quinta-feira, 9 de junho de 2011

Raúl e Lula visitam instalações do porto de Mariel

O presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros, general-de-exército Raúl Castro Ruz, acompanhou, na manhã de quarta-feira, 1º de junho, o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da silva em uma visita às instalações do porto de Mariel, onde atualmente está sendo construída uma moderna base marítima que alargará as portas de Cuba para o mundo.



No início da sessão de trabalho foi exibido um vídeo em que se explicam pormenores do investimento, que vem sendo executado a partir de um crédito outorgado pelo Brasil e em uma parceria com a Associação Econômica Internacional (AEI), entre o grupo brasileiro Odebrecht e uma empresa construtora cubana.



Depois, os principais diretivos da obra, tanto da parte estrangeira quanto da cubana, fizeram uma exposição das ações principais implementadas até a data, bem como sua significação para esta Zona Especial de Desenvolvimento, que contribuirá, entre outros elementos, à criação de novas fontes de emprego. Atualmente, está em andamento a primeira etapa do projeto, no qual se prevê a construção de 700 metros de docas, que permitirão o início das operações no porto, o qual, então, poderá começar a receber navios de uns 15 metros de calado.



Ainda, está em construção uma ampla infraestrutura de autoestradas e modernas ferrovias até Mariel, vila distante a 45 quilômetros da capital cubana. Falou-se, também, da reabilitação do Instituto Politécnico que existe nesse território e que no próximo ano letivo iniciará a formação de diferentes especialidades relacionadas com essa obra.



Segundo foi informado, a construção deste terminal de contêineres — que se constrói sob a premissa fundamental de proteger o meio ambiente — está justificada pelo fato de que, atualmente, se torna difícil a entrada de navios de grande tamanho e calado no porto de Havana, devido à sua insuficiente profundidade.



No fim do encontro, Lula da Silva se referiu à significação desse projeto para o futuro econômico de Cuba e manifestou que se sentia satisfeito pelos bons resultados obtidos até agora.



Por seu lado, Raúl Castro ressaltou que a obra vai andando sem atrasos, segundo o cronograma, avanço que se deve manter até serem terminadas todas as obras incluídas no contrato. Reconheceu o profissionalismo dos especialistas brasileiros e exortou os cubanos, muito especialmente os organismos e empresas envolvidas neste investimento, a assumirem todas as novas experiências transmitidas, particularmente pela capacidade organizativa demonstrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário