terça-feira, 18 de outubro de 2011

O documento acompanha a sentença do Tribunal da Consciência e pede que o caso dos Cinco seja abordado junto a organismos internacionais que tratam do tema

ACJM/RS – 15/10/2011

ACJM/RS encaminha à presidenta Dilma Roussef pedido para que o caso  dos “Cinco” antiterroristas cubanos seja incluído entre as preocupações do governo brasileiro sobre violações aos direitos humanos



Por: Vânia Barbosa - MTB 8927





  



Na sexta-feira (14), a presidenta Dilma Rousseff veio ao Rio Grande do Sul para participar, entre outras, da cerimônia de assinatura para adesão dos três estados do Sul ao Plano Brasil sem Miséria, que ocorreu no Teatro Dante Barone do Parlamento Gaúcho, com a presença de autoridades da Federação, como a Secretária Nacional de Direitos Humanos, Maria do Rosário Nunes e a Deputada Manuela D’Ávila, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal.
Na ocasião a assessoria de Dilma Roussef recebeu documentos encaminhados pela Associação Cultural José Marti, com o pedido para que fossem entregues à governante da Nação brasileira. Além da sentença do Tribunal da Consciência e do livro “Os Últimos Soldados da Guerra Fria”, do escritor Fernando Morais, foi entregue uma carta denunciando a forma contraditória e vergonhosa de governar dos sucessivos governos estadunidenses, na medida em que apresentam um discurso de combate ao terrorismo, enquanto penalizam os Cinco cubanos que atuavam neste sentido. O documento ressalta a proteção que o imperialismo dá aos terroristas cuja missão é a de atentar contra a soberania e o bem estar dos povos e, de forma mais escancarada, ao povo cubano.
Na carta também consta outra grave denúncia: a decisão absurda da juíza federal em Miami, Joan Lenard, que, pressionada pelo governo dos Estados Unidos condenou René González - um dos Cinco - a viver os próximos três anos em Miami, no que chamam de "liberdade supervisionada". Apesar de cumprir sua injusta sentença no último dia 7 de outubro e sair da prisão, René está obrigado a permanecer num ambiente violento e ameaçado pelo terrorismo que combateu. Também, ao ser posto em liberdade não pode ser recebido por sua mãe e sua esposa que tiveram os vistos negados para entrar nos EE. UU.
Destacando a sensibilidade e preocupação da Presidenta em relação aos direitos humanos, a ACJM/RS apela para que o caso dos “Cinco” e a sentença do Tribunal da Consciência sejam considerados e incluídos entre as preocupações do governo brasileiro sobre violações aos direitos humanos Também, que sejam discutidos pelos representantes do Brasil nos respectivos organismos internacionais que tratam do tema.
O presidente da Associação Cultural José Marti do Rio Grande do Sul, Ricardo Haesbaert, encaminhou documentação semelhante à da presidenta Dilma ao Ministério das Relações Exteriores, e entregou, em Brasília, no último dia 4 de outubro, à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e às Comissões de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário