sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Acusam companhia dos EUA de atentados no Paquistão

Islamabad, 30 out (Prensa Latina)

O líder da organização insurgente Tehreek-el-Taliban Pakistan (TTP), Hakimullah Mehsud, responsabilizou hoje à companhia militar privada estadunidense Blackwater do atentado de faz dois dias na cidade paquistanesa de Peshawar.
Citado nesta sexta-feira pelo jornal local The Nation, Meshud disse que se o Talibã pode realizar ataques em Islamabad e contra os quartéis do Exército, então não há de sentido atentar contra alvos civis.
Segundo o líder do TTP, que luta por implantar no Paquistão a interpretação radical do compendio de leis islâmicas ou sharia, Blackwater e os serviços de inteligência paquistanesa estão por trás das explosões em lugares públicos, para culpar aos rebeldes.
Nossa guerra é contra o governo e o exército, não contra o povo, declarou Meshud.
No atentado há dois dias em Peshawar, o mais recente na sangrenta lista de explosões e ataques suicidas que têm estremecido o país asiático nas últimas semanas, faleceram pelo menos 110 pessoas.
As autoridades locais culpam o TTP, e asseguram que os últimos atentados são em vingança pelos golpes encaixados durante a ofensiva lançada pelo Exército contra a região de Waziristã do Sul, onde se diz operam entre 10 mil e 15 mil rebeldes.
lac/nm/bj










Fórum sobre Jerusalém denunciou em Marrocos violações israelenses

Rabat, 30 out (Prensa Latina)

Um nova alerta sobre a volatilidade da situação no Oriente Médio fizeram hoje aqui organizadores de um fórum islâmico sobre Jerusalém, que denunciou as violações a lugares santos muçulmanos por extremistas de Israel.
Ao fazer o balanço da reunião de dois dias concluída na quinta-feira na capital marroquina, participantes e palestrantes consideraram "muito perigosa" a situação na referida cidade santa pelo desrespeito e os ataques dos militares e radicais judeus à mesquita Al-Aqsa.
O Fórum Internacional sobre Jerusalém (Al-Quds, em árabe) foi convocado pelo rei Mohamed VI de Marrocos em sua condição de atual presidente do Comitê Jerusalém na Organização da Conferência Islâmica (OCI), que integram 57 Estados muçulmanos.
A preocupação pelas consequências imprevisíveis da tensão nessa cidade ocupada por Israel em 1967 e anexada em 1980 expô-la o presidente palestino, Mahmoud Abbas, que destacou o significado de Jerusalém para os cristãos, muçulmanos e os judeus.
"Apoiar à Al-Quds é como apoiar a coexistência", disse Abbas para depois comentar que as violações israelenses "atingem o povo, os lugares sagrados e a herança cultural" da cidade.
Destacou que "as violações de pedras e árvores ameaçam não só a paz regional, mas a estabilidade do mundo", e afirmou que a meta dos palestinos é assegurar os direitos garantidos a todos baixo a lei internacional e as resoluções da ONU.
Outra intervenção meridiana em cita-a de Rabat, na opinião dos organizadores, foi a do coordenador especial da ONU para o processo de paz do Oriente Médio, Robert Serry, que recordou a sensibilidade do tema Al-Quds para os palestinos de todas a fé.
Ao falar em nome do secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, Serry recordou que a comunidade internacional não reconhece a anexão israelense de Jerusalém Leste, e exortou a árabes e muçulmanos a "assegurar que a cidade santa se converta em um verdadeiro símbolo de paz".
O chanceler jordaniano, Nasser Judeh, também condenou os recentes ataques a palestinos na el-Aqsa, considerado o terceiro lugar sagrado do Islã, e recordou que o reino hashemita exerceu esforços com poderes influentes" sobre Tel Aviv para que depusesse sua atitude.
lac/Ucl/bj











Sobem para 63 as mortes por vírus (H1N1) na Espanha

Madri, 30 out (Prensa Latina)

As mortes pela gripe A (H1N1) na Espanha subiram para 63 no fechamento de 24 de outubro, informou hoje uma nota do Ministério de Previdência e Política Social do país ibérico.
De acordo com o informe, o número de novos casos pela pandemia chegou a 80 mil 981 pessoas entre os dias 18 e 24 do corrente mês.
Essa cifra representa o duplo de contágios certificados na semana prévia, quando se registraram 42 mil 387 novos doentes pelo vírus, revela o relatório oficial.
Durante o período avaliado, a taxa estimada de gripe clínica em atenção primária foi de 182,45 casos por 100 mil habitantes, um montante superior ao da semana de 11 a 17 de outubro, quando se localizou em 101,22.
Essa informação, transmitida ao ministério de Saúde pela Rede de Médicos Sentinelas do Sistema de Vigilância de Gripe na Espanha, permite calcular que nos últimos sete dias se produziram 81 mil 532 casos de gripe clínica.
Deles, 99,32 por cento deram um resultado positivo para o novo vírus, pelo que a estimativa final é a já mencionada de 80 mil 981 contágios, destacou a fonte.
O Ministério enfatizou que a praticamente todos os doentes apresentam um quadro leve e respondem aos tratamentos convencionais.
Em 27 semanas, data desde a que se informa a partir do sistema de vigilância por médicos sentinelas, a taxa de letalidade é de 0,15 falecidos pela cada mil afetados de gripe A (H1N1).
lac/edu/bj











Vietnã, mais de 20 bilhões em investimentos diretos

Hanói, 30 out (Prensa Latina)

O Vietnã recebeu neste ano 20 bilhões 37 milhões de dólares em investimentos diretos (IED), segundo o capital inscrito informado pelo ministério de Planejamento e Investimento.
De acordo com essa fonte, as previsões sobre o valor total dos projetos de IED pode chegar ao fechamento de 2009 a 25 bilhões de dólares, cinco bilhões acima da meta proposta, depois da recente inscrição dos fundos de pelo menos três grandes planos que acabam de obter licenças de execução.
O departamento de Investimentos Estrangeiras, uns sete bilhões 200 milhões de dólares foram desembolsados nos últimos nove meses, equivalentes a 90 por cento desse indicador em igual período do ano passado.
Entre os projetos recém aprovados figura o complexo hoteleiro de Dragon Beach, na central província de Quang Nam, com um orçamento de mil 15 milhões de dólares, duas zonas urbanas no sul e uma nova cidade multifuncional em Phu Iene, no centro do país.
lac/sus/bj











Qualificam de fracassada política dos Estados Unidos contra Cuba

Fausto Triana
Paris, 30 out (Prensa Latina)

Um destacado jornalista cubanoamericano residente em Miami qualificou hoje de fracassada a política dos Estados Unidos contra Cuba, exigiu o fim do bloqueio e a libertação dos cinco lutadores antiterroristas.
Em um coloquio em Paris, Andrés Gómez, diretor da revista Areíto digital e fundador da brigada Antonio Maceo, disse que a nova condenação em Nações Unidas ao cerco econômico de Washington contra a ilha caribenha demonstra a rejeição mundial a essa medida.
"Para mim é extraordinário que 187 países repudiem o bloqueio, o qual se soma a um consenso hemisférico que deplora as linhas traçadas pela Casa Branca ao longo dos anos, apesar das ações ainda em curso da ultradireita", enfatizou.
O integrante do Comitê Internacional pela Libertação dos Cinco (os luchadores antiterroristas cubanos que permanecem em cárceres estadunidenses há 11 anos), admitiu que a burocracia dificulta mudanças na política de Washington.
"Temos o caso de Antonio Guerrero, Ramón Labañino, René González, Gerardo Hernández e Fernando González, que como evidenciam seus processos, buscavam detectar atividades terroristas contra Cuba planificadas em Miami", comentou.
Conhecem-se as arbitrariedades dos casos, os manejos políticos e a certeza de que personagens violentos organizaram ações, e ainda seguem o fazendo, para minar à Revolução cubana e até assassinar a seus dirigentes, acrescentou.
Gómez disse que diante deste espectro e outras vertentes, o presidente Barack Obama demonstra sua boa vontade de mudanças, ainda que por enquanto não concretizou nada transcendental e pareceu atrapalhado pelas armadilhas da política nos Estados Unidos.
"O verdadeiro é que há 30 anos foi assassinado em Porto Rico nosso colega Carlos Muñiz Varela e seus assassinos passeiam pelo sul da Flórida impunemente, enquanto os Cinco são prisioneiros", lamentou.
Avaliou assim o processo de re-sentença que já deu um ligeiro benefício a Antonio Guerreiro e pelo qual aguardam agora Ramón Labañino e Fernando González.
"De qualquer forma, ficou claro que toda a solidariedade internacional que fazemos, vocês aqui na França e nós lá, tem um peso relevante e serve de muito, para pressionar até ver livres aos Cinco", apontou Gómez.
Na atividade estiveram presentes Charly Bouhana, do grupo CubaSiFrance, a Coordenadora de Defesa da Revolução e o conselheiro da embaixada da Ilha na França, Leyde Ernesto Rodríguez.
lac/ft/bj











Concluída venda a Venezuela de ações em refinaria dominicana

Santo Domingo, 30 out (Prensa Latina)

A República Dominicana e a Venezuela concluíram na prática o acordo mediante o qual o país caribenho venderá 49 por cento das ações da Refinaria Nacional (REFIDOMSA) a esse Estado andino.
As conversas concluíram aqui ontem à noite dirigidas pelo ministro de Fazenda dominicano,Vicente Bengoa, e Asdrúbal Chávez, vice-presidente executivo da paraestatal Petróleos de Venezuela (PDVSA).
Caracas pagará 131 milhões 500 mil dólares por 49 por cento da participação em REFIDOMSA, o mesmo pelo qual o Estado dominicano entregou 110 milhões de dólares à multinacional Shell no início deste ano.
O convênio entre Dominicana e Venezuela inclui a transferência de tecnologia, garantia de fornecimento a preços preferenciais e planos de expansão para converter a este pequeno país em fornecedor de derivados e combustíveis às Caraíbas e a América Central.
Também assegura a Santo Domingo existência de combustível diante de catástrofes naturais, diferentemente de seu acordo prévio com a multinacional anglo-holandesa que controlava o refino, a fonte de abastecimento a preços do mercado e se reservava o direito de escolher o petróleo que refinaria.
No final das conversas, Bengoa anunciou que a assinatura do contrato definitivo se realizará no próximo 15 de novembro, mas se absteve de confirmar onde será e se o presidente venezuelano, Hugo Chávez, virá ao país para o fazer, como estava planejado.
O titular dominicano elogiou o tratamento oferecido a seu país pela parte venezuelana durante as negociações e adiantou que os detalhes do acordo serão informados tão cedo seja finalmente rubricado.
tgj/msl/bj











Imprensa vietnamita faz sua rejeição ao bloqueio a Cuba

Hanói, 30 out (Prensa Latina)

A imprensa vietnamita rejeitou hoje na ONU o bloqueio dos Estados Unidos contra Cuba, ao qual qualificou de"injusto, desumano e obsoleto", de acordo com o diário Quan Doi Nhan Dan.
Ao despir os motivos do bloqueio, o rotativo do Exército Popular do Vietnã recordou que antes da revolução, Estados Unidos controlava 70 por cento das terras cultiváveis e três quartas partes da indústria da nação caribenha.
Politicamente, a vitória de Cuba converteu-se em um excelente exemplo para a luta de independência dos países da África e América Latina, algo inaceitável para sucessivas administrações norte-americanas.
Todos os jornais de circulação nacional, a rádio e a televisão colocaram em suas manchetes internacionais a aplastante votação de 187 dos 192 Estados membros da ONU, em apoio à resolução cubana sobre a necessidade de pôr fim ao cerco imposto por Washington há quase 50 anos.
Nhan Dan, órgão oficial do Partido Comunista (PCV), destacou por sua vez que além das críticas do embaixador vietnamita nas Nações Unidas, Le Luong Minh, à política estadunidense para Cuba, ao intervir na Assembleia Geral. Minh denunciou o bloqueio como uma violação flagrante das leis internacionais e da Carta da Onu, que atinge a economia da ilha e a vida de sua população.
O jornal do PCV destacou o chamado aos Estados Unidos para que levante o bloqueio e com esse mesmo enfoque, Tin Tuc ressaltou assim o discurso do chanceler cubano, Bruno Rodríguez.
Por sua vez, Hanoi Moi recolheu com grande deslocamento em seu espaço internacional de contrapartida, registrado com uma foto do ministro Rodríguez, o desenvolvimento dos acontecimentos durante o debate da resolução apresentada por Cuba na quarta-feira, e também detalhou as perdas causadas à Ilha pela unilateral medida de Washington.
A respeito Quan Doi Nhan Dan comentou que apesar de sua persistente negativa, Washington não pôde ocultar a veracidade de que a "parede" colocada com o fim de isolar a Havana do resto do mundo tem ocasionado muitos danos materiais e espirituais ao povo cubano.
tgj/sus/bj











Iêmen recebe apoio estrangeiro enquanto agudiza combate a separatistas

Sanaa, 30 out (Prensa Latina)

O secretário geral da Organização da Conferência Islâmica (OCI), Akmaluddin Ihsan Oglu, interessou-se hoje no Iêmen pelas vítimas civis do confronto armado entre o exército e forças separatistas, enquanto o governo recebe fôlego estrangeiro a defender a estabilidade.
Ihsan Oglu e sua delegação têm previsto entrevistar com o presidente iemenita, Ali Abdullah Saleh, e outros servidores públicos do executivo, além de visitar vários campos de refugiados que acolhem a deslocados pela guerra entre o exército e separatistas Houthis.
Esses acampamentos foram improvisados nas províncias nortenhas de Saada e Amran, onde desde agosto passado teve um aumento da ofensiva governamental contra os insurgentes Houthis pertencentes à seita Al-Zaydi do Islã xiita que propugnam a cisão do país.
Segundo fontes oficiais, o dirigente da OCI tem o propósito de avaliar as necessidades dos refugiados e elaborar um relatório das condições imperantes nos campos para conseguir ajuda dos países membros dessa entidade muçulmana integrada por 57 nações.
O governo de Saleh, por seu lado, informou que nas últimas horas morreram três insurgentes e um preso junto a outros 18 na cidade de Saada, onde sustenta que é exitosa sua ofensiva.
Outros relatórios referiram que um rebelde perdeu a vida e outros dois sofreram lesões graves quando tratavam de abater a efetivos do exército regular com um franco-atirador.
As unidades militares e agentes de segurança disseram ter controlado a última fortaleza dos rebeldes na montanha de el-Hasakh, além de expulsá-los de outras seis posições que foram destruídas e das áreas de el-Zubairat.
Fontes militares asseguraram que os Houthis sofreram "grandes perdas" de homens e armamento, e que especialistas removeram minas terrestres colocadas pelos insubordinados naquela zona.
Por outro lado, Egito somou-se a outras nações árabes e renovou sua respaldo ao Iêmen para fazer frente ao que definiu como interferência e conspiração que buscam socavar a segurança, estabilidade e unidade do país, segundo expressou seu embaixador aqui, Mohamed Mursi Awad.
Com respeito à rebelião Houthis que emergiu pela primeira vez em 2004, o governo dos Estados Unidos urgiu a agências internacionais a assistir aos mais de 150 mil iemenitas que se viram forçados desde essa data a abandonar suas comunidades e moradias, indicou a imprensa.
Washington solicitou a países doadores da União Europeia a apoiar a agências humanitárias no trabalho de aliviar o sofrimento dos deslocados e para isso disse ter destinado neste ano 8,7 milhões de dólares, levando em conta que se estima há 55 mil novos refugiados.
tgj/Ucl/bj










Repsol descobre novos poços de petróleo no Golfo do México

Madri, 30 out (Prensa Latina)

A companhia hispano argentina Repsol YPF anunciou hoje aqui que foi encontrado duas novas jazidas de petróleo em águas profundas do Golfo de México.
Em um comunicado difundido em Madri, a multinacional destacou que a descoberta destes dois poços confirma o alto potencial do campo Shenzi, o qual supera em 20 por cento as expectativas de produção.
A exploração e produção de petróleo no Golfo de México constitui um dos 10 projetos do Plano Estratégico da petroleira para o período 2008-2012.
Segundo Repsol, que nos últimos dois anos somou 26 novos achados de gás e petróleo, a citada área geográfica é considerada pela indústria como uma das zonas de águas profundas mais rentáveis do mundo.
O consórcio descobridor destes novos depósitos está integrado por Repsol (28 por cento), BHP Billiton e Hess Corporation.
Estas últimas duas assinaturas compartilham-se, respectivamente, 44 e 28 por cento das operações, acrescentou o comunicado.
De concreto, a multinacional ibérica efetuou uma importante descoberta no poço Shenzi-G104, já em produção, no qual se encontrou uma flamante coluna de 170 metros de hidrocarbonetos.
Com uma profundidade total de sete mil 804 metros, esta jazida começou a produzir em setembro passado e está pendente de uma avaliação mais extensa para determinar seu potencial e futuro desenvolvimento, explicou a companhia.
Outra coluna de petróleo de 30 metros encontrou-se no Shenzi-8, que tem uma profundidade de sete mil 895 metros e foi perfurado em novembro de 2008.
Durante os últimos três anos, Repsol reforçou sua presença na zona, onde conta com 101 licenças em águas estadunidenses, que incluem a adjudicação de outros 16 blocos na mais recente rodada de licitação dessa área.
tgj/edu/bj












Chamam a acabar com tráfico humano no Vietnã

Hanói, 30 out (Prensa Latina)

Autoridades vietnamitas marcaram hoje o imperativo de combater o tráfico humano no país, sobretudo de mulheres e crianças, e para isso se requer do esforço de todos os estratos sociais.
O governo pôs em marcha um programa de ação preventiva que há cinco anos tem resultado na descoberta de mil 586 casos e dois mil 888 suspeitos detentos.
Fontes do ministério de Segurança Pública apontaram que 60 por cento dessas operações estava relacionado com contrabandos para a China e 11 por cento para o Cambodja.
Nesse período forças da polícia resgataram mais de mil vítimas e ajudaram a outras três mil a retornar a seus lugares de origem, acrescentaram.
O vice-ministro do ramo Troung Vinh Trong destacou que a luta contra o tráfico de pessoas constitui um objetivo político e socioeconômico para o governo em todos os níveis.
É um imperativo que além da vigilância pública requer de elevar o nível dos recursos humanos e as condições de vida da população, sobretudo nas zonas remotas, afirmou Trong.
tgj/sus/bj










Advertem rejeição a autonomias indígenas na Bolívia

La Paz, 30 out (Prensa Latina)

O ministro boliviano de Autonomias, Carlos Romero, alertou que em algumas regiões do país pretendem boicotar o estabelecimento da autonomia indígena, a qual será votada no próximo 6 de dezembro em 12 municípios.
De acordo com Romero, citado hoje pelo jornal Cambio, nos departamentos de Santa Cruz e Chuquisaca se apresentará a reação mais adversa a esse processo.
"A criação das autonomias representa uma redistribuição de poder a favor dos povos originários e isso obviamente vai afetar alguns interesses corporativos que tratarão de se opor", alertou o Ministro.
Advertiu sobre a existência de setores reacionários, inimigos a uma mudança de status nas comunidades indígenas porque esta será uma disputa territorializada do poder político.
Para o antropólogo Xavier Albó, a oposição à autonomia indígena tem-se evidenciado em Santa Cruz quando por certa manipulação de alguns grupos foram excluídos os municípios de Gutiérrez e Lagunillas para alcançar o novo regime depois do referendo de fim de ano.
Por sua vez, o presidente do Conselho Autonômico do município de Mojocoya (Chuquisaca), Andrés Maturana, afirmou que existem grupos de pessoas contrárias ao desenvolvimento da região e que por isso se opõem à autonomia indígena, disse.
As comunidades originarias que cumpriram os requisitos para inscrever suas propostas autonômicas são Huacaya, Tarabuco e Villa de Mojocoya, no departamento de Chuquisaca; e Charazani e Jesús de Machaca, em La Paz.
Também foram aprovados Chipaya, San Pedro de Totora, Pampa Aullagas, Salinas de Garci Mendoza e Curahuara de Carangas, em Oruro; Chayanta em Potosí e Charagua em Santa Cruz.
O presidente Evo Morales, durante uma visita ontem a Oruro, instou a população a dar o Sim à autonomia departamental e indígena.
Disse que se antes se opôs a este regime foi porque as oligarquias de algumas regiões buscavam a divisão do país.
Agora com a aprovação da Constituição Política do Estado, afirmou, se garante maior soberania para todos os departamentos em um marco de unidade e cooperação.
tgj/por/bj










Advertem a Clinton sobre bombardeios EUA contra o Paquistão

Islamabad, 30 out (Prensa Latina)

Os líderes das Áreas Tribais Federalmente Administradas (FATA) do Paquistão advertiram hoje à secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, que os bombardeios teledirigidos contra essa região criam ódio contra Estados Unidos.
A delegação da FATA, por suas siglas em inglês, reuniu-se hoje em Islamabad com a chefe da diplomacia estadunidense, que realiza sua primeira visita oficial ao Paquistão desde que assumiu o cargo em janeiro passado.
De acordo com um informe da rede de televisão GeoTV, os representantes das diferentes etnias paquistanesas que habitam nessa zona de 27 mil quilômetros quadrados e 5,6 milhões de habitantes, disseram a Clinton que com o uso da força não se solucionarão os problemas.
Relatórios não confirmados asseguram que desde agosto de 2008 até a data, cerca de 700 civis paquistaneses foram mortos na FATA como resultado dos bombardeios realizados por aviões teledirigidos do tipo Predator.
O Pentágono justifica esses ataques com o argumento de que nessa zona montanhosa fronteiriça com Afeganistão se ocultam os membros do Talibã e da rede Al Qaeda.
Os líderes tribais paquistaneses asseguraram, no entanto, à servidora pública estadunidense que eles não são terroristas.
tgj/nm/bj











Processo contra ex presidente Chirac na França

Paris, 30 out (Prensa Latina)

A justiça francesa abrirá um processo por suposta malversação de fundos públicos ao ex presidente da República Jacques Chirac, anunciaram hoje fontes oficiais.
O mandatário francês até 2007 terá que render contas sobre os manejos de fundos quando era prefeito de Paris (de 1977 a 1995) no chamado caso "encarregados de missão" que salpica também em seu substituto na Prefeitura parisiense, Jean Tiberi.
De acordo com meios do Tribunal Correcional desta capital, Chirac enfrentará acusações em torno de 21 expedientes de supostos empregos falsos, favoritismo ou totalmente fictícios.
Círculos próximos ao ex dirigente afirmaram que Chirac se encontra tranquilo e seguro de poder demonstrar que não existiram esses postos de trabalho falsos.
Os procuradores afirmam que o então prefeito beneficiou a personalidades próximas ao partido neogalista RPR, criado pelo antigo chefe de Estado e que depois se converteu na atual União por um Movimento Popular (UMP) em 2002.
Gozava durante seus 12 anos de inquilino principal do Palácio Eliseé de imunidade, e que agora a perdeu. Em realidade a juíza de instrução Xaviere Siméoni mencionou a 35 casos e não 21 de empregos fictícios.
Dias atrás ficou pronto para conclusões o chamado escândalo Clearstream, que envolve ao ex premiê Dominique de Villepin, aliado de Chirac, por supostamente difamar e boicotar ao atual dignatário Nicolás Sarkozy.
tgj/ft/bj












Projeto de reforma política instala-se no cenário argentino

Buenos Aires, 30 out (Prensa Latina)

O projeto de reforma política eleitoral enviado nesta quarta-feira à Câmara de Deputados pelo presidente argentina, Cristina Fernández, continua instalado hoje aqui como um dos temas fundamentais de discussão.
A oposicionista Coalizão Cívica ARI ofereceu a véspera sua respaldo à proposta de celebrar eleições primárias abertas e negou que as modificações projetadas possam ser nocivas aos partidos políticos.
Em um comunicado difundido aqui, o agrupamento disse estar de acordo em princípio, já que é o melhor método para a eleição de candidaturas. "Desmentimos categoricamente que este sistema possa chegar a nos prejudicar", destacou.
Uma opinião coincidente emitiu a vice-presidenta da Câmara de Deputados, Patricia Vaca Narvaja, que afirmou que a proposta governamental busca evitar uma "fragmentação e divisão permanente" entre os partidos políticos". Pelo contrário, disse a legisladora citada pela agência de notícias Telam, o projeto aponta a "fortalecer e melhorar a expressão organizada da política através dos partidos".
Vaca Narvaja recordou que atualmente na Câmera de Deputados existem 45 blocos, dos quais 17 são monoblocos, outros cinco ou seis estão integrados por dois deputados e o resto contam com três.
Isso não é bom para contribuir aos mecanismos de acordos e consensos, pela forte fragmentação que existe, sustentou. Em uma conferência de imprensa oferecida ontem, o ministro argentino do Interior, Florencio Randazzo, afirmou que a proposta oficial de reforma política eleitoral surgiu do diálogo iniciado desde julho último com os diferentes partidos.
O Governo, esclareceu, "não inventou nada", mas que valorizou "todos as contribuições recebidas", enfatizou.
Nesse sentido apontou que houve acordo com o conjunto das forças políticas para melhorar o sistema de partidos e detalhou que na atualidade no país existem 685 organizações deste tipo, das quais só 33 são de ordem nacional.
tgj/mpm/bj











Morreram 82 pessoas em confrontos com polícia brasileira

Brasília, 30 out (Prensa Latina)

Um total de 82 pessoas morreram em setembro passado no Rio de Janeiro, uma média de 2,7 por dia, em confrontos com a polícia durante o aumento da violência que afeta hoje a essa cidade brasileira.
Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) refletem que em setembro do ano passado se produziram 62 mortes e em agosto deste ano foram 75 os atos de resistência, como qualifica a força repressiva este tipo de falecimento.
Ainda que o subsecretario de Treinamento e Integração Operacional da Secretaria Estadual de Segurança, Roberto Sá, assegurou que existe uma tendência à baixa deste tipo de casos, indicou que a lei lhe concede ao polícia o direito à legítima defesa, de se mesmo e de terceiros.
Se a polícia, enfrentando um problema de criminalidade, vai em busca de um delinquente, dá-lhe a voz de deter-se e é respondida com tiros, a legislação faculta-o para defender-se o mesmo e a qualquer pessoa inocente, precisou Sá.
Há duas semana o Rio de Janeiro vive os maiores atos de violência dos últimos anos devido a confrontos entre grupos rivais de narcotraficantes pelo controle da venda de drogas na zona norte da cidade.
Segundo os primeiros dados revelados pela Polícia, mais de 40 pessoas morreram em uma semana.
Entre os falecidos nesses confrontos aparecem três uniformados que viajavam em um helicóptero abatido pelos narcotraficantes no Morro dos Macacos. Depois de ser atingido pelos disparos, o aparelho incendiou-se, mas o piloto conseguiu manobrar para não se precipitar sobre edifícios e moradias próximas.
O piloto conseguiu levar a aeronave a um terreno de futebol próximo e aterrissar de emergência, mas não impediu sua explosão, o que causou a morte imediata de dois policiais e outros três ficaram feridos, um deles de gravidade, que morreu dois dias depois.
Outros dados do ISP mostram uma diminuição acentuada dos roubos de veículos, bem como os roubos nas ruas, em particular os furtos de celulares, a pedestres e em ônibus no passado mês de setembro em comparação com igual mês de 2008.
No entanto, aumentaram em 10 por cento os roubos em residência, com 147 casos, bem como duplicaram-se os estupros, ao registrar-se 308 acontecimentos em 30 dias.
O número de detentos, refere o relatório do ISP, passou de mil 299 no nono mês do ano passado a mil 661 em igual período de 2009.
tgj/ale/bj

Nenhum comentário:

Postar um comentário