terça-feira, 27 de novembro de 2012

Governo de SC recebe sindicalistas e movimentos sociais com gás de pimenta


 

por marcela cornelli, jornalista

Na tarde desta segunda-feira, dia 26 de novembro, cerca de 20 pessoas, representando entidades e centrais sindicais e movimentos sociais de Florianópolis que apoiam a Greve dos trabalhadores da saúde estadual, foram até o Centro Administrativo do Governo do Estado, na SC 401, tentar marcar uma audiência com o governo para tratar do impasse da greve que já dura mais de um mês. Os sindicalistas e representantes dos movimentos sociais foram recebidos com truculência e gás de pimenta, sendo que três sindicalistas conseguiram entrar no prédio e os demais foram empurrados para fora e as portas do Centro Administrativo foram trancadas a chaves.

No dia 1º de novembro já havia sido protocolado um documento assinado pelas entidades solicitando uma audiência com o governo. Até o dia de hoje não havia resposta ao pedido e por isso as entidades foram pessoalmente cobrar do governador que receba os sindicatos, bem como o SindSaúde, para dialogar e apresentar proposta para as demandas do movimento.

Os sindicalistas que não puderam entrar ficaram do lado de fora em vigília esperando os três companheiros que entraram a serem recebidos. Depois de algumas horas esperando um dos sindicalistas que estava lá dentro veio dar um informe e foi impedido de voltar. Só entrou novamente devido a insistência dos manifestantes. Um dos guardas se exaltou e empurrou uma das mulheres a dirigente sindical e presidente do Sindpd, Jeanine Santos Da Silva. Os demais dirigente sindicais saíram na sua defesa e foram atingidos com gás de pimenta, muitos ficando com olhos inchados e dificuldade de respirar.

Após a atitude arbitrária e vendo que os dirigentes sindicais não se dispersaram e insistiam em uma audiência, veio então a notícia de que o Coordenador Executivo de Negociação e Relações Funcionais do governo, Décio Vargas, iria receber as entidades apoiadoras do movimento no auditório da Secretaria de Estado da Administração, nesta sexta-feira, dia 30/11, às 10h30min. No entanto, o governo não aceitou a presença dos diretores do SindSaúde nessa reunião, mostrando intransigência e falta de disposição para o diálogo.

É triste e revoltante ver que uma trabalhadora e sindicalista precisou ser agredida para tal reunião ter sido marcada. Foi uma covardia, mas esperamos que nesta reunião o governo se sensibilize com a situação da greve e mostre vontade política de resolver o impasse, causado por ele mesmo, pois os trabalhadores só reivindicam o que lhes é justo, condições de trabalho e melhorias salariais. Nos hospitais faltam servidores e medicamentos o ano todo, mas o governo e a imprensa burguesa insistem em dizer que a culpa é da greve.

Todos os movimentos sociais e sindicais devem ficar atentos, afinal, se para solicitar uma audiência com o governo somos recepcionado com gás de pimenta, imaginem o que vem por ai nesse governo truculento e quem não cumpre suas promessas de campanha, como dizia que ia ter a saúde e as pessoas em primeiro lugar.
Fonte: SindSaúde
1.jpg1.jpg
263K   Visualizar   Baixar  
2.jpg2.jpg
261K   Visualizar   Baixar  
3.jpg3.jpg
267K   Visualizar   Baixar  
4.jpg4.jpg
217K   Visualizar   Baixar  
5.jpg5.jpg
236K   Visualizar   Baixar  
6.jpg6.jpg
218K   Visualizar   Baixar  
7.jpg7.jpg
249K   Visualizar   Baixar  
8.jpg8.jpg
283K   Visualizar   Baixar  
9.jpg9.jpg
225K   Visualizar   Baixar  
10.jpg10.jpg
214K   Visualizar   Baixar  
11.jpg11.jpg
262K   Visualizar   Baixar  
12.jpg12.jpg
266K   Visualizar   Baixar  
13.jpg13.jpg
267K   Visualizar   Baixar  
14.jpg14.jpg
234K   Visualizar   Baixar  
15.jpg15.jpg
220K   Visualizar   Baixar  
16.jpg16.jpg
252K   Visualizar   Baixar  
17.jpg17.jpg
380K   Visualizar   B

Nenhum comentário:

Postar um comentário