domingo, 6 de junho de 2010

Prossegue Convenção de Solidariedade com Cuba no Brasil

Escrito por Camila Carduz

sábado, 05 de junio de 2010


05 de junio de 2010, 12:40Porto Alegre, 5 jun (Prensa Latina) A décima oitava Convenção Nacional de Solidariedade com Cuba no Brasil desenvolverá hoje, em seu segundo dia de sessões, uma apertada agenda sobre diversos temas relacionados com a ilha caribenha e reuniões de grupos de trabalho.

A jornada começará com uma atividade cultural a cargo do ator e cantor Zé dá Terreira, acompanhado do maracá, seu instrumento de percussão mais usado, para dar sequência ao painel ICAP (Instituto Cubano de Amizade com os Povos): 50 anos de luta, solidariedade e integração com os povos, com a participação do diretor do Acampamento Internacional Julio A. Mella, Juan Carlos Machado.


Na mesa também estarão os presidentes das associações culturais José Martí do Rio de Janeiro, Zuleide Faria de Melo, e de Santa Catarina, Edison Puente, bem como as coordenadoras do Núcleo de Estudos Cubanos (NESCUBA), María Auxiliadora César, e do Movimento Paulista de Solidariedade com Cuba, Vivian Mendes.


A sessão da tarde inicia com uma atividade cultural, realizada pelo intérprete de música latinoamericana Demetrio Xavier e o painel abordará A colaboração internacionalista da Revolução cubana: experiências em educação e saúde, na qual participarão o secretário do Conselho de Estado de Cuba, Homero Deita, e o reitor da Escola Latinoamericana de Medicana (ELAM), Juan Carrizo.


Assim mesmo, a representante da Direção Nacional da Associação Médica Nacional "Maíra Fachini", Maruan Hassan El Eis, médico brasileiro formado na ELAM, o membro do Comitê de Defesa da Revolução (CDR/Internacionalista), Afonso Magalhaes, e o representante da Associação de Pais e Alunos da ELAM, Alexander Corradi.


Posteriormente, os mais de 250 delegados se dividirão em grupos de trabalho sobre os temas A campanha midiática e o papel da imprensa alternativa, Portal Cuba Viva; Brigadas de Solidariedade; NESCUBA-Memória; Médicos/Estudantes/País; e Frentes Parlamentares.

A jornada fecha com a apresentação da Carta de Porto Alegre e do Plano de Ação definido nos Grupos de Trabalho, que será aprovado no domingo durante a cerimônia de fechamento da décima oitava Convenção Nacional, quando será definda a sede do encontro de 2011.


A primeira sessão da reunião acabou ontem à noite, com um recital do trovador cubano Vicente Feliú, e seu colega argentino Gabo Serqueira, que apresentou Canções Confidenciais, disco baseado no livro "Poemas Confidenciais", de Antonio Guerreiro, um dos cinco cubanos prisioneiros do império.
No ato, participaram também músicos do Grupo Trovas da Pátria Grande como Pedro Munhoz, Zé Martins e Leonardo Ribeiro. Além de interpretar canções revolucionárias, todos os artistas expressaram seu apoio à Revolução cubana.

lac/ale

Modificado el ( sábado, 05 de junio de 2010 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário