quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Crise hondurenha sem solução após quatro meses de golpe

Tegucigalpa, 28 out (Prensa Latina)

Ao cumprir-se hoje quatro meses do golpe de Estado em Honduras, a crise política continua sem solução pela negativa do regime de facto de aceitar a reposição no cargo do presidente constitucional Manuel Zelaya.

"Eu considero que a esta altura, após quatro meses, as autoridades de todos os países já se deram conta que em Honduras se está instalando um regime ditatorial", denunciou o presidente legítimo.

Zelaya foi sequestrado e retirado à força do país por militares encapuzados no dia 28 de junho, no mesmo dia em que se ia efetuar uma pesquisa para conhecer a opinião da sociedade em torno de futuras reformas à Constituição.

Após duas tentativas frustradas de voltar a Honduras, o dignatário conseguiu retornar de surpresa no dia 21 de setembro e desde então encontra-se na embaixada do Brasil nesta capital, rodeada por um forte dispositivo militar e policial.

Regressei para buscar uma saída pacífica à crise, para reverter o golpe e poder celebrar as eleições e para que o país seja aceito novamente pela comunidade internacional, disse o presidente.

No entanto, o diálogo iniciado em 7 de outubro sob a supervisão da OEA fracassou na semana passada pela insistência do chefe do regime de facto Roberto Micheletti de manter-se no cargo.

Com a pretensão de reavivar o diálogo, nas últimas horas chegou ao país o secretário de Assuntos Políticos da OEA, Víctor Rico.

Também está previsto para hoje a chegada de uma missão encabeçada pelo secretário de Estado anexo para assuntos da América Latina Thomas Shannon.

O objetivo da missão é fazer avançar o Acordo de San José, promovido por Washington, que propõe como primeiro ponto a restituição de Zelaya, ainda que com uma série de condicionamentos que limitam suas funções.

Horas antes da chegada da delegação, Micheletti reiterou sua intenção de não permitir a volta do presidente e fez questão de sua proposta de nomear um terceiro para esse cargo, uma manobra que busca dilatar qualquer saída à crise.

lac/car/bj





Atacam pessoal da ONU no Afeganistão

Kabul, 28 out (Prensa Latina) Homens armados atacaram hoje uma residência onde se hospedam servidores públicos das Nações Unidas nesta capital, com saldo preliminar de sete mortos, entre eles três membros da organização internacional, confirmaram fontes policiais.

O chefe da Polícia de Kabul, Abdul Rahman, disse à imprensa que alguns dos atacantes também morreram no ataque feito na madrugada desta quarta-feira contra a casa de hóspedes localizada no distrito capitalino de Shar-e-Naw.

Adrian Edwards, representante da missão da ONU no Afeganistão, confirmou por sua vez que três membros de seu pessoal faleceram na ação armada, que foi reivindicada posteriormente pelo insurgente movimento Talibã.

Segundo o representante dos rebeldes, Zabiullah Mujahid, o ataque tinha como objetivo interromper a próxima segunda volta nas eleições presidenciais do país.

As eleições serão celebradas no próximo dia 7 novembro, depois que o presidente afegão, Hamid Karzai, admitiu que teve irregularidades na contagem dos votos do exercício eleitoral realizado em agosto passado.

Em princípio, Karzai proclamou-se ganhador frente a seu oponente, o ex-chanceler Abdullah Abdullah, mas a Missão da ONU encarregada de supervisionar as eleições detectou ao menos 1,3 milhão de votos suspeitos.

lac/nm/bj






Sessiona em Moscou comissão mista Rússia-Equador

Moscou, 28 out (Prensa Latina) Uma sessão da comissão mista Rússia-Equador nesta capital analisa hoje em seis grupos de trabalhos aspectos da cooperação energética, científico-acadêmica, financeira, agrícola, tecnológica e militar.

Recentemente, o embaixador equatoriano na Rússia, Patricio Chávez, declarou à Prensa Latina que a mesa financeira tratará sobre as vias para abrir convênios que permitam ao Equador ter acesso a benefícios preferenciais governo a governo.

No âmbito energético, temos uma companhia russa interessada em participar na exploração de blocos petroleiros, sublinhou.

Assim mesmo, informou que uma empresa russa também deseja construir uma hidroelétrica no estado sul-americano e outra disposta a participar em um projeto para o aproveitamento do gás acompanhante das extrações petroleiras.

De igual forma, contamos com projetos que implicam a esfera técnico-militar e vamos assinar 10 convênios de colaboração entre as duas nações em matéria científico-acadêmica com igual número de universidades.

No marco da secretaria de Ciência e Tecnologia de Equador, trataremos quatro aspectos importantes de investigação.

Chávez estimou que para seguir em uma segunda etapa do reforço dos vínculos se deve trabalhar, sobretudo, no fortalecimento político.

Com a chegada do presidente Rafael Correa sentimos a atenção que brinda a Rússia a essa visita e estimamos que nela nossos líderes vão ter a oportunidade de conversar e de se conhecer para viabilizar projetos de interesse para empresas russas, considerou.

Durante sua estada de dois dias nesta capital, Correa se reunirá amanhã com seu similar russo, Dmitri Medvedev, e com o premiê Vladimir Putin, entre outras personalidades.

lac/to/bj








Hillary Clinton chega ao Paquistão em visita oficial

Islamabad, 28 out (Prensa Latina) A secretária de Estado estadunidense, Hillary Clinton, chegou hoje ao Paquistão em visita oficial dirigida a ratificar o apoio irrestrito do governo do presidente Barack Obama às autoridades do país islâmico.

Minha visita tem como objetivo enviar uma mensagem de apoio total ao governo paquistanês por parte da administração Obama, anunciou a própria Clinton em sua chegada nesta quarta-feira a Islamabad.

A chegada de chefa da diplomacia estadunidense coincide com a ofensiva lançada pelo Exército do Paquistão contra o movimento insurgente na zona montanhosa de Waziristán do Sul, fronteiriça com o Afeganistão.

A respeito, Clinton disse que se informará sobre as operações, e prometeu mais ajuda para os militares, em uma aparente tentativa de suavizar asperezas com os altos comandos militares críticos das condições impostas por Washington no último pacote de assistência ao Paquistão.

Semanas atrás, o Congresso dos Estados Unidos aprovou uma lei que prevê o desembolso de 1,5 bilhão de dólares anuais durante cinco anos para apoiar programas econômicos e sociais no Paquistão.

A cúpula militar paquistanesa criticou, no entanto, algumas das condições impostas por Washington, por considerar que atentam contra a soberania e segurança nacionais do país asiático.

Durante sua estadia de três dias no Paquistão, Clinton se reunirá com o presidente Asif Ali Zardari, o Premiê, Yousuf Raza Gilani, e o chefe do Estado Maior do Exército, general Ashfaq Pervez Kayani, e com outros líderes políticos e religiosos.

lac/nm/bj







Prêmio Nobel Stiglitz: recuperação econômica forte está longe

Seul, 28 out (Prensa Latina) O ganhador do Prêmio Nobel-2001 Joseph Stiglitz afirmou hoje que ainda é muito cedo para falar de retirar as medidas anticrise ao advertir que a economia mundial está longe de conseguir uma forte recuperação.

Stiglitz, condecorado com esse reconhecimento em sua categoria econômica, reconheceu que a situação atual é muito melhor que há um ano, mas sem chegar a uma recuperação forte.

O prestigioso economista fez as declarações à imprensa durante um fórum que ocorre na cidade sul-coreana de Pusan.

Acrescentou que muitos países se encontram em diferentes etapas de melhoramento mas insiste em que ainda é muito cedo para que as economias europeias e dos Estados Unidos comecem a aplicar planos de abandono das políticas anticrise.

O especialista justificou a advertência nesse sentido com um dos grandes problemas que enfrenta a maior economia do mundo, cuja taxa de desemprego, próxima a 10 por cento no mês passado, continua aumentando.

Ao referir-se à situação da Ásia, recordou que seu relativamente rápido crescimento se deve às medidas de estímulos aplicadas pelos governos e uma expansão da demanda na China.

No entanto, alertou que isso é insuficiente para retirar o restante do mundo da crise pelo tamanho das economias da mencionada região.

Convocado pelo Escritório de Estatísticas da Coreia do Sul e pela Organização para a cooperação e o Desenvolvimento Econômico, o fórum de quatro dias analisa formas para medir melhor o crescimento, incluídas soluções frente à atual crise.

lac/Lam/bj







Ao menos 45 mortos pelo atentado no Paquistão

Islamabad, 28 out (Prensa Latina) Ao menos 45 pessoas morreram hoje na explosão de uma bomba em um mercado da cidade de Peshawar, no noroeste do Paquistão.

Segundo a reportagem da corrente GeoTV, o atentado ocorreu no bazar Meena, localizado na parte velha da cidade, onde cujos hospitais foram admitidos mais de 100 feridos após a explosão do artefato dinamiteiro.

A detonação destruiu as janelas dos edifícios próximos e causou pânico entre os habitantes de Peshawar, cidade que foi objeto de vários ataques suicidas nos últimos dias, com saldo de dezenas de mortos.

O atentado desta quarta-feira ocorreu poucas horas após a chegada ao país da secretária de Estado estadunidense, Hillary Clinton, para uma visita oficial de três dias.

Em sua chegada a Islamabad, a chefa da diplomacia estadunidense anunciou que o objetivo de sua viagem era ratificar o apoio da administração do presidente Barack Obama à luta que livra o governo paquistanês contra os insurgentes islâmicos.

lac/nm/bj






Vibrante jornada de solidariedade a Cuba em Bruxelas

Bruxelas, 28 out (Prensa Latina) Uma vibrante jornada de solidariedade a Cuba ocorreu nesta capital com a participação de mais de mil pessoas em representação de diversas organizações sindicais e de amizade da Bélgica.

Organizada pelo grupo de solidariedade "Iniciativa Cuba Socialista", o encontro serviu para renovar o apoio à Revolução na Ilha, exigir o fim do bloqueio econômico de Washington e a libertação dos cinco antiterroristas presos nos Estados Unidos.

Em painéis instalados para os debates intervieram Hedí Van Lancker, secretário Geral do Sindicato socialista belga; Tuur van Empten, do Movimento Operário cristão belga, e o intelectual francês Salim Lamrani.

Da mesma forma, Olga Salanueva e Adriana Pérez, esposas de René González e Gerardo Hernández, dois dos Cinco antiterroristas cubanos que permanecem há 11 anos em cárceres estadunidenses, e o embaixador de Cuba na Bélgica, Elio Rodríguez.

Os presentes assinaram um apelo dirigido ao presidente Barack Obama no qual exigem a libertação dos Cinco.

Igualmente, Olga Salanueva leu uma mensagem enviada por René Gerardo, Antonio Guerrero, Ramón Labañino e Fernando González na qual agradecem a solidariedade a favor de sua libertação e reiteram o compromisso de continuar fiéis a seus princípios revolucionários.

lac/ft/bj





Que deseja realmente Obama?

Por Gabriela Guerra Rey

México, 28 out (Prensa Latina) Encontros e desencontros do presidente dos Estados Unidos, Barcak Obama, durante seu ano presidencial, foi o tema detalhado aqui pelo diretor de Lhe Monde Diplomatique, Serge Halimi.

Em conferência magistral na Universidade Nacional Autônoma do México, o jornalista fez um percurso pelos acertos da política do estadunidense, os pendentes, e as razões que o levaram a obter um prêmio Nobel da Paz, considerado prematuro.

Destacou que se trata de um país no qual sempre vão imperar as mesmas condições, seja qual for o governante, e nesse sentido se referiu à aplicação sem compaixão de políticas neoliberais e ao desenvolvimento de guerras em órbita.

Obama deve deixar de alienar o mundo, a América Latina, que significa entre outras coisas eliminar as bases militares no continente, erradicar o bloqueio econômico a Cuba e apoiar a restituição da ordem constitucional em Honduras, destacou.

Segundo advertiu o conferencista, Cuba tem sido um símbolo de oposição aos Estados Unidos durante 50 anos, o que sem dúvidas mantém passivo o presidente sobre o tema do bloqueio.

Seria bom que tivesse mais paixão e brigasse com seus adversários, apesar de seu complexo panorama no qual é considerado um traidor pela ultradireita neoconservadora.

Na opinião do especialista, o afroamericano não deve seguir sendo paciente, como proclama em seus discursos, porque o tempo não está a seu favor.

"Chegou ao poder em um momento de pânico, mas seu período de ouro está passando", advertiu.

Realmente gostaríamos que seus atos fossem mais consequentes com seus discursos, sabemos que não pode fazer todo o necessário tanto na política nacional como internacional, mas a grande pergunta é se realmente deseja o que quer.

É ainda nossa grande incerteza, concluiu Halimi.

Independentemente, o jornalista analisou e comparou a Washington de Obama com a de seu antecessor na Casa Branca, George W. Bush.

Ao referir-se à última campanha presidencial assinalou que este novo presidente além de ser democrata não se apresentou defensor de um programa conservador, e tem tratado de garantir certas condições que não existiam em tempos de Bush.

Não significa que vá resolver todos os problemas originados no norte, como a guerra no Afeganistão, a qual o governante crê necessária, referiu Halimi.

Mas ressaltou como positivo que Obama tenha rompido com a ortodoxia democrata conservadora de William Clinton, por exemplo.

Durante uma hora de exposição e depois em sessão de perguntas e respostas, o prestigioso intelectual do mais famoso dos meios franceses, conhecido e lido ademais em todo o planeta, advertiu que neste mandato não se tratou só do homem senão das circunstâncias.

Nesse sentido, detalhou as condições que ajudaram a impulsionar a carreira de Obama ao poder.

Uma crise financeira de grandes magnitudes, várias guerras e políticas de descrédito aplicadas por Bush, por seu tesoreiro, Alan Greenspan, e por outras personalidades nesses anos, levaram ao demérito republicano, disse.

Por isso é que se considera que a chegada à presidência deste homem é um feliz acidente na história política estadunidense.

Bush, alegou, tinha fracassado na tentativa de converter à potência em um irrebatível império mundial, afirmou.

O jornalista, no entanto, expôs que um presidente estadunidense, por democrata que seja, se converte automaticamente no chefe do país que mais despesas militares concentra no mundo.

Ademais passa a ser quem dirige o pentágono, a Agência Central de Inteligência (CIA), as bases militares dispersas em todo mundo, tem o poder, referiu.

Halimi dirige Lhe Monde Diplomatique, é um dos principais especialistas sobre os Estados Unidos, a esquerda francesa e autor do livro “Os novos cães guardiães, denúncia contra os jornalistas a serviço dos grandes interesses transnacionai”.

Doutor em Ciências Políticas pela universidade de Berkeley, e professor associado da universidade Paris VIII, visita o México e trouxe a esta terra suas análises sobre a política internacional e como a concentração midiática está anulando a crítica jornalística.

lac/ggr/bj









Turquia ratifica apoio a desenvolvimento nuclear do Irã

Teerã, 28 out (Prensa Latina) O premiê da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, ratificou hoje aqui o respaldo ao Irã para que desenvolva a energia nuclear pacífica, ao mesmo tempo em que defendeu o fortalecimento das relações políticas e comerciais bilaterais.

Erdogan, que concluiu uma visita oficial de dois dias ao Teerã, destacou em coletiva de imprensa o papel deste país no contexto do Oriente Médio e expressou confiança em seus propósitos civis em matéria de tecnologia atômica.

"Tomando em consideração do que é capaz e do que não é, o Irã sempre terá uma posição fundamental na região para o estabelecimento e a continuidade da paz e a estabilidade", sublinhou diante de dezenas de jornalistas convocados à embaixada de seu país aqui. Fez questão do caráter civil do programa nuclear que o Ocidente questiona à nação persa e recordou que Ankara também se opõe à proliferação de armas atômicas, mas "todo país tem direito a usar seu poderio nuclear com fins humanitários", afirmou.

"O Irã tem esse direito, a Turquia também", sentenciou Erdogan, cuja postura expôs antes em uma entrevista concedida ao diário britânico The Guardian e durante a reunião sustentada ontem com o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad.

Durante as conversas com Erdogan, o presidente Ahmadinejad agradeceu sua defesa do programa nuclear iraniano e a postura firme do governante turco, que negou legitimidade um país que possui armas nucleares (Israel) para denegrir o programa pacífico de outro.

Antes de terminar sua segunda visita ao Irã, em três anos, afirmou que Ankara concedeu historicamente "grande importância" a seus vínculos com a República Islâmica, enquanto "sempre será um país fundamental para a paz e a estabilidade na região".

O chefe do executivo turco manifestou, por outro lado, a aspiração de estreitar a cooperação e o comércio com os iranianos, e antecipou que será elevado a 20 bilhões de dólares anuais em curto prazo.

De acordo com dados oficiais, o comércio entre ambas as nações cresceu de 4 bilhões para 11 bilhões de dólares nos últimos anos.

Erdogan reuniu-se nesta capital com o primeiro vice-presidente Mohammad-Reza Rahimi e com o chanceler Manouchehr Mottaki, entre outras autoridades, com as quais explorou as modalidades para fortalecer as relações mútuas e o comércio, bem como a paz regional.

tgj/Ucl/bj









Ex-ministro próximo a Sarkozy condenado na França

Paris, 28 out (Prensa Latina) Uma das figuras políticas de outrora mais próximas ao presidente francês, Nicolás Sarkozy, foi condenado a um ano de cárcere em um processo por tráfico de armas a Angola, que também se estende a outras personalidades.

A sentença do expediente conhecido como Angolagate foi divulgado ontem, mas as repercussões maiores foram conhecidas nesta quarta-feira, focalizadas no caso do ex-ministro do Interior francês Charles Pasqua, sentenciado a um ano de prisão.

Pasqua aparece várias vezes mencionado em um artigo do diretor da Red Voltaire, Thierry Messyan, como parte de uma longa trama que facilitou a ascensão de Elíseo de Sarkozy ao Palácio.

No entanto, o ex-titular e senador de direita busca defender-se através dos meios de imprensa locais, em particular da televisão. Ademais, revelou que pedirá ao presidente que abra todo o expediente do processo.

O julgamento de 42 acusados começou neste mês, após sete anos de investigações a nível internacional. O multimilionário israelense Arkady Gaydamak (prófugo atualmente) e o magnata francês Pierre Falcone, receberam penas de seis anos de prisão.

Pasqua, que mantém um alto grau de influência nos espaços conservadores do país, foi na realidade condenado a três anos de cárcere (dois dos quais foram suspensos), por vendas de influência e participação em uma rede de contrabando de armas.

Ademais, deverá pagar 148 mil dólares de multa por corrupção.

tgj/ft/bj








CIA tem em sua lista irmão de presidente afegão

Washington, 28 out (Prensa Latina) A Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos realizou pagamentos regulares ao irmão do presidente afegão, Ahmed Wali Karzai, um homem vinculado ao tráfico de opio na região, revela hoje The New York Times.

Oficiais licenciados e ativos informaram ao diário que a agência remunerou Karzai por uma variedade de serviços, incluídos o recrutamento de forças paramilitares afegãs nos arredores de Kandahar e o arrendamento de uma base.

Segundo o jornal, os laços financeiros e a relação ativa entre a CIA e a família do presidente afegão criam divisões profundas no seio da administração Obama, e somam novos problemas à estratégia de guerra na região.

Ademais, agrega, as práticas da inteligência estadunidense sugerem que as forças estadunidenses não estão fazendo todo o possível para deter o comércio de opio, uma das supostas fontes de financiamento dos talibãs.

Outros críticos alertam que a existência de tais laços em uma área dominada pela insurgência mina os esforços da Casa Branca para desenvolver um governo afegão com a suficiente fortaleza como para manter a ordem de Kabul.

tgj/iep/bj






Popularidade de Obama míngua há quase um ano de eleição

Por Ismel Enriquez Palácios

Redação Central, 28 out (Prensa Latina) Há quase um ano de sua histórica eleição como primeiro presidente negro dos Estados Unidos, Barack Obama vê hoje minguada sua popularidade em meio aos problemas para fazer cumprir suas promessas de campanha.

Uma pesquisa do diário USA Today e da consultora Gallup revelam que a percepção dos estadunidenses sobre Obama mudou muito nos últimos meses, e ainda que o presidente retenha o apoio maioritário da população, é por uma diferença mínima.

Ele é visto agora mais como um liberal que como alguém capaz de vencer as divisões partidárias, as quais obstaculizam a aprovação de legislações fundamentais como a reforma sanitária, conclui o jornal.

Para Obama o momento é decisivo, pois a estabilidade de tais índices depende de seu sucesso na reestruturação do sistema de saúde nacional, e na proeza de ficar bem com os liberais, moderados e conservadores no tema Afeganistão.

Ao presidente, solicitam um extra de soldados para evitar um fracasso total das tropas estadunidenses na nação centro-asiática, mas, após oito anos, a base democrata está cansada de tanta guerra.

O diretor do Centro de Estudos de Política e Governabilidade da Universidade de Minnesota, Lawrence Jacobs, explica que as pessoas passaram do otimismo infundado para um discurso esperançador, ao realismo, a partir de uma gradual desilusão.

Mas Jacobs refere que, atendendo às características da época na qual lhe tocou presidir o país, no meio da maior depressão econômica dos últimos 70 anos, o apoio a Obama não foi tão débil como os números podem mostrar em uma análise fria.

Segundo o jornal, o eleitorado ainda confere ao presidente o benefício da dúvida, mas a paciência tem um limite e devem chegar cedo os primeiros resultados positivos de seu gerenciamento no plano social e econômico.

Com respeito aos dias de George W. Bush, as percepções mudaram para bom, pois se há um ano apenas 13 por cento da população estava satisfeita com a direção do país, agora o número se duplica.

Desta forma, seis em cada 10 confiam em que viverão tempos melhores dentro de três anos, justo quando Obama esteja a ponto de terminar seu mandato, motivo pelo qual carrega o desafio de cumprir essas expectativas se quiser postular-se para um segundo mandato.

iep/bj







Fidel Castro sustenta encontro com diretora geral da OMS

Havana, 28 out (Prensa Latina) O líder da Revolução cubana, Fidel Castro, sustentou nesta terça-feira um encontro com a Diretora Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, que esteve acompanhada pela Diretora da Organização Panamericana de Saúde (OPS), Mirta Roses.

Uma informação publicada hoje no diário Granma assinala que ambas as autoridades internacionais da Saúde cumpriram um amplo programa de intercâmbio com profissionais cubanos do setor e visitaram diferentes instituições científicas e assistenciais.

Durante o diálogo com o líder da Revolução cubana, a doutora Chan expressou sua admiração pelo sistema cubano de saúde, e reconheceu o trabalho que a ilha caribenha realiza para combater a pandemia de gripe A(H1N1) e as medidas de prevenção que se adotam.

Em tal sentido, manifestou a disposição da OMS de apoiar os esforços de Cuba nesta luta, acrescenta Granma em sua informação.

Também no intercâmbio sustentado se trataram diferentes temas, e se explicou a respeito do estudo de descapacidades que se desenvolve em vários países da América Latina.

De acordo com o diário, a diretora geral da OMS viu com emoção o vídeo sobre a Missão Manuela Espejo que está em marcha no Equador, e elogiou o trabalho que Cuba efetua em colaboração com outras nações da região.

Fidel Castro e a doutora Chan compartilharam suas preocupações sobre a mudança climática e os problemas atuais do meio ambiente, sua incidência na saúde e os perigos para a existência humana.

O líder da Revolução expressou o agradecimento pela visita a Cuba e as demonstrações de apoio manifestadas, assinala Granma.

De acordo com a informação, no encontro participaram também a doutora Leia Guido, coordenadora ONUSIDA da OPS/OMS em Cuba, e Fu Cong, assessor da diretora geral da OMS.

Pela parte cubana estiveram presentes o ministro de Saúde, José Ramón Balaguer, o chefe do Departamento Ideológico do Comitê Central, Rolando Alfonso Borges, o historiador da Cidade da Habana, Eusebio Leal, a vice-ministra de Saúde Marcia Cobas, e a diretora do Centro Médico Psicopedagógico La Castellana, Emelia Icart.

tgj/dsa/bj






Jovens cubanos celebrarão assembleias abertas prévias ao congresso

Havana, 28 out (Prensa Latina) Jovens de Cuba celebrarão hoje assembleias abertas em todo o país com o objetivo de analisar seu desempenho na defesa e fortalecimento da Revolução.

O processo será um dos primeiros passos na rota de reflexão e debate para o IX Congresso da União de Jovens Comunistas (UJC), que ocorrerá nos dias 3 e 4 de abril de 2010.

A realização de ditas reuniões, em cada centro estudantil e trabalhista, coincide nesta quarta-feira com a comemoração do 50 aniversário do desaparecimento físico do destacado revolucionário Camilo Cienfuegos.

Considerado um dos líderes mais populares e carismáticos desta ilha caribenha, o comandante do Exército Rebelde constitui paradigma da juventude cubana junto a outros homens que entregaram suas vidas pela verdadeira independência dos povos.

De acordo com o segundo secretário da UJC, Ernesto Luis Corvo, cada assembléia aberta terá como documento base a convocação ao mencionado congrasso e porá ênfase na solução dos problemas próprios da cada lugar. Pedimos a todos os jovens que enfrentem determinadamente qualquer atitude que constitua um risco para a fortaleza da Revolução, pontualiza esse apelo.

O documento chama à ação, à reflexão e ao debate franco e aberto, em primeiro lugar, sobre que fazer para continuar fortalecendo a vanguarda política juvenil e aperfeiçoamento de seu trabalho.

Também propõe uma análise crítica sobre o quê, como geração, corresponde à juventude de hoje fazer com o propósito de não defraudar jamais a confiança do líder revolucionário Fidel Castro, e o presidente Raúl Castro.

tgj/dsa/bj







Venezuelanos pedem à Colômbia que garanta segurança fronteiriça

Caracas, 28 out (Prensa Latina) Autoridades do estado venezuelano Táchira pediram ao governo colombiano que adote medidas para garantir a segurança fronteiriça, depois do massacre de 10 pessoas nessa região hoje em investigação.

