quinta-feira, 7 de abril de 2011

Cuba-EUA litígio (II): A aventura não da Brigada 2506 III

Por Reynaldo González Villalonga

gonzalezvillalonga@yahoo.es



Quando assumiu o cargo em janeiro de 1960, o democrata John F. presidência de Kennedy, dos Estados Unidos para a América Latina, destinadas a aplicar uma abordagem mais flexível, com uma doutrina ideológica chamada "revolução pacífica" com base no reformismo burguês.

No entanto, fiel aos princípios hegemônicos do império, o objetivo real era "para combater as idéias do comunismo" em seu quintal natural.



Esta era a prova da interacção histórica entre os democratas e republicanos, não houve diferença, dada a sua classe dominante, burguesa, mas principalmente na continuidade de sua política externa, quando a garantir o status do sistema imperial. Foi uma demonstração clara de que ambas as forças políticas que eram duas cabeças da águia mesmo predatória.



Tanto quanto Cuba está em causa, a política do novo governo foi caracterizado pela continuidade, já que desenvolveu e lançou planos mais agressivos do seu antecessor no poder, o general Dwight D. Eisenhower.



Em um contexto de Guerra Fria, desde início de 1959, o governo dos EUA considerou a Revolução Cubana como uma séria ameaça à segurança nacional e todo o hemisfério ocidental.



Isto foi confirmado em assumir a invasão do novo governo plano inicial armados da Ilha Esse plano foi denominado Operação Pluto, e era conhecido em detalhe por Kennedy, mesmo antes de subir ao poder.



Já em março de 1960, ordenou à CIA para organizar uma unidade paramilitar formada por exilados cubanos, inteligência e coordenar com elementos descontentes na ilha para facilitar a invasão proposta, porque se baseou em levantamentos populares deserções das Forças Armadas Revolucionárias.



Entre maio e julho de 1960 foram concentrando grupos contra-revolucionários que daria forma ao futuro da Brigada 2506. Nas montanhas da Guatemala, autorizado pelo presidente incondicional Idígoras Fuentes, TRAX iria definir a base de onde os oficiais instrutores EUA levaria a missão de treinamento para operações de guerrilha, após o desembarque na costa cubana.



Em fevereiro de 1961, presidente dos EUA, atribuídos quatro milhões de dólares de ajuda aos imigrantes cubanos estabeleceram no país a ser inscrito na invasão planejada.



O plano inicial para vir à terra na costa sul da antiga província de Las Villas, perto de Trinidad e outra no leste Imías havia sido descartada.



Seria, então, a Baía dos Porcos, na Playa Larga e Playa Girón, o novo cenário, em uma área pantanosa, atravessada por três vias. As forças invasoras estar saindo por mar, do porto nicaragüense de Cabezas, Tachito autorizado pelo ditador Somoza.



Em 20 de março daquele ano, o Departamento de Estado anunciou a criação do chamado "Conselho Revolucionário", com José Miró Cardona como presidente e, tendo estabelecido uma cabeça de ponte em solo cubano, que formam um "governo provisório" e procuraria intervenção militar dos EUA.



Brigada 2506, teria cerca de 200 mil homens, equipados com armas poderosas, composto de fuzis automáticos e automáticos, metralhadoras de diversos calibres, morteiros, bazucas, granadas de mão e outros meios.



Também teria oito aeronaves de transporte C-46 e seis C-54, 16 bombardeiros B-26, cinco M-41 tanques, jipes, caminhões, oito navios e sete embarcações de desembarque.



Mas esta máquina de guerra impressionante estava faltando o principal: a coragem moral e valentia, que tinha muita gente em uniforme a Cuba.



Durante o pouso planejado, o vôo da oferta e da protecção das forças invasoras continuaria, enquanto a infantaria e de artilharia, em princípio, tentar controlar a Península de Zapata, de Playa Girón Playa Larga, que iria resolver o beachhead alegado.



Como esperado, a partir dos aeroportos nos planos da América Central várias, camuflado com a insígnia da FAR, que, surpreendentemente, em 15 abril de 1961 bombardearam aeroportos em Liberty City Base de San Antonio de los Baños e do aeródromo Santiago de Cuba.



Durante o ato covarde foram destruídas várias aeronaves da Força Aérea, mas foram seletivos de combate T-33 e velho Sea Fury, pilotados por oficiais corajoso, nos céus da Baía dos Porcos abatidos três bombardeiros A-26, além de invadir a Barco de Houston e Rio Escondido.



Demitir os navios que transportavam a Brigada 2506 costa cubana título do ditador Somoza, histérica, exigiu: "Traga-me um par de fios da barba de Fidel Castro!"



Mas os sobreviventes da aventura falhou, os "cães de guerra" após a humilhante derrota em menos de 72 horas, voltam com o rabo entre as pernas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário