quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Regresso já de René Gonzáles



 









logotipo
Comitê Internacional pela Libertação dos 5 Cubanos
CELEBRIDADES DOS ESTADOS UNIDOS PEDEM A OBAMA O IMEDIATO REGRESSO DE RENÉ GONZÁLEZ A CUBA 

Prison Cell at SPARC
Foto: Bill Hackwell


Edward Asner, Jackson Browne, James Cromwell, Mike Farrell, Danny Glover, Susan Sarandon, Peter Coyote, Bonnie Raitt, Elliott Gould e Outros Enviam Carta ao Presidente Obama pelo Regresso Imediato a Cuba de René González, um dos 5 Cubanos 

(Oakland, CA-11 de Outurbo, 2011) Vários atores e artistas estadunidenses enviaram hoje uma carta ao presidente Obama pedindo-lhe que permita a René González seu imediato regresso a Cuba para reunir-se com sua esposa e o restante da família. A carta é parte da campanha Atores e Artistas Unidos pela Libertação dos 5 Cubanos

René González foi preso em 1998 e sentenciado a 15 anos sob acusação de conspiração por não se ter registrado como agente estrangeiro. Em 7 de outubro González foi posto em liberdade depois de cumprir sua sentença, porém uma juíza do distrito sul da Flórida negou a González o regresso a sua pátria. "Não somente a ordem para que cumpra 3 anos adicionais sob liberdade supervisionada nos Estados Unidos é extraordinariamente punitiva, como também constitui um insulto gratuito que agrava ainda mais as já deterioradas relações entre os Estados Unidos e Cuba. A decisão acrescenta uma dor maior à família desse homem pois teria de prolongar a separação por 3 anos mais", diz a carta.  

Durante os 13 anos que René González permaneceu em uma prisão federal, o governo dos Estados Unidos negou a sua esposa Olga Salanueva visto de entrada para visitá-lo. A carta ao presidente Obama adverte que se González permanece nos Estados Unidos sua vida corre perigo da parte de organizações violentas que defendem o derrocamento do governo cubano. Os atores e artistas perguntam ao presidente Obama: "cómo se garantirá a integridade física do Sr. González em meio de um ambiente que gera insegurança?"  

O presidente Obama recentemente declarou que está aberto a novas relações com Cuba. "Pois tem a oportunidade para isso se permitir ao Sr. González reunir-se com sua esposa, filhas e pais em Cuba. Se o fizer, seria o tipo de gesto humano que poderia preparar o cenário para abrir caminho a essa nova relação." dizem os signatários da carta.   

Ao escutar a notícia o ator Mike Farrell reagiu dizendo, "Rezo para que o presidente Obama entenda a injustiça cometida contra René González e outros 4 dos 5 Cubanos em nome de  jogadas políticas. Não existe beneficio para os Estados Unidos na contínua perseguição a esses homens, só existe prejuízo. O Sr.González já cumpriu sua injusta sentença e agora deveria lhe ser permitido reunir-se com sua família em lugar de ser objeto de uma contínua perseguição, assédio e sério perigo ao ser forçado a permanecer, durante seu período de liberdade supervisionada, entre aqueles que desejam fazer-lhe dano. Se a retribuição política é permitir perverter o sistema de justiça, que esperanças há para nossa sociedade? 

Os atores e artistas estadunidenses que assinaram a missiva são:Edward Asner, Jackson Browne, Peter Coyote, James Cromwell, Hector Elizondo, Mike Farrell, Richard Foos, Max Gail, Danny Glover, Elliott Gould, Si Kahn, Greg Landau, Francisco Letelier, Esai Morales, Michael O'Keefe, Bonnie Raitt, Susan Sarandon, Pete Seeger, Betty e Stanley K. Sheinbaum, Andy Spahn e Haskell Wexler. 

Criado em setembro de 2010, no 12º aniversário da prisão de Gerardo Hernández, Antonio Guerrero, Fernando González, René González e Ramón Labañino, Atores e Artistas Unidos pela Liberdade dos 5 Cubanos enviou uma carta ao presidente Obama pedindo-lhe a libertação deles. Em abril de 2011, enviaram outra ao presidente James Carter agradecendo-lhe que em sua visita à Ilha fez um apelo para melhorar as relações com  e pediu a libertação dos 5 Cubanos.

Esta campanha, dirigida pelos atores e ativistas Danny Glover e Ed Asner, é parte dos múltiplos projetos do Comitê Internacional pela Libertação dos 5 Cubanos, que defende a libertação e o regresso deles a sua pátria, onde são reconhecidos como herois por prevenir atos de terrorismo contra Cuba.  


  


Comitê Internacional pela Libertação dos 5 Cubanos
Para informação atualizada visite:  


 



--
Viva os 53 anos da Revolução Cubana.
Liberdade para os 5 heróis cubanos

(48)  9946 9441
Associação Cultural José Martí de SC.

http://edisonpuente.blogspot.com






Nenhum comentário:

Postar um comentário