sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Chávez percorrerão campo de soja em Anzoátegui, na Venezuela Lula e

Lula e Chávez percorrerão campo de soja em Anzoátegui, na Venezuela

Caracas, 30 out (Prensa Latina) O presidente venezuelano, Hugo Chávez, e seu homólogo brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, percorrerão um campo de soja cultivado e colhido com tecnologia brasileira no estado Anzoátegui, leste do país.

Chávez adiantou nesta quarta-feira em um ato público que hoje ambos os dirigentes estarão na colheita de soja nas savanas do Orinoco, em um projeto conjunto para produzir alimentos, maquinaria e tecnologia.

Lula chegou nesta quinta-feira a Caracas para impulsionar a aliança estratégica com esta nação com a qual registrou, em 2008, quase seis bilhões de dólares no comércio bilateral.

O chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, recebeu o presidente do gigante sul-americano no aeroporto internacional Simón Bolívar em Maiquetía, estado Vargas.

Ao chegar ao aeroporto o dignatário esteve acompanhado pela ministra da Presidência, Dilma Rousseff, o chanceler Celso Amorim, o assessor presidencial Marco Aurelio García e o embaixador do Brasil na Venezuela, Antônio José Simões.

Para o líder venezuelano, o Brasil com Lula deu uma viragem geopolítica, "já não é o sub-império que era; Venezuela também era um sub-império dentro das escalas correspondentes".

O VI Encontro Trimestral entre ambas as nações se desenvolveu em Salvador, capital da Bahia, no Brasil, em agosto.

Ambos os governos assinaram oito convênios no dia 20 desse mês sobre desenvolvimento científico, tecnológico e industrial.

Nesse dia foi rubricada uma carta de intenção para estabelecer um Comitê de Trabalho entre setores públicos e privados com o propósito de estudar as exportações de bens e serviços para a segurança alimentar e desenvolvimento da capacidade industrial.

Da mesma forma ficou subscrita a ata da primeira reunião da Comissão Bilateral entre a agência brasileira de desenvolvimento e o ministério de Ciência, Tecnologia e Indústrias Intermediárias para definir a execução de sete projetos de colaboração industrial.

Outros documentos assinados estabelecem acordos da Corporação Elétrica Nacional (CORPOELEC) com diversas empresas e organismos brasileiros para a constituição de comissões técnicas que avaliarão o fornecimento de diversos materiais elétricos, com possibilidades de transferência tecnológica.

lac/rsm/bj












Bolívia acolhe festival internacional do charango

Cochabamba, Bolívia, 30 out (Prensa Latina) A população de Aiquile (Cochabamba) acolhe desde hoje o XXVI Festival Internacional do Charango, instrumento de cordas originário desta região central da Bolívia.

Até o próximo domingo destacados intérpretes nacionais e estrangeiros debaterão sobre as origens e atualidade do charango no mundo.

O fórum prevê ademais a celebração de uma feira de exposição de construtores desse instrumento.

Segundo Ruth Escobar, à frente do comitê organizador, ao encontro assistirão músicos do Chile, Argentina, El Salvador, Estados Unidos, Peru e Bolívia.

Agregou que em matéria de artesãos ou fabricantes de charango participarão representantes de Oruro, Sucre, La Paz, El Alto, Cochabamba e de Aiquile.

Os intérpretes concorrerão nas categorias: maiores, juvenis e infantis, informou.

lac/ga/bj













Uma mirada ao teatro em Revolução em festival havanero

Havana, 30 out (Prensa Latina) Uma conferência sobre o teatro em 50 anos de Revolução iniciará hoje aqui o ciclo de oficinas e encontros teóricos do XIII Festival Internacional de Havana 2009.

Inaugurado ontem com uma extensa jornada que durou até à noite, o encontro se estenderá até o próximo dia 8 de novembro.

O programa de hoje renderá homenagem ao falecido dramaturgo cubano Virgilio Piñera, no 30° aniversário de sua morte, com a reposição da peça Se vais comer espera por Virgilio, de José Melián.

Também Um fogonazo para Virgilio, a cargo do fórum de narração oral cênica do Grande Teatro de Havana.

O público desfrutará de Heureca em apuros, do agrupamento El mejunje e a puesta de Y sin embargo se mueve, da Companhia infantil a Colmenita, que abriu o festival em sua sede do Teatro da Ordem terceira, no centro histórico havanero.

O sinal de partida correspondeu ao agrupamento lírico cubano Ópera da rua, que ofereceu um espetáculo nos arredores do Complexo cultural Bertolt Brecht, e os DJ alemães Koze e André Luth atuaram para o público havanero junto a outros colegas da ilha.

Artistas de 16 países, desses a metade da América Latina, participam do encontro com umas 30 obras para crianças e adultos.

Entre os momentos mais esperados encontram-se as apresentações dos grupos Teatro na mosca, dirigido pelo dramaturgo chileno Guillermo Calderón e uma nova versão de Hamlet, de William Shakespeare, do agrupamento francês Boyokani Kyeseli com atores africanos.

Fundado em 1980, o XIII Festival Internacional de Teatro de Havana é promovido pelo Conselho Nacional das Artes Cênicas.

lac/alb/ag/bj







Presidente equatoriano dialoga com Patriarca ortodoxo russo

Moscou, 30 out (Prensa Latina) O presidente equatoriano, Rafael Correa, reúne-se hoje com o Patriarca da Igreja Ortodoxa russa, Kiril I, com o prefeito da capital, Yuri Luzhkov, e com o presidente do Conselho da Federação, Serguei Mironov.

A Sala de Recepções da Catedral de Jesucristo el Salvador servirá de sede para o encontro do líder religioso com o estadista sul-americano, que assistiu ontem à assinatura de sete acordos com Rússia em um amplo espectro de esferas de interesse.

Ao concluir esse encontro, Correa, que chegou na quarta-feira passada, na primeira visita oficial de um chefe de Estado equatoriano a este país, irá para a Prefeitura de Moscou, onde se encontrará com Luzhkov.

Mais tarde, o presidente equatoriano conversará no Conselho da Federação com Mironov e daí passará ao Governo desta capital, onde oferecerá a conferência magistral "A política de inserção econômica e comercial do Equador no mundo".

A isso seguirá um encontro com empresários russos, antes de sustentar um encontro com a imprensa na agência RIA Novosti.

Correa encaminhará-se depois ao Instituto Estatal Moscovita de Relações Internacionais (MGIMO), onde receberá o título de Doutor Honoris Causa desse centro universitário.

Na Aula Magna do MGIMO, o presidente sul-americano oferecerá a conferência magistral "A implementação de novos esquemas econômicos para o desenvolvimento da América Latina".

Correa também sustentará uma conversa com alunos da Universidade Russa de Amizade com os Povos (RUDN), onde o reitor desse centro, Vladimir Filipov, lhe entregará oficialmente 10 bolsas para estudantes equatorianos.

Na mesma RUDN, o chefe de Estado sul-americano se reunirá com a comunidade equatoriana nesta nação.

Ao concluir sua visita à Rússia, Correa viajará a Bruxelas.

lac/to/bj












Organizações panamenhas contra as bases militares dos EUA

Panamá, 30 out (Prensa Latina) A instalação de bases militares estadunidenses na Colômbia e sua possível extensão ao Panamá encontra hoje a rejeição do Serviço de Paz e Justiça (SERPAJ), autor de uma carta aberta ao presidente estadunidense, Barack Obama.

Segundo os organizadores do agrupamento, nesta sexta-feira prevê-se a entrega da mensagem na embaixada de Washington nesta capital, ação que terá ademais lugar em outras nações da área.

No documento, SERPAJ recorda que a possibilidade de instalar bases navais estadunidenses no país é incompatível com o Tratado de Neutralidade Permanente e Funcionamento do Canal.

Os povos, acrescentou a organização, só poderão conseguir "o desenvolvimento genuíno com um clima de paz e estabilidade".

Daí a solicitação ao presidente estadunidense para que retire as forças armadas dos Estados Unidos de nossos espaços e proponha caminhos de entendimento" entre os Estados Unidos e a região.

No final de setembro, o ministro de Governo e Justiça, Jose Raúl Mulino, anunciou um acordo de cooperação internacional para estabelecer duas estações navais nas províncias de Darién e Veraguas.

O servidor público argumentou a medida com a necessidade de estabelecer maiores controles na costa panamenha para evitar o tráfico de entorpecentes.

A notícia levou a Frente Nacional pela Defesa dos Direitos Econômicos e Sociais (FRENADESO) a denunciar que o presidente da República, Ricardo Martinelli, buscava a volta das bases militares estadunidenses ao país.

Nesse momento, FRENADESO advertiu que sob nenhum pretexto se pode aceitar "viver outra vez a vergonha e a desonra de ceder a soberania a uma potência imperialista".

Posteriormente, Mulino indicou que o Panamá operará com suas próprias forças de segurança as estações navais na Baía de Piña e Ponta Coca.

Serão estações claramente panamenhas, com uma estrutura de tarefa conjunta integrada pelos serviços Nacional de Fronteira e Aeronaval, além da Polícia Nacional, afirmou o servidor público.

lac/mem/bj







Em chamas enorme depósito de combustível na Índia

Nova Delhi, 30 out (Prensa Latina) Densas colunas de fumaça emanam de um depósito de combustível que queima hoje na cidade indiana de Jaipur, com saldo preliminar de uma dúzia de mortos e mais de 100 feridos como resultado do sinistro.

Em imagens transmitidas pela televisão local aprecia-se que os 12 grandes tanques de armazenamento no lugar estão em chamas, e segundo declarou o ministro indiano de Petróleo, Murli Deora, será necessário esperar que o fogo apague por si só.

Não temos outra opção que não seja esperar que todo o combustível seja consumido pelo fogo, admitiu o funcionário, que nesta sexta-feira se apresentou nas instalações acidentadas, que segundo informou têm capacidade de armazenamento de 80 milhões de litros.

A agência de notícias indiana PTI noticiou que o incendiou começou ontem à noite no depósito que é propriedade da corporação Indian Oil quando o combustível era transferido de um dos tanques para um motorista.

Suspeita-se que uma fuga foi a causa da tragédia, que obrigou a evacuar cerca de meio milhão de pessoas dos arredores.

lac/nm/bj







Intenso trabalho preventivo contra gripe A em RPDC

Pyongyang, 30 out (Prensa Latina) A República Popular Democrática da Coréia (RPDC) realiza hoje um forte trabalho preventivo a fim de evitar a entrada do vírus da gripe A(H1N1), do qual não se registram casos no país.

De acordo com a agência de notícias KCNA, com esse fim reforçou-se o controle no aeroporto da capital, terminais marítimos e postos fronteiriços diante do aumento de afetados pela nova pandemia em territórios e regiões geograficamente próximas à RPDC.

Acrescenta que o estudo da doença, incluídas a prevenção e tratamento, foi intensificado, enquanto toda pessoa suspeita de estar contagiada com o vírus é examinada imediatamente.

O Centro de Higiene e Epidemologia do Ministério de Saúde e outras instituições organizaram várias oficinas com a fim de elevar a preparação do pessoal.

Também funciona uma rede nacional com centros de observação, ao que se soma a distribuição de medicamentos e equipamentos necessários para combater a doença.

lac/Lam/bj








Coreia do Sul anuncia planos para maior presença no Afeganistão

Seul, 30 out (Prensa Latina) O governo sul-coreano anunciou hoje que ampliará sua presença no Afeganistão com o envio de tropas a esse país, ocupado pelos Estados Unidos e forças da OTAN.

De acordo com o plano, 200 soldados e pouco mais de 20 policiais se somarão à Equipe de Reconstrução Provincial (ERP) de Seul despregado ali, em resposta a pressões para que aumente sua participação na campanha do Pentágono na mencionada nação centro-asiática.

O pessoal sul-coreano presta serviço na base aérea estadunidense de Bagram, ao norte de Kabul, como apoio à outra parte.

Segundo o representante da chancelaria Moon Tae-young, os militares sul-coreanos se absterão de intervir em ações de combate, excepto se isso for necessário para proteger aos integrantes do ERP.

Fontes oficiais disseram que o governo tem planos para operar um ERP independente em uma província com 130 civis e entre 200 e 300 efetivos militares.

As zonas de Kabul, Daykundi e Nimroz, próxima à fronteira com o Irã, figuram entre as candidatas para a ocupação das forças sul-coreanas naquele país, onde a ocupação estrangeira é fortemente recusada.

Uma missão de Seul viajará no próximo mês a Kabul a fim de recopilar informação antes de decidir tudo relacionado com o referido envio, incluída a área onde suas forças se estabelecerão.

As tropas serão enviadas em abril se o plano for ratificado pela Assembleia Nacional, de acordo com a chancelaria.

lac/Lam/bj









Partido Comunista Francês aplaude condenação a bloqueio contra Cuba

Paris, 30 out (Prensa Latina) O Partido Comunista Francês (PCF) aplaudiu hoje a condenação pela décima oitava ocasião do bloqueio dos Estados Unidos contra Cuba no seio da Assembleia Geral das Nações Unidas, segundo um comunicado oficial.

O PCF saúda este voto positivo, chama ao respeito das Resoluções da ONU sobre esta questão de direito, democracia e soberania, afirmou a nota.

Destacou que apesar dos chamados reiterados dos países da América Latina e da comunidade internacional em favor de uma supressão total do cerco econômico, financeiro e comercial à ilha caribenha, o bloqueio persiste.

"É anacrônico e desumano. Priva à população do acesso aos equipamentos e às tecnologias necessárias para os serviços de saúde. Dificulta as relações com as instituições financeiras e bancárias e cria obstáculos ao comércio de bens e serviços", anotou.

O PCF recordou que as medidas lançadas pelo presidente Barack Obama sobre Cuba não significam em modo algum uma mudança em torno da política de hostilidade com o bloqueio.

Por outra parte, a organização política francesa opinou que com a futura presidência semestral da Espanha na União Europeia deveria se pôr fim à chamada Posição Comum do bloco comunitário.

Igualmente deveria estabelecer-se uma relação normal de cooperação mutuamente vantajosa em favor do desenvolvimento de Cuba, sem condições nem ingerências, afirmou o PCF.

tgj/ft/bj







Resolverão conflito Guiné Bissau e Senegal

Bissau, 30 out (Prensa Latina) As autoridades da Guiné Bissau e Senegal ratificaram hoje que resolverão de modo pacífico um conflito no qual estão implicados ambos os países na importante região petroleira guineana de Oio, informaram fontes governamentais.

Segundo um comunicado conjunto de ambos os estados, uma comissão técnica mista analisará a candente situação na zona nas próximas semanas.

A disputa surgiu depois da cessão de terrenos em Oio a senegaleses para a edificação de hotéis e outras instalações, indicou a publicação Nero Digital.

De acordo com esse meio, Oio, com uma superfície de 5.404 km² e mais de 179 mil habitantes, é rica em recursos minerais que tratam de controlar grupos rebeldes assentados no lugar.

tgj/obf/bj






Alertam na Venezuela sobre gravidez precoce

Caracas, 30 out (Prensa Latina) Venezuela iniciou uma campanha contra a gravidez precoce que alerta que, hoje no país, 21 por cento dos nascimentos é por pais adolescentes, menores de 19 anos de idade.

A campanha realizada pelo Fundo de População das Nações Unidas e pelo Ministério de Educação inclui distribuição de folhetos, folders e informação dirigida à população estudantil.

A jornada, com o lema O controle de tua vida tem você, pela prevenção da gravidez na adolescência, trata de conscientizar sobre o fenômeno em jovens de ambos os sexos.

A iniciativa incluiu mesas técnicas de trabalho com associações civis e voluntários.

tgj/Ml/bj







Analista uruguaio destaca negado recorde ao bloqueio a Cuba

Montevidéu, 30 out (Prensa Latina) O analista internacional do jornal uruguaio La República Niko Schvarz destaca hoje o crescimento da votação na ONU contra o bloqueio a Cuba, como um fato que reveste extraordinária significação internacional.

"Parecia difícil que pudesse superar a votação do ano passado a respeito disso que arrojou 185 votos a favor, 3 contra e duas abstenções. A margem para crescer era muito exíguo já que há 192 países na ONU. No entanto, isso ocorreu", sublinha.

Schvarz recorda que em 18 destas votações realizadas na ONU desde 1992, a cifra de opositores ao bloqueio tem crescido em forma ininterrupta, sem nenhuma exceção.

Em um artigo afirma que se reproduziram os votos dos EUA, Israel e Palau contra a resolução anti-bloqueio e se abstiveram as ilhas Micronésia e Marshall, que em ocasiões anteriores votaram contra ou se abstiveram.

Esclarece que as três nações insulares são em realidade protetorados estadunidense no Oceano Pacífico, que tem ali bases militares e têm sido campos de provas nucleares. Schvarz comenta que apesar de se produzir durante quase uma vintena de anos votações sobre o tema, todas contundentes no mesmo sentido, nada tem mudado.

"É realmente aberrante. Não há outro caso igual no mundo, e que se mantenha durante tanto tempo: 47 anos a partir da proclamação Presidencial assinada pelo presidente John F. Kennedy o 7 de fevereiro de 1962", sublinha.

Essa Proclamação - abunda- acentuou suas projeções extraterritoriais com a lei Torricelli assinada por (George) Bush pai em 1992 e a lei Helms-Burton promulgada por (William) Clinton em 1996.

O comentarista do citado jornal sublinha que Cuba é o único país que sofre uma agressão permanente deste tipo.

"Esta circunstância coloca em entredito todo o sistema das Nações Unidas e sua capacidade de decisão, incluindo a integração do Conselho de Segurança e o direito de veto de algumas potências", remarca.

tgj/wap/bj










Bolivianos aspiram a boa atuação em torneio regional de pesos

La Paz, 30 out (Prensa Latina) A seleção boliviana de levantamento de pesos tratará de conseguir bons resultados a partir de hoje nas competições adiantadas dessa modalidade dos XVI Jogos Bolivarianos Sucre- 2009.

A equipe, ao comando do técnico cubano Fernando Delgado, apresenta-se na disputa com o propósito de fazer uma plausível participação, destaca a imprensa local.

Ao torneio também assistem delegações da Venezuela, Colômbia, Equador e Peru, países unidos historicamente ao Libertador Simón Bolívar.

Entre os levantadores bolivianos sobressaem, nas damas, Raquel Asiama (Chuquisaca, em mais de 75 quilos) e Patricia Ávila (Santa Cruz, em 58).

Enquanto nos homens destaca-se Ramiro Vela (Chuquisaca, em 56 quilos), um dos favoritos para obter alguma medalha.

A sede principal dos jogos será Sucre, com 26 disciplinas, incluídas futebol, basquete, atletismo, ginástica, tênis, voleibol, beisebol, luta e boxe, entre outras.

Também terá sub-sedes nacionais nas cidades de Santa Cruz, Cochabamba e Tarija, enquanto as internacionais são Quito, Guayaquil e Salinas no Equador e Lima no Peru.

tgj/por/bj






Militares venezuelanos reforçam vigilância em fronteira colombiana

Caracas, 30 out (Prensa Latina) Militares venezuelanos mantêm hoje uma forte presença no estado fronteiriço Táchira, depois do massacre cometido ali supostamente por irregulares colombianos, segundo informes da imprensa regional.

O jornal La Nación, de San Cristóbal de Táchira, assegura que a presença dos soldados em zonas vizinhas à fronteira, é bem recebida pela população depois do seqüestro e posterior assassinato de 10 homens, oito deles colombianos.

As primeiras investigações indicam que o crime é resultado do transbordamento da violência colombiana sobre a Venezuela, através de uma complicada fronteira a mais de dois mil 200 quilômetros.

Paralelamente, fontes desse estado venezuelano, mais de 800 quilômetros ao sudoeste de Caracas, reportam rigorosos controles sobre veículos, motocicletas e pedestres nas pontes internacionais de San Antonio e Ureña.

Estes procedimentos são parte das ações de luta contra o contrabando de combustível e alimentos que se vendem a preços subvencionados na Venezuela e são levados ilegalmente ao país vizinho.

O comandante do destacamento de fronteiras 11, tenente coronel Héctor Hernández, indicou que a vigilância não se limita aos pontos de controle fixo, e inclui as trilhas e outras vias as 24 horas do dia.

Ontem a disputa da Assembléia Nacional por Táchira Íris Varela denunciou que há investigações e provas que relacionam com irregulares colombianos ao governador desse estado, César Pérez Vivas, a quem culpa pelo auge da violência.

Em declarações a Venezuelana de Televisão, Varela assegurou que "há material audiovisual e fotográfico que comprometem a oficiais do governo de Táchira com irregulares colombianos".

Pérez Vivas, asegurou, apóia grupos paramilitares, que até têm sido encontrados distribuindo panfletos onde falam de uma suposta limpeza social, o qual é parte de um expediente da comissão parlamentar de Política Exterior.

Segundo a deputada, apesar que se fez achar que foram desmobilizados os paramilitares colombianos, a frente Catatumbo, uma dessas organizações, se reagrupou e faz parte do que agora se conhece como Águias Negras.

Recentemente também se denunciou a presença de outro disso grupos denominado Los Rastrojos em oposição por territórios venezuelanos com as Águias Negras, uma das hipóteses sobre a origem do massacre da semana passada em Tachira.

tgj/Ml/bj







Cuba designa embaixador diante da Santa Sé

Havana, 30 out (Prensa Latina) O Conselho de Estado de Cuba designou Eduardo Delgado Bermúdez como seu embaixador diante da Santa Sé, anunciou hoje uma nota oficial divulgada pelo jornal Granma.

A breve informação explica que no momento da nomeação, o diplomata se desempenhava como diretor geral do Ministério de Relações Exteriores.

Dessa maneira, Delgado soma-se a um grupo de dezenas de cubanos designados recentemente embaixadores em países da América Latina, África, Ásia, Europa e organismos internacionais.

Cuba e a Santa Sé estabeleceram relações diplomáticas em junho de 1935.

tgj/dsa/bj






Nova proposta de reforma fiscal encontra rejeição em congressistas

Guatemala, 30 out (Prensa Latina) A intenção expressada pelo presidente Alvaro Colom de enviar ao Congresso uma nova proposta de reforma fiscal para a Guatemala encontra hoje ecos negativos entre deputados.

O presidente falou ontem sobre o propósito de seu governo de apresentar outra iniciativa nesse sentido, depois que uma primeira foi motivo de grandes polêmica no órgão legislativo no ponto que a bancada oficialista se viu obrigada à retirar.

Colom preferiu chamá-la modernização fiscal integral para fazer à queda da arrecadação tributária, a qual neste ano se estima representará 9,9% do produto interno bruto, em frente a 11,3 no passado ano.

Incluirá, segundo seu anúncio, uma modificação de impostos diretos (para que "pague mais o que tem mais", disse), a eliminação das ações ao portador e a implementação da Lei de Extensão de Domínio.

Esta última estabelece que os bens imóveis utilizados pelo narcotráfico e crime organizado sejam confiscados a favor do Estado.

Essas propostas fazem o presidente ao ser interrogado sobre as ações a empreender com respeito à crise por falta de fundos para cobrir o funcionamento das instituições públicas.

Ao citar fontes próximas à Presidência, a jornal Prensa Livre assegura que a proposta oficial estará dividida em duas partes, uma emergente e outra em longo prazo.

Ambas, afirma, serão modificações ao imposto sobre a renda aplicáveis aos grandes contribuintes, não aos assalariados.

Incluirá, ademais, a possibilidade de aceder à informação bancária sob reserva e eliminar transações ao portador, para que só sejam nominativas.

Alguns blocos parlamentares expressaram já seu desacordo, ao mencionar a necessidade de busca de opções diferentes para aumentar os rendimentos do Estado e assim descartar a possibilidade de uma reforma fiscal.

Coincidiram em que não é o momento apropriado para uma alta dos impostos, em tanto propuseram um combate mais forte à evasão fiscal e o contrabando alfandegário, bem como criar normas de transparência e austeridade nas entidades governamentais.

Não obstante, deixaram uma porta aberta à análise da iniciativa do Executivo pois reconhecem o baixo da carga tributária atual.

tgj/jf/bj






Colômbia e EUA assinarão hoje polêmico acordo militar

Bogotá, 30 out (Prensa Latina) Colômbia e Estados Unidos assinarão hoje um polêmico acordo militar que tem gerado rejeição e preocupação na região e o qual permitirá ao exército da nação realizar suas operações desde ao menos sete bases no território nacional. Segundo informou o governo colombiano, a assinatura do pacto se levará a cabo a porta fechada esta manhã, hora local, na sede da Chancelaria, e estarão presentes na cerimônia os ministros de Relações Exteriores, Jaime Bermúdez, de Defesa, Gabriel Silva, e Interior, Fabio Valencia.

Em tanto, só o embaixador dos Estados Unidos aqui, William Brownfield, estava confirmado, até ontem à noite, como representante de seu país.

Ontem aconteceu uma reunião reservada entre o Executivo e o Congresso colombianos para analisar o pacto, em virtude do qual terá no país pelo menos 1.400 soldados estadunidenses, 800 de maneira direta e outros 600 sob condição de contratistas.

Essa elevada presença de tropas norte-americanas, bem como o uso de bases estratégicas que farão em solo colombiano, é considerado por vários países vizinhos como um risco à estabilidade e a paz na região.

Em dita reunião o governo nacional ratificou que o referido pacto seria aprovado sem a necessidade de passar previamente pelo Legislativo ou ser submetido a controle de legalidade por um corte.

No entanto, contrário ao que sucederá na Colômbia, o embaixador dos Estados Unidos aqui pontuou que o pacto se passará pelas mãos do Congresso de seu país.

"Após assinar um acordo executivo, temos a obrigação de passar o texto ao Congresso e especificamente, aos dois comitês de relações internacionais do Senado e da Câmara de Representantes", apontou.

Isso é visto por meios locais de imprensa e políticos como uma mostra da submissão total do governo colombiano aos ditados de Washington.

Os promotores do acordo sustentam que o mesmo está dirigido a fortalecer a luta contra o narcotráfico, argumento que muitos consideram, incluído vários governos vizinhos, como um pretexto para encobrir as verdadeiras intenções geopolíticas do Pentágono no hemisfério.

Políticos como Piedade Córdoba e Gustavo Petro, entre outros, bem como vários partidos locais têm manifestado que o pacto vulnera a soberania nacional e converte a Colômbia de fato em um país hostil para os vizinhos da área.

Também, advertem que o uso das bases por soldados estadunidenses isolará a Colômbia da América Latina, que nos últimos anos tem experimentado mudanças progressistas substanciais, o qual preocupa às elites de poder nos Estados Unidos pela perda de espaços para seus interesses, segundo opinião de diversos especialistas.

Colômbia é o principal aliado dos Estados Unidos na região e desde o ano 2000 Washington tem entregado a Bogotá mais de seis bilhões de dólares no marco do controvertido Plano Colômbia.

Esta iniciativa é descrita por seus críticos como a política criada e promovida pela Casa Branca para eliminar militarmente às Forças Armadas Revolucionárias de Colômbia (FARC) e reprimir às comunidades camponesas que a apóiam.

Washington e Bogotá alegam que este Plano é um esforço para erradicar a produção e o comércio de drogas em zonas supostamente controladas pelos grupos insurgentes, no entanto, seus críticos sustentam que os verdadeiros interesses da nação são de caráter geopolíticos.

tgj/acl/bj







Zelaya qualifica como um triunfo acordo sobre eventual restituição

Tegucigalpa, 30 out (Prensa Latina) O presidente de Honduras, Manuel Zelaya, descreveu hoje como um triunfo para a democracia o acordo atingido ontem com o regime interino para que o Congresso decida sua restituição no poder.

"O só feito de que se esteja já reconhecimento a necessidade de retrair os poderes do Estado ao 28 de junho de 2009 significa um triunfo para a democracia e a volta da paz para o país", disse Zelaya à emissora Rádio Globo.

Não obstante, Zelaya admitiu que ainda deverão se cumprir vários passos para sua restituição, e nesse sentido chamou ao regime interino a cumprir os termos do acordo.

"Não é um jogo onde se pode viver especulando. Honduras tem pago uma quota de sofrimento muito grande", advertiu.

O presidente foi seqüestrado em sua residência por militares encapuchados o 28 de junho e levado pela força a Costa Rica.

Após duas tentativas frustantes por regressar ao país, conseguiu finalmente entrar de maneira inesperada em 21 de setembro e desde então encontra-se na embaixada do Brasil.

De acordo com um relatório do Comitê de Familiares de Detentos Desaparecidos, o regime golpista tem cometido mais de quatro mil violações dos direitos humanos, entre elas mais de uma vintena de assassinatos e centenas de feridos e detentos.

O presidente constitucional fez votos para que a interrupção democrática através de golpes de Estado não se volte a repetir.

tgj/car/bj








Espionagem colombiana atiça diferendo com Venezuela

Por Waldo Mendiluza

Caracas, 30 out (Prensa Latina) Novas revelações sobre as atividades de espionagem e subversão colombianas na Venezuela complicam hoje as tensas relações bilaterais, afetadas ademais pela ingerência estadunidense na região.

Ontem, o ministro venezuelano do Interior, Tareck El Aissami, apresentou ante a Assembléia Nacional um documento que confirma os planos desestabilizadores contra este país, moldurados em uma operação de inteligência chamada Falcón.

Recopilação de informações sobre o presidente Hugo Chávez e outros dirigentes, busca de dados militares, subornos a servidores públicos e captação de figuras da oposição conformam a iniciativa denunciada.

De acordo com El Aissami, o texto em seu poder pertence ao Departamento Administrativo de Segurança da Colômbia (DAS), entidade subordinada diretamente ao presidente neogranadino, Álvaro Uribe.

Em uma investigação interna a partir de uma suposta fuga de informação desse órgão, vários agentes foram submetidos a interrogatórios que sacaram a reluzir o projeto Falcón. Segundo o titular do Interior, por trás das ações subversivas do plano anti-venezuelano está a Agência Central de Inteligência (CIA) dos Estados Unidos, a qual atua com liberdade na vizinha nação.

A CIA opera abertamente na Colômbia, onde inclusive paga o arrendamento de instalações fachada vinculadas com a citada iniciativa, advertiu.

Mal em uns dias antes das revelações, autoridades venezuelanas tinham detento em flagrante a dois espiões colombianos envolvidos na busca de informações militares e tentativas de suborno.

Ainda que a primeira reação de Bogotá foi negar o fato, uma declaração da Chancelaria admitiu que um dos capturados em Maracaibo pertencia ao DAS.

Com respeito ao documento denunciado por El Aissami, o governo neogranadino reconheceu sua autenticidade mas qüestionou a Caracas por ter em seu poder.

O palco bilateral apresentava desde faz meses pontos incendiários, a partir da decisão de Uribe de ampliar o acesso dos Estados Unidos a bases militares de seu país (até chegar a 10), qüestão considerada pela Venezuela e outras nações da região um ato de guerra.

Por si foi pouco, o ex-diretivo do DAS Rafael García e paramilitares colombianos afirmaram sua participação ou o conhecimento de planos contra o governo de Chávez, incluindo o assassinato do líder.

tgj/wmr/bj










EUA desdobra qüestionada ofensiva diplomata no Oriente Médio

Tel Aviv, 30 out (Prensa Latina) O enviado estadunidense para Oriente Médio, George Mitchell, prepara hoje em Israel a visita da secretária de Estado, Hillary Clinton, em vésperas do encontro desta com o presidente palestino, Mahmoud Abbas, em Abu Dhabi.

Círculos diplomáticos destacaram a ofensiva diplomata traçada pelos Estados Unidos este fim de semana na região, em um novo esforço por calar as críticas dos palestinos ao que qualificam de parcialidade e insuficiente pressão de Washington a Tel Aviv.

Abbas, presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), se entrevistará este fim de semana na capital de Emirados Árabes Unidos com Clinton, quem prevê realizar no domingo sua primeira viagem oficial a Israel desde a ascensão ao poder de Benjamín Netanyahu.

O chefe de governo israelense sustentou conversas hoje com Mitchell em Jerusalém e discutiram as vias para relançar as negociações interrompidas pela negativa israelense a frear a ampliação dos assentamentos judeus em Jerusalém Leste e Cisjordânia.

Precisamente, o jornal israelense Haaretz reproduziu nesta sexta-feira declarações de Abbas nas que disse desconfiar "profundamente" de Netanyahu e estar perdendo a fé em suas alegadas intenções para conseguir um pacto de paz.

"Não acho que tenha mudado. Temo-me que é o mesmo Netanyahu de 1996", expressou Abbas em alusão ao anterior mandato do atual governante judeu, segundo o rotativo.

Fontes diplomáticas indicaram, por outra parte, que Clinton estará mal umas horas em Tel Aviv, sem pernoitar, e buscará compromissos dos israelenses para voltar à mesa de diálogo com a ANP, prévia aceitação de mudar sua atitude com respeito às colônias judias.

Igualmente, a chefe da diplomacia norte-americana tentará em suas práticas com o presidente palestino persuadi-lo para retomar as negociações, em tanto a administração de Barack Obama as valoriza "um passo necessário" para a paz e a estabilidade regionais.

Clinton, segundo diplomatas estadunidenses, aspira ao menos a destravar o diálogo, ainda quando não tenha uma perspectiva imediata de grandes avanços em temas chave de disputa, como a criação do Estado palestino independente e a partição de Jerusalém.

Tel Aviv também pretende eludir ou negar o direito de volta dos palestinos a seus territórios originários, bem como que o futuro Estado possua estrutura militar.

tgj/Ucl/bj










Morrem oito pessoas por explosão com bomba no Afeganistão

Kabul, 30 out (Prensa Latina) Ao menos oito pessoas morreram hoje ao explodir uma bomba em uma estrada por onde transitavam em uma camioneta na província afegã de Nangarhar, informaram fontes oficiais.

De acordo com a agência de imprensa afegã (AIP), a explosão registrou-se no distrito de Khogyani na oriental província de Nangarhar, em um setor próximo à fronteira com Paquistão.

Nangarhar é uma das províncias mais prósperas do Afeganistão e encontra-se na rota principal entre a capital Kabul e a fronteira paquistanesa.

Em outro incidente no este afegão, a Força Internacional de Assistência à Segurança (ISAF) liderada pela OTAN, mataram a 26 insurgentes durante um ataque aéreo na província de Ghazni.

Segundo o Ministério afegão do Interior, esse bombardeio ocorreu após que os rebeldes afegãos atacassem o quartel geral do distrito de Guiro, ainda que as forças de segurança opuseram uma dura resistência.

No entanto, o comunicado declina informar sobre as baixas afegãs e estrangeiras e de civis, as principais vítimas desses ataques aéreos dos Estados Unidos e a OTAN.

tgj/mne/bj










Candidato uruguaio favorável a multiplicar o investimento

Montevidéu, 30 out (Prensa Latina) O candidato uruguaio à presidência pela Frente Ampla (FA), José Mujica, considera que "só multiplicando o investimento teremos um país moderno", em declarações ditas hoje pela imprensa local.

Mujica argumentou a intervenção do Estado para redistribuir ao máximo os frutos gerados pelos processos inversionistas e citou como exemplo a Finlândia, Noruega, Suécia, Dinamarca e Islândia.

"Não se pode falar de unidade entre uruguaios, de eventuais políticas de acordo nacional, de preocupações em comum nem de tender a mão, se não se tem uma mesma atitude construtiva com respeito ao investimento; isto não é negociável", advertiu.

O representante da coalizão de esquerda remarcou a marcha contínua de um processo de crescimento e desenvolvimento requer uma política o mais justa possível na redistribuição do rendimento.

Mujica comentou que a geração de trabalho requer capital para dispor de ferramentas, tecnologias e capacitação em oficios especializados, e que a sociedade ajude na infra-estrutura.

A julgamento do candidato à presidência, seria impossível a materialização direta de capital privado sem uma intervenção pública geradora em tanto os sócios estrangeiros - acrescentou- "podem ajudar a conquistar novos mercados".

"Não cabe nenhuma dúvida que um país deve oferecer garantias e estabilidade para que os empresários se possam sentir seguros ante perigos de expropriação ou liquidação", expressou.

Mujica junto com seu colega de fórmula Danilo Astori foram os mais votados com 48% nas eleições do 25 de outubro, ainda que a cifra atingida foi insuficiente para triunfar no primeiro turno. A FA, no governo, vai a uma segunda volta ou segundo turno contra o binômio Luis Alberto Lacalle-Jorge Larrañaga, do Partido Nacional, no último domingo de novembro.

tgj/wap/bj










Air France adquire seu primeiro gigante dos céus

Por Fausto Triana

Paris, 30 out (Prensa Latina) Bumbos e pratos acompanharam hoje a chegada do primeiro Airbus A380 ao aeroporto Roissy Charles de Gaulle desta capital, desde onde decolará o próximo 20 de novembro rumo a Nova Iorque.

Será com as cores da linha aérea bandeira gala, Air France, que espera poupar 15 milhões de euros anuais por cada A380 que adquira, de acordo com declarações do diretor geral da companhia, Pierre-Henri Gourgeon.

Para o trajeto Paris-Nova Iorque, o chamado gigante dos céus, estará habilitado com 538 assentos em três categorias: nove em primeira superclasse, 80 de negócios e 449 econômicos, de um total de 850 que pode admitir o avião.

Eufórico e cheio de otimismo, Gourgeon disse na cerimônia efetuada no terminal aéreo -a maior plataforma de correspondências do mundo-, que ao destino Nova Iorque se acrescentarão com o A380 os de Johannesburgo e Montreal e Tóquio.

A primeira parte do evento desta sexta-feira tacontece em Hamburgo, Alemanha, cidade encarregada da entrega dos SuperJumbo. Desde ali voou para Roissy Charles de Gaulle, onde teve um recebimento com todas as honras.

No caso específico do trecho para a Babel de Ferro, Air France sacará de circulação o Boeing 777-200 e o Airbus A340 que utiliza em cinco vôos diários, para os deixar em quatro com o A380.

"Começaremos a economizar 15 milhões de euros por ano na cada trajeto de longo alcance, o qual é uma grande notícia no meio da crise financeira internacional", destacou Gourgeon.

Singapore Airlines, Emirates e a australiana Qantas foram as primeiras firmas de aviação que adquiriram A380, enquanto Air France é a precursora na Europa e tem encarregado ao todo 12 aparelhos desse tipo.

A nave tem uma longitude de 73 metros, altura de 24,1 metros e um diâmetro de fuselagem de 7,14, com uma superfície de 845 metros quadrados das asas e envergadura de 79,8 metros.

tgj/ft/bj










Impulsionam em Cuba programa para elevar produção de frutas

Havana, 30 out (Prensa Latina) A província cubana de Havana, circundante desta capital, impulsiona hoje um programa para semear três mil hectares de frutas com o propósito de aumentar a oferta desses produtos.

De acordo com as autoridades do setor, o plano persegue abastecer os 19 municípios habaneiros e parte do mencionado território vizinho, que recebe também outros itens colhidos fora de seus limites.

Entre os tipos de espécies a cultivar sobressaem a goiaba e a mamão, fontes idóneas para a elaboração de sucos altamente demandados pela população.

Várias fazendas habaneiras, especialmente a chamada La Siguaraya, do município de Bejucal, contribuirão suas experiências no mencionado projeto em aras de elevar rapidamente as cifras produtivas.

Pertencente à Cooperativa de Créditos e Serviços Antonio Maceo, La Siguaraya aplica com sucessos a policultura, e emprega de maneira racional os recursos e o sistema de irrigação às plantações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário