o regresso de surpresa de Zelaya a Honduras foi uma decisão irresponsável e idiota.

O presidente legítimo, expulso de Honduras depois do golpe de Estado de 28 de junho, decidiu regressar em 21 de setembro a Tegucigalpa para buscar, mediante o diálogo, uma saída ao conflito.

Interrogado sobre o papel dos Estados Unidos na crise, Zelaya disse que "o que tem feito para o restabelecimento da democracia não tem sido suficiente".

O presidente, que encontra-se na embaixada do Brasil nesta capital, considerou pouco provável que o regime de facto de Roberto Micheletti assalte a sede para o retirar dali.

A sede encontra-se fortemente rodeada por efetivos militares e policiais por ordem dos golpistas, que reprimiram manifestantes concentrados em seus arredores e lançaram gases tóxicos contra a embaixada.

mgt/car/bj








Bolívia impulsiona lei contra o racismo

La Paz, 1 out (Prensa Latina) O Vice-ministério de Descolonização da Bolívia impulsiona a partir de hoje um anteprojeto de Lei contra o racismo e a discriminação, resultado de uma oficina internacional sobre o tema iniciado em setembro.

De acordo com a diretora de Luta Contra o Racismo, Mónica Rey, esse texto inclui as propostas dos movimentos sociais da nação sul-americana, que defendem os direitos fundamentais da pessoa junto a sua liberdade, dignidade e seu sentido de humanidade.

Rey anunciou que se prevê apresentar a proposta à Assembleia Legislativa Plurinacional, nome que adotará o Congresso em 2010.

O conteúdo da norma foi valorizado no fórum sobre temas de racismo, que permitiu selar um pacto entre a sociedade e o Governo boliviano para lutar contra a segregação.

Esse encontro, que contou com o apoio do Escritório do Alto Comissionado para Direitos Humanos da ONU, recolheu experiências de organizações locais com propostas inovadoras para a luta contra as práticas racistas.

lma/ga/bj







Nova China celebra 60° aniversário com mensagem de paz

Beijing, 1 out (Prensa Latina) A Nova China celebrou hoje o 60° aniversário de sua fundação com uma mensagem de paz ao mundo no meio de muita alegria pelos avanços desses anos e a segurança de um futuro melhor para seu povo.

A reafirmação de uma política de paz e desenvolvimento comum com todas as nações ressaltou no discurso do presidente Hu Jintao pronunciado diante das máximas autoridades do país e dezenas de milhares de participantes nos desfiles militar e popular convocados para a Praça Tian 'anmen.

A China continuará trabalhando com todos os povos para impulsionar a nobre causa da paz e do desenvolvimento e construir um mundo harmonioso e de prosperidade comum, assinalou o presidente.

Reiterou que o governo chinês seguirá realizando esforços pela reunificação pacífica da pátria, o quê qualifico de aspiração comum desta nação, já conseguida com a recuperação da soberania sobre os territórios de Hong Kong e Macao.

Hu agregou que também será impulsionado o desenvolvimento pacífico das relações entre ambos os lados do Estreito de Taiwán e chamou o povo a reforçar a unidade para construir uma sociedade socialista próspera, poderosa, democrática, civilizada e harmoniosa.

Esta celebração na praça Tian 'anmen teve entre suas atrações um desfile militar no qual foram exibidos mais de 50 tipos de armamento, a maioria pela primeira vez e todos de fabricação nacional.

Mísseis intercontinentais, veículos blindados, tanques de nova geração, radares, equipes de comunicação e naves não tripuladas confirmaram a capacidade defensiva do país para preservar as conquistas atingidas ao longo de sua milenar história, incluído o período posterior ao 1° de outubro de 1949.

O multicolorido desfile popular foi uma oportunidade para recordar e apreciar os avanços econômicos e científico-técnicos desta nação, que a partir de bases semifeudais e semicoloniais em apenas seis décadas se converteu na terceira economia do mundo.

Lucros na indústria espacial, transporte, educação, saúde, esportes e outros ramos contribuíram para um ambiente festivo que atingiu seu clímax neste dia, ainda que a capital chinesa como muitas outras zonas o desfrutavam há semanas com os ensaios das atividades programadas.

O compromisso de proteger o meio ambiente e a garantia de futuro representada por milhares de crianças também se fizeram presentes na praça.

Carros representativos da pluralidade étnica da China contribuíram com alegria e cor para os festejos como reafirmação de uma das mensagens reforçadas pelo presidente Hu em seu discurso: um povo dono de seu destino e unido superará todas as dificuldades e atingirá grandes sucessos.

A festa continuará na noite com um espetáculo de canto e danças e um outro de fogos de artifício superior em quantidade e qualidade ao dos jogos olímpicos, de acordo com os organizadores.

tgj/Lam/bj







Beijing celebra por toda China

Beijing, 1 out (Prensa Latina) Com uma alegria bem justificada, a capital chinesa está hoje em festa pelo 60° aniversário da fundação da República Popular - gente sorridente, bandeiras e adornos por todos os lados assim o anunciam.

O encontro é na Praça Tian 'anmen. Ali se concentrarão dezenas de milhares de pessoas para contribuir para o ambiente festivo que inundou a cidade desde o início dos ensaios das atividades para comemorar o nascimento da Nova China, em 1° de outubro de 1949.

Parecia que a Natureza se opunha à celebração. A noite da quarta-feira choveu em zonas de Beijing e outras próximas e até anunciou-se trovão e relâmpagos, mas tudo melhorou e a festa segue.

Um desfile militar que se avalia como o maior da história deste país é anunciado no programa que iniciará às 10:00 horas local. Naves da força aérea, armamento de avanço, incluídos tanques e veículos blindados, serão exibidos nesta ocasião, muitos pela primeira vez.

Primeiro uma parada militar diante das máximas autoridades do país, lideradas pelo presidente Hu Jintao, que pronunciará um discurso pela ocasião. Depois um desfile popular ao que se somarão dezenas de carros.

Dese de muito cedo, milhares de pessoas buscam se localizar em lugares que lhes permitam ao menos ver passar aos participantes nestes festejos, os quais permitirão visualizar seis décadas de avanços apreciáveis no crescente papel da China, tanto na economia mundial como na área internacional.

Assim, chega o momento de comprovar se os preparativos iniciados há meses funcionam na prática.

Mas o programa tem uma segunda parte. À noite haverá um espetáculo. Quase duas horas de dança, canto e outras manifestações artísticas com um espetáculo também de fogos de artifícios superior ao realizado em ocasião dos jogos olímpicos do ano passado.

Tudo isso precedido de uma mensagem pronunciada pelo premiê Wen Jiabao numa recepção pela comemoração:

Dentro de 40 anos, quando a Nova China celebrar o centenário de sua fundação, esta será próspera e civilizada, refletindo uma modernização socialista harmoniosa. Este aniversário toma-se como ponto de partida para isso.

lma/lam/bj







Começa na Venezuela encontro sobre violência contra a mulher

Caracas, 1 out (Prensa Latina) O III Encontro Nacional sobre violência contra a mulher começa hoje com cerca de 400 delegadas de várias instituições governamentais e não governamentais da Venezuela que atendem o tema.

A coordenadora geral do evento, Elida Aponte, valorizou a importante ação da Venezuela com a aprovação e aplicação da Lei sobre o Direito das Mulheres a uma Vida Livre de Violência. Desta forma, Elida Aponte destacou a criação dos Tribunais de Violência pelo Tribunal Supremo de Justiça e de outras medidas legislativas que favorecem às mulheres e defendem seus direitos.

De acordo com a também vice-ministra para a Transversalidade Política de Gênero, as 400 participantes trarão as experiências de suas regiões em matéria de prevenção e atenção da violência contra as mulheres e os mecanismos para sua erradicação.

Anunciou que aspiram a que em 2009 este encontro adquira categoria internacional em que participem todos os países integrantes da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (ALBA).

A ALBA está integrada por Antigua y Barbuda, Bolívia, Cuba, Dominica, Equador, Honduras, Nicarágua, San Vicente y las Granadinas e Venezuela.

lma/rsm/bj









Começa em Quito o X Fórum de Biarritz com delegados de 25 países

Quito, 1 out (Prensa Latina) O X Fórum de Biarritz começa hoje nesta capital, com o objetivo de analisar o estado das relações entre Europa e América Latina e a participação de delegados de 25 países, incluindo presidentes e ex-presidentes, parlamentares e prefeitos.

Na sessão de abertura no Teatro Nacional, prevêem-se os discursos do Prefeito de Quito, Augusto Barrera, o de Biarritz (França), Didier Borotra, bem como dos presidentes do Equador, Rafael Correa, e do Paraguai, Fernando Lugo.

Neste ano os debates serão efetuados no capitalino Centro de Convenções Eugenio Espejo e se referirão aos efeitos sociais da crise econômica e financeira mundial, ao acesso à água, às novas tecnologias e ao desenvolvimento social. Também serão tratados temas sobre a restauração dos centros históricos e a renovação urbana.

Desde o ano 2000 celebra-se anualmente o Fórum de Biarritz como um palco privilegiado de intercâmbios e reflexões entre responsáveis políticos, econômicos, universitários e comunicadores da Europa e América Latina, para fortalecer relações entre ambos os continentes.

O Fórum, criado pelo Centro de Management Europa América Latina e da cidade de Biarritz, veio se consolidando com o tempo. Sua presença interinstitucional situa-se na linha dos mais representativos intercâmbios entre as duas regiões.

Segundo os organizadores, está prevista nesta edição, a participação dos ex-presidentes: Alejandro Toledo (Peru), Armando Calderón (El Salvador), Carlos Mesa (Bolívia), Ernesto Samper (Colômbia), Rodrigo Borja, Gustavo Noboa e Osvaldo Hurtado (Equador).

Também se espera os ex-presidentes Juan Carlos Wasmosy (Paraguai), Martín Torrijos (Panamá), Rodrigo Carazo (Costa Rica), e Vinicio Cerezo (Guatemala), todos que participam no tema Diálogo intergeracional: uma janela aberta sobre o futuro.

Em edições anteriores assistiram os presidentes em exercício de República Dominicana, Colômbia, Chile, Guatemala e México, bem como ex-presidentes do Chile, Costa Rica, Bolívia, Guatemala, Equador, Colômbia, Portugal, Peru e Brasil.

lma/prl/bj








Anunciam nova aliança política no Iraque

Bagdá, 1 out (Prensa Latina) Uma nova aliança de partidos iraquianos foi anunciada hoje nesta capital, presidida pelo premiê Nuri Al Maliki, a qual irá como plataforma política às eleições legislativas de janeiro.

A coalizão integram-na quatro dezenas de organizações das doutrinas chiítas e sunitas, além de curdos e cristãos, informaram meios de comunicação televisivos.

Al Maliki manifestou, da superprotegida Zona Verde em Bagdá, que a nova plataforma estará a serviço do povo e sua intenção é conformar um Estado, independente e federal, a fim de garantir a liberdade, justiça e igualdade dos iraquianos, noticiou a tevê Al Iraquiya.

Esta nação árabe foi invadida e ocupada em 2003 por tropas estrangeiras, encabeçadas pelos Estados Unidos, e desde então padece as consequências de uma guerra interna que deixou já mais de um milhão de civis mortos e outros milhares de feridos e mutilados.

A denominada Coalizão do Estado de Direito surge poucas semanas após se ter constituído a Aliança Nacional Iraquiana (ANI), dirigida pelo ex-premiê Ibrahim ao Yafari, e da qual se afastou o partido Dawa, que representa o premiê iraquiano.

Entre outros grupos, a ANI está composta pelo influente Conselho Supremo Islâmico do Iraque e os seguidores do clérigo Moqtada Sader, que opõe-se à presença militar estrangeira no Iraque.

Nas próximas eleições legislativas, programadas para janeiro de 2010, será eleito um novo governo para os próximos quatro anos e prevê-se uma forte disputa pela tomada do poder, afirmam observadores.

tgj/jcd/bj







Presidente de Zâmbia conclui visita a Cuba

Havana, 1 out (Prensa Latina) O presidente de Zâmbia, Rupiah Bwezani Banda, concluiu hoje uma visita de três dias a Cuba, durante a qual dialogou com seu homólogo Raúl Castro.

Bwezani Banda foi recebido pela vice chanceler Ana Teresita González no aeroporto internacional José Martí, nas redondezas desta capital.

Durante sua estância na nação caribenha, o mandatário rendeu homenagem ao Herói Nacional cubano, José Martí, e aos próceres africanos.

E distinguiu ao líder da Revolução cubana, Fidel Castro, com a Ordem da Águia de Zâmbia em primeiro grau, a que foi entregue a Raúl Castro. Como parte de uma agenda intensa, o governante percorreu lugares de interesse social, econômico e cientista, como os Laboratórios Biológicos Farmacêuticos (LABIOFAM).

mgt/ro/bj









Morrem nove civis em ataque aéreo dos EUA no Afeganistão

Cabul, 1 out (Prensa Latina) Pelo menos uma dezena de civis perderam a vida durante um ataque da aviação dos Estados Unidos no território ocidental afegão, comunicaram hoje fontes civis e militares.
Entre os mortos ontem à noite figuram um pecuarista, sua esposa e quatro crianças, informou aos meios informativos o chefe tribal afegão, Ghulam Mohammad Khan.

Khan explicou que o bombardeio a uma edificação matou à família afegã e três convidados.

O exército dos Estados Unidos alegou que forças terrestres eram atacadas do interior de um complexo e que solicitaram apoio aéreo.

Enquanto, a Força Internacional de Assistência à Segurança (ISAF), sob comando da OTAN, indicou que pesquisa a morte de civis em um bombardeio de sua aviação no território sul afegão.

Segundo um comunicado, um avião da ISAF lançou na terça-feira passada uma bomba sobre um edifício no distrito de Nad Ali, na província de Helmand, após um intenso combate livrado com supostos insurgentes.

De acordo com essa versão, depois do confronto receberam-se informações que a bomba lançada por essa aeronave destruiu o edifício e que várias pessoas morreram entre elas mulheres e crianças. A ISAF admitiu também que brindou assistência médica a vários civis feridos.

As mortes de civis em ações bélicas da ISAF e Estados Unidos são objeto de duras controvérsias nos últimos anos, e o Governo afegão qualificou-a no passado de inaceitáveis.

No dia 4 de setembro, a aviação da ISAF causou a morte de 90 civis ao bombardear dois caminhões cisterna capturados pelos rebeldes afegãos na província norte de Kunduz.
Estatísticas da ONU estimam que mil 500 civis afegãos perderam a vida entre janeiro e agosto de 2009, vítimas dos ataques dos Estados Unidos e a OTAN e os antigovernamentais.

Mais de dois mil 118 civis morreram devido o conflito em 2008, quase 40 por cento mais que em 2007.

tgj/mne/bj








Chegará a Cuba chanceler de Emirados Árabes Unidos

Havana, 1 out (Prensa Latina) O ministro de Assuntos Exteriores dos Emirados Árabes Unidos, Abdullah Bin Zayed Al Nahyan, chegará hoje a Cuba para realizar uma visita oficial, anunciou a imprensa nacional.

Convidado pelo chanceler cubano, Bruno Rodríguez Parrilla, Al Nahyan sustentará conversas com seu homólogo e anfitrião desta ilha caribenha.

Também, de acordo com o programa previsto, percorrerá lugares de interesse histórico e cultural.

tgj/dsa/bj








Cuba e Oriente Médio dão mostras de solidariedade recíprocas

Ulisses Canales, enviado especial

Damasco, 1 out (Prensa Latina) Cuba ratificou hoje aqui sua defesa histórica e invariável do direito dos povos do Meio Oriente à resistência frente à ocupação israelense, e recebeu emotivas mostras de solidariedade frente à hostilidade norte-americana.

Ao inaugurar o primeiro encontro regional de solidariedade com a nação caribenha, que se realiza no complexo turístico-sindical Sahara, nas redondezas de Damasco, delegados de Cuba e de organizações políticas e sociais árabes trocaram o apoio e a amizade.

O presidente da Associação de Amizade Sírio-Cuba, Osama Adi, destacou a importância do caráter revolucionário da reunião pela presença, junto a representantes cubanos, de membros de agrupamentos da resistência síria, libanesa e palestina.

Além de destacar a fortaleza dos vínculos de amizade entre Damasco e Havana, Adi enalteceu a unidade revolucionária e a irmandade de cubanos e árabes “além de iranianos- na luta contra "a hegemonia e agressão do imperialismo".

O também membro do Comitê Regional do Partido Baas (dirigente) expressou a vontade de levar os laços com a ilha "ao mais alto nível em todas as esferas", o qual recebeu um amplo aplauso de mais de uma centena de ativistas solidários com Cuba.

Por sua vez, Kenia Serrano, presidenta do Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP), agradeceu as manifestações de respaldo e recordou que desde seu mesmo início, em 1959, a Revolução de seu país se alinhou com as causas mais nobres e progressistas.

"Defendemos o direito dos povos a resistir e lutar contra a ocupação estrangeira", destacou Serrano, ao reivindicar a criação de um Estado palestino independente com capital em Jerusalém Leste e a volta das centenas de milhares de palestinos deslocados por Israel.

Recordou que o governo cubano rompeu relações diplomáticas com Israel em 1973 em protesto pelos ataques contra os palestinos e reafirmou- "não as retomará até que cessem essas agressões".

Assim, expressou sua convicção de que a diversidade na solidariedade com Cuba beneficiará ao evento que concluirá manhã com um pronunciamento unânime de condenação ao bloqueio econômico imposto a essa ilha pelo governo dos Estados Unidos.

Espera-se que o encontro de solidariedade também reclame a libertação de cinco antiterroristas cubanos presos nos Estados Unidos.

Serrano apontou que sete em cada 10 cubanos nasceram sob a aplicação da medida punitiva norte-americana e, por outro lado, ressaltou a capacidade de resistência de seu povo.

Com respeito aos cinco antiterroristas presos há mais de 11 anos em território estadunidense, destacou que são símbolo de todos nós, mas também em cada um deles estão os prisioneiros palestinos, os do Golán sírio e os saharauies em cárceres de Israel e Marrocos".

tgj/Ucl/bj







Governo boliviano garantirá soberania em região amazônica

La Paz, 1 out (Prensa Latina) O ministro da Presidência de Bolívia, Juan Ramón Quintana, assegurou que o Governo sentará plena soberania no próximo ano nas fronteiras da Amazonia para fortalecer seu desenvolvimento.

"Nosso propósito é desenvolver as regiões permanentemente esquecidas", disse Quintana ao intervir na celebração pelos 101 anos de criação da comunidade Remanso, no departamento do Beni.

Destcaou que a atual administração constrói soberania nessa região, onde funda novos povos para incrementar a população amazônica nos espaços interculturais que são a base territorial do novo Estado.

Remanso é uma comunidade dispersa localizada ao longo da bacia do rio Iténez, fronteira com Brasil, que junto com outras localidades como Cafetal, Porto Villazón, Andar Firme, San Simón e Tikin têm uma população aproximada de cinco mil habitantes.

Esses territórios enfrentam atualmente necessidades básicas que estão devidamente atendidas pelo Governo central, disse o ministro.

Durante a celebração, Quintana entregou um flamante quartel de Capitania Naval, construído com cerca de 50 mil dólares provenientes do Executivo.

tgj/por/bj








Desestimam renúncia de diretor de France Telecom apesar de suicídios

Paris, 1 out (Prensa Latina) A ministra francesa de Economia, Christine Lagarde, renovou hoje aqui sua confiança no presidente do operador telefônico France Telecom, Didier Lombard, para solucionar a crise desatada depois dos 24 suicídios acontecidos na empresa.

Sindicatos, socialistas, comunistas e o Novo Partido Anticapitalista (NPA) pediram a demissão do diretor depois da onda de mortes que envolve à companhia há 18 meses dos quais se culpa o stress trabalhista.

Em um comunicado emitido pelo Ministério de economia após um encontro de Lagarde com o diretor , a titular manifestou segurança de que surta efeito o plano de ação proposto pela assinatura para terminar a corrente macabra de mortes.

Medidas que incluem uma equipe reforçada de psicólogos a disposição de familiares e assalariados, a definição de um novo contrato social em acordo com os coletivos trabalhistas e as instâncias representativas do pessoal, entre outras.

Os sindicatos atribuem as mortes ao plano de restruturação de France Telecom e à pressão exercida sobre os trabalhadores aos quais lhes situam metas difíceis de atingir.

O último suicida, um empregado de 51 anos de idade de uma central telefônica situada na região de Alta Saboya (este), culpou o ambiente trabalhista existente por sua decisão, segundo explicou em uma carta deixada a sua esposa.

Os sindicatos do grupo telefônico que convocaram a uma paralisação nesta tarde quando serão inumados os restos de seu colega, entraram com uma ação jurídica por se colocar em perigo a vida dos trabalhadores.

France Telecom aplica uma política de mobilidade de quadros a cada três anos, em teia de julgamento atualmente por reconhecer-se como causa de muitas das mortes.
Depois deste último suicídio, Lombard anunciou que suspendia momentaneamente esta medida.

tgj/mbz/bj








Reitera FMI papel da China como locomotora de economias asiáticas

Beijing, 1 out (Prensa Latina) China será a locomotora que tirará os países asiáticos da recessão econômica apoiada em um crescimento de 8.5 por cento neste ano e do nove no próximo, previu hoje o FMI.

De acordo com um relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI) conhecido nesta capital, recentes indicadores apontam para uma recuperação na Ásia, encabeçada por um rápido avanço na China, que registrou uma expansão em seu produto interno bruto de 7.1 por cento no primeiro semestre do ano.
Acrescenta que o auge da região chegará na segunda metade do 2009, o que sentará as bases para um melhoramento moderado em 2010.

Entre as economias que também crescerão neste ano menciona a Índia, com 5.4 por cento, impulsionada, igualmente como China, por uma política de estímulo que aumenta a demanda interna.

Recorda que enquanto a Coréia do Sul e Cingapura caíram até atingir baixas de 25 por cento ao fechamento de 2008, China, Indonésia e Índia conseguiram escapar a uma severa recessão.

O FMI revisou à alta sua previsão de crescimento da economia mundial para o próximo ano a 3.1 por cento, de 2.5, e considerou que a recessão global "está terminando", critério questionado por especialistas.

tgj/Lam/bj








Indústria turística cubana destaca gastronomia de luxo

Havana, 1 out (Prensa Latina) Com a celebração da X Festa Internacional do Vinho no Hotel Nacional de Cuba, a indústria turística deste país destaca hoje uma gastronomia de luxo em sua espiral crescente de desenvolvimento sustentável.

Este encontro, já tradicional no fim de cada ano, é significativo para mostrar uma hoteleria e serviços dispostos a receber ao viajante mais exigente, sobretudo europeus, acostumados a acompanhar suas comidas com vinhos das melhores adegas do mundo.

Precisamente, nesta oportunidade, essa reunião vitivinícola terá a presença de vinhos do Chile, Espanha, França, Itália e outros países do 1 a 3 de outubro, no hotel insígnia da hoteleria desta nação, inaugurado em dezembro de 1930.

Oportunamente, o executivo de eventos do Hotel Nacional, Damián Fuentefría, mostrou sua satisfação pela continuidade do encontro, em que participam produtores, especialistas, distribuidores e consumidores com a finalidade de trocar experiências e participar em provas.

Esse também é momento para a apresentação de novos produtos, ou especialidades dispostas ao turismo desta Ilha que neste ano tem um crescimento acumulado em dita indústria do 2,9 de acordo com cifras oficiais.

Para esta oportunidade, a cifra fechada de 10 anos de festa do vinho é considerada pelos especialistas como um momento oportuno para revitalizar reuniões sobretudo do Clube de Sommelier (presentadores de vinhos) que começou suas funções profissionais desde 1995, também no Nacional.

Entre as adegas convidadas ao evento estão Investimentos Pucara S.A., Freixenet, Torres, Joan Sardá, e Adegas das Caraíbas, muitas delas fiéis em sua presença nesta reunião e cujos produtos há vários anos estão na maioria dos hotéis desta nação.

tgj/Rcg/bj








Representante ONU sai do Afeganistão

Nações Unidas, 1 out (Prensa Latina) Peter Galbraith conclui hoje seu desempenho como vice-representante especial de Nações Unidas para o Afeganistão, removido por contradizer a seu superior em torno das alegadas denúncias sobre fraude nas recentes eleições no país asiático.

Depois de duas semanas de versões sobre esse movimento, o servidor público norte-americano foi cessado nessa responsabilidade pelo secretário geral da ONU, Ban Ki-Moon, que deu a conhecer sua decisão através de seu porta-voz oficial, Michele Montas.

Galbraith enfrentou de maneira pública a opinião de seu chefe imediato em Cabul, o norueguês Kai Eide, quem no meio de crescentes sinais de irregularidades nas eleições do passado 20 de agosto, saudou a consulta como um grande sucesso dos afegãos.

No entanto, Galbraith exigiu à comissão eleitoral uma ampla recontagem de votos.

A declaração oficial sobre a demoção explica que Ban Ki-Moon determinou sua saída em interesse do trabalho da ONU no Afeganistão e expressou sua respaldo a Eide como titular da missão de Nações Unidas.

O mandato dos representantes da organização no Afeganistão está definido como um apoio ao governo desse país na realização das eleições e assistir às autoridades na reconstrução nacional, o combate à corrupção e outros objetivos.

Ao anunciar o cessar de Galbraith no cargo, o máximo responsável pela ONU agradeceu seu duro trabalho e dedicação profissional e elogiou sua importante contribuição ao trabalho da missão.

tgj/vc/bj








Paquistão nega acusações dos EUA sobre presença de Bin Laden

Islamabad, 1 out (Prensa Latina) Paquistão qualificou hoje de especulações sem fundamento as acusações feitas pelos Estados Unidos relativas à suposta presença de Osama bin Laden e de vários líderes do Talibã na cidade de Quetta.

Em declarações nesta quinta-feira ao canal de televisão Geo News, o porta-voz da chancelaria paquistanesa, Abdul Basit, disse que de ter alguma prova, Washington deveria entregar ao governo do Paquistão.

Basit saiu ao passo às declarações públicas feitas nesta quinta-feira pelo segundo chefe da embaixada dos Estados Unidos em Islamabad, Gerald Feierstein.

Segundo o diplomata, o líder da Al Qaeda, Osama bin Laden, e o mulá Omar, entre outros chefes afegões do Talibã, encontram-se escondidos nos subúrbios de Quetta, desde onde dirigem as operações contra as tropas de ocupação lideradas pelos Estados Unidos.

Quetta é a capital da província paquistanesa de Baluchistán, e está localizada cerca das fronteiras com Irã e Afeganistão.

tgj/nm/bj







Mais de 20 petroleiras interessadas na Faixa do Orinoco

Caracas, 1 out (Prensa Latina) Mais de 20 petroleiras aspiram à exploração do campo Carabobo na Faixa Petrolífera do Orinoco, informou hoje o ministério de Energia e Petróleo da Venezuela.

O ministro do ramo e presidente de Petróleos da Venezuela, (PDVSA), disse em nota de imprensa que se fixou o 12 de novembro de 2009 como a data para a entrega da versão final das condições e o 28 de janeiro de 2010 para a recepção das ofertas.

O projeto é parte do plano de desenvolvimento das reservas da Faixa Petrolífera do Orinoco, com 235 bilhões de barris de petróleo pesado e extra-pesado, das quais se têm certificado 93 bilhões.

Venezuela projeta, com participação de empresas mistas com firmas estrangeiras, levar a produção atual nessa região dos atuais 600 mil barris diários a 1,2 milhões de barris diários com investimentos superiores a 30 bilhões de dólares.

As empresas interessadas, segundo o informe são BP, de Reino Unido; Chevron, dos Estados Unidos; China National Petroleum Corporation, da China; Eni da Itália e Galp Energia S.G.P.S., S.A, de Portugal.

Também Inpex Corporation, Japan Oil Gás Metals National Corporation, JOGMEC e Mitsubishi Corporation do Japão; ONGC Videsh Limited, da Índia; Petrobras do Brasil; PC Venezuela Ltd. , de Malásia; Repsol, de Espanha e Shell de Holanda.

Também; Sinopec International Petroleum Exploration and Production Corporation, da China; StatoilHydro, da Noruega; Suelopetrol, da Venezuela; Total, da França e um consórcio de várias firmas da Rússia.

PDVSA anunciou que as condições do Projeto Carabobo serão equiparadas às do convênio assinado com a Federação Russa e outros acordos adiantados para o desenvolvimento conjunto de vários blocos.

Ramírez adiantou que uma vez culminados isso desenvolvimentos não se atribuirão novas áreas e PDVSA se concentrará no desenvolvimento destes blocos, com os quais se espera legar ao futuro a uma produção de 2,8 milhões de barris diários.

Para a extração petroleira a Faixa foi dividida em quatro áreas: Boyacá, Junín, Ayacucho e Carabobo, segmentados em 27 blocos de uns 500 quilômetros quadrados a cada um. Como resultado do atual processo de certificação se espera para 2010 que a Venezuela se converterá na primeira reserva mundial de hidrocarbonetos, com 316 bilhões de barris para deslocar a Arábia Saudita (264 bilhões de barris).

tgj/Ml/bj







Mais de 51 mil cubanos somam-se a organização universitária

Havana, 1 out (Prensa Latina) Mais de 51 mil jovens cubanos iniciaram hoje suas aulas como membros da Federação Estudantil Universitária (FEU), fundada o 20 de dezembro de 1922 pelo destacado revolucionário Julio Antonio Mella.

De acordo com a presidenta nacional da organização, Gladys Gutiérrez, esses educandos pertencem, de maneira voluntária, a um coletivo que agrupa, representa e faz valer os direitos conquistados pelos universitários desta ilha antilhana.

O apoio à reflorestamento do país e a vinculação aos programas de produção de alimentos, aparecem este curso escolar entre as principais tarefas colaterais de quem realizam estudos superiores.

A FEU é membro da Organização Continental Latino-americana e Caribenha de Estudantes (OCLAE) e da União Internacional de Estudantes (UIE).

tgj/dsa/bj









Evo Morales busca ponte de confiança entre setores sociais

La Paz, 1 out (Prensa Latina) O presidente boliviano, Evo Morales, destacou a importância de construir laços de confiança entre o Governo e setores empresariais, profissionais, meios, intelectuais e juventudes locais.

Segundo informa hoje o jornal Cambio, o chefe de Estado pediu durante uma cerimônia em La Paz que sua campanha eleitoral ponha ênfase nos departamentos de Beni e Santa Cruz, especialmente nas cidades, com a divulgação dos lucros do Executivo e o plano de gerenciamento para os seguintes anos.

Durante o encontro, ao que assistiram vários candidatos do Movimento Ao Socialismo (MAS) à futura Assembléia Legislativa Plurinacional, Morales se referiu a pesquisas eleitorais que minimizam a preferência popular dessa agrupação política.

Nesse sentido, disse que em base a experiências eleitorais passadas, no caso de seu partido teria que acrescentar a essas cifras uns 20 pontos.

Muitas pesquisas minimizam a presença do MAS e agrandam a preferência eleitoral para setores opositores", sublinhou.

Enfatizou que o atual gerenciamento governamental conseguiu sólidas relações com os movimentos sociais, trabalhistas e sindicais.

"E o setor que me falta para ter confiança é o da classe média, os profissionais das cidades", sublinhou o presidente.

Nesse sentido solicitou à ex-defensora do Povo e candidata à primeira senadora por La Paz do MAS, Ana María Romero, que o apóie desde o Senado para construir laços cordiais com empresários e intelectuais, com o fim de servir ao povo.

Durante a reunião, grupos de profissionais fizeram entrega de um simbólico Prêmio Nobel pela Paz ao presidente e atual candidato à reeleição presidencial.

tgj/por/bj

Nenhum comentário:

Postar um comentário