sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Apoiam na Venezuela denúncia sobre possível agressão colombiana

Caracas, 7 jan (Prensa Latina)


A Comissão de Política Exterior da Assembleia Nacional venezuelana apresenta hoje à plenária um comunicado de respaldo à denúncia do presidente Hugo Chávez sobre uma possível agressão colombiana a partir de argumentos fabricados.



De acordo com o chefe dessa instância parlamentar, Roy Daza, o texto saiu da primeira reunião do grupo de trabalho instalado ontem no início do período legislativo 2010.



Realizamos uma exaustiva análise em torno da situação política da Venezuela e seus vínculos com o contexto internacional, apontou.



Para Daza, a proposta de apoio à denúncia do estadista com segurança receberá amplo respaldo na plenária, onde os socialistas têm maioria absoluta.



Uma das prioridades discutidas na comissão foi a denúncia apresentada por Chávez no final do ano passado, quando assegurou ter provas de planos contra este país orquestrados no Estados Unidos utilizando a Colômbia como ponta de lança.



Segundo o presidente, Washington e Bogotá manejam a variante de semear evidências de um suposto apoio venezuelano à guerrilha das FARC, o que utilizariam como justificativa para lançar um ataque.



Estão preparando o que chamam um falso positivo. Não seria estranho que matem pessoas na Colômbia e as tragam para cá, as rodeiem de fuzis e propaganda em um acampamento improvisado e depois digam "aqui está o acampamento guerrilheiro na Venezuela", advertiu.



A propósito do tema, Chávez ratificou a postura de Caracas de não permitir efetivos armados estrangeiros em seu território.



Aclaro uma vez mais, nosso governo nem apoia nem permite, nem o fará, a presença de força armada alguma estranha que não seja a gloriosa Força Armada Bolivariana e seus grupamentos populares, expôs.



lgo/wmr/es

Nenhum comentário:

Postar um comentário