quinta-feira, 16 de maio de 2013

Fórum Pela Paz na Colômbia


Fórum Pela Paz na Colômbia
Justiça Social, Democracia e Soberania

24 a 26 de maio de 2013, Porto Alegre – Brasil

Porque um Fórum pela Paz na Colômbia? A Colômbia sofre um conflito que tem mais de cinquenta anos de existência. Originado por causas econômicas, sociais e políticas. Essas causas ainda perduram e com o passar dos anos têm feito do contexto colombiano uma realidade muito complexa. O conflito armado se desenvolve entre o Estado Colombiano e seus mercenários paramilitares em confronto com a insurgência armada – as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia Exército do Povo – FARC EP; o Exército de Libertação Nacional – ELN; e o Exército Popular de Libertação – EPL.
Dados das Nações Unidas e das organizações de direitos humanos denunciam o que a sociedade e suas organizações populares têm sofrido com muito rigor os efeitos violentos desse conflito armado. Mais de 60% das violações dos direitos sindicais acontece na Colômbia; há mais de cinco milhões de camponeses deslocados pela violência; há mais de sessenta mil pessoas desaparecidas; há mais de nove mil presos políticos e menos de 20% são combatentes insurgentes; a cada hora nove mulheres sofrem agressão sexual em decorrência do conflito; e muitas lideranças sociais, estudantis, de esquerda e populares têm sido assassinadas.
O conflito também afeta aos Estados de América Latina e a seus povos. Situação que se fez mais clara a partir da estrutura militar do Plano Colômbia e a presença militar dos Estados Unidos em território colombiano. Essas estruturas militares ainda estão vigentes e operando, o que ameaça a paz dos povos no continente, a soberania e suas construções democráticas.
Um momento histórico: O povo colombiano por vários anos tem feito esforços e exigido ao Estado colombiano e insurgência, a necessidade de dispor uma solução política para superar o conflito. Essas exigências e esforços parecem ter começado a dar frutos: no dia dezoito de outubro se deu inicio oficialmente aos diálogos de paz entre o governo da Colômbia e as FARC-EP, mas ainda não é suficiente. As organizações populares celebraram os passos dados nos caminhos da paz, mas deploram que esse processo aconteça fora do território colombiano; que se mantenham as confrontações armadas e que não se permita a participação com capacidade decisória às organizações da sociedade colombiana, que é a principal vítima.
O processo de paz tem muitos inimigos. Há setores militares, latifundiários e empresários da guerra que não querem a paz por médio do dialogo, que ainda acreditam que se pode derrotar militarmente à insurgência armada, sem importar quantas mortes e violações se faça no povo.
O atual momento é histórico porque este processo de paz mostra possibilidades reais de superar o conflito e abrir caminhos para a reconciliação. Mas precisará o apoio e a solidariedade internacional para que se permita a participação popular e para pressionar às partes – governo e Farc, a não romper os diálogos, e somente sair da mesa quando esteja assinada a paz.

www.forumpelapaznacolombia.blogspot.com
forumpelapazcolombia@gmail.com
Facebook: Paz Da´Colombia

Nenhum comentário:

Postar um comentário