quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Relatório cubano à ONU demonstra permanência de bloqueio dos EUA

Por Javier Rodriguez Roque

Havana, 27 out (Prensa Latina)

Um relatório cubano que debaterá amanhã a Assembleia Geral das Nações Unidas representa o mais contundente argumento sobre a permanência e o caráter genocida do bloqueio dos Estados Unidos à Ilha.
Ainda que durante 17 anos consecutivos a mais alta instância da ONU tenha aprovado os relatórios de Cuba sobre o desenvolvimento e aplicação do assédio estadunidense, nesta ocasião o documento demonstra a ausência de qualquer mudança nesse aspecto por parte de Washington.
O documento aclara que o atual governo dos Estados Unidos continuou aplicando, durante os últimos 12 meses, o bloqueio contra Cuba com absoluto e inclemente rigor.
Não foi anunciada e muito menos empreendida ação alguma para desmontar o complexo entramado de leis e disposições administrativas que conformam as bases legais e as regulações do bloqueio, assinala.
O problema fundamental é que nem sequer foram modificados os fundamentos sobre os quais se rege essa política, como facilmente o demonstra uma análise das legislações e regulações vigentes sobre as quais se sustenta.
Entre elas, ressalta a famosa Lei de Comércio com o Inimigo, promulgada como uma medida de guerra em 1917 para proibir o comércio com toda nação considerada hostil, a qual se aplica rigorosamente a Cuba apesar da inexistência de algum conflito armado com ela.
Não menos expeditiva, neste caso, é a denominada Lei de Assistência Exterior que, ao referir-se à nação bloqueada, não só declara o embargo total sobre o comércio bilateral pois, ademais, proíbe o outorgamento de ajuda de qualquer tipo a Cuba.
Parágrafo aparte merece a Lei para a Democracia Cubana, mais conhecida como Lei Torricelli, que desde 1992 foi base para a extraterritorialidade do bloqueio, diante do desespero da Casa Branca por não ter podido submeter ao Estado rebelde.
Com ela, se desconheceu a soberania e autodeterminação de outros países no que se refere ao comércio com Cuba e chegou-se a aplicar sanções aos barcos de qualquer nação que se atrevessem a tocar portos cubanos.
Continuando essa mesma linha está a Lei Helms-Burton que nega a entrada nos Estados Unidos dos executivos de empresas estrangeiras e ainda de seus familiares se estas ousam vender ainda que seja aspirinas para aliviar a dor de cabeça a algum cubano.
Todas elas se mencionam no relatório cubano à ONU, que deixa claro que nenhuma foi sequer ligeiramente modificada pela nova administração.
rc/jrr/bj







China reitera respaldo a Cuba frente ao bloqueio

Beijing, 27 out (Prensa Latina)

China reiterou hoje seu apoio a Cuba na luta contra o bloqueio, o quê reafirmará novamente amanhã em uma votação na Assembleia Geral da ONU, segundo adiantaram fontes oficiais.
A posição nesse sentido foi expressada pelo representante da chancelaria Ma Zhaoxu em resposta a uma pergunta da Prensa Latina em um habitual encontro com jornalistas.
O porta-voz recordou que seu país sempre recusou essa política, enquanto defende um desenvolvimento das relações entre os países baseado nos princípios do direito internacional.
A China considera que o bloqueio deve cessar já, afirmou Ma.
A Assembleia Geral da ONU votará amanhã, quarta-feira, um projeto de resolução que pede o fim do bloqueio econômico, financeiro e comercial dos Estados Unidos contra Cuba, vigente há mais de 50 anos.
Pouco antes, o embaixador de Cuba na China, Carlos Miguel Pereira, denunciou em coletiva de imprensa que essa política recrudesceu no último ano, e falou de um grande respaldo da comunidade internacional a seu país como em ocasiões anteriores.
Ressaltou nesse sentido o tradicional apoio da China tanto em fóruns internacionais e as crescentes relações bilaterais em todos os campos, incluído o econômico.
O governo, as instituições, as empresas e o povo chinês em general foram, são e serão atores indispensáveis nesta decisiva batalha, afirmou.
rc/lam/bj





Ascende a 12 milhões número de deslocados na África

Abuja, 27 out (Prensa Latina)

O número de refugiados e deslocados na África aumentou para 12 milhões de pessoas como consequência de fortes ondas de violência em Somalia, Sudão e a República Democrática do Congo, confirmou hoje uma agência da ONU.
Segundo um relatório do Escritório das Nações Unidas para Assistência Humanitária (OCHA) difundido nesta capital nigeriana, nos últimos seis meses mais de um milhão de pessoas integraram as filas dos deslocados no empobrecido continente.
A República Democrática do Congo figura como o país com mais grave situação de emigrantes na região devido aos persistentes focos de violência desatados nas províncias de Kivu Norte e Kivu Sul.
Acolhem, por outra parte, o maior número de refugiados Chade, Kenya, Sudão e Tanzania. Cada uma dessas nações receberam em média 250 mil africanos, de acordo com a OCHA.
Frente a essa situação, o presidente da Comissão da União Africana, Jean Ping, afirmou recentemente que o futuro do continente está em jogo, motivo pelo qual se deve aumentar a vontade política dos governos para resolver o problema dos refugiados e deslocados.
Em uma reunião de chefes de Estado e Governo, celebrada na capital ugandesa de Kampala, o servidor público assinalou que o fenômeno das deslocações de africanos constitui uma ameaça para a segurança e estabilidade da região.
rc/obf/bj






Hoje Tribunal checo decidirá futuro do Tratado de Lisboa

Praga, 27 out (Prensa Latina)

O Tribunal Constitucional checo realiza hoje uma vista pública para analisar o recurso apresentado por um grupo de senadores conservadores contra o Tratado de Lisboa, texto ainda não ratificado pelo presidente da República Checa.
O recurso, apresentado no mês de setembro, argumenta que o acordo de reformas limitará a soberania checa, ao transpassar importantes competências e responsabilidades aos órgãos comuns da União Europeia (UE) e modificar o sistema de voto, do critério de unanimidade ao de maioria.
Ao referir-se à apelação, o presidente checo Vaclav Klaus assegurou que com a sentença do Tribunal Constitucional, o país enfrentará a prerrogativa de renunciar ou não ao status de Estado soberano, entregando a tomada de decisões a instituições européias.
O tema da constitucionalidade é um dos últimos obstáculos a vencer internamente para que Klaus ratifique o Tratado de Lisboa, único sócio comunitário que condicionou a assinatura apesar de que há meses o Parlamento checo deu o visto bom ao texto. Tomas Langasek, secretário geral do Constitucional, já anunciou que possivelmente o tribunal não poderá emitir hoje um veredicto, atrasando sua decisão para mais adiante.
Ainda que o Constitucional recuse o recurso, a ratificação checa ao Tratado dependerá de que a UE e o presidente Klaus cheguem a um acordo sobre as últimas condições apresentadas pelo político conservador.
Klaus exigiu que seu país ficasse fora da aplicação da Carta de Direitos Fundamentais, anexa ao texto comunitário, diante do temor de que os alemães e húngaros expulsados da então Checoslovaquia depois da Segunda Guerra Mundial reclamassem indenizações.
Como parte da sessão de hoje, o presidente da câmara, Pavel Rychetsky, apresentará um relatório sobre o recurso, para depois escutar às partes implicadas no processo: Presidência, Governo e Parlamento.
No passado mês de novembro, a alta magistratura checa recusou uma apelação que, diferentemente da atual, só questionava alguns artigos do Tratado de Lisboa.
tgj/npg/bj






Trabalhadores sociais bolivianos condenam bloqueio dos EUA a Cuba

La Paz, 27 out (Prensa Latina)

Os Trabalhadores Sociais Comunitários da Bolívia condenaram hoje aqui o bloqueio econômico, comercial e financeiro que há quase 50 anos os Estados Unidos impõem a Cuba, pese à rejeição internacional.
Um pronunciamento emitido pela máxima direção desses grupos de trabalho qualifica de inadmissível o cerco estadunidense contra o Estado caribenho.
Pelo décimo oitavo ano consecutivo, recorda o documento, a Assembleia Geral das Nações Unidas examinará amanhã uma resolução intitulada Necessidade de pôr fim ao bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos da América contra Cuba.
"Quando a história da humanidade avança de maneira pujante rompendo todas as barreiras que significam opressão, segregação racial e domínio econômico e militar das potências imperialistas, Washington se empenha em manter o bloqueio contra a ilha apesar da oposição mundial a essa política", sustenta a nota.
Assim mesmo, os trabalhadores sociais bolivianos convocam os governos progressistas do mundo, e em especial da América Latina, a romper com fatos concretos o criminoso cerco imperialista imposto ao povo cubano.
Segundo o comunicado dos jovens da nação sul-americana, uma das principais formas de desafiar a obsoleta política estadunidense é o estabelecimento de acordos comerciais para importar e exportar produtos necessários para os cubanos.
Outras organizações bolivianas como a Aliança Revolucionária Antiimperialista (ARA) também condenam o bloqueio estadunidense que ocasionou perdas multimilionárias em diversos ramos da economia da ilha.
"É hora de pôr fim a essa política. A moral e os mais elementares princípios das relações internacionais entre os Estados assim o exigem", sublinha uma nota de rejeição emitida por essa entidade.
ARA lamenta que a administração do presidente Barack Obama, que ofereceu revisar esta política, a mantenha em essência, sem variações.
tgj/por/bj










Visita o Chile diretor geral da OMPI

Santiago do Chile, 27 out (Prensa Latina)

Chile reiterará hoje seu interesse em ser considerado sede de um futuro escritório regional da Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI) para a América Latina e o Caribe.
Para fortalecer as relações de cooperação com esse organismo, cumpre uma visita ao Chile o Diretor Geral da OMPI, o australiano Francis Gurry, que se reunirá com a Presidenta Michelle Bachelet, entre outras autoridades.
Também dialogará com os ministros de Economia, Hugo Lavados, de Cultura, Paulina Urrutia, e de Relações Exteriores, Mariano Fernández.
Fontes da chancelaria assinalaram que o Chile tem um papel de liderança nas discussões que se realizam na OMPI, fazendo propostas sobre exceções e limitações em benefício de discapacitados, bibliotecas e educação.
Da mesma forma, a respeito da relação entre patentes e normas técnicas e a vinculação entre propriedade intelectual e domínio.
Gurry também pronunciará uma conferência sobre "Propriedade Intelectual, Inovação e Criatividade, Tendências Globais" e assinará um convênio de cooperação com o Instituto Nacional de Propriedade Industrial do Chile (INAPI).
rc/jl/bj






Congresso dos EUA dividido por aumento de tropas no Afeganistão

Washington, 27 out (Prensa Latina)

A solicitação do Departamento de Defesa de mais tropas para o Afeganistão divide hoje o Congresso dos Estados Unidos, enquanto o presidente Barack Obama mantém silêncio.
Ironicamente, a bancada republicana exige que o democrata Obama acelere o rápido envio de soldados adicionais, enquanto vários correligionários do presidente recusam a proposta.
Este fim de semana, o senador democrata Russ Feingold adiantou que se oporá ao envio de mais militares ao país centro-asiático.
Terá resistência se for necessário, prometeu o legislador, depois de anunciar que em ambas as câmaras há congressistas que respaldam sua posição.
Carl Levin, líder do Comitê de Serviços Armados do Senado, também se opôs ao aumento do número de militares que ocupam ali, que na atualidade somam 68 mil.
Em similar sentido pronunciou-se o representante James McGovern, que estimou que mais militares seria um erro e uma ação contraproducente.
Precisamos conseguir uma estratégia definida, que inclua um fim à presença de nossos soldados nesse país, comentou o deputado por Massachussets.
Diante do aumento da violência, o comandante das tropas estrangeiras no Afeganistão, general Stanley McChrystal, solicitou 40 mil homens adicionais.
O pedido foi apoiado pela senadora democrata Dianne Feinstein, que estimou que Obama deve seguir os requerimentos de seus chefes militares no terreno.
Seus colegas republicanos Mitch McConell, dirigente da minoria na câmara alta, e o ex-candidato presidencial e legislador John McCain respaldaram a proposta.
A eles se somaram os também senadores republicanos John Conryn, Jon Kyl e Orrin Hatch.
rc/rob/bj








Diretora da OMS continua visita a Cuba

Havana, 27 out (Prensa Latina)

Margaret Chan, diretora geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), continua hoje sua visita a Cuba com um percurso pelo Instituto de Oftalmologia Ramón Pando Ferrer. Ontem, Chan percorreu importantes centros científicos da capital cubana e ofereceu uma conferência magistral no Instituto de Medicina Tropical Pedro Kourí (IPK), onde reconheceu o impacto econômico, comercial e financeiro que o bloqueio imposto pelos Estados Unidos tem para Cuba.
Sob tais circunstâncias vocês atingiram resultados excelentes em termos de acesso universal à saúde, e a ajuda médica a muitos países da América Latina e África é verdadeiramente surpreendente, afirmou a especialista durante conferência magistral.
O bloqueio é outro exemplo de como a saúde pode ser afetada por políticas feitas em outros setores para outros propósitos, no entanto, a colaboração internacional diante de uma emergência sanitária não deve ser afetada por nenhuma barreira política, expressou.
Do mesmo modo que as brigadas médicas cubanas têm apoiado muitas nações durante suas crises, Cuba pode precisar de apoio diante de uma emergência de saúde pública como é o caso da pandemia de influenza A(H1N1). Tenham total confiança de todo o possível apoio da OPS e da OMS, ressaltou Chan.
Também manifestou que no próximo mês o organismo internacional começará a entrega de lotes de vacinas, em via de desenvolvimento, contra a pandemia a 100 países, entre os quais está incluída a ilha.
Manifestou que a capacidade global de vacinas é limitada e faltam bilhões de doses para proteger completamente a toda a população do planeta.
Por outro lado indicou que os cubanos devem se sentir muito felizes de ter líderes que se preocupam e são conscientes da importância do investimento no setor primário de atenção médica e de que todos os habitantes tenham livre e total acesso à saúde. Destacou ademais o impacto da crise econômica global nos serviços médicos, bem como os efeitos da mudança climática na saúde humana, que já se observam.
Margaret Chan é licenciada em Medicina e assumiu o cargo na OMS em 9 de novembro de 2006. No momento de sua nomeação era subdiretora general de doenças transmissíveis do organismo sanitário e representante do diretor geral para a gripe pandêmica.
Obteve destacados resultados no confronto do primeiro surgimento em humanos da gripe aviária (1997), e na síndrome respiratória agudo severo (SRAS) em Hong Kong em 2003. Seu mandato expirará em junho de 2012.
rc/vm/bj



Estado boliviano inaugura nova fábrica metalúrgica

La Paz, 27 out (Prensa Latina)

O presidente boliviano, Evo Morales, inaugura hoje aqui uma fábrica metalúrgica estatal que produzirá 3.500 toneladas anuais de cobre de alta pureza.
De acordo com o ministro de Mineração, Luis Alberto Echazú, a abertura dessa fábrica, na localidade de Corocoro, coincide com o bom momento dos preços do metal, que excedem já os três dólares por libra fina no mercado internacional.
A fábrica prevê ampliar sua produção em curto prazo para cinco mil toneladas por ano, agregou.
Segundo Echazú, a empresa estatal Corporação Mineira da Bolívia (COMIBOL) investiu 18,5 milhões de dólares no projeto, uma soma que tem previsto recuperar em três anos.
Com a produção, o país andino retomará suas exportações de cobre, que estiveram paralisadas desde 1987 pelo fechamento nas operações das empresas.
Entre os potenciais mercados, agregou o titular, sobressaem Rússia, Coreia do Sul e Japão, e esclareceu que o primeiro comprador o elegerão início de 2010 por meio de uma licitação.
Echazú explicou que uma vez iniciada a produção de Corocoro, os rendimentos para o departamento de La Paz por benefícios serão de um milhão de dólares anuais, dos quais 15 por cento ficarão para a região altiplana.
Em Corocoro também há uma concessão outorgada à companhia sul-coreana Kores que, em sociedade com COMIBOL, prevê ter uma produção de cobre entre seis e oito vezes maior à da fábrica que será inaugurada na terça-feira.
Segundo o Executivo, o investimento inicial sul-coreano na exploração de cobre ascenderia a dez milhões de dólares e nos dois seguintes anos poderia chegar a 200 milhões.
Estatísticas oficiais da COMIBOL afirmam que a mina conta com reservas de 10 milhões de toneladas métricas brutas do mineral, que fará com que a Bolívia possa se converter no terceiro produtor de cobre do mundo, depois de países como Peru e Chile.
rc/ga/bj





Capital argentina prepara Feira Internacional de Turismo

Buenos Aires, 27 out (Prensa Latina)

A capital argentina inicia os trabalhos preparativos da XIV Feira Internacional de Turismo da América Latina e espera superar a anterior em participantes profissionais e em público visitante.
De acordo com as primeiras informações difundidas a respeito, de 14 a 17 de novembro 1.600 expositores da indústria turística mundial de 45 países ocuparão 42.800 metros quadrados de superfície na Sociedade Rural Argentina para divulgar as mais diversas ofertas de que dispõe a chamada indústria sem chaminés.
Espera-se que cerca de 32 mil profissionais de organismos oficiais, atacadistas, agentes de turismo, agências de viagem, hoteleria, companhias de transporte, organização de eventos e meios de comunicação estejam aqui nesta ocasião, dada a posição que ganhou em 13 edições anteriores este fórum argentino.
Por outro lado, a realização de Rodadas Internacionais de Negócios programadas para os dias 16 e 17 será uma das novidades para reunir empresários nacionais de produtos e serviços turísticos e a compradores internacionais interessados em começar ou dar continuidade a seus negócios neste país.
Também se reeditará o programa de seminários e conferências sobre os temas fundamentais que afetam esta atividade econômica e as alternativas possíveis para o desenvolvimento de novos empreendimentos no difícil momento que atravessa este mercado na atualidade.
Para isso terá conferências e conversas de personalidades do turismo nacional e internacional, serão apresentados portais e publicações especializadas, serão abordadas as novas tendências em projetos e programas e conhecidas as conclusões de pesquisas e estudos sobre a indústria do lazer, tanto de instituições oficiais como privadas.
Para o público, os profissionais da esfera porão a sua disposição seus produtos da maneira mais atraente e cativante para captar eventuais clientes.
Numerosas atividades culturais e recreativas com a participação de artistas internacionais, grupos de folclóricos, danças e cantos típicos de países participantes somam-se ao programa da XIV FIT América Latina.
rc/rmh/bj



Discutirão no Brasil sobre o racismo institucional

Brasília, 27 out (Prensa Latina)

O Fórum de Mulheres Negras realizará hoje aqui um encontro para discutir a realidade destas brasileiras em setores como saúde e mercado de trabalho, bem como as políticas que possam melhorar sua atuação na sociedade.
Destinado a celebrar no Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra, o encontro será efetuado no auditório da Fundação Cultural Palmares, nesta capital, informou em entrevista à emissora Rádio Nacional, Tatiana Nascimentos dos Santos, integrante do Fórum.
Detalhou que uma das preocupações deste ano é debater o racismo institucional, fator -apontou- que está unido à herança histórica de escravatura, deixando a população negra sem acesso aos principais bens da sociedade, como saúde e moradia.
Pese a representar 49 por cento dos habitantes do Distrito Federal, com grande representatividade social, ainda existe uma despreocupação na atenção médica aos negros, em especial às mulheres, denunciou Nascimento dos Santos.
A respeito, mencionou o conceito errôneo, unido ao racismo, de que as mulheres negras não sentem dor, cujo resultado é que quando fazem uma intervenção cirúrgica recebem menos anestesia que as brancas e nas consultas ginecológicas são menos observadas, o quê implica em não diagnosticar muitas de suas doenças.
A legalização do aborto constitui outro dos assuntos a ser abordado no encontro, sobre o qual Nascimento dos Santos assinalou que anualmente se realizam no Brasil cerca de um milhão de interrupções clandestinas, nas quais morrem 400 mil mulheres, a maioria delas negras e jovens.
Um projeto legal para a aprovação do aborto em determinadas circunstâncias encontra-se no Congresso Nacional, onde mais da metade dos deputados e senadores são favoráveis ao texto e 18 por cento consideram que essa prática deve ser legalizada de maneira geral.
Por outra parte, a Fundação Cultural Palmares, em cujo auditório se realizará o encontro de hoje, publicou recentemente a relação de projetos selecionados para celebrar no Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro próximo.
A missão desta iniciativa é enfatizar a influência africana na sociedade brasileira, em particular as de Angola, Moçambique, Costa do Marfin, Serra Leoa, Gambia, Nigéria, Libéria e Congo.
rc/ale/bj






Informam sobre violações de Direitos Humanos no México

México, 27 out (Prensa Latina)

A Comissão Nacional de Direitos Humanos (CNDH) informou hoje sobre as milhares de violações que se cometeram nas duas últimas décadas no México.
Segundo suas estatísticas, a capital mexicana é a que mais problemas deste tipo registrou com mais de 93 mil supostas violações contabilizadas em 18 anos.
Enquanto o estado de Jalisco, localizado ao centro com costa para o Pacífico, é o segundo que maiores problemas sofreu, com 80.794 casos nesse mesmo período.
Estes dados aparecem no documento “Os Direitos Humanos no México: Um diagnóstico em Cifras”, coordenado pela CNDH e cujo conteúdo foi apresentado ontem.
Entre as denúncias mais comuns estão as relacionadas com a segurança jurídica e o direito à legalidade, detalhou o relatório.
Ao apresentar o diagnóstico, a CNDH indicou que depois do Distrito Federal e Jalisco vêm o Estado do México, com 69.921 denúncias, Povoa, com 30.124 e Chiapas, 29.729.
Simultaneamente, informou que os estados com o menor número de casos são Veracruz, Colima, Baixa Califórnia Sul, Aguascalientes e Zacatecas.
O tema das violações aos direitos humanos no México é amplamente discutido, recordam os politólogos.
Inclusive o governo estadunidense, que mediante o Plano Mérida deve apoiar a luta contra o narcotráfico, colocou como condicionante a eliminação às violações para liberar os fundos da estratégia, o que foi recusado neste país.
tgj/ggr/bj







Fórum Mundial da OCDE começou hoje

Seul, 27 out (Prensa Latina)

O terceiro Fórum Mundial da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), começou hoje na cidade sul-coreana de Busán, para buscar novas ferramentas contra a crise econômica global.
Durante o encontro, o secretário geral da OCDE, Miguel Angel Gurría, reiterou que a recessão econômica demonstrou a existência de um desencontro entre os dados oficiais e o que as pessoas opinam de sua situação pessoal.
O fórum debaterá as propostas expostas em setembro pelo prêmio Nobel de economia, Joseph Stiglitz, sobre a forma de aperfeiçoar a quantificação dos resultados econômicos e sociais.
Stiglitz explicou que o PIB, que mede a produção de bens e serviços nos diferentes países, em ocasiões não se maneja adequadamente.
Argumentou que é necessário implementar novos indicadores para fazer mais confiável a quantificação de outras atividades como o trabalho doméstico e o acesso à saúde, os quais o PIB não registra com rigor.
A respeito, Gurría ressaltou que em anos anteriores nos quais o PIB reconheceu avanços, era impossível apalpar do mesmo modo as pessoas e acrescentou que em uma conjuntura como a atual, são imprescindíveis estas mudanças.
O fórum da OCDE sessionará durante quatro dias com a participação de líderes mundiais e importantes economistas, ao todo cerca de duas mil pessoas de 100 países.
lma/Rcg/mfb/bj





Obama convoca reunião extraordinária sobre Afeganistão

Washington, 27 out (Prensa Latina)

O presidente Barack Obama convocou hoje o Estado Maior Conjunto das forças armadas estadunidenses para uma reunião extraordinária na Casa Branca na sexta-feira.
Segundo o porta-voz do Escritório Oval Tommy Vietor, o principal tema da reunião será a guerra do Pentágono no Afeganistão e um previsto reacomodamento da estratégia militar para os próximos meses.
Ao encontro com Obama deverão participar os principais diretores de todos os ramos militares, o Exército, a Marinha e a Força Aérea, informou Vietor.
O presidente deseja conhecer em primeira mão opiniões sobre um eventual aumento de tropas no país centro-asiático, onde a insurgência fortaleceu as frentes diante da ocupação estrangeira.
De acordo com a reportagem da CNN, o chefe do Estado Maior Conjunto, general Michael Mullen, pensou em diferentes situações bélicas, e inclusive uma que deixaria o nível de tropas em apenas 45 mil efetivos.
Nesta terça-feira oito soldados estadunidenses e dois membros do exército afegão morreram na província de Nuristan, no mês mais letal para as tropas de Washington desde a invasão do país.
Desde 2001 mais de 830 militares estadunidenses caíram sob fogo talibã, só no corrente outubro já somam 58 as baixas fatais, 24 nas últimas 48 horas.
et/jvj/bj



Sob proteção sete crianças mexicanas resgatadas da prostituição

México, 27 out (Prensa Latina)

Os sete menores resgatados no sábado em hotéis da capital mexicana, onde eram obrigados a prostituir-se, se encontram sob a custódia temporária da Procuradoria Geral de Justiça do Distrito Federal (PGJDF), informou hoje esse organismo.
Autoridades da dependência explicaram que os adolescentes, entre 14 e 16 anos, foram levados no sábado ao Abrigo Infantil Temporário, localizado na colônia Doctores.
Ali recebem apoio médico, psicológico e social dos especialistas do centro, detalhou a PGJDF.
No fim de semana passado, um operativo desse organismo em vários hotéis da capital terminou com a detenção de 14 pessoas acusadas de aliciamento de menores, e com o resgate dos adolescentes.
Os detidos pertenciam a cinco hotéis na colônia Buenavista, onde se comprovou que os jovens proviam em sua maioria de províncias do interior do país e eram enganados com falsas promessas de triunfar na televisão.
O Tribunal de Justiça 42 Penal outorgou prisão por 30 dias contra os supostos culpados, enquanto aprofunda-se nas investigações.
lma/yea/bj






Paraguai e Brasil assinam acordo sobre comunicação social

Assunção, 27 out (Prensa Latina)

As Secretarias de Informação e Comunicação para o Desenvolvimento do Paraguai e a de Comunicação Social do Brasil acordaram hoje promover o desenvolvimento dos meios de comunicação sociais públicos.
Ambas as entidades assinaram um convênio para cumprir esse objetivo.
O acordo propõe a formação e capacitação técnica destinadas a fortalecer as capacidades institucionais dos meios públicos de comunicação social.
Também o intercâmbio de jornalistas e outros profissionais dos meios de comunicação.
A organização de informações e experiências no domínio das novas tecnologias e o desenvolvimento de acordos específicos de cooperação estratégica no campo das agências de notícias, rádio e televisão, figuram no acordo.
O presidente de Paraguai, Fernando Lugo, participou no ato de assinatura do memorando do acordo.
lma/otf/bj







Pedem a Europa que assuma política independente para Cuba

Madri, 27 out (Prensa Latina)

Cuba pronunciou-se hoje aqui para fortalecer as relações com a União Europeia (UE) e a exortou a iniciar com a ilha um tipo de relação sem ataduras à política agressiva dos Estados Unidos.
A UE é um ator de muito peso internacional e celebraríamos que tivesse uma política independente para nosso país, sem subordinações aos interesses da potência do Norte, afirmou o embaixador cubano na Espanha, Alejandro González Galiano.
O diplomata expressou-se nesses termos durante uma coletiva de imprensa para explicar aspectos do projeto de resolução que seu governo apresentará manhã nas Nações Unidas para demandar o fim do prolongado bloqueio econômico estadunidense.
Interrogado sobre a ingerência da Posição Comum, adotada pelo bloco comunitário em 1996 a instâncias do então presidente do governo ibérico José María Aznar, González estimou que seria um ato de retificação a eliminação dessa medida.
A respeito manifestou que seria estimulante que foi precisamente a Espanha, junto a outros estados europeus, que contribuíram a esse propósito.
Remarcou que os 27 (número de países que integram a UE) não têm por que ter sequestrada sua política para a maior das Antilhas, em lugar de promover a cooperação e vínculos diferentes.
Cuba sempre é recíproca quando a ela se aproximam com uma posição de respeito e cooperação, pontualizou.
Não obstante destacou que pese à chamada Posição Comum, Cuba mantém muito bons vínculos com várias nações do velho continente, incluída a Espanha, com a qual, disse, tem a missão de impulsionar os laços em todas as esferas possíveis.
Acho que os povos e governos de ambos os países merecem ter a melhor das relações, enfatizou González, recentemente nomeado embaixador de Havana em Madri.
Nessa vontade de fazer avançar os vínculos bilaterais relembrou a recente visita à ilha caribenha do ministro espanhol de Assuntos Exteriores, Miguel Ángel Moratinos.
lma/edu/bj





Morrem mais 8 soldados estadunidenses no Afeganistão

Kabul, 27 out (Prensa Latina)

Outros oito soldados estadunidenses morreram hoje durante vários ataques com bombas da insurgência afegã no conflituoso território do sul, com o qual somam 833 os falecidos dessa nacionalidade desde sua invasão em outubro do 2001.
Essas perdas de vida elevam também a 54 a cifra de militares dos Estados Unidos caídos em outubro do 2009, no mês mais mortífero nos oito anos de ocupação do Afeganistão.
De acordo com porta-vozes da Força Internacional de Assistência à Segurança (ISAF), sob comando da OTAN, oito soldados estadunidenses e um civil afegão morreram hoje em múltiplos ataques com bombas no sul do Afeganistão.
Segundo essa versão, vários soldados ficaram feridos ademais nesses ataques, ainda que omitam maiores detalhes dos acontecimentos.
O fato ocorre há menos de 24 horas em que 14 soldados perderam a vida e outros 31 ficassem feridos em incidentes de três helicópteros nas províncias de Badghis e Helmand, no sul.
Esta representou a mais cruel ação desde 28 de junho de 2005, quando 16 soldados que viajavam em um helicóptero MH-47 Chinook das forças especiais foram mortos pelos antigovernamentais que derrubaram o helicóptero.
No início do mês, os rebeldes mataram oito soldados estadunidenses em um ataque a dois postos isolados na aldeia oriental de Kamdesch, próximo ao Paquistão.
Um total de 445 soldados ocupantes, 277 deles estadunidenses, morreram desde janeiro último no Afeganistão, segundo um contagem do site www.icasualties.org.
O ano 2009 é o mais trágico desde a invasão dos Estados Unidos e Grã-Bretanha em 7 de outubro do 2001. Em 2008, as forças dos Estados Unidos e da OTAN perderam 294 homens.
Outras fontes comunicaram que ao menos seis policiais afegãos morreram em vários confrontos com os rebeldes nas províncias de Zabul e Ghazni.
Enquanto isso, um porta-voz dos antigovernamentais, Qari Muhammad Yousaf Ahmadi, atribuiu-se a responsabilidade do ataque e elevou a 18 o número de policias falecidos.
Ahmadi assegurou a meios informativos por via telefônica que o tiroteio não causou vítimas insurgentes e que seus homens destruíram três veículos e capturaram armas e motocicletas dos agentes mortos.
lma/mne/bj





Índia, China e Rússia lembram aumentar cooperação anti-terrorista

Nova Deli, 27 out (Prensa Latina) A Índia, China e Rússia lembraram hoje aumentar a cooperação trilateral na luta contra o terrorismo, ainda que advertiram que o confronto a esse flagelo requer de uma estreita coordenação dentro do marco das Nações Unidas.

O acordo ficou plasmado em uma declaração emitida em Bangalore, cidade do sul da Índia, onde nesta terça-feira se reuniram os chanceleres chinês e russo, Yang Jiechi e Sergei Lavrov, respectivamente, com seu anfitrião, S.M. Krishna.

Em ares de fortalecer a cooperação internacional contra o terrorismo, os ministros (de relações exteriores) instaram a todos os membros das Nações Unidas a concluir e aprovar o antes possível a Convenção Integral sobre o Terrorismo Internacional, expressa o texto.

No encontro discutiu-se ademais sobre a necessidade de reformar os organismos internacionais, a crise financeira global e a mudança climática.

De acordo com a declaração publicada pela chancelaria indiana, os três países reafirmaram que a Conferência sobre Mudança Climática que acontecerá em Copenhague (em novembro próximo) representa uma importante oportunidade para fortalecer a cooperação internacional neste tema.

No plano das relações trilaterais, abordaram-se as vias para incrementar as relações econômicas e os investimentos, e a cooperação nos setores agrícola, energético, educacional e tecnológico.

O chanceler chinês declarou posteriormente à imprensa que o encontro tinha sido muito produtivo, e afirmou que Nova Deli, Beijing e Moscou compartilham enfoques similares em temas regionais e internacionais.

A próxima reunião do trio de nações se celebrará no próximo ano na China.

rc/nm/bj







Vietnã na ante-sala dos Jogos Asiáticos sob Techo

Hanói, 27 out (Prensa Latina) Tudo está pronto no Vietnã para acolher aos 20 mil atletas representantes de 45 países que atuarão nos III Jogos Asiáticos sob Techo, afirmaram hoje os organizadores.

Um flamante centro de informação e comunicações com uma superfície de 3.500 metros quadrados, avaliado entre os mais modernos dos últimos justas continentais, ficou inaugurado em Hanói para o próximo torneio (AIG por sua sigla em inglês), a celebrar-se do 30 de outubro ao 8 de novembro próximos.

Com a presença também de centenas de repórteres nacionais e estrangeiros, os Jogos se desenvolverão com sede em seis cidades e províncias deste país indochinês.

O ministério de Saúde realizou um ensaio clínico como parte de preparativos, a fim de garantir aos participantes higiene e segurança alimentária em frente às epidemias presentes na zona, especialmente a dengue e a influenza A (H1N1), além de em caso de emergências e acidentes.

Os AIG serão um evento esportivo sem fumaça, em um movimento respaldado pela Organização Mundial da Saúde em ares de que as concorrências decorram livres do hábito de fumar, para os qual o Comitê Organizador adotou as normas pertinentes.

Com uma delegação de 506 atletas, os anfitriões vietnamitas intervirão em 21 categorias de disciplinas programadas, desde as clássicas como o atletismo e as aquáticas até as danças esportiva e do dragão, ou a local arte marcial vovinam com a aspiração de obter 15-20 medalhas de ouro para se localizar entre os oito primeiros lugares.

Os primeiros AIG celebraram-se em 2005 na Tailândia, seguidos por sua segunda edição em Macao 2007.

rc/sus/bj







Árabes condenam ultraje israelense a sua cultura em Jerusalém

Damasco, 27 out (Prensa Latina) Governos e organizações árabes acusaram hoje Israel de pretender demolir e/ou dividir a mesquita de Al-Aqsa em Jerusalém Leste e destruir sua cultura, ao condenar a repressão contra palestinos nesse lugar santo do Islã.

O Ministério de Relações Exteriores da Síria reprovou as "flagrantes violações israelenses à santidade da mesquita de Al-Aqsa", ocorrida no domingo quando forças ocupantes israelenses apoiaram provocações de extremistas judeus ali.

"A irrupção violenta em Al-Aqsa, profanando-la, bloqueando aos paroquianos e impedindo-lhes entrar na mesquita, são só parte do esquema israelense de judaizar Jerusalém e demolir a mesquita de Al-Aqsa", indicou a chancelaria síria.

Uma nova tentativa provocativa das tropas israelenses e extremistas judeus cria uma etapa a mais tensão e atos de violência, advertiu o governo da Jordânia, ao encomiar a defesa pelos palestinos do terceiro lugar sagrado para os muçulmanos, após A Meca e Medina.

Além da Síria e Jordânia, Egito -outro vizinho árabe de Israel- advertiu que a postura de Tel Aviv escamoteia todo esforço para conseguir uma paz justa e global no Oriente Médio.

Os choques violentos do domingo no complexo religioso também identificado pelos muçulmanos como Al-Haram Al-Sharif, situado na Cidade Velha de Jerusalém, deixaram ao menos 30 palestinos feridos e cerca de 20 presos.

A chancelaria egípcia expressou preocupação pelas "ações em Al-Quds (nome árabe da cidade santa)" e pediu aos israelenses a abster-se a mais represálias que arriscam repercussões negativas para a região".

Por seu lado, a Autoridade Nacional Palestina (ANP), baseada no território ocupado da Cisjordânia, e o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas), que controla a Faixa de Gaza, também condenaram, separadamente, a atuação dos judeus em Al-Aqsa.

O porta-voz da ANP, Nabil Abu Rdeina, recordou que "Jerusalém é uma linha vermelha que Israel não deve cruzar", enquanto o chefe negociador palestino, Saeb Erekat, pediu aos Estados Unidos e a União Européia passos concretos para intervir e frear as provocações israelenses.

Os líderes de Hamas Ismail Haniyeh e Khaled Meshaal convocaram desde Gaza e desde esta capital, respectivamente, a marchas de protesto e a defender a mesquita sagrada cujas portas os israelenses fecharam pela primeira vez com correntes.

rc/ucl/bj






grupo terrorista assume mortífero atentado em capital iraquiana

Bagdá, 27 out (Prensa Latina) A organização fundamentalista Estado Islâmico do Iraque se adjudicou a autoria de dois atentados terroristas que no domingo causaram 155 mortos e uns 500 feridos nesta capital, segundo fontes desse grupo.

Uma mensagem colocada na Internet e atribuído ao agrupamento que reconhece ter vínculos com a rede Al-Qaeda afirmou que "as Falanges da Unicidade se lançaram, uma vez mais, sobre Bagdá contra os bastiões da infidelidade e os pilares do Estado apóstata".

Segundo a nota, o Estado Islâmico do Iraque decidiu atacar "o Ministério da Opressão e a Tirania, chamado Ministério de Justiça, e o Conselho Provincial de Bagdá, chamado Conselho Legal do Governo Local de Bagdá".

Acrescentou que a agressão do domingo, a mais mortífera dos últimos dois anos neste país, mal abre "a segunda fase" do que descreve como "o plano da colheita do bem".

Faz dois dias, dois carros-bomba estacionados cerca dos edifícios do Ministério de Justiça e do governo provincial de Bagdá, no bairro Al-Salehiya situado na chamada Zona Verde, explodiram e causaram numerosas vítimas, além de quantiosos danos materiais.

A ação superou em número de mortes ao atentado do 19 de agosto contra dois ministérios nesta mesma capital, com saldo de 100 baixas fatais e uns mil 200 feridos, pelos quais Iraque acusou a Síria de estar envolvido nesse incidente. Damasco recusou a imputação.

O chanceler iraquiano, Hozhiyar Zebari, acusou na segunda-feira aos países vizinhos de descumprir os compromissos assumidos recentemente na cidade egípcia de Sharm Al-Sheikh por seus respectivos ministros do Interior para contribuir à estabilidade e segurança do Iraque.

A sua vez, o chefe de governo, Nouri Al-Maliki, afirmou que os atentados foram instigados por "desejos políticos e a maldade" de inimigos de sua nação.

O Estado Islâmico do Iraque, surgido em 2006 e que reivindicou os bombardeios de agosto em Bagdá, está integrado por oito milícias armadas que alegam combater pelo estabelecimento de um governo fundamentalista afastado da influência política ocidental.

tgj/Ucl/bj







Exigem euro-deputados libertação de anti-terroristas cubanos

Paris, 27 out (Prensa Latina) Eurodeputados de diferentes países e o Conselho Municipal de Valenton, França, pronunciaram-se pela libertação de cinco anti-terroristas cubanos presos em cárceres estadunidenses desde faz 11 anos.

A iniciativa surgida no Parlamento Europeu (PE) foi assinada por deputados da esquerda, o mesmo que em Valenton, cidade da periferia parisina onde a maioria dos oficiais pertencem ao Partido Comunista Francês (PCF).

Entre as demandas dos integrantes do PE destacam a exigência de que Adriana Pérez e Olga Salanueva, esposas de Gerardo Hernández e René González, possam visitar a seus colegas nos cárceres e para esse objetivo recebam os vistos correspondentes.

Pedem também que o presidente norte-americano, Barack Obama, utilize seus poderes constitucionais para pôr em liberdade aos Cinco, além de Gerardo e René, Antonio Guerrero, Ramón Labañino e Fernando González.

Também exortam a que se aplique o veredicto do Grupo sobre Detenções Arbitrárias da ONU de maio de 2005, que considerou injustos os encarceramentos.

Os parlamentares, bem como os integrantes do Conselho Municipal de Valenton, solicitaram igualmente um maior protagonismo da União Européia e do Governo da França para mediar neste assunto.

Os euro-deputados firmantes do texto com Jean-Luc Mélenchon (França- Vice-presidente da Comissão de Assuntos Exteriores), Marie-Christine Vergiat (França) e Willy Meyer (Espanha- Vice-presidente de EUROLAT).

Do mesmo modo, Patrick Lhe Hyarick (França- Diretor de L´Humanité), Nikolaos Chountis (Grécia), Elie Hoarau (França), Gabriele Zimmer (Alemanha), Kyriacos Triantaphyllides (Chipre), Jacky Hénin (França).

tgj/ft/bj







Afirmam que Philip Goldberg conspirava na Bolívia

La Paz, 27 out (Prensa Latina) O vice-presidente boliviano, Álvaro García, afirmou que a recente nomeação do ex-embaixador dos Estados Unidos em La Paz, Philip Goldberg, como subsecretario adjunto para Assuntos de Inteligência de seu país, ratificou que veio a Bolívia a conspirar.

"Confirma-se que estávamos ante uma pessoa extremamente perigosa e cuja tarefa aqui não tinha nada que ver com a diplomacia, senão com a conspiração e a inteligência", disse o vice-presidente, citado hoje pela imprensa local.

Afirmou que a nomeação de Goldberg para o novo cargo é a confirmação que a decisão adotada no passado ano do expulsar da Bolívia foi correta.

O governo do presidente Evo Morales declarou pessoa não grata ao ex-diplomático, o acusou de conspirar contra a institucionalidade boliviana e precipitou sua saída da nação andina em setembro de 2008.

Para García, a decisão do presidente Barack Obama, confirmou, sem desejá-lo, as suspeitas em La Paz com respeito a Goldberg.

tgj/por/bj







Frente Ampla uruguaia com maioria de senadores e deputados

Montevidéu, 27 out (Prensa Latina) O governamental Frente Ampla (FA) do Uruguai atingiu maioria de senadores (16) e de deputados ao parlamento (50), de acordo com os escrutínios primários e quando hoje concluirá a contagem de uns 30 mil votos.

Dados da Corte Eleitoral afirmam que o resto da câmara senatorial se distribuiu nove ao Partido Nacional (PN) e cinco aos colorados (PC), enquanto os parlamentares se completam com: PN-30, PC-17 e dois ao Partido Independente.

A fonte ampliou que a coalizão de esquerda, por segunda vez consecutiva, superou o milhão de votos e obteve um milhão 93 mil 869 votos para superar à soma do PN e PC.

De acordo com as estatísticas, a direita combinou com um milhão 41 mil 239 adesões cerca de 50 mil votos menos que o partido do governo.

A fórmula da FA, José Mujica-Danilo Astori, não atingiu maioria simples nas eleições do 25 de outubro e terá que ir a um segundo-turno com o binômio Luis Alberto Lacalle-Jorge Larrañaga do PN no último domingo de novembro.

Estatísticas primárias afirmam que a FA obteve nas eleições 48,16% dos votos emitidos; o PN cerca de 28,94%; o PC 16,9 unidades percentuais; Partido Independente 2,47 e Assembléia Popular 0,67.

As forças políticas começaram a tecer suas estratégias de cara ao segundo turno do próximo 29 de novembro, e os frente-amplistas anunciaram que nesta sexta-feira inicia oficialmente a campanha.

Uma reunião da dupla oficialista com as coordenadoras de Montevidéu e Canelones abrirá a "carreira", e na semana próxima Mujica e Astori efetuarão uma viagem pelo interior do país.

Em tanto o PN centrará seu trabalho em afirmar que pode governar apesar da maioria parlamentar obtida pela FA. Também fizeram uma aliança entre Pedro Bordaberry, líder do PC, e Lacalle.

tgj/wap/bj






Enquete reafirma apoio popular a Evo Morales

La Paz, 27 out (Prensa Latina) Uma enquete de intenção de votos publicada hoje pela imprensa boliviana outorga ao presidente Evo Morales 58% de respaldo popular, com uma diferença de 34 pontos acima do segundo.

De acordo com a pesquisa da empresa Ipsos Apoio, Opinião e Mercado, divulgada pela rede televisiva ATB, Morales conseguiria a vitória em sete dos nove departamentos do país nas eleições gerais do 6 de dezembro próximo.

A enquete desenvolveu-se do 10 ao 21 de outubro passado em 77 regiões (cidades e populações rurais) dos nove departamentos bolivianos e consultou-se a 2.205 pessoas entre os 18 e 70 anos de ambos sexos, de todos os níveis sócio-econômicos.

O desenho e tamanho da mostra permitem realizar estimações nos resultados totais com uma margem de erro de 2,1% e uma confiabilidade de 95%, explica o jornal Cambio.

Segundo o estudo, o imediato seguidor teria sido o candidato do Plano Progrido para Bolívia-Convergência Nacional (PPB-CN), Manfred Reyes Villa, com um respaldo de 24%.

Em terceira posição ficaria Samuel Doria Medina, de Unidade Nacional (UM) (14%), seguido pelo aspirante de Aliança Social (AS) René Joaquino (três por cento).

Outra pesquisa realizada pela mesma empresa, do 12 ao 20 de setembro, expressou similares resultados e inclusive vislumbrou uma presença majoritária do governamental Movimento Ao Socialismo (MAS) na futura Assembléia Legislativa Plurinacional.

Os resultados do estudo de Ipsos em outubro afirmam que Morales conseguirá significativas vitórias nos departamentos de Oruro (89,9%), La Paz (79,1%), Potosí (68,8%) e Cochabamba (60,7%). Além de Chuquisaca (57,3%), Pando (40,7%) e Tarija (39,7%).

Reyes Villa conseguiria impor-se com o 55,7% e o 44,1% nos departamentos de Santa Cruz e Beni, respectivamente.

O presidente, de origem aimara, triunfou em 2005 com 53,7% de apoio e agora espera consolidar seu gerenciamento em um novo mandato de longo fôlego, se é respaldado por mais de 70% dos votos válidos.

tgj/por/bj






Israel demole moradias de 20 palestinos em Jerusalém Leste

Jerusalém, 27 out (Prensa Latina) Soldados israelenses e autoridades da municipalidade de Jerusalém demoliram hoje uma moradia de dois andares na aldeia de Sul Bahir, onde os 11 moradores protestaram a pedradas a ação que lhes deixou sem teto.

Fontes palestinas afirmaram que efetivos das forças ocupantes israelenses e membros da equipe de demolições da municipalidade entraram na citada aldeia ao sul desta cidade e reduziram a escombros uma casa de 300 metros quadrados onde viviam 11 pessoas.

Vizinhos palestinos lançaram pedras para impedir que se executasse o mandato da prefeitura e se enfrentaram com os soldados, causando feridas leves a dois deles, disseram as mesmas fontes.

As demolissões previstas de edifícios de palestinos realizam-se sob o argumento israelense de que foram levantados sem as devidas permissões das autoridades ocupantes que, pelo contrário, mantêm uma ofensiva construtiva em assentamentos judeus.

Esses procedimentos fazem parte do plano de Israel para judaizar a cidade sagrada cuja parte oriental os palestinos aspiram a ter como capital de seu futuro Estado independente, se denunciou.

Pelo mesmo, os vizinhos árabes afirmam que é praticamente impossível obter a autorização para construir um imóvel aqui.

Enquanto, no bairro As-Salam da parte Leste, buldózer israelenses demoliram outra casa de 60 metros quadrados na que moravam nove pessoas, e que já tinha sido jogada abaixo em duas ocasiões anteriores pelas mesmas razões, segundo seus proprietários.

tgj/Ucl/bj








Novas pressões sobre Procuradora Geral do Panamá

Panamá, 27 out (Prensa Latina) A Procuradora Geral do Panamá, Ana Matilde Gómez, enfrenta hoje novas pressões em um meio onde crescem as denúncias sobre a intenção política de buscar que abandone o cargo antes do tempo estabelecido.

Gomez enfrenta quatro demandas, ao somar-se a contribuída pelos advogados do empresário colombiano David Múrcia, detido no passado ano e deportado a seu país de origem sob acusações de irregularidades em operações financeiras.

O argumento utilizado nesta ocasião é a não utilização dos mecanismos adequados para a entrega do proprietário do grupo DMG às autoridades de Bogotá.

Esta denúncia acrescenta-se às já existentes contra a procuradora por parte do ex-fiscal Arquímedes Sáez, um grupo de oficiais do Ministério Público e Carlos Smith, este último vinculado ao caso de Sáez.

Segundo expressou recentemente o advogado Miguel Antonio Bernal ao jornal digital HoraCero, neste processo estamos em frente a uma ação de caráter político.

Por sua vez, o Partido Revolucionário Democrático (PRD), a maior força opositora do país, advertiu que as ações iniciadas por governo do presidente Ricardo Martinelli apontam a "desaparecer a segurança jurídica".

A organização denunciou declarações sistemáticas contra Gómez, atribuídas ao fato de que a instituição "não se prestou a perseguir a quem se encontram em uma listagem em que aparecem figuras que não são do agrado nem do meio de interesses do atual governo".

Em frente aos qüestionamentos, o próprio Martinelli afirmou que não tem intenções de exercer pressão alguma sobre a Procuradora, além de recordar que sua administração é respeitosa da separação de poderes.

tgj/mem/bj








Designa Cuba embaixador em Trinidade e Tobago

Havana, 27 out (Prensa Latina) O Conselho de Estado de Cuba designou a Humberto Rivero Rosario como seu embaixador em Trinidade e Tobago, informou hoje uma nota oficial divulgada pelo jornal Granma.

No instante de sua designação, afirma o breve texto, o diplomata desempenhava-se como sub-diretor da América Latina e as Caraíbas do Ministério de Relações Exteriores.

Desta forma, Rivero soma-se a um grupo de dezenas de cubanos nomeados recentemente embaixadores em países da América Latina, África, Ásia, Europa e organismos internacionais.

Cuba e Trinidade e Tobago estabeleceram relações diplomáticas o 8 de dezembro de 1972, e atualmente mantêm estreitos vínculos como nações caribenhas.

tgj/dsa/bj






Conferência Mundial Anti-doping em Paris: tolerância zero

Por Fausto Triana

Paris, 27 out (Prensa Latina) A Conferência das Partes na Convenção Internacional contra o Doping no Esporte analisou hoje o uso de seus fundos para programas encaminhados à tolerância zero contra os infratores.

Na sede da Organização de Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) aqui, delegados dos 127 países firmantes da Convenção e o resto do circuito do Comitê Olímpico Internacional (COI) tomam parte nos debates.

A presidência do acordo, da qual são ativos signatários o COI e a Agência Mundial Anti-doping (AMA), ficou em mãos agora de Jaime Lissavetzky, secretário de Estado de Esportes da Espanha.

Em uma de suas intervenções, Lissavetzky reiterou que a luta contra o doping é uma realidade nos governos e existe a determinação de estreitar o cerco a cada vez mais sobre os tramposos.

Igualmente que na cerimônia de abertura, a maioria das intervenções se concentrou na necessidade de que todos os Estados membros do COI assinem a Convenção para assim empreender ações mancomunadas e enérgicas.

Arnaldo Rivero Fuxa, delegado cubano a cerimônia auspiciada pela UNESCO ressaltou que todo esforço neste sentido é imprescindível para recuperar o terreno perdido como conseqüência do emprego de substâncias anabolizantes.

"Não podemos permitir que se siga desfigurando a essência do esporte e suas justas tanto nacionais como internacionais. De tal forma, a Convenção das Partes é um instrumento fundamental para avançar na cruzada contra o flagelo", comentou.

Um dos temas fundamentais que analisa o encontro de três dias em Paris é a atualização das listas de métodos e substâncias proscritas dentro e fora das concorrências, bem como as classificadas de proibidas para certas disciplinas.

Os agentes anabólicos, regras com respeito ao emprego de salbutamol e salmeterol, hormônios antagonistas, diuréticos, doping genético, álcool e bloqueadores Beta e os cannabionoids, acham-se nas relações priorizadas.

Em particular, o evento na UNESCO afirma um voluminoso grupo de esteróides androgênicos, bem como métodos de reforço de transferência de oxigeno e manipulações químicas e físicas.

"Há muitos tecnicismos nestes itens, mas a verdade é que o nível de sofisticação atingido pelo doping recrudesce a cruzada a livrar para erradicar o flagelo", reconheceu John Fahey, o diretor geral de AMA.

tgj/ft/bj






Favorece Governo tailandês autonomia região muçulmana do sul

Bangkok, 27 out (Prensa Latina) O premiê Abhisit Vejajiva pronunciou-se hoje por uma autonomia à região muçulmana do sul de Tailândia para solucionar o conflito separatista que tem causado milhares de vítimas desde que explodiu em janeiro de 2004.

Abhisit, líder do Partido Democrata, explicou em um comunicado de imprensa que seu governo elabora um estatuto de autonomia para as três províncias que formaram o antigo sultanato de Pattani, fronteiriço com Malásia e anexado por Tailândia, de maioria budista.

Os ataques com armas ligeiras e atentados com explosivos acontecem diariamente em Pattani, Narathiwat e Yala, apesar da dispersão de mais de 30 mil soldados e policiais e a declaração do estado de exceção desde faz cinco anos..

Mais de 3.800 pessoas perderam a vida por causa desse conflito. Os insurgentes do movimento islâmico, integrado 12 grupos, denunciam a discriminação que sofrem por parte da maioria budista do país e exigem a criação de um Estado islâmico nessa três províncias..

Anteriormente, essa opção de uma autonomia para a região foi esboçada no final de 1990 pelo então premiê Chuan Likpai, ainda que fracassou ao perder as eleições legislativas de 2001.

O porta-voz do gabinete, Panitan Wattanayagorn, respaldo esta autonomia, ainda que esclareceu que não a independência para essa região tailandesa.

Ao apresentar à imprensa a posição do Premiê, Wattanayagorn indicou que essa medida não vulnera a Constituição e permite uma maior participação dos cidadãos na assembléia local.

Enquanto, a polícia reportou que ao menos cinco pessoas, entre elas um policial, perderam a vida em ataques de insurgentes ou confrontos acaecidos durante as últimas 24 horas na região muçulmana.

Na província de Pattani, a uns mil quilômetros de Bangkok, três civis resultaram mortos ontem em diferentes ações realizadas pelo movimento separatista islâmico. Segundo essa versão, também nessa província um rebelde e um policial morreram em decorrência de um confronto entre um comando especial governamental e um grupo de rebeldes armados com fuzis e metralhadoras.

tgj/mne/bj











Condenam a morte em Iêmen a quatro rebeldes separatistas

Sanaa, 27 out (Prensa Latina) A Corte Penal Estatal do Iêmen condenou hoje a morte a quatro separatistas durante uma vista aberta também contra 10 rebeldes acusados de pertencer a um bando armado de Bani Husheish, considerado terrorista pelo governo.

O tribunal presidido pelo juiz Muhsen Alwan escutou os argumentos da promotoria que imputou aos encartados cargos de formar um bando armado para levar a cabo crimes coletivos durante o período de 2004 até junho de 2006.

Também, a acusação sustenta que os irregulares pertencentes à seita Al-Zaydi fraguaram planos para matar, bombardear e levar a cabo atos de sabotagem, bem como pôr em perigo a estabilidade e segurança da sociedade iemenita.

Os acusados, prosseguiu a alta procuradoria, tinham preparado as equipes necessárias com armas pesadas e ligeiras, munições, foguetes e granadas, e coletaram fundos para preparar meios de transporte no distrito de Bani Husheish, a província de Sanaa e seus arredores.

A Corte Penal Estatal confirmou as sentenças a pena capital de quatro subversivos de outro grupo de Bani Husheish, depois de processá-los por formar um grupo armado que deu morte a efetivos das tropas governamentais e a civis em apoio dos insurgentes Houthi.

Também, ditou condenações dentre cinco e 15 anos de cárcere para outros 11 rebeldes, indicaram fontes judiciais ao recordar que este mesmo mês outros 12 Houthis foram castigados com a pena capital e 15 mais com cárcere de oito a 15 anos.

Em julho passado, a justiça iemenita também condenou a morte a outros 10 separatistas, pelo que somam 26 os sentenciados a essa pena no que vai de ano.

lma/Ucl/bj






Fórum Mundial da OCDE começou hoje

Seul, 27 out (Prensa Latina) O terceiro Fórum Mundial da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), começou hoje na cidade sul-coreana de Busán, para buscar novas ferramentas contra a crise econômica global.

Durante o encontro, o secretário geral da OCDE, Miguel Angel Gurría, reiterou que a recessão econômica demonstrou a existência de um desbalance entre os dados oficiais e o que as pessoas opinam de sua situação pessoal.

O fórum debaterá as propostas expostas em setembro pelo prêmio Nobel de economia, Joseph Stiglitz, sobre a forma de aperfeiçoar a quantificação dos resultados econômicos e sociais.

Stiglitz explicou que o PIB, que mede a produção de bens e serviços nos diferentes países, em ocasiões não se maneja adequadamente.

Argumentou que é necessário implementar novos indicadores para fazer mais fiável a quantificação de outras atividades como o trabalho doméstico e o acesso à saúde, os quais o PIB não registra com rigor.

A respeito, Gurría ressaltou que em anos anteriores nos que o PIB reconheceu avanços, às pessoas lhes era impossível os apalpar do mesmo modo e acrescentou que em uma conjuntura como a atual, são imprescindíveis estas mudanças.

O fórum da OCDE acontecerá durante quatro dias com a participação de líderes mundiais e importantes economistas, ao todo umas duas mil pessoas de 100 países.

lma/Rcg/mfb/bj







Apreendem na Venezuela meia tonelada de maconha

Caracas, 27 out (PL) Autoridades venezuelanas apreenderam hoje meia tonelada de maconha durante um operativo realizado em Maturín, estado de Monagas.

Efetivos adscritos à Direção de Serviços de Inteligência e Prevenção realizaram o confisco e detiveram a três pessoas supostamente vinculadas com o caso.

Segundo a entidade, também ocuparam dois veículos.

A maconha estava contida em 500 painéis, explicou.

De acordo com o Escritório Nacional Antidrogas, nas próximas horas se darão novos elementos sobre a detecção.

Com a apreensão desta terça-feira, Venezuela superou as 48 toneladas de entorpecentes apreendidas em 2009.

lma/wmr/bj







Helicóptero militar se choca no Equador, não teve mortos

Quito, 27 out (Prensa Latina) Um helicóptero da Força Aérea Equatoriana (FAE) se chocou hoje sobre a pista do aeroporto Marechal Sucre nesta capital, durante a cerimônia pelos 89 anos desse corpo.

As aeronaves deram cinco voltas ao redor da base, mas uma delas girou 90 graus e não atingiu a se levantar, combinou com as hélices rotando de forma perpendicular à pista e caiu até chocar-se e explodir na pista, a 300 metros do hangar da FAE.

Segundo o chefe de Estado Maior desse corpo, general Leonardo Barreiro, na nave, recém adquirida na Índia, viajavam dois capitães como tripulantes, quem sobreviveram.

"Saíram do helicóptero por seus próprios meios e foram levados ao Hospital Militar para que se determine seu estado de saúde", explicou Barreiro enquanto o Corpo de Bombeiros do aeroporto e as equipes de socorro da FAE atendiam a emergência.

O Governo equatoriano, dentro de um plano de modernização dos institutos armados, adquiriu recentemente sete helicópteros Dhruv à Índia, sete deles se destinaram para operações da FAE e um para o transporte Presidencial.

As aeronaves compraram-se à empresa índia Hindustán, por um valor de 45,2 milhões de dólares.

et/prl/bj







Argélia e Reino Unido assinam acordo de cooperação militar

Argel, 27 out (Prensa Latina) Argélia e Grã-Bretanha subscreveram um acordo de cooperação militar para o treinamento de efetivos desta nação norte-africana no país europeu, e a realização de exercícios bélicos conjuntos, informaram hoje fontes oficiais.

Autoridades do governo local disseram que o pacto foi subscrito pelos ministros argelino de Defesa, Abdelmaleck Guenaizia, e o britânico, Robert Ainsworth, quem também discutiram outros assuntos de segurança e colaboração bilateral.

Os dois países possuíam um acordo de longo alcance que incluía, entre outros aspectos, a venda a Argel de hardware militar.

O atual pacto "busca regularizar a cooperação entre os dois Estados em matéria defensiva, particularmente no treinamento de oficiais argelinos em Grã-Bretanha", explicou uma fonte diplomática.

Também, abarcará a realização de exercícios militares conjuntos e reuniões anuais sobre o tema para reforçar a luta contra o terrorismo.

O ministro Ainsworth foi recebido aqui pelo presidente Abdelaziz Bouteflika, com quem coincidiu na conveniência de reforçar os laços políticos, energéticos e de segurança.

lma/Ucl/bj





Sementes de pimenta mexicana produzem-se nos EUA

México, 27 out (Prensa Latina) Das variedades de pimentas cultivadas no México, 95% de suas sementes são produzidas por empresas estadunidense e só uma mínima parte são do país, revelaram hoje fontes oficiais.

A informação foi contribuída pelo pesquisador do Instituto Nacional de Investigações Florestais, Agrícolas e Pecuárias (INIFAP), Wilson Avilés Baeza, quem participa em VI Convenção Mundial de Pimenta, que iniciou no domingo e concluirá nesta terça-feira.

Ontem, como parte das atividades, se exibiram 57 variedades de pimentas cultivadas no Campo Experimental Uxmal, destacou o jornal Por Esto.

Durante o evento o presidente da Fundação Produz de Yucatán, Pedro Cabrera Quijano, considerou que o fato de que as sementes se produzam por empresas norte-americanas agudiza as condições de dependência tecnológica e econômica do estrangeiro.

Por isso, estamos buscando obter duas variedades de pimenta habanera com a meta de massificar sua produção para a distribuir entre os horticultores locais, afirmou.

O INIFAP de Yucatán criou desde faz uns três anos uma variedade de semente denominada "mayapán", mas que lamentavelmente até agora não tem podido processar grandes volumes para poder surtir a demanda dos produtores yucatecos, acrescentou.

De maneira geral as 57 variedades de chiles cultivadas serviram como uma exibição do material genético que oferecem as diferentes empresas no mercado local, mas cuja produção se leva a cabo no país vizinho do norte.

Podem-se observar pimentas "budapest" similar ao xcat-ic yucateco, jalapeños, serranos, pimientos, doces e habaneros, entre outros, destacaram os participantes.

lma/ggr/bj

Nenhum comentário:

Postar um comentário