Ao argumentar a posição diante do Conselho Legislativo de Táchira, a deputada Nellyver Lugo assegurou que o massacre de oito colombianos, um venezuelano e um peruano é resultado da exportação da violência colombiana para a Venezuela.

Estas ações terroristas não são outra coisa que o Apocalipse do Plano Colômbia, assegurou Lugo, para quem esse plano é parte de um desenho dos Estados Unidos para conter o processo integrador venezuelano, com o disfarce do combate ao narcotráfico.

Em sua opinião recolhida por meios regionais de imprensa, um dos resultados do conflito colombiano é o êxodo que traz como consequência mais grave a comissão de delitos como o vicariato (contratação de matador de aluguel), extorsão e sequestros.

Ontem o presidente venezuelano, Hugo Chávez, denunciou que o assassinato registrado no dia 23 de outubro é um fenômeno da violência que transbordou do governo colombiano.

"Sem dúvida, foi a guerrilha, paramilitares, crime organizado ou narcotráfico, é um fenômeno que vem da Colômbia. O crime veio de lá", assegurou Chávez em um contato com a Venezuelana de Televisão.

O presidente informou que o caso está em investigação, por isso não se podem fazer públicos ainda alguns dados recolhidos, ainda que adiantou que o grupo de colombianos tinha ingressado ilegalmente ao país e se investiga quem os financiava.

Consultado sobre o caso, o deputado por Táchira Julio García Jarpa disse à Prensa Latina que as investigações evidenciam o "modus operandi" de grupos irregulares, que sequestraram o grupo, os torturaram e os assassinaram.

Segundo a versão oficial, o sequestro foi realizado por 25 pessoas aproximadamente portando armas longas e curtas num campo de futebol improvisado.

Posteriormente 10 dos sequestrados foram encontrados mortos em diversas zonas de Táchira, bem como um sobrevivente ferido, atualmente fora de perigo.

tgj/ml/bj








Maus resultados para indústria automobilística do Japão

Tóquio, 28 out (Prensa Latina) Os cinco principais fabricantes de automóveis do Japão registraram uma forte baixa produtiva na primeira metade do ano fiscal (abril-setembro) com respeito a igual etapa anterior, atribuída a uma queda nas exportações.

Fontes do setor informaram hoje que a Toyota anunciou uma diminuição de 30,3 por cento em suas vendas nesse período, com uma queda de 45,4 nos envios a mercados estrangeiros. Os resultados são atribuídos aos efeitos da crise econômica global.

Para Honda, as exportações foram piores, ao cair 64,2 por cento de julho a setembro passados frente à correspondente etapa de 2008.

Nissan também registrou uma baixa em sua produção nacional, de 29,5 por cento na primeira metade do ano fiscal, enquanto as vendas reduziram-se globalmente.

Tanto essa última como a Honda registraram crescimentos em suas produções em mercados asiáticos, incluída a China, de 15,4 e 49,8, respectivamente. No caso de Nissan, suas exportações decresceram 43,3 por cento.

Mazda imitou esse comportamento, com baixa de 14,7 por cento nas vendas e de 31,2 na produção nacional, contrário a uma alta de 8,5 nesse indicador em outros mercados.

Piores resultados registrou Mitsuhibish Motors, a fabricação de veículos despencou 52,6 por cento e os envios ao exterior 66,8 por cento.

Estas partes confirmam que a segunda economia do mundo está longe de recuperar-se dos efeitos da crise econômica global, que tem como um de seus claros expoentes uma taxa de desemprego que em julho chegou a 5,7 por cento, a mais alta na história pós bélica do Japão, e de 5,5 no mês seguinte.

tgj/lam/bj










Em perigo plano democrata sobre reforma de saúde estadunidense

Washington, 28 out (Prensa Latina) O projeto de reforma de saúde apresentado pelo líder da maioria democrata do Senado estadunidense, Harry Reid, enfrenta hoje o perigo de naufragar pela oposição de membros de seu próprio partido.

A proposta de Reid, muito similar à defendida pela Casa Branca, inclui a opção de um plano de seguro do governo, mas choca com a oposição total da bancada republicana e de democratas conservadores.

Para impedir as táticas obstrucionistas dos republicanos, que têm 40 bancas na câmara alta, a iniciativa precisa da aprovação dos outros 60 legisladores, algo que parece impossível de atingir.

A republicana Olimpia Snow, a única que se mostrou favorável a apoiar seus rivais, voltou atrás quando Reid incluiu a opção pública, que permitiria ao Estado competir com as seguradoras privadas.

Também o independente Joseph Lieberman, que tradicionalmente vota com os democratas, anunciou sua rejeição à iniciativa se não fosse modificada.

Estamos bem longe de chegar a uma conclusão, expressou o presidente do Comitê de Orçamento, Kent Conrad, democrata de Dakota do Norte.

Em similar sentido pronunciou-se seu colega da Flórida Bill Nelson, que prognosticou intensos dias de debate. Enquanto a legisladora por Louisiana Mary Landrieu mostrou-se cética pelo novo projeto, ainda que tenha se mostrado aberta ao diálogo.

Também na Câmara de Representantes, sua presidenta Nancy Pelosi, enfrenta a rebelião de democratas conservadores, o quê estancou o debate há 15 dias.

Uma pesquisa da televisora NBC e do diário Wall Street Journal revelou que 48 por cento dos estadunidenses são favoráveis a um plano de saúde público administrado pelo governo federal, enquanto 42 por cento o recusa.

lma/rob/bj













Conservador britânico ataca Brown por cortes militares

Londres, 28 oct (PL) O líder conservador britânico, David Cameron, renovou hoje os ataques à política econômica que aplica o premiê laborista, Gordón Brown, a quem culpa pela magnitude da recessão, a pior dos últimos tempos.

Cameron aproveitou a impugnação dos cortes de financiamento ao Exército regular para atribuir ao governo laborista mau manejo da economia e desafiar Brown pelos anúncios que fez este sobre uma situação favorável do Reino Unido para sobreviver ao temporal da crise e se recuperar.

O líder dos "tories" considerou humilhante os planos de cortar o orçamento de formação do Exército, durante um debate no Parlamento britânico, que segundo a imprensa, foi outra ocasião aproveitada pelo opositor Partido Conservador para os ataques contra o executivo, em plena pugna eleitoral com vistas às eleições gerais de junho.

Cameron acusou Brown de ceder a uma colossal pressão do ex-secretário de Defesa, John Reid, a altos servidores públicos do Ministério de Trabalho e parlamentares de outras bancadas, ao mesmo tempo em que perguntou como pode se reduzir o treinamento do exército se o país está em guerra, em alusão às tropas britânicas no Afeganistão.

O diário The Guardian recorda que ambos os políticos estão enfrentando o tema econômico, no qual Cameron parece levar vantagem diante da opinião pública por suas desafiantes críticas a Brown, frente a longa e profunda contração da economia nacional.

Ao prometer que a Grã-Bretanha sairia da recessão antes do fim do ano, o premiê replicou que o país estaria pior sob as políticas econômicas dos conservadores.

Segundo uma pesquisa da consultora ComRes, o Partido Conservador lidera as intenções de voto com 40 por cento, frente ao Laborismo que subiu neste mês quatro pontos ao se situar em 27 por cento.

lma/oda/bj







Panamá ultima detalhes para reunião parlamentar euro-latino-americana

Panamá, 28 out (Prensa Latina) Panamá concentra hoje a atenção nos preparativos da Assembléia Parlamentar Euro-Latino-americana (EuroLat), com uma agenda que prioriza temas como a globalização e a crise financeira internacional.

Segundo os organizadores, deputados do parlamento europeu e de vários legislativos da América Latina discutirão também o 29 e 30 de outubro em torno das negociações comerciais entre as duas regiões.

Depois da instalação do fórum as sessões se efetuarão em comissões permanentes, entre as quais figuram a de Assuntos Políticos, Segurança e de Direitos Humanos e Assuntos Sociais.

Também, as deliberações se estenderão às instâncias de Intercâmbios Humanos, Meio Ambiente, Educação e Cultura, Assuntos Econômicos, Financeiros e Comerciais, além da mesa diretiva que tratará temas diversos.

Os parlamentares da Europa e América Latina também debaterão um projeto de resolução comum de reforma à Organização Mundial de Comércio (OMC).

Cabe destacar que os membros da EuroLat são designados de acordo com os procedimentos internos da cada parlamento, de forma que a Assembléia reflita a diversidade de grupos políticos e países representados nas respectivas instâncias legislativas.

EuroLat esta integrada por 150 membros, deles 75 do legislativo europeu e igual quantidade contribuída pelos parlamentos Latino-americano, Andino, Centro-americano e do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL).

lac/mem/bj






Apresenta presidenta argentina projeto de reforma política

Buenos Aires, 28 out (Prensa Latina) Depois de várias rodadas de conversas com líderes de partidos com bancas no parlamento, o governo apresenta hoje o anteprojeto de reforma política em um ato encabeçado pela presidenta Cristina Fernández.

Segundo fontes oficiais, a cerimônia acontecerá no Salão da Mulher, em uma atmosfera enrarecida pelo anúncio prévio de várias forças políticas da oposição de que não assistirão, apesar de ter participado nas reuniões com o executivo, iniciadas o 15 de julho.

Em declarações a uma rádio, o ministro do Interior, Florencio Randazzo- encarregado pela presidenta para conduzir essas práticas- opinou que essa postura "não contribui absolutamente ao objetivo que estamos buscando", e além da lamentar a qualificou de falta de respeito.

Acrescentou que os pretextos esgrimidos para se negar a assistir, entre eles que o documento está pensado para prejudicar a alguém, estão afastados da realidade e carregados de preconceitos sem sentido.

Adiantou que o projeto do governo propõe estabelecer uma eleição primária, aberta, obrigatória e simultânea para todos os partidos, para os candidatos nacionais a presidente, vice-presidente, deputados e senadores o qual significa um avanço importante, expressou.

"O objetivo é que todos os candidatos vão a uma eleição primária aberta, simultânea e obrigatória", disse Randazzo, quem indicou que a iniciativa oficialista é muito parecida à lei eleitoral vigente no Uruguai.

Representantes da oposição acusaram ao governo de preparar uma nova armadilha, sem dar precisões, e recusaram a possibilidade de debater no Congresso antes de dezembro, com o qual pretendem adiar sua análise para após a instalação da nova legislatura, prevista para o dia 10 desse mês.

lac/rmh/bj







Força Aérea Equatoriana investiga causas de queda de helicóptero

Quito, 28 out (Prensa Latina) A Força Aérea Equatoriana (FAE) continua hoje as investigações técnicas para determinar a causa pela qual se chocou nesta terça-feira sobre a pista do aeroporto capitalino um helicóptero Dhruv, adquirido faz seis meses na Índia.

A vistosa cerimônia militar pelo 89º aniversário da FAE terminou abruptamente depois que três helicópteros completaram cinco voltas ao redor da base, quando um deles girou 90 graus, combinou com as hélices rotando perpendicular à pista e caiu até chocar-se.

A aeronave impactou a 300 metros do hangar e a um custado da pista da Base Aérea do aeroporto Marechal Sucre, onde o vice-presidente da República, Lenín Moreno, presidia a cerimônia junto com a subsecretaria de Defesa, Rosa Pérez.

Os dois tripulantes saíram do helicóptero por seus próprios meios, ainda que resultaram feridos e encontram-se hospitalizados em condição estável, assegurou o chefe de estado maior da FAE, general Leonardo Barreiro.

O comandante desse corpo, general Rodrigo Bohórquez, indicou a meios de imprensa que o acidente se produziu porque a viragem foi muito prolongada e se perdeu o controle da aeronave. No entanto, não descartou que também se tenha produzido uma falha mecânica.

Jornalistas testemunhas do fato disseram a radio-emissoras que um incêndio começou na parte posterior da nave enquanto estava no ar em formação militar, e repentinamente se pôs perpendicular a terra, pelo que o piloto tentou uma aterrissagem de emergência.

O Governo adquiriu sete helicópteros Dhruv à Índia por 45,2 milhões de dólares. Cinco deles chegaram em abril passado, dos quais quatro se destinaram à força Aérea e um ao transporte Presidencial. Os dois restantes devem chegar a fim de ano. O comando militar ordenou a suspensão das operações dos outros quatro helicópteros indianos Dhruv, até que a Junta Investigadora de Acidentes determine porquê a nave, cujo custo é de sete milhões de dólares, se precipitou a terra e danificou totalmente.

lac/prl/bj






SELA debate sobre integração regional em saúde

Por Randy Saborit Mora

Caracas, 28 out (Prensa Latina) O Sistema Econômico Latino-americano (SELA) debate hoje sobre integração sanitária com representantes da Organização Pan-americana da Saúde (OPS) e da Comissão Econômica para a América Latina e as Caraíbas (CEPAL).

O secretário permanente do SELA, José Rivera, declarou a Prensa Latina que nesta quarta-feira se abordará um esquema de trabalho relacionado com a cooperação na saúde durante a XXXV reunião ordinária do Conselho Latino-americano deste organismo a concluir amanhã aqui.

Dentro do contexto da crise internacional, manifestou o diretor, a saúde é uma das áreas priorizadas pelo SELA.

Também Rivera adiantou a Prensa Latina que a Secretaria do SELA prepara um documento amplo e exaustivo para assinalar as pautas em busca de avançar na integração e cooperação da saúde a nível regional. De acordo com Rivera, previu-se uma reunião no 2010 com a presença dos organismos de integração e cooperação em saúde dentro da região bem como instituições especializadas junto com representantes dos governos dos 27 estados membros do SELA.

Adiantou que na reunião, "se faria uma análise detalhada de em onde estamos no tema da saúde e quais são as ações mais convenientes".

O SELA é um organismo regional intergovernamental, com sede nesta capital, criado em 17 de outubro de 1975 mediante o Convênio Constitutivo do Panamá.

Atualmente está integrado por Argentina, Bahamas, Barbados, Belize, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, Granada, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Suriname, Trinidade e Tobago, Uruguai e Venezuela.

O Conselho Latino-americano é o máximo órgão de decisão, composto por um representante de cada estado membro, que se reúne anualmente e estabelece as políticas gerais do organismo e de pronunciamentos específicos através de decisões aprovadas por consenso.

Enquanto, a Secretaria Permanente é o órgão técnico administrativo, dirigida por um secretário permanente, eleito pelo Conselho Latino-americano para um período de quatro anos.

Também os Comitês de Ação são organismos flexíveis de cooperação que se constituem a partir do interesse de dois ou mais estados membros em promover programas e projetos conjuntos em áreas específicas.

lac/rsm/bj







Avaliarão impacto de marco jurídico em desenvolvimento brasileiro

Brasília, 28 out (Prensa Latina) Representantes dos três poderes do Estado e da sociedade civil brasileira participarão hoje aqui no Seminário Direito e Desenvolvimento, no qual avaliarão o impacto do marco jurídico no desenvolvimento econômico nacional.

A reunião, que se desenvolverá no Palácio de Itamaraty -sede da chancelaria brasileira, assistirão os ministros de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, e de Justiça, Tarso Genro, bem como o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes.

Promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Seminário persegue propor agendas específicas de ações para ser executadas em 2010, enfocadas em três eixos fundamentais de trabalho: Indicadores, Fomento à investigação e divulgação e Ações específicas.

A atuação da ABDI no tema começou no ano passado, com a elaboração da Política de Desenvolvimento Produtivo e continuou com o projeto Ambiente jurídico, investimentos e inovação.

Uma nota de imprensa do Site do encontro indica que no primeiro bimestre deste ano, no meio das reflexões sobre a crise financeira internacional, se percebeu a necessidade de empreender um esforço maior de discussão e análise das relações entre o direito e o desenvolvimento.

O anterior, destaca, busca consolidar a Brasil em um nível mais elevado de competitividade na economia mundial.

A informação oficial sustenta que o Seminário não persegue esgotar as discussões propostas, senão as colocar como temas relevantes do desenvolvimento brasileiro.

lac/ale/bj






Congresso mundial na Bolívia sobre lítio

La Paz, 28 out (Prensa Latina) O Congresso internacional sobre o lítio inicia hoje suas deliberações na cidade sede do governo boliviano, com ênfase em inovações tecnológicas e científicas para industrializar esse mineral.

De acordo com o vice-ministro de Ciência e Tecnologia, Roger Carvajal, a reunião que se estenderá até o próximo sábado irão especialistas locais e convidados de países interessados neste projeto ou com experiência no tratamento do mineral.

Prevê-se a participação de uns 30 cientistas de 11 países, entre eles Japão, Portugal, China, Brasil e Argentina, além de autoridades e empresários nacionais e estrangeiros, explicou.

Os temas centrais do encontro, acrescentou, serão as novas tecnologias para a transformação de recursos evaporíticos em químicos e o desenvolvimento da indústria de produtos com valor agregado, entre eles, baterias de lítio, vidros e cerâmicas.

Os dois primeiros dias do evento se desenvolverão em La Paz, enquanto a clausura do fórum se levará a cabo em Uyuni, Potosí (sudoeste), onde se encontra a maior reserva do mineral.

Ao concluir o fórum, os participantes visitarão a planta piloto para a produção de carbonato de lítio que uma empresa estatal constrói no salina de Uyuni (Potosí)

As firmas francesas Bolloré e Eramet, as nipônicas JOGMEC, Mitsubishi e Sumitomo, a sul-coreana LG e o governo da Rússia têm manifestado seu interesse em participar na exploração da salina de Uyuni.

lac/ga/bj





Nova votação na ONU sobre bloqueio dos EUA a Cuba

Nações Unidas, 28 out (Prensa Latina) A 64º Assembléia Geral de Nações Unidas celebra hoje sua 27 sessão plenária com a discussão do tema Necessidade de pôr fim ao bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos da América contra Cuba".

Para o debate, as delegações dos 192 Estados membros da ONU têm em seu poder um relatório apresentado por Cuba sob o mesmo título e um projeto de resolução com igual encabeçamento e contam, ademais, com a presença aqui do chanceler cubano, Bruno Rodríguez.

É a décimo oitava ocasião em igual quantidade de anos consecutivos que o máximo órgão da organização mundial se pronuncia sobre o assédio norte-americano contra o país caribenho, em todos os casos com uma manifestação de condenação e a favor de seu levantamento.

A vez anterior, em 2008, a resolução de rejeição ao bloqueio adotada pela Assembléia contou com o voto de 185 Estados membros, com somente três contra (Estados Unidos, Israel e Palau).

A votação desta quarta-feira é a primeira com Barack Obama na presidência dos Estados Unidos, sob cujo mandato nada tem mudado com respeito ao bloqueio, segundo sustenta o governo cubano com argumentos irrebatíveis.

Um relatório apresentado por Havana sobre o tema aponta que as autoridades norte-americanas descumpriram de maneira absoluta a resolução adotada faz em um ano pelo máximo órgão da ONU para o fim do bloqueio.

Denúncia à Casa Branca por manter em vigor as leis, disposições e práticas que lhe servem de sustento ao cerco e a acusa de continuar reforçando os mecanismos políticos, administrativos e repressivos para sua instrumentação mais eficaz e deliberada.

O atual governo dos Estados Unidos tem continuado aplicando o bloqueio contra Cuba com todo rigor, sublinha o relatório ao destacar a falta de ações para desmontar o entramado de leis e disposições administrativas que conformam as bases legais e as regulações do fustigamento à ilha.

Por seu lado, o projeto de resolução submetido a votação reitera a exortação a todos os países a que se abstenham de promulgar e aplicar leis e medidas dessa classe em cumprimento da Carta da ONU e do direito internacional, que, entre outras coisas, reafirmam a liberdade de comércio e navegação.

Também, adverte sobre a aplicação de novas normas dirigidas a reforçar e ampliar o bloqueio e expressa preocupação pelos efeitos negativos dessas disposições sobre a população cubana e os nacionais de Cuba residentes em outros países. O texto reitera seu apelo aos Estados nos que existem e se aplicam essas regulações a que, no prazo mais breve possível e de acordo com seu ordenamento jurídico, tomem as medidas necessárias para derrogar-las ou as deixar sem efeito.

Em sua parte inicial, o projeto contra o bloqueio reafirma, entre outros, os princípios de igualdade soberana dos Estados, não intervenção e não ingerência em seus assuntos internos e a liberdade de comércio e navegação internacionais.

Também, expressa preocupação ante a promulgação e aplicação de leis e disposições como a chamada Helms-Burton, cujos efeitos extraterritoriais afetam à soberania de outros Estados, os interesses legítimos de entidades ou pessoas e a liberdade de comércio e navegação. lac/vc/bj







Partidos políticos uruguaios ajustam campanha para segundo turno

Escrito por Wilfredo Alayon Perez

Montevidéu, 28 out (Prensa Latina) Os comandos do governamental Frente Ampla (FA) e do Partido Nacional (PN) ajustam hoje detalhes da campanha que lançarão na próxima sexta-feira, com olhos ao segundo turno previsto no Uruguai no último domingo de novembro.

Na jornada comicial do 25 de outubro, a FA com 48% das boletas e o PN, 29 unidades percentuais da preferência dos eleitores, foram as forças mais votadas, mas nenhuma com maioria simples para ganhar em primeira volta.

A fórmula frente-amplista, José Mujica-Danilo Astori, iniciará um percurso por vários departamentos, e algo similar farão os nacionalistas divididos em cinco grupos com Jorge Larrañaga, aspirante à vice-presidência, à frente.

O presidenciável Luis Alberto Lacalle, que pretende por segunda vez a principal magistratura, não irá no périplo da chamada "tolda branca".

Pedro Bordaberry, ex-candidato presidencial pelo Partido Colorado (PC), anunciou que estará ausente em atos conjuntos com a fórmula do PN e nesta quarta-feira tomarão uma posição orgânica quando sessione o Comitê Executivo Nacional.

O binômio Bordaberry-Hugo de León obteve no passado domingo 17% dos votos.

Outro ex, Pablo Mieres, líder do Partido Independente (2,5%), ratificou a decisão dessa força de não apoiar a Mujica ou Lacalle.

As últimas estatísticas da Corte Eleitoral destacam o triunfo da coalizão de esquerda em 11 departamentos da nação sul-americana, enquanto os oito restantes ficaram em poder do PN.

De novo a FA cruzou a barreira do milhão de votos e superou assim aos dois partidos tradicionais (PN e PC), em tanto atingiu maioria senatorial com 16 bancas, por nove o PN e as cinco restantes ao PC.

lac/wap/bj





Colombianos e costarricenses por avançar em Mundial sub-17 de futebol

Abuja, 28 out (Prensa Latina) As equipes sub-17 da Colômbia e Costa Rica tratarão hoje de fechar sua classificação para as oitavas de final do Campeonato Mundial da categoria, que continua em várias cidades da Nigéria.

Os colombianos jogarão em Calabar contra os iranianos, quem ao igual que eles debutaram com vitória no passado domingo, e um triunfo daria a qualquer dos dois a vaga direta à seguinte rodada.

No entanto, enquanto os sul-americanos venceram 2-1 a Holanda, sub-campeã da Europa, Irã venceu 2-0 a Gambia, sem dúvidas um das equipes mais fracos da competição.

Sabemos que vai ser muito difícil porque Irã tem bons jogadores em todas as linhas e não é por acaso que sejam campeões da Ásia, teremos o devido respeito, disse o técnico colombiano, Ramiro Viáfara.

Por sua vez, os costarricenses começaram seu andar com empate em frente a Nova Zelândia e agora terão enfrente a Turquia, ganhadora no domingo passado 1-0 de Burquina Faso, pelo que sua tarefa luze mais complicada.

Os ticos deverão melhorar muito para poder derrotar aos turcos, porque os neozelandeses têm um nível muito inferior e arrancaram-lhes uma igualada na localidade de Enugu.

Nossa equipe tem talento e após a primeira partida precisamos falar com os jogadores para ver em que podemos melhorar, acho que podemos conseguir um melhor resultado e avançar, comentou o DT tico Juan Diego Quesada.

Em tanto, os holandeses saltarão ao estádio UJ Esuene de Calabar quase sem margem para o erro em frente aos gambianos, mermados pelas baixas de Janneh Demba e Sama Buba, expulsados em frente aos iranianos.

Por último, Nova Zelândia e Burquina Faso buscarão dar a surpresa e colar-se entre os 16 integrantes da próxima rodada, mas para isso não lhes serve um empate entre eles, de modo que um dos deve dizer adeus.

lp/bj






ONU solicitará mais ajuda para projeto pacificador na Somália

Mogadixo, 28 out (Prensa Latina) Nações Unidas solicitará mais cooperação para aumentar a eficácia do Governo da Somália nas frentes de segurança e serviços sociais, de acordo com declarações de uma fonte autorizada divulgadas hoje.

Lynn Pascoe, subsecretario geral para Assuntos Políticos da instituição, disse à imprensa que sem pecar de otimistas a priori, se implementou uma estratégia com a que se obtêm progressos nas tentativas árduos de conseguir a estabilização deste país de África oriental.

O dirigente da ONU explicou que o Governo Federal de Transição somali, presidido pelo cheque Sharif Sheikh Ahmed, faz todo o que está a seu alcance para incorporar ao Governo representantes de todos os setores, inclusive da oposição.

Isso faz supor que se solicitará mais recurso financeiros e ajuda em general nos próximos meses, apontou Pascoe, necessários para conseguir a segurança e beneficiar os programas sociais.

As presidências transitória somali conta com uma estratégia a fim de devolver a estabilidade ao país, após uma guerra de quase 20 anos, além de dar por terminadas as ações dos grupos opositores, entre os que figuram Al Shabab e Hezb ao Islã.

Pascoe reconheceu que ainda que a situação apresenta um quadro frágil, não é a observada meses atrás, quando todos os estimados prediziam a queda inexorável do Governo, algo que não deve ocorrer por agora.

Ressaltou que custará um longo tempo conseguir a pacificação em uma nação sem governo central e cuja população menor de idade e jovem só conhece a guerra e o caos desde seu nascimento.

Somália sofre uma guerra civil desde 1991, ano em que foi derrocado o ditador Mohamed Siad Barré e os chamados senhores da guerra fragmentaram o território em pequenos feudos sob o controle de grupos armados.

tgj/mgf/bj







Estudantes brasileiros protestam por atos contra o clima

Brasília, 28 out (Prensa Latina) Centenas de estudantes brasileiros protestarão hoje na Esplanada dos Ministérios, no centro desta capital, contra as ações que provocam mudanças climáticos, como a emissão de gases de efeito estufa.

De acordo com os organizadores, do projeto Embaixadores do Clima, os jovens formarão o número 350, a parte de um milhão que os cientistas consideram o limite máximo tolerável de gás carbônico na atmosfera.

Esse projeto tem um programa, De olho no clima, para aumentar o conhecimento e as ações sobre a mudança climática no Brasil, bem como incentiva o intercâmbio de experiências entre estudantes, profissionais, universitários e professores.

A manifestação coincide com a divulgação, por parte do ministro de Meio Ambiente, Carlos Minc, de que a indústria brasileira é a responsável por 56% das emissões de gases de efeito estufa neste país entre 1994 e 2007, segundo um estudo sobre o assunto.

Ademais, explicou Minc, a produção de minerais, química, metalurgia e energia constituem dentro da indústria as atividades que mais contaminam o médio ambiente e provocam mudanças climáticas.

O ministro reiterou a disposição do governo para atingir a meta de reduzir em 40% a emissão de gases de efeito estufa antes de 2020, e para isso mencionou que no setor agropecuário estão previstas medidas como a combinação da semente com o gado no mesmo espaço.

Também, prosseguiu, a recuperação de áreas degradadas e a semeia direta. Com essas três ações -afirmou- reduziremos em sete por cento as emissões do Brasil.

Recordou outras medidas como a diminuição de cerca de 80% do desmatamento na Amazônia, e em outras zonas de biomassa, bem como um maior uso dos biocombustíveis no transporte e a siderurgia verde, que implica para as indústrias a plante de toda a madeira que utilizarão, sem necessidade de cortar árvores nativas.

tgj/ale/bj







Vietnã exportará seis milhões de toneladas de arroz

Hanói, 28 out (Prensa Latina) Vietnã superará neste ano o volume de suas exportações de arroz, com a assinatura de contratos que cheguem aos seis milhões de toneladas, se informou hoje aqui.

Segundo a Associação vietnamita de Alimentos (AVA), o número das contratações disparou-se devido à alta demanda da África e Oriente Médio, explicou um comunicado da AVA.

De janeiro à data o volume realizado na África atingiu um milhão 400 mil toneladas, uma alta inter-anual de 98%, venderam-se 250 mil em países do Oriente Médio para 65% de aumento.

Esta nação indochinesa, segunda exportadora mundial do cereal branco, superada só pela Tailândia, projeta por outra parte junto ao reino tai e outros grandes produtores asiáticos a criação de uma reserva arrozeira concebida ao calor de planos de segurança alimentária.

et/sus/bj









Novos ataques de Berlusconi à justiça italiana

Roma, 28 out (Prensa Latina) O premiê italiano, Silvio Berlusconi, e seus advogados acusaram novamente à justiça de ataque político, depois da ratificação da condenação ao advogado britânico David Mills, culpado de corrupção em fatos vinculados ao presidente.

Depois de conhecer-se a confirmação, Berlusconi interveio inesperadamente por telefone na noite da segunda-feira em um programa de debate da televisão pública RAI três para atacar aos juízes e fiscais, a quem qualificou de "comunistas".

Segundo sua teoria, a decisão do Tribunal Constitucional de recusar a lei de imunidade seria um complô urdido pela esquerda para acabar com sua carreira. "Desde que entrei em política e arrebatei o poder aos comunistas, abriram-se 103 processos contra mim", disse o premiê.

O Tribunal de Apelação de Milão confirmou nesta terça-feira a sentença a quatro anos e seis meses de prisão a Mills, quem aceitou o pagamento de 600 mil dólares norte-americanos a mudança de seu falso depoimento em dois processos abertos em 1997 e 1998 contra Berlusconi, assegura a falha judicial.

Os processos incluíram os fundos secretos do premiê relacionados com as empresas All Iberian e Mediaset; ademais, seu papel na estrutura offshore criada por Mills para atividades ilegais de Fininvest, todas propriedade de Il Cavalieri, publica hoje o jornal italiano La Stampa.

O premier conseguiu ficar fosse do processo graças à aprovação parlamentar de uma controvertida lei de imunidade, que obrigava a suspender os julgamentos iniciados contra os quatro cargos mais importantes do Estado. Essa dispensa ficou eliminada recentemente pelo Tribunal Constitucional.

Berlusconi está acusado de evasão de impostos e falsificação de balanço de contas na compra de direitos televisivos por parte de Mediaset. Este processo será o primeiro que deverá enfrentar agora que seu imunidade tem sido anulada.

O líder da partido Itália dos Valores (IDV), Antonio Di Pietro, considerou que "em um país civilizado, em um Estado de direito, o premiê teria demitido imediatamente depois de se demonstrar sua condição de corruptor judicial".

Como tal, agora Berlusconi "deveria estar em uma senhora cárcere, em lugar de presidir o Conselho de Ministros", acrescentou.

tgj/npg/bj







Aumentam os mortos por atentado no Paquistão

Islamabad, 28 out (Prensa Latina) A 60 aumentou o número de vítimas mortais depois da explosão hoje de um carro bomba em um coincidido mercado da cidade de Peshawar, ao noroeste do Paquistão.

A rede de televisão GeoTV reportou que mais de 150 pessoas resultaram feridas no atentado, que destruiu ademais uma mesquita próxima e ao menos um dos edifícios colimitados com o bazar Meena, localizado na parte velha da cidade.

A administração do principal hospital da cidade pediu à população que fizesse doações de sangue para atender a avalanche de feridos, alguns dos quais estão em condição crítica, pelo que o número de falecidos poderia aumentar nas próximas horas.

Peshawar tem sido objeto de vários ataques suicidas nos últimos dias, com saldo de várias dezenas de mortos. O atentado desta quarta-feira ocorreu pouco depois da chegada ao país da secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, para uma visita oficial de três dias.

A sua chegada a Islamabad, a chefa da diplomacia estadunidense anunciou que o objetivo de sua viagem era ratificar o apoio da administração do presidente Barack Obama à luta que livra o governo paquistanês contra os insurgentes islâmicos.

tgj/nm/bj







Candidato presidencial chileno critica bloqueio dos EUA contra cuba

Por Jorge Lua

Santiago do Chile, 28 out (Prensa Latina) O candidato presidencial chileno Marco Enríquez-Ominami expressou hoje sua oposição ao bloqueio econômico dos Estados Unidos contra Cuba, que qualificou como "arbitrário, inaceitável, cruel e criminoso".

"Eu estou contra o bloqueio", respondeu ante uma pergunta sobre a rejeição em massa da comunidade internacional à medida em um encontro com correspondentes estrangeiros, no que abarcou vários temas nacionais e internacionais.

Ao abundar sobre a política norte-americana, Enríquez-Ominami disse que lhe chama a atenção que, com respeito ao golpe de Estado em Honduras, "não tenha tido nem por assomo 0,00001% do bloqueio que há contra Cuba".

Sobre Honduras, acrescentou, não se assoma o debate nos Estados Unidos sobre a necessidade de mandar um sinal potente ao senhor (Roberto) Micheletti.

Com respeito à nova administração de Barack Obama, sintetizou seu pensamento no sentido de que "não tudo o que é bom para os Estados Unidos é bom para o Chile".

Propôs que seu eventual governo buscaria as melhores relações com todos os países, incluído os Estados Unidos, mas sempre velando pelos interesses do Chile.

O candidato independente de 36 anos de idade disse ser um "fanático da integração, desde que ela favoreça a nossos povos".

Ante perguntas sobre a União de Nações Sul-americanas (UNASUL) e as relações do Chile com o resto da América Latina e as Caraíbas, Enríquez-Ominami sustentou a necessidade de que a integração regional oferece mais oportunidades e mais autonomia aos países da região.

O filho do fundador do Movimento de Esquerda Revolucionária (MIR), Miguel Enríquez, morto em combate contra a ditadura de Augusto Pinochet, recordou que foi criado na Europa, um continente onde o debate sobre a integração -disse- tem estado presente todos os dias.

O deputado e ex-militante do Partido Socialista sublinhou a necessidade de impulsionar a integração especialmente com os países limítrofes (Argentina, Bolívia e Peru) "bem mais lá do atual" e citou alguns exemplos.

Perguntado sobre uma iniciativa peruana para que a região subscreva um acordo de não-agressão, disse estar a favor da paz e contra o armamentismo, mas explicou que o termo não agressão "supõe que estamos em guerra e não estamos em guerra".

Chile -sublinhou- não tem temas pendentes nem está em guerra com Peru, nem com ninguém.

Criticou ao candidato presidencial de direita Sebastián Piñera por ter trazido a Chile recentemente ao ex-presidente espanhol José María Aznar, a quem qualificou de mentiroso, como "símbolo da integração mundial" e disse que, por essa lógica, seu próximo passo deveria ser convidar agora a George Bush.

Enríquez-Ominami, quem na semana passada entrevistou-se com o presidente equatoriano Rafael Correa -já o tinha feito com os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Cristina Fernández- reiterou seu apoio ao rendimento do Brasil como membro pleno do Conselho de Segurança da ONU.

lma/jl/bj







Brasil engrossa condenação internacional contra bloqueio dos EUA

Washington, 28 out (Prensa Latina) Brasil somou-se hoje desde a Assembléia das Nações Unidas, em Nova Iorque, à condenação enérgica internacional contra o bloqueio econômico mantido pelos Estados Unidos contra Cuba por mais de 45 anos.

Por meio da embaixadora Maria Luiza Ribeiro, o governo do país sul-americano criticou as ações unilaterais de Washington e qualificou-as como medidas anacrônicas que violentam a soberania dos Estados e o respeito ao direito internacional.

Esperamos que em breve possamos celebrar o fim de um bloqueio que pertence à era da guerra fria e possamos oferecer a gerações futuras um futuro livre de elementos conflitivos em nossa região, sublinhou Ribeiro.

A diplomata recordou que no âmbito hemisférico a família latino-americana tem decidido reativar a participação de Cuba em organismos multilaterais como a Organização de Estados Americanos, o Grupo do Rio, e outros.

Desde o Brasil seguimos com máximo interesse e damos as boas-vindas a todas as facilidades e atenuações para aliviar o bloqueio que reafirma o presidente Barack Obama, comentou Ribeiro.

Consideramos que o cerco econômico norte-americano contra a ilha antilhana é um plano anacrônico e irracional, e impede - entre outras graves conseqüências- por diferentes razões o plano desenvolvimento de nossos povos, enfatizou a representante sul-americana.

A 64º Assembléia Geral de Nações Unidas celebrou nesta quarta-feira sua 27 sessão plenária com a discussão do tema Necessidade de pôr fim ao bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos da América contra Cuba".

Para o debate, delegações dos 192 Estados membros da ONU analisaram um relatório apresentado por Cuba sob o mesmo título e um projeto de resolução com igual encabeçamento e contam, ademais, com a presença aqui do chanceler cubano, Bruno Rodríguez.

É o décimo oitava ocasião em igual quantidade de anos consecutivos que o máximo órgão da organização mundial se pronuncia sobre o assédio norte-americano contra o país caribenho, em todos os casos com uma manifestação de condenação e a favor de seu levantamento.

A vez anterior, em 2008, a resolução de rejeição ao bloqueio adotada pela Assembléia contou com o voto de 185 Estados membros, com somente três contra (Estados Unidos, Israel e Palau).

lma/jvj/bj









Comparam situação no Afeganistão com guerra do Vietnã

Washington, 28 out (Prensa Latina) A guerra no Afeganistão pode ser o Vietnã do presidente norte-americano, Barack Obama, por seus custos e sua extensão, coincidiram hoje especialistas e militares.

A situação é muito similar, em ambas conflagrações os Estados Unidos se enfrentou a uma guerra de guerrilhas e a insurgentes que se movem entre a população, afirmou o jornalista Eric Margolis.

Por tal motivo é muito difícil combatê-los, essa é sua casa. Quando atacamos seus povos matamos a muitos civis e isso provoca maior rejeição, manifestou Margolis, quem lutou no Vietnã.

Em similar sentido pronunciou-se Steve Clemons, da New America Foundation, ao advertir das conseqüências das ofensivas indiscriminadas dos solados norte-americanos e o ódio que causam entre a população afegã.

Não obstante, o jornalista Peter Beinart afirmou que o movimento Talibã carece do apoio no Afeganistão que tinham os combatentes vietnamitas em seu país nem está tão organizado.

Ademais afirmou a diferença no número de tropas despregadas nesses conflitos é abismal.

Enquanto em um momento dado tivemos 500 mil soldados no Vietnã na atualidade há uns 68 mil na nação centro-asiática, expressou.

Não obstante, recordou que o Pentágono solicitou já ao menos 40 mil militares adicionais para enfrentar a crescente resistência ali.

Em outubro morreram 55 soldados norte-americanos no Afeganistão, no mês mais mortífero para o departamento de Defesa desde que invadiu essa nação em 2001.

Segundo uma recente enquete da televisora CNN e a firma Opinion Research Corporation, 57% dos estadunidenses recusa a guerra no Afeganistão, enquanto 59% opôs-se ao translado de mais tropas.

Para 52%, o conflito nesse país é muito similar ao do Vietnã.

ma/rob/bj






Esperam em Honduras gerenciamento de alto oficial estadunidense

Tegucigalpa, 28 out (Prensa Latina) O secretário de Estado anexo para a América Latina dos Estados Unidos, Thomas Shannon, é esperado hoje em Honduras com a expectativa de que o oficial ajude a restabelecer as negociações internas frustradas pelos golpistas.

Dirigentes políticos latino-americanos têm advertido que a postura da Casa Branca pode ser decisiva na solução do conflito desatado aqui pelo golpe de Estado em junho último, mas até agora o governo da nação desenvolveu uma política qualificada de ambivalente.

Agrupamentos filiados à extrema direita nesse país tiveram vínculos diretos com o golpe de Estado em Honduras, segundo denunciaram agrupamentos regionais e instituições locais como a Organização Fraternal Negra Hondurenha.

Informes de imprensa destacam que Shannon chegará a esta capital antes do meio dia com o propósito de reinstalar as conversas, fracassadas pela negativa do regime interino a aceitar a volta do presidente constitucional Manuel Zelaya.

Como ante-sala, a secretária de Estado estadunidense, Hillary Clinton, conversou por telefone com Zelaya e com o governante interino Roberto Micheletti, em busca de solução ao conflito que chega nesta quarta-feira a quatro meses exatos.

Shannon e seus acompanhantes se reunirão com representantes de ambas partes a fim de discutir estratégias para fazer avançar o processo" do Acordo de San José, anunciou o porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Ian Nelly.

Nesta terça-feira Micheletti reiterou que "não há restituição", ao referir à volta de Zelaya e deixou claro o interesse golpista de celebrar as eleições do próximo 29 de novembro sem restaurar previamente a ordem constitucional.

"Não vamos solucionar nada se não é posterior às eleições, porque não se pode estar jogando com um tema tão importante", disse Micheletti, em desvio ao povo hondurenho e à comunidade internacional que recusa a celebração de eleições nas atuais condições e prevê desconhecer o governo que surja desse ato nas urnas.

A Frente Nacional contra o Golpe de Estado ratificou que sem a volta de Zelaya ao poder, boicotará o processo eleitoral mediante diversas manifestações cívicas de caráter pacífico.

lma/mjm/bj







Chegou vice-ministra cubana de saúde a Nicarágua

Manágua, 28 out (Prensa Latina) A vice-ministra da Saúde de Cuba, Marcia Cobas, chegou hoje a Nicarágua para participar no ato central pelo termo do pilotagem que realizou no departamento de Masaya a brigada médica "Todos com Voz".

Ao Aeroporto Internacional Augusto C. Sandino foram a recebê-la o ministro de Saúde da Nicarágua, Guillermo González, o secretário da Presidência, Salvador Vanegas e o embaixador de Cuba na Nicarágua, Luis Hernández Ojeda, entre outros oficiais.

Cobas viajou ao departamento de Chinandega, uma das áreas onde trabalhará a brigada médica cubano-nicaragüense no estudo que trata de despejar os casos de deficiências existentes no país e suas causas.

Nesta quarta-feira a vice-ministra participará em um ato de fechamento dos trabalhos no departamento de Masaya, a 30 quilômetros ao sul da capital, e amanhã estará na abertura dos trabalhos do coletivo de especialistas no departamento de Masaya, a cerca de 150 quilômetros da capital.

Também chegou hoje a solo nicaragüense o historiador de Havana, Eusebio Leal, quem participará em uma série de conversas com historiadores e acadêmicos nicaragüenses.

lma/lb/bj

Nenhum comentário:

Postar um comentário