terça-feira, 25 de setembro de 2012

X CONCURSO INTERNACIONAL DE ENSAIO “PENSAR CONTRA A CORRENTE”




Visando o reconhecimento e difusão do pensamento crítico sobre as problemáticas e desafios do mundo contemporâneo a partir de perspectivas de amplo sentido anticolonialista, anti-imperialista e emancipatório, o Ministério da Cultura de Cuba, o Instituto Cubano do Livro e a “Editorial de Ciencias Sociales” convocam à 10ª edição do Concurso Internacional de Ensaio Pensar Contra A Corrente.

Como uma alternativa ao silenciamento e a marginalização que afectam o pensamento emancipatório nos circuitos da reprodução hegemônica e da dominação social e intelectual, este prêmio visa contribuir para o desenvolvimento de ideias, análises e propostas ativas na área das Ciências Sociais e da cultura. Neste âmbito, convida-se à diversidade de abordagens e pontos de vista e o confronto com os fundamentos dos sistemas hegemônicos de pensamento.

1. Poderam participar autores de qualquer país com um ensaio inédito em Espanhol, Português, Inglês ou Francês (ou traduzido em qualquer uma dessas línguas), não pudendo ter sido comprometido para publicação ou ter ganhado prêmios noutros concursos.

2. O ensaio não deverá ter menos de 20 páginas ou exceder as 40. Uma página padronizada consiste de 1 800 caracteres (30 linhas de 60 caracteres cada), para um total permitido de 36 000 a 72 000 caracteres.

3. Não se aceitará mais duma obra por autor.

4. O ensaio deverá ser enviado antes do 27 de dezembro de 2012, em anexo (preferencialmente .rtf, embora também. doc., ou em arquivos de formatos abertos, como .odt), numa única cópia e numa única mensagem, devidamente identificada com o nome e o endereço atual do autor, bem como um breve resumo do seu currículo, para o endereço de e-mail: contracorriente@cubarte.cult.cu

O autor deve de receber confirmação do recebimento d o seu trabalho por parte da Seção do Concurso, notificando a participação do seu texto no concurso.


5. Um prestigiado júri internacional irá atribuir o prémio 'Pensar Contra A Corrente’, consistindo de 1 000 Euros e um diploma de acreditação. Outorgar-se-ão, ainda, outras menções consideradas relevantes pelo júri, não implicando, contudo, nenhuma remuneração monetária.

6. O júri atribuirá o prêmio especial "Uma espécie em perigo", com igual força e reconhecimento que “Pensar Contra A Corrente", para o ensaio que melhor aborde os perigos e consequências da crise ecológica gerada pelo modo capitalista de produção e/ou o texto que melhor aporte e analise propostas de soluções anticapitalistas.

7. A “Editorial de Ciencias Sociales” irá publicar um livro com os trabalhos premiados e as menções. O Instituto Cubano do Livro reserva-se o direito da primeira edição dos textos participantes, reserva válida por até um ano após o fechamento da convocatória.

8. A decisão do júri é final e se dará a conhecer em Havana em fevereiro de 2013, durante a Feira Internacional do Livro de Cuba.

9. A participação no concurso implica a aceitação destas regras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário