sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Comissão chinesa avaliará projeto para instalar satélite boliviano

La Paz, 7 jan (Prensa Latina)


Uma comissão chinesa chegará nos próximos dias à Bolívia para avançar em aspectos técnicos vinculados à transferência de tecnologia para a execução do projeto do satélite Tupac Katari.



Segundo o vice-ministro de Ciência e Tecnologia, Roger Carvajal, o grupo de trabalho está conformado por ao menos 18 técnicos e especialistas em telecomunicações da empresa Great Wall Industries Corporation (CGWIC) e permanecerá na nação andina do dia 10 ao dia 15 de janeiro.



Carvajal informou que a delegação do Estado asiático não somente analisará o tema das telecomunicações, senão também outros referidos a telemedicina e teleducação.



No próximo dia 31 de março deve ser assinado o contrato de construção, razão pela qual se deve concluir o projeto com todos os detalhes técnicos, dimensões, usos, capacidades e outros elementos que gerarão um só documento base, explicou o vice-ministro.



Por outra parte, o ministério de Obras Públicas informou que a delegação chinesa visitará a Estação Terrena da Guarda, no departamento de Santa Cruz.



Durante essa visita serão avaliadas as condições técnicas e de infra-estrutura para ver a possibilidade de utilizar instalações estatais de telecomunicações, como estação de Telemetria, Telecomando e Controle (TTyC) do futuro satélite.



Em janeiro de 2009 o presidente boliviano, Evo Morales, anunciou a possibilidade de instalar essa tecnologia na nação sul-americana, com vantagens para o acesso à comunicação como direito universal, o qual está aprovado na nova Constituição Política do Estado.



Segundo especialistas, depois da instalação do satélite, a Bolívia poupará 40 por cento em despesas pelo uso desse serviço, cujo valor econômico ascende a 10 milhões de dólares anuais.



As empresas que atualmente vendem à nação andina seus serviços de satelites são Intelsat, Eurotv, Hispasat, Argsat, Satmex, Sesnewskys.



lgo/por/es

Nenhum comentário:

Postar um comentário