quinta-feira, 9 de junho de 2011

Em Cuba há 1.551 centenários

José A. de la Osa



ATUALMENTE, em Cuba há 1.551 pessoas com mais de cem anos, mais dez das que havia em 2010, de acordo com a atualização do passado mês de fevereiro do Estudo de Centenários em Cuba, realizado entre 2004 e 2008.





A longevidade, indicador da qualidade de vida, é uma conquista social. Foto: Alberto Borrego



Esta pesquisa, coordenada pelo Departamento Nacional do Idoso e Assistencial Social do Ministério da Saúde Pública, revela que a mais idosa é Juana de la Candelaria Rodríguez, que completará 126 anos em junho próximo, residente no município de Campechuela, na província de Granma.



O maior número de centenários, aos quais se dá atendimento especializado em nosso país, encontra-se em Havana, Santiago de Cuba, Holguín, Camagüey e Villa Clara, esta última, a província onde mora a população mais idosa da nação.



As pessoas que ultrapassam a faixa etária dos 100 despertam interesse de pesquisadores e da população em geral, pois são um grupo humano que conseguiu ultrapassar problemas ambientais e de saúde.



Em Cuba, a esperança de vida ao nascer é de 78 anos: 76 para os homens e 80,02 para as mulheres. Dentre a população de centenários, há mais 20% de mulheres do que de homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário