segunda-feira, 14 de junho de 2010

Cronologia da vida de José Martí

Brigada Suramericana 2010

Telma Araujo

1853 – Nasce em Havana (Cuba) no dia 28 de janeiro.

1857 – Viaja à Espanha com sua família e permanece lá durante dois anos.

1862 – Escreve a sua primeira carta conhecida, dirigida à sua mãe.

1865 – Ingressa na Escuela Municipal de Varones, que é dirigida por Rafael Maria de Mendive.

1869 – Seu drama “Abdala” é publicado em La Pátria Libre. Publica seu primeiro escrito político, “El Diablo Cojuelo”. É condenado a seis anos de prisão por sua participação no movimento de independência de Cuba.

1871 – É deportado para a Espanha e publica “A prisão militar política em Cuba”. Entra na Universidade Central de Madri, onde segue o curso de Direito.

1874 – Obtém os graus de licenciado em Direito Civil e Canônico, e de Licenciado em Filosofia e Letras. Deixa a Espanha e segue para o México, com passagem por Nova York.

1875-6 – No México, publica em La Revista Universal, sob o pseudônimo de Orestes. Estréia a peça teatral “O amor com amor se paga”. Manifesta-se contrário à tomada do poder pelo General Porfírio Diaz.

1877 – Estabelece-se na Guatemala, onde trabalha como professor na Escola Normal. Escreve o livro “Guatemala”. Casa-se com Carmen Zayas Bázan, na Cidade do México.

1878 – Regressa a Cuba, onde tem negado o direito de exercer a advocacia. Nasce o filho José Francisco.

1879 – Dá aulas em colégios de Havana. Inicia-se o movimento pró-emancipação conhecido como Guerra Chiquita. Martí é novamente preso e deportado para a Espanha. No fim do ano, parte para os Estados Unidos.

1880 – Hospeda-se na residência da família Mantilla, em Nova York. Colabora com os artigos para o The Hour e The Sun, periódicos de Nova York.

1881 – Empreende a viagem à Venezuela. Funda Revista Venezuelana. Dedica-se ao magistério e ao jornalismo. No mesmo ano, recebe a ordem de deixar o país e se dirige à Nova York.

1882 – Escreve sua primeira crônica para La Nación, de Buenos Aires. Engaja-se no movimento de organização de cubanos pela independência de Cuba.

1883 – Inicia sua colaboração com o La América, de Nova York. Pronuncia um tributo à Bolívar.

1884 – Assume a direção da revista La América.

1885 – No folhetim El Latino-americano, de Nova York, e com o nome de Adelaida Raw, publica sua novela “Amistad funesta”. Sua esposa e filho regressam a Cuba.

1886 – Passa a escrever para El Partido Liberal, no México e La República, de Honduras.

1887 – É nomeado Cônsul do Uruguai em Nova York.

1888 – Representa a Associação de Imprensa de Buenos Aires nos Estados Unidos e no Canadá.

1889 – Publica La Edad de Oro, revista para as crianças. Em Washington, pronuncia o discurso Madre América, de boas-vindas aos delegados latino - americanos na I Conferência Internacional Americana.

1890 – Dá aulas em La Liga, sociedade que tinha por objetivo instruir os operários negros cubanos e porto-riquenhos. Foi nomeado Cônsul da Argentina e do Paraguai em Nova York.

1891 – Participa da Conferência Monetária Internacional como representante do Uruguai. No México, publica “Nuestra América” em El Partido Liberal. Também publica Versos Sencillos. Viaja para a Flórida para trabalhar politicamente com os cubanos emigrados.

1892 – São formuladas as Bases do Partido Revolucionário Cubano e seus Estatutos Secretos. Seu órgão de imprensa, Pátria, aparece pela primeira vez em 14 de março.

1893-4 – Realiza intenso programa de viagens, conferências e reuniões para organizar a revolução.

1895 – Junto com Máximo Gómez firma o Manifesto de Montecristi em Cabo Haitiano (Haiti). Inicia a Guerra de Independência. No dia 19 de maio, na planície de Dos Rios, enfrenta tropas espanholas, quando é atingido por um tiro que o leva à morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário