O governo e o povo cubanos expressam a enérgica condenação contra esta agressão ao povo venezuelano, à Revolução Bolivariana, à PDVSA bolivariana.
O governo de Cuba, nosso povo todo, solidariza-se com o presidente Hugo Chávez Frías e com o povo venezuelano, e respalda de maneira irrestrita a resolução da Assembleia Nacional da República Bolivariana da Venezuela sobre este tema.
Compartilhamos a declaração do comandante Chávez, de que as grandes reservas de Venezuela não são só de petróleo, mas também estão em seu povo: reservas políticas, reservas morais, reservas bolivarianas.
Os Estados Unidos violam o direito internacional, e aplicam leis unilaterais de maneira extraterritorial.
É preciso denunciar esta agressão e perguntarmo-nos se os Estados Unidos estão iniciando uma nova escalada contra a Revolução Bolivariana. O tema essencial não é o aspecto econômico das medidas aplicadas contra a PDVSA, mas sim o risco de que isso signifique a decisão dos Estados Unidos de provocarem novos conflitos na região, novas tentativas de dividir a América Latina e o Caribe, em um momento culminante de sua unidade e de sua independência.
Quando a Venezuela é agredida, também se agride a Cuba. O comandante Chávez, o povo venezuelano, poderá contar com nossa completa solidariedade, com todo nosso respaldo. Atuaremos nos organismos internacionais, e trabalharemos juntos no sentido de que seja reatado o direito internacional, para impedir que os Estados Unidos violem desta maneira as leis internacionais e agridam nossos povos.
Cuba comparte totalmente a declaração da ALBA sobre este assunto e está pronta para agir nos fóruns e eventos internacionais, em uma enérgica denúncia e na adoção de medidas internacionais contra esta nova e brutal agressão contra a Venezuela e contra a Nossa América.
Havana, 28 de maio de 2011
Criada em Goiás associação de solidariedade a Cuba
-
*Thaís Falone, vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) |
Foto:Vinícius Schmidt Santos *
Por Sturt Silva
No último dia 23 de fevereiro, foi...
Há 6 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